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UNIDADE

3

Sistema genital e reprodução humana

Fotografia. Um ovócito, forma esférica com aspecto poroso, com vários espermatozoides ao redor, células que possuem cabeça com ponta em uma extremidade e cauda na outra extremidade.
Espermatozoides ao redor de ovócito. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 3 . 500 vezes. Colorizada em computador.

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Em 2022, a população mundial era de aproximadamente 7,9 bilhões de pessoas. Apesar de cada ser humano ser único e apresentar diferentes características em relação aos demais, todos os cidadãos do mundo se originaram da mesma maneira: da união de um gameta masculino com um gameta feminino.

Essa união é essencial para que se origine uma nova célula, chamada ovo ou zigoto, da qual serão formadas trilhões de outras células. Aos poucos, essas células se organizam e dão origem a diferentes tecidos, órgãos e sistemas que, em conjunto, dão forma a um novo indivíduo.

Na espécie humana, esse desenvolvimento ocorre no interior do corpo da mulher em um período chamado gestação, que prepara o embrião/feto até o nascimento.

Iniciando a conversa

1. Escreva em pedaços de papel as palavras que você associa à reprodução humana.

2. Em sua opinião, como é possível formar um novo indivíduo, composto por milhões de células, partindo de uma única célula formada após a união do espermatozoide e do ovócito?

3. Em sua opinião, em que momento do ciclo de vida o ser humano se torna capaz de liberar os gametas apresentados na foto?

Respostas nas orientações ao professor.

Agora vamos estudar...

  • a puberdade;
  • os sistemas genitais masculino e feminino;
  • o ciclo menstrual;
  • a fecundação e a gestação humanas;
  • a sexualidade humana;
  • os métodos contraceptivos;
  • as infecções sexualmente transmissíveis.

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CAPÍTULO

7 Puberdade e sistema genital

Leia a tirinha a seguir.

Tirinha com três quadrinhos. Q1. Menino Maluquinho e um amigo andando. Menino Maluquinho diz: 'A maior diferença entre meninos e meninas não é aquela que você tá pensando...'. Q2. Menino maluquinho continua dizendo: 'As meninas querem crescer depressa...'. Q3. Na parte superior, há a silhueta do Menino Maluquinho e de seu amigo observando um menino e duas meninas abaixo. Menino Maluquinho continua dizendo: 'E os meninos, devagar!'. Abaixo, o menino com as duas mãos sobre o rosto, pulando e dizendo: 'Rá! Rá! Rá!' para duas meninas ao seu lado. As meninas respondem: 'Ai, que bobeira...'.

ZIRALDO. O Menino Maluquinho. Menino Maluquinho, set. 2011. Disponível em: https://oeds.link/ENzy2m. Acesso em: 25 jul. 2022.

Questão 1. Ícone atividade oral. Na primeira cena, o Menino Maluquinho fala que a maior diferença entre meninos e meninas não é a que o amigo está pensando. Em sua opinião, a respeito de qual diferença o amigo do Menino Maluquinho poderia estar pensando?

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que o amigo do Menino Maluquinho, provavelmente, deve estar pensando em diferenças anatômicas e físicas relacionadas aos sistemas genitais masculino e feminino.

Questão 2. Ícone atividade oral. Há uma fase na vida humana na qual ocorrem diversas mudanças no corpo, que tornam as diferenças entre pessoas nascidas com o sexo biológico feminino e o sexo biológico masculino mais evidentes. Qual é essa fase e quais são essas mudanças?

Resposta nas orientações ao professor.

Assim como a maioria dos mamíferos, o ser humano se reproduz de forma sexuada, com fecundação interna e por viviparidade. Como estudamos anteriormente, a reprodução é um processo essencial para a continuidade da espécie e, no caso da reprodução sexuada, possibilita o aumento da diversidade genética entre os seres vivos.

Embora ao nascer o ser humano possua características semelhantes às de sua fase adulta, durante seu ciclo de vida cada indivíduo passa por diferentes fases: infância, adolescência e fase adulta.

A adolescência é a fase da vida que antecede a fase adulta, e é quando nos deparamos com sentimentos novos e diversas mudanças, tanto físicas quanto emocionais. É na adolescência também que costumam surgir muitos medos e inseguranças. Mas, calma, é apenas mais uma fase da vida pela qual todos nós passamos e na qual podemos fazer muitas descobertas.

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Durante a adolescência, o corpo humano passa por diversas mudanças físicas. Essas mudanças ocorrem principalmente em um período chamado puberdade e visam preparar o corpo para a reprodução.

Na puberdade, os sistemas genitais se tornam aptos a produzir e a maturar gametas e, consequentemente, a gerar novos indivíduos. De acordo com o Ministério da Saúde, em geral, a puberdade se inicia entre 8 e 13 anos de idade, nos indivíduos do sexo feminino, e entre 9 e 14 anos de idade, nos indivíduos do sexo masculino.

As mudanças observadas na puberdade são controladas por hormônios sexuais: a testosterona, nos indivíduos do sexo masculino, e o estrógeno e a progesterona, nos indivíduos do sexo feminino.

Leia, a seguir, algumas mudanças que ocorrem no corpo humano de pessoas do sexo feminino durante a puberdade.

Aumento do tamanho das mamas – essa é a primeira característica observável no início da puberdade.

Aumento dos quadris, que adquirem um formato mais arredondado.

Ocorrência da primeira menstruação, chamada menarca.

Crescimento das tubas uterinas, do útero e da vagina.

Surgimento de pelos, especialmente nas axilas e na região pubiana.

Pubiano:
referente à região triangular do corpo humano localizada na região pélvica.

Agora, leia algumas mudanças que ocorrem no corpo humano de indivíduos do sexo masculino durante a puberdade.

Alterações na voz – ela se torna mais grave por causa de alterações na laringe, como o espessamento das pregas vocais.

Há aumento do volume dos músculos esqueléticos, e os ombros ficam mais largos.

Crescimento de pelos, especialmente na face (barba), no tórax, nas axilas e na região pubiana.

Aumento dos órgãos genitais (testículos e pênis).

Além das mudanças citadas anteriormente, em ambos os sexos a pele torna-se mais espessa. Além disso, a secreção das glândulas sebáceas e sudoríferas aumenta. Muitas vezes, o aumento da secreção das glândulas sebáceas, associado a outros fatores, está relacionado ao aparecimento da acne, um processo inflamatório dessas glândulas comum na adolescência.

Fotografia. O rosto de uma pessoa está representado do nariz para baixo, com algumas pequenas manchas vermelhas salientes na bochecha.
Parte do rosto de adolescente com acne.

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As mudanças observadas na puberdade estão relacionadas aos hormônios sexuais, produzidos e secretados em maior quantidade nesse período. Esses hormônios são produzidos nos ovários e nos testículos, sendo secretados diretamente na corrente sanguínea e atuando em diferentes partes do organismo.

A produção e a secreção dos hormônios sexuais são reguladas pelo sistema nervoso e também por outros hormônios. Juntos, as glândulas endócrinas e o sistema nervoso agem em diferentes órgãos e tecidos, resultando nas mudanças no corpo humano características dessa fase da vida.

Observe a seguir as estruturas envolvidas na produção e secreção dos hormônios sexuais e, consequentemente, nas mudanças observadas na puberdade.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustrações. Silhuetas de um homem e uma mulher, representados dos joelhos para cima, posicionados lado a lado. Marcada com a letra A, a silhueta masculina com o encéfalo em corte. Marcada com a letra B, a silhueta feminina com o encéfalo em corte. Indicado com o número 1, no homem e na mulher, o hipotálamo, estrutura arredondada na base do encéfalo. Indicado com o número 2, no homem e na mulher, a hipófise, também arredondada, abaixo do hipotálamo. Indicado com o número 3, no homem, os testículos, estruturas ovais que estão junto ao órgão sexual masculino. Indicado com o número 4, dentro do corpo da mulher, os ovários, duas estruturas arredondadas que estão junto ao órgão sexual feminino.
Representação de parte de silhuetas humanas do sexo masculino (A) e do sexo feminino (B), com indicação das estruturas envolvidas na produção e na secreção dos hormônios sexuais. Nessas imagens o encéfalo está representado em corte.

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 160.

Agora, vamos estudar como o sistema nervoso e algumas glândulas endócrinas atuam em conjunto para a ocorrência da puberdade.

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Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Silhueta de um homem representado dos joelhos para cima. Marcada com a letra A, destaque para o encéfalo, em corte. Marcada com a letra B, destaque para a região genital.
A. Ilustração. Encéfalo em corte. Indicado com o número 1, o hipotálamo, região arredondada na base do encéfalo. Indicado com o número 2, a hipófise, região arredondada que está abaixo do hipotálamo.
B. Ilustração. Região genital masculina. Indicado com o número 3, os testículos, duas estruturas ovais debaixo do pênis.

Representação de parte de silhueta humana do sexo masculino, com destaque para o encéfalo em corte (A) e para a região genital (B).

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 160.

O hipotálamo (1) é uma região do encéfalo que, entre outras funções, controla a secreção de hormônios pela hipófise. Ou seja, atua como uma ponte entre o sistema nervoso e as glândulas endócrinas.

A hipófise (2) é uma glândula localizada próximo ao hipotálamo. No início da puberdade, sob a ação dos hormônios hipotalâmicos, a hipófise produz e libera o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), os quais agem nos testículos.

Nos testículos (3), o FSH estimula a produção de espermatozoides, e o LH estimula a secreção da testosterona. Na puberdade, a testosterona é a principal responsável por promover o aumento dos órgãos genitais e o desenvolvimento de características sexuais secundárias masculinas, como as citadas anteriormente.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Silhueta de uma mulher representada dos joelhos para cima. Marcada com a letra A, destaque para o encéfalo. Marcada com a letra B, destaque para a região genital.
A. Ilustração. Encéfalo em corte. Indicado com o número 1, o hipotálamo, região arredondada na base do encéfalo. Indicado com o número 2, a hipófise, região arredondada que está abaixo do hipotálamo.
B. Ilustração. Região genital feminina. Indicado com o número 3, os ovários, estruturas ovaladas que ficam nas laterais e estão ligadas as tubas uterinas, estruturas longas e onduladas com projeções nas pontas.

Representação de parte de silhueta humana do sexo feminino, com destaque para o encéfalo em corte (A) e para a região genital (B).

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 160.

No início da puberdade, sob a ação dos hormônios produzidos pelo hipotálamo (1), a hipófise (2) produz e libera os hormônios FSH e LH, os quais agem nos ovários.

Nos ovários (3), o FSH e o LH estimulam o amadurecimento dos gametas femininos, fazendo que ocorra a primeira menstruação e os ovócitos passem a ser liberados mensalmente. Como resultado desse processo, os ovários começam a produzir e a secretar progesterona e estrogênio. O estrogênio atua no desenvolvimento e na manutenção dos órgãos sexuais femininos e das características secundárias femininas, citadas anteriormente. A progesterona, por sua vez, atua em conjunto ao estrogênio, preparando o útero mensalmente para uma possível gravidez e para a produção de leite nas mamas.

O autoconhecimento é a capacidade de conhecer a si mesmo. Saber quais mudanças ocorrem no próprio corpo durante a puberdade ajuda a identificá-las e a manter o autocuidado, bem como a desenvolver o amor-próprio.

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Adolescência

A adolescência é um período bastante importante em nossa vida, pois essa é uma fase de muitas descobertas, dúvidas e na qual muitas características da fase adulta serão definidas. Sobre esse assunto, leia o texto a seguir.

Ícone Objeto digital

[...]
Ser adolescente é, entre outras coisas, não ser mais criança. Mas também significa não ser adulto ainda, o que torna a adolescência uma fase muito especial, cheia de inquietações, descobertas e significados.
[...] Nessa fase, sentimos a necessidade de provar que somos capazes de fazer o que quisermos, de dar e de formular nossas próprias opiniões, de tomar o comando de nossa própria vida. Porém, ao mesmo tempo, existe ainda uma série de fatores, como a dependência emocional e a financeira, interagindo com todas essas questões. É uma fase em que queremos ganhar o mundo, mas ainda há a necessidade de ter o apoio ou um colinho de mãe, com a aprovação ou reprovação para os saltos que queremos dar. [...] Esse processo pode ser difícil, já que nem todas as pessoas compreendem com clareza esse monte de mudanças que ocorrem com o adolescente. Ao mesmo tempo, as certezas que temos muitas vezes diferem das certezas das pessoas com quem convivemos e isso pode trazer conflitos. Muitas vezes nós mesmos acabamos achando tudo o que pensamos totalmente sem sentido, falta-nos entendimento para enfrentar o que está fora ou dentro de nós. A confusão pode se tornar geral e, em muitos momentos, ninguém consegue se entender mais.
[...]
Toda mudança traz inseguranças e momentos de dúvidas, incertezas, muitas angústias e confrontos, por isso a fase é chamada "crise da adolescência"! Mas toda crise é também a oportunidade de superação e resolução de problemas, que podem ser redimensionados na busca de melhor qualidade de vida. As crises da adolescência deixam marcas profundas na personalidade, mas fazem parte da construção das verdades de cada pessoa.
Os rodopios ou "dança das emoções", na busca de si mesmo(a) e nas tentativas de encontrar autonomia e independência também podem fluir sem tantos turbilhões quando existem o diálogo, o respeito e a vontade de ser mais feliz!

MATHEUS, Andrea Teixeira; EISENSTEIN, Evelyn. Fala sério!: perguntas e respostas sobre adolescência e saúde. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006. p. 17, 20-21, 34-35.

Fotografia. Dois homens estão sentados lado a lado em um banco. Um deles é mais velho que o outro.
Pai conversando com seu filho adolescente.

Professor, professora: Comente com os alunos que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera-se adolescente os indivíduos de 12 a 18 anos de idade.

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Agora, leia o trecho de reportagem a seguir.

Uso de álcool aumenta entre adolescentes no Brasil; pandemia pode agravar a situação
Para especialista, país precisa de políticas para controlar quadro, que pode levar a problemas graves na fase adulta

LACERDA, Nara. Uso de álcool aumenta entre adolescentes no Brasil; pandemia pode agravar a situação. Brasil de Fato, 18 set. 2021. Disponível em: https://oeds.link/0z9OGJ. Acesso em: 25 jul. 2022.

Como você pôde perceber no trecho de reportagem, o consumo de álcool entre os adolescentes é uma preocupante realidade. Além de todas as mudanças características da adolescência, é nessa fase da vida que nos deparamos com muitas novidades, algumas boas, outras não. É nessa fase, por exemplo, que muitas pessoas oferecem álcool e outras drogas aos adolescentes na falsa promessa de ajudá-los a esquecer e superar seus medos e angústias.

A realidade é que o álcool e outras drogas não resolvem problemas, pelo contrário, expõem qualquer outra pessoa que faça uso deles a problemas de saúde e a risco de morte. Por isso, é essencial agir com responsabilidade e refletir sobre as escolhas que tomamos.

Apesar de parecer e às vezes realmente ser um período conturbado em que nos sentimos perdidos, a adolescência também é um período de formação de opinião, no qual podemos nos posicionar a favor ou contra determinados fatos.

Você já ouviu falar de Malala Yousafzai (1997 -)? Ela nasceu em uma região do Paquistão, na Ásia, onde as mulheres possuem direitos limitados e não podem, por exemplo, estudar. Ainda assim, ela lutou por seus sonhos, enfrentando a resistência da sociedade local para continuar frequentando a escola. Atualmente, Malala é considerada símbolo mundial da luta das mulheres pela liberdade e pelo direito à educação.

Sugestões complementares

No livro Eu sou Malala, você conhecerá mais a história dessa jovem paquistanesa e de sua luta pela liberdade e pelos direitos das mulheres. Além disso, conhecerá um pouco sobre a cultura daquela região.

Eu sou Malala, de Malala Yousafzai e Christina Lamb. Tradução: Caroline Chang et al. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Capa do livro 'Eu sou Malala'. 'A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã'. Na capa, há a fotografia do busto de uma mulher usando um lenço que cobre metade da cabeça, orelhas e pescoço.
Capa do livro Eu sou Malala.

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´

O tema é ...

Direitos da criança e do adolescente

Perigos da internet!

Ícone Objeto digital

A internet nos coloca em sintonia com diversos acontecimentos do mundo em tempo real e permite o acesso a informações variadas e a pessoas de diferentes lugares no mundo e que, às vezes, sequer conhecemos. Isso pode nos tornar mais conectados uns com os outros e com o mundo ao nosso redor. No entanto, esse mundo virtual também pode oferecer perigos reais. Entre esses perigos estão o cyberbullying (assédio virtual) e a violência ou abuso sexual.

Existem pessoas que criam perfis falsos nas redes sociais, usam linguagem de crianças ou de adolescentes e solicitam amizade a fim de estabelecer uma relação de confiança. Muitas crianças e adolescentes que caem nessa armadilha são expostos a diferentes perigos que podem incluir até ameaças de morte. Para ajudá-lo a utilizar a internet de maneira saudável, é possível ter alguns cuidados e seguir algumas dicas no seu dia a dia. Leia algumas delas a seguir.

Não conte detalhes da sua vida nas redes sociais. Quando divulgamos informações pessoais na internet, elas se tornam públicas e não sabemos quem terá acesso a elas.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. À esquerda, um menino está sentado em frente a uma mesa, mexendo em um notebook que está em cima dela. À direita, há a silhueta de um adulto sentado em uma cadeira, mexendo em um notebook que está em cima da mesa à sua frente.
Representação de adolescente (à esquerda) recusando o acesso de uma pessoa desconhecida a seu perfil nas redes sociais.

Nunca aceite um convite para encontrar alguém que você só conhece pela internet, a não ser com o consentimento de seus pais ou responsável. Se receber algum convite desse tipo, avise imediatamente seus pais ou responsáveis.

Ilustração. Uma menina, usando óculos, está representada da cintura para cima, olhando para um smartphone com a tela mostrando uma conversa entre ela e uma pessoa desconhecida.
Representação de adolescente visualizando mensagens recebidas em um smartphone.

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No perfil das redes sociais, não divulgue sua idade, seu endereço e telefone nem o nome da escola onde estuda ou mesmo fotos que possam facilitar sua localização.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Um menino está representado da cintura para cima, mexendo em um computador que está à sua frente. Acima da cabeça dele, há um balão de fala com três pontos.
Representação de adolescente refletindo sobre quais informações deve inserir em uma rede social.

Não divulgue seus dados pessoais onde outros internautas possam acessá-los. Seus dados pessoais, como carteira de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), dados bancários, senhas, podem ser usados de maneira inadequada por outras pessoas, causando grandes prejuízos.

Ilustração. Um brasão azul com o desenho de um cadeado em seu interior. Atrás dele há a representação de documentos.
Representação de símbolo de segurança de dados na internet.

Além dos cuidados e dicas citados anteriormente, caso alguém lhe envie conteúdos de violência, sexo ou nudez, conte imediatamente aos seus pais ou responsáveis, para que eles tomem as providências necessárias e procurem agentes de segurança especializados nesse tipo de crime.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

1. Você costuma usar a internet e as redes sociais? Em caso afirmativo, você toma alguns dos cuidados mencionados nestas páginas? Conte aos colegas.

2. Em sua opinião, você precisa incluir outros cuidados em seu cotidiano em relação ao uso da internet? Comente com os colegas.

3. Atualmente, diversas crianças usam a internet desde muito pequenas. Converse com os colegas sobre quais atitudes os pais ou responsáveis devem ter em relação a isso.

4. Junto aos colegas de turma, façam uma campanha na escola sobre o combate à violência nas redes sociais e na internet. Em grupo de cinco alunos, produzam cartazes sobre o tema alertando e conscientizando sobre os riscos da internet e os cuidados que devemos ter ao usá-la. Exponham os cartazes em locais da escola com bastante circulação de alunos.

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Sobre a puberdade, responda às questões a seguir.

a) O que é puberdade precoce? Se necessário, faça uma pesquisa.

Resposta nas orientações ao professor.

b) Quais são os principais hormônios que atuam diretamente nas mudanças observadas na puberdade?

Resposta: Os principais hormônios envolvidos nas mudanças que ocorrem na puberdade, no caso de indivíduos do sexo feminino, são estrógenos e progesterona e, no caso de indivíduos do sexo masculino, testosterona.

2. Em seu caderno, elabore um esquema utilizando todas as palavras apresentadas a seguir. Esse esquema deve representar a relação existente entre o sistema nervoso, o sistema endócrino e a puberdade. Você pode inserir pequenos textos explicativos, caso considere necessário.

ovários

FSH

hipófise

testosterona

progesterona

estrógenos

LH

testículos

hipotálamo

Resposta nas orientações ao professor.

Versão adaptada acessível

2. Explique a relação existente entre o sistema nervoso, o sistema endócrino e a puberdade. Em sua explicação, utilize as palavras apresentadas a seguir.

  • ovários
  • FSH
  • hipófise
  • testosterona
  • progesterona
  • estrógenos
  • LH
  • testículos
  • hipotálamo

Resposta: Espera-se que os alunos digam que o hipotálamo controla a ação da hipófise, que, por sua vez, produz e libera o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), que agem nos testículos e nos ovários. Nos testículos, o FSH estimula a produção de espermatozoides e o LH estimula a secreção da testosterona, que é o principal responsável por promover o aumento dos órgãos genitais e o desenvolvimento de características sexuais secundárias. Nos ovários, o FSH e o LH estimulam o amadurecimento dos gametas femininos, e neles também ocorre a produção e a secreção de estrógenos e progesterona. Os estrógenos atuam no desenvolvimento e na manutenção dos órgãos sexuais femininos e das características secundárias femininas. Junto aos estrógenos, a progesterona também atua preparando o útero mensalmente para uma possível gravidez e na produção de leite nas mamas.

3. Leia as frases a seguir e identifique aquela que apresenta informações incorretas sobre a puberdade. Em seguida, reescreva a alternativa incorreta em seu caderno, corrigindo-a.

a) A acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas relacionado ao aumento de secreção por essas glândulas durante a adolescência.

b) Os hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH) são hormônios hipofisários e agem nos testículos e ovários, estimulando a produção ou amadurecimento dos gametas e a secreção de outros hormônios.

c) A produção e a secreção dos hormônios sexuais são reguladas pelo sistema nervoso e também por outros hormônios.

d) A produção da testosterona ocorre no testículo pelo estímulo do hormônio folículo estimulante (FSH).

e) As mudanças no corpo que ocorrem na puberdade estão associadas aos hormônios sexuais testosterona, nos indivíduos do sexo masculino, e estrógeno e progesterona nos indivíduos do sexo feminino.

Resposta: Alternativa d. A produção da testosterona ocorre no testículo pelo estímulo do hormônio luteinizante (LH). O hormônio folículo estimulante (FSH) é responsável por estimular a produção de espermatozoides nos testículos.

4. Entre as mudanças observadas na puberdade, podemos citar o aumento das mamas nos indivíduos do sexo feminino, resultado principalmente do acúmulo de gordura.

a) Quais são os hormônios sexuais que causam o desenvolvimento das mamas na puberdade?

Resposta: Estrogênios e progesterona.

b) Qual é a importância das mamas após a gestação?

Resposta: As mamas fornecem o leite materno para o recém-nascido.

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c) Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama foi responsável por 16 , 1 % do total de mortes por câncer em pessoas do sexo feminino no Brasil no ano de 2019. Faça uma pesquisa sobre o câncer de mama e cite quais são os principais métodos capazes de detectá-lo e qual é a importância de descobri-lo nas fases iniciais.

Resposta nas orientações ao professor.

5. Assim como você, seus pais ou responsáveis também passaram pela adolescência. Faça uma entrevista com eles sobre como foi a adolescência deles. Em seguida, elabore um texto em seu caderno comentando as principais informações dessa entrevista e comparando a adolescência vivida por eles com a que você está vivendo. Finalize seu texto incluindo o que você espera dessa fase da sua vida.

Resposta nas orientações ao professor.

6. Leia as afirmações a seguir, sobre cada estrutura indicada no esquema. Na sequência, identifique a alternativa em que a afirmação não corresponde às estruturas indicadas.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustrações. Silhuetas de um homem e uma mulher, representados dos joelhos para cima, posicionados lado a lado. Marcado com o número 1, a silhueta masculina com o encéfalo em corte. Marcado com o número 2, a silhueta feminina com o encéfalo em corte. Indicada com a letra A, no homem e na mulher, uma estrutura arredondada na base do encéfalo. Indicada com a letra B, no homem e na mulher, outra estrutura arredondada, abaixo da estrutura A. Indicada com a letra C, no homem, duas estruturas ovais que estão junto ao órgão sexual masculino. Indicada com a letra D, na mulher, duas estruturas arredondadas que estão junto ao órgão sexual feminino.
Representação de silhuetas humanas do sexo masculino (1) e do sexo feminino (2), com indicação de estruturas envolvidas na produção e secreção dos hormônios sexuais durante a puberdade.

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 160.

a) Estrutura B: glândula responsável pela produção e liberação dos hormônios FSH e LH.

b) Estrutura A: região do encéfalo que controla a secreção de hormônios pela hipófise.

c) Estrutura D: estrutura do corpo feminino que, sob influência do hormônio progesterona, sofre modificações e é preparada para abrigar o bebê durante a gravidez.

d) Estrutura C: estrutura do corpo masculino onde ocorre a produção dos espermatozoides.

Resposta: Alternativa c.

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Sistemas genitais

A reprodução humana está intimamente relacionada aos sistemas genitais masculino e feminino. É sobre esses sistemas que vamos estudar a partir de agora.

Sistema genital masculino

Questão 3. Ícone atividade oral. Cite uma estrutura que faz parte do sistema genital masculino.

Resposta: Os alunos podem citar glândulas seminais, ductos ejaculatórios, glândulas bulbouretrais, ductos deferentes, próstata, pênis, uretra, testículos e epidídimos.

O sistema genital masculino é o local onde ocorre a formação dos gametas masculinos, chamados espermatozoides. Além disso, esse sistema é responsável por garantir condições adequadas para que os espermatozoides cheguem até o sistema genital feminino durante o ato sexual, bem como é onde ocorre a secreção do hormônio sexual masculino – a testosterona.

O sistema genital masculino é formado por um sistema de ductos, que inclui o ducto deferente, o ducto ejaculatório e a uretra. Além disso, esse sistema é composto pelas glândulas sexuais acessórias (glândulas seminais, próstata e glândula bulbouretral), pelos genitais externos (escroto e pênis) e pelos testículos. Observe a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. Uma silhueta de um homem em pé representada do tórax para baixo, com destaque para a região genital. Há um retângulo que representa um plano de corte na região destacada.
B. Ilustração em corte do sistema genital masculino, com indicações para: testículo, estrutura ovalada com o epidídimo, um ducto que fica acima do testículo, ambos ficam atrás do pênis, órgão com a glande recoberta pelo prepúcio na extremidade. Ao redor do testículo há uma camada chamada escroto. No pênis, há a uretra, um tubo fino que segue para o interior, indo até uma forma arredondada que é a próstata, que se liga às glândulas seminais que ficam atrás da bexiga. Ao lado do escroto, parte um fino tubo que se liga à parte superior das glândulas seminais, o ducto deferente. Abaixo da próstata, estrutura pequena, chamada glândula bulbouretral. A uretra se liga a outro tubo fino que está no interior, chamado ducto ejaculatório.

Representação de parte de silhueta humana masculina com plano de corte (A) e representação de parte de silhueta humana masculina, em corte, indicando estruturas que compõem o sistema genital masculino (B).

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 179.

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Conheça a seguir como ocorre a produção de espermatozoides e o caminho percorrido por eles no sistema genital masculino.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. Uma silhueta de um homem em pé, com destaque para a região genital marcada com a letra B.
B. Ilustração. Destaque para o sistema genital masculino parcialmente em corte. Indicado com o número 1, os túbulos seminíferos, estruturas arredondadas, no interior do testículo. Indicado com o número 2, os testículos, estruturas ovaladas atrás do pênis. Indicado com o número 3, o escroto, uma camada ao redor dos testículos. Indicado com o número 4, os epidídimos, estruturas arredondadas e achatadas, acima dos testículos. Indicado pelo número 5, os ductos deferentes, tubos ligados aos epidídimos que seguem para a parte superior. Indicado pelo número 6, as glândulas seminais, duas estruturas alongadas na parte superior. Indicado pelo número 7, a uretra, tubo no interior do pênis. Indicado pelo número 8, o corpo cavernoso, estrutura cilíndrica alongada nas laterais do pênis. Indicado pelo número 9, o corpo esponjoso, estrutura cilíndrica pequena na extremidade superior do pênis.

Representação de silhueta humana masculina (A), com destaque para o sistema genital masculino (B), parcialmente em corte.

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 186, 188.

Os espermatozoides são produzidos nos túbulos seminíferos (1) dos testículos (2). Estes se encontram alojados em uma bolsa coberta por pele, chamada escroto (3), a qual envolve os testículos e suas estruturas, como o epidídimo.

Após sua produção, os gametas masculinos passam pelos epidídimos (4), onde amadurecem, ganham mobilidade e ficam armazenados por até, aproximadamente, um mês.

Quando há um estímulo sexual, no momento da ejaculação, os espermatozoides seguem pelos ductos deferentes (5), onde podem ficar armazenados por certo tempo. Esses ductos se unem ao canal das glândulas seminais (6), formando os ductos ejaculatórios, que terminam na uretra.

A uretra (7) é um canal que se estende da bexiga urinária à extremidade do pênis. Ao redor desse canal estão localizados os tecidos eréteis do pênis – o corpo cavernoso (8) e o corpo esponjoso (9). No corpo masculino, a uretra pertence tanto ao sistema genital quanto ao sistema urinário, pois recebe a urina e também o sêmen, material formado pelos espermatozoides e pelas secreções provenientes das glândulas anexas. No entanto, essas funções não são realizadas simultaneamente pela uretra.

Ejaculação:
expulsão do sêmen pelo pênis.

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À medida que os espermatozoides percorrem o sistema genital masculino, desde os testículos até sua liberação pela uretra, eles recebem alguns materiais secretados por três glândulas anexas: glândulas seminais, glândulas bulbouretrais e próstata. Observe o esquema a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. Uma silhueta de um homem em pé, com destaque para a região genital marcada com a letra B.
B. Ilustração. Destaque para o sistema genital masculino parcialmente em corte. Indicado com o número 1, as glândulas seminais, duas estruturas alongadas na parte superior. Indicado com o número 2, a próstata, uma forma arredondada debaixo das glândulas seminais. Indicado com o número 3, as glândulas bulbouretrais, estruturas pequenas e arredondadas localizadas abaixo da próstata.

Representação de silhueta humana masculina (A), com destaque para o sistema genital masculino (B), parcialmente em corte.

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 186, 188.

As glândulas seminais (1) secretam um líquido espesso e amarelado nos ductos ejaculatórios que atravessam a próstata. Esse líquido das glândulas seminais nutre, protege e aumenta a mobilidade dos espermatozoides.

A próstata (2) secreta um material leitoso que aumenta a agilidade dos espermatozoides. Durante a ejaculação, os músculos da próstata se contraem, empurrando a secreção para o interior da uretra.

As glândulas bulbouretrais (3) produzem um muco que prepara a uretra para receber os espermatozoides e serve como lubrificante durante o ato sexual. Os líquidos produzidos pelas glândulas seminais e bulbouretrais também protegem os espermatozoides da acidez encontrada no interior da uretra masculina e nos órgãos genitais femininos, especialmente na vagina.

O líquido formado pelos espermatozoides e pelas secreções provenientes das glândulas anexas é o sêmen. Esse líquido é depositado no interior do sistema genital feminino com o auxílio do pênis. Durante a excitação sexual, os tecidos eréteis do pênis recebem maior quantidade de sangue e o pênis fica ereto, ou seja, rígido, e aumenta de tamanho.

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Sistema genital feminino

Questão 4. Ícone atividade oral. Cite uma estrutura que faz parte do sistema genital feminino.

Resposta: Os alunos podem citar lábios menores, vagina, clitóris, lábios maiores, tubas uterinas, ovários e útero.

O sistema genital feminino é responsável por produzir e maturar os gametas femininos, chamados ovócitos, bem como produzir e liberar alguns hormônios. Além disso, é nesse sistema que é abrigado um novo indivíduo em desenvolvimento durante a gestação.

O sistema genital feminino é formado por órgãos internos (tubas uterinas, ovários, útero e vagina), localizados na região inferior do abdome, e por órgãos externos, que, em conjunto, formam o pudendo feminino ou vulva. Observe a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. Uma silhueta de uma mulher em pé representada do tórax para baixo, com destaque para a região genital. Há um retângulo que representa um plano de corte na região destacada.
B. Ilustração em corte do sistema genital feminino, onde estão indicados o útero, uma parte achatada dobrada ao centro com formato oval, e a vagina, um canal na parte inferior que se estende até o útero. Na parte superior do útero e atrás, encontra-se o ovário, uma estrutura ovalada. Acima do ovário, há a tuba uterina, um tubo pequeno e fino com projeções na extremidade, que se conecta ao ovário na parte inferior.

Representação de parte de silhueta humana feminina com plano de corte (A) e representação de parte de silhueta humana feminina, em corte, indicando estruturas internas que compõem o sistema genital feminino (B).

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 180.

A porção externa do sistema genital feminino é formada por lábios maiores, lábios menores, óstio ou abertura da vagina, óstio da uretra e clitóris.

Os lábios maiores são externos aos lábios menores, que são dobras de tecido que protegem o óstio da vagina e o óstio da uretra. O clitóris é um órgão rico em terminações nervosas que aumenta de tamanho durante a excitação sexual.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Porção inferior do abdome feminino com destaque para o sistema genital. Há os lábios menores, estruturas que ficam na parte interna da vagina, e os lábios maiores, estruturas que ficam na parte externa. Acima, encontra-se o clitóris, uma pequena estrutura arredondada. Abaixo, localiza-se o óstio da uretra, uma estrutura redonda com uma pequena abertura. Ao centro, situa-se o óstio da vagina, uma abertura ovalada que leva à cavidade vaginal.
Representação de parte da porção inferior do abdome feminino, com indicação das estruturas externas do sistema genital feminino.

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 180.

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Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre algumas estruturas que compõem a porção interna do sistema genital feminino. Observe o esquema a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. Uma silhueta de uma mulher em pé, com destaque para a região genital marcada com a letra B.
B. Ilustração. Destaque para o sistema genital feminino, no interior do corpo da mulher. Indicado com o número 1, os ovários, duas estruturas ovaladas. Indicado com o número 2, as tubas uterinas, são tubos pequenos e finos com projeções nas extremidades, que se conectam aos ovários na parte inferior. Indicado com o número 3, o útero, parte achatada ao centro. Indicado com o número 4, a vagina, um canal na parte inferior.

Representação de silhueta humana feminina (A), com destaque para as estruturas internas do sistema genital feminino (B). Nessa imagem, útero e vagina estão representados em corte.

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 207.

Os ovários (1) são glândulas responsáveis por produzir os ovócitos e os hormônios estrógeno e progesterona.

As tubas uterinas (2) são órgãos musculares com formato de tubo, cada um medindo aproximadamente 12   cm de comprimento. Cada uma das tubas encaminha o ovócito liberado pelo ovário, ao qual está relacionada, até o útero por meio de contrações dos seus músculos e do movimento de cílios que revestem internamente esses órgãos. Geralmente, a fecundação ocorre nas tubas uterinas.

O útero (3) é o órgão em que o zigoto em divisão celular se fixa, permitindo o desenvolvimento do embrião e, posteriormente, do feto. O útero possui uma camada muscular que se contrai durante o parto, auxiliando a saída do bebê.

A vagina (4) é um órgão muscular com formato de tubo, que liga o útero ao meio externo. É a vagina que recebe o pênis durante o ato sexual e serve de passagem para o bebê durante o parto natural ou normal.

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Ciclo menstrual

A camada mais interna do útero, denominada endométrio, mensalmente se prepara para alojar um embrião. Caso isso não ocorra, parte do endométrio se desprende do útero e é eliminada do corpo, caracterizando a menstruação. Em média, a preparação do útero para uma possível gestação ocorre a cada 28 dias, o chamado ciclo menstrual.

A cada ciclo, o útero se prepara para receber o ovócito fecundado pelo espermatozoide. O primeiro ciclo menstrual se inicia com a primeira menstruação (menarca), que geralmente ocorre por volta dos 12 anos de idade. A partir de então, o indivíduo do sexo feminino terá seus ciclos menstruais periodicamente até atingir a idade entre 48 e 55 anos, aproximadamente, quando ocorre a menopausa, ou seja, o último ciclo menstrual. Assim, o indivíduo do sexo feminino tem um tempo de fertilidade limitado.

O ciclo menstrual é regulado por vários hormônios. Os principais são o FSH e o LH, produzidos pela hipófise, e a progesterona e o estrógeno, produzidos pelos ovários.

Costuma-se considerar o primeiro dia da menstruação como o primeiro dia do ciclo menstrual, o qual tem início aproximadamente 14 dias após a ovulação. A duração desse ciclo varia entre 24 e 35 dias. No entanto, a maioria das mulheres tem um ciclo de 28 dias. A data de ovulação é uma informação que pode ser utilizada para a previsão do período fértil de uma mulher, ou seja, quando ela terá mais chances de engravidar.

Sugestões complementares

No site da biblioteca do Ministério da Saúde, você tem acesso à Caderneta de Saúde do Adolescente, nas versões para o sexo masculino e para o sexo feminino. Nela, você encontrará diversas dicas de como se manter saudável e compreender as inúmeras mudanças que ocorrem durante a puberdade e a adolescência, além de informações sobre o calendário de vacinas.

Quadro. O quadro tem 7 colunas e 5 linhas. Na primeira linha do quadro há as seguintes informações: coluna 1: Hepatite B; coluna 2: Febre amarela (uma dose a cada dez anos); coluna 3: Tríplice viral; coluna 4: Dupla adulto (uma dose a cada dez anos); coluna 5: H P V; coluna 6: d T p a (gestante); coluna 7: Outras vacinas. Abaixo de cada uma há quatro campos com as seguintes informações: Data, dois pontos; Lote, dois pontos; Unidade, dois pontos; Assinatura: dois pontos. Essas informações estão presentes em todas as células do quadro, com exceção do H P V, que tem em apenas 3 células, e o d T p a, que tem em apenas uma célula.
Quadro de registro das vacinas do calendário, presente na Caderneta de Saúde do Adolescente. Versão para indivíduos do sexo feminino.

Ministério da Saúde. Disponíveis em: https://oeds.link/kSuDRE; https://oeds.link/nlHzXI. Acesso em: 25 jul. 2022.

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De forma simplificada, o ciclo menstrual pode ser dividido em três etapas: a pré-ovulatória, a ovulação e a pós-ovulatória. Observe a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Uma silhueta de uma mulher em pé, com destaque para a região genital marcada com a letra B.
Ilustração. Marcada com a letra B, destaque para as estruturas internas do sistema genital feminino. Marcado com o número 1, o endométrio, uma camada no interior do útero. Nas laterais, estão os ovários, estruturas ovaladas que estão ligados às tubas uterinas, que são tubos pequenos e finos com projeções nas extremidades, as quais se conectam aos ovários na parte inferior. No interior do ovário da direita, há uma pequena esfera, o ovócito.
Ilustração. Marcada com a letra B, destaque para uma estrutura interna do sistema genital feminino. Indicado com o número 2, o ovócito, uma estrutura esférica que está na parte inferior da tuba uterina.
Ilustração. Marcada com a letra B, destaque para as estruturas internas do sistema genital feminino. Indicado com o número 3, no útero, camada de sangue ao redor e escorrendo em direção à vagina.

Representação de silhueta humana feminina (A), com destaque para as estruturas internas do sistema genital feminino (B) em três fases (1, 2 e 3) do ciclo menstrual humano.

Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 574, 596.

1. Fase pré-ovulatória: corresponde ao período entre a menstruação e a ovulação. Nessa fase, o ovócito inicia sua maturação no ovário. Ao mesmo tempo, o endométrio do útero se torna mais espesso, preparando-se para abrigar um possível embrião.

2. Ovulação: corresponde à liberação do ovócito pelo ovário na tuba uterina. Em geral, um único ovócito é liberado por apenas um dos ovários. Aproximadamente 24 horas após a sua liberação, se não for fertilizado, o ovócito se desintegra.

3. Fase pós-ovulatória: caso não ocorra fertilização nem implantação do embrião, parte do endométrio se desprende e é eliminada junto a um pouco de sangue pela vagina.

Esse processo é chamado menstruação, que dura, em média, de três a cinco dias. Em geral, a cada menstruação a pessoa do sexo feminino perde de 50 a 150   mL de sangue. Após a menstruação, a parede do endométrio torna-se bastante fina, e o ciclo se reinicia com a fase pré-ovulatória.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Observe as imagens a seguir. Em seguida, identifique a alternativa que indica corretamente os nomes das estruturas indicadas.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração do sistema genital feminino. Indicada com a letra A, estrutura ovalada. Indicada com a letra B, tubo pequeno e fino com projeções nas extremidades, que se conecta com a estrutura ovalada na parte inferior. Indicada com a letra C, parte achatada ao centro. Indicada com a letra D, um canal na parte inferior.
Representação do sistema genital feminino.
Ilustração do sistema genital masculino. Indicada com a letra E, tubos ligados que seguem das estruturas ovaladas para a parte superior. Indicada com a letra F, uma forma arredondada, localizada ao centro. Indicada com a letra G, uma estrutura cilíndrica alongada nas laterais do pênis. Indicada com a letra H, um tubo no interior do pênis. Indicada com a letra I, estruturas ovaladas ao lado do pênis. Indicada com a letra J, estruturas arredondadas e achatadas, acima da estrutura com a letra I.
Representação do sistema genital masculino.

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 186, 207.

a) A – ovário; B – tuba uterina; C – útero; D – vagina; E – ducto deferente; F – próstata; G – pênis; H – uretra; I – testículo; J – epidídimo.

b) A – ovário; B – tuba uterina; C – vagina; D – útero; E – ducto deferente; F – testículo; G – pênis; H – uretra; I – próstata; J – epidídimo.

c) A – ovário; B – tuba uterina; C – útero; D – vagina; E – uretra; F – próstata; G – pênis; H – ducto deferente; I – testículo; J – epidídimo.

d) A – ovário; B – tuba uterina; C – vagina; D – útero; E – ducto deferente; F – próstata; G – glande; H – uretra; I – testículo; J – epidídimo.

Resposta: Alternativa a.

2. Leia o trecho de reportagem a seguir.

Pobreza menstrual
A ONU define a pobreza menstrual como um problema tanto de saúde pública quanto de direitos humanos. Solucioná-lo requer ações nas diversas esferas da sociedade.
A pobreza menstrual corresponde à falta de condições de realização da higiene menstrual de forma adequada, o que se deve à ausência de itens básicos, como absorventes, a falta de acesso a infraestrutura e serviços de saneamento básico e também à falta de informações e conhecimento a respeito do tema. […]

GUITARRARA, Paloma. Pobreza menstrual. Brasil Escola. Disponível em: https://oeds.link/kLbHRp. Acesso em: 25 jul. 2022.

a) Junte-se a um colega e conversem sobre o que a falta de acesso a itens de higiene menstrual pode causar para quem menstrua e como esse problema pode ser solucionado. Se necessário, faça uma pesquisa.

Resposta nas orientações ao professor.

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3. Leia o texto a seguir, sobre câncer de próstata.

O câncer da próstata é uma doença que pode levar à morte se não for tratada corretamente. Esse tipo de câncer é mais comum entre os indivíduos adultos e idosos do sexo masculino, podendo causar aumento anormal da próstata e torná-la mais rígida, além de prejudicar seu funcionamento. Entre os sintomas do câncer de próstata estão dificuldade e dor ao urinar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a prevenção deve ser feita por exames, principalmente pelo toque retal e por exame de sangue. Esses exames devem iniciar-se aos 40 anos de idade em indivíduos com histórico familiar da doença e aos 45 anos nos demais. Além disso, manter bons hábitos de saúde pode diminuir os riscos de desenvolver essa doença.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

1. Ilustração. Uma silhueta de um homem em pé representada do tórax para baixo, com destaque para a região genital. Há um retângulo que representa um plano de corte na região destacada.
2. Ilustração em corte do sistema genital masculino. Indicada com a letra A, ao centro, um espaço no interior do sistema genital. Indicada com a letra B, uma estrutura pequena e arredondada. Indicado com a letra C, um tubo no interior do pênis, que passa pela estrutura B e esta ligado ao espaço indicado pela letra A.

Representação de parte de silhueta humana masculina com plano de corte (1) e representação de parte de silhueta humana masculina, em corte, indicando estruturas que compõem o sistema genital masculino (2).

Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 179.

a) Identifique as letras indicadas na imagem que se referem à próstata e à uretra.

Resposta: Próstata – B; uretra – C.

b) Considerando a posição da próstata e da uretra, identificadas no item a, explique com suas palavras os sintomas do câncer de próstata citados no texto.

Resposta nas orientações ao professor.

c) Qual é a importância de realizar os exames de toque e de sangue nas idades indicadas?

Resposta: Quando realizados com a frequência indicada e nas idades adequadas, esses exames possibilitam a identificação precoce de câncer, o que aumenta as chances de tratamento e de cura.

4. Sobre o ciclo menstrual, responda às questões a seguir.

a) Descreva com suas palavras o ciclo menstrual.

Resposta nas orientações ao professor.

b) Quais são os principais hormônios envolvidos no ciclo menstrual?

Resposta: LH, FSH, progesterona e estrógenos.

c) A TPM ocorre principalmente na segunda metade do ciclo menstrual e pode interferir no cotidiano dos indivíduos do sexo feminino que apresentam essa síndrome. Realize uma pesquisa sobre os possíveis métodos para amenizar os sintomas da TPM.

Resposta: Os alunos podem citar que os sintomas da TPM podem ser aliviados adotando hábitos saudáveis, como alimentação variada e equilibrada, prática de atividades físicas, controle do estresse e evitar consumo de bebidas alcóolicas e estimulantes contendo cafeína, entre outras medidas.