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UNIDADE

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Grandezas e medidas

Fotografia de um paquímetro. Há duas mãos manuseando o paquímetro, medindo o diâmetro de uma peça redonda. O corpo do paquímetro é composto por uma haste graduada, como uma régua, e em uma das pontas há duas pequenas hastes paralelas entre si, perpendiculares a haste graduada, onde uma é fixa no começo da haste graduada e outra que a percorre. O objeto sendo medido está entre essas hastes. O fundo da fotografia é composto por diversos desenhos de peças.
Profissional conferindo as medidas de uma pequena peça com um paquímetro.

Agora vamos estudar...

  • medidas de comprimento;
  • medidas em informática;
  • medidas de volume;
  • relação entre volume e capacidade.

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Medidas de comprimento

Medindo grandes comprimentos

Neste tópico, estudaremos algumas das unidades de medida de comprimento utilizadas para expressar medidas muito grandes, como a medida da distância média entre o Sol e alguns planetas do nosso Sistema Solar.

Questão 1. Você sabe quais são os planetas do nosso Sistema Solar? Escreva o nome de cada um deles em seu caderno.

Resposta: Espera-se que os estudantes conheçam os planetas do nosso Sistema Solar; Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

A seguir, é apresentada a medida da distância média aproximada entre alguns planetas e o Sol.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Fotografia do planeta Terra visto do espaço. O formato lembra uma esfera, tem cor predominantemente azul, com nuvens brancas e continentes com regiões verdes e marrons.
Terra 149 . 600 . 000   km
Fotografia do planeta Mercúrio. O formato lembra uma esfera, tem cor predominantemente azul, com algumas manchas marrons. Há alguns pontos e riscos brancos espalhados pela superfície.
Mercúrio 57 . 910 . 000   km
Fotografia do planeta Marte. O formato lembra uma esfera. Tem cor em tons de marrom e algumas manchas mais escuras na superfície.
Marte 227 . 940 . 000   km
Fotografia do planeta Saturno. O formato lembra uma esfera. Tem cor entre tons de marrom e amarelo, com alguns riscos claros e escuros, paralelos entre si, percorrendo toda superfície. Em volta do planeta há um grande anel fino, achatado na vertical, com sua parte interna não tocando no planeta. O corpo desse anel é formado por pequenas faixas claras e escuras, que percorrem toda a superfície.
Saturno 1 . 429 . 400 . 000   km

Fonte de pesquisa: PLANETÁRIO UFSC. O Sistema Solar. Disponível em: https://oeds.link/rWdxPJ. Acesso em: 19 jul. 2022.

Essas medidas também podem ser expressas em notação científica. Acompanhe dois exemplos.

  • Terra: 149 . 600 . 000   km = 1 , 4 96 1 0 8   km
  • Marte: 227 . 940 . 000   km 2 , 279 1 0 8   km

Atenção!

Lembre-se de que os números escritos em notação científica devem ter a forma a 1 0 n . Sendo:

a: um número maior ou igual a 1 e menor do que 10.

n: um número inteiro.

Questão 2. Usando notação científica, escreva no caderno as medidas das distâncias médias aproximadas entre: Mercúrio e o Sol; Saturno e o Sol.

Resposta: Mercúrio: 5 , 791 1 0 7   km ; Saturno: 1 , 4 294 1 0 9   km .

Questão 3. Realize uma pesquisa e registre no caderno a medida, em quilômetros, da distância média aproximada entre o Sol e Vênus, Júpiter, Urano e Netuno.

Resposta: Vênus: 1 , 082 1 0 8   km ; Júpiter: 7 , 7 833 1 0 8   km ; Urano: 2 , 87 099 1 0 9   km ; Netuno: 4 , 5 043 1 0 9   km .

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Para medir grandes distâncias no Sistema Solar, também é usada pelos cientistas a chamada unidade astronômica, indicada por UA , que é a medida da distância média aproximada entre a Terra e o Sol, ou seja:

1   U A = 149 . 600 . 000   k m = 1 , 496 1 0 8   k m

Acompanhe os procedimentos utilizados pelo professor Saulo para converter a medida aproximada da distância média entre Saturno e o Sol, expressa em quilômetros, em unidades astronômicas.

Ilustração de um homem adulto segurando duas imagens, uma do sol, outra do planeta saturno. Ele está falando, com os textos divididos em 3 etapas. Etapa 1: 'Inicialmente, escrevemos, em notação científica, a medida aproximada da distância média entre Saturno e o Sol.' Etapa 2: 'Na sequência, multiplicamos e dividimos 1 vírgula 4 2 9 4 multiplicado por 10 elevado a 9 quilômetros, por uma unidade astronômica.' Etapa 3: 'Como uma unidade astronômica é igual a 1,496 multiplicado por 10 elevado a 8 quilômetros, efetuamos os cálculos para obter essa medida.'

1. 1 . 429 . 400 . 000   km = 1 , 4 294 1 0 9   km

2. 1 , 42 94 1 0 9   km 1   UA 1   UA

3. 1 , 4 294 1 0 9   km 1   UA 1   UA = 1 , 42 94 1 0 9   km 1 , 4 96 1 0 8   km 1   UA = 1 , 4 294 1 , 4 96 1 0 9 8 1   UA 9, 6   UA

Portanto, a medida da distância média aproximada entre Saturno e o Sol é 9 , 6   UA .

Questão 4. Em seu caderno, escreva em unidade astronômica a medida da distância média aproximada, com duas casas decimais, entre Mercúrio e o Sol.

Resposta: 0 , 39   UA .

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Outra unidade usada para medir a distância entre o Sol e as estrelas ou entre o Sol e as galáxias e a Terra é o ano-luz, indicada por AL , que é a medida da distância percorrida pela luz, no vácuo, em um ano, ou seja:

1   AL 9 , 46 1 0 1 2   km

Analise o quadro a seguir, o qual apresenta a medida da distância aproximada entre a Terra e algumas estrelas em anos-luz.

Medida da distância aproximada entre a Terra e duas estrelas

Estrela

Proxima Centauri

Alpha Centauri

Medida da distância da Terra (em AL)

4,25

4,35

Fonte de pesquisa: NASA. Imagine the Universe. Disponível em: https://oeds.link/A5hs5S. Acesso em: 19 jul. 2022.

Atenção!

Com exceção do Sol, a estrela mais próxima da Terra visível a olho nu é a Proxima Centauri.

Agora, vamos escrever a medida 4 , 25   AL (medida da distância aproximada entre a Terra e a Proxima Centauri) em quilômetros. Para isso, fazemos:

4 , 25   AL 4 , 25 9 , 46 1 0 1 2   km   aproximadamente   1   AL 4 , 021 1 0 1 3   km

Questão 5. Em seu caderno, escreva, em quilômetros, a medida da distância aproximada entre a Terra e a Alpha Centauri.

Resposta: Aproximadamente 4 , 11 5 1 0 1 3   km .

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Escreva no caderno as medidas a seguir em notação científica.

a) Medida aproximada da velocidade da luz: 300 . 000 . 000   m/s .

b) Medida aproximada da distância média do planeta-anão Éris ao Sol: 10 . 149 . 000 . 000   km .

c) Medida aproximada do diâmetro equatorial do planeta Júpiter: 142 . 984 . 000   m .

d) Medida aproximada do diâmetro equatorial do Sol: 1 . 390 . 000   km .

Respostas: a) 3 1 0 8   m/s ; b) 1 , 0 149 1 0 1 0   km ; c) 1 , 42 984 1 0 8   m ; d) 1 , 39 1 0 6   km .

2. Copie as sentenças a seguir no caderno substituindo cada pelo número adequado.

a) 3 , 67 25 1 0 8   km =   UA .

b) 1 , 7 628 1 0 9   km =   UA .

c) 3 , 6   UA =   km .

d) 10   UA =   km .

e) 3 , 311 1 0 1 3   km =   AL .

f) 7 , 568 1 0 1 3   km =   AL .

g) 4   AL =   km .

h)   km = 6 , 5   AL .

Respostas: a) 3 , 67 25 1 0 8   km   2 , 5   UA ; b) 1 , 7 628 1 0 9   km   11 , 8   UA ; c) 3 , 6   UA = 5 , 3 856 1 0 8   km ; d) 10   UA = 1 , 4 96 1 0 9   km ; e) 3 , 311 1 0 1 3   km = 3 , 5   AL ; f) 7 , 568 1 0 1 3   km = 8   AL ; g) 4   AL = 3 , 784 1 0 1 3   km ; h) 6 , 149 1 0 1 3   km = 6 , 5   AL .

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3. A galáxia do Bode, ou M81, recebeu esse nome em referência ao astrônomo Johann Elert Bode, por tê-la descoberto em 1774. Assim como a Via Láctea, essa é uma galáxia espiral, pois sua estrutura tem o formato da curva espiral. Seu diâmetro mede aproximadamente 36.000 anos-luz e a medida da sua distância até a Terra é cerca de 12 milhões de anos-luz.

a) Qual é a medida aproximada, em quilômetros, do diâmetro da galáxia do Bode? E em unidades astronômicas? Escreva essas medidas em notação científica.

b) Qual é a medida aproximada, em unidades astronômicas, da distância entre a galáxia do Bode e a Terra? Escreva essa medida em notação científica.

Respostas: a) 3 , 4 056 1 0 1 7   km ; 2 , 3 1 0 9   UA ; b) 7 , 6 1 0 1 1   UA .

4. Plutão compõe o grupo dos planetas anões, que inclui Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Eles são assim definidos por não serem os astros dominantes em suas órbitas. Plutão já foi considerado um planeta, mas em 2006 foi rebaixado a essa categoria, pois em sua órbita há outros objetos de tamanhos semelhantes ao dele. Sabendo que sua distância média até o Sol mede aproximadamente 40   UA , e seu diâmetro equatorial mede aproximadamente 2 . 320   km , faça o que se pede.

a) Calcule no caderno a medida da distância aproximada, em quilômetros, de Plutão até o Sol.

b) Escreva a medida do diâmetro equatorial de Plutão em metros.

c) Escreva no caderno as medidas obtidas nos itens a e b em notação científica.

Respostas: a) 5 . 984 . 000 . 000   km ; b) 2 . 320 . 000   m ; c) 5 , 984 1 0 9   km ; 2 , 32 1 0 6   m .

5. Eclipse lunar é um fenômeno que bloqueia, total ou parcialmente, a chegada da luz solar até a superfície lunar. Ele acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, estando os três alinhados. Analisando a imagem a seguir, elabore um problema envolvendo notação científica, unidades astronômicas e anos-luz. Depois, dê para um colega responder. Por fim, verifique se ele respondeu corretamente.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração do sol, planeta Terra e Lua, dispostos lado a lado, nessa ordem, com seus nomes indicados. Estão alinhados pelo centro. O Sol está representado maior que a Terra e a Terra maior que a Lua. A Terra está mais clara em sua metade voltada para o Sol e mais escura na outra metade voltada para a Lua. Entre o Sol e a Terra está indicado a medida do comprimento da distância entre seus centros, com 1,496 multiplicado por 10 elevado a 8 quilômetros. Entre a Terra e a Lua está indicado a medida do comprimento da distância entre seus centros, com 3,85 multiplicado por 10 elevado a 5 quilômetros. Há um traçado reto que passa tangente, pelo topo do Sol, da Terra e da Lua. Há também outro traçado reto que passa tangente às bases do Sol, da Terra e da Lua. Há um traçado reto que passa tangente pela base do Sol e pelo topo da Terra, e outro traçado reto que passa pelo topo do Sol e pela base da Terra.

Resposta pessoal.

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Medindo pequenos comprimentos

No tópico anterior, estudamos algumas situações envolvendo medidas de comprimento muito grandes. Agora, vamos estudar situações envolvendo medidas de comprimento muito pequenas, como a medida do diâmetro de células, vírus, bactérias, protozoários, entre outros seres microscópicos, que são visíveis somente com a utilização de equipamentos que ampliem sua imagem, como os microscópios.

A função dos microscópios atuais não é só ampliar a imagem, mas também aumentar o poder de resolução do olho humano, permitindo observar estruturas muito menores do que as células.

Analise as seguintes informações.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

O diâmetro de uma célula eritrócito mede 0 , 0 000 075   m .

Fotografia microscópica com várias células. Elas estão espalhadas em uma superfície rugosa. As células estão com a cor vermelha e são arredondadas, com as bordas mais grossas. Sobre uma célula está um traço reto passando por seu centro até as bordas com a indicação 'diâmetro'.
Célula eritrócito. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 3.228 vezes.

O comprimento de uma bactéria Escherichia coli mede 0 , 000 002   m .

Fotografia microscópica de várias bactérias. Elas têm o formato cilíndrico, com as pontas arredondadas, como uma salsicha. Sobre uma delas está um traço reto por toda sua extensão ligando as duas pontas com a indicação 'comprimento'.
Bactéria Escherichia coli. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 9.374 vezes.

Essas medidas também podem ser expressas usando a notação científica. Acompanhe o exemplo a seguir.

Célula eritrócito: 0 , 0 000 075   m = 7 , 5 1 0 6   m .

Questão 6. Usando notação científica, escreva no caderno a medida do comprimento da bactéria Escherichia coli.

Resposta: 2 1 0 6   m .

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Também podemos expressar essas medidas utilizando uma unidade de medida chamada micrômetro ( μ m ), que é um submúltiplo do metro. Na indicação μ m , o símbolo μ , que lemos "mi", é uma letra minúscula do alfabeto grego.

1   μ m = 0 , 000 001   m = 1 0 6   m

Acompanhe os procedimentos utilizados pela professora Jussara para converter a medida do diâmetro da célula eritrócito, expressa em metros, em micrômetros.

Ilustração do busto de uma mulher adulta. Ao fundo há uma lousa. Ela está falando, com os textos divididos em 3 etapas. Etapa 1: 'Inicialmente, escrevemos, essa medida em notação científica.' Etapa 2: 'Na sequência, multiplicamos e dividimos 7,5 multiplicado por 6 elevado a menos 6 metros, por um micrômetro.' Etapa 3: 'Como um micrômetro é igual a 10 elevado a menos 6 metros, efetuamos os cálculos para obter essa medida.'

1. 0 , 0 000 075   m = 7 , 5 1 0 6   m

2. 7 , 5 1 0 6   m 1   μ m 1   μ m

3. 7 , 5 1 0 6   m 1   μ m 1   μ m = 7 , 5 1 0 6   m 1 0 6   m 1   μ m = 7 , 5   μ m

Portanto, o diâmetro da célula eritrócito mede 7 , 5     μ m .

Questão 7. Em seu caderno, escreva, em micrômetros, a medida do comprimento da bactéria Escherichia coli.

Resposta:   2   μ m .

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

6. Escreva no caderno as medidas a seguir em notação científica.

a) 0 , 0 000 099   m .

b) 0 , 000 000 008   m .

c) 0 , 000 000 000 208   m .

d) 0 , 00 000 011   m .

Respostas: a) 9 , 9 1 0 6   m ; b) 8 1 0 9   m ; c) 2 , 08 1 0 1 0   m ; d) 1 , 1 1 0 7   m .

7. Copie as sentenças no caderno substituindo cada pelo número adequado.

a) 1 , 22 1 0 5   m =   μ m .

b) 5 1 0 6   m =   μ m .

c) 2 , 75 1 0 8   m =   μ m .

d) 4   μ m =   m .

e) 275   μ m =   m .

f) 0 , 21   μ m =   m .

Respostas: a) 1 , 22 1 0 5   m = 12 , 2   μ m ; b) 5 1 0 6   m   = 5   μ m ; c) 2 , 75 1 0 8   m   = 0 , 0 275   μ m ou 2 , 75 1 0 8   m   = 2 , 75 1 0 2   μ m ; d) 4   μ m = 4 1 0 6   m ; e) 275   μ m = 2 , 75 1 0 4   m ; f) 0 , 21   μ m = 2 , 1 1 0 7   m .

8. Microscópios permitem ampliar a imagem de objetos muito pequenos, como o diâmetro de uma célula, que na maioria dos casos é impossível de ser vista a olho nu. Em geral, existem basicamente dois tipos de microscópios: o óptico e o eletrônico. O primeiro é capaz de ampliar a imagem de um objeto em até 1 . 000 vezes, enquanto o segundo, em até 500 . 000 vezes.

Entre as células que não podem ser vistas a olho nu, encontram-se os basófilos, os quais estão relacionados à defesa do organismo. O diâmetro dessas células mede entre 12   μ m e 15   μ m . Já as plaquetas são fragmentos de certas células, cujo diâmetro mede entre 0,000001   m e 0,000002   m . Considere que o diâmetro de uma célula basófilo mede 13   μ m e o de uma plaqueta mede 0,0000012   m .

a) Qual é a medida, em metros, do diâmetro da imagem dessa célula quando observada com um telescópio óptico, se a ampliação for a máxima possível?

b) Qual é a medida do diâmetro, em micrômetros, dessa plaqueta, quando observada com um telescópio eletrônico, se a ampliação for a máxima possível?

Respostas: a) 1 , 3 1 0 2   m ; b) 6 1 0 5   μ m .

9. A bactéria Helicobacter pylori, conhecida como H. pylori, é a principal causadora da gastrite, doença que provoca inflamação no revestimento do estômago. Essa bactéria tem forma curva ou espiralar, cujo diâmetro mede de   0,5   μ m a 1   μ m e cujo comprimento mede de 2,5   μ m a 5   μ m . Ela tem ainda de 4 a 6 flagelos, cujo comprimento de cada um mede aproximadamente 30   μ m , os quais facilitam sua mobilidade e penetração na mucosa do estômago, assegurando sua sobrevivência no corpo humano.

Cores-fantasia.

Fotografia microscópica de uma bactéria. A bactéria possui formato cilíndrico com as pontas arredondadas, como uma salsicha. Há um traçado sobre a largura da bactéria, com a indicação 'medida do diâmetro: 7 micrômetros'. De uma ponta da bactéria saem alguns filamentos. Em um desses filamentos há a indicação 'flagelo'. Ao lado dos flagelos há um texto: medida do comprimento do flagelo: 30 micrômetros.
Bactéria Helicobacter pylori. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 14.900 vezes.

Com base nessas informações, elabore um problema e entregue-o para um colega resolver. Depois, verifique se ele respondeu corretamente.

Resposta pessoal.

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Medidas de informática

Armazenamento de dados

Os primeiros computadores surgiram na década de 1940 e eram muito grandes.

Com a evolução da tecnologia, eles foram ficando cada vez menores e mais eficientes, até chegar aos que conhecemos atualmente.

Fotografia em preto e branco de um grande computador que ocupa toda a extensão da parede. Parte desse computador também está em uma estrutura como uma estante. Há um adulto no local.
Homem operando o computador Eniac, construído na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A massa desse equipamento media cerca de 30   t , a altura, 1 , 5   m e o comprimento, mais de 20   m .

Ao utilizarmos um computador, é importante saber, por exemplo, a medida de sua capacidade de armazenamento de dados, que é uma tecnologia que possibilita guardar arquivos e informações com o auxílio de um dispositivo, como um HD de computador, um cartão de memória e o pen drive. Para medir essa capacidade, são utilizadas as unidades de medida de informática.

HD:
iniciais de hard disk, termo em inglês para disco rígido. Consiste em um equipamento de computador que armazena diferentes arquivos e programas.

Entre essas unidades, estão os bites e os baites ( B ). Um bite é a menor unidade de informação que um computador consegue entender. Ele pode ser um 0 (zero) ou um 1. Esse sistema de numeração com dois algarismos é chamado sistema binário.

Para um computador armazenar os dados em sistema binário, os bites são agrupados em conjuntos de 8 bites, formando assim 1 baite.

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Assim, 1 baite é um conjunto de 8 bites que forma um único caractere guardado na memória do computador. A letra a, por exemplo, ocupa o espaço de 1 baite no computador. Quando o computador nos mostra a letra a como a conhecemos, em sua memória essa letra ficará arquivada como um conjunto de 8 bites (no caso, 01000001 bites).

caractere:
qualquer letra, algarismo, sinal gráfico ou matemático, espaço em branco etc. que pode ser digitado ou introduzido em um computador por outro dispositivo.

Outros exemplos de unidades de medida de informática são o quilobaite, o megabaite, o gigabaite e o terabaite.

Ícone Objeto digital

Unidades de medida de informática

Unidade de medida

Quantidade de caracteres (em baite)

Medida do espaço ocupado na memória do computador

1 baite ( B )

1

8 bites

1 quilobaite ( KB )

1.024

1 . 024   B

1 megabaite ( MB )

1 . 024 2 = 1 . 048 . 576

1 . 024   KB

1 gigabaite ( GB )

1 . 024 3 = 1 . 073 . 741 . 824

1 . 024   MB

1 terabaite ( TB )

1 . 024 4 = 1 . 099 . 511 . 627 . 776

1 . 024   GB

Fotografia do busto de um adulto dizendo: no quadro anterior as palavras bite, baite, quilobaite, megabaite, gigabaite e terabaite são termos aportuguesados das palavras de origem inglesa bit, byte, kilobyte, megabyte, gigabyte e terabyte, respectivamente. Embora existam as palavras aportuguesadas, em algumas situações, é necessário usar os termos originais.

Ao analisar o quadro, percebemos que 1 quilobaite equivale a 1.024 baites e, portanto, tem capacidade de armazenar 1.024 caracteres. Analogamente, 1 megabaite equivale a 1.024 quilobaites, que equivalem a 1.048.576 baites, e assim por diante.

Podemos fazer conversões entre essas unidades de medida utilizando o seguinte esquema.

Esquema de conversão de medidas. Há 5 quadros dispostos lado a lado, cada um com uma unidade de medida, sendo elas da esquerda para direita: baite, quilobaite, megabaite, gigabaite e terabaite. Acima das unidades de medida, a partir da primeira, há setas que ligam uma unidade a unidade que está imediatamente a sua direita. Cada seta está indicada com a operação 'dividir por 1024'. Abaixo das unidades de medida, a partir da última, há setas que ligam uma unidade a unidade que está imediatamente a sua esquerda. Cada seta está indicada com a operação 'multiplicar por 1024'.

Questão 8. Em seu caderno, escreva um algoritmo que possibilite converter megabaite em quilobaite.

Resposta na seção Resoluções.

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Instrumentos e softwares

Convertendo medidas em megabaite para medidas em baite, quilobaite, gigabaite e terabaite no Calc

Com uma calculadora comum ou com o aplicativo calculadora do smartphone, podemos realizar conversões entre unidades de medida de informática. Porém, essas conversões também podem ser realizadas utilizando a planilha eletrônica Calc. Nesta seção, vamos escrever fórmulas que permitam converter medidas de megabaite em baite, quilobaite, gigabaite e terabaite. Para isso, siga as orientações do professor e os passos apresentados.

1º. Nas células A1, B1, C1, D1 e E1, escreva "Medida em B ", "Medida em KB ", "Medida em MB ", "Medida em GB " e "Medida em TB ", respectivamente.

2º. Na célula:

  • A2 digite =C2*1024^2 , para converter a medida expressa em megabaites em baites;
  • B2 digite =C2*1024 , para converter a medida expressa em megabaites em quilobaites;
  • D2 digite =C2/1024 , para converter a medida expressa em megabaites em gigabaites;
  • E2 digite =C2/1024^2 , para converter a medida expressa em megabaites em terabaites.
Ilustração de uma planilha. Na parte superior há uma barra, indicada com f x na sua frente, e dentro escrita a fórmula: igual C 2 asterisco 1024 acento circunflexo 2. Na linha 1, está escrito na coluna A: Medida em B; coluna B: Medida em K B; coluna C: Medida em M B; coluna D: Medida em G B; e coluna E: Medida em T B. Na linha 2, para cada coluna de A até E, cada célula tem o valor 0. A célula A 2, está selecionada.

Atenção!

No Calc, os símbolos * , ^ e / indicam, respectivamente, multiplicação, "elevado a" e divisão.

Ao digitarmos em C2 a medida em megabaites, será exibida nas células A2, B2, D2 e E2 essa medida em baites, quilobaites, gigabaites e terabaites, respectivamente.

Para exemplificar, usaremos a medida 10 . 240   MB . Ao digitarmos 10.240 na célula C2, obtemos:

Ilustração de uma planilha. Na parte superior há uma barra, indicada com f x na sua frente, e dentro escrito o número 1024. Na linha 1, está escrito na coluna A: Medida em B; coluna B: Medida em K B; coluna C: Medida em M B; coluna D: Medida em G B; e coluna E: Medida em T B. Na linha 2, está escrito os valores nas colunas: A: 10737418240; B: 10485760; C: 10240; D: 10; E: 0,009765625. A célula C 2 está selecionada.

Portanto 10 . 240   MB = 10 . 737 . 418 . 240   B = 10 . 485 . 760   KB = 10   GB = 0 , 009 765 625   TB .

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Capacidade de processamento de dados

Uma das características que diferencia os vários modelos de produtos tecnológicos presentes no dia a dia é sua Central Processing Unit (CPU – "Unidade Central de Processamento", em português), também conhecida como processador. Quanto maior a capacidade de processamento da CPU, mais rapidamente as instruções serão executadas.

Fotografia de uma C P U. Há uma mão manuseando a C P U, que está próxima a uma placa-mãe.
Técnico em informática instalando a CPU à placa-mãe de um dispositivo eletrônico.

A capacidade de processamento da CPU é geralmente medida em mega-hertz ( M H z ) ou em giga-hertz ( G H z ), que são múltiplos do hertz ( H z ). Essas unidades indicam a quantidade de ciclos por segundo que o componente eletrônico consegue processar.

Analise, no quadro a seguir, a quantidade de ciclos correspondente a cada uma dessas unidades de medida.

Ciclos correspondentes a algumas unidades de medida

Medida

Ciclos por segundo

1 hertz ( Hz )

1

1 mega-hertz ( MHz )

1.000.000

1 giga-hertz ( GHz )

1.000.000.000

Atenção!

Na maioria das CPUs da atualidade, a frequência é medida em giga-hertz.

De acordo com as correspondências apresentadas no quadro, podemos escrever as seguintes equivalências.

  • 1   GHz = 1 . 000   MHz

  • 1   G H z = 1 . 000 . 000 . 000   H z

  • 1   M H z = 1 . 000 . 000   H z

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

10. Copie as sentenças a seguir no caderno substituindo cada pelo número adequado.

a) 2   MB =   baites .

b) 256   GB =   TB .

c) 3 . 072   MB =   GB .

d) 3 , 5   MB =   KB .

Respostas: a) 2   MB = 2 . 097 . 152   baites ; b) 256   GB = 0 , 25   TB ; c) 3 . 072   MB = 3   GB ; d) 3 , 5   MB = 3 . 584   KB .

11. Calcule em seu caderno a quantidade de ciclos por segundo que uma CPU consegue processar, sabendo que ela tem uma capacidade de:

a) 25   Hz .

b) 1 , 5   MHz .

c) 0 , 25   GHz .

d) 75   Hz .

Respostas: a) 25; b) 1.500.000; c) 250.000.000; d) 75.

12. Leia as informações referentes ao computador representado e responda às questões a seguir.

8   GB de memória RAM

HD de 1   TB

Fotografia de um computador de mesa. O computador contém um monitor, que tem a indicação 'monitor LED 19 polegadas', também há um teclado, um mouse e um gabinete, onde nele está a indicação 'C P U de 2,4 gigahertz'.
Computador de mesa, também conhecido como desktop.
RAM:
iniciais de random access memory, termo em inglês para memória de acesso aleatório. É uma memória temporária que permite a leitura e a gravação das informações quando requeridas.

a) Qual é a medida de capacidade de processamento desse desktop? Expresse essa medida em hertz.

b) Qual é a medida da capacidade de armazenamento de dados do HD?

c) Qual é a medida da capacidade de armazenamento da memória RAM?

Respostas: a) 2 , 4   GHz ; 2 . 400 . 000 . 000   Hz ; b) 1   TB ; c) 8   GB .

13. Em cada item, indique a unidade de medida mais adequada ( KB , MB , GB ou TB ) para representar a medida:

a) da capacidade de armazenamento do HD de um computador de mesa.

b) do arquivo de uma foto.

c) da memória interna de um tablet.

d) do arquivo de um vídeo curto.

Respostas: a) TB ; b) KB ; c) GB ; d) MB .

14. Cada informação a seguir corresponde à configuração básica de um computador.

A.CPU de 3 , 4   GHz 4   GB de memória RAMHD de 500   GB .

B.CPU de 3 , 9   GHz – Monitor LED 18 , 5 6   GB de memória RAMHD de 1   TB .

C.CPU de 3 , 1   GHz – Monitor LED 17 3   GB de memória RAMHD de 2   TB .

a) Qual desses computadores tem maior medida de capacidade de armazenamento de dados no HD? E na memória RAM?

Respostas: C; B.

b) O HD do computador A tem quantos gigabaites de medida de capacidade a menos do que o do computador B?

Resposta: 524   GB .

c) O computador B tem quantos gigabaites de memória RAM a mais do que o computador C?

Resposta: 3   GB .

d) Se você fosse adquirir um computador, quais seriam as características mais importantes, na sua opinião, no momento da compra? Por quê?

Resposta pessoal.

Página 242

15. O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite armazenar e acessar dados em servidores, por meio da internet. Há várias empresas que oferecem esse serviço, com diferentes medidas de capacidade de armazenamento.

Marina pretende aderir a um plano de armazenamento em nuvem para sua empresa. Para isso, ela realizou uma pesquisa nas principais empresas e obteve os seguintes pacotes de serviços.

Quadro com 4 linhas e 4 colunas. Os nomes das colunas na linha 1 com: coluna 1: Empresa; coluna 2: plano gratuito; coluna 3: 125 reais por mês e coluna 4: 200 reais por mês. Na linha 2 está indicado: na coluna 1: A; coluna 2: 15 gigabaites; coluna 3: 1 terabaite; coluna 4: 3 terabaites. Na linha 3 está indicado: na coluna 1: B; coluna 2: 15 gigabaites; coluna 3: 2 terabaites; coluna 4: 5 terabaites. Na linha 4 está indicado: na coluna 1: C; coluna 2: 50 gigabaites; coluna 3: 3 terabaites; coluna 4: 7 terabaites.

a) Considerando que, na empresa de Marina, há 50 funcionários, que geram 2   G B de dados mensalmente cada um, e que esses dados devem ficar armazenados durante 1 ano, qual dos planos é o mais vantajoso para ela?

Resposta: Plano de 2   T B da empresa B.

b) Você acha importante o desenvolvimento de tecnologias para armazenamento de dados? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal.

c) Faça uma pesquisa sobre a importância das tecnologias de armazenamento e os benefícios do armazenamento em nuvem. Em seguida, converse com seus colegas e professor expondo as informações obtidas.

Atenção!

A pesquisa proposta no item c da atividade 15 pode ser feita em livros, revistas e sites. Mas cuidado! Devemos nos certificar de que as informações sejam pesquisadas em fontes atuais e confiáveis. Para encerrar, uma dica: confira as informações obtidas comparando-as com outras fontes.

Resposta pessoal.

d) Após sua pesquisa, você mudou de ideia sobre a importância das tecnologias de armazenamento? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal.

16. As câmeras fotográficas digitais têm um dispositivo eletrônico que armazena as fotos no cartão de memória. A câmera fotográfica digital de Márcia tem um cartão de memória com medida de capacidade igual a 2   GB . Ela tirou algumas fotos que ocuparam 809 , 6   MB da memória. Sabendo que cada foto tirada por ela tem, em média, 3 , 2   MB , quantas fotos ela tirou? E quantas fotos como essas ela ainda pode tirar?

Resposta: 253 fotos; 387 fotos.

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17. Ícone uso de instrumentos Com auxílio do Calc, escreva:

a) 3 , 5   MB em baites.

b) 2 . 150 , 4   MB em gigabaites.

c) 629 . 145 , 6   MB em gigabaites.

d) 7 , 5   MB em quilobaites.

e) 0 , 25   MB em baites.

f) 8 . 074 . 035   ,2   MB em terabaites.

Respostas: a) 3 . 670 . 016   B ; b) 2 , 1   GB ; c) 614 , 4   GB ; d) 7 . 680   KB ; e) 262 . 144   B ; f) 7 , 7   TB .

18. Os dados apresentados na forma de textos, imagens, sons e vídeos em um computador também podem ser armazenados em CDs, DVDs, cartões de memória etc. Embora os dois primeiros sejam tecnologias mais antigas, não deixaram de ser utilizados.

A seguir, estão apresentados alguns dispositivos físicos de armazenamento de dados.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de um D V D. Em sua superfície há as informações: D V D traço R, 16 X, 4,7 G B.
DVD
Medida da capacidade: 4 , 7   G B
Fotografia de um C D. Em sua superfície há as informações: C D traço R, 700 M B.
CD
Medida da capacidade: 700   M B .
Fotografia de um cartão de memória. O cartão está encaixado na entrada de um adaptador de cartão. No corpo do cartão há o texto 64 G B.
Cartão de memória Micro SD
Medida da capacidade: 64   G B .
Fotografia de um H D. Há um cabo U S B saindo de um dos lados do H D.
HD portátil
Medida da capacidade: 1   T B .

a) Entre os dispositivos apresentados, qual tem a maior medida de capacidade de armazenamento de dados?

b) Quantos megabaites de informação é possível armazenar em 15 CDs? Esse valor é equivalente a quantos gigabaites?

c) Quantos CDs são necessários para armazenar a mesma quantidade de informações que é possível armazenar em um DVD?

d) É possível armazenar no máximo quantos megabaites no cartão de memória apresentado? E no DVD?

Respostas: a) HD portátil; b) 10 . 500   MB ; aproximadamente 10 , 25   GB ; c) 7 CDs; d) 65 . 536   MB ; 4 . 812 , 8   MB .

19. Giovana quer fazer o backup das informações que estão em seu computador para um sistema de armazenamento em nuvem, isto é, copiar seus arquivos com a finalidade de poder recuperá-los posteriormente, caso ocorra algum problema com o arquivo original. Sabendo que ela tem 123 . 456 . 450   KB de dados e que no sistema de nuvem que ela vai utilizar não há arquivos, ou seja, ela terá toda a capacidade disponível, responda às questões.

a) O sistema de armazenamento que Giovana utiliza oferece 50   GB grátis. Para realizar esse backup, ela precisará fazer um upgrade em seu plano? Justifique sua resposta.

b) Para que seu irmão também armazene arquivos na nuvem, Giovana fez um upgrade de seu plano. Agora, a operadora lhe oferece 200   GB . Após realizar o backup de suas informações, quantos gigabaites sobrarão para o irmão de Giovana usar?

Respostas: a) Será necessário realizar um upgrade no plano, pois 123 . 456 . 450   KB é maior do que 50   GB ; b) Aproximadamente 82 , 26   GB .

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Taxa de transferência de dados

A seguir é apresentado o cartaz de uma propaganda de certa operadora que oferece planos de internet.

Ilustração de um cartaz. Está escrito: 'super-planos para sua internet'. Há também 3 textos em destaque, sendo: 10 mega por 69,90 reais por mês; 50 mega por 79,90 reais por mês; e 75 mega por 99,90 por mês.

Nesse cartaz, as informações "10 mega", "50 mega" e "75 mega" são maneiras de indicar a taxa de transferência de dados dos planos de internet. O plano "50 mega", por exemplo, indica que, em condições favoráveis, são transmitidos no máximo 50 megabites por segundo nessa conexão.

Atenção!

A expressão "50 megabites por segundo" também pode ser indicada por 50   Mbps ou 50   Mb/s .

Ilustração do busto de um adulto dizendo: 'A medida da taxa de transferência de dados apresentada nas propagandas geralmente é em relação à taxa de transferência máxima de download, isto é, o processo de receber ou baixar arquivos e armazená-los no dispositivo. No caso em que é necessário fazer um upload, isto é, enviar ou subir um arquivo do dispositivo para a internet, a taxa de transferência geralmente é menor do que a de download.'

Ao contratar um plano de internet de 50   Mb/s , por exemplo, é incorreto imaginar que um arquivo de 50   MB será baixado em apenas 1 segundo. Esse tipo de pensamento ocorre por ser mais comum o uso da unidade megabaite ( MB ) no dia a dia.

Questão 9. Ícone atividade oral. O cartaz de propaganda apresenta todas as informações necessárias sobre o serviço? Em sua opinião, qual é a importância de conhecer a taxa de transferência de dados ao se deparar com o anúncio de uma propaganda semelhante à apresentada?

Resposta: Não. Espera-se que os estudantes percebam que a medida indicada no anúncio não corresponde a uma taxa de transferência de dados, assim como não contribui para distinguir megabites de megabaite.

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Afinal, quantos megabaites ou quilobaites podem ser transferidos, no máximo, em uma conexão de 50   Mb/s ?

Como 1 baite equivale a um conjunto de 8 bites, segue que 1 megabaite equivale a 8 megabites. Assim, para determinar quantos megabaites ou quilobaites podem ser transferidos por segundo, nessa conexão, fazemos:

  • 50   Mb = 6 , 25 50 : 8   MB

  • 6 , 25   MB = 6 . 400 6 , 25 1 . 024   KB

Portanto, em uma conexão de 50   Mb/s , é possível transferir, no máximo, 6 , 25   MB por segundo ( 6 , 25   MBps ou 6 , 25   MB/s ) ou 6 . 400   KB por segundo ( 6 . 400   KBps ou 6 . 400   KB/s ).

Agora, vamos determinar qual é a medida do tempo mínimo necessário para fazer o download de um arquivo de 2   GB em uma conexão de 50   Mb/s , por exemplo. Para isso, procedemos da seguinte maneira:

1º. Convertemos gigabaites em megabaites. Como 1   GB = 1 . 024   MB , temos:

2   GB = 2 . 048 2 1 . 024   MB

2º. Como 50   Mb/s equivale a 6 , 25   MB/s , temos:

2 . 048     MB 6 , 25     MB /s = 327 , 68   s

3º. Como 1   min = 60   s , temos:

327 , 68 60 5 , 4 6

Portanto, são necessários, no mínimo, aproximadamente 5 , 46   min para transferir um arquivo de 2   GB em uma conexão de 50   Mb/s .

Também podemos calcular quantos megabaites podem ser transferidos em 10   min nessa mesma conexão. Para isso, procedemos da seguinte maneira:

1º. Convertemos minutos em segundos. Como 1   min = 60   s , temos:

10   min = 600 10 6 0   s

2º. Como 50   Mb/s equivale a 6 , 25   MB/s , temos:

6 , 25   MB/ s 600   s = 3 . 750   MB

Portanto, em 10   min , é possível transferir, no máximo, 3 . 750   MB em uma conexão de 50   Mb/s .

Página 246

Além do megabite por segundo, existem outras unidades de medida de taxa de transferência de dados, e as mais usadas são quilobites por segundo ( Kbps ou Kb/s ), gigabites por segundo ( Gbps ou Gb/s ) e terabites por segundo ( Tbps ou Tb/s ). Analise no quadro a seguir a equivalência entre algumas dessas unidades de medida.

Equivalência entre algumas unidades de medida

Unidade de medida

Taxa de transferência equivalente

1   Kb/s

1.024 bites por segundo

1   Mb/s

1 . 024   Kb/s

1   Gb/s

1 . 024   Mb/s

1   Tb/s

1 . 024   Gb/s

Podemos fazer conversões entre essas unidades de medida utilizando o seguinte esquema.

Esquema de conversão de medidas. Está escrito 5 unidades de medida, lado a lado, sendo elas da esquerda para direita: bites por segundo, quilobites por segundo, megabites por segundo, gigabites por segundo e terabites por segundo. Acima das unidades de medida, a partir da primeira, há setas que ligam uma unidade a unidade que está imediatamente a sua direita. Cada seta está indicada com a operação 'dividir por 1024'. Abaixo das unidades de medida, a partir da última, há setas que ligam uma unidade a unidade que está imediatamente a sua esquerda. Cada seta está indicada com a operação 'multiplicar por 1024'.

Acompanhe alguns exemplos.

  • 5 . 120   Kb/s = 5 . 120 1 . 024   Mb/s = 5   Mb/s
  • 3   Gb/s = 3 1 . 024 1 . 024   Kb/s = 3 1 . 024 2   Kb/s = 3 . 145 . 728   Kb/s

Atividades

Faça as atividades no caderno.

20. Em um plano de internet de 100   Mb/s , o provedor promete uma taxa de upload de até 50% da taxa de transferência máxima. Nessas condições, faça os cálculos no caderno e determine:

a) a medida do tempo mínimo, em minutos, necessária para fazer o upload de um arquivo de 15   GB .

b) o percentual máximo baixado de um arquivo de 10   GB , 3 minutos após o início do download.

Respostas: a) Aproximadamente 41 minutos; b) aproximadamente 9,1%.

21. Para facilitar o acesso a seus arquivos, que juntos somam 6   GB , Lucas fez o upload deles em um serviço de armazenamento em nuvem, a uma taxa de transferência de 1 , 2   Mbps . Dias depois, ele precisou acessar uma parte desses arquivos, que tinha 3   GB , e fez seu download a uma taxa de transferência medindo 4 , 8   Mbps . Calcule no caderno as medidas do tempo, em horas, minutos e segundos, que Lucas levou para fazer esse upload e esse download.

Respostas: 11   h 22   min 40   s ; 1   h   25   min   20   s .

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22. O gráfico a seguir apresenta a taxa média diária de download fornecida pela rede móvel contratada por Juliana nos sete primeiros dias do mês de agosto de 2023.

Taxa média de download da rede móvel de Juliana nos sete primeiros dias do mês de agosto de 2023

Gráfico de linhas. No eixo vertical é apresentado a taxa de transferência de dados em megabite por segundo. No eixo horizontal está a data. Os dados são: data 1: 8 megabites por segundo; data 2: 8,8 megabites por segundo; data 3: 9 megabites por segundo; data 4: 7,2 megabites por segundo; data 5: 7,8 megabites por segundo; data 6: 8,2 megabites por segundo; data 7: 8,8 megabites por segundo.

Fonte de pesquisa: registro do celular de Juliana.

a) No dia 2 desse mês, Juliana baixou um vídeo de 44   MB e, no dia 4, ela baixou outro vídeo, de 38   MB . Em qual desses dias foi necessária uma medida de tempo menor para concluir o download?

b) Sabendo que Juliana fez o download de um vídeo de 720   MB no dia 3, qual foi, em minutos e segundos, a medida de tempo mínima necessária para concluí-lo?

Respostas: a) Dia 2; b) 10   min 40   s .

23. A tabela a seguir apresenta a taxa média de download e de upload disponibilizada por três empresas de telefonia móvel no primeiro semestre de 2023 na velocidade 4   G .

Taxa média de transferência de dados de três empresas de telefonia móvel – primeiro semestre de 2023

Empresa

Taxa de transferência de dados

Download ( Mbps )

Upload ( Mbps )

A

13

2,34

B

24

4,8

C

14

3,5

Fonte de pesquisa: empresas A, B e C.

Qual das alternativas apresentadas a seguir é verdadeira?

a) Na empresa A, a taxa máxima de upload corresponde a 72% da taxa máxima de download.

b) A empresa B é a que apresenta a melhor taxa máxima de upload relativa à taxa máxima de download.

c) Na empresa C, a taxa máxima de upload é menor do que 25% da taxa máxima de upload.

d) A taxa máxima de upload da empresa B é igual a 20% da taxa máxima de download.

e) A taxa máxima de download na empresa C é igual a 350% da taxa máxima de download.

Resposta: Alternativa d.

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Medidas de volume

Ícone Objeto digital

Você já deve ter estudado assuntos relacionados a volume e capacidade. Também deve ter aprendido a calcular a medida do volume do paralelepípedo reto retângulo e do cubo. Neste tópico, vamos retomar esses assuntos e aprofundar o estudo com o cálculo da medida do volume de prismas e de cilindros.

Fotografia com a vista superior de parte das Cataratas do Iguaçu. Nela estão as cataratas e a mata nativa da região.
Parte das Cataratas do Iguaçu localiza-se no Brasil, a outra parte, na Argentina. Foto aérea de 2021.

Acompanhe a seguir algumas informações sobre as Cataratas do Iguaçu, localizadas em Foz do Iguaçu (PR).

Ilustração das cataratas do Iguaçu. As cataratas estão ilustradas com uma visão panorâmica. A ilustração está composta como se fosse uma janela de algum software. Ao lado da imagem das cataratas há um texto: 'as cataratas do Iguaçu formam uma bela paisagem, com mais de 250 quedas d'água. A vazão média dessas cataratas é 1500 metros cúbicos por segundo.'

Essa vazão de 1 . 500   m 3 por segundo significa que, a cada segundo, flui um volume de água cuja medida é 1 . 500   m 3 .

Questão 10. Ícone atividade oral. Você acha que essa é uma grande quantidade de água?

Resposta pessoal.

Atenção!

Para responder a essa pergunta, imagine uma caixa cúbica cuja medida do volume é 1 . 500   m 3 . A medida do comprimento da aresta dessa caixa seria de aproximadamente 11 , 44   m .

Página 249

No caso relacionado às Cataratas do Iguaçu, constatamos uma situação envolvendo volume. Assim como podemos medir a massa de uma fruta, o comprimento de um fio e a área de um campo de futebol, também é possível medir o volume de um objeto tridimensional.

A unidade de medida de volume do Sistema Internacional (SI) é o metro cúbico ( m 3 ).

Um metro cúbico é igual à medida do volume de um cubo cujo comprimento das arestas mede 1   m .

Ilustração de um cubo. Está indicado que as arestas tem 1 metro de medida de comprimento. Próximo ao cubo há o texto: medida do volume: 1 metro cúbico.

Além do metro cúbico, as outras unidades de medida de volume mais utilizadas são o centímetro cúbico ( cm 3 ) e o decímetro cúbico ( dm 3 ).

  • Um centímetro cúbico é igual à medida do volume de um cubo cujo comprimento das arestas mede 1   cm .

  • Um decímetro cúbico é igual à medida do volume de um cubo cujo comprimento das arestas mede 1   dm .

Analise as pilhas construídas por André, com cubos cujo comprimento das arestas mede 1   cm .

A. Ilustração de um paralelepípedo retângulo formado por 6 cubos.
B. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 6 cubos.
C. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 8 cubos.
D. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 7 cubos.

A pilha A, por exemplo, é formada por 6 cubos cujo comprimento das arestas mede 1   cm , ou seja, por 6 cubos cujo volume mede 1   cm 3 . Desse modo, o volume dessa pilha mede 6   cm 3 .

Questão 11.Ícone atividade oral. Qual é a medida do volume, em centímetros cúbicos, da:

a) pilha B.

b) pilha C.

c) pilha D.

Respostas: a) 6   cm 3 ; b) 8   cm 3 ; c) 7   cm 3 .

Página 250

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Atenção!

Não há cubos escondidos atrás dos empilhamentos das atividades 24 e 25.

24. Determine a medida do volume de cada empilhamento a seguir, sabendo que eles são formados por cubos cuja medida do comprimento da aresta é 1   cm .

A. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 19 cubos.
B. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 22 cubos.
C. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 16 cubos.
D. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 18 cubos.

Respostas: A. 19   cm 3 ; B. 22   cm 3 ; C. 16   cm 3 ; D. 18   cm 3 .

25. As figuras A, B, C e D representam empilhamentos de cubos cujo comprimento de aresta mede 1   dm .

A. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 13 cubos.
B. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 13 cubos.
C. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 24 cubos.
D. Ilustração de uma pilha de cubos composta por 28 cubos.

a) Qual desses empilhamentos tem o volume medindo 24   dm 3 ?

Resposta: C.

b) Quantos cubos iguais aos utilizados precisam ser retirados ou acrescentados nos outros empilhamentos para que eles fiquem com volume medindo 24   dm 3 ?

Resposta: A: acrescentar 11 cubos; B: acrescentar 11 cubos; D: retirar 4 cubos.

Página 251

Medida do volume do paralelepípedo reto retângulo e do cubo

Analise o paralelepípedo reto retângulo (imagem A) e sua decomposição em cubos (imagem B), em que o volume de cada um deles mede 1   cm 3 .

A. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo. As dimensões são: 2 centímetros de altura; 3 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura.
B. Ilustração do mesmo paralelepípedo reto retângulo da ilustração anterior, agora formado por cubos de mesma dimensão, sendo 2 cubos na altura, 3 no comprimento e 2 na largura. Estão indicadas as medidas das dimensões do paralelepípedo: 2 centímetros de altura, 3 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura.

Podemos determinar a medida do volume desse paralelepípedo multiplicando a quantidade de cubos em cada camada pela quantidade de camadas.

Ilustração do mesmo paralelepípedo da ilustração anterior, agora dividido pelo meio, formando dois paralelepípedos com 6 cubos cada, sendo 3 cubos de comprimento e 2 de largura. Ao lado de cada paralelepípedo está escrito 'camada'.
Esquema com a equação: V igual a 3 vezes 2 vezes 2. Em 3 vezes 2 está indicado que corresponde a quantidade de cubos em cada camada. No número 2 no final da equação está indicado que ele corresponde a quantidade de camadas.

V = 1 2

Atenção!

Esse resultado equivale à medida do volume de 12 cubos, com 1   cm 3 cada um.

Portanto, a medida do volume desse paralelepípedo reto retângulo é 1 2   cm 3 .

Considere um paralelepípedo reto retângulo cujas dimensões medem c, l e h. A medida do volume V desse paralelepípedo é igual à medida da área da base multiplicada pela medida da altura.

Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo. As dimensões são: altura h, comprimento c e largura l.
Esquema com a equação: V igual a c vezes l vezes h. Em c vezes l está indicado que corresponde a medida da área da base. Na letra h está indicado que corresponde a medida da altura.

No caso apresentado, mostramos que a fórmula do volume do paralelepípedo reto retângulo é verdadeira quando a, b e c são números inteiros. Entretanto, essa fórmula também é válida quando as medidas não são números inteiros.

O cubo também é um paralelepípedo reto retângulo, cujas medidas das dimensões são iguais. Assim, a medida do volume V de um cubo em que o comprimento da aresta mede a é V = a 3 .

Página 252

Medida do volume de um prisma

Na imagem a seguir estão representadas duas folhas de papel de espessura de mesma medida, como se estivessem apoiadas sobre uma superfície plana. Uma delas tem o formato de um retângulo, e a outra, de um hexágono, ambas com a mesma medida de área.

Ilustração de duas folhas de papel, uma com formato de um retângulo e a outra de hexágono regular. Estão representadas como se estivessem em perspectiva.

Ao empilharmos certa quantidade das folhas de papel do formato retangular e empilharmos essa mesma quantidade de folhas de formato hexagonal, obteremos duas pilhas de papéis com formatos que lembram figuras geométricas espaciais, sendo um paralelepípedo reto retângulo e um prisma de base hexagonal. Logo, essas figuras geométricas espaciais têm a mesma medida de volume. Como ambas as folhas têm a mesma medida de espessura e a mesma medida de área, as pilhas têm a mesma medida de altura e bases com áreas de mesma medida.

Ilustração de duas pilhas de papéis, com a mesma altura, formadas pelos mesmos papéis da ilustração anterior. Há uma pilha que lembra um paralelepípedo reto retângulo, obtida com o papel retangular, e outra um prisma de base hexagonal, obtida com o papel hexagonal.

Como esses empilhamentos têm a mesma medida de volume, podemos obter a medida do volume do prisma de base hexagonal da mesma maneira que a medida do volume de um paralelepípedo reto retângulo, isto é, multiplicando a medida da área da base pela medida da altura.

Considere um prisma cuja medida da área da base é A b e da altura é h. A medida do volume V desse prisma é:

V = A b h

Essa relação é baseada no chamado princípio de Cavalieri, em homenagem ao matemático Bonaventura Cavalieri (1598-1647). O princípio de Cavalieri pode ser enunciado conforme apresentado na página seguinte.

Página 253

Princípio de Cavalieri: Sejam F 1 e F 2 figuras geométricas espaciais. Se qualquer plano horizontal secciona F 1 e F 2 segundo figuras planas com mesma medida de área, então a medida do volume de F 1 é igual à medida de volume de F 2 .

Questão 12. Ícone atividade oral. Junte-se a um colega e realizem uma pesquisa sobre a vida de Bonaventura Cavalieri. Depois, compartilhem com a turma os resultados que vocês obtiveram.

Atenção!

A pesquisa proposta na questão 12 pode ser feita em livros, revistas e sites. Mas cuidado! Devemos nos certificar de que as informações sejam pesquisadas em fontes atuais e confiáveis. Para encerrar, uma dica: confira as informações obtidas comparando-as com outras fontes.

Resposta nas orientações ao professor.

Agora, acompanhe como podemos calcular a medida do volume do prisma a seguir.

Ilustração de um prisma de base triangular. A altura do prisma tem medida 4,5 decímetros. A base do prisma é um triângulo retângulo de catetos medindo 4 decímetros e 3 decímetros.

Inicialmente, calculamos a medida da área da base ( A b ) do prisma, que é um triângulo retângulo.

A b = 4 3 2 = 6

Em seguida, calculamos a medida do volume.

V = A b h = 6 4 , 5 = 2 7

Portanto, o volume desse prisma mede 27   dm 3 .

Atividades

Faça as atividades no caderno.

26. Calcule no caderno a medida do volume do prisma indicado em cada item.

a) Paralelepípedo reto retângulo.

Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo. As dimensões são: 15 centímetros de altura, 18,5 centímetros de comprimento e 12 centímetros de largura.

b) Cubo.

Ilustração de um cubo. As 3 dimensões estão indicadas com 2,5 metros.

c) Prisma de base triangular.

Ilustração de um prisma de base triangular. A altura do prisma tem medida 4,5 decímetros. A base do prisma é um triângulo retângulo de catetos medindo 8 decímetros e 6 decímetros.

Respostas: a) 3 . 330   cm 3 ; b) 15 , 625   m 3 ; c) 108   dm 3 .

27. Ícone uso de instrumentos Utilizando uma calculadora, determine a medida do comprimento da aresta de um cubo cujo volume mede:

a) 125   cm 3 .

b) 343   m 3 .

c) 729   dm 3 .

d) 42 , 875   cm 3 .

Respostas: a) 5   cm ; b) 7   m ; c) 9   dm ; d) 3 , 5   cm .

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28. O empilhamento a seguir é formado por cubos cujo comprimento da aresta mede 1   dm .

Ilustração de uma pilha de cubos formada por 86 cubos.

Sabendo que não há cubos escondidos atrás do empilhamento, responda às questões.

a) Qual é a medida do volume desse empilhamento?

b) Quantos decímetros cúbicos faltam para que esse empilhamento tenha a mesma medida de volume de um paralelepípedo cujas dimensões medem 6   dm , 6   dm e 4   dm ?

Respostas: a) 85 cubos ou 85   dm 3 ; b) 59   dm 3 .

29. Ícone desafio. Na figura está representado um objeto feito de madeira que pode ser dividido em 6 cubos em que o volume de cada um deles mede 27   cm 3 .

Ilustração de uma pilha de cubos de madeira, formada por 6 cubos, sendo uma base com 4 cubos com 2 em cima, com a pilha lembrando o formato da letra L. Está indicado que cada cubo tem arestas medindo 3 centímetros e a altura da pilha e seu comprimento tem 6 centímetros.

Qual é a quantidade máxima de objetos iguais a esse que podem ser colocados dentro de uma caixa como a representada a seguir?

Atenção!

Dois desses objeto podem se encaixar formando um paralelepípedo reto retângulo.

Ilustração de uma caixa de papelão, em formato de paralelepípedo reto retângulo. Ela possui dimensões: 18 centímetros de altura; 45 centímetros de comprimento e 24 centímetros de largura.

Resposta: 120 objetos.

30. Efetue os cálculos no caderno e determine a medida do volume do objeto a seguir.

Atenção!

Este objeto pode ser decomposto em paralelepípedos retos retângulos e cubos.

Ilustração de uma figura, como se fosse formada pela junção de alguns paralelepípedos reto retângulos. Pode ser dividida em 3 partes, sendo a base um paralelepípedo reto retângulo de dimensões: 2 metros de altura, 3 metros de comprimento e 4 metros de largura. Acima dele há outro paralelepípedo reto retângulo de dimensões: 2 metros de altura, 3 metros de comprimento e 1 metro de largura, e acima desse paralelepípedo, há um cubo de arestas medindo 1 metro.

Resposta: 31   m 3 .

31. De acordo com as medidas indicadas nas figuras geométricas espaciais a seguir, determine a medida do volume de cada uma delas.

A. Ilustração de um prisma reto, cuja base é um trapézio retângulo. A altura do prisma tem medida 30 centímetros. O trapézio retângulo da base tem dimensões: altura de 30 centímetros; base menor 50 centímetros e base maior 122 centímetros.
B. Ilustração de um prisma reto de base triangular. A altura do prisma tem medida 40 centímetros. A base do prisma é formada por um triângulo com 45 centímetros de medida de altura. Essa altura divide o triângulo da base em dois triângulos retângulos: o primeiro tendo a altura de 45 centímetros e a base com 60 centímetros, e o outro com a altura de 45 centímetros e base de 100 centímetros.

Respostas: A. 77 . 400   cm 3 ; B. 144 . 000   cm 3 .

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32. Os recipientes A e B estão com certa quantidade de água.

A. Ilustração de um recipiente transparente em formato de paralelepípedo reto retângulo. Dentro do recipiente há água até a altura de medida 5 centímetros. A base do recipiente possui dimensões: 6 centímetros de comprimento e 6 centímetros de largura.
B. Ilustração de um recipiente transparente em formato de paralelepípedo reto retângulo. O recipiente possui dimensões: 7,5 centímetros de comprimento, 8 centímetros de largura e altura de 6 centímetros. No recipiente há água até a altura 3,9 centímetros.

a) Desconsiderando a medida da espessura do vidro e sabendo que 1   cm 3 equivale a 1   mL , quantos mililitros de água há em cada recipiente?

b) Para um experimento, despejou-se a água do recipiente A no recipiente B até enchê-lo. Qual é a medida do volume de água que sobrou no recipiente A? Qual é a medida da altura atingida pela água que sobrou no recipiente A?

Respostas: a) A: 180   mL ; B: 234   mL ; b) 54   cm 3 ; 1 , 5   cm .

33. Elabore um problema envolvendo o recipiente representado a seguir.

Ilustração de um recipiente transparente em formato de paralelepípedo reto retângulo. Dentro do recipiente há água até a altura de medida 20 centímetros. A base do recipiente possui dimensões: 40 centímetros de comprimento e 15 centímetros de largura.

Depois, peça a um colega que o resolva. Por fim, verifique se a resposta obtida por ele está correta.

Resposta pessoal.

34. Ícone desafio. Qual é a medida do volume mínimo de concreto necessário para transformar a escada representada em uma rampa, como mostra a figura?

Ilustração de uma escada de 6 degraus. Cada degrau possui as dimensões: 18 centímetros de altura, 60 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura. Há uma indicação com dois tracejados retos ligando os vértices superiores de cada degrau, do topo ao chão, dos dois lados da escada. Esse tracejado projeta no chão uma face retangular, de mesma dimensão da face superior dos degraus, tendo 30 centímetros de largura. A junção desse tracejado com a escada sugere uma rampa que possui o formato de um prisma reto cuja base é um triângulo retângulo, sendo essas bases as duas laterais da rampa.

Resposta: 97 . 200   cm 3 .

35. Ícone desafio. (Enem-2015) Uma fábrica de sorvetes utiliza embalagens plásticas no formato de paralelepípedo retangular reto. Internamente, a embalagem tem 10   cm de altura e base de 20   cm por 10   cm . No processo de confecção do sorvete, uma mistura é colocada na embalagem no estado líquido e, quando levada ao congelador, tem seu volume aumentado em 25%, ficando com consistência cremosa.

Inicialmente é colocada na embalagem uma mistura sabor chocolate com volume de 1 . 000   cm 3 , e, após essa mistura ficar cremosa, será adicionada uma mistura sabor morango, de modo que, ao final do processo de congelamento, a embalagem fique completamente preenchida com sorvete, sem transbordar.

O volume máximo, em cm 3 , da mistura sabor morango que deverá ser colocado na embalagem é

a) 450.

b) 500.

c) 600.

d) 750.

e) 1.000.

Resposta: Alternativa c.

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Medida do volume do cilindro

Partindo da mesma ideia do princípio de Cavalieri, assunto estudado anteriormente, vamos calcular a medida do volume de um cilindro. Para isso, considere duas folhas de papel do mesmo tipo e de espessura de mesma medida, como se estivessem apoiadas sobre uma superfície plana, uma com o formato de retângulo e a outra com o formato de círculo, ambas com a mesma medida de área.

Ilustração de duas folhas de papel, uma com formato de um retângulo e a outra de um círculo. Estão representadas como se estivessem em perspectiva.

Ao empilharmos a mesma quantidade dessas folhas de papel em formato de retângulos e de círculos, obtemos duas pilhas com a mesma medida de volume, cujos formatos lembram figuras geométricas espaciais, sendo um paralelepípedo reto retângulo e um cilindro.

Ilustração de duas pilhas de papéis, com a mesma altura, formadas pelos mesmos papéis da ilustração anterior. Há uma pilha que lembra um paralelepípedo reto retângulo, obtida com o papel retangular, e outra um cilindro, obtida com o papel circular.

Como esses empilhamentos têm a mesma medida de volume, podemos obter a medida do volume do cilindro da mesma maneira que a medida do volume do paralelepípedo reto retângulo, isto é, multiplicando a medida da área da base pela medida da altura.

Considere um cilindro cuja medida da área da base é A b e da altura é h. A medida do volume V desse cilindro é dada por:

V = A b h

Como a base do cilindro é um círculo, a medida da área da base é dada por A b = π r 2 , em que r é a medida do comprimento do raio da base do cilindro. Portanto, a medida do volume do cilindro é dada por:

V = π r 2 h

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Acompanhe, por exemplo, como calcular a medida do volume do cilindro a seguir utilizando essa fórmula e considerando π = 3 , 1 4 .

Ilustração de um cilindro. O cilindro possui altura de medida 12 centímetros. O raio da base tem medida 3 centímetros.

V = π r 2 h = 3 , 14 3 2 12 = 339 , 1 2

Portanto, o volume desse cilindro mede aproximadamente 339 , 12   cm 3 .

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Atenção!

Durante a realização das atividades desse tópico, considere π = 3 , 1 4 .

36. O empilhamento a seguir é formado por três cilindros.

Ilustração de um empilhamento com 3 cilindros alinhados pelo centro da base. O cilindro inferior tem altura de medida 5 metros e o diâmetro da base tem 26 metros de medida de comprimento. O cilindro do meio tem altura de medida 4 metros e o diâmetro da base tem 15 metros de medida de comprimento. O cilindro do topo tem altura de medida 6 metros e o diâmetro da base tem 6 metros de medida de comprimento.

Efetue os cálculos no caderno e determine a medida do volume desse empilhamento.

Resposta: Aproximadamente 3 . 529 , 36   m 3 .

37. As medidas de capacidade são usadas, em geral, para indicar a quantidade de líquido ou gás que pode ser colocado em um recipiente, isto é, a capacidade de um recipiente é igual a seu volume interno. Uma unidade de medida de capacidade muito utilizada o litro ( L ), o qual não faz parte das unidades do SI, porém é aceito e usado no cotidiano.

Um submúltiplo do litro, que também é muito utilizado no cotidiano, é o mililitro ( m L ).

1   L = 1 . 000   mL

Podemos relacionar as unidades de medida de volume e de capacidade. Por exemplo, um recipiente cujo volume interno mede 1   dm 3 tem medida de capacidade igual a 1   L , isto é, 1   dm 3 = 1   L .

Qual é a medida da capacidade aproximada de um recipiente de forma cilíndrica, em litros, cujo raio interno da base mede 7   d m e a altura, 12 , 8   d m ?

Resposta: Aproximadamente 1 . 969 , 4   L .

38. Uma fábrica produz peças de ferro. Na figura está representada uma peça na forma de paralelepípedo reto retângulo produzida por essa fábrica. No centro da peça há uma abertura de forma cilíndrica, cujo diâmetro mede 2   cm .

Ilustração de uma peça de ferro. A peça tem um formato de um paralelepípedo reto retângulo com um furo cilíndrico em seu centro. A peça tem dimensões: 0,5 centímetro de altura; 5 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura.

Qual é a medida do volume aproximado dessa peça, em centímetros cúbicos?

Resposta: Aproximadamente 10 , 93   cm 3 .

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39. Um objeto foi colocado em um recipiente cilíndrico, conforme apresentado a seguir. Na imagem, estão indicadas medidas internas do recipiente.

1º. Ilustração de um recipiente transparente com formato cilíndrico, com água dentro. O recipiente possui altura de medida 8 decímetros e o diâmetro da base tem 4 decímetros de medida de comprimento. Há água até a altura 4,5 decímetros.
2º. Ilustração do mesmo recipiente transparente de formato cilíndrico da imagem anterior, tendo em seu interior, água e um objeto em forma de prisma de base pentagonal. A altura da água está indicada com a medida 7,2 decímetros.

a) Qual é a medida da capacidade aproximada do recipiente, em litros?

b) Aproximadamente quantos litros de água há no recipiente?

c) Qual é a medida do volume do objeto que foi colocado no recipiente, em decímetros cúbicos?

Respostas: a) Aproximadamente 100 , 48   L ; b) Aproximadamente 56 , 52   L ; c) Aproximadamente 33 , 912   dm 3 .

40. Elabore um problema envolvendo o reservatório representado a seguir, cujo formato é cilíndrico.

Ilustração de um reservatório de formato cilíndrico. Sua altura mede 5 metros e o diâmetro da face circular 3,6 metros.

Depois, peça a um colega que o resolva. Por fim, verifique se a resposta obtida por ele está correta.

Resposta pessoal.

41. Uma caixa-d'água de formato cúbico, cujo comprimento das arestas mede 1   m , estava completamente cheia. Sabendo que foram retirados 120   L de água dessa caixa, quantos centímetros o nível da água baixou?

Resposta: 12   cm .

42. Lucas tem a jarra a seguir, de formato cilíndrico. Ele vai despejar o líquido dela nos 2 recipientes A e B, que têm formato de um cilindro e de um paralelepípedo reto retângulo.

Ilustração de uma jarra transparente de formato cilíndrico, com um líquido dentro. O líquido tem 22 centímetros de altura. O raio da base circular da jarra tem 7 centímetros de medida de comprimento.
A. Ilustração de um recipiente com formato cilíndrico. O recipiente possui altura de medida 18 centímetros e o raio da base tem 4 centímetros de medida de comprimento.
B. Ilustração de um recipiente com formato de um paralelepípedo reto retângulo. Ele possui as dimensões: altura de 20 centímetros, comprimento de 12 centímetros e largura de 10 centímetros.

Sabendo que as medidas indicadas são internas, calcule no caderno a medida da capacidade de cada recipiente, em mililitros, e verifique se o líquido da jarra será suficiente para encher todos eles. Se não for, calcule quantos mililitros vão faltar.

Respostas: Recipiente A: aproximadamente 904,32   mL ; recipiente B: 2 . 400   mL ; o líquido será suficiente.

43. Em um recipiente com formato cilíndrico, podem ser colocados, no máximo, 900   mL de água. Sabendo que o diâmetro interno da base desse recipiente mede 11   cm , calcule no caderno a medida da altura interna aproximada desse recipiente.

Resposta: Aproximadamente 52 , 11   cm .

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. A estrela de Barnard está entre as mais próximas da Terra, com medida de distância média de aproximadamente 5,98 anos-luz, ou seja, a luz emitida por essa estrela viaja 5,98 anos até ser vista por um observador na superfície da Terra. Em uma folha de papel avulsa, escreva, em quilômetros e em unidades astronômicas, a medida da distância média entre a estrela de Barnard e a superfície terrestre.

Respostas: Aproximadamente 5 , 65 708 1 0 1 3   km ; Aproximadamente 3 , 78 1 0 5   UA .

2. A estrela Sirius é a mais brilhante do céu noturno visível a olho nu e pode ser vista de qualquer ponto da superfície terrestre. É a principal estrela da constelação Cão Maior e tem como vizinha mais próxima a estrela Prócion. A medida de distância média aproximada entre elas é 337 . 443   UA . Escreva em uma folha de papel avulsa essa medida em anos-luz.

Resposta: Aproximadamente 5 , 34   A L .

3. A medida da espessura de cada flagelo da bactéria H. pylori mede aproximadamente 0 , 0 000 000 025   m . Em uma folha de papel avulsa, escreva essa medida em:

micrômetro.

centímetro.

Respostas: 2 , 5 1 0 3   μ m ; 2 , 5 1 0 7   cm .

4. O HD-DVD é um disco semelhante a um DVD com capacidade de armazenamento maior e que permite a gravação de conteúdo de alta definição.

a) Quantos DVDs de 4 , 7   GB são necessários para armazenar a mesma quantidade de informações que é possível armazenar em um HD-DVD de 15   GB ?

b) Quantos CDs de 700   MB são necessários para armazenar a mesma quantidade de informações que o HD-DVD de 15   GB ?

Respostas: a) 4 DVDs; b) 22 CDs.

5. A diferença entre as frequências de processamento de dados entre dois smartphones é 400   M H z . Sabendo que o processador de um deles é 1 , 8   G H z , determine a medida do processador do outro smartphone.

Resposta: 2 , 2   G H z ou 1 , 4   G H z .

6. Rogério levou 2 minutos e meio para baixar um arquivo em seu computador. Sabendo que a taxa de transferência de dados da sua rede é 60   M b p s , determine a quantidade máxima de dados desse arquivo em M B .

Resposta: 1 . 125   MB .

7. Qual é a medida de tempo mínima necessária, em minutos, para transferir um arquivo de 105   MB em uma conexão de 56   kb/s ?

Resposta: 256 minutos.

8. A peça roxa de formato cilíndrico foi colocada no interior do recipiente transparente, também de formato cilíndrico, representado a seguir. Depois, o recipiente foi cheio completamente com água.

Ilustração de dois cilindros lado a lado, apoiados em uma superfície. Um dos cilindros representa uma peça roxa e tem as dimensões: 14 centímetros de altura e o diâmetro da base medindo 6 centímetros de comprimento. O outro cilindro representa um recipiente transparente, de dimensões: 24 centímetros de altura e o diâmetro da base medindo 16 centímetros de comprimento.

Sabendo que no recipiente estão indicadas suas medidas internas, determine quantos centímetros cúbicos de água foram colocados nele.

Resposta: Aproximadamente 4 . 427 , 4   cm 3 .

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9. A peça a seguir é composta por um prisma cuja base é um hexágono regular e um cilindro. Partindo dessa peça, será construído um parafuso sextavado. Calcule em uma folha de papel avulsa a medida do volume dela.

Atenção!

Um hexágono regular pode ser decomposto em seis triângulos equiláteros congruentes. Utilize 3 = 1 , 7 .

Ilustração de uma peça que lembra um parafuso. A peça consiste em um cilindro de 6 centímetros de medida de altura e diâmetro da face circular com 2 centímetros de medida de comprimento, ligado a um prisma de base hexagonal, que possui medida de 1 centímetro de altura e o hexágono regular da base com a lateral medindo 2 centímetros de comprimento.
Peça.
Ilustração de um parafuso, formado pela mesma peça da ilustração anterior. Agora no cilindro há as espirais que caracterizam um parafuso.
Parafuso sextavado.

Resposta: 29 , 04   cm 3 .

10. Em certo paralelepípedo reto retângulo, foi feito um furo com formato cilíndrico, como mostra a imagem.

Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com um furo que o atravessa, em formato cilíndrico. O paralelepípedo tem dimensões: altura de 25 centímetros, comprimento de 15 centímetros e largura de 12 centímetros. O furo cilíndrico tem a mesma altura do paralelepípedo, sendo 25 centímetros, e a base do cilindro tem um diâmetro de 6 centímetros de medida de comprimento.

De acordo com as medidas indicadas, determine a medida do volume da peça obtida.

Resposta: Aproximadamente 3 . 793 , 5   cm 3 .

11. Calcule em uma folha de papel avulsa a medida da capacidade de processamento, em ciclos por segundo, dos processadores dos smartphones indicados na atividade 5 da página anterior.

Resposta: Processador de 1 , 8   GHz 1 . 800 . 000 . 000 por segundo; processador de 2 , 2   GHz 2 . 200 . 000 . 000 por segundo; ou processador de 1 , 8   GHz 1 . 800 . 000 . 000 por segundo; processador de 1 , 4   GHz 1 . 400 . 000 . 000 por segundo.

12. Calcule em uma folha de papel avulsa a medida do volume da figura geométrica a seguir.

Ilustração de um prisma de base triangular. O prisma tem uma altura de medida 50 centímetros. A base é formada por um triângulo retângulo de altura 30 centímetros e base 30 centímetros, que são os catetos. Está indicado um tracejado, de modo que esse prisma seja metade de um paralelepípedo reto retângulo, cuja base é um quadrado de lado medindo 30 centímetros.

Resposta: 22 . 500   cm 3 .

13. Na fabricação de certa peça, uma marcenaria utiliza paralelepípedos retos retângulos de madeira como o representado a seguir.

Ilustração de uma peça de madeira com formato de um paralelepípedo reto retângulo. A peça possui dimensões: altura de 12 centímetros, largura de 12 centímetros e comprimento de 30 centímetros.

Após torneá-la e dar acabamento, a peça obtida fica com a seguinte forma:

Ilustração de uma peça de madeira composta por 3 cilindros de larguras diferentes, ligados pelas fases circulares e alinhados pelo centro.
Peça.
Ilustração da mesma peça de madeira anterior, em visão lateral. Estão indicadas as medidas das dimensões, sendo: primeiro cilindro: altura 10 centímetros e diâmetro da base 8 centímetros; segundo cilindro: altura 5 centímetros e diâmetro da base 12 centímetros; terceiro cilindro: altura 15 centímetros e diâmetro da base 6 centímetros.
Vista lateral da peça.

Quantos centímetros cúbicos de madeira foram retirados do paralelepípedo até obter essa peça?

Resposta: Aproximadamente 2 . 828 , 5   cm 3 .