Buriti Mais – História
Código da Coleção: 0037P230102000040
Proposta pedagógica
- Explora o trabalho com a educação em valores e temas contemporâneos, incentivando atitudes que possibilitem a convivência e o respeito.
- Traça paralelos entre épocas, comparando eventos e costumes do passado com os do presente.
- Trabalha a alfabetização e a literacia ao longo de toda a coleção, com textos expositivos, narrativas e fontes históricas escritas, reforçando a importância de ler, compreender e produzir textos em todas as disciplinas.
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
PARA COMEÇAR – p. 8
UNIDADE 1 – QUEM SOU EU – p. 12
CAPÍTULO 1. EU SOU ASSIM – p. 14
CAPÍTULO 2. A HISTÓRIA DE CADA UM – p. 18
O MUNDO QUE QUEREMOS: O DIREITO AO NOME – p. 22
CAPÍTULO 3. A CADA DIA UMA NOVA HISTÓRIA – p. 24
CAPÍTULO 4. TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA – p. 28
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 32
UNIDADE 2 – A VIDA FAMILIAR – p. 36
CAPÍTULO 1. MINHA FAMÍLIA – p. 38
CAPÍTULO 2. MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA – p. 42
O MUNDO QUE QUEREMOS: FAMÍLIA É FAMÍLIA – p. 46
CAPÍTULO 3. TODA FAMÍLIA TEM UMA HISTÓRIA – p. 48
ATIVIDADE DIVERTIDA – p. 52
CAPÍTULO 4. CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA – p. 54
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 58
UNIDADE 3 – A ESCOLA – p. 62
CAPÍTULO 1. UM LUGAR DE APRENDER – p. 64
CAPÍTULO 2. QUEM CONVIVE NA ESCOLA? – p. 68
O MUNDO QUE QUEREMOS: MUITOS JEITOS DE APRENDER – p. 72
CAPÍTULO 3. A ESCOLA NO PASSADO – p. 74
ATIVIDADE DIVERTIDA – p. 78
CAPÍTULO 4. DA CASA À ESCOLA – p. 80
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 84
UNIDADE 4 – BRINCADEIRAS E FESTAS – p. 88
CAPÍTULO 1. BRINCAR JUNTOS – p. 90
CAPÍTULO 2. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO PASSADO – p. 94
O MUNDO QUE QUEREMOS: INFÂNCIA EM OUTROS TEMPOS – p. 98
CAPÍTULO 3. BRINQUEDOS DO BRASIL – p. 100
CAPÍTULO 4. COMEMORAÇÕES – p. 104
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 108
PARA TERMINAR – p. 112
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 116
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – A passagem do tempo – p. 12
Capítulo 1. O tempo dos relógios – p. 14
Para ler e escrever melhor – p. 18
Capítulo 2. Noções de tempo – p. 20
O mundo que queremos: Entre o passado e o futuro – p. 24
Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar – p. 26
Como as pessoas faziam para… Medir a passagem do tempo – p. 30
Capítulo 4. Presente, passado e futuro – p. 32
O que você aprendeu – p. 36
UNIDADE 2 – A vida em comunidade – p. 40
Capítulo 1. Harmonia na convivência – p. 42
Para ler e escrever melhor – p. 46
Capítulo 2. Viver em grupo – p. 48
O mundo que queremos: Comunidades indígenas – p. 52
Capítulo 3. A rua tem história – p. 54
Como as pessoas faziam para… Construir uma moradia na comunidade – p. 58
Capítulo 4. Passado e presente de um bairro – p. 60
O que você aprendeu – p. 64
UNIDADE 3 – Marcas da história – p. 68
Capítulo 1. Memória e história – p. 70
Para ler e escrever melhor – p. 74
Capítulo 2. Documentos e registros pessoais – p. 76
O mundo que queremos: O Museu da Pessoa – p. 80
Capítulo 3. Memórias e tradições – p. 82
Como as pessoas faziam para… Produzir um livro – p. 86
Capítulo 4. Memória escolar – p. 88
Atividade divertida – p. 92
O que você aprendeu – p. 94
UNIDADE 4 – Trabalho – p. 98
Capítulo 1. O que é trabalho? – p. 100
Para ler e escrever melhor – p. 104
Capítulo 2. Profissionais da comunidade – p. 106
O mundo que queremos: Trabalho voluntário – p. 110
Capítulo 3. Profissões do passado – p. 112
Como as pessoas faziam para… Produzir uma peça de roupa – p. 116
Capítulo 4. Trabalho e ambiente – p. 118
Atividade divertida – p. 122
O que você aprendeu – p. 124
Para terminar – p. 128
Referências bibliográficas – p. 132
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – O espaço de todos nós – p. 12
Capítulo 1. O espaço público – p. 14
Para ler e escrever melhor – p. 18
Capítulo 2. Uma questão de espaço – p. 20
O mundo que queremos: A organização do espaço entre o povo Pataxó – p. 24
Capítulo 3. O lazer de todos – p. 26
Como as pessoas faziam para… – p. 30
Capítulo 4. Espaços e memória – p. 32
Atividade divertida – p. 38
O que você aprendeu – p. 40
UNIDADE 2 – A formação das cidades – p. 44
Capítulo 1. Os primeiros grupos – p. 46
Para ler e escrever melhor – p. 50
Capítulo 2. Das vilas às cidades – p. 52
O mundo que queremos: O registro do número de habitantes – p. 56
Capítulo 3. A ocupação do espaço por meio do comércio – p. 58
Como as pessoas faziam para… – p. 62
Capítulo 4. A preservação das primeiras formações urbanas – p. 64
O que você aprendeu – p. 70
UNIDADE 3 – A vida no campo e as migrações – p. 74
Capítulo 1. As grandes plantações: a cana-de-açúcar – p. 76
Para ler e escrever melhor – p. 80
Capítulo 2. Pecuária e ocupação do interior – p. 82
O mundo que queremos: A preservação da cultura indígena – p. 86
Capítulo 3. A cafeicultura e a formação da população – p. 88
Como as pessoas faziam para… – p. 92
Capítulo 4. Do campo para a cidade: as fábricas e os operários – p. 94
Atividade divertida – p. 100
O que você aprendeu – p. 102
UNIDADE 4 – Vida na cidade: a urbanização – p. 106
Capítulo 1. Diferentes lugares: os municípios – p. 108
Para ler e escrever melhor – p. 112
Capítulo 2. Cidade, trabalho e indústria – p. 114
O mundo que queremos: O fim do trabalho infantil – p. 118
Capítulo 3. O crescimento das cidades – p. 120
Como as pessoas faziam para… – p. 124
Capítulo 4. O modo de vida nas cidades – p. 126
O que você aprendeu – p. 132
Para terminar – p. 136
Referências bibliográficas – p. 140
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – Os primeiros grupos humanos – p. 12
Capítulo 1. O estudo da história – p. 14
Para ler e escrever melhor: Preservação de fontes históricas – p. 18
Capítulo 2. O tempo na história – p. 20
O mundo que queremos: Pré-História do Brasil – p. 24
Capítulo 3. A vida na Pré-História – p. 26
Como as pessoas faziam para… Agasalhar-se – p. 32
Capítulo 4. A agricultura e a ocupação do espaço – p. 34
O que você aprendeu – p. 40
UNIDADE 2 – O início do comércio – p. 44
Capítulo 1. As primeiras trocas comerciais – p. 46
Para ler e escrever melhor: Por que inventaram o dinheiro? – p. 52
Capítulo 2. Comércio e ocupação do espaço – p. 54
O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários – p. 58
Capítulo 3. A expansão do comércio e das rotas – p. 60
Como as pessoas faziam para… Sobreviver às longas viagens marítimas – p. 64
Capítulo 4. As Grandes Navegações – p. 66
O que você aprendeu – p. 72
UNIDADE 3 – A formação do Brasil – p. 76
Capítulo 1. Os povos indígenas – p. 78
Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas – p. 84
Capítulo 2. A diáspora africana – p. 86
O mundo que queremos: Cotas: por que reagimos? – p. 92
Capítulo 3. Europeus – p. 94
Como as pessoas faziam para… Tomar banho e fazer a higiene pessoal – p. 98
Capítulo 4. A população brasileira – p. 100
O que você aprendeu – p. 106
UNIDADE 4 – Migrações no Brasil – p. 110
Capítulo 1. Imigração no Brasil – p. 112
Para ler e escrever melhor: Colônias de imigrantes – p. 118
Capítulo 2. Diversidade de povos e costumes – p. 120
O mundo que queremos: Dignidade para migrantes e refugiados – p. 124
Capítulo 3. Migrações internas no Brasil – p. 126
Como as pessoas faziam para… Migrar dentro do Brasil – p. 130
Capítulo 4. Conhecendo a diversidade cultural do Brasil – p. 132
O que você aprendeu – p. 138
Para terminar – p. 128
Referências bibliográficas – p. 132
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – A formação dos povos – p. 12
Capítulo 1. Fixação dos grupos humanos – p. 14
Para ler e escrever melhor – p. 20
Capítulo 2. Grupos organizados e agricultura – p. 22
O mundo que queremos: Agricultura na comunidade quilombola Ivaporunduva – p. 26
Capítulo 3. Novas formas de organização – p. 28
Como as pessoas faziam para… – p. 32
Capítulo 4. Registros de memória: cultura material – p. 34
O que você aprendeu – p. 40
UNIDADE 2 – Os primeiros núcleos populacionais – p. 44
Capítulo 1. Os primeiros núcleos populacionais – p. 46
Para ler e escrever melhor – p. 52
Capítulo 2. A organização da vida social – p. 54
O mundo que queremos: Cidadania e igualdade: uma conquista histórica – p. 58
Capítulo 3. Cidades e impérios da Mesopotâmia – p. 60
Como as pessoas faziam para… – p. 64
Capítulo 4. Cidadania no passado e no presente – p. 66
O que você aprendeu – p. 72
UNIDADE 3 – A vida na Antiguidade – p. 76
Capítulo 1. Cultura e religião – p. 78
Para ler e escrever melhor – p. 84
Capítulo 2. Patrimônio cultural dos povos antigos – p. 86
O mundo que queremos: Mbanza Kongo, em Angola, recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco – p. 90
Capítulo 3. O cotidiano no mundo antigo – p. 92
Como as pessoas faziam para… – p. 96
Capítulo 4. Atividades econômicas e tecnologia na Antiguidade – p. 98
O que você aprendeu – p. 104
UNIDADE 4 – Herança cultural – p. 108
Capítulo 1. A humanidade e o tempo – p. 110
Para ler e escrever melhor – p. 118
Capítulo 2. Descobrindo a História – p. 120
Capítulo 3. Marcos de memória – p. 124
O mundo que queremos: Mulheres que fazem história – p. 126
Como as pessoas faziam para… – p. 130
Capítulo 4. Registros de memória – p. 132
O que você aprendeu – p. 140
Para terminar – p. 128
Referências bibliográficas – p. 132
Compartilhar: