Pitanguá Mais – Projetos Integradores – Matemática e Ciências da Natureza

Código da Coleção: 0041P230102000500
Proposta pedagógica
  • Favorece a aprendizagem significativa, promovendo a importância dos conceitos da matemática para interpretar e ampliar a compreensão dos conceitos das ciências da natureza.
  • Propõe experimentos com materiais de fácil acesso, sem exigir um laboratório de ciências na escola.
  • Contextualiza o estudo interdisciplinar, desenvolvendo atitudes positivas quanto ao conhecimento científico.
  • Possibilita o uso de ferramentas de tecnologia (aplicativos de celulares e softwares) para o estudo de temas relevantes para o cotidiano dos alunos.
  • Orienta o professor sobre as habilidades e as competências da BNCC que serão trabalhadas em cada projeto e como elas se articulam entre matemática e ciências da natureza.
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

BNCC – Habilidades e competências – p. 8 

Projeto 1 – Transformação nos materiais – p. 12 

Conhecendo o projeto – p. 14 

Etapa 1 – Transformações nos alimentos – p. 15 

Etapa 2 – Validade dos produtos – p. 17 

Etapa 3 – Aquecimento e resfriamento – p. 22 

Etapa 4 – Efeitos da umidade – p. 25 

Etapa 5 – Transformações artísticas – p. 26  

Finalizando – p. 28     

Hora de compartilhar! – p. 28     

Avaliando o nosso projeto – p. 29 

 

Projeto 2 – Misturar e separar – p. 30 

Conhecendo o projeto – p. 32 

Etapa 1 – Misturas no dia a dia – p. 33 

Etapa 2 – Misturando diferentes líquidos – p. 34 

Etapa 3 – Misturando com a água – p. 36 

Etapa 4 – Arte com misturas – p. 38 

Etapa 5 – Separação de misturas – p. 41 

Etapa 6 – Como a água que consumimos é tratada – p. 44 

Etapa 7 – Construindo uma maquete – p. 47  

Finalizando – p. 48 

Hora de compartilhar! – p. 48 

Avaliando o nosso projeto – p. 49 

 

Projeto 3 – Regularidades do tempo – p. 50 

Conhecendo o projeto – p. 52 

Etapa 1 – Sombras – p. 53 

Etapa 2 – As fases da Lua – p. 55 

Etapa 3 – Como a Lua é iluminada? – p. 57 

Etapa 4 – A superfície oculta da Lua – p. 60 

Etapa 5 – Um pouco de história – p. 63 

Etapa 6 – Representações no calendário – p. 65 

Etapa 7 – Produzindo um calendário – p. 67 

Finalizando – p. 68 

Hora de compartilhar! – p. 68 

Avaliando o nosso projeto – p. 69 

 

Projeto 4 – Orientação e localização – p. 70 

Conhecendo o projeto – p. 72 

Etapa 1 – Como podemos nos orientar? – p. 73 

Etapa 2 – Rosa dos ventos – p. 76 

Etapa 3 – Uso da bússola – p. 78 

Etapa 4 – Calculando a distância ao caminhar – p. 81 

Etapa 5 – Produção de vídeos – p. 83 

Finalizando – p. 84     

Hora de compartilhar! – p. 84     

Avaliando o nosso projeto – p. 85 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 96 

BNCC – Habilidades e competências – p. 8 

Projeto 1 – Os materiais em nosso dia a dia – p. 12 

Conhecendo o projeto – p. 14 

Etapa 1 – Afunda ou flutua? – p. 15 

Etapa 2 – Acende ou não acende? – p. 19 

Etapa 3 – Esquenta ou não esquenta? – p. 21 

Etapa 4 – Atrai ou não atrai? – p. 24  

Finalizando – p. 26     

Hora de compartilhar! – p. 26     

Avaliando o nosso projeto – p. 27 

 

Projeto 2 – Um mundo de imagens – p. 28 

Conhecendo o projeto – p. 30 

Etapa 1 – O que são instrumentos ópticos? – p. 31 

Etapa 2 – Observando o céu – p. 33 

Etapa 3 – Captando e registrando imagens – p. 36 

Etapa 4 – Construindo uma lupa – p. 40 

Etapa 5 – O microscópio – p. 41  

Finalizando – p. 44     

Hora de compartilhar! – p. 44     

Avaliando o nosso projeto – p. 45 

 

Projeto 3 – Planejamento alimentar – p. 46 

Conhecendo o projeto – p. 48 

Etapa 1 – Como classificar os alimentos – p. 49 

Etapa 2 – Montando um prato saudável – p. 52 

Etapa 3 – Junk food × alimentação saudável – p. 55 

Etapa 4 – Leitura de rótulos – p. 56 

Etapa 5 – Uma receita especial – p. 58 

Etapa 6 – Aproveitamento integral dos alimentos – p. 60 

Finalizando – p. 62     

Hora de compartilhar! – p. 62     

Avaliando o nosso projeto – p. 63 

 

Projeto 4 – Sustentabilidade – p. 64 

Conhecendo o projeto – p. 66 

Etapa 1 – Reconhecendo os materiais – p. 67 

Etapa 2 – Repensar – p. 69 

Etapa 3 – Reduzir – p. 71 

Etapa 4 – Recusar – p. 74 

Etapa 5 – Reutilizar – p. 76 

Etapa 6 – Reutilização e arte – p. 78 

Etapa 7 – Reciclar – p. 79 

Etapa 8 – Coleta seletiva – p. 82 

Finalizando – p. 84     

Hora de compartilhar! – p. 84     

Avaliando o nosso projeto – p. 85 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 86 

Veja também