Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio para acessibilidade
[Locutor(a)]
Floresta Amazônica
[Locutor(a)]
Você sabia que a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e concentra enorme biodiversidade? Cerca de 59% dela está localizada em território brasileiro. O restante está distribuído entre Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Estima-se que a medida da área da Floresta Amazônica Legal seja de 5 milhões de quilômetros quadrados.
Imagine um pedaço da floresta na forma de um quadrado com 1 quilômetro de medida de lado. São 5 milhões de pedaços iguais a esse! Essa área cobre 58% do território brasileiro.
Se formos comparar o tamanho da Floresta Amazônica com o tamanho de um campo de futebol, por exemplo, essa medida equivale a 700 milhões de campos. São mais campos de futebol do que pessoas no Brasil. De fato, daria mais de três campos para cada habitante.
Mas, se considerarmos toda a população mundial, que é de aproximadamente 8 bilhões de pessoas, em cada um dos 700 milhões de campos caberiam aproximadamente 11 pessoas.
Se dividirmos toda a superfície igualmente, cada pessoa poderia ocupar cerca de seiscentos e cinquenta quadrados de 1 metro cada, ou seja, 650 metros quadrados. Felizmente, para sua própria preservação, a área da Floresta é muito menos populosa.
Entre esses habitantes estão pelo menos 180 povos indígenas diferentes, sem contar aldeias nunca contatadas. Todos esses indivíduos tiram seu sustento da Floresta por meio da caça, da pesca, da coleta de vegetais e da agricultura, nas chamadas agroflorestas. O grupo dos Tukano, por exemplo, vive na região da Floresta Amazônica entre o Brasil e a Colômbia. Do lado brasileiro, os Tukano são cerca de 11 mil pessoas distribuídas em dezessete etnias diferentes, com línguas e culturas diversas. Alguns dos Tukano acreditam que todos os seres vivos da floresta enxergam o mundo com um ponto de vista próprio, e, quando sonhamos, podemos unificar essas perspectivas nos tornando um com os animais. Entre os moradores da Amazônia, há também, milhares de comunidades ribeirinhas e quilombolas que dependem e colaboram para a preservação da Floresta.
Na Amazônia brasileira, há pelo menos 30 mil espécies vegetais, das quais cerca de 2 mil são utilizadas para consumo humano, na forma de alimento, medicação, óleos essenciais, entre outros produtos. Também há pelo menos 311 espécies de mamíferos, 1.300 espécies de aves, 163 espécies de anfíbios e 1.800 espécies de peixes continentais.
A Floresta Amazônica tem uma importante função ambiental, pois ela contribui para a regulação da temperatura atmosférica da Terra. Além disso, por meio da atividade de fotossíntese das plantas da Floresta, a Amazônia retém grande porção do gás carbônico presente na atmosfera, um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa, que provoca o aquecimento da Terra.
Infelizmente, todo esse ecossistema está em perigo. Atividades humanas, como a exploração da madeira, a mineração e o uso de áreas da floresta para a plantação de monocultura e a criação de gado, estão destruindo grandes áreas da Floresta. Segundo o IBGE, somente entre os anos de 1967 e 2013, foram desmatados cerca de 248 mil quilômetros quadrados da Amazônia. Essa área corresponde, aproximadamente, à área do estado de São Paulo, cuja medida é de cerca de 250 mil quilômetros quadrados.
Para piorar, entre 2020 e 2021 houve aumento de 50% no desmatamento já em curso. Estima-se que apenas no mês de setembro de 2021, a Amazônia tenha perdido o equivalente a 4 mil campos de futebol por dia. Se esses índices continuarem, a situação será irreversível, e a Floresta não poderá mais recuperar-se. Com isso, a população mundial sofrerá as consequências com as mudanças climáticas que impactam não só a temperatura, como também a produção de alimentos e a sobrevivência da fauna e da flora.
É importante que
cada brasileiro faça sua parte pela preservação da Amazônia, contribuindo
para a conservação dos recursos naturais e o equilíbrio ambiental.
Entre as
possíveis ações, estão a promoção de campanhas de
conscientização da população; a eleição de políticos que se preocupem com a
conservação do ambiente e a promovam; o consumo consciente de alimentos e
mercadorias, evitando o desperdício; o reúso de
materiais; e a compra de madeira e papéis, sempre, com certificação
ambiental.
Apenas dessa forma conseguiremos reduzir, e, talvez, até eliminar os
processos produtivos e exploratórios que devastam a natureza.
[Locutor(a)]
Os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound e da Incompetech.