Buriti Mais – Projetos Integradores – Linguagens e Ciências Humanas

Código da Coleção: 0040P230102000500
Proposta pedagógica
  • Apresenta personagens com um problema a ser solucionado, na forma de uma missão que deve ser resolvida até o final do projeto.
  • Incentiva a criatividade para que a criança encontre várias soluções para um mesmo problema.
  • Promove a aprendizagem significativa, mobiliza a investigação científica e o trabalho com múltiplas linguagens, com projetos flexíveis e adaptáveis.
  • Contribui para a alfabetização, oferecendo atividades de leitura e de compreensão de textos, além de estimular a aquisição de novos vocabulários e melhorar a fluência em leitura oral.
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

O que eu vou aprender? – p. 6 

Projeto 1 – Quem conta um conto aumenta um ponto? – p. 8 

Etapa 1 – Ponto de partida – p. 13 

Etapa 2 – Vamos pesquisar? – p. 19 

Etapa 3 –Experimentando – p. 21 

Etapa 4 – Hora de produzir! – p. 24 

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas – p. 25 

Etapa 6 – O que aprendemos? – p. 26 

Para continuar a investigação – p. 27 

 

Projeto 2 – O que será que vai acontecer se a água potável acabar? – p. 28 

Etapa 1 – Ponto de partida – p. 33 

Etapa 2 – Vamos pesquisar? – p. 37 

Etapa 3 – Experimentando – p. 40 

Etapa 4 – Hora de produzir! – p. 44 

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas – p. 45 

Etapa 6 – O que aprendemos? – p. 46 

Para continuar a investigação – p. 47 

 

Projeto 3 – Qual é o segredo de ser um campeão? – p. 48 

Etapa 1 – Ponto de partida – p. 53 

Etapa 2 – Vamos pesquisar? – p. 58 

Etapa 3 – Experimentando – p. 60 

Etapa 4 – Hora de produzir! – p. 62 

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas – p. 63 

Etapa 6 – O que aprendemos? – p. 64 

Para continuar a investigação – p. 65 

 

Projeto 4 – O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos? – p. 66 

Etapa 1 – Ponto de partida – p. 70 

Etapa 2 – Vamos pesquisar? – p. 76 

Etapa 3 – Experimentando – p. 80 

Etapa 4 – Hora de produzir! – p. 84 

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas – p. 85 

Etapa 6 – O que aprendemos? – p. 86 

Para continuar a investigação – p. 87 

 

Vamos pensar sobre tudo o que aprendemos? – p. 88 

Competências e habilidades – p. 90 

Referências bibliográficas – p. 96 

O que eu vou aprender? – p. 6 

Projeto 1 – É fato ou fake? – p. 8 

Etapa 1 – Ponto de partida – p. 12 

Etapa 2 – Vamos pesquisar? – p. 19 

Etapa 3 –Experimentando – p. 22 

Etapa 4 – Hora de produzir! – p. 24 

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas – p. 25 

Etapa 6 – O que aprendemos? – p. 26 

 

Projeto 2 – O que você levaria em uma mochila de viagem? – p. 28 

Etapa 1 – Ponto de partida – p. 33 

Etapa 2 – Vamos pesquisar? – p. 39 

Etapa 3 – Experimentando – p. 42 

Etapa 4 – Hora de produzir! – p. 44 

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas – p. 45 

Etapa 6 – O que aprendemos? – p. 46 

 

Projeto 3 – E se uma criança governasse o mundo? – p. 48 

Etapa 1 – Ponto de partida – p. 53 

Etapa 2 – Vamos pesquisar? – p. 59 

Etapa 3 – Experimentando – p. 62 

Etapa 4 – Hora de produzir! – p. 64 

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas – p. 65 

Etapa 6 – O que aprendemos? – p. 66 

 

Projeto 4 – Quais serão os negócios do futuro? – p. 68 

Etapa 1 – Ponto de partida – p. 73 

Etapa 2 – Vamos pesquisar? – p. 80 

Etapa 3 – Experimentando – p. 82 

Etapa 4 – Hora de produzir! – p. 84 

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas – p. 85 

Etapa 6 – O que aprendemos? – p. 86 

 

Vamos pensar sobre tudo o que aprendemos? – p. 88 

Competências e habilidades – p. 90 

Referências bibliográficas – p. 95 

Veja também