O que você já sabe? – p. 6
- 1. Povos e culturas – p. 8
1 – O processo de sedentarização – p. 10
Mudanças na relação com a natureza – p. 10
Povo, cultura e diversidade – p. 11
Atividades – p. 12
Cidadão do mundo: O modo de vida dos beduínos – p. 14
2 – Natureza e religiões na Antiguidade – p. 16
3 – A diversidade religiosa – p. 18
Atividades – p. 21
4 – O que é um Estado? – p. 23
O papel do Estado na atualidade – p. 25
A organização do Estado no Brasil – p. 26
Arte e História: A arte de Oscar Niemeyer em Brasília – p. 27
Atividades – p. 28
O que você estudou? – p. 29
- 2. Cidadania e direitos humanos – p. 30
1 – O que é cidadania? – p. 32
Quem é cidadão? – p. 35
Atividades – p. 36
Para saber fazer: Eleição na escola – p. 38
2 – A noção de cidadania na Antiguidade – p. 40
A democracia ateniense – p. 40
A cidadania em Atenas – p. 41
Atividades – p. 42
Arte e História: A arquitetura na Grécia antiga – p. 43
3 – Mudanças na noção de cidadania – p. 44
A Constituição dos Estados Unidos – p. 44
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – p. 45
Cidadão do mundo: A conquista do voto feminino – p. 46
Atividades – p. 50
4 – Cidadania e Constituição – p. 51
A Constituição Cidadã – p. 54
Atividades – p. 55
A luta continua… – p. 56
Atividades – p. 59
O que você estudou? – p. 61
- 3. Os registros da História – p. 62
1 – Qual a importância do estudo do passado? – p. 64
O trabalho dos historiadores – p. 65
A construção do conhecimento histórico – p. 66
Atividades – p. 67
2 – O tempo – p. 69
A linha do tempo – p. 70
3 – Diferentes tipos de calendários – p. 72
Calendário gregoriano – p. 72
Calendários indígenas – p. 73
A percepção do tempo nas sociedades tradicionais africanas – p. 74
Calendário chinês – p. 75
Calendário islâmico – p. 75
Atividades – p. 76
4 – Preservando a memória – p. 77
A tradição oral – p. 78
Atividades – p. 79
Cidadão do mundo: Os griôs e a tradição oral – p. 80
Para saber fazer: Contação de história – p. 82
Atividades – p. 84
5 – O surgimento da escrita – p. 86
A escrita cuneiforme – p. 86
Os hieróglifos egípcios – p. 87
Os ideogramas chineses – p. 88
Atividades – p. 89
A criação do alfabeto – p. 90
Arte e História: A escrita maia – p. 92
Atividades – p. 93
Escrita e poder – p. 95
Atividades – p. 98
O que você estudou? – p. 99
- 4. Patrimônios da humanidade – p. 100
1 – O que são patrimônios? – p. 102
A Unesco – p. 102
Proteção do Patrimônio Mundial – p. 103
Patrimônio Cultural Imaterial – p. 103
2 – Patrimônio Mundial – p. 104
Atividades – p. 105
Alguns patrimônios culturais pelo mundo – p. 108
Cidadão do mundo: Patrimônio Mundial em Perigo – p. 110
Atividades – p. 112
3 – Patrimônio Mundial no Brasil – p. 114
Patrimônio Mundial Natural no Brasil – p. 114
Patrimônio Mundial Cultural no Brasil – p. 115
Arte e História: A arte de Aleijadinho – p. 116
Atividades – p. 118
Sítio arqueológico Cais do Valongo – p. 120
Atividades – p. 122
O que você estudou? – p. 123
O que você já aprendeu? – p. 124
Para saber mais – p. 126
Referências bibliográficas comentadas – p. 128
Ocultar Texto
Compartilhar: