Presente Mais – Arte
Código da Coleção: 0026P230102000060
Proposta pedagógica
- Abre espaço para a reflexão sobre os contextos de produção das obras e sobre o uso de diferentes materiais artísticos.
- Traz no manual do professor orientações para acompanhar os resultados alcançados de forma contínua.
- Incentiva o gosto pela produção de artistas, estimula a pesquisa sobre processos criativos e orienta a criação de seus próprios trabalhos.
Conteúdo programático
O QUE EU JÁ SEI? – p. 8
UNIDADE 1. FORMAS E CORES – p. 10
- FORMAS DE LINHAS RETAS – p. 12
VAMOS DESENHAR LIGANDO PONTOS! – p. 13
- FORMAS E LINHAS ARREDONDADAS – p. 16
VAMOS DESENHAR COM FIOS DE LÃ COLORIDOS! – p. 18
VAMOS PINTAR COMO POLLOCK? – p. 19
- O QUE EU APRENDI? – p. 20
- BRINCAR COM AS CORES – p. 22
VAMOS ENTRAR NA BRINCADEIRA! – p. 25
- PADRÕES – p. 26
BRINQUE COM OS PADRÕES! – p. 27
- O QUE EU APRENDI? – p. 30
UNIDADE 2. BICHOS – p. 32
- PESSOAS E BICHOS – p. 34
DESENHE SEUS BICHOS PREFERIDOS! – p. 37
- ANIMAIS DO EGITO ANTIGO – p. 38
COMO SERÁ O SEU HIPOPÓTAMO? – p. 41
- O QUE EU APRENDI? – p. 42
- ANIMAIS EM GRAVURAS E EM CANÇÕES – p. 44
VAMOS DESENHAR! – p. 47
- OS BICHOS SÃO MUITO INTERESSANTES! – p. 48
VAMOS CONSTRUIR! – p. 51
- O QUE EU APRENDI? – p. 52
UNIDADE 3. CASAS, CASTELOS E LABIRINTOS – p. 54
- CASAS DIFERENTES! – p. 56
QUE TAL MORAR EM UMA CASA ARREDONDADA? – p. 59
- CASAS ASSUSTADORAS OU ENGRAÇADAS? – p. 60
DESENHE UMA CASA ENGRAÇADA! – p. 63
- O QUE EU APRENDI? – p. 64
- FACHADAS COLORIDAS – p. 66
QUE TAL CONSTRUIR CASAS? – p. 68
- CASTELOS E LABIRINTOS – p. 70
VAMOS CRIAR UM GRANDE LABIRINTO! – p. 73
- O QUE EU APRENDI? – p. 74
UNIDADE 4. ARTISTAS DE CIRCO – p. 76
- O CIRCO – p. 78
VAMOS DESENHAR CIRCOS! – p. 81
- O CIRCO REÚNE MUITOS ARTISTAS! – p. 82
FAÇA UM CARTAZ PARA SEU CIRCO! – p. 85
- O QUE EU APRENDI? – p. 86
- O CIRCO CONTEMPORÂNEO – p. 88
MOVIMENTOS COMBINADOS – p. 91
- O CIRCO CONTA HISTÓRIAS – p. 92
PALHAÇOS EM CENA! – p. 94
VAMOS CRIAR UMA HISTÓRIA DE CIRCO! – p. 98
- O QUE EU APRENDI? – p. 100
- AVALIAÇÃO FINAL – p. 102
- INDICAÇÕES DE LEITURA PARA OS ESTUDANTES – p. 104
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 110
O que eu já sei? – p. 8
Unidade 1. Quem faz arte é artista! – p. 10
- Onde se faz arte – p. 12
Vamos montar um “museu de estátuas vivas”! – p. 16
- Onde se canta – p. 18
Vamos aprender alguns movimentos do Tiquequê! – p. 21
- O que eu aprendi? – p. 22
- Onde se faz música – p. 24
Dance suas músicas preferidas! – p. 27
- Onde se anima – p. 28
Vamos criar uma personagem! – p. 30
- O que eu aprendi? – p. 32
Unidade 2. Artistas de diferentes lugares do mundo – p. 34
- Costa do Marfim: a arte de Frédéric – p. 36
Vamos desenhar! – p. 38
- Areias coloridas da Índia e do Brasil – p. 40
Desenhe em uma garrafa! – p. 43
- O que eu aprendi? – p. 44
- África do Sul: as formas geométricas de Francina Ndimande – p. 46
Vamos compor usando formas e cores de Francina! – p. 48
- Austrália: os trabalhos de John Mawurndjul – p. 50
Vamos desenhar destacando as linhas! – p. 51
Como os artistas podem trabalhar de maneiras diferentes! – p. 52
- O que eu aprendi? – p. 54
Unidade 3. Arte que se multiplica – p. 56
- Frotagens – p. 58
Vamos fazer frotagens! – p. 60
- Carimbos e moldes – p. 62
Carimbo de rolinho! – p. 63
Vamos desenhar com recortes! – p. 65
- O que eu aprendi? – p. 66
- Gravuras feitas com linhas – p. 68
Vamos cologravurar! – p. 69
- Músicas e objetos também se multiplicam – p. 72
Música para ouvir a qualquer hora – p. 72
Objetos múltiplos – p. 74
Vamos fazer um múltiplo! – p. 75
- O que eu aprendi? – p. 76
Unidade 4. A visão de mundo dos artistas – p. 78
- Arte e ciência – p. 80
Você vai viajar para Marte! – p. 83
- Arte e imaginação – p. 84
Faça uma imagem fantástica! – p. 87
- O que eu aprendi? – p. 88
- Arte e meio ambiente – p. 90
Vamos fazer colagem! – p. 95
- Podemos transformar o mundo – p. 96
Você pode decidir como esta paisagem vai ser! – p. 97
Envie sua mensagem! – p. 99
- O que eu aprendi? – p. 100
- Avaliação final – p. 102
- Indicações de leitura para estudantes – p. 104
- Referências bibliográficas comentadas – p. 110
O que eu já sei? – p. 8
Unidade 1. Quem desenha as coisas que usamos? – p. 10
- Desenhar objetos – p. 12
Desenhe um objeto que admira – p. 12
Desenhando cadeiras – p. 13
Pesquisar desenhando – p. 15
- Desenhar pensando na Ecologia – p. 16
Pesquisar – p. 18
Invente e recicle! – p. 19
- O que eu aprendi? – p. 20
- Pensar desenhando e escrevendo – p. 22
Vamos projetar e construir! – p. 24
- Desenhar moda – p. 26
Crie uma estampa! – p. 27
Faça seu chapéu! – p. 29
- O que eu aprendi? – p. 30
Unidade 2. Arte feita com muitas coisas – p. 32
- O reúso de materiais em arte – p. 34
Construa o que quiser! – p. 36
- Pegar e transformar imagens – p. 38
Recrie uma imagem usando pedaços de outras! – p. 43
- O que eu aprendi? – p. 44
- Arthur artista – p. 46
Crie organizando objetos! – p. 49
- Brinquedo, comida e arte – p. 50
Vamos ler e refletir – p. 52
Transforme a imagem do copo de leite! – p. 53
- O que eu aprendi? – p. 54
Unidade 3. Artistas imigrantes – p. 56
- Lasar Segall – p. 58
Que tal desenhar como um expressionista? – p. 61
- Samson Flexor e Manabu Mabe – p. 62
Você vai fazer um trabalho geométrico! – p. 63
- O que eu aprendi? – p. 66
- Lina Bo Bardi – p. 68
Que tal bolar uma cadeira de três pés? – p. 71
- Vieira da Silva – p. 72
Como é ser imigrante? – p. 74
Desenhar e imaginar – p. 75
- O que eu aprendi? – p. 76
Unidade 4. Texto e imagem fazem arte – p. 78
- Escrever, cortar e colar – p. 80
Seus objetos e suas palavras – p. 82
Vocês nos dão suas palavras? – p. 83
- Poesia visual – p. 84
Vamos fazer escultura com palavras! – p. 87
- O que eu aprendi? – p. 88
- Arte com texto nas paredes – p. 90
Vamos escrever em relevo em uma parede? – p. 92
- Receita de arte e chão de artista – p. 94
Registre você pisando em um chão diferente! – p. 99
- O que eu aprendi? – p. 100
- Avaliação final – p. 102
- Glossário – p. 104
- Indicações de leitura para estudantes – p. 105
- Referências bibliográficas comentadas – p. 110
O que eu já sei? – p. 8
Unidade 1. Tradições do Brasil – p. 10
- A festa do boi – p. 12
A voz também é um instrumento – p. 15
- A tradição da argila – p. 16
Desenhe o que vai acontecer! – p. 17
Que tal fazer uma argilogravura? – p. 18
- O que eu aprendi? – p. 20
- Cantando e brincando – p. 22
Vamos jogar com música? – p. 22
- O Carnaval – p. 25
Como é o seu Carnaval? – p. 27
Vamos fazer um baile de Carnaval? – p. 28
- O que eu aprendi? – p. 30
Unidade 2. Retratos e danças – p. 32
- O que é um retrato? – p. 34
O que podemos descobrir sobre alguém em um retrato? – p. 35
Perguntas e respostas – p. 37
- O retrato pode ser inventado – p. 38
Invente um retrato diferente! – p. 41
- O que eu aprendi? – p. 42
- Gente que dança – p. 44
Entrevista – p. 45
Vamos pesquisar! – p. 47
Aprenda o top rock, um passo básico do break – p. 48
Seguindo os passos do frevo – p. 49
- Inventando uma dança – p. 50
Vamos coreografar! – p. 53
- O que eu aprendi? – p. 54
Unidade 3. Arte indígena e afro-brasileira – p. 56
- Arte plumária – p. 58
A aldeia cabe no cocar – p. 59
A floresta – p. 59
Você vai fazer um cocar! – p. 61
- A cerâmica da Amazônia – p. 62
Que tal trabalhar com argila? – p. 65
- O que eu aprendi? – p. 66
- A cultura afro-brasileira – p. 68
Vamos projetar uma escultura! – p. 70
Crie suas estampas! – p. 72
Aplique suas estampas! – p. 73
- Inspirações na cultura afro-brasileira – p. 74
Ler para ilustrar! – p. 76
Ilustre o texto – p. 77
- O que eu aprendi? – p. 78
Unidade 4. Espaços das artes e quadrinhos – p. 80
- Museus, instituições culturais, teatros e espaços de apresentação artística – p. 82
Arte na escola! – p. 85
- Performances, happenings e ambiente – p. 86
Vamos fazer um happening! – p. 89
- O que eu aprendi? – p. 90
- Ler e estudar quadrinhos – p. 92
Jogo das onomatopeias – p. 96
- Escrever e desenhar quadrinhos – p. 97
Vamos criar uma tirinha de três quadros! – p. 99
- O que eu aprendi? – p. 100
- Avaliação final – p. 102
- Glossário – p. 106
- Indicações de leitura para estudantes – p. 107
- Referências bibliográficas comentadas – p. 110
O que eu já sei? – p. 8
Unidade 1. Origens da pintura e da música – p. 10
- Arte rupestre – p. 12
Vamos desenhar em uma pedra! – p. 13
Imagine você brincando há 17 mil anos! – p. 14
Veja como é fácil fazer tinta com terra – p. 16
Vamos pintar usando tintas de terra! – p. 17
- Origens da música – p. 18
Vamos fazer percussão corporal? – p. 21
- O que eu aprendi? – p. 22
- Instrumentos musicais – p. 24
Projete e construa seu instrumento musical – p. 26
- Uma maneira diferente de fazer música – p. 28
Vamos tocar garrafas plásticas? – p. 31
- O que eu aprendi? – p. 32
Unidade 2. Dança e Teatro – p. 34
- Articulações e apoios do corpo? – p. 36
Que tal brincar de boneco e mestre? – p. 36
Dançando como robôs – p. 37
Cruzar a roda – p. 39
- Observar e fazer mímica – p. 40
Vamos inventar e copiar movimentos! – p. 43
- O que eu aprendi? – p. 44
- Maquiagem e figurino – p. 46
Vamos maquiar rostos – p. 48
Já pensou em ser figurinista? – p. 49
- Máscaras – p. 50
Aprenda a fazer máscaras – p. 52
Hora de contar histórias! – p. 54
- O que eu aprendi? – p. 56
Unidade 3. A paisagem e a arte na cidade – p. 58
- Pontos de vista – p. 60
Veja tudo por outro lado! – p. 61
Invente um cartão-postal – p. 63
- A paisagem sonora – p. 64
Os sons de sua escola – p. 65
- O que eu aprendi? – p. 66
- Arte e comunidade – p. 68
Como fazer um estêncil? – p. 71
- Arte nas ruas – p. 72
Vamos grafitar! – p. 79
- O que eu aprendi? – p. 80
Unidade 4. Teatro e animação – p. 82
- Teatro de sombras – p. 84
Movimente as sombras dos animais – p. 86
- Teatro de bonecos – p. 88
Vamos fazer um mamulengo! – p. 89
- O que eu aprendi? – p. 92
- A invenção do desenho animado – p. 94
Parece mágica! – p. 95
Pesquise flip books – p. 96
Anime seu desenho! – p. 97
- Como animar objetos – p. 98
Que tal fazer uma animação? – p. 102
- O que eu aprendi? – p. 103
- Avaliação final – p. 103
- Glossário – p. 105
- Indicações de leitura para estudantes – p. 109
- Referências bibliográficas comentadas – p. 111
Compartilhar: