Buriti Mais – Geografia

Código da Coleção: 0034P230102000050
Proposta pedagógica
  • Explora temas que retratam a diversidade social, cultural e ambiental no brasil e em diferentes partes do mundo, a fim de estimular atitudes de valorização da diversidade de povos e culturas.
  • Favorece e orienta a cultura avaliativa, por meio de diferentes estratégias testadas e aprovadas.
  • Valoriza a pluralidade de vivências, interesses e curiosidades das crianças.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

PARA COMEÇAR – p. 8 

UNIDADE 1 – VOCÊ E AS PESSOAS – p. 12 

CAPÍTULO 1. VOCÊ E SEU JEITO DE SER – p. 14 

O MUNDO QUE QUEREMOS: O RESPEITO A TODAS AS CRIANÇAS – p. 20 

CAPÍTULO 2. O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO SEU CORPO – p. 22 

CAPÍTULO 3. VOCÊ E SEUS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA – p. 28 

CAPÍTULO 4. DO QUE VOCÊ BRINCA? – p. 32 

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 42 

 

UNIDADE 2 – A MORADIA – p. 46 

CAPÍTULO 1. LUGAR DE MORAR – p. 48 

CAPÍTULO 2. AS MORADIAS NÃO SÃO IGUAIS – p. 53 

O MUNDO QUE QUEREMOS: JEITOS DE MORAR E ATITUDES DE CONVÍVIO – p. 60 

CAPÍTULO 3. LUGARES DIFERENTES, MORADIAS DIFERENTES – p. 62 

CAPÍTULO 4. A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO DA MORADIA – p. 64 

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 66 

 

UNIDADE 3 – A ESCOLA – p. 68 

CAPÍTULO 1. LUGAR DE ESTUDAR – p. 70 

O MUNDO QUE QUEREMOS: LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA! – p. 78 

CAPÍTULO 2. O TRABALHO NA ESCOLA – p. 80 

CAPÍTULO 3. CUIDANDO DA ESCOLA – p. 83 

CAPÍTULO 4. O CAMINHO CASA-ESCOLA – p. 86  

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 90 

 

UNIDADE 4 – O AMBIENTE E O COTIDIANO – p. 94 

CAPÍTULO 1. OBSERVANDO A NATUREZA – p. 96 

CAPÍTULO 2. O AMBIENTE E O NOSSO DIA A DIA – p. 101 

O MUNDO QUE QUEREMOS: A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO – p. 108 

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 110 

 

PARA TERMINAR – p. 114 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 118 

 

 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – Bairro: o seu lugar – p. 12 

Capítulo 1. O bairro onde você mora – p. 14    

Para ler e escrever melhor: O bairro Jardim das Flores – p. 22 

Capítulo 2. Bairro: lugar de convívio – p. 24    

O mundo que queremos: Uma festa de respeito – p. 32 

Capítulo 3. Representando os lugares – p. 34    

O que você aprendeu – p. 41 

 

UNIDADE 2 – O dia a dia no lugar onde você vive – p. 46 

Capítulo 1. O que você faz ao longo do dia? – p. 48    

Para ler e escrever melhor: Um dia na vida de Mário – p. 52 

Capítulo 2. As pessoas trabalham – p. 54 

Capítulo 3. O vai e vem no lugar onde você vive – p. 60 

O mundo que queremos: Boas atitudes, trânsito mais seguro – p. 72    

O que você aprendeu – p. 74 

 

UNIDADE 3 – Você se comunica – p. 78 

Capítulo 1. Diferentes maneiras de se comunicar – p. 80    

O mundo que queremos: Sistema Braille – p. 86 

Capítulo 2. Os meios de comunicação – p. 88    

Para ler e escrever melhor: Alô, alô, responde – p. 94 

Capítulo 3. Comunicação e tecnologia – p. 96    

O que você aprendeu – p. 100 

 

UNIDADE 4 – Em cada lugar, um modo de viver – p. 104 

Capítulo 1. Diferentes lugares, diferentes modos de vida – p. 106    

Para ler e escrever melhor: Os indígenas Araweté – p. 114 

Capítulo 2. O modo de vida das pessoas e a natureza – p. 116 

Capítulo 3. Atividades humanas e problemas ambientais – p. 122    

O mundo que queremos: Evitando o desperdício de água – p. 126    

O que você aprendeu – p. 128 

 

Para terminar – p. 130 

Referências bibliográficas – p. 134 

 

 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – A paisagem – p. 12 

Capítulo 1. A paisagem e seus elementos – p. 14    

Para ler e escrever melhor: Os elementos da paisagem – p. 18 

Capítulo 2. As paisagens são transformadas – p. 20    

O mundo que queremos: Onde está o rio? – p. 24 

Capítulo 3. Representando a paisagem dos lugares – p. 26    

O que você aprendeu – p. 34 

 

UNIDADE 2 – O espaço rural – p. 38 

Capítulo 1. A paisagem e a vida no campo – p. 40    

O mundo que queremos: Conservação ambiental no espaço rural – p. 48 

Capítulo 2. O trabalho no campo – p. 50    

Para ler e escrever melhor: O que a fábrica produz com o milho? – p. 56    

O que você aprendeu – p. 58 

 

