Buriti Mais – História

Código da Coleção: 0037P230102000040
Proposta pedagógica
  • Explora o trabalho com a educação em valores e temas contemporâneos, incentivando atitudes que possibilitem a convivência e o respeito.
  • Traça paralelos entre épocas, comparando eventos e costumes do passado com os do presente.
  • Trabalha a alfabetização e a literacia ao longo de toda a coleção, com textos expositivos, narrativas e fontes históricas escritas, reforçando a importância de ler, compreender e produzir textos em todas as disciplinas.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

PARA COMEÇAR – p. 8 

UNIDADE 1 – QUEM SOU EU – p. 12 

CAPÍTULO 1. EU SOU ASSIM – p. 14 

CAPÍTULO 2. A HISTÓRIA DE CADA UM – p. 18     

O MUNDO QUE QUEREMOS: O DIREITO AO NOME – p. 22 

CAPÍTULO 3. A CADA DIA UMA NOVA HISTÓRIA – p. 24 

CAPÍTULO 4. TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA – p. 28     

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 32 

 

UNIDADE 2 – A VIDA FAMILIAR – p. 36 

CAPÍTULO 1. MINHA FAMÍLIA – p. 38 

CAPÍTULO 2. MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA – p. 42     

O MUNDO QUE QUEREMOS: FAMÍLIA É FAMÍLIA – p. 46 

CAPÍTULO 3. TODA FAMÍLIA TEM UMA HISTÓRIA – p. 48     

ATIVIDADE DIVERTIDA – p. 52 

CAPÍTULO 4. CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA – p. 54     

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 58 

 

UNIDADE 3 – A ESCOLA – p. 62 

CAPÍTULO 1. UM LUGAR DE APRENDER – p. 64 

CAPÍTULO 2. QUEM CONVIVE NA ESCOLA? – p. 68     

O MUNDO QUE QUEREMOS: MUITOS JEITOS DE APRENDER – p. 72 

CAPÍTULO 3. A ESCOLA NO PASSADO – p. 74     

ATIVIDADE DIVERTIDA – p. 78 

CAPÍTULO 4. DA CASA À ESCOLA – p. 80     

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 84 

 

UNIDADE 4 – BRINCADEIRAS E FESTAS – p. 88 

CAPÍTULO 1. BRINCAR JUNTOS – p. 90 

CAPÍTULO 2. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO PASSADO – p. 94     

O MUNDO QUE QUEREMOS: INFÂNCIA EM OUTROS TEMPOS – p. 98 

CAPÍTULO 3. BRINQUEDOS DO BRASIL – p. 100 

CAPÍTULO 4. COMEMORAÇÕES – p. 104     

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 108 

 

PARA TERMINAR – p. 112 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 116 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – A passagem do tempo – p. 12 

Capítulo 1. O tempo dos relógios – p. 14 

Para ler e escrever melhor – p. 18 

Capítulo 2. Noções de tempo – p. 20 

O mundo que queremos: Entre o passado e o futuro – p. 24 

Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar – p. 26 

Como as pessoas faziam para… Medir a passagem do tempo – p. 30 

Capítulo 4. Presente, passado e futuro – p. 32 

O que você aprendeu – p. 36 

 

UNIDADE 2 – A vida em comunidade – p. 40 

Capítulo 1. Harmonia na convivência – p. 42 

Para ler e escrever melhor – p. 46 

Capítulo 2. Viver em grupo – p. 48 

O mundo que queremos: Comunidades indígenas – p. 52 

Capítulo 3. A rua tem história – p. 54 

Como as pessoas faziam para… Construir uma moradia na comunidade – p. 58 

Capítulo 4. Passado e presente de um bairro – p. 60 

O que você aprendeu – p. 64 

 

UNIDADE 3 – Marcas da história – p. 68 

Capítulo 1. Memória e história – p. 70 

Para ler e escrever melhor – p. 74 

Capítulo 2. Documentos e registros pessoais – p. 76 

O mundo que queremos: O Museu da Pessoa – p. 80 

Capítulo 3. Memórias e tradições – p. 82 

Como as pessoas faziam para… Produzir um livro – p. 86 

Capítulo 4. Memória escolar – p. 88 

Atividade divertida – p. 92 

O que você aprendeu – p. 94 

 

UNIDADE 4 – Trabalho – p. 98 

Capítulo 1. O que é trabalho? – p. 100 

Para ler e escrever melhor – p. 104 

Capítulo 2. Profissionais da comunidade – p. 106 

O mundo que queremos: Trabalho voluntário – p. 110 

Capítulo 3. Profissões do passado – p. 112 

Como as pessoas faziam para… Produzir uma peça de roupa – p. 116 

Capítulo 4. Trabalho e ambiente – p. 118 

Atividade divertida – p. 122 

O que você aprendeu – p. 124 

 

Para terminar – p. 128 

Referências bibliográficas – p. 132 

 

 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – O espaço de todos nós – p. 12 

Capítulo 1. O espaço público – p. 14 

Para ler e escrever melhor – p. 18 

Capítulo 2. Uma questão de espaço – p. 20 

O mundo que queremos: A organização do espaço entre o povo Pataxó – p. 24 

Capítulo 3. O lazer de todos – p. 26 

Como as pessoas faziam para… – p. 30 

Capítulo 4. Espaços e memória – p. 32 

Atividade divertida – p. 38 

O que você aprendeu – p. 40 

 

UNIDADE 2 – A formação das cidades – p. 44 

Capítulo 1. Os primeiros grupos – p. 46 

Para ler e escrever melhor – p. 50 

Capítulo 2. Das vilas às cidades – p. 52 

O mundo que queremos: O registro do número de habitantes – p. 56 

Capítulo 3. A ocupação do espaço por meio do comércio – p. 58 

Como as pessoas faziam para… – p. 62 

Capítulo 4. A preservação das primeiras formações urbanas – p. 64 

O que você aprendeu – p. 70 

 

UNIDADE 3 – A vida no campo e as migrações – p. 74 

Capítulo 1. As grandes plantações: a cana-de-açúcar – p. 76 

Para ler e escrever melhor – p. 80 

Capítulo 2. Pecuária e ocupação do interior – p. 82 

O mundo que queremos: A preservação da cultura indígena – p. 86 

Capítulo 3. A cafeicultura e a formação da população – p. 88 

Como as pessoas faziam para… – p. 92 

Capítulo 4. Do campo para a cidade: as fábricas e os operários – p. 94 

Atividade divertida – p. 100 

O que você aprendeu – p. 102 

 

UNIDADE 4 – Vida na cidade: a urbanização – p. 106 

Capítulo 1. Diferentes lugares: os municípios – p. 108 

Para ler e escrever melhor – p. 112 

Capítulo 2. Cidade, trabalho e indústria – p. 114 

O mundo que queremos: O fim do trabalho infantil – p. 118 

Capítulo 3. O crescimento das cidades – p. 120 

Como as pessoas faziam para… – p. 124 

Capítulo 4. O modo de vida nas cidades – p. 126 

O que você aprendeu – p. 132 

 

Para terminar – p. 136 

Referências bibliográficas – p. 140 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – Os primeiros grupos humanos – p. 12 

Capítulo 1. O estudo da história – p. 14 

Para ler e escrever melhor: Preservação de fontes históricas – p. 18 

Capítulo 2. O tempo na história – p. 20 

O mundo que queremos: Pré-História do Brasil – p. 24 

Capítulo 3. A vida na Pré-História – p. 26 

Como as pessoas faziam para… Agasalhar-se – p. 32 

Capítulo 4. A agricultura e a ocupação do espaço – p. 34 

O que você aprendeu – p. 40 

 

UNIDADE 2 – O início do comércio – p. 44 

Capítulo 1. As primeiras trocas comerciais – p. 46 

Para ler e escrever melhor: Por que inventaram o dinheiro? – p. 52 

Capítulo 2. Comércio e ocupação do espaço – p. 54 

O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários – p. 58 

Capítulo 3. A expansão do comércio e das rotas – p. 60 

Como as pessoas faziam para… Sobreviver às longas viagens marítimas – p. 64 

Capítulo 4. As Grandes Navegações – p. 66 

O que você aprendeu – p. 72 

 

UNIDADE 3 – A formação do Brasil – p. 76 

Capítulo 1. Os povos indígenas – p. 78 

Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas – p. 84 

Capítulo 2. A diáspora africana – p. 86 

O mundo que queremos: Cotas: por que reagimos? – p. 92 

Capítulo 3. Europeus – p. 94 

Como as pessoas faziam para… Tomar banho e fazer a higiene pessoal – p. 98 

Capítulo 4.  A população brasileira – p. 100 

O que você aprendeu – p. 106 

 

UNIDADE 4 – Migrações no Brasil – p. 110 

Capítulo 1. Imigração no Brasil – p. 112 

Para ler e escrever melhor: Colônias de imigrantes – p. 118 

Capítulo 2. Diversidade de povos e costumes – p. 120 

O mundo que queremos: Dignidade para migrantes e refugiados – p. 124 

Capítulo 3. Migrações internas no Brasil – p. 126 

Como as pessoas faziam para… Migrar dentro do Brasil – p. 130 

Capítulo 4. Conhecendo a diversidade cultural do Brasil – p. 132 

O que você aprendeu – p. 138 

 

Para terminar – p. 128 

Referências bibliográficas – p. 132 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – A formação dos povos – p. 12 

Capítulo 1. Fixação dos grupos humanos – p. 14 

Para ler e escrever melhor – p. 20 

Capítulo 2. Grupos organizados e agricultura – p. 22 

O mundo que queremos: Agricultura na comunidade quilombola Ivaporunduva – p. 26 

Capítulo 3. Novas formas de organização – p. 28     

Como as pessoas faziam para… – p. 32 

Capítulo 4. Registros de memória: cultura material – p. 34     

O que você aprendeu – p. 40 

 

UNIDADE 2 – Os primeiros núcleos populacionais – p. 44 

Capítulo 1. Os primeiros núcleos populacionais – p. 46     

Para ler e escrever melhor – p. 52 

Capítulo 2. A organização da vida social – p. 54 

O mundo que queremos: Cidadania e igualdade:  uma conquista histórica – p. 58 

Capítulo 3. Cidades e impérios da Mesopotâmia – p. 60 

Como as pessoas faziam para… – p. 64 

Capítulo 4. Cidadania no passado e no presente – p. 66     

O que você aprendeu – p. 72 

 

UNIDADE 3 – A vida na Antiguidade – p. 76 

Capítulo 1. Cultura e religião – p. 78 

Para ler e escrever melhor – p. 84 

Capítulo 2. Patrimônio cultural dos povos antigos – p. 86 

O mundo que queremos: Mbanza Kongo, em Angola, recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco – p. 90 

Capítulo 3. O cotidiano no mundo antigo – p. 92 

Como as pessoas faziam para… – p. 96 

Capítulo 4. Atividades econômicas e tecnologia na Antiguidade – p. 98 

O que você aprendeu – p. 104 

 

UNIDADE 4 – Herança cultural – p. 108 

Capítulo 1. A humanidade e o tempo – p. 110 

Para ler e escrever melhor – p. 118 

Capítulo 2. Descobrindo a História – p. 120 

Capítulo 3. Marcos de memória – p. 124 

O mundo que queremos: Mulheres que fazem história – p. 126 

Como as pessoas faziam para… – p. 130 

Capítulo 4. Registros de memória – p. 132 

O que você aprendeu – p. 140 

 

Para terminar – p. 128 

Referências bibliográficas – p. 132 

Veja também