Pitanguá Mais – História

Código da Coleção: 0038P230102000040
Proposta pedagógica
  • Trabalha com recursos atuais e atrativos, tornando a aprendizagem mais significativa e eficiente.
  • Possibilita ao professor acompanhar a aprendizagem de maneira mais direcionada, por meio de diferentes estratégias avaliativas.
  • Contribui com a formação de cidadãos engajados, preocupados com a realidade social e dispostos a agir para melhorar a sociedade em que vivem.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

O QUE VOCÊ JÁ SABE? – p. 6 

  1. 1. EU ESTOU CRESCENDO! – p. 8

1 – EU SOU ASSIM – p. 10          

ATIVIDADES – p. 11 

CIDADÃO DO MUNDO: AS CRIANÇAS DO BRASIL – p. 12 

2 – MUDANÇAS NO CORPO – p. 14 

3 – AS FASES DA VIDA – p. 16          

ATIVIDADES – p. 17 

PARA SABER FAZER: LINHA DO TEMPO – p. 20 

CIDADÃO DO MUNDO: HÁBITOS COTIDIANOS EM TODAS AS FASES DA VIDA – p. 22          

ATIVIDADES – p. 24 

ARTE E HISTÓRIA: REPRESENTAÇÃO DAS FASES DA VIDA – p. 26          

ATIVIDADES – p. 28   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 29          

 

  1. 2. VIDA EM FAMÍLIA E NA COMUNIDADE – p. 30

1 – MINHA FAMÍLIA É ASSIM… – p. 32          

ATIVIDADES – p. 33 

2 – AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES – p. 34          

ATIVIDADES – p. 37 

PARA SABER FAZER: EXPOSIÇÃO DE CARTAZES – p. 38 

3 – RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE – p. 40          

ATIVIDADES – p. 42 

4 – CONVIVÊNCIA FAMILIAR – p. 44 

CIDADÃO DO MUNDO: A DIVISÃO DAS TAREFAS DOMÉSTICAS – p. 46 

5 – CONVIVÊNCIA NA COMUNIDADE – p. 48          

ATIVIDADES – p. 49 

ARTE E HISTÓRIA: UMA FAMÍLIA MUITO ANTIGA – p. 50   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 51 

 

  1. 3. CONVIVÊNCIA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE – p. 52

1 – OS DIFERENTES AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA – p. 54          

ATIVIDADES – p. 55 

2 – MINHA ESCOLA É ASSIM… – p. 56          

ATIVIDADES – p. 57 

OS AMBIENTES DA ESCOLA – p. 58 

CIDADÃO DO MUNDO: DIFERENTES MODOS DE IR À ESCOLA – p. 60 

QUEM TRABALHA NA ESCOLA? – p. 62          

ATIVIDADES – p. 64 

CIDADÃO DO MUNDO: OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – p. 66          

ATIVIDADES – p. 68  

3 – VIVENDO EM COMUNIDADE – p. 70 

ARTE E HISTÓRIA: ARTE NA COMUNIDADE – p. 72 

4 – FESTAS E COMEMORAÇÕES – p. 73          

CARNAVAL – p. 75          

ATIVIDADES – p. 76 

CIDADÃO DO MUNDO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – p. 77 

FESTAS JUNINAS – p. 78          

ATIVIDADES – p. 79 

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – p. 80   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 81          

 

  1. 4. JOGOS E BRINCADEIRAS – p. 82

1 – MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA É… – p. 84          

ATIVIDADES – p. 86 

2 – BRINCADEIRAS INDÍGENAS – p. 88          

ATIVIDADES – p. 89 

CIDADÃO DO MUNDO: BRINQUEDOS PELO MUNDO – p. 90 

3 – BRINCADEIRAS DE ONTEM E DE HOJE – p. 92          

ATIVIDADES – p. 96 

CIDADÃO DO MUNDO: BRINCAR FAZ BEM À SAÚDE – p. 98 

4 – BRINCADEIRAS DA ANTIGUIDADE – p. 100          

ATIVIDADES – p.  103 

ARTE E HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES DE BRINCADEIRAS NA ARTE – p. 104 

5 – REGRAS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS – p. 106   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 107          

 

O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? – p.  108 

PARA SABER MAIS – p.  110 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p.  112 

O QUE VOCÊ JÁ SABE? – p. 6 

  1. 1. VIDA DE CRIANÇA – p. 8

1 – NÓS, AS CRIANÇAS ……………………………..10          

ATIVIDADES – p. 11 

2 – HISTÓRIAS DE HOJE E DO PASSADO …………………………………………………12 

CIDADÃO DO MUNDO: VALORIZAÇÃO DO IDOSO ………………..14 

3 – TODOS TEMOS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS…………………………………………………..16          

ATIVIDADES – p. 18 

4 – TODOS TEMOS GOSTOS E PREFERÊNCIAS …………………………………………..20          

ATIVIDADES – p. 22 

ARTE E HISTÓRIA: ARTE NAÏF …………………………………………………………24 

5 – TODO NOME TEM UMA HISTÓRIA …………………………………………..26          

ATIVIDADES – p. 28   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? …………………….29          

 

  1. 2. TEMPO E COTIDIANO – p. 30

1 – O TEMPO ……………………………………………………………..32 

2 – O TEMPO E O CALENDÁRIO ….34 

OS PRIMEIROS CALENDÁRIOS…………….35 

O CALENDÁRIO ATUAL ……………………………….36          

ATIVIDADES – p. 37 

O CALENDÁRIO DO XINGU ……………………38 

3 – O TEMPO E O RELÓGIO ………………..40          

ATIVIDADES – p. 43 

PARA SABER FAZER: RELÓGIO DE SOL ……………………………………….44 

4 – O DIA A DIA DAS CRIANÇAS ……..46          

ATIVIDADES – p. 48 

CIDADÃO DO MUNDO: O COTIDIANO NAS ESCOLAS DO JAPÃO ………………………………………………………….50 

5 – LINHA DO TEMPO DA VIDA ……52          

ATIVIDADES – p. 54 

6 – TEMPO E HISTÓRIA DE VIDA ……………………………………………………………………………56         

ATIVIDADES – p. 58 

7 – DOCUMENTOS PESSOAIS …………..60         

ATIVIDADES – p. 61 

OUTROS DOCUMENTOS PESSOAIS …………………………………………………………………..62 

ARTE E HISTÓRIA: RELÓGIOS DE SOL E PATRIMÔNIO CULTURAL …………………..64   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? …………………….65 

 

  1. 3. AS FAMÍLIAS TÊM HISTÓRIAS – p. 66

1 – A HISTÓRIA DA FAMÍLIA………………68 

ATIVIDADES – p. 72  

2 – AS FUNÇÕES DOS DOCUMENTOS …………………………………………..74 

3 – DOCUMENTOS PESSOAIS ANTIGOS …………………………..76          

ATIVIDADES – p. 77 

PARA SABER FAZER: LIVRO DE MEMÓRIAS DA FAMÍLIA ……………………………………………………….78 

4 – O COTIDIANO DA FAMÍLIA ………80          

ATIVIDADES – p. 82 

5 – O COTIDIANO DA FAMÍLIA NO PASSADO …………………………………………………83 

CIDADÃO DO MUNDO: A HISTÓRIA DE UMA GRANDE FAMÍLIA ………………………………………84 

ARTE E HISTÓRIA: RETRATOS DE FAMÍLIA  ………………………86   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? …………………….87          

 

  1. 4. A VIDA NA COMUNIDADE – p. 88

1 – O QUE É COMUNIDADE? ……………..90 

ARTE E HISTÓRIA: ARTE NA FAVELA  ………………………………………93          

ATIVIDADES – p. 94 

2 – O TRABALHO NA COMUNIDADE ESCOLAR …………….96          

ATIVIDADES – p. 97 

3 – TRABALHO E RECURSOS NATURAIS …………………………………………………………..98          

ATIVIDADES – p. 99 

4 – IMPACTOS DA EXTRAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS ……….100 

CIDADÃO DO MUNDO: A COMUNIDADE UNIDA PARA RESOLVER PROBLEMAS …………………102          

ATIVIDADES – p. 106   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? …………………107          

 

O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? – p. 108 

PARA SABER MAIS – p. 110 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 112 

O que você já sabe? – p. 6 

  1. 1. O lugar em que vivemos – p. 8

1 – As ruas da cidade – p. 10 

Cidadão do mundo: O lixo nas ruas – p. 12         

Atividades – p. 14 

2 – A convivência na rua – p. 16         

Atividades – p. 17 

3 – Festas e comemorações – p. 18         

Atividades – p. 21 

4 – As ruas são modificadas – p. 22 

Arte e História: Arte de rua e grafite – p. 24         

Atividades – p. 26 

5 – Nomes de ruas – p. 28 

A escolha dos nomes das ruas – p. 29         

Atividades – p. 30 

Cidadão do mundo: Vivendo nas ruas – p. 32         

Atividades – p. 34   

O que você estudou? – p. 35          

 