UNIDADE 3 – O espaço urbano – p. 64 

Capítulo 1. A paisagem e a vida na cidade – p. 66 

Capítulo 2. A vida na cidade – p. 70  

Capítulo 3. As cidades têm história – p. 74    

Para ler e escrever melhor: A história de Cuiabá – p. 78 

Capítulo 4. O trabalho na cidade – p. 80    

O mundo que queremos: A oferta de serviços públicos é desigual – p. 88    

O que você aprendeu – p. 90 

 

UNIDADE 4 – Cuidados com a natureza e seus recursos – p. 96 

Capítulo 1. As pessoas utilizam recursos da natureza – p. 98 

Capítulo 2. O que fazer com o lixo? – p. 106    

O mundo que queremos: Reutilizar o plástico: bom para a natureza – p. 110 

Capítulo 3. Água: usar bem para ter sempre – p. 112 

Capítulo 4. A degradação ambiental no campo e na cidade – p. 116     

Para ler e escrever melhor: Fertilizantes e agrotóxicos contaminam os rios – p. 124    

O que você aprendeu – p. 126 

 

Para terminar – p. 130 

Referências bibliográficas – p. 134 

 

 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – O território brasileiro – p. 12 

Capítulo 1. Localizando o território brasileiro – p. 14    

O mundo que queremos: Crianças da América do Sul – p. 22 

Capítulo 2. A divisão política do Brasil – p. 24 

Capítulo 3. O Brasil e suas regiões – p. 32    

Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil – p. 38    

O que você aprendeu – p. 40 

 

UNIDADE 2 – A natureza brasileira – p. 44 

Capítulo 1. O relevo – p. 46    

Para ler e escrever melhor: A erosão do solo – p. 52 

Capítulo 2. A hidrografia – p. 54    

O mundo que queremos: Água e saúde – p. 60 

Capítulo 3. O clima – p. 62 

Capítulo 4. A vegetação – p. 68    

O que você aprendeu – p. 74 

 

UNIDADE 3 – A população brasileira – p. 78 

Capítulo 1. Todos nós fazemos parte da população – p. 80 

Capítulo 2. A formação da população brasileira: uma mistura de povos – p. 84    

O mundo que queremos: Minha vida no Brasil – p. 88 

Capítulo 3. Os indígenas brasileiros na atualidade – p. 90 

Capítulo 4. Os afrodescendentes na atualidade – p. 94 

Capítulo 5. A diversidade cultural brasileira – p. 97    

Para ler e escrever melhor: A história da pizza – p. 102    

O que você aprendeu – p. 104 

 

UNIDADE 4 – População e trabalho – p. 108 

Capítulo 1. A população e as atividades econômicas – p. 110 

Capítulo 2. As atividades agropecuárias – p. 113    

Para ler e escrever melhor: A agricultura comercial – p. 122 

Capítulo 3. Os recursos naturais e a atividade extrativa – p. 124    

O mundo que queremos: Petróleo: um dia ele vai acabar – p. 130 

Capítulo 4. A atividade industrial, o comércio e os serviços – p. 132 

Capítulo 5. Relações entre campo e cidade – p. 137    

O que você aprendeu – p. 140 

 

Para terminar – p. 144 

Referências bibliográficas – p. 148 

 

 

 Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – A dinâmica populacional brasileira – p. 12 

Capítulo 1. Quantos somos e onde vivemos – p. 14    

Para ler e escrever melhor: Os direitos das mulheres no Brasil – p. 20 

Capítulo 2. Movimentos migratórios – p. 22 

Capítulo 3. O Brasil e suas diferenças sociais – p. 32    

O mundo que queremos: Construindo uma sociedade mais justa – p. 42    

O que você aprendeu – p. 44 

 

UNIDADE 2 – A urbanização brasileira – p. 50 

Capítulo 1. As cidades brasileiras – p. 52 

Capítulo 2. O processo de urbanização no Brasil – p. 66    

Para ler e escrever melhor: A expansão da cafeicultura no Brasil – p. 72 

Capítulo 3. As cidades e suas relações – p. 74 

Capítulo 4. As cidades e seus problemas – p. 78    

O mundo que queremos: Acessibilidade para ir e vir – p. 84    

O que você aprendeu – p. 86 

 

UNIDADE 3 – Tecnologia e energia conectando pessoas e espaços – p. 90 

Capítulo 1. A modernização das atividades econômicas – p. 92 

Capítulo 2. Os avanços nas comunicações – p. 100 

Capítulo 3. A evolução tecnológica dos meios de transporte – p. 105    

Para ler e escrever melhor: O bonde – p. 112 

Capítulo 4. Fontes de energia – p. 114    

O mundo que queremos: Energia elétrica e meio ambiente – p. 120    

O que você aprendeu – p. 122 

 

UNIDADE 4 – Ambiente e qualidade de vida – p. 126 

Capítulo 1. O descarte de lixo – p. 128    

O mundo que queremos: Vamos dar um final mais feliz para as embalagens? – p. 132 

Capítulo 2. A poluição do ar – p. 134    

Para ler e escrever melhor: A chuva ácida – p. 138 

Capítulo 3. A poluição das águas – p. 140 

Capítulo 4. Participação do governo e da população na melhoria da qualidade de vida – p. 144    

O que você aprendeu – p. 148 

 

Para terminar – p. 152 

Referências bibliográficas – p. 156 

 

 

Veja também