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UNIDADE
10
Circunferência, vistas e perspectiva
Agora vamos estudar...
- circunferência;
- medida do comprimento da circunferência;
- ângulos em uma circunferência;
- polígonos inscritos em uma circunferência e circunscritos a ela;
- vistas ortogonais;
- representação em perspectiva.
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Estudando a circunferência
Em anos anteriores, você provavelmente já estudou assuntos relacionados à circunferência. Neste capítulo, vamos retomá-los e aprofundar alguns deles. Analise a seguinte situação.
Mateus construiu um poço circular cujo raio mede . Antes de iniciar a escavação, ele desenhou uma circunferência no terreno para demarcar o espaço a ser escavado. Para isso, ele:
- fixou uma estaca no centro do local onde o poço seria construído;
- amarrou uma das pontas de um pedaço de barbante em uma vareta reta e a outra ponta na estaca, de modo que, quando o barbante estivesse esticado, a distância entre a estaca e a vareta medisse ;
- mantendo a vareta perpendicular ao solo e o barbante esticado, girou a vareta ao redor da estaca traçando a circunferência.
Nessa situação, Mateus desenhou uma circunferência. A estaca fixa é o centro e a medida do comprimento do barbante (desconsiderando as partes amarradas na estaca e na vareta) corresponde à medida do comprimento do raio dessa circunferência.
Circunferência é a figura geométrica plana formada por todos os pontos de um plano que estão a uma mesma medida de distância de um ponto fixo. Esse ponto fixo é o centro da circunferência.
- Um raio da circunferência é qualquer segmento de reta que une o centro a um de seus pontos. Na figura geométrica anterior, por exemplo, os segmentos de reta , e são raios.
- Uma corda da circunferência é qualquer segmento de reta que une dois pontos distintos dela. Os segmentos de reta e , na figura geométrica apresentada, são exemplos de corda.
- Um diâmetro da circunferência é qualquer corda que passa pelo centro. Na figura geométrica anterior, o segmento de reta é um exemplo de diâmetro.
Note que a medida do comprimento do diâmetro é igual ao dobro da medida do comprimento do raio.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Na circunferência de centro a seguir estão traçadas algumas de suas cordas.
a) Qual dessas cordas tem a maior medida de comprimento?
b) Se traçarmos uma corda que passe pelo centro , ela terá a mesma medida de comprimento de qual das cordas?
c) Imagine o segmento de reta traçado nessa circunferência. Ele é uma corda, um diâmetro ou um raio dessa circunferência?
Respostas: a) ; b) ; c) Raio.
2. A circunferência de centro a seguir está representada em um plano cartesiano.
a) Quais são as coordenadas do centro dessa circunferência?
b) Determine a medida do comprimento do raio e a medida do comprimento do diâmetro da circunferência. Para isso, considere como unidade a medida de comprimento do lado de cada quadrado da malha.
c) Qual é a medida da distância entre os pontos e ?
Respostas: a) ; b) e ; c) .
3. Com um compasso, desenhe no caderno uma circunferência de:
a) centro e raio com o comprimento medindo ;
b) centro e diâmetro com o comprimento medindo ;
c) centro cuja maior corda possível tenha comprimento medindo .
Respostas na seção Resoluções.
4. Determine a medida do comprimento do raio da circunferência a seguir, considerando que:
é um retângulo;
o comprimento do segmento de reta mede .
Atenção!
O segmento de reta é uma das diagonais do retângulo .
Resposta: .
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Posições relativas entre retas e circunferência
Com régua e compasso, Rosana construiu uma circunferência de centro O e representou três retas em uma malha quadriculada, conforme imagem a seguir.
No desenho, cada reta está posicionada de maneira diferente em relação à circunferência:
- a reta tem apenas um ponto comum com a circunferência;
- a reta tem dois pontos comuns com a circunferência;
- a reta não tem ponto comum com a circunferência.
Quando traçamos uma reta e uma circunferência em um mesmo plano, podem ocorrer três casos.
Caso 1
A reta e a circunferência têm apenas um ponto comum. Nesse caso, dizemos que a reta é tangente à circunferência e o ponto comum a elas é o ponto de tangência.
A medida da distância entre a reta tangente e o centro da circunferência O é igual à medida do comprimento do raio (r).
Caso 2
A reta e a circunferência têm dois pontos comuns. Nesse caso, dizemos que a reta é secante à circunferência.
A medida da distância entre a reta secante e o centro da circunferência O é menor do que a medida do comprimento do raio (r).
Caso 3
A reta e a circunferência não têm ponto comum. Nesse caso, dizemos que a reta é externa à circunferência.
A medida da distância entre a reta externa e o centro da circunferência O é maior do que a medida do comprimento do raio (r).
Toda reta tangente a uma circunferência é perpendicular ao raio no ponto de tangência.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
5. Nas imagens estão indicados os pontos de interseção entre as retas r, s, t e u e as circunferências de centro O, P e Q. Determine as posições relativas entre essas retas e as circunferências.
Resposta: Reta : tangente em relação à circunferência de centro e secante em relação às circunferências de centros e ; reta : tangente em relação à circunferência de centro e externa em relação às circunferências de centros e ; reta : secante em relação às circunferências de centros e e externa à circunferência de centro ; reta : tangente em relação à circunferência de centro e externa em relação às circunferências de centros e .
6. Na imagem a seguir, estão indicados os pontos de interseção entre as retas e a circunferência de centro O. Identifique e escreva em seu caderno as retas:
a) tangentes a essa circunferência;
b) secantes a essa circunferência;
c) externas a essa circunferência.
Respostas: a) ; b) , e ; c) , e .
7. Analise os passos que Elza realizou para traçar uma reta tangente a uma circunferência.
1º. Elza desenhou uma circunferência de centro O, marcou um ponto A sobre ela e prolongou o raio . Depois, com a ponta seca do compasso em A e com abertura menor do que a medida do comprimento do raio , ela determinou os pontos B e C.
2º. Determinou a mediatriz do segmento BC e obteve o ponto D. Por fim, traçou a reta que passa pelos pontos A e D, que é tangente à circunferência de centro O no ponto A.
a) Assim como Elza, desenhe em seu caderno uma circunferência de centro e trace uma reta tangente a ela. Em seguida, desenhe uma reta externa e uma reta secante a essa circunferência.
b) Compare o desenho que você fez com o de um colega. Verifiquem o que eles têm em comum e suas diferenças.
a) Resposta pessoal; b) Resposta pessoal.
Versão adaptada acessível
a) Junte-se a um colega e, assim como Elza, desenhem uma circunferência de centro O e tracem uma reta t tangente a ela. Em seguida, desenhem uma reta r externa e uma reta s secante a essa circunferência.
b) Comparem o desenho que vocês fizeram com o de outra dupla. Verifiquem o que eles têm em comum e suas diferenças.
a) Resposta pessoal; b) Resposta pessoal.
Orientação para acessibilidade
Professor, professora: durante a construção proposta no item a, oriente os estudantes a trocar ideias a respeito das etapas necessárias e da utilização adequada dos instrumentos. Além disso, instigue-os a apresentar as definições de reta tangente, externa e secante a uma circunferência.
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Posições relativas entre duas circunferências
No tópico anterior, Rosana desenhou em uma malha quadriculada uma circunferência e representou três retas, cada uma posicionada de maneira diferente em relação a ela, ou seja, uma reta tangente, uma secante e uma externa à circunferência.
Agora, utilizando o compasso, ela traçou em uma malha quadriculada algumas circunferências, conforme a imagem apresentada.
Nesse desenho, algumas circunferências têm pontos comuns.
- As circunferências de centros e têm dois pontos comuns.
- As circunferências de centros e e de centros e têm apenas um ponto comum.
Além disso, nesta construção, alguns pares de circunferências não têm ponto comum.
- A circunferência de centro é interna à de centro , e ambas não têm ponto comum.
- As circunferências de centros e não têm ponto comum, e uma é externa à outra.
- As circunferências de centros e , cujos centros são coincidentes, são internas e não têm ponto comum.
Quando traçamos duas circunferências em um mesmo plano, elas podem ou não ter pontos comuns.
Caso 1
Quando as circunferências têm um único ponto comum, dizemos que elas são tangentes. Nas circunferências tangentes, os dois centros e o ponto de tangência são colineares, ou seja, pertencem a uma mesma reta.
As circunferências podem se tangenciar externa ou internamente.
Tangentes externas
Nas circunferências tangentes externas, temos a relação a seguir.
Tangentes internas
Nas circunferências tangentes internas, temos a relação a seguir.
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Caso 2
Quando as circunferências têm dois pontos comuns, dizemos que elas são secantes.
Nas circunferências secantes, temos a relação a seguir.
Caso 3
Quando as circunferências não têm ponto comum, elas podem ser internas ou externas uma da outra.
Internas
Nas circunferências internas, temos a relação a seguir.
Quando duas circunferências internas têm centros coincidentes, dizemos que elas são concêntricas. Nesse caso, a medida da distância entre os centros das circunferências é igual a zero.
Externas
Nas circunferências externas, temos a relação a seguir.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
8. Na imagem a seguir, estão representadas várias circunferências em uma malha quadriculada, cujos centros estão indicados com as letras de A a H.
Sabendo que os pontos em laranja indicam os pontos de interseção entre elas, determine a posição relativa entre as circunferências de centros:
a) A e D.
b) B e D.
c) C e D.
d) F e G.
e) G e D.
f) E e H.
g) B e F.
h) F e C.
i) A e E.
Respostas: a) Secantes; b) Tangentes internas; c) Internas; d) Tangentes internas; e) Tangentes internas; f) Tangentes externas; g) Externas; h) Secantes; i) Externas.
9. Na figura geométrica a seguir, o comprimento do diâmetro da circunferência de centro mede , de centro B, , e de centro C, .
Atenção!
As circunferências apresentadas são tangentes externas.
Calcule a medida do perímetro do .
Resposta: .
10. A distância entre os centros de duas circunferências tangentes internas mede e o comprimento do raio da maior mede . Qual é a medida do comprimento do raio da circunferência menor?
Resposta: .
11. De acordo com as medidas indicadas em cada item, determine a posição relativa entre as circunferências de centro e , cujos comprimentos dos raios medem, respectivamente, e , sabendo que a distância entre os centros delas mede .
Respostas: a) Secantes; b) Tangentes internas.
a) ; ; .
b) ; ; .
12. Determine o valor de na figura geométrica a seguir, sabendo que as circunferências são concêntricas.
Resposta: .
13. Na imagem, o comprimento do raio da circunferência de centro mede e o comprimento do raio da circunferência de centro mede . Sabendo que os pontos F, A, E, B e C são colineares, calcule mentalmente a medida do comprimento de cada segmento de reta indicado a seguir.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
Respostas: a) ; b) ; c) ; d) ; e) ; f) ; g) ; h) .
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Ângulos em uma circunferência
Ângulo central
O relógio com ponteiros a seguir está marcando 3 horas. Vamos representar o menor ângulo formado pelos ponteiros do relógio em uma circunferência de centro , obtendo os pontos e sobre a circunferência.
O ângulo é um ângulo central da circunferência e, nesse caso, sua medida é .
Ângulo central é aquele cujo vértice é o centro da circunferência. Na figura geométrica a seguir, é um ângulo central e e são os seus lados.
O ângulo central divide a circunferência em duas partes. Cada uma delas é chamada arco da circunferência. Os pontos e são as extremidades do arco.
O arco menor dessa circunferência pode ser indicado por .
A medida de um arco, em graus, é igual à medida do respectivo ângulo central. Assim, na figura geométrica anterior, .
Atividades
Faça as atividades no caderno.
14. Determine, em graus, as medidas , e dos ângulos centrais indicados na circunferência a seguir, sabendo que elas são iguais.
Resposta: .
15. Na circunferência de centro O a seguir estão indicadas as medidas de três ângulos centrais. Calcule a medida de cada um deles em graus.
a)
b)
c)
Respostas: a) ; b) ; c) .
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Ângulo inscrito
Com o GeoGebra, Marcelo construiu uma circunferência de centro A e um ângulo central medindo . Em seguida, ele construiu o ângulo , cujo vértice C ficou sobre a circunferência. O ângulo é chamado ângulo inscrito.
Que tal realizar essa construção? Na seção a seguir, são apresentados os passos executados por Marcelo.
Instrumentos e softwares
Ângulos na circunferência com o GeoGebra
Para obter a construção feita por Marcelo, siga as orientações do professor e os passos apresentados.
1º. Com a ferramenta Círculo dados Centro e Um de seus Pontos, construa a circunferência de centro A que passa por B. Para isso, selecione o centro (ponto A) e, depois, o ponto B.
2º. Selecione a ferramenta Ângulo com Amplitude Fixa, clique sobre os pontos B e A, nessa ordem, e na janela Ângulo com Amplitude Fixa digite a medida do ângulo, que nesse caso é . Desse modo, obtém-se o ângulo central .
3º. Com a ferramenta Ponto, marque o ponto C sobre a circunferência de centro A, conforme indicado na imagem.
4º. Com a ferramenta Ângulo, construa o ângulo (ângulo inscrito, cujo respectivo ângulo central é ). Para isso, clique sobre os pontos B, C e , nessa ordem.
5º. Por fim, trace as semirretas AB, , CB e .
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Questão 1. Qual é a medida do ângulo ? E do ângulo ?
Respostas: ; .
Questão 2. Com a ferramenta Mover, mova o ponto C sobre a circunferência construída na seção da página anterior. A medida do ângulo variou de acordo com a posição do ponto C?
Resposta: Espera-se que os estudantes concluam que a medida do ângulo é fixa.
Questão 3. Considere a construção apresentada a seguir. Sabendo que , e , determine a medida do ângulo .
Atenção!
Utilize o GeoGebra para determinar a medida do ângulo .
Resposta: .
Questão 4. Em sua opinião, qual é a relação entre a medida do ângulo inscrito e a medida do respectivo ângulo central?
Resposta pessoal.
Na questão 4, caso você tenha respondido que a medida do ângulo inscrito é metade da medida do respectivo ângulo central, você está correto! Essa propriedade é válida para todos os respectivos ângulos inscrito e central em uma circunferência.
Para demonstrar essa propriedade, vamos considerar três casos.
Caso 1
Um dos lados do ângulo inscrito contém um diâmetro da circunferência. Analise a figura geométrica a seguir.
Atenção!
A medida do ângulo externo de um triângulo é igual à soma das medidas dos ângulos internos não adjacentes.
- O é isósceles, pois .
- Como é um ângulo externo do , temos:
Assim, .
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Caso 2
O centro da circunferência não pertence à região angular do ângulo inscrito.
Traçamos o diâmetro , como indicado na figura geométrica a seguir.
- O é isósceles, pois . Então, pelo 1º caso, temos .
- O também é isósceles, pois . Sendo assim, analogamente, temos .
