Pitanguá Mais – Projetos Integradores – Matemática e Ciências da Natureza

Código da Coleção: 0041P230102000500
Proposta pedagógica
  • Favorece a aprendizagem significativa, promovendo a importância dos conceitos da matemática para interpretar e ampliar a compreensão dos conceitos das ciências da natureza.
  • Propõe experimentos com materiais de fácil acesso, sem exigir um laboratório de ciências na escola.
  • Contextualiza o estudo interdisciplinar, desenvolvendo atitudes positivas quanto ao conhecimento científico.
  • Possibilita o uso de ferramentas de tecnologia (aplicativos de celulares e softwares) para o estudo de temas relevantes para o cotidiano dos alunos.
  • Orienta o professor sobre as habilidades e as competências da BNCC que serão trabalhadas em cada projeto e como elas se articulam entre matemática e ciências da natureza.
Destaques da Coleção
PÁGINA DE ABERTURA

Propõe o levantamento de conhecimentos prévios, contextualizados com o cotidiano dos alunos, e uma reflexão sobre o assunto, com leitura de texto e imagem e roda de conversa.

VAMOS EXPERIMENTAR

Nesta seção, os alunos realizam experimentos que vão ajuda-los a compreender conceitos relacionados ao tema do projeto.

FINALIZANDO

Propõe atividade de pesquisa em meios impressos e digitais, de maneira que o aluno colha informações necessárias para resolver a situação-problema. Traz sempre o boxe Hora de escrever!, para que registre as informações pesquisadas.

Conteúdo programático

BNCC – Habilidades e competências – p. 8 

Projeto 1 – Transformação nos materiais – p. 12 

Conhecendo o projeto – p. 14 

Etapa 1 – Transformações nos alimentos – p. 15 

EtapaVer mais

BNCC – Habilidades e competências – p. 8 

Projeto 1 – Os materiais em nosso dia a dia – p. 12 

Conhecendo o projeto – p. 14 

Etapa 1 – Afunda ou flutua? – p. 15 

Etapa 2 –Ver mais

Veja também