  1. 2. A vida no município – p. 36

1 – O que é um município? – p. 38         

Atividades – p. 39 

2 – Os bairros urbanos – p. 40 

3 – Os espaços públicos e domésticos e as áreas de conservação – p. 42 

Áreas de conservação ambiental – p. 44         

Atividades – p. 45 

Os poderes públicos – p. 46         

Atividades – p. 47 

Cidadão do mundo: Cuidando do espaço público – p. 50 

Para saber fazer: Revitalização do espaço público – p. 52 

4 – O bairro tem história – p. 54         

Atividades – p. 56 

5 – A vida no bairro em outros tempos – p. 58 

As pavimentações – p. 59 

A iluminação – p. 60         

Atividades – p. 61 

6 – Modo de vida no campo – p. 62         

Atividades – p. 64 

Arte e História: Paisagens urbanas e paisagens rurais na arte – p. 66 

7 – Comunidades quilombolas – p. 68         

Atividades – p. 71   

O que você estudou? – p. 73 

 

  1. 3. O trabalho no município – p. 74

1 – O trabalho das pessoas em nosso dia a dia – p. 76  

2 – Trabalhadores do passado e do presente – p. 79 

Arte e História: Representação de trabalhadores na pintura – p. 81 

Profissões da atualidade – p. 82         

Atividades – p. 83 

3 – O trabalho das pessoas no campo – p. 84 

Cidadão do mundo: O uso da tecnologia no campo – p. 86         

Atividades – p. 88   

O que você estudou? – p. 89          

 

  1. 4. História e patrimônios do município – p. 90

1 – A formação dos municípios – p. 92 

A formação do município de Goiânia – p. 93 

Os primeiros habitantes da região – p. 93 

Migrantes em Goiânia – p. 94         

Atividades – p. 95 

Para saber fazer: Estudo sobre o município – p. 96 

2 – Os patrimônios culturais – p. 98         

Atividades – p. 101 

Cidadão do mundo: Os marcos de memória – p. 102 

Arte e História: Patrimônio e cultura afro-brasileira – p. 104 

Atividades – p. 106   

O que você estudou? – p. 107          

 

O que você já aprendeu? – p. 108 

Para saber mais – p. 110 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 112 

O que você já sabe? – p. 6 

  1. 1. A humanidade tem história – p. 8

1 – O que é história? – p. 10 

Conhecendo o passado – p. 10         

Atividades – p. 13 

Outras fontes históricas – p. 14 

Transformações e permanências – p. 16         

Atividades – p. 17 

2 – O surgimento da espécie humana – p. 21 

As populações nômades – p. 21         

Atividades – p. 22 

3 – O processo de sedentarização – p. 24 

As primeiras aldeias e cidades – p. 26         

Atividades – p. 27 

Cidadão do mundo: A invenção do comércio – p. 28 

Arte e História: Os registros rupestres – p. 30   

O que você estudou? – p. 31          

 

  1. 2. Indígenas, portugueses e africanos – p. 32

1 – Brasil, 500 anos? – p. 34 

2 – Os primeiros habitantes da América – p. 36 

3 – As Grandes Navegações – p. 38         

Atividades – p. 39 

Cidadão do mundo: O desenvolvimento das técnicas de navegação – p. 40 

O deslocamento de pessoas e de mercadorias – p. 42           

Atividades – p. 46 

4 – A África e sua diversidade – p. 47         

Atividades – p. 49 

5 – Da África para o Brasil – p. 50 

O Brasil e os afro-brasileiros – p. 51         

Atividades – p. 55 

6 – A luta dos africanos e de seus descendentes – p. 56         

Atividades – p. 59 

Cidadão do mundo: Brasil: uma mistura de culturas! – p. 60 

Para saber fazer: Exposição cultural – p. 62 

Arte e História: Máscaras africanas – p. 64   

O que você estudou? – p. 65 

 

  1. 3. Gente de diferentes lugares – p. 66

1 – De um lugar para o outro – p. 68 

2 – A chegada dos imigrantes – p. 69         

Atividades – p. 72 

3 – A vida nas fazendas de café e nas cidades – p. 73    

Atividades – p. 75 

Os imigrantes nas cidades – p. 76         

Atividades – p. 79 

4 – A imigração nas diversas regiões do Brasil – p. 80         

Atividades – p. 83 

A imigração para o Brasil na atualidade – p. 84 

Imigrantes ilegais – p. 85 

Cidadão do mundo: Refugiados no Brasil – p. 86         

Atividades – p. 89 

5 – Em busca de uma vida melhor – p. 90 

A migração de nordestinos e a extração do látex – p. 92 

Os nordestinos e a construção de Brasília – p. 93 

Cidadão do mundo: Conservando a Amazônia – p. 94         

Atividades – p. 96 

Um vai e vem de gente – p. 98        

Atividades – p. 99 

Arte e História: O artesanato do Nordeste – p. 102         

Atividades – p. 104   

O que você estudou? – p. 105          

 

  1. 4. Meios de comunicação: integrações e exclusões – p. 106

1 – As pessoas sempre se comunicaram – p. 108 

A tradição oral – p. 108 

A comunicação por meio de gestos – p. 109         

Atividades – p. 110 

O surgimento da escrita – p. 111         

Atividades – p. .112 

2 – Transformações nos meios de comunicação – p. 113 

Internet e tecnologias digitais de informação e comunicação – p. 116         

Atividades – p. .117  

Para saber fazer: Blog da turma – p. 118 

Cidadão do mundo: A exclusão digital – p. 120 

Arte e História: Charges sobre os meios de comunicação – p. 122   

O que você estudou? – p. 123          

 

O que você já aprendeu? – p. 124 

Para saber mais – p. 126 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 128 

O que você já sabe? – p. 6 

  1. 1. Povos e culturas – p. 8

1 – O processo de sedentarização – p. 10 

Mudanças na relação com a natureza – p. 10 

Povo, cultura e diversidade – p. 11         

Atividades – p. 12 

Cidadão do mundo: O modo de vida dos beduínos – p. 14 

2 – Natureza e religiões na Antiguidade – p. 16 

3 – A diversidade religiosa – p. 18         

Atividades – p. 21 

4 – O que é um Estado? – p. 23 

O papel do Estado na atualidade – p. 25 

A organização do Estado no Brasil – p. 26 

Arte e História: A arte de Oscar Niemeyer em Brasília – p. 27         

Atividades – p. 28   

O que você estudou? – p. 29          

 

  1. 2. Cidadania e direitos humanos – p. 30

1 – O que é cidadania? – p. 32 

Quem é cidadão? – p. 35         

Atividades – p. 36 

Para saber fazer: Eleição na escola – p. 38 

2 – A noção de cidadania na Antiguidade – p. 40 

A democracia ateniense – p. 40 

A cidadania em Atenas – p. 41         

Atividades – p. 42 

Arte e História: A arquitetura na Grécia antiga – p. 43 

3 – Mudanças na noção de cidadania – p. 44 

A Constituição dos Estados Unidos – p. 44 

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – p. 45 

Cidadão do mundo: A conquista do voto feminino – p. 46         

Atividades – p. 50 

4 – Cidadania e Constituição – p. 51 

A Constituição Cidadã – p. 54         

Atividades – p. 55 

A luta continua… – p. 56         

Atividades – p. 59   

O que você estudou? – p. 61 

 

  1. 3. Os registros da História – p. 62

1 – Qual a importância do estudo do passado? – p. 64 

O trabalho dos historiadores – p. 65 

A construção do conhecimento histórico – p. 66         

Atividades – p. 67 

2 – O tempo – p. 69 

A linha do tempo – p. 70  

3 – Diferentes tipos de calendários – p. 72 

Calendário gregoriano – p. 72 

Calendários indígenas – p. 73 

A percepção do tempo nas sociedades tradicionais africanas – p. 74 

Calendário chinês – p. 75 

Calendário islâmico – p. 75         

Atividades – p. 76 

4 – Preservando a memória – p. 77 

A tradição oral – p. 78         

Atividades – p. 79 

Cidadão do mundo: Os griôs e a tradição oral – p. 80 

Para saber fazer: Contação de história – p. 82         

Atividades – p. 84 

5 – O surgimento da escrita – p. 86 

A escrita cuneiforme – p. 86 

Os hieróglifos egípcios – p. 87 

Os ideogramas chineses – p. 88         

Atividades – p. 89 

A criação do alfabeto – p. 90 

Arte e História: A escrita maia – p. 92         

Atividades – p. 93 

Escrita e poder – p. 95         

Atividades – p. 98   

O que você estudou? – p. 99          

 

  1. 4. Patrimônios da humanidade – p. 100

1 – O que são patrimônios? – p. 102 

A Unesco – p. 102 

Proteção do Patrimônio Mundial – p. 103 

Patrimônio Cultural Imaterial – p. 103 

2 – Patrimônio Mundial – p. 104         

Atividades – p. 105 

Alguns patrimônios culturais pelo mundo – p. 108 

Cidadão do mundo: Patrimônio Mundial em Perigo – p. 110         

Atividades – p. 112 

3 – Patrimônio Mundial no Brasil – p. 114 

Patrimônio Mundial Natural no Brasil – p. 114 

Patrimônio Mundial Cultural no Brasil – p. 115 

Arte e História: A arte de Aleijadinho – p. 116         

Atividades – p. 118 

Sítio arqueológico Cais do Valongo – p. 120         

Atividades – p. 122   

O que você estudou? – p. 123          

 

O que você já aprendeu? – p. 124 

Para saber mais – p. 126 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 128 

Veja também