- Substituindo por , obtemos:
Assim, .
Atenção!
O ângulo a seguir determina no plano três conjuntos de pontos compostos por:
- pontos interiores ao ângulo ;
- pontos pertencentes ao ângulo ;
- pontos exteriores ao ângulo .
A região angular desse ângulo é a região determinada pela união do conjunto de pontos pertencentes ao ângulo com o conjunto de pontos interiores a ele.
Caso 3
O centro da circunferência pertence à região angular do ângulo inscrito nela.
- Traçamos o diâmetro , de modo que e .
- Do 1º caso, temos e .
- Como , então, , ou seja, .
Pela construção do ângulo, temos e . Então, substituindo-os na equação anterior, obtemos:
ou
Assim, .
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Atenção!
Quando dois ângulos inscritos em uma circunferência têm o mesmo arco correspondente, as medidas desses ângulos inscritos são iguais.
Considere a figura apresentada a seguir.
Nela, e são ângulos inscritos e é o respectivo ângulo central correspondente aos dois ângulos inscritos. Assim:
Portanto, , isto é, .
Na figura geométrica a seguir, o arco , indicado em vermelho, mede e é chamado semicircunferência.
Qualquer ângulo inscrito em uma semicircunferência é um ângulo reto, ou seja, mede .
Nessa figura geométrica, por exemplo, o ângulo é um ângulo inscrito na semicircunferência, e é o ângulo central correspondente. Assim:
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
16. Determine a medida indicada na circunferência de centro a seguir.
Resposta: .
17. Calcule o valor de e as medidas dos ângulos e na circunferência de centro a seguir.
Resposta: ; ; .
18. Os ângulos inscritos , , , e na figura geométrica a seguir determinam o mesmo arco na circunferência. O que você pode concluir a respeito das medidas deles?
Resposta: São iguais.
19. Rita desenhou uma circunferência e traçou um dos diâmetros, ao qual denominou . Em seguida, ela determinou o ângulo central e o arco . Depois, construiu os ângulos inscritos e , conforme a figura a seguir.
Quais são as medidas dos ângulos inscritos construídos por Rita?
Resposta: Ambos medem .
20. Considere a circunferência de centro O e o triângulo ABC cujos vértices pertencem a circunferência. Reproduza essa figura no software GeoGebra. Qual é a medida de cada ângulo inscrito na circunferência?
Resposta: ; ; .
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21. Determine o valor de na circunferência de centro a seguir.
Resposta: .
22. Determine a medida na figura geométrica a seguir, sabendo que é o centro da circunferência.
Resposta: .
23. Considere a circunferência de centro e alguns segmentos de reta traçados a seguir.
a) Quais desses segmentos de reta são diâmetros da circunferência? E quais são raios?
b) O é isósceles? Por quê?
c) Identifique os triângulos retângulos.
d) O e o são congruentes? Justifique sua resposta.
Respostas: a) São diâmetros da circunferência: e ; São raios da circunferência: , , e ; b) Sim, pois dois de seus lados são raios da circunferência, ou seja, têm medidas iguais; c) e ; d) Sim, pois seus respectivos lados são congruentes e seus respectivos ângulos internos também o são.
24. Considere as seguintes informações sobre a figura geométrica representada.
O comprimento do raio da circunferência de centro mede .
.
.
Os triângulos e são congruentes.
a) O é equilátero, isósceles ou escaleno?
b) Qual é a medida do ângulo ?
Respostas: a) Isósceles; b) .
25. Em seu caderno, elabore um problema utilizando como referência a figura geométrica a seguir. Dê o problema para um colega resolver e, em seguida, verifique se a resposta que ele obteve está correta.
Resposta pessoal.
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Medida do comprimento do arco de uma circunferência
Para calcular a medida do comprimento C de uma circunferência, conhecida a medida do comprimento de seu raio r ou do diâmetro d, podemos utilizar a fórmula a seguir.
ou
Atenção!
O número irracional é dado por No entanto, vamos usar uma aproximação de com duas casas decimais, isto é, .
Considere, por exemplo, a circunferência A, cujo comprimento do diâmetro mede , e a circunferência B, cujo comprimento do raio mede . Tomando , vamos calcular a medida do comprimento dessas circunferências.
Portanto, o comprimento da circunferência A mede aproximadamente , e o da circunferência B, aproximadamente .
Também podemos determinar a medida do comprimento de apenas uma parte da circunferência, ou seja, de um arco de circunferência.
No exemplo a seguir, vamos calcular a medida do comprimento de um arco de circunferência determinado por um ângulo central.
Nessa circunferência:
- O é centro;
- é a medida de comprimento do raio;
- é a medida do ângulo central;
- y é a medida do comprimento do arco.
Antes de calcular a medida do comprimento y, calculamos inicialmente a medida do comprimento da circunferência.
Em seguida, com o auxílio de uma regra de três simples, calculamos a medida do comprimento do arco da circunferência. Como a medida do comprimento de um arco e a medida do ângulo central que determinam esse arco são grandezas diretamente proporcionais, temos:
Medida do ângulo central (em graus) |
Medida do comprimento do arco () |
---|---|
360 |
37,68 |
95 |
y |
Portanto, a medida aproximada do comprimento do arco é .
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
26. O diâmetro da roda da bicicleta de Cássia mede .
a) Calcule a medida da distância aproximada que a bicicleta de Cássia percorre quando a roda dá uma volta completa.
b) Aproximadamente, quantas voltas completas a roda da bicicleta de Cássia dá quando percorre ?
Respostas: a) Aproximadamente ; b) Aproximadamente 241 voltas.
27. Em cada figura geométrica a seguir está representada uma circunferência de centro . Calcule a medida do comprimento aproximado de cada linha vermelha.
Respostas: A. Aproximadamente ; B. Aproximadamente .
28. A distância entre os eixos de duas polias✚ mede .
Atenção!
A correia fica em contato com metade do comprimento de cada polia.
- Polia:
- roda presa a um eixo, o qual recebe uma correia e transmite movimento.↰
Sabendo que o diâmetro de cada polia mede , determine o comprimento aproximado da correia que passa por elas.
Resposta: Aproximadamente .
29. Calcule a medida do comprimento aproximado de cada arco apresentado a seguir.
Respostas: A. Aproximadamente ; B. Aproximadamente .
30. Marcos cortou um disco de papel até o seu centro sobre dois raios. A maior parte obtida por ele está representada a seguir.
De acordo com as medidas indicadas na imagem, calcule a medida do comprimento do arco formado.
Resposta: Aproximadamente .
31. Calcule a medida aproximada do ângulo que corresponde ao arco a seguir.
Resposta: Aproximadamente .
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Polígonos inscritos em uma circunferência e circunscritos a ela
Um professor de Matemática do 9º ano desenhou na lousa as seguintes figuras geométricas.
Na figura A, os vértices do pentágono pertencem à circunferência. Nesse caso, temos um polígono inscrito na circunferência.
Já na figura B, os lados do quadrado são tangentes à circunferência. Portanto, temos um polígono circunscrito à circunferência.
Atenção!
Qualquer polígono regular pode ser:
- inscrito em uma circunferência;
- circunscrito a uma circunferência.
Analise a seguir outros exemplos de polígonos inscritos e circunscritos às circunferências.
Polígonos inscritos
Polígonos circunscritos
Atenção!
Em um polígono regular, podemos destacar o centro do polígono, que é o centro comum da circunferência inscrita e da circunferência circunscrita ao polígono. Além disso, podemos destacar o ângulo central, que é o ângulo cujo vértice é o centro do polígono e cujos lados contêm vértices consecutivos do polígono.
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Hexágono regular inscrito em uma circunferência
Considere a propriedade a seguir.
Propriedade: A medida do comprimento de cada lado de um hexágono regular inscrito em uma circunferência é igual à medida do comprimento do raio dela.
Na figura apresentada, por exemplo, temos:
Podemos verificar essa propriedade da seguinte maneira.
Traçando os segmentos de reta , e , obtemos seis triângulos, como mostra a figura geométrica a seguir.
Atenção!
Se todos os ângulos internos de um triângulo são congruentes, então, esse triângulo é equilátero.
- O triângulo é isósceles, pois e são raios da circunferência e, consequentemente, . Assim, .
- , pois .
Assim:
Então, , e . Portanto, o triângulo é equilátero.
Como , temos .
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Construindo polígonos regulares
A seguir apresentamos, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo que possibilita construir um eneágono regular, dada a medida do comprimento do lado a.
Algoritmo
Início
1. Desenhe um segmento cujo comprimento mede a.
2. Calcule a medida do ângulo central:
3. Calcule as medidas dos dois outros ângulos do triângulo :
4. No sentido anti-horário, construa o ângulo cuja medida é . No sentido horário, construa o ângulo cuja medida é .
5. Na interseção das semirretas e , marque o ponto O.
6. Trace a circunferência de centro O e raio .
7. Desenhe as circunferências de raio com centros em A e B e com centros nos novos pontos obtidos sobre a circunferência de centro O.
8. Os pontos marcados sobre a circunferência de centro O são os vértices do polígono. Ligue-os para finalizar a construção.
Fim
Fluxograma
Questão 5. Em seu caderno, escreva um algoritmo que permite construir um pentágono regular, dada a medida do comprimento do lado a. Depois, faça um fluxograma que represente o algoritmo que você escreveu.
Resposta na seção Resoluções.
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Instrumentos e softwares
Polígono regular no GeoGebra
Com o auxílio do GeoGebra, é possível construir um polígono regular usando os procedimentos apresentados no algoritmo ou no fluxograma da página anterior. Além disso, é possível construir um polígono regular com esse software de outra maneira, conforme apresentamos nas etapas a seguir.
1º. Com a ferramenta Segmento com Comprimento Fixo, clique em um ponto da malha e digite a medida do comprimento. No exemplo, foi digitado 3.
2º. Com a ferramenta Polígono Regular, clique nos pontos A e B e digite a quantidade de vértices do polígono. No exemplo, foi digitado o 7.
3º. O polígono construído tem a medida do comprimento do lado e a quantidade de vértices digitados.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
32. A figura a seguir mostra um triângulo equilátero inscrito em uma circunferência de centro .
Determine a medida dos ângulos:
a) .
b) .
Respostas: a) ; b) .
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33. Na imagem, está representado um quadrado cujo comprimento do lado mede u, inscrito em uma circunferência de centro e comprimento do raio medindo .
Atenção!
Utilize o teorema de Pitágoras.
Sabendo que as diagonais do quadrado são perpendiculares entre si, determine a medida do comprimento do lado desse quadrado em função da medida do comprimento do raio da circunferência.
Resposta: .
34. Utilizando a resposta que você obteve na atividade anterior, calcule a medida u indicada no quadrado inscrito na circunferência de centro Q a seguir.
Resposta: .
35. A figura geométrica a seguir mostra parte de um polígono regular inscrito em uma circunferência de centro .
Atenção!
O segmento de reta é um dos lados desse polígono.
Qual é a medida do perímetro desse polígono?
Resposta: .
36. O hexágono regular , apresentado a seguir, está circunscrito à circunferência de centro . Os pontos de tangência do hexágono com a circunferência são os pontos médios de seus lados.
a) Calcule a medida:
do ângulo ;
do comprimento do lado e a medida do perímetro do hexágono;
aproximada do comprimento do diâmetro e do comprimento da circunferência.
b) Se traçarmos os segmentos de reta , , , , e , obteremos um hexágono regular inscrito à circunferência. Calcule a medida aproximada do comprimento do lado e da medida do perímetro do hexágono .
Respostas: a) ; lado: ; perímetro: ; diâmetro: aproximadamente ; comprimento: aproximadamente ; b) Lado: aproximadamente ; perímetro: aproximadamente .
37. Por meio de procedimentos semelhantes ao algoritmo da página 216, construa um hexágono regular cujo comprimento do lado meça . Em seguida, utilizando os mesmos procedimentos apresentados na seção Instrumentos e softwares da página 217, construa esse mesmo polígono.
Resposta na seção Resoluções.
Versão adaptada acessível
37. Junte-se a um colega e, por meio de procedimentos semelhantes ao algoritmo da página 216, construam um hexágono regular cujo comprimento do lado meça . Em seguida, utilizando os mesmos procedimentos apresentados na seção Instrumentos e softwares da página 217, construam esse mesmo polígono.
Resposta na seção Resoluções.
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Estudando vistas
A professora Alice pediu aos estudantes que levassem para a sala de aula alguns objetos e embalagens, utilizados no dia a dia, que lembrassem figuras geométricas espaciais.
Depois, ela colocou-os sobre uma mesa e pediu a quatro estudantes que desenhassem as vistas desses objetos. Cada estudante se posicionou conforme a imagem a seguir.
Analise a seguir os desenhos feitos pelos estudantes.
Note que os desenhos mostram representações diferentes dos objetos, pois eles foram produzidos partindo de diferentes posições do observador. Dessa maneira, tomando um ponto de referência, definimos diferentes vistas ortogonais de objetos ou de figuras geométricas espaciais.
Em relação a Marcos, dizemos que o desenho dele representa a vista frontal dos objetos; o desenho de Aline, a vista lateral direita; e o de Otávio, a vista lateral esquerda. No caso do desenho de Adriana, ele representa a vista posterior, isto é, os objetos vistos pela parte de trás em relação a Marcos.
Questão 6. Considerando que o desenho de Aline representa a vista frontal, os desenhos dos demais estudantes representam qual tipo de vista?
Resposta: Marcos: vista lateral esquerda; Adriana: vista lateral direita; Otávio: vista posterior.
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Também podemos representar os objetos da página anterior analisando-os de cima. Nesse caso, denominamos vista superior.
Questão 7. Qual das imagens a seguir representa uma possível vista superior dos objetos apresentados na página anterior?
Resposta: Imagem 3.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
38. Em relação à posição indicada na imagem, Fábio desenhou as vistas frontal, superior, lateral esquerda e lateral direita do empilhamento de cubos.
Analise os desenhos feitos por ele e determine a que vista cada um deles corresponde.
Respostas: A. Vista frontal; B. Vista lateral direita; C. Vista lateral esquerda; D. Vista superior.
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39. Analise a vista frontal dos vasos A e B a seguir.
Agora, verifique as imagens a seguir, que podem ou não representar vistas desses vasos.
a) Qual dessas imagens pode representar a vista superior do vaso A? E a vista superior do vaso B?
b) Qual delas pode representar a vista la- teral esquerda do vaso A? E a vista lateral direita do vaso B?
Respostas: a) Vista 2; vista 6; b) Vista 1; vista 4.
40. Considere as figuras geométricas espaciais a seguir.
a) Qual das sequências de figuras a seguir representa a vista superior dessas figuras geométricas nessa mesma disposição?
b) Desenhe em seu caderno a sequência de figuras que representa a vista frontal das figuras geométricas espaciais apresentadas.
Respostas: a) 2; b) Resposta na seção Resoluções.
Versão adaptada acessível
b) Descreva para um colega a sequência de figuras que representa a vista frontal das figuras geométricas espaciais apresentadas.
Resposta: Retângulo, retângulo dividido em três partes (essa divisão é dada pelas arestas da face frontal), triângulo e retângulo.
Orientação para acessibilidade
Professor, professora: se julgar necessário, disponibilize para os estudantes representações das figuras geométricas espaciais apresentadas na atividade e indique para eles a vista frontal considerada. Desse modo, eles poderão manipulá-las e descrever o solicitado no item b.
41. Analise o objeto a seguir.
Entre as figuras geométricas a seguir, qual corresponde à:
a) vista lateral direita desse objeto?
b) vista frontal do objeto?
c) vista lateral esquerda desse objeto?
Respostas: a) Vista B; b) Vista A; c) Vista D.
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Perspectivas
Na página 219, os desenhos que os estudantes fizeram representam vistas bidimensionais dos objetos, pois nelas identificamos duas dimensões (largura e altura). No entanto, os objetos colocados na mesa são tridimensionais, pois podemos identificar três dimensões (largura, altura e profundidade).
Contudo, é possível representar as três dimensões de um objeto em uma folha de papel, de modo que sua profundidade seja perceptível?
A resposta para essa pergunta é sim. Para isso, podemos usar técnicas de desenho em perspectiva, em que, por meio de conceitos geométricos, é possível representar objetos no plano de maneira que aparentem ter largura, altura e profundidade, ou seja, três dimensões.
Analise a seguir diferentes representações de uma mesma figura geométrica espacial.
Essa representação não faz uso de técnicas de perspectiva. Nela, não identificamos a profundidade do objeto.
Nessa outra representação, é usada uma técnica de perspectiva, na qual identificamos a ideia de profundidade.
Atenção!
Com base na técnica de perspectiva, podemos representar os elementos de determinada cena com profundidades diferentes.
Analise as obras de arte a seguir.
Questão 8. Em qual dessas obras se faz o uso de perspectiva?
Resposta: Obra A.
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Entre as diferentes técnicas de perspectiva, podemos citar a isométrica, a cavaleira e a cônica.
Analise a mesma figura geométrica representada por essas três técnicas de perspectiva.
Perspectiva isométrica: nessa representação, o objeto parece estar posicionado em três eixos que formam entre si um ângulo com medida de 120°.
Perspectiva cavaleira: nessa representação, uma das vistas do objeto não sofre distorções, mas as demais, que estão visíveis, sim. É mantida nela uma relação entre o ângulo de inclinação na qual o objeto é verificado e a proporção entre as demais medidas de comprimento.
Perspectiva cônica: essa é a representação que mais se aproxima de como vemos um objeto ou de uma foto. Nesse tipo de perspectiva são usadas retas e um ponto de fuga (PF) sobre uma delas, chamada linha do horizonte (LH).
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Instrumentos e softwares
Perspectiva cônica com um ponto de fuga
Siga as orientações do professor e os passos a seguir para desenhar, partindo da vista frontal, a figura geométrica espacial representada a seguir utilizando a perspectiva cônica com um ponto de fuga.
1º. Desenhe a linha do horizonte e, sobre ela, indique o ponto de fuga P. Desenhe também a face frontal da figura.
2º. Ligue os vértices da figura até o ponto de fuga.
3º. De acordo com as linhas traçadas no passo anterior, desenhe o fundo da figura de maneira que os vértices correspondentes estejam sobre a mesma linha e as arestas correspondentes sejam paralelas.
4º. Ligue os vértices correspondentes.
5º. Por último, apague os demais elementos que não fazem parte da figura geométrica espacial.
Questão 9. Em seu caderno, desenhe a face frontal de uma figura geométrica espacial. Seguindo os passos descritos anteriormente, desenhe essa figura na perspectiva cônica com um ponto de fuga.
Resposta na seção Resoluções.
Versão adaptada acessível
Questão 9. Junte-se a um colega e desenhem a face frontal de uma figura geométrica espacial. Seguindo os passos descritos anteriormente, desenhem essa figura na perspectiva cônica com um ponto de fuga.
Resposta na seção Resoluções.
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Instrumentos e softwares
Perspectiva central com dois pontos de fuga
Na página anterior, verificamos como construir uma figura geométrica espacial usando perspectiva cônica com um ponto de fuga a partir de uma face frontal. Agora, vamos aprender a desenhar usando outra técnica, a perspectiva central com dois pontos de fuga. Siga as orientações do professor e os passos a seguir para desenhar um paralelepípedo usando essa técnica.
1º. Desenhe a linha do horizonte e represente os pontos de fuga e sobre ela. Desenhe também a aresta frontal do paralelepípedo.
2º. Ligue as extremidades da aresta aos dois pontos de fuga.
3º. Desenhe dois segmentos paralelos à aresta frontal com extremidades nas linhas traçadas no passo anterior. Em seguida, ligue as extremidades desses segmentos, conforme a imagem.
4º. Ligue cada uma das extremidades dos segmentos traçados no passo anterior até os pontos de fuga, conforme a imagem a seguir.
5º. Trace os segmentos que representam as arestas do paralelepípedo.
6º. Por fim, apague os demais elementos que não fazem parte da figura.
Questão 10. Em seu caderno, desenhe um paralelepípedo usando a técnica de perspectiva central com dois pontos de fuga, mas, dessa vez, posicione a linha do horizonte e os pontos de fuga abaixo do paralelepípedo.
Resposta na seção Resoluções.
Versão adaptada acessível
Questão 10. Junte-se a um colega e desenhem um paralelepípedo usando a técnica de perspectiva central com dois pontos de fuga, mas, dessa vez, posicionem a linha do horizonte e os pontos de fuga abaixo do paralelepípedo.
Resposta na seção Resoluções.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
42. Em quais das figuras geométricas a seguir foi aplicada uma das técnicas de perspectiva?
Resposta: Figuras A, C, D e E.
43. Relacione as figuras a seguir ao nome da respectiva perspectiva na qual ela foi construída. Para isso, escreva a letra e o número correspondentes.
1. Cônica.
2. Isométrica.
3. Cavaleira.
Resposta: A-3; B-1; C-2.
44. Qual das figuras a seguir foi construída com a perspectiva cavaleira?
Resposta: Alternativa B.
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45. Para determinar o ponto de fuga de um polígono representado em perspectiva cônica, Gustavo prolongou algumas das arestas laterais, conforme a imagem a seguir.
Em seu caderno, construa uma figura geométrica espacial usando perspectiva cônica e um ponto de fuga. Depois, apague os elementos usados durante a construção que não fazem parte da figura. Em seguida, mostre o desenho que você fez para um colega, a fim de que ele possa determinar o ponto de fuga. Ao final, verifique se as respostas estão corretas.
Resposta pessoal.
Versão adaptada acessível
Junte-se a um colega e construam uma figura geométrica espacial usando perspectiva cônica e um ponto de fuga. Depois, apaguem os elementos usados durante a construção que não fazem parte da figura. Em seguida, mostrem o desenho que vocês fizeram para outra dupla, a fim de que eles possam determinar o ponto de fuga. Ao final, verifiquem se as respostas estão corretas.
Resposta pessoal.
Orientação para acessibilidade
Professor, professora: incentive os estudantes a trocar ideias sobre os procedimentos necessários para realizar a construção proposta. Se julgar conveniente, ao fim da atividade, solicite às duplas que apresentem as estratégias utilizadas para tal construção.
46. Daniel desenhou em seu caderno as vistas frontal, lateral esquerda e superior de uma figura geométrica espacial. Analise a seguir os desenhos que ele fez.
Qual das figuras geométricas espaciais a seguir representa a que Daniel usou para fazer os desenhos?
Resposta: O poliedro A.
47. Considere as vistas a seguir.
a) Em seu caderno, desenhe um poliedro que pode ser representado por essas vistas utilizando uma das perspectivas apresentadas.
b) Qual perspectiva você utilizou?
Respostas: a) Resposta pessoal; b) Resposta pessoal.
Versão adaptada acessível
a) Qual poliedro pode ser representado por essas vistas utilizando uma das perspectivas apresentadas?
Resposta pessoal.
48. Para cada item, desenhe em seu caderno uma figura geométrica espacial em perspectiva:
a) cônica usando um ponto de fuga.
b) central usando dois pontos de fuga.
Respostas: a) Resposta pessoal; b) Resposta pessoal.
Versão adaptada acessível
48. Junte-se a um colega e desenhem uma figura geométrica espacial em perspectiva:
a) cônica usando um ponto de fuga.
b) central usando dois pontos de fuga.
Respostas: a) Resposta pessoal; b) Resposta pessoal.
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O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Uma lata com o formato cilíndrico será colocada dentro de uma embalagem que tem a forma de um paralelepípedo reto retângulo, conforme as figuras a seguir.
Qual é a medida da área mínima que a tampa dessa caixa deve ter?
Resposta: .
2. Em cada item, determine a medida do comprimento do arco.
Respostas: A. aproximadamente ; B. aproximadamente .
3. Calcule a medida do comprimento aproximado da linha vermelha na figura a seguir, sabendo que:
é um quadrado com o comprimento do lado medindo ;
os pontos , , e são centros de circunferências;
, , e são pontos médios dos lados do quadrado .
Resposta: Aproximadamente .
4. Nas imagens estão indicados os pontos de interseção entre as retas e a circunferências de centro O. Determine a posição relativa entre cada reta e essa circunferência.
Resposta: Reta : secante; reta : tangente; reta : tangente; reta : tangente; reta : secante; reta : externa.
5. Partindo das vistas a seguir, desenhe em seu caderno a figura geométrica espacial correspondente utilizando a técnica de perspectiva que julgar adequada.
Resposta pessoal.
Versão adaptada acessível
5. Partindo das vistas a seguir, descreva para um colega a figura geométrica espacial correspondente utilizando a técnica de perspectiva que julgar adequada.
Resposta pessoal.