Pitanguá Mais – Geografia

Código da Coleção: 0035P230102000050
Proposta pedagógica
  • Engaja os alunos na participação social para um mundo com mais empatia, respeito e acolhimento a diferentes hábitos e modos de vida.
  • Trabalha temas contemporâneos da BNCC e em valores coletivos.
  • Traz propostas relevantes com imagens, gráficos e mapas para um ensino consistente.
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

O QUE VOCÊ JÁ SABE? – p. 6 

  1. 1. VAMOS NOS CONHECER – p. 8

1 – COMO EU SOU – p. 10          

ATIVIDADES – p. 12  

2 – O JEITO DE CADA UM – p. 14          

ATIVIDADES – p. 15 

GOSTOS E PREFERÊNCIAS – p. 16          

ATIVIDADES – p. 17 

CIDADÃO DO MUNDO: A DIVERSIDADE DE CULTURAS – p. 18 

3 – OS LADOS DO CORPO – p. 20          

ATIVIDADES – p. 21 

PARA SABER FAZER: MAPA DO CORPO – p. 24          

ATIVIDADES – p. 26 

DE QUE LADO ESTÁ? – p. 28          

ATIVIDADES – p. 30 

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 32 

 

  1. 2. DESCOBRINDO MINHA ESCOLA – p. 34

1 – COMO É BOM ESTUDAR – p. 36          

ATIVIDADES – p. 38 

TIPOS DE ESCOLA – p. 39 

CIDADÃO DO MUNDO: TODA CRIANÇA TEM DIREITO À EDUCAÇÃO – p. 40 

2 – ESCOLA: LUGAR DE CONVIVÊNCIA – p. 42 

ATIVIDADES – p. 44 

PARA CONVIVER MELHOR – p. 46          

ATIVIDADES – p. 48 

CONVIVER BEM TAMBÉM É CUIDAR – p. 50          

ATIVIDADES – p. 51 

REPRESENTANDO OS MATERIAIS ESCOLARES – p. 52          

ATIVIDADES – p. 53 

3 – HORA DO RECREIO, HORA DA BRINCADEIRA! – p. 54 

AS BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA – p. 56          

ATIVIDADES – p. 57   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 58  

 

  1. 3. AS MORADIAS – p. 60

1 – MINHA CASA, MEU LUGAR – p. 62 

UM LUGAR ESPECIAL – p. 63          

ATIVIDADES – p. 64 

DENTRO DA CASA – p. 65          

ATIVIDADES – p. 66 

O LADO DE FORA DA MORADIA – p. 69          

ATIVIDADES – p. 70 

CIDADÃO DO MUNDO: DIREITO À MORADIA – p. 71          

ATIVIDADES – p. 72 

2 – VOCÊ CUIDA DA SUA MORADIA? – p. 73          

ATIVIDADES – p. 74  

A LIMPEZA DA MORADIA – p. 76 

3 – AS MORADIAS SÃO DIFERENTES – p. 77   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 82          

 

  1. 4. OBSERVANDO OS CAMINHOS – p. 84

1 – OS CAMINHOS QUE PERCORREMOS – p. 86          

ATIVIDADES – p. 88 

REGISTRANDO O CAMINHO – p. 90          

ATIVIDADES – p. 91 

2 – DIFERENTES LUGARES, DIFERENTES CAMINHOS – p. 92          

ATIVIDADES – p. 95 

3 – OS CAMINHOS E OS ESPAÇOS PÚBLICOS – p. 96          

ATIVIDADES – p. 98 

CUIDANDO DOS CAMINHOS – p. 99 

CIDADÃO DO MUNDO: CUIDANDO DO AMBIENTE – p. 100 

4 – CALOR OU FRIO, SOL OU CHUVA? – p. 102          

ATIVIDADES – p. 103 

COMO ESTÁ O TEMPO HOJE? – p. 104 

PARA SABER FAZER: REGISTRO DO TEMPO ATMOSFÉRICO – p. 105   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 106 

 

O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? – p. 108 

PARA SABER MAIS – p. 110 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 112 

O QUE VOCÊ JÁ SABE? – p. 6 

  1. 1. MINHA ESCOLA É ASSIM – p. 8

1 – ESCOLA: LUGAR DE APRENDER E ENSINAR – p. 10          

ATIVIDADES – p. 11 

AS ATIVIDADES DO DIA A DIA – p. 12          

ATIVIDADES – p. 13 

2 – CONHECENDO MELHOR A ESCOLA – p. 14 

O ESPAÇO DA ESCOLA – p. 16          

ATIVIDADES – p. 17 

AS ESCOLAS SÃO DIFERENTES – p. 18          

ATIVIDADES – p. 19 

CIDADÃO DO MUNDO: ESCOLAS INDÍGENAS – p. 20 

OBSERVANDO TRANSFORMAÇÕES – p. 22          

ATIVIDADES – p. 23 

3 – MEU LUGAR NA SALA DE AULA – p. 24 

A LOCALIZAÇÃO NA SALA DE AULA – p. 25          

ATIVIDADES – p. 26 

DIFERENTES PONTOS DE VISTA – p. 28          

ATIVIDADES – p. 29 

PARA SABER FAZER: A MAQUETE DA SALA DE AULA – p. 30 

DA MAQUETE À PLANTA DA SALA – p. 32          

ATIVIDADES – p. 34   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 35 

 

  1. 2. RUAS E CAMINHOS DO NOSSO DIA A DIA – p. 38

1 – AS RUAS – p. 40          

ATIVIDADES – p. 41 

AS RUAS SÃO DIFERENTES – p. 42 

O USO DAS RUAS – p. 44          

ATIVIDADES – p. 45 

AS RUAS SÃO TRANSFORMADAS – p. 46          

ATIVIDADES – p. 48 

2 – AS RUAS E O TRÂNSITO – p. 50 

O TRÂNSITO E SUAS REGRAS – p. 51          

ATIVIDADES – p. 53 

CIDADÃO DO MUNDO: CUIDADOS NO TRÂNSITO – p. 54          

ATIVIDADES – p. 56 

ACESSIBILIDADE: DIREITO DE TODOS – p. 58 

ADAPTAÇÕES NA ESCOLA – p. 60          

ATIVIDADES – p. 61 

3 – OS MEIOS DE TRANSPORTE – p. 62          

ATIVIDADES – p. 64   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 65  

 

  1. 3. ESTUDANDO O BAIRRO – p. 68

1 – DO QUARTEIRÃO AO BAIRRO – p. 70          

ATIVIDADES – p. 72 

OS BAIRROS SÃO DIFERENTES – p. 74          

ATIVIDADES – p. 76 

PARA SABER FAZER: CONSTRUÇÃO DE UM GRÁFICO – p. 77          

ATIVIDADES – p. 79 

2 – O BAIRRO E SUA HISTÓRIA – p. 80 

AS PESSOAS NA HISTÓRIA DO BAIRRO – p. 82  

ATIVIDADES – p. 84 

3 – TRABALHO POR TODA PARTE – p. 86          

ATIVIDADES – p. 87 

O BAIRRO NO RITMO DO TRABALHO – p. 88          

ATIVIDADES – p. 89 

4 – OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO – p. 90 

TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO – p. 92          

ATIVIDADES – p. 93 

CIDADÃO DO MUNDO: A INTERNET E A COMUNICAÇÃO – p. 94 

PARA SABER FAZER: ESCREVENDO UMA CARTA – p. 96   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 97          

 

  1. 4. VIVA A NATUREZA! – p. 100

1 – TUDO É NATUREZA – p. 102 

O QUE É NATUREZA? – p. 104          

ATIVIDADES – p. 105 

CIDADÃO DO MUNDO: AS LENDAS INDÍGENAS SOBRE A NATUREZA – p. 106 

2 – UTILIZAMOS OS ELEMENTOS DA NATUREZA – p. 108 

AGRICULTURA – p. 108 

PECUÁRIA – p. 109 

EXTRATIVISMO – p. 110 

INDÚSTRIA – p. 111          

ATIVIDADES – p. 112 

3 – ESTAMOS RESPEITANDO A NATUREZA? – p. 114          

ATIVIDADES – p. 116 

O QUE PODEMOS FAZER PELA NATUREZA – p. 117 

PARA SABER FAZER: VAMOS PLANTAR UMA ÁRVORE? – p. 118          

ATIVIDADES – p. 120   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 121 

 

O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? – p. 124 

PARA SABER MAIS – p. 126 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 128 

O que você já sabe? – p. 6 

  1. 1. O nosso lugar e os outros lugares – p. 8

1 – Os lugares do nosso dia a dia – p. 10 

Os lugares que frequentamos – p. 12         

Atividades – p. 13 

Gostar do lugar onde vivemos – p. 14 

Gostar do lugar é cuidar dele – p. 16         

Atividades – p. 17 

2 – Os lugares e o dia a dia das pessoas – p. 18         

Atividades – p. 20 

Cidadão do mundo: Lugares pelo mundo – p. 22         

Atividades – p. 24 

3 – Outros lugares, outros modos de vida – p. 26 

As populações ribeirinhas – p. 26 

As comunidades quilombolas – p. 28 

As comunidades indígenas – p. 30         

Atividades – p. 33 

Cidadão do mundo: Patrimônio histórico, cultural e artístico – p. 34 

Cuidando do nosso patrimônio – p. 36   

O que você estudou? – p. 37 

 

  1. 2. Lugares e paisagens – p. 40

1 – Diferentes lugares, diferentes paisagens – p. 42 

As paisagens – p. 44         

Atividades – p. 45 

Como percebemos os elementos da paisagem – p. 46 

Os elementos da paisagem – p. 48         

Atividades – p. 50 

O registro da paisagem – p. 52 

Desenhando a paisagem – p. 54         

Atividades – p. 55 

Criando uma legenda – p. 56 

2 – A transformação da paisagem – p. 58 

O ser humano transforma as paisagens – p. 60 

As paisagens ao longo do tempo – p. 62         

Atividades – p. 64 

3 – Natureza e paisagem – p. 66 

A ação da natureza na transformação da paisagem – p. 68        

Atividades – p. 71 

Cidadão do mundo: Ocupação de morros e deslizamentos de terra – p. 72   

O que você estudou? – p. 73  

 

  1. 3. O trabalho e seus produtos – p. 76

1 – Trabalho e trabalhadores – p. 78 

Por que as pessoas trabalham? – p. 80         

Atividades – p. 81 

Cidadão do mundo: O trabalho voluntário – p. 82         

Atividades – p. 84 

O trabalho infantil e os direitos das crianças – p. 85 

Cidadão do mundo: Combatendo o trabalho infantil – p. 86         

Atividades – p. 87 

2 – As atividades e os produtos do campo – p. 88         

Atividades – p. 90  

Os produtos da agricultura – p. 92         

Atividades – p. 93 

Os produtos da pecuária – p. 94 

Os produtos do extrativismo – p. 95         

Atividades – p. 96 

3 – As atividades da cidade – p. 98 

Matéria-prima e produtos – p. 99         

Atividades – p. 100 

Comércio – p. 102 

Prestação de serviços – p. 102 

O trabalho e os produtos do nosso dia a dia – p. 103         

Atividades – p. 104 

Para saber fazer: Produzindo um artesanato – p. 108   

O que você estudou? – p. 109      

 

  1. 4. A natureza e seus recursos – p. 112

1 – Os recursos naturais – p. 114         

Atividades – p. 116 

2 – Os problemas ambientais – p. 118 

Os problemas ambientais no campo – p. 119         

Atividades – p. 122 

Problemas ambientais nas cidades – p. 124         

Atividades – p. 126  

Cidadão do mundo: Os povos indígenas e a natureza – p. 128 

3 – Consumo e meio ambiente – p. 130 

O que podemos fazer para conservar os recursos naturais? – p. 131  

A água em nosso dia a dia – p. 132         

Atividades – p. 134 

O lixo tem solução – p. 136 

Para saber fazer: Vamos reutilizar! – p. 138 

Coleta seletiva e reciclagem – p. 140         

Atividades – p. 141 

Para saber fazer: Vamos fazer a coleta seletiva – p. 142   

O que você estudou? – p. 145 

 

O que você já aprendeu? – p. 148 

Para saber mais – p. 150 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 152 

O que você já sabe? – p. 6 

  1. 1. Estudando o município – p. 8

1 – O município e suas paisagens – p. 10         

Atividades – p. 12 

Para saber fazer: Croqui da paisagem – p. 14 

Orientando-se pelo município – p. 16         

Atividades – p. 19 

2 – Município: espaço rural e espaço urbano – p. 21 

A população do município – p. 22         

Atividades – p. 23 

O município nos mapas – p. 24 

Cidadão do mundo: Os nomes dos municípios – p. 26 

3 – As paisagens rurais do município – p. 28 

As paisagens rurais e o meio natural – p. 29         

Atividades – p. 31 

4 – As paisagens urbanas do município – p. 32 

As paisagens urbanas e o meio natural – p. 34         

Atividades – p. 36   

O que você estudou? – p. 37 

 

  1. 2. Campo e cidade: espaços interligados – p. 40

1 – O trabalho no espaço rural – p. 42         

Atividades – p. 44 

Diferentes maneiras de produzir no campo – p. 46 

A importância das atividades do espaço rural – p. 47         

Atividades – p. 49 

Cidadão do mundo: A força da mulher no campo – p. 50 

2 – O trabalho no espaço urbano – p. 52 

A importância das atividades do espaço urbano – p. 53 

O emprego nas cidades – p. 54         

Atividades – p. 55 

3 – A integração entre o espaço rural e o espaço urbano – p. 56 

A cidade depende da produção do campo – p. 56 

O campo depende da produção da cidade – p. 57 

Atividades das cidades e do campo – p. 59         

Atividades – p. 60 

4 – Da matéria-prima ao consumidor – p. 62 

Cidadão do mundo: Repensando o consumo – p. 64         

Atividades – p. 65 

Para saber fazer: Como fazer uma compra consciente – p. 66 

5 – Espaços que se integram – p. 68 

Os meios de transporte – p. 68 

Os meios de comunicação – p. 70         

Atividades – p. 71   

O que você estudou? – p. 73  

 

  1. 3. Brasil: território e população – p. 76

1 – O Brasil no mundo – p. 78 

O Brasil na América – p. 79         

Atividades – p. 80 

2 – O território brasileiro – p. 81 

O território brasileiro nem sempre foi assim – p. 82 

As cinco grandes regiões – p. 83         

Atividades – p. 84 

3 – A administração do território – p. 85 

Estudando a administração do município – p. 86   

Atividades – p. 88 

A administração do município e os serviços essenciais – p. 89         

Atividades – p. 91 

Direitos e deveres do cidadão – p. 92 

Cidadão do mundo: Todos pagam pelos serviços públicos – p. 94         

Atividades – p. 95 

4 – As origens da população brasileira – p. 96 

Os povos indígenas – p. 96 

As terras indígenas – p. 97 

A colonização portuguesa – p. 98         

Atividades – p. 99 

A população de origem africana – p. 100         

Atividades – p. 102 

Os imigrantes dos séculos 19 e 20 – p. 103         

Atividades – p. 105   

O que você estudou? – p. 107          

 

  1. 4. Aspectos naturais das paisagens – p. 110

1 – Clima e vegetação – p. 112 

O tempo atmosférico – p. 113 

Os climas do Brasil – p. 114         

Atividades – p. 116 

A vegetação natural e as paisagens – p. 117 

Cidadão do mundo: Alterações das formações vegetais brasileiras pelo ser humano – p. 122         

Atividades – p. 124 

2 – O relevo e suas formas – p. 126 

Relevo brasileiro – p. 128         

Atividades – p. 130 

As ações da natureza e do ser humano no relevo – p. 131 

Os rios e suas características – p. 134 

Os rios e as regiões hidrográficas brasileiras – p. 136 

Os rios e as formas de relevo – p. 137         

Atividades – p. 138 

Como os rios são transformados – p. 139 

Cidadão do mundo: Energia elétrica: dos rios até a nossa casa – p. 140         

Atividades – p. 142   

O que você estudou? – p. 143 

 

O que você já aprendeu? – p. 146 

Para saber mais – p. 150 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 152 

O que você já sabe? – p. 6 

  1. 1. O Brasil e sua população – p. 8

1 – O Brasil é um país populoso – p. 10         

Atividades – p. 11 

O crescimento da população brasileira – p. 12 

Serviços essenciais e a saúde da população – p. 16         

Atividades – p. 17 

2 – A população brasileira está crescendo menos – p. 18 

A importância da mulher na sociedade brasileira – p. 19         

Atividades – p. 20 

Como contar a população de um país – p. 21 

Para saber fazer: Minicenso na escola – p. 22 

3 – A formação da população brasileira – p. 24 

A diversidade étnica da população brasileira – p. 26         

Atividades – p. 27 

Cidadão do mundo: Cultura e folclore no Brasil – p. 28 

Uma população em transformação – p. 32         

Atividades – p. 35 

4 – A distribuição da população brasileira – p. 37 

Onde vivem os brasileiros – p. 38 

A ocupação do território brasileiro – p. 39         

Atividades – p. 41 

As migrações internas e o movimento da população pelo território – p. 42         

Atividades – p. 46   

O que você estudou? – p. 47 

 

  1. 2. As cidades no Brasil – p. 50

1 – Formação e crescimento das cidades – p. 52         

Atividades – p. 54 

O crescimento da população urbana – p. 55         

Atividades – p. 58 

2 – As cidades, suas características e formas – p. 60 

As cidades planejadas – p. 62 

As cidades e suas funções – p. 64         

Atividades – p. 66 

Estudando as cidades e suas diferenças – p. 68 

As cidades e suas relações – p. 70        

Atividades – p. 72 

3 – O crescimento das cidades gera novos desafios – p. 74         

Atividades – p. 76 

Os problemas urbanos – p. 77         

Atividades – p. 80 

Cidadão do mundo: Um lugar melhor para viver! – p. 82 

Para saber fazer: Horta urbana – p. 84   

O que você estudou? – p. 85  

 

  1. 3. As regiões brasileiras – p. 88

1 – Conhecendo as regiões brasileiras – p. 90 

Região Norte – p. 92 

As cidades industriais da Região Norte – p. 94         

Atividades – p. 95 

Cidadão do mundo: Biopirataria no Brasil – p. 96 

Região Nordeste – p. 98         

Atividades – p. 101  

Região Centro-Oeste – p. 102         

Atividades – p. 106 

Região Sudeste – p. 108         

Atividades – p. .111 

Região Sul – p. 112         

Atividades – p. 115 

2 – Os transportes e a interligação das regiões – p. 116 

Meios de transporte no Brasil – p. 118         

Atividades – p. 120 

A interligação das regiões brasileiras pelos meios de comunicação – p. 122         

Atividades – p. 124   

O que você estudou? – p. 125          

 

  1. 4. Brasil atual – p. 128

1 – Brasil: um país rico, mas com muitos contrastes – p. 130 

As desigualdades sociais no Brasil – p. 131         

Atividades – p. 133 

Cidadão do mundo: Desigualdades sociais entre homens e mulheres no Brasil – p. 134 

Os contrastes tecnológicos no espaço rural brasileiro – p. 136 

A distribuição desigual das terras no Brasil – p. 137        

Atividades – p. 138 

Cidadão do mundo: Desperdício de alimentos – p. 140 

Os contrastes no espaço urbano brasileiro – p. 142 

A indústria e o espaço brasileiro – p. 143 

A distribuição da indústria no Brasil – p. 144 

Os contrastes tecnológicos da indústria no Brasil – p. 145         

Atividades – p. 146 

Comércio e serviços – p. 148         

Atividades – p. 151 

2 – As fontes de energia – p. 152 

De onde vem a energia? – p. 153 

A geração de energia – p. 154         

Atividades – p. 157 

3 – Meio ambiente no Brasil – p. 159 

Todos pelo meio ambiente – p. 162 

Para saber fazer: Campanha pelo meio ambiente – p. 164         

Atividades – p. 165   

O que você estudou? – p. 167 

 

O que você já aprendeu? – p. 170 

Para saber mais – p. 174 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 176 

Veja também