Pitanguá Mais – Projetos Integradores – Matemática e Ciências da Natureza
Código da Coleção: 0041P230102000500
Proposta pedagógica
- Favorece a aprendizagem significativa, promovendo a importância dos conceitos da matemática para interpretar e ampliar a compreensão dos conceitos das ciências da natureza.
- Propõe experimentos com materiais de fácil acesso, sem exigir um laboratório de ciências na escola.
- Contextualiza o estudo interdisciplinar, desenvolvendo atitudes positivas quanto ao conhecimento científico.
- Possibilita o uso de ferramentas de tecnologia (aplicativos de celulares e softwares) para o estudo de temas relevantes para o cotidiano dos alunos.
- Orienta o professor sobre as habilidades e as competências da BNCC que serão trabalhadas em cada projeto e como elas se articulam entre matemática e ciências da natureza.
Conteúdo programático
BNCC – Habilidades e competências – p. 8
Projeto 1 – Transformação nos materiais – p. 12
Conhecendo o projeto – p. 14
Etapa 1 – Transformações nos alimentos – p. 15
Etapa 2 – Validade dos produtos – p. 17
Etapa 3 – Aquecimento e resfriamento – p. 22
Etapa 4 – Efeitos da umidade – p. 25
Etapa 5 – Transformações artísticas – p. 26
Finalizando – p. 28
Hora de compartilhar! – p. 28
Avaliando o nosso projeto – p. 29
Projeto 2 – Misturar e separar – p. 30
Conhecendo o projeto – p. 32
Etapa 1 – Misturas no dia a dia – p. 33
Etapa 2 – Misturando diferentes líquidos – p. 34
Etapa 3 – Misturando com a água – p. 36
Etapa 4 – Arte com misturas – p. 38
Etapa 5 – Separação de misturas – p. 41
Etapa 6 – Como a água que consumimos é tratada – p. 44
Etapa 7 – Construindo uma maquete – p. 47
Finalizando – p. 48
Hora de compartilhar! – p. 48
Avaliando o nosso projeto – p. 49
Projeto 3 – Regularidades do tempo – p. 50
Conhecendo o projeto – p. 52
Etapa 1 – Sombras – p. 53
Etapa 2 – As fases da Lua – p. 55
Etapa 3 – Como a Lua é iluminada? – p. 57
Etapa 4 – A superfície oculta da Lua – p. 60
Etapa 5 – Um pouco de história – p. 63
Etapa 6 – Representações no calendário – p. 65
Etapa 7 – Produzindo um calendário – p. 67
Finalizando – p. 68
Hora de compartilhar! – p. 68
Avaliando o nosso projeto – p. 69
Projeto 4 – Orientação e localização – p. 70
Conhecendo o projeto – p. 72
Etapa 1 – Como podemos nos orientar? – p. 73
Etapa 2 – Rosa dos ventos – p. 76
Etapa 3 – Uso da bússola – p. 78
Etapa 4 – Calculando a distância ao caminhar – p. 81
Etapa 5 – Produção de vídeos – p. 83
Finalizando – p. 84
Hora de compartilhar! – p. 84
Avaliando o nosso projeto – p. 85
Referências bibliográficas comentadas – p. 96
BNCC – Habilidades e competências – p. 8
Projeto 1 – Os materiais em nosso dia a dia – p. 12
Conhecendo o projeto – p. 14
Etapa 1 – Afunda ou flutua? – p. 15
Etapa 2 – Acende ou não acende? – p. 19
Etapa 3 – Esquenta ou não esquenta? – p. 21
Etapa 4 – Atrai ou não atrai? – p. 24
Finalizando – p. 26
Hora de compartilhar! – p. 26
Avaliando o nosso projeto – p. 27
Projeto 2 – Um mundo de imagens – p. 28
Conhecendo o projeto – p. 30
Etapa 1 – O que são instrumentos ópticos? – p. 31
Etapa 2 – Observando o céu – p. 33
Etapa 3 – Captando e registrando imagens – p. 36
Etapa 4 – Construindo uma lupa – p. 40
Etapa 5 – O microscópio – p. 41
Finalizando – p. 44
Hora de compartilhar! – p. 44
Avaliando o nosso projeto – p. 45
Projeto 3 – Planejamento alimentar – p. 46
Conhecendo o projeto – p. 48
Etapa 1 – Como classificar os alimentos – p. 49
Etapa 2 – Montando um prato saudável – p. 52
Etapa 3 – Junk food × alimentação saudável – p. 55
Etapa 4 – Leitura de rótulos – p. 56
Etapa 5 – Uma receita especial – p. 58
Etapa 6 – Aproveitamento integral dos alimentos – p. 60
Finalizando – p. 62
Hora de compartilhar! – p. 62
Avaliando o nosso projeto – p. 63
Projeto 4 – Sustentabilidade – p. 64
Conhecendo o projeto – p. 66
Etapa 1 – Reconhecendo os materiais – p. 67
Etapa 2 – Repensar – p. 69
Etapa 3 – Reduzir – p. 71
Etapa 4 – Recusar – p. 74
Etapa 5 – Reutilizar – p. 76
Etapa 6 – Reutilização e arte – p. 78
Etapa 7 – Reciclar – p. 79
Etapa 8 – Coleta seletiva – p. 82
Finalizando – p. 84
Hora de compartilhar! – p. 84
Avaliando o nosso projeto – p. 85
Referências bibliográficas comentadas – p. 86
Compartilhar: