Mundo de Explorações – Língua Portuguesa
Código da Coleção: 0009P230101010010
Proposta pedagógica
- Seção corpo em movimento: propostas de atividades lúdicas que exigem que os alunos trabalhem com o corpo.
- Tem como base os pilares da educação para o século 21: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer.
- Mobiliza a leitura de textos diversificados, em diálogo com diferentes campos da atuação social.
- Seção de olho na fala: questões ligadas à oralidade e ao uso da fala.
- Seções dedicadas à retomada de conhecimentos sobre o que foi estudado sobre o gênero antes da produção de textos.
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
PARA INICIAR A TRAVESSIA – p. 10
VIAGEM, FERNANDO PAIXÃO – p. 12
PALAVRAS MÁGICAS, PEDRO BANDEIRA – p. 14
TRILHA 1: COMO EU ME VEJO? – p. 20
PRIMEIROS PASSOS – p. 20
ESTAÇÃO DA LEITURA: NOME E IDENTIDADE – p. 21
TEXTO & LEITOR: SÓ EU SOU EU – p. 22
SÓ EU SOU EU, MARCELO JENECI – p. 22
MUNDO DA LEITURA: CRIANÇAS COMO VOCÊ, BARNABAS E ANABEL KINDERSLEY – p. 24
TEXTO & LINGUAGENS: CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO – p. 25
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 27
ESTAÇÃO DA LÍNGUA: LETRAS E LISTAS – p. 28
DE OLHO NA ESCRITA – p. 29
LISTA DE NOMES – p. 29
TRAÇADO DAS LETRAS – p. 31
ORGANIZANDO LISTAS – p. 32
LETRAS VOGAIS – p. 33
A E I O U, GRUPO TRIII – p. 33
USO DO TIL – p. 42
DE OLHO NA FALA – p. 43
SOU EU MESMO – p. 43
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 46
ESTAÇÃO CRIATIVA: SOMOS ASSIM! – p. 47
OFICINA DO TEXTO – p. 48
CARTAZ: EU ME VEJO ASSIM – p. 48
CIRANDA DO TEXTO: NOSSA TURMA É ASSIM – p. 49
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 50
MUNDO DAS PALAVRAS – p. 51
TRILHA 2: A ARTE DE BRINCAR – p. 52
PRIMEIROS PASSOS – p. 52
ESTAÇÃO DA LEITURA: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS – p. 53
TEXTO & LEITOR: BRINQUEDO DE TODOS OS TEMPOS – p. 54
BOLA DE GUDE, ROSEANA MURRAY – p. 54
BRINCADEIRA DE OUTRO LUGAR – p. 56
TUM TUM!, ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA – p. 56
MUNDO DA LEITURA: UNIVERSO DO BRINCAR – p. 58
TEXTO & LINGUAGENS: REGRAS DE BRINCADEIRAS – p. 59
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 62
ESTAÇÃO DA LÍNGUA: QUEM BRINCA APRENDE – p. 63
DE OLHO NA ESCRITA – p. 64
ENTRE BRINQUEDOS: LETRAS B, P, V – p. 64
BRINCADEIRAS DIVERTIDAS: LETRAS F, T, D – p. 71
DE OLHO NA FALA – p. 79
BRINCADEIRAS CANTADAS – p. 79
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 81
ESTAÇÃO CRIATIVA: VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA! – p. 82
OFICINA DO TEXTO – p. 83
BOLHAS DO BEM – p. 83
AGENDA DO BRINCAR – p. 84
CIRANDA DO TEXTO: GINCANA DAS FAMÍLIAS – p. 85
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 86
MUNDO DAS PALAVRAS – p. 87
TRILHA 3: INFORMAÇÃO E IMAGEM – p. 88
PRIMEIROS PASSOS – p. 88
ESTAÇÃO DA LEITURA: CURIOSIDADES CIENTÍFICAS – p. 89
TEXTO & LEITOR: COMO SERÁ QUE É… – p. 90
METAMORFOSE, ANA MUNIZ – p. 90
INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS – p. 92
MUNDO DA LEITURA: CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS – p. 95
TEXTO & LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E LEGENDA – p. 96
MINHA PRIMEIRA ENCICLOPÉDIA, LAURA ACETI E MARCO SCUDERI – p. 97
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 98
ESTAÇÃO DA LÍNGUA: HORA DA PESQUISA – p. 99
DE OLHO NA ESCRITA – p. 100
EXPLORANDO O MUNDO ANIMAL: LETRAS M, N, L, R – p. 100
EXPLORANDO O MUNDO ANIMAL: LETRAS Z, S, J, G – p. 109
DE OLHO NA FALA – p. 118
OBSERVANDO A NATUREZA – p. 118
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 119
ESTAÇÃO CRIATIVA: GUIA DE CURIOSIDADES – p. 120
OFICINA DO TEXTO – p. 121
ANIMAIS DE JARDIM: VÍDEO DE CURIOSIDADES – p. 121
CIRANDA DO TEXTO: GUIA DE CURIOSIDADES EM VÍDEO – p. 122
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 123
MUNDO DAS PALAVRAS – p. 124
TRILHA 4: ESPAÇOS COLETIVOS: CONVIVÊNCIA E RESPEITO – p. 125
PRIMEIROS PASSOS – p. 125
ESTAÇÃO DA LEITURA: PLACAS E ESPAÇOS VERDES – p. 126
TEXTO & LEITOR: INFORMAÇÃO TURÍSTICA – p. 127
MUNDO DA LEITURA: OBSERVANDO A NATUREZA – p. 130
TEXTO & LINGUAGENS: REGULAMENTAR E ORIENTAR – p. 131
AÇÕES E CAMPANHAS EM PLACAS – p. 133
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 136
ESTAÇÃO DA LÍNGUA: SINALIZAÇÃO E CONVÍVIO – p. 137
DE OLHO NA ESCRITA – p. 138
PLACAS E LETREIROS DE CIDADES – LETRAS C, Ç, Q, X – p. 138
PLACAS E LETREIROS DE CIDADES – LETRAS K, Y, W – p. 146
AVISOS EM PLACAS: PICTOGRAMA E FRASE – p. 149
DE OLHO NA FALA – p. 150
ASSEMBLEIA: REGRAS COLETIVAS – p. 150
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 152
ESTAÇÃO CRIATIVA: ESCOLA – UM ESPAÇO DE TODOS – p. 153
OFICINA DO TEXTO – p. 153
PROMOVENDO UMA AÇÃO NA ESCOLA – p. 154
CIRANDA DO TEXTO: RECONHECENDO O BAIRRO – p. 155
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 156
MUNDO DAS PALAVRAS – p. 157
TRILHA 5: CONTOS DE LENGA-LENGA – p. 158
PRIMEIROS PASSOS – p. 158
ESTAÇÃO DA LEITURA: DE NOVO, OUTRA VEZ? – p. 159
TEXTO & LEITOR: HISTÓRIAS COM REPETIÇÃO – p. 160
A BOLSA, A BOLSINHA E A BOLSONA, ROSANE PAMPLONA – p. 160
MUNDO DA LEITURA: MAIS HISTÓRIAS COM REPETIÇÃO – p. 164
TEXTO & LINGUAGENS: HISTÓRIAS COM ACUMULAÇÃO – p. 165
O HOMEM-BOLO, GEORGIE ADAMS – p. 165
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 171
ESTAÇÃO DA LÍNGUA: REPETIR, ENUMERAR, ACUMULAR… – p. 172
DE OLHO NA ESCRITA – p. 173
RETOMANDO O ALFABETO – p. 173
CANTILENA COM ENUMERAÇÃO: SOM NASAL – p. 176
S E Z NO FINAL DE SÍLABAS – p. 179
ACUMULAÇÃO EM POEMA: USO DO TIL – p. 180
DE OLHO NA FALA – p. 182
REPETIÇÃO NA CANTORIA – p. 182
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 183
ESTAÇÃO CRIATIVA: VOCÊ É BOM DE MEMÓRIA? – p. 184
OFICINA DO TEXTO – p. 185
AS IMAGENS CONTAM UMA HISTÓRIA – p. 185
CIRANDA DO TEXTO: RECONTANDO HISTÓRIAS EM FAMÍLIA – p. 187
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 188
MUNDO DAS PALAVRAS – p. 189
TRILHA 6: ARTIMANHAS DA LINGUAGEM – p. 190
PRIMEIROS PASSOS – p. 190
ESTAÇÃO DA LEITURA: BRINCANDO COM AS PALAVRAS – p. 191
TEXTO & LEITOR: TROPICA, TROPEÇA, TRAVA, DESTRAVA – p. 192
TRAVA-LÍNGUA, WEM, GRUPO TIQUEQUÊ – p. 192
MUNDO DA LEITURA: INSPIRAÇÃO POPULAR – p. 195
TEXTO & LINGUAGENS: RITMO E RIMA NAS PARLENDAS – p. 196
TANA CATANA, SÉRGIO CAPPARELLI – p. 196
QUEM ADIVINHA? – p. 198
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 200
ESTAÇÃO DA LÍNGUA: ENROLA E DESENROLA – p. 201
DE OLHO NA ESCRITA – p. 202
LETRAS B, D, F, P, T, V – p. 202
R OU L NO MEIO DA SÍLABA – p. 204
USOS DO L – p. 205
USOS DO R – p. 206
ENCONTRO DE VOGAIS – p. 208
DE OLHO NA FALA – p. 209
DUELO DAS ADIVINHAS – p. 209
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 211
ESTAÇÃO CRIATIVA: COLETÂNEA DIVERTIDA – p. 212
OFICINA DO TEXTO – p. 213
PARLENDAS ILUSTRADAS – p. 213
ILUSTRAÇÃO E CAPA – p. 214
CIRANDA DO TEXTO: RECITAL DE TRAVA-LÍNGUA – p. 215
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 216
MUNDO DAS PALAVRAS – p. 217
TRILHA 7: REINO DO MARAVILHOSO – p. 218
PRIMEIROS PASSOS – p. 218
ESTAÇÃO DA LEITURA: IMAGINÁRIO POPULAR – p. 219
TEXTO & LEITOR: ERA UMA VEZ – p. 220
ERA UMA VEZ, ÁLVARO SOCCI – p. 220
NO MUNDO DA FANTASIA – p. 222
MUNDO DA LEITURA: PRIMEIROS CONTADORES E DIFERENTES VERSÕES – p. 224
TEXTO & LINGUAGENS: UMA PERSONAGEM MUITO FAMOSA – p. 225
CHAPEUZINHO VERMELHO, IRMÃOS GRIMM – p. 225
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 234
ESTAÇÃO DA LÍNGUA: UNIVERSO ENCANTADO – p. 235
DE OLHO NA ESCRITA – p. 236
RELEITURAS EM QUADRINHOS: RETOMANDO O ALFABETO – p. 236
FALA DAS PERSONAGENS – p. 239
CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS – p. 241
LISTAS DE HISTÓRIAS – p. 242
ELEMENTOS MÁGICOS – p. 243
RETOMANDO LETRAS: M E N – p. 246
RETOMANDO A LETRA Z – p. 247
USOS DO S – p. 248
RETOMANDO: USOS DE J, G, GU – p. 249
ASSOCIANDO PALAVRAS – p. 250
DE OLHO NA FALA – p. 251
EXPRESSÃO ORAL E PONTUAÇÃO – p. 251
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 252
ESTAÇÃO CRIATIVA: ALÉM DA IMAGINAÇÃO – p. 253
OFICINA DO TEXTO – p. 254
CRIANDO O FINAL DE UMA HISTÓRIA – p. 254
CIRANDA DO TEXTO: SERÁ QUE É O LOBO? – p. 255
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 256
MUNDO DAS PALAVRAS – p. 257
TRILHA 8: SAÚDE, ALEGRIA E MUITAS COMIDINHAS – p. 258
PRIMEIROS PASSOS – p. 258
ESTAÇÃO DA LEITURA: DA HORTA PARA O PRATO – p. 259
TEXTO & LEITOR: O QUE É COMER BEM? – p. 260
DA SEMENTE AO ALIMENTO – p. 264
MÃOS NA TERRA: CULTIVAR O PRÓPRIO ALIMENTO – p. 265
MUNDO DA LEITURA: PLANTAR, CULTIVAR, COMPARTILHAR – p. 268
TEXTO & LINGUAGENS: MÃOS NA MASSA: PREPARANDO OS ALIMENTOS – p. 269
UNIVERSO CULINÁRIO – p. 272
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 273
ESTAÇÃO DA LÍNGUA: QUITUTES CULTURAIS – p. 274
DE OLHO NA ESCRITA – p. 275
ENCONTRO NA PRACINHA: CULTURA E ALEGRIA – p. 275
PALAVRAS DO UNIVERSO CULINÁRIO: USOS DO C, Ç, QU, H – p. 278
LISTAS E PREPAROS: USOS DO X – p. 279
DIFERENTES SABORES E ORIGENS: PALAVRAS E LETRAS K, Y, W – p. 280
DE VOLTA AOS CONTOS DE FADAS: RECEITA DE ARREPIAR – p. 281
DE OLHO NA FALA – p. 283
CRIANÇA PODE COZINHAR? – p. 283
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 286
ESTAÇÃO CRIATIVA: RECEITAS AFETIVAS – p. 287
OFICINA DO TEXTO – p. 288
RECEITA DE FAMÍLIA – p. 288
CARDÁPIO SAUDÁVEL EM VÍDEO – p. 289
CIRANDA DO TEXTO: PIQUENIQUE COMUNITÁRIO – p. 290
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 291
MUNDO DAS PALAVRAS – p. 292
RETOMANDO A TRAVESSIA – p. 293
PARA SEGUIR NO MUNDO DA LEITURA – p. 295
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 297
RECORTES – p. 299
Para iniciar a travessia – p. 10
A raposa e a cegonha, Esopo – p. 14
Hora da lição de casa, Pedro Bandeira – p. 20
Trilha 1: Correio das crianças – p. 20
Primeiros passos – p. 20
Estação da leitura: Entre cartas – p. 21
Texto & leitor: Cartas familiares – p. 22
Dona Palavra, Ronald Claver – p. 22
Carta animal – p. 27
Viviana Rainha do Pijama, Steve Webb – p. 27
Mundo da leitura: Cartas, bilhetes e histórias – p. 30
Texto & linguagens: Cartas pessoais reais – p. 31
Carta extraordinárias, Shaun Usher – p. 31
Álbum de recordações – p. 33
Estação da língua: Entre bilhetes e cartões – p. 34
De olho na escrita – p. 35
Uma carta maluquinha – p. 35
HQ Menino Maluquinho, Ziraldo – p. 35
Bilhetes cotidianos – p. 36
Letra cursiva e nomes próprios – p. 37
Outros tipos de correspondência – p. 40
Volta ao mundo das letras – p. 43
Letra, sílaba, palavra, frase – p. 45
O caramujo e a saúva, versão de Daniel Ayres e Marina Pittier – p. 45
Sinais de pontuação – p. 48
De olho na fala – p. 49
Anotações de pesquisa – p. 49
Álbum de recordações – p. 50
Estação criativa: Minha escola em postais – p. 51
Oficina do texto – p. 52
Cartão-postal – p. 52
Ciranda do texto: Cartões de aniversário – p. 53
Álbum de recordações – p. 54
Mundo das palavras – p. 55
Trilha 2: Arte em papel – p. 56
Primeiros passos – p. 56
Estação da leitura: Explorando o papel – p. 57
Texto & leitor: Produzir papel reciclado – p. 58
Almanaque do Manual do Mundo Mini, Iberê Thenório e Mariana Fulfaro – p. 58
Mundo da leitura: O papel em diferentes mundos – p. 62
Texto & linguagens: Produzir marcador de página – p. 63
Almanaque do Manual do Mundo Mini, Iberê Thenório e Mariana Fulfaro – p. 63
Tipos de frases – p. 66
Singular e plural – p. 68
Álbum de recordações – p. 69
Estação da língua: Experiências e brincadeiras com papel – p. 70
De olho na escrita – p. 71
Brincar e aprender: relatório de observação – p. 71
Letras D e T – p. 73
Letras B e P – p. 75
Letras F e V – p. 77
Substantivos próprios e comuns – p. 80
De olho na fala – p. 81
Relato de experiência vivida – p. 81
Descubra o que me inspira, Iberê Thenório – p. 82
Álbum de recordações – p. 83
Estação criativa: Teatro de sombras – p. 84
Oficina do texto – p. 85
Está pronto, seu Lobo? – p. 85
Ciranda do texto: Preparar a apresentação – p. 87
Álbum de recordações – p. 88
Mundo das palavras – p. 89
Trilha 3: Causas cidadãs – p. 90
Primeiros passos – p. 90
Estação da leitura: Fazer o bem! – p. 91
Texto & leitor: Cuidar de si – p. 92
Folheto de campanha de conscientização sobre a importância da vacina – p. 92
Cartaz de campanha nacional de vacinação – p. 94
Campanha de prevenção da obesidade infantil – p. 96
Mundo da leitura: Olhar para si e para o outro – p. 97
Texto & linguagens: Cuidar do outro – p. 98
Cartaz e peça da campanha Malu Moletom – p. 99
Calor pra dar, André Caccia Bava – p. 100
Álbum de recordações – p. 102
Estação da língua: Defender o certo! – p. 103
De olho na escrita – p. 104
Cuidar de todos – p. 104
Campanha Unicef para valorização da infância negra – p. 104
Campanha Unicef contra a discriminação racial na infância – p. 105
Campanha contra a discriminação de gênero – p. 106
Escrita de palavras: C, QU, Ç – p. 107
Escrita de palavras: G, GU, J – p. 109
Explorando sons e letras – p. 111
Fazer o certo, fazer o bem – p. 112
Campanha contra o bullying – p. 112
Vivam as diferenças! – p. 114
Normal é ser diferente, Jair Oliveira – p. 114
Listas de palavras: antônimos e sinônimos – p. 115
De olho na fala – p. 117
Assembleia: solidariedade e igualdade na escola – p. 117
Álbum de recordações – p. 119
Estação criativa: Escola de todos! – p. 120
Oficina do texto – p. 121
Ser diferente é bom! – p. 121
Ciranda do texto: Diferenças que completam – p. 123
Álbum de recordações – p. 124
Mundo das palavras – p. 125
Trilha 4: Em busca de poesia – p. 126
Primeiros passos – p. 126
Estação da leitura: Universo poético – p. 127
Texto & leitor: Onde está a poesia? – p. 128
Um poema para o que tem dentro das coisas, Lalau e Laurabeatriz – p. 129
Mundo da leitura: Poesia para ser feliz! – p. 131
Texto & linguagens: Na beleza da natureza – p. 132
Cantiga do vento, Elias José – p. 132
Nas letras e palavras… – p. 134
Chuva, Fernando Paixão – p. 134
Nas coisas inventadas – p. 136
Gatarrinho, Sérgio Capparelli – p. 136
Em importantes reflexões… – p. 137
Paraíso, José Paulo Paes – p. 137
Álbum de recordações – p. 139
Estação da língua: Poesia de ontem e de hoje – p. 140
De olho na escrita – p. 141
Da parlenda ao poema – p. 141
Bão-ba-la-lão, Elias José – p. 141
Som nasal: M, N, til – p. 143
Escrita de palavras: M ou N? – p. 145
Escrita de palavras: antônimos – p. 146
Escrita de palavras: diminutivo e aumentativo – p. 148
De olho na fala – p. 150
Língua falada na poesia – p. 150
À moda caipira, Elias José – p. 150
Álbum de recordações – p. 154
Estação criativa: Por dentro da poesia – p. 155
Oficina do texto – p. 156
Decalque de poema – p. 156
Recital de poesia popular – p. 157
Ciranda do texto: Evento na escola – p. 158
Álbum de recordações – p. 159
Mundo das palavras – p. 160
Trilha 5: Investigar, observar e descobrir – p. 161
Primeiros passos – p. 161
Estação da leitura: Escutar, ler e anotar – p. 162
Texto & leitor: Eu vejo o céu! – p. 163
O céu, Nando Reis e Marisa Monte – p. 163
Mundo da leitura: O que vejo da janela? – p. 167
Texto & linguagens: Eu observo o vento – p. 168
Como é formado o vento?, Tauana Marin – p. 168
Vento, Britannica Escola – p. 171
Faça uma biruta, Grandes ideias para pequenos cientistas: 365 experiências – p. 173
Álbum de recordações – p. 174
Estação da língua: Pesquisa e curiosidades – p. 175
De olho na escrita – p. 176
Eu vejo o mar – p. 176
Imensidão azul, Minas faz ciência – p. 176
Acentos gráficos: agudo e circunflexo – p. 178
Escrita de palavras: L e U – p. 179
De volta ao fundo do mar – p. 181
Escrita de palavras: H, NH, LH, CH – p. 182
O que podemos encontrar no mar? – p. 184
De olho na fala – p. 185
O amor pelo mar – p. 185
De onde vem a onda? – p. 187
De onde vêm as ondas?, ep. 1, transcrição de animação do Youtube – p. 187
Álbum de recordações – p. 189
Estação criativa: Registro da pesquisa – p. 190
Oficina do texto – p. 191
Meu verbete de curiosidades – p. 191
Do verbete ao podcast – p. 192
Ciranda do texto: Experimento em família – p. 193
Álbum de recordações – p. 194
Mundo das palavras – p. 195
Trilha 6: Histórias fabulosas – p. 196
Primeiros passos – p. 196
Estação da leitura: Entre bichos falantes – p. 197
Texto & leitor: Fábulas em diferentes versões – p. 198
A cigarra e as formigas, Esopo – p. 198
As formigas e a cigarra, Ricardo da Cunha Lima – p. 200
Mundo da leitura: Encontro com as fábulas – p. 202
Texto & linguagens: Sequência narrativa – p. 203
A lebre e a tartaruga, Esopo – p. 203
O narrador e a fala das personagens – p. 205
Caracterizando espaço e personagens – p. 206
Da fábula ao provérbio – p. 207
Fábula em quadrinhos – p. 208
HQ Bidu Fábulas, Mauricio de Sousa – p. 208
Álbum de recordações – p. 214
Estação da língua: Confabulando – p. 215
De olho na escrita – p. 216
Usos da letra R – p. 216
A gansa dos ovos de ouro, Esopo – p. 216
Usos da letra S – p. 218
O galo e a pérola, Esopo – p. 218
O lobo e o cão, La Fontaine – p. 219
As letras também falam – p. 220
De olho na fala – p. 223
Roda de histórias – p. 223
Álbum de recordações – p. 224
Estação criativa: Fabulistas fabulosos – p. 225
Oficina do texto – p. 226
Fábulas ilustradas – p. 226
Ciranda do texto: Reconto fabuloso em família – p. 227
Álbum de recordações – p. 228
Mundo das palavras – p. 229
Trilha 7: Jornalismo para crianças – p. 230
Primeiros passos – p. 230
Estação da leitura: Revistas e jornais – p. 231
Texto & leitor: Reportagem de capa – p. 232
Perigos para os indígenas, Revista Qualé – p. 232
Mundo da leitura: Jornal e literatura – p. 236
Texto & linguagens: Primeira página de jornal – p. 237
Primeira página Jornal da Criança – p. 237
O leitor do jornal – p. 242
Jornal Joca – p. 242
Álbum de recordações – p. 244
Estação da língua: Ler e ouvir notícias – p. 245
De olho na escrita – p. 246
Usos da letra Z – p. 246
“A Caixa Mágica do Natal” estreia dia 6 no Teatro Amazonas, G1 – p. 246
Sílabas: estrutura e separação – p. 248
Títulos e foto-legendas em textos jornalísticos – p. 251
Reorganizando títulos de notícias – p. 254
De olho na fala – p. 255
Notícias para ouvir – p. 255
Álbum de recordações – p. 256
Estação criativa: Extra! Extra! – p. 257
Oficina do texto – p. 258
Notícia de primeira página – p. 258
Ciranda do texto: Podcast de notícias – p. 260
Álbum de recordações – p. 261
Mundo das palavras – p. 262
Trilha 8: Histórias ancestrais – p. 263
Primeiros passos – p. 263
Estação da leitura: Narrativas de origem – p. 264
Texto & leitor: Narrativas africanas – p. 265
Como a zebra ficou listrada, Júlio Emílio Braz – p. 265
Mundo da leitura: Mais narrativas folclóricas – p. 272
Texto & linguagens: Lendas indígenas – p. 273
A dança do arco-íris, recontada por João Anzanello Carrascoza – p. 273
Álbum de recordações – p. 278
Estação da língua: Contar e recontar histórias – p. 279
De olho na escrita – p. 280
Narrador e fala das personagens – p. 280
As duas mulheres e o Céu, Ilan Brenman e Fernando Vilela – p. 281
Descrição na narrativa – p. 282
Por que os pescadores gostam do vento?, Maté – p. 282
Usos da letra X – p. 286
Desafio das palavras – p. 287
Estrutura e separação silábica – p. 288
De olho na fala – p. 290
Expressão oral e pontuação – p. 290
Roda de histórias – p. 291
Álbum de recordações – p. 292
Estação criativa: Guardião de histórias – p. 293
Oficina do texto – p. 294
Mural folclórico – p. 294
Ciranda do texto: Encontros e recontos – p. 295
Álbum de recordações – p. 297
Mundo das palavras – p. 298
Retomando a travessia – p. 299
Para seguir no mundo da leitura… – p. 301
Referências bibliográficas – p. 303
Para iniciar a travessia – p. 10
Fiapo de Trapo, Ana Maria Machado – p. 12
Trilha 1: Fome de quê? – p. 20
Primeiros passos – p. 20
Estação da leitura: Cozinhar é afeto e cultura! – p. 21
Texto & leitor: Receita e poema – p. 22
A cesta de doces, Roseana Murray e André Murray – p. 22
Bolo de fubá cremoso, Roseana Murray e André Murray – p. 23
Mundo da leitura: Bom apetite! – p. 25
Texto & linguagens: Receitas regionais do Brasil – p. 26
Características da receita – p. 28
Diário de bordo – p. 30
Estação da língua: Cozinhar é alegria! – p. 31
De olho na escrita – p. 32
Alfabeto dos alimentos – p. 32
Dicas culinárias: explorando a pontuação – p. 34
Dicas da Turma do Sítio, Caderno de receitas do Sítio do Picapau Amarelo – p. 34
Números, concordância e preparos em receitas – p. 36
Universo culinário: escrita de palavras – p. 39
De olho na fala – p. 41
Receitas faladas em vídeos culinários – p. 41
Língua falada e língua escrita: letras O/U e E/I – p. 44
Diário de bordo – p. 46
Estação criativa: Convidados especiais – p. 47
Oficina do texto – p. 48
Banquete da imaginação – p. 48
Ciranda do texto: Receitas regionais nutritivas – p. 50
Diário de bordo – p. 52
Mundo das palavras – p. 53
Trilha 2: A experiência da carta – p. 54
Primeiros passos – p. 54
Estação da leitura: Cartas e comunicação – p. 55
Texto & leitor: Pombo-correio, voa ligeiro! – p. 56
Como fazíamos sem… CORREIO, Bárbara Soalheiro – p. 56
A carta na história – p. 59
Mundo da leitura: Cartas na literatura infantil – p. 61
Texto & linguagens: Uma carta extraordinária! – p. 62
Estrutura da carta pessoal – p. 66
Envelopes e selos – p. 67
Da carta ao e-mail – p. 69
Diário de bordo – p. 70
Estação da língua: Mais correspondências – p. 71
De olho na escrita – p. 72
Cartas da imaginação: diminutivo e aumentativo – p. 72
Uso de pronomes – p. 75
Substantivos próprios e comuns – p. 77
Escrita das palavras: G, GU e J – p. 78
Mensagens e escrita das palavras: X e CH – p. 79
Escrita das palavras em bilhetes: C e Ç – p. 81
De olho na fala – p. 82
Desafio do bilhete ditado – p. 82
Diário de bordo – p. 83
Estação criativa: Cartas para a comunidade – p. 84
Oficina do texto – p. 85
Hora da carta! – p. 85
Ciranda do texto: Enviar e receber cartas – p. 86
Diário de bordo – p. 87
Mundo das palavras – p. 88
Trilha 3: Em cartaz: direitos e deveres das crianças – p. 89
Primeiros passos – p. 89
Estação da leitura: Campanhas e causas sociais – p. 90
Texto & leitor: Criança não trabalha: cartaz e folheto – p. 91
Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar. Cartaz de campanha contra o trabalho infantil – p. 91
Mundo da leitura: Direitos das crianças na literatura – p. 97
Texto & linguagens: Banner digital e cartaz de divulgação – p. 98
Diário de bordo – p. 101
Estação da língua: Direitos e deveres das crianças – p. 102
De olho na escrita – p. 103
Criança tem direito! – p. 103
Palavras derivadas e compostas – p. 107
Som nasal: M, N, til – p. 110
Direitos e deveres – p. 111
Classificação das palavras – p. 113
De olho na fala – p. 115
Assembleia: estatuto da turma – p. 115
Diário de bordo – p. 116
Estação criativa: Mostra de animação – p. 117
Oficina do texto – p. 118
Estatuto animado – p. 118
Cartazes de divulgação – p. 120
Ciranda do texto: Mostra e bate-papo com as famílias – p. 121
Diário de bordo – p. 122
Mundo das palavras – p. 123
Trilha 4: Memórias em palavras – p. 124
Primeiros passos – p. 124
Estação da leitura: Querido diário – p. 125
Texto & leitor: Diário da ficção – p. 126
Diário da Julieta, Ziraldo – p. 126
Mundo da leitura: Universo dos diários – p. 129
Texto & linguagens: Construção do relato em diários – p. 130
O diário escondido da Serafina, Cristina Porto – p. 130
Carta-diário – p. 134
Diário de bordo – p. 137
Estação da língua: Experiências da vida – p. 138
De olho na escrita – p. 139
Adjetivos em relatos de blogs pessoais – p. 139
Dicionário e ordem alfabética – p. 141
Escrita e formação de palavras – p. 143
Uso de pronomes – p. 146
Usos de R e RR – p. 147
Uso de S e SS – p. 148
De olho na fala – p. 149
Histórias da vida: depoimento oral – p. 149
Histórias de família – p. 151
Diário de bordo – p. 152
Estação criativa: Vivências na escola – p. 153
Oficina do texto – p. 154
Diário de estudante – p. 154
Ciranda do texto: Diário fotográfico virtual – p. 156
Diário de bordo – p. 157
Mundo das palavras – p. 158
Trilha 5: Versos do povo – p. 159
Primeiros passos – p. 159
Estação da leitura: Poesia no varal – p. 160
Texto & leitor: Personagem da cultura popular – p. 161
Traquinagens de João Grilo, Marco Haurélio – p. 162
Mundo da leitura: Aventuras em cordel – p. 165
Texto & linguagens: Entre espertezas e proezas – p. 166
Proezas de João Grilo, João Ferreira de Lima – p. 166
Do cordel ao teatro – p. 168
Auto da compadecida, Ariano Suassuna – p. 168
Um clássico da literatura de cordel – p. 171
O dinheiro ou o testamento do cachorro, Leandro Gomes de Barros – p. 171
Diário de bordo – p. 175
Estação da língua: Mais poesia popular – p. 176
De olho na escrita – p. 177
Cordel e cantoria – p. 177
Um cordel sobre o repente, César Obeid – p. 177
Sílabas e separação silábica – p. 179
Desafios ou pelejas – p. 182
Desafio das palavras invertidas, César Obeid – p. 182
Sílaba tônica e acentuação – p. 184
De olho na fala – p. 187
Hora da peleja! – p. 187
Diário de bordo – p. 188
Estação criativa: Feira de versos – p. 189
Oficina do texto – p. 190
Cordelteca virtual – p. 190
Ciranda do texto: Cordel dramatizado – p. 192
Diário de bordo – p. 193
Mundo das palavras – p. 194
Trilha 6: Descobertas científicas – p. 195
Primeiros passos – p. 195
Estação da leitura: Observar para compreender – p. 196
Texto & leitor: Relato de experimento científico – p. 197
Aprenda a fazer chuva artificial, Reinaldo Vargas – p. 197
Mundo da leitura: Ciência e aprendizado – p. 201
Texto & linguagens: Relato de experimento: recursos linguísticos – p. 202
Faça cores desaparecerem, Rafaela Carvalho – p. 202
Diário de bordo – p. 206
Estação da língua: Pesquisar e compreender – p. 207
De olho na escrita – p. 208
O verbo e a estrutura da frase verbal – p. 208
Tempo verbal em relato de experimento – p. 210
Desafio da formação de palavras – p. 211
Escrita das palavras: usos de C e QU – p. 212
Escrita das palavras: usos de G e GU – p. 213
De olho na fala – p. 214
Vídeos de experimentos científicos – p. 214
Pesquisa e exposição oral – p. 217
Diário de bordo – p. 219
Estação criativa: Pequenos cientistas – p. 220
Oficina do texto – p. 221
Construindo um terrário – p. 221
Registrar e divulgar resultados – p. 223
Ciranda do texto: Mensagem secreta para a família – p. 225
Diário de bordo – p. 226
Mundo das palavras – p. 227
Trilha 7: Histórias populares do Brasil – p. 228
Primeiros passos – p. 228
Estação da leitura: Artimanhas e travessuras – p. 229
Texto & leitor: Histórias de artimanha – p. 230
Pedro Malasartes e a sopa de pedra, Ana Maria Machado – p. 230
A esperteza feminina – p. 236
O pescador, Sílvio Romero – p. 236
Mundo da leitura: Mais histórias populares – p. 239
Texto & linguagens: Histórias de animais – p. 240
O urubu e o sapo, Sílvio Romero – p. 240
Diferentes versões e formas de contar – p. 242
Narrador e falas das personagens – p. 243
O verbo e as falas das personagens – p. 245
A esperteza em outras linguagens – p. 246
Diário de bordo – p. 248
Estação da língua: Explorando o conto popular – p. 249
De olho na escrita – p. 250
Verbos e substantivos na narrativa – p. 250
Construção de parágrafos – p. 252
Usos de C, Ç, S, SS – p. 254
De olho na fala – p. 255
Roda de histórias – p. 255
Diário de bordo – p. 256
Estação criativa: Meu reconto escrito – p. 257
Oficina do texto – p. 258
Coletânea de histórias populares – p. 258
Ciranda do texto: Podcast folclórico – p. 260
Diário de bordo – p. 261
Mundo das palavras – p. 262
Trilha 8: Opinando sobre fatos – p. 263
Primeiros passos – p. 263
Estação da leitura: Informação e opinião – p. 264
Texto & leitor: Capa de revista e reportagem – p. 265
Capa da revista Qualé, edição 11, 2020 – p. 265
Mundo contra o racismo, Fabrícia Peixoto e Maria Clara Cabral – p. 267
Mundo da leitura: Múltiplas cores – p. 271
Texto & linguagens: Notícia de primeira página – p. 272
Notícia na internet – p. 274
Voz dos leitores: comentário e carta de leitor – p. 278
Diário de bordo – p. 283
Estação da língua: Do impresso ao falado – p. 284
De olho na escrita – p. 285
Verbo e frases em textos jornalísticos – p. 285
Escrita de textos jornalísticos – p. 287
De olho na fala – p. 288
Telejornal: informação para ver e ouvir – p. 288
Linguagem oral em telejornais – p. 290
Diário de bordo – p. 292
Estação criativa: Telejornal multicultural – p. 293
Oficina do texto – p. 294
Ler, analisar e comentar notícias – p. 294
Ciranda do texto: Telejornal comunitário – p. 296
Diário de bordo – p. 297
Mundo das palavras – p. 298
Retomando a travessia – p. 299
Para seguir no mundo da leitura… – p. 301
Referências bibliográficas – p. 303
Para iniciar a travessia – p. 10
A semente da verdade, conto folclórico recontado por Patrícia Engel Secco – p. 12
Trilha 1: Palavra encantada – p. 20
Primeiros passos – p. 20
Estação da leitura: Entre rimas e ritmos – p. 21
Texto & leitor: Poesia da natureza Canção da primavera, Mario Quintana – p. 22
Vai e vem das estações, Paulo Tatit, grupo Palavra Cantada – p. 25
A primavera endoideceu, Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski – p. 26
Mundo da leitura: Ler e cantar, é só começar! – p. 28
Texto & linguagens: Linguagem poética – p. 29
Ciranda, Roseana Murray – p. 29
Poema sem rima? – p. 31
Rápido e rasteiro, Chacal – p. 31
Diário de bordo – p. 32
Estação da língua: Viagem poética – p. 33
De olho na escrita – p. 34
Tonicidade e acentuação – p. 34
Musiquinha chata, Sérgio Capparelli – p. 34
Uma viagem musical – p. 38
Carimbador maluco, Raul Seixas – p. 38
Usos de G e J – p. 41
De olho na fala – p. 43
Jogral: poema em movimento – p. 43
Playlist da turma – p. 44
Diário de bordo – p. 46
Estação criativa: Nossa antologia poética – p. 47
Oficina do texto – p. 48
Selecionando poemas – p. 48
Releitura de poema visual – p. 51
Ciranda do texto: Playlist para a comunidade – p. 52
Diário de bordo – p. 53
Mundo das palavras – p. 54
Trilha 2: Pesquisar é aprender! – p. 55
Primeiros passos – p. 55
Estação da leitura: Passo a passo da pesquisa – p. 56
Texto & leitor: Tema e materiais de referência – p. 57
Reciclagem, Britannica Escola – p. 57
Mundo da leitura: Ler para saber mais – p. 61
Texto & linguagens: Definições, explicações e exemplos em verbete – p. 62
Biodiversidade, Britannica Escola – p. 62
Usos da vírgula: enumeração, exemplo, explicação – p. 66
Esquema, mapa, tabela e gráfico – p. 67
Apresentando resultados – p. 71
Diário de bordo – p. 72
Estação da língua: Verbetes, instruções e linguagem formal – p. 73
De olho na escrita – p. 74
Frase, verbo e concordância – p. 74
Verbo e tempo verbal em verbetes – p. 76
Concordância entre as palavras – p. 79
Pauta de revisão: coesão e escrita de verbetes – p. 81
De olho na fala – p. 83
Reciclar e brincar: roteiro de análise de vídeo – p. 83
Diário de bordo – p. 85
Estação criativa: Manual da criança ecológica – p. 86
Oficina do texto – p. 87
Enciclopédia da reciclagem – p. 87
Apresentando resultados – p. 89
Ciranda do texto: Oficina de brinquedos sustentáveis – p. 90
Diário de bordo – p. 91
Mundo das palavras – p. 92
Trilha 3: Histórias de muitas vozes – p. 93
Primeiros passos – p. 93
Estação da leitura: Narrativas maravilhosas – p. 94
Texto & leitor: Uma história de As mil e uma noites – p. 95
Ali Babá e os quarenta ladrões, conto de tradição oral recontado por Suely M. Brazão – p. 95
Mundo da leitura: Viajando para lugares distantes – p. 107
Texto & linguagens: Explorando o conto maravilhoso – p. 108
Tempo e espaço no conto maravilhoso – p. 111
Diário de bordo – p. 113
Estação da língua: Por dentro da aventura – p. 114
De olho na escrita – p. 115
O narrador e as personagens – p. 115
O verbo e as falas das personagens – p. 118
Verbo e tempo verbal na narrativa – p. 119
Pauta de revisão: coesão e escrita de narrativas – p. 120
Pauta de revisão: a letra H inicial – p. 122
De olho na fala – p. 123
Viajando pelas mil e uma noites: roda de histórias – p. 123
Diário de bordo – p. 124
Estação criativa: Nossas vozes recontam histórias – p. 125
Oficina do texto – p. 126
Minha versão do texto – p. 126
Ciranda do texto: Podcast das arábias – p. 128
Diário de bordo – p. 129
Mundo das palavras – p. 130
Trilha 4: Entre notícias e entrevistas – p. 131
Primeiros passos – p. 131
Estação da leitura: Fatos e pontos de vista – p. 132
Texto & leitor: Extra! Extra! Deu na primeira página! – p. 133
Mundo da leitura: Em busca de informação – p. 135
Texto & linguagens: Estrutura da notícia: fato ou opinião? – p. 136
53% das casas brasileiras têm ao menos um animal de estimação, aponta pesquisa, jornal Joca – p. 136
Entrevista radical – p. 139
Skate pra meninas, sim, Maria Clara Cabral para revista Qualé – p. 139
Coesão em textos jornalísticos – p. 142
40% dos adultos brasileiros estão sedentários, diz IBGE, jornal Joca – p. 142
Da enquete à notícia: texto e pontuação – p. 144
Diário de bordo – p. 146
Estação da língua: Entrevistar para descobrir – p. 147
De olho na escrita – p. 148
Capa de jornal: substantivos e adjetivos – p. 148
Verbo na organização da frase – p. 150
Pauta de revisão: acentuação de ditongo aberto e hiato – p. 151
Pauta de revisão: alguns usos de X ou CH – p. 154
De olho na fala – p. 156
Entrevista que vira notícia – p. 156
Diário de bordo – p. 158
Estação criativa: Acontece na escola – p. 159
Oficina do texto – p. 160
Hora da notícia! – p. 160
Ciranda do texto: Voz do leitor – p. 162
Diário de bordo – p. 163
Mundo das palavras – p. 164
Trilha 5: Novas velhas histórias – p. 165
Primeiros passos – p. 165
Estação da leitura: O conto de roupa nova – p. 166
Texto & leitor: No começo eram 3, agora são 33! – p. 167
Os 33 porquinhos, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta – p. 167
Mundo da leitura: Entre príncipes e fadas – p. 170
Texto & linguagens: Era uma vez com representatividade… – p. 171
Sacinderela, de José Roberto Torero – p. 172
Diário de bordo – p. 178
Estação da língua: Explorando releitura de conto – p. 179
De olho na escrita – p. 180
Coesão, concordância e pontuação no conto – p. 180
Pauta de revisão: ÃO e AM – p. 184
Pauta de revisão: formando palavras com S ou Z – p. 185
Memorizando palavras: S ou Z? – p. 188
De olho na fala – p. 189
Pesquisa: releituras de contos de fadas – p. 189
Diário de bordo – p. 190
Estação criativa: Convenção de personagens – p. 191
Oficina do texto – p. 192
Nossas releituras – p. 192
Ciranda do texto: Quem conta um conto… mistura as personagens! – p. 194
Luz, câmera e ação! – p. 195
Diário de bordo – p. 196
Mundo das palavras – p. 197
Trilha 6: Pequeno cidadão – p. 198
Primeiros passos – p. 198
Estação da leitura: Com a palavra, o cidadão – p. 199
Texto & leitor: Carta de reclamação – p. 200
Monção: Criança de 10 anos escreve carta à Presidente da Junta… que é a própria mãe!, rádio Vale do Minho – p. 200
Mundo da leitura: Cidadão consciente – p. 204
Texto & linguagens: Reclamações virtuais – p. 205
Leitor não consegue reagendar exame médico para renovação de CNH, Renata Okumura para Estadão – p. 205
Construindo argumentação: conectivos – p. 208
Diário de bordo – p. 209
Estação da língua: Com a palavra, o consumidor! – p. 210
De olho na escrita – p. 211
Consumidor mirim – p. 211
Comprou, estourou, trocou, Criança Segura Safe Kids Brasil e outros – p. 211
Os direitos do consumidor mirim, Procon Mirim – p. 213
O direito de reclamar e ser atendido, Procon Mirim – p. 214
Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos – p. 216
O melhor de Calvin, Bill Watterson – p. 216
Artigos e numerais – p. 218
Manolito, Quino – p. 218
Carnê, boleto e fatura – p. 219
Pauta de revisão: uso de S, SS, C e Ç – p. 223
Pauta de revisão: acentuação de paroxítonas e proparoxítonas – p. 225
De olho na fala – p. 227
Nossa assembleia: direitos e deveres da turma – p. 227
Diário de bordo – p. 228
Estação criativa: Boca no trombone! – p. 229
Oficina do texto – p. 230
Problema real a ser resolvido – p. 230
Ciranda do texto: Reclamações visuais: intervenção artística na escola – p. 232
Diário de bordo – p. 233
Mundo das palavras – p. 234
Trilha 7: Nas ondas do rádio – p. 235
Primeiros passos – p. 235
Estação da leitura: Em sintonia – p. 236
Texto & leitor: Rádio, futebol e folclore – p. 237
Seleção brasileira de monstros do futebol / Combinado mundial de craques sobrenaturais, Alexandre de Castro Gomes – p. 237
Folclore de chuteiras, Alexandre de Castro Gomes – p. 238
Mundo da leitura: Entre programas de rádio – p. 242
Texto & linguagens: Programa infantil: do rádio para o podcast – p. 243
Roteiro do Programa Maritaca, Mariana Piza – p. 244
Diário de bordo – p. 249
Estação da língua: Entre ouvintes e locutores – p. 250
De olho na escrita – p. 251
Os ouvintes do rádio – p. 251
Vendo com os ouvidos, José Roberto Torero – p. 251
Da fala para a escrita – p. 254
De olho na fala – p. 255
Narração esportiva: os locutores – p. 255
Informação no rádio – p. 257
Diário de bordo – p. 259
Estação criativa: Nas ondas do folclore – p. 260
Oficina do texto – p. 261
Uma rádio lendária – p. 261
Ciranda do texto: Sintonizando a comunidade – p. 263
Diário de bordo – p. 264
Mundo das palavras – p. 265
Trilha 8: Talentos no palco – p. 266
Primeiros passos – p. 266
Estação da leitura: Espetáculo teatral – p. 267
Texto & leitor: Texto para encenar – p. 268
O caçador de borboletas, Maria Clara Machado – p. 268
Mundo da leitura: Espetáculos em livros – p. 276
Texto & linguagens: Organização do texto teatral – p. 277
O corpo também fala – p. 280
Diário de bordo – p. 281
Estação da língua: Do roteiro às personagens – p. 282
De olho na escrita – p. 283
Conectivos e pontuação – p. 283
Pauta de revisão: SC, SÇ, XC – p. 285
De olho na fala – p. 287
Hora do improviso: jogo teatral – p. 287
Como produzir palitoches? – p. 288
Tutorial: personagens de palitoches – p. 289
Diário de bordo – p. 290
Estação criativa: Hora do espetáculo! – p. 291
Oficina do texto – p. 292
Reescrevendo roteiro de peça teatral – p. 292
Ciranda do texto: Abrindo as cortinas! – p. 294
Diário de bordo – p. 295
Mundo das palavras – p. 296
Retomando a travessia – p. 297
Para seguir no mundo da leitura… – p. 301
Referências bibliográficas – p. 303
Para iniciar a travessia – p. 10
Como os campos, Marina Colasanti – p. 12
Trilha 1: Entre objetos culturais – p. 18
Primeiros passos – p. 18
Estação da leitura: Sou leitor ativo! – p. 19
Texto & leitor: Entre livros: resenha do leitor – p. 20
A casa na árvore com 13 andares, resenha de Luana S. para jornal Joca – p. 20
Mundo da leitura: Pontos de vista… – p. 23
Texto & linguagens: Recomendações culturais: brincadeiras e jogos – p. 24
Diversão como antigamente, revista Qualé – p. 24
Indicações tecnológicas: dica de jogo e tutorial – p. 27
Minecraft no ensino de ciências, Lorena Tarcia – p. 27
Como jogar Minecraft, Ronaldo Gogoni – p. 29
Resenhas e tutoriais em vlogs – p. 30
Transcrição do vídeo Livros infantojuvenis (para crianças, jovens e adultos), canal Ju Cirqueira – p. 30
Diário de bordo – p. 32
Estação da língua: Estratégias de avaliação – p. 33
De olho na escrita: Descrição, avaliação e concordância – p. 34
Exposição “Quadrinhos” entra em cartaz em São Paulo, jornal Joca – p. 34
Estratégias de coesão – p. 37
Trolls 2, sinopse no Jornal da Criança – p. 37
Verbos em tutoriais de jogos – p. 39
De quebrar a cabeça, revista Qualé – p. 39
Tonicidade e acentuação das palavras – p. 41
De olho na fala: Produzindo um vídeo: roteiro, gravação e edição – p. 43
Diário de bordo – p. 46
Estação criativa: Ludoteca virtual – p. 47
Oficina do texto: Sinopse e roteiro de vídeo – p. 48
Ciranda do texto: Editar, gravar e divulgar! – p. 50
Diário de bordo – p. 51
Mundo das palavras – p. 52
Trilha 2: Poesia na vida e na arte – p. 53
Primeiros passos – p. 53
Estação da leitura: Muitas formas poéticas – p. 54
Texto & leitor: A natureza em versos e estrofes – p. 55
As formigas, Olavo Bilac – p. 55
A poesia da natureza – p. 58
Um poema bem feitinho, Lalau e Laurabeatriz – p. 58
As formas da natureza em poema – p. 60
Eu sou o olho do furacão, Sérgio Capparelli – p. 60
Mundo da leitura: Universo poético – p. 62
Texto & linguagens: Animais poéticos: palavra e imagem – p. 63
Borboletra, Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski – p. 63
Cotidiano animado – p. 66
Torneira, Leo Cunha – p. 66
Diário de bordo – p. 70
Estação da língua: Poesia para refletir – p. 71
De olho na escrita: Refletir sobre o mundo e sobre si – p. 72
Super, Ulisses Tavares – p. 72
Palavras compostas e derivadas – p. 74
Pauta de revisão: acentuação de paroxítonas e hiatos – p. 76
De olho na fala: Textos poéticos em debate – p. 78
Meu crespo é de rainha!, bel hooks – p. 78
Diário de bordo – p. 80
Estação criativa: Ciranda ciberpoética – p. 81
Oficina do texto: Coletânea de ciberpoesia – p. 82
Ciranda do texto: Podcast poético – p. 84
Diário de bordo – p. 85
Mundo das palavras – p. 86
Trilha 3: A arte de fazer rir – p. 87
Primeiros passos – p. 87
Estação da leitura: Universo do riso – p. 88
Texto & leitor: Cartum, caricatura, charge – p. 89
Cartum de Moisés e caricatura de Chris – p. 89
História em quadrinhos – p. 92
O boneco, Mauricio de Sousa – p. 92
Mundo da leitura: Explorando o riso – p. 96
Texto & linguagens: Crônica de humor: o riso no cotidiano – p. 97
Conversinha sobre o pum, Ivan Angelo – p. 97
“Chatear” e “encher”, Paulo Mendes Campos – p. 100
Conversas cotidianas: marcas de oralidade e pontuação – p. 102
Diário de bordo – p. 103
Estação da língua: Recursos humorísticos – p. 104
De olho na escrita: Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos – p. 105
Pauta de revisão: usos de S e Z – p. 108
Pauta de revisão: usos de X e CH – p. 110
Pauta de revisão: escrita de palavras – p. 111
De olho na fala: Rir é o melhor remédio – p. 113
Piadas e anedotas: registrar e contar – p. 114
Diário de bordo – p. 115
Estação criativa: Festival da risada – p. 116
Oficina do texto: Da tirinha para a crônica – p. 117
Ciranda do texto: Stand-up em vlog – p. 119
Diário de bordo – p. 120
Mundo das palavras – p. 121
Trilha 4: Da informação à opinião – p. 122
Primeiros passos – p. 122
Estação da leitura: Analisando e discutindo fatos – p. 123
Texto & leitor: Em busca de informação – p. 124
Produção jornalística em diferentes mídias – infográfico – p. 124
Longe da desinformação – p. 126
Capa da revista Qualé, edição 13 – p. 126
Mentiras que voam, Fabrícia Peixoto para a revista Qualé – p. 127
Mundo da leitura: De olho na informação – p. 133
Texto & linguagens: Reportagem e construção do texto – p. 134
Detetives: de olho nas fake news – p. 137
Diário de bordo – p. 139
Estação da língua: Fato e opinião – p. 140
De olho na escrita: Do fato ao ponto de vista – p. 141
Meninas que jogam futebol e meninos bailarinos falam sobre preconceito, Louise Soares para o jornal Folha de S.Paulo – p. 141
Menina pode jogar futebol?, Rosely Sayão para o jornal Folha de S.Paulo – p. 144
Frases verbais: estrutura, concordância e conectivos – p. 147
De olho na fala: Construindo opinião: hora do debate – p. 150
Distribuição de tarefas, gráfico de Plan Brasil – p. 150
Diário de bordo – p. 152
Estação criativa: Meu ponto de vista – p. 153
Oficina do texto: Do debate para o artigo de opinião – p. 154
Ciranda do texto: Mural digital de opiniões – p. 156
Diário de bordo – p. 157
Mundo das palavras – p. 158
Trilha 5: No universo das palavras – p. 159
Primeiros passos – p. 159
Estação da leitura: Palavras e sentidos – p. 160
Texto & leitor: De olho nos sentidos – p. 161
Esperança, Roseana Murray – p. 161
Esperança – verbete, dicionário Houaiss – p. 161
O que é um dicionário? – p. 163
Página do dicionário Aurelinho, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira – p. 163
Um dicionário para o sentir – p. 166
Mundo da leitura: Para além das palavras – p. 169
Texto & linguagens: Construindo um glossário de leitura – p. 170
Como as diferentes mitologias explicam a origem da vida? – infográfico – p. 170
Vocabulário e relações de sentido – p. 173
Diário de bordo – p. 174
Estação da língua: Vocabulário e pesquisa – p. 175
De olho na escrita: Vocabulário: da arte ao cotidiano – p. 176
Quixotesco – verbete, Dicionário Online de Português – p. 176
Pauta de revisão: usos de -ice e -isse – p. 177
Palavras e conceitos científicos: fonema – p. 178
Pauta de revisão: fonema /s/ – p. 179
De olho na fala: Tabular e analisar dados de pesquisa – p. 181
Pontuação do Brasil no Índice Global de Generosidade, gráfico de Parceiros Voluntários – p. 181
Pesquisa: o que é gentileza? – p. 183
Diário de bordo – p. 186
Estação criativa: Dicionário de gentilezas – p. 187
Oficina do texto: Um dicionário para ser gentil – p. 188
Ciranda do texto: Compartilhando gentilezas – p. 190
Diário de bordo – p. 191
Mundo das palavras – p. 192
Trilha 6: Entre deuses e heróis – p. 193
Primeiros passos – p. 193
Estação da leitura: Diferentes mitologias – p. 194
Texto & leitor: Um deus grego conta sua história – p. 195
Posêidon e Medusa, meu amor impossível, Heloisa Prieto – p. 195
Mundo da leitura: Deuses na literatura – p. 200
Texto & linguagens: O herói no mito indígena – p. 201
Bahira em busca do fogo, mito indígena recontado por Rosana Rios – p. 201
Pontuação e falas das personagens – p. 205
Escrita de narrativa: recursos coesivos – p. 206
Diário de bordo – p. 207
Estação da língua: Mito em diferentes linguagens – p. 208
De olho na escrita: O mito nórdico no teatro – p. 209
Passado, Presente, Futuro, Ruth Salles – p. 209
Verbo e tempo verbal – p. 215
De olho na fala: Galeria de heróis e super-heróis – p. 219
Mulher-Maravilha e Aquaman, Márcio Jangarélli – p. 219
Diário de bordo – p. 221
Estação criativa: Esquete dos heróis – p. 222
Oficina do texto: Releituras mitológicas – p. 223
Ciranda do texto: Hora do show! – p. 225
Diário de bordo – p. 226
Mundo das palavras – p. 227
Trilha 7: Somos repórteres – p. 228
Primeiros passos – p. 228
Estação da leitura: Textos e informação científica – p. 229
Texto & leitor: Divulgação científica para crianças – p. 230
Chá de sumiço, Milena F. Diniz e outros para Ciência Hoje das Crianças – p. 230
Mundo da leitura: Explorando o universo científico – p. 234
Texto & linguagens: Reportagem: informação, pesquisa e dados – p. 235
Brasil tem mais de 3 mil espécies ameaçadas de extinção, revista Qualé – p. 235
Fotorreportagem e informação científica – p. 240
Estes animais já não existirão em 2050, Isabel Rubio para jornal El País – p. 240
Diário de bordo – p. 244
Estação da língua: Da reportagem escrita ao podcast – p. 245
De olho na escrita: Construção de frases e parágrafos – p. 246
Conectivos: preposição – p. 249
Pauta de revisão: sinais de pontuação – p. 250
Pauta de revisão: pesquisa e escrita de palavras – p. 251
Pauta de revisão: alguns usos do hífen – p. 252
De olho na fala: Reportagem em podcast – p. 253
Pesquisa e produção jornalística – p. 254
Transcrição de podcast da Radinho BdF – p. 254
Diário de bordo – p. 257
Estação criativa: Fotorreportagem digital – p. 258
Oficina do texto: Roteiro para fotorreportagem digital – p. 259
Ciranda do texto: Podcast: Vamos preservar! – p. 261
Diário de bordo – p. 262
Mundo das palavras – p. 263
Trilha 8: Hora do arrepio! – p. 264
Primeiros passos – p. 264
Estação da leitura: História de assombrar – p. 265
Texto & leitor: Em volta da fogueira… – p. 266
Histórias de assombração, Adauto Santos e Wilie – p. 266
Hora da assombração… – p. 268
O baile do caixeiro-viajante, Reginaldo Prandi – p. 268
Mundo da leitura: Histórias de arrepiar – p. 275
Texto & linguagens: Narrador e tipos de discurso – p. 276
Verbo e tempo verbal na narrativa – p. 278
Diário de bordo – p. 279
Estação da língua: Reconto, suspense e mistério – p. 280
De olho na escrita: Minicontos e microcontos para corajosos – p. 281
“Posso carregar o seu cesto?”, Alvin Schwartz – p. 281
Outra viagem, Arthur Nestrovski – p. 282
Estratégias coesivas em textos narrativos – p. 284
Marcadores de tempo e lugar – p. 285
Pauta de revisão: escrita de palavras – p. 286
De olho na fala: Hora do susto! – p. 288
“Por que você está aqui?”, Alvin Schwartz – p. 288
Diário de bordo – p. 290
Estação criativa: Vamos aterrorizar! – p. 291
Oficina do texto: Minicontos de assombração – p. 292
Ciranda do texto: De volta à fogueira – p. 294
Diário de bordo – p. 295
Mundo das palavras – p. 296
Retomando a travessia – p. 297
Para seguir no mundo da leitura… – p. 301
Referências bibliográficas – p. 303
Compartilhar: