Buriti Mais – Arte
Código da Coleção: 0027P230102000060
Proposta pedagógica
- Favorece a compreensão e o desenvolvimento da arte para a interdisciplinaridade.
- Traz riqueza iconográfica e variedade de linguagens artísticas para exploração em sala de aula.
- Valoriza o desenvolvimento do olhar estético para os objetos artísticos e culturais a partir das experiências das crianças.
- Orienta o trabalho do professor como mediador.
Conteúdo programático
PARA COMEÇAR – p. 8
CAPÍTULO 1 – BRINCAR É UMA ARTE – p. 10
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS – p. 12
BOLAS E BONECAS – p. 12
BRINCADEIRAS – p. 14
AMARELINHA – p. 15
CIRANDA, CIRANDINHA – p. 16
PULAR CORDA – p. 17
CAMA DE GATO – p. 18
TERRA-MAR – p. 19
MÃOS À OBRA – p. 21
ARTE NAÏF – p. 22
LEGENDAS – p. 24
COM A ARTE TAMBÉM SE BRINCA – p. 25
MÃOS À OBRA – p. 25
CAPÍTULO 2 – AS LINGUAGENS DA ARTE – p. 26
LINGUAGENS DA ARTE – p. 28
ARTES VISUAIS – p. 30
MÚSICA – p. 32
DANÇA – p. 34
TEATRO – p. 36
CONHEÇA O ARTISTA – p. 39
MÃOS À OBRA – p. 40
PAISAGEM SONORA – p. 41
MUSICANDO – p. 43
O SOM E A TECNOLOGIA – p. 45
O QUE APRENDEMOS – p. 46
CAPÍTULO 3 – O CIRCO CHEGOU – p. 48
CIRCO – p. 50
ARTE CIRCENSE – p. 51
MÃOS À OBRA – p. 53
O CIRCO NO BRASIL – p. 54
CONHEÇA O ARTISTA – p. 58
MÚSICA E CIRCO – p. 59
MÃOS À OBRA – p. 60
DE OLHO NA IMAGEM – p. 62
PARA FAZER COM OS COLEGAS – p. 63
CAPÍTULO 4 – UM MUNDO EM QUADRINHOS – p. 64
UM POUCO DE HISTÓRIA – p. 66
CONVERSANDO COM O AUTOR – p. 67
TIRINHAS – p. 68
HQs – p. 70
ELEMENTOS DAS HQs – p. 73
BALÕES – p. 73
MÃOS À OBRA – p. 73
LEGENDAS – p. 74
MÃOS À OBRA – p. 74
ONOMATOPEIAS – p. 75
MÃOS À OBRA – p. 75
MUSICANDO – p. 76
MÃOS À OBRA – p. 77
COMO AS HQs SÃO FEITAS – p. 78
ROTEIRO – p. 78
DESENHO – p. 78
ARTE-FINAL – p. 79
GIBITECA – p. 80
MÃOS À OBRA – p. 80
PARA FAZER COM OS COLEGAS – p. 81
O QUE APRENDEMOS – p. 82
PARA TERMINAR – p. 84
VAMOS LER – p. 86
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 87
Para começar – p. 8
CAPÍTULO 1 – Entrando em cena – p. 10
Teatro grego – p. 12
Máscaras – p. 14
Mãos à obra – p. 16
Elementos do teatro – p. 18
Texto teatral – p. 20
Conheça o artista – p. 23
Figurino e maquiagem – p. 24
Mãos à obra – p. 25
Mãos à obra – p. 26
Sonoplastia e cenografia – p. 27
Mãos à obra – p. 28
Para fazer com os colegas – p. 29
CAPÍTULO 2 – Bonecos e sombras – p. 30
O espetáculo vai começar… – p. 32
Como surgiu o teatro de sombras – p. 33
O Quebra-Nozes – p. 35
Conheça o artista – p. 35
A luz em cena – p. 36
Mãos à obra – p. 37
De olho na imagem – p. 38
Conheça o artista – p. 39
Mãos à obra – p. 39
Teatro de mamulengos – p. 41
Mãos à obra – p. 42
O que aprendemos – p. 44
CAPÍTULO 3 – Lugar onde moramos – p. 46
Moradias – p. 48
Materiais de construção – p. 49
Mãos à obra – p. 53
Projetando moradias – p. 54
Mãos à obra – p. 57
Onde você mora? – p. 58
Mãos à obra – p. 61
Diálogos com a dança – p. 62
De olho na imagem – p. 63
Conheça o artista – p. 64
Mãos à obra – p. 64
CAPÍTULO 4 – Linhas e formas – p. 66
Linhas – p. 68
Mãos à obra – p. 70
Figuras geométricas – p. 71
Mãos à obra – p. 73
A música inspira outras artes – p. 74
Musicando – p. 76
De olho na imagem – p. 77
Conheça o artista – p. 78
Para fazer com os colegas – p. 79
O que aprendemos – p. 81
Para terminar – p. 83
Vamos ler – p. 85
Referências bibliográficas comentadas – p. 86
Para começar – p. 8
CAPÍTULO 1 – Espaços culturais – p. 10
A arte e seus espaços – p. 12
Museus – p. 13
Profissionais de um museu – p. 14
Conectividade e cultura – p. 16
Teatros – p. 17
Teatro Municipal de Ouro Preto – p. 18
Um teatro visto por dentro – p. 19
Orquestra – p. 21
No passado – p. 21
No presente – p. 22
Características da orquestra – p. 23
Conheça o artista – p. 26
Musicando – p. 27
CAPÍTULO 2 – Instrumentos musicais – p. 30
Instrumentos de uma orquestra – p. 32
Cordas – p. 32
Mãos à obra – p. 33
Madeiras – p. 35
Mãos à obra – p. 36
Metais – p. 38
Percussão – p. 39
Mãos à obra – p. 41
Distribuição de instrumentos na orquestra – p. 43
Os instrumentos musicais no teatro – p. 44
De olho na imagem – p. 45
Conheça o artista – p. 45
CAPÍTULO 3 – Arte nas ruas – p. 46
Arte em espaços públicos – p. 48
Grafite – p. 48
Teatro de rua – p. 49
Mãos à obra – p. 49
Flash mob – p. 50
Estátua viva – p. 51
Mãos à obra – p. 51
De olho na imagem – p. 52
Conheça o artista – p. 52
Para fazer com os colegas – p. 53
O que aprendemos – p. 54
CAPÍTULO 4 – Festas brasileiras – p. 56
Lá vem o boi! – p. 58
A cultura popular e as variações da festa do boi – p. 59
Festival Folclórico de Parintins – p. 61
Mãos à obra – p. 62
Canções para boi dançar – p. 63
Musicando – p. 64
De olho na imagem – p. 65
Conheça o artista – p. 65
Para fazer com os colegas – p. 66
CAPÍTULO 5 – Danças e ritmos brasileiros – p. 68
Samba, fandango e outros ritmos – p. 70
A origem do samba – p. 70
As variações do samba – p. 71
Mãos à obra – p. 73
De olho na imagem – p. 74
As variações do fandango – p. 75
Outros ritmos e danças populares – p. 78
Para fazer com os colegas – p. 81
O que aprendemos – p. 82
Para terminar – p. 84
Vamos ler – p. 86
Referências bibliográficas comentadas – p. 87
Para começar – p. 8
CAPÍTULO 1 – Um olhar para a natureza – p. 10
Natureza-morta – p. 12
O uso das cores – p. 15
Mãos à obra – p. 16
Círculo cromático – p. 17
Mãos à obra – p. 18
Mãos à obra – p. 20
De olho na imagem – p. 22
Conheça o artista – p. 22
Marinha – p. 23
Mãos à obra – p. 25
Musicando – p. 26
Mãos à obra – p. 27
CAPÍTULO 2 – A transformação do espaço – p. 28
Arte que vem da natureza – p. 30
Mãos à obra – p. 33
Os museus e as mídias – p. 34
Arte em defesa do meio ambiente – p. 35
As obras tridimensionais de Frans Krajcberg – p. 36
Conheça o artista – p. 36
Mãos à obra – p. 37
Para fazer com os colegas – p. 38
O que aprendemos – p. 40
CAPÍTULO 3 – Arte pré-colombiana – p. 42
As civilizações pré-colombianas – p. 44
Maias, astecas e incas – p. 45
Astronomia nas civilizações pré-colombianas – p. 49
Instrumentos musicais pré-colombianos – p. 51
Mãos à obra – p. 53
CAPÍTULO 4 – Arte pré-colonial – p. 54
Civilizações pré-coloniais – p. 56
Parque Nacional Serra da Capivara – p. 57
Tintas pré-coloniais – p. 60
Mãos à obra – p. 61
As civilizações pré-coloniais brasileiras – p. 63
A cerâmica pré-colonial brasileira – p. 64
A cerâmica marajoara – p. 65
A cerâmica santarém – p. 67
A magia dos sapos – p. 67
Sapos na arte – p. 68
Mãos à obra – p. 68
Musicando – p. 69
CAPÍTULO 5 – Arte indígena brasileira – p. 70
Tradições culturais indígenas – p. 72
Cerâmica – p. 72
Cestaria – p. 73
Arte plumária – p. 73
Pintura corporal – p. 75
Música e dança – p. 75
Instrumentos musicais – p. 76
Para fazer com os colegas – p. 77
O que aprendemos – p. 78
Para terminar – p. 80
Vamos ler – p. 82
Referências bibliográficas comentadas – p. 86
Para começar – p. 8
CAPÍTULO 1 – A fotografia – p. 10
Como surgiu a fotografia – p. 12
A imagem fotográfica – p. 13
Do daguerreótipo à selfie – p. 14
Mãos à obra – p. 16
De olho na imagem – p. 17
Conheça o artista – p. 19
CAPÍTULO 2 – Histórias em movimento – p. 20
O surgimento do cinema – p. 22
Mãos à obra – p. 25
Cinema de animação – p. 26
Stop-motion – p. 27
Griôs, os contadores de histórias – p. 30
Os quilombos e a memória afro-brasileira – p. 32
Para fazer com os colegas – p. 33
O que aprendemos – p. 34
CAPÍTULO 3 – O corpo em ação – p. 36
Dança contemporânea – p. 38
A arte de criar espetáculos – p. 39
Mãos à obra – p. 42
Musicando – p. 43
CAPÍTULO 4 – Pintando retratos – p. 44
Retrato e autorretrato – p. 46
Mãos à obra – p. 48
Outros retratos – p. 49
Mãos à obra – p. 51
Música para uma exposição de quadros – p. 52
Conheça o artista – p. 53
De olho na imagem – p. 54
Conheça o artista – p. 55
Musicando – p. 56
CAPÍTULO 5 – A arte do cordel – p. 58
A arte e a cultura popular – p. 60
A gravura – p. 63
Gravuras coloridas – p. 64
Identificação das gravuras – p. 67
Mãos à obra – p. 69
Do Oriente ao Ocidente – p. 71
Cordel cantado – p. 72
Mãos à obra – p. 74
Musicando – p. 75
Para fazer com os colegas – p. 79
O que aprendemos – p. 80
Para terminar – p. 82
Vamos ler – p. 84
Referências bibliográficas comentadas – p. 85
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