Pitanguá Mais – História
Código da Coleção: 0038P230102000040
Proposta pedagógica
- Trabalha com recursos atuais e atrativos, tornando a aprendizagem mais significativa e eficiente.
- Possibilita ao professor acompanhar a aprendizagem de maneira mais direcionada, por meio de diferentes estratégias avaliativas.
- Contribui com a formação de cidadãos engajados, preocupados com a realidade social e dispostos a agir para melhorar a sociedade em que vivem.
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
O QUE VOCÊ JÁ SABE? – p. 6
- 1. EU ESTOU CRESCENDO! – p. 8
1 – EU SOU ASSIM – p. 10
ATIVIDADES – p. 11
CIDADÃO DO MUNDO: AS CRIANÇAS DO BRASIL – p. 12
2 – MUDANÇAS NO CORPO – p. 14
3 – AS FASES DA VIDA – p. 16
ATIVIDADES – p. 17
PARA SABER FAZER: LINHA DO TEMPO – p. 20
CIDADÃO DO MUNDO: HÁBITOS COTIDIANOS EM TODAS AS FASES DA VIDA – p. 22
ATIVIDADES – p. 24
ARTE E HISTÓRIA: REPRESENTAÇÃO DAS FASES DA VIDA – p. 26
ATIVIDADES – p. 28
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 29
- 2. VIDA EM FAMÍLIA E NA COMUNIDADE – p. 30
1 – MINHA FAMÍLIA É ASSIM… – p. 32
ATIVIDADES – p. 33
2 – AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES – p. 34
ATIVIDADES – p. 37
PARA SABER FAZER: EXPOSIÇÃO DE CARTAZES – p. 38
3 – RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE – p. 40
ATIVIDADES – p. 42
4 – CONVIVÊNCIA FAMILIAR – p. 44
CIDADÃO DO MUNDO: A DIVISÃO DAS TAREFAS DOMÉSTICAS – p. 46
5 – CONVIVÊNCIA NA COMUNIDADE – p. 48
ATIVIDADES – p. 49
ARTE E HISTÓRIA: UMA FAMÍLIA MUITO ANTIGA – p. 50
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 51
- 3. CONVIVÊNCIA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE – p. 52
1 – OS DIFERENTES AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA – p. 54
ATIVIDADES – p. 55
2 – MINHA ESCOLA É ASSIM… – p. 56
ATIVIDADES – p. 57
OS AMBIENTES DA ESCOLA – p. 58
CIDADÃO DO MUNDO: DIFERENTES MODOS DE IR À ESCOLA – p. 60
QUEM TRABALHA NA ESCOLA? – p. 62
ATIVIDADES – p. 64
CIDADÃO DO MUNDO: OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – p. 66
ATIVIDADES – p. 68
3 – VIVENDO EM COMUNIDADE – p. 70
ARTE E HISTÓRIA: ARTE NA COMUNIDADE – p. 72
4 – FESTAS E COMEMORAÇÕES – p. 73
CARNAVAL – p. 75
ATIVIDADES – p. 76
CIDADÃO DO MUNDO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – p. 77
FESTAS JUNINAS – p. 78
ATIVIDADES – p. 79
O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – p. 80
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 81
- 4. JOGOS E BRINCADEIRAS – p. 82
1 – MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA É… – p. 84
ATIVIDADES – p. 86
2 – BRINCADEIRAS INDÍGENAS – p. 88
ATIVIDADES – p. 89
CIDADÃO DO MUNDO: BRINQUEDOS PELO MUNDO – p. 90
3 – BRINCADEIRAS DE ONTEM E DE HOJE – p. 92
ATIVIDADES – p. 96
CIDADÃO DO MUNDO: BRINCAR FAZ BEM À SAÚDE – p. 98
4 – BRINCADEIRAS DA ANTIGUIDADE – p. 100
ATIVIDADES – p. 103
ARTE E HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES DE BRINCADEIRAS NA ARTE – p. 104
5 – REGRAS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS – p. 106
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 107
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? – p. 108
PARA SABER MAIS – p. 110
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 112
O QUE VOCÊ JÁ SABE? – p. 6
- 1. VIDA DE CRIANÇA – p. 8
1 – NÓS, AS CRIANÇAS ……………………………..10
ATIVIDADES – p. 11
2 – HISTÓRIAS DE HOJE E DO PASSADO …………………………………………………12
CIDADÃO DO MUNDO: VALORIZAÇÃO DO IDOSO ………………..14
3 – TODOS TEMOS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS…………………………………………………..16
ATIVIDADES – p. 18
4 – TODOS TEMOS GOSTOS E PREFERÊNCIAS …………………………………………..20
ATIVIDADES – p. 22
ARTE E HISTÓRIA: ARTE NAÏF …………………………………………………………24
5 – TODO NOME TEM UMA HISTÓRIA …………………………………………..26
ATIVIDADES – p. 28
O QUE VOCÊ ESTUDOU? …………………….29
- 2. TEMPO E COTIDIANO – p. 30
1 – O TEMPO ……………………………………………………………..32
2 – O TEMPO E O CALENDÁRIO ….34
OS PRIMEIROS CALENDÁRIOS…………….35
O CALENDÁRIO ATUAL ……………………………….36
ATIVIDADES – p. 37
O CALENDÁRIO DO XINGU ……………………38
3 – O TEMPO E O RELÓGIO ………………..40
ATIVIDADES – p. 43
PARA SABER FAZER: RELÓGIO DE SOL ……………………………………….44
4 – O DIA A DIA DAS CRIANÇAS ……..46
ATIVIDADES – p. 48
CIDADÃO DO MUNDO: O COTIDIANO NAS ESCOLAS DO JAPÃO ………………………………………………………….50
5 – LINHA DO TEMPO DA VIDA ……52
ATIVIDADES – p. 54
6 – TEMPO E HISTÓRIA DE VIDA ……………………………………………………………………………56
ATIVIDADES – p. 58
7 – DOCUMENTOS PESSOAIS …………..60
ATIVIDADES – p. 61
OUTROS DOCUMENTOS PESSOAIS …………………………………………………………………..62
ARTE E HISTÓRIA: RELÓGIOS DE SOL E PATRIMÔNIO CULTURAL …………………..64
O QUE VOCÊ ESTUDOU? …………………….65
- 3. AS FAMÍLIAS TÊM HISTÓRIAS – p. 66
1 – A HISTÓRIA DA FAMÍLIA………………68
ATIVIDADES – p. 72
2 – AS FUNÇÕES DOS DOCUMENTOS …………………………………………..74
3 – DOCUMENTOS PESSOAIS ANTIGOS …………………………..76
ATIVIDADES – p. 77
PARA SABER FAZER: LIVRO DE MEMÓRIAS DA FAMÍLIA ……………………………………………………….78
4 – O COTIDIANO DA FAMÍLIA ………80
ATIVIDADES – p. 82
5 – O COTIDIANO DA FAMÍLIA NO PASSADO …………………………………………………83
CIDADÃO DO MUNDO: A HISTÓRIA DE UMA GRANDE FAMÍLIA ………………………………………84
ARTE E HISTÓRIA: RETRATOS DE FAMÍLIA ………………………86
O QUE VOCÊ ESTUDOU? …………………….87
- 4. A VIDA NA COMUNIDADE – p. 88
1 – O QUE É COMUNIDADE? ……………..90
ARTE E HISTÓRIA: ARTE NA FAVELA ………………………………………93
ATIVIDADES – p. 94
2 – O TRABALHO NA COMUNIDADE ESCOLAR …………….96
ATIVIDADES – p. 97
3 – TRABALHO E RECURSOS NATURAIS …………………………………………………………..98
ATIVIDADES – p. 99
4 – IMPACTOS DA EXTRAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS ……….100
CIDADÃO DO MUNDO: A COMUNIDADE UNIDA PARA RESOLVER PROBLEMAS …………………102
ATIVIDADES – p. 106
O QUE VOCÊ ESTUDOU? …………………107
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? – p. 108
PARA SABER MAIS – p. 110
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 112
O que você já sabe? – p. 6
- 1. O lugar em que vivemos – p. 8
1 – As ruas da cidade – p. 10
Cidadão do mundo: O lixo nas ruas – p. 12
Atividades – p. 14
2 – A convivência na rua – p. 16
Atividades – p. 17
3 – Festas e comemorações – p. 18
Atividades – p. 21
4 – As ruas são modificadas – p. 22
Arte e História: Arte de rua e grafite – p. 24
Atividades – p. 26
5 – Nomes de ruas – p. 28
A escolha dos nomes das ruas – p. 29
Atividades – p. 30
Cidadão do mundo: Vivendo nas ruas – p. 32
Atividades – p. 34
O que você estudou? – p. 35
- 2. A vida no município – p. 36
1 – O que é um município? – p. 38
Atividades – p. 39
2 – Os bairros urbanos – p. 40
3 – Os espaços públicos e domésticos e as áreas de conservação – p. 42
Áreas de conservação ambiental – p. 44
Atividades – p. 45
Os poderes públicos – p. 46
Atividades – p. 47
Cidadão do mundo: Cuidando do espaço público – p. 50
Para saber fazer: Revitalização do espaço público – p. 52
4 – O bairro tem história – p. 54
Atividades – p. 56
5 – A vida no bairro em outros tempos – p. 58
As pavimentações – p. 59
A iluminação – p. 60
Atividades – p. 61
6 – Modo de vida no campo – p. 62
Atividades – p. 64
Arte e História: Paisagens urbanas e paisagens rurais na arte – p. 66
7 – Comunidades quilombolas – p. 68
Atividades – p. 71
O que você estudou? – p. 73
- 3. O trabalho no município – p. 74
1 – O trabalho das pessoas em nosso dia a dia – p. 76
2 – Trabalhadores do passado e do presente – p. 79
Arte e História: Representação de trabalhadores na pintura – p. 81
Profissões da atualidade – p. 82
Atividades – p. 83
3 – O trabalho das pessoas no campo – p. 84
Cidadão do mundo: O uso da tecnologia no campo – p. 86
Atividades – p. 88
O que você estudou? – p. 89
- 4. História e patrimônios do município – p. 90
1 – A formação dos municípios – p. 92
A formação do município de Goiânia – p. 93
Os primeiros habitantes da região – p. 93
Migrantes em Goiânia – p. 94
Atividades – p. 95
Para saber fazer: Estudo sobre o município – p. 96
2 – Os patrimônios culturais – p. 98
Atividades – p. 101
Cidadão do mundo: Os marcos de memória – p. 102
Arte e História: Patrimônio e cultura afro-brasileira – p. 104
Atividades – p. 106
O que você estudou? – p. 107
O que você já aprendeu? – p. 108
Para saber mais – p. 110
Referências bibliográficas comentadas – p. 112
O que você já sabe? – p. 6
- 1. A humanidade tem história – p. 8
1 – O que é história? – p. 10
Conhecendo o passado – p. 10
Atividades – p. 13
Outras fontes históricas – p. 14
Transformações e permanências – p. 16
Atividades – p. 17
2 – O surgimento da espécie humana – p. 21
As populações nômades – p. 21
Atividades – p. 22
3 – O processo de sedentarização – p. 24
As primeiras aldeias e cidades – p. 26
Atividades – p. 27
Cidadão do mundo: A invenção do comércio – p. 28
Arte e História: Os registros rupestres – p. 30
O que você estudou? – p. 31
- 2. Indígenas, portugueses e africanos – p. 32
1 – Brasil, 500 anos? – p. 34
2 – Os primeiros habitantes da América – p. 36
3 – As Grandes Navegações – p. 38
Atividades – p. 39
Cidadão do mundo: O desenvolvimento das técnicas de navegação – p. 40
O deslocamento de pessoas e de mercadorias – p. 42
Atividades – p. 46
4 – A África e sua diversidade – p. 47
Atividades – p. 49
5 – Da África para o Brasil – p. 50
O Brasil e os afro-brasileiros – p. 51
Atividades – p. 55
6 – A luta dos africanos e de seus descendentes – p. 56
Atividades – p. 59
Cidadão do mundo: Brasil: uma mistura de culturas! – p. 60
Para saber fazer: Exposição cultural – p. 62
Arte e História: Máscaras africanas – p. 64
O que você estudou? – p. 65
- 3. Gente de diferentes lugares – p. 66
1 – De um lugar para o outro – p. 68
2 – A chegada dos imigrantes – p. 69
Atividades – p. 72
3 – A vida nas fazendas de café e nas cidades – p. 73
Atividades – p. 75
Os imigrantes nas cidades – p. 76
Atividades – p. 79
4 – A imigração nas diversas regiões do Brasil – p. 80
Atividades – p. 83
A imigração para o Brasil na atualidade – p. 84
Imigrantes ilegais – p. 85
Cidadão do mundo: Refugiados no Brasil – p. 86
Atividades – p. 89
5 – Em busca de uma vida melhor – p. 90
A migração de nordestinos e a extração do látex – p. 92
Os nordestinos e a construção de Brasília – p. 93
Cidadão do mundo: Conservando a Amazônia – p. 94
Atividades – p. 96
Um vai e vem de gente – p. 98
Atividades – p. 99
Arte e História: O artesanato do Nordeste – p. 102
Atividades – p. 104
O que você estudou? – p. 105
- 4. Meios de comunicação: integrações e exclusões – p. 106
1 – As pessoas sempre se comunicaram – p. 108
A tradição oral – p. 108
A comunicação por meio de gestos – p. 109
Atividades – p. 110
O surgimento da escrita – p. 111
Atividades – p. .112
2 – Transformações nos meios de comunicação – p. 113
Internet e tecnologias digitais de informação e comunicação – p. 116
Atividades – p. .117
Para saber fazer: Blog da turma – p. 118
Cidadão do mundo: A exclusão digital – p. 120
Arte e História: Charges sobre os meios de comunicação – p. 122
O que você estudou? – p. 123
O que você já aprendeu? – p. 124
Para saber mais – p. 126
Referências bibliográficas comentadas – p. 128
O que você já sabe? – p. 6
- 1. Povos e culturas – p. 8
1 – O processo de sedentarização – p. 10
Mudanças na relação com a natureza – p. 10
Povo, cultura e diversidade – p. 11
Atividades – p. 12
Cidadão do mundo: O modo de vida dos beduínos – p. 14
2 – Natureza e religiões na Antiguidade – p. 16
3 – A diversidade religiosa – p. 18
Atividades – p. 21
4 – O que é um Estado? – p. 23
O papel do Estado na atualidade – p. 25
A organização do Estado no Brasil – p. 26
Arte e História: A arte de Oscar Niemeyer em Brasília – p. 27
Atividades – p. 28
O que você estudou? – p. 29
- 2. Cidadania e direitos humanos – p. 30
1 – O que é cidadania? – p. 32
Quem é cidadão? – p. 35
Atividades – p. 36
Para saber fazer: Eleição na escola – p. 38
2 – A noção de cidadania na Antiguidade – p. 40
A democracia ateniense – p. 40
A cidadania em Atenas – p. 41
Atividades – p. 42
Arte e História: A arquitetura na Grécia antiga – p. 43
3 – Mudanças na noção de cidadania – p. 44
A Constituição dos Estados Unidos – p. 44
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – p. 45
Cidadão do mundo: A conquista do voto feminino – p. 46
Atividades – p. 50
4 – Cidadania e Constituição – p. 51
A Constituição Cidadã – p. 54
Atividades – p. 55
A luta continua… – p. 56
Atividades – p. 59
O que você estudou? – p. 61
- 3. Os registros da História – p. 62
1 – Qual a importância do estudo do passado? – p. 64
O trabalho dos historiadores – p. 65
A construção do conhecimento histórico – p. 66
Atividades – p. 67
2 – O tempo – p. 69
A linha do tempo – p. 70
3 – Diferentes tipos de calendários – p. 72
Calendário gregoriano – p. 72
Calendários indígenas – p. 73
A percepção do tempo nas sociedades tradicionais africanas – p. 74
Calendário chinês – p. 75
Calendário islâmico – p. 75
Atividades – p. 76
4 – Preservando a memória – p. 77
A tradição oral – p. 78
Atividades – p. 79
Cidadão do mundo: Os griôs e a tradição oral – p. 80
Para saber fazer: Contação de história – p. 82
Atividades – p. 84
5 – O surgimento da escrita – p. 86
A escrita cuneiforme – p. 86
Os hieróglifos egípcios – p. 87
Os ideogramas chineses – p. 88
Atividades – p. 89
A criação do alfabeto – p. 90
Arte e História: A escrita maia – p. 92
Atividades – p. 93
Escrita e poder – p. 95
Atividades – p. 98
O que você estudou? – p. 99
- 4. Patrimônios da humanidade – p. 100
1 – O que são patrimônios? – p. 102
A Unesco – p. 102
Proteção do Patrimônio Mundial – p. 103
Patrimônio Cultural Imaterial – p. 103
2 – Patrimônio Mundial – p. 104
Atividades – p. 105
Alguns patrimônios culturais pelo mundo – p. 108
Cidadão do mundo: Patrimônio Mundial em Perigo – p. 110
Atividades – p. 112
3 – Patrimônio Mundial no Brasil – p. 114
Patrimônio Mundial Natural no Brasil – p. 114
Patrimônio Mundial Cultural no Brasil – p. 115
Arte e História: A arte de Aleijadinho – p. 116
Atividades – p. 118
Sítio arqueológico Cais do Valongo – p. 120
Atividades – p. 122
O que você estudou? – p. 123
O que você já aprendeu? – p. 124
Para saber mais – p. 126
Referências bibliográficas comentadas – p. 128
Compartilhar: