Presente Mais – Arte

Código da Coleção: 0026P230102000060
Proposta pedagógica
  • Abre espaço para a reflexão sobre os contextos de produção das obras e sobre o uso de diferentes materiais artísticos.
  • Traz no manual do professor orientações para acompanhar os resultados alcançados de forma contínua.
  • Incentiva o gosto pela produção de artistas, estimula a pesquisa sobre processos criativos e orienta a criação de seus próprios trabalhos.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

O QUE EU JÁ SEI? – p. 8 

UNIDADE 1. FORMAS E CORES – p. 10 

  1. FORMAS DE LINHAS RETAS – p. 12

VAMOS DESENHAR LIGANDO PONTOS! – p. 13 

  1. FORMAS E LINHAS ARREDONDADAS – p. 16

VAMOS DESENHAR COM FIOS DE LÃ COLORIDOS! – p. 18 

VAMOS PINTAR COMO POLLOCK? – p. 19   

  • O QUE EU APRENDI? – p. 20 
  1. BRINCAR COM AS CORES – p. 22

VAMOS ENTRAR NA BRINCADEIRA! – p. 25 

  1. PADRÕES – p. 26

BRINQUE COM OS PADRÕES! – p. 27   

  • O QUE EU APRENDI? – p. 30   

  

UNIDADE 2. BICHOS – p. 32 

  1. PESSOAS E BICHOS – p. 34

DESENHE SEUS BICHOS PREFERIDOS! – p. 37 

  1. ANIMAIS DO EGITO ANTIGO – p. 38

COMO SERÁ O SEU HIPOPÓTAMO? – p. 41   

  • O QUE EU APRENDI? – p. 42 
  1. ANIMAIS EM GRAVURAS E EM CANÇÕES – p. 44

VAMOS DESENHAR! – p. 47 

  1. OS BICHOS SÃO MUITO INTERESSANTES! – p. 48

VAMOS CONSTRUIR! – p. 51   

  • O QUE EU APRENDI? – p. 52 

 

UNIDADE 3. CASAS, CASTELOS E LABIRINTOS – p. 54 

  1. CASAS DIFERENTES! – p. 56

QUE TAL MORAR EM UMA CASA ARREDONDADA? – p. 59 

  1. CASAS ASSUSTADORAS OU ENGRAÇADAS? – p. 60

DESENHE UMA CASA ENGRAÇADA! – p. 63   

  • O QUE EU APRENDI? – p. 64 
  1. FACHADAS COLORIDAS – p. 66

QUE TAL CONSTRUIR CASAS? – p. 68 

  1. CASTELOS E LABIRINTOS – p. 70

VAMOS CRIAR UM GRANDE LABIRINTO! – p. 73   

  • O QUE EU APRENDI? – p. 74 

  

UNIDADE 4. ARTISTAS DE CIRCO – p. 76 

  1. O CIRCO – p. 78

VAMOS DESENHAR CIRCOS! – p. 81 

  1. O CIRCO REÚNE MUITOS ARTISTAS! – p. 82

FAÇA UM CARTAZ PARA SEU CIRCO! – p. 85   

  • O QUE EU APRENDI? – p. 86 
  1. O CIRCO CONTEMPORÂNEO – p. 88

MOVIMENTOS COMBINADOS – p. 91 

  1. O CIRCO CONTA HISTÓRIAS – p. 92

PALHAÇOS EM CENA! – p. 94 

VAMOS CRIAR UMA HISTÓRIA DE CIRCO! – p. 98   

  • O QUE EU APRENDI? – p. 100 

 

  • AVALIAÇÃO FINAL – p. 102   
  • INDICAÇÕES DE LEITURA PARA OS ESTUDANTES – p. 104   
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 110 

O que eu já sei? – p. 8 

Unidade 1. Quem faz arte é artista! – p. 10 

  1. Onde se faz arte – p. 12

Vamos montar um “museu de estátuas vivas”! – p. 16 

  1. Onde se canta – p. 18

Vamos aprender alguns movimentos do Tiquequê! – p. 21   

  • O que eu aprendi? – p. 22 
  1. Onde se faz música – p. 24

Dance suas músicas preferidas! – p. 27 

  1. Onde se anima – p. 28

Vamos criar uma personagem! – p. 30   

  • O que eu aprendi? – p. 32 

  

Unidade 2. Artistas de diferentes lugares do mundo – p. 34 

  1. Costa do Marfim: a arte de Frédéric – p. 36

Vamos desenhar! – p. 38 

  1. Areias coloridas da Índia e do Brasil – p. 40

Desenhe em uma garrafa! – p. 43   

  • O que eu aprendi? – p. 44 
  1. África do Sul: as formas geométricas de Francina Ndimande – p. 46

Vamos compor usando formas e cores de Francina! – p. 48 

  1. Austrália: os trabalhos de John Mawurndjul – p. 50

Vamos desenhar destacando as linhas! – p. 51 

Como os artistas podem trabalhar de maneiras diferentes! – p. 52   

  • O que eu aprendi? – p. 54 

 

Unidade 3. Arte que se multiplica – p. 56 

  1. Frotagens – p. 58

Vamos fazer frotagens! – p. 60 

  1. Carimbos e moldes – p. 62

Carimbo de rolinho! – p. 63 

Vamos desenhar com recortes! – p. 65   

  • O que eu aprendi? – p. 66 
  1. Gravuras feitas com linhas – p. 68

Vamos cologravurar! – p. 69 

  1. Músicas e objetos também se multiplicam – p. 72

Música para ouvir a qualquer hora – p. 72 

Objetos múltiplos – p. 74 

Vamos fazer um múltiplo! – p. 75   

  • O que eu aprendi? – p. 76 

  

Unidade 4. A visão de mundo dos artistas – p. 78 

  1. Arte e ciência – p. 80

Você vai viajar para Marte! – p. 83 

  1. Arte e imaginação – p. 84

Faça uma imagem fantástica! – p. 87   

  • O que eu aprendi? – p. 88 
  1. Arte e meio ambiente – p. 90

Vamos fazer colagem! – p. 95 

  1. Podemos transformar o mundo – p. 96

Você pode decidir como esta paisagem vai ser! – p. 97 

Envie sua mensagem! – p. 99   

  • O que eu aprendi? – p. 100 

 

  • Avaliação final – p. 102   
  • Indicações de leitura para estudantes – p. 104   
  • Referências bibliográficas comentadas – p. 110 

O que eu já sei? – p. 8 

Unidade 1. Quem desenha as coisas que usamos? – p. 10 

  1. Desenhar objetos – p. 12

Desenhe um objeto que admira – p. 12 

Desenhando cadeiras – p. 13 

Pesquisar desenhando – p. 15 

  1. Desenhar pensando na Ecologia – p. 16

Pesquisar – p. 18 

Invente e recicle! – p. 19   

  • O que eu aprendi? – p. 20 
  1. Pensar desenhando e escrevendo – p. 22

Vamos projetar e construir! – p. 24 

  1. Desenhar moda – p. 26

Crie uma estampa! – p. 27 

Faça seu chapéu! – p. 29   

  • O que eu aprendi? – p. 30 

  

Unidade 2. Arte feita com muitas coisas – p. 32 

  1. O reúso de materiais em arte – p. 34

Construa o que quiser! – p. 36 

  1. Pegar e transformar imagens – p. 38

Recrie uma imagem usando pedaços de outras! – p. 43   

  • O que eu aprendi? – p. 44 
  1. Arthur artista – p. 46

Crie organizando objetos! – p. 49 

  1. Brinquedo, comida e arte – p. 50

Vamos ler e refletir – p. 52 

Transforme a imagem do copo de leite! – p. 53   

  • O que eu aprendi? – p. 54 

 

Unidade 3. Artistas imigrantes – p. 56 

  1. Lasar Segall – p. 58

Que tal desenhar como um expressionista? – p. 61 

  1. Samson Flexor e Manabu Mabe – p. 62

Você vai fazer um trabalho geométrico! – p. 63   

  • O que eu aprendi? – p. 66 
  1. Lina Bo Bardi – p. 68

Que tal bolar uma cadeira de três pés? – p. 71 

  1. Vieira da Silva – p. 72

Como é ser imigrante? – p. 74 

Desenhar e imaginar – p. 75   

  • O que eu aprendi? – p. 76 

  

Unidade 4. Texto e imagem fazem arte – p. 78 

  1. Escrever, cortar e colar – p. 80

Seus objetos e suas palavras – p. 82 

Vocês nos dão suas palavras? – p. 83 

  1. Poesia visual – p. 84

Vamos fazer escultura com palavras! – p. 87   

  • O que eu aprendi? – p. 88 
  1. Arte com texto nas paredes – p. 90

Vamos escrever em relevo em uma parede? – p. 92 

  1. Receita de arte e chão de artista – p. 94

Registre você pisando em um chão diferente! – p. 99   

  • O que eu aprendi? – p. 100 

 

  • Avaliação final – p. 102   
  • Glossário – p. 104 
  • Indicações de leitura para estudantes – p. 105   
  • Referências bibliográficas comentadas – p. 110 

O que eu já sei? – p. 8 

Unidade 1. Tradições do Brasil – p. 10 

  1. A festa do boi – p. 12

A voz também é um instrumento – p. 15 

  1. A tradição da argila – p. 16

Desenhe o que vai acontecer! – p. 17 

Que tal fazer uma argilogravura? – p. 18   

  • O que eu aprendi? – p. 20 
  1. Cantando e brincando – p. 22

Vamos jogar com música? – p. 22 

  1. O Carnaval – p. 25

Como é o seu Carnaval? – p. 27 

Vamos fazer um baile de Carnaval? – p. 28   

  • O que eu aprendi? – p. 30 

  

Unidade 2. Retratos e danças – p. 32 

  1. O que é um retrato? – p. 34

O que podemos descobrir sobre alguém em um retrato? – p. 35 

Perguntas e respostas – p. 37 

  1. O retrato pode ser inventado – p. 38

Invente um retrato diferente! – p. 41   

  • O que eu aprendi? – p. 42 
  1. Gente que dança – p. 44

Entrevista – p. 45 

Vamos pesquisar! – p. 47 

Aprenda o top rock, um passo básico do break – p. 48 

Seguindo os passos do frevo – p. 49 

  1. Inventando uma dança – p. 50

Vamos coreografar! – p. 53   

  • O que eu aprendi? – p. 54 

 

Unidade 3. Arte indígena e afro-brasileira – p. 56 

  1. Arte plumária – p. 58

A aldeia cabe no cocar – p. 59 

A floresta – p. 59 

Você vai fazer um cocar! – p. 61 

  1. A cerâmica da Amazônia – p. 62

Que tal trabalhar com argila? – p. 65   

  • O que eu aprendi? – p. 66 
  1. A cultura afro-brasileira – p. 68

Vamos projetar uma escultura! – p. 70 

Crie suas estampas! – p. 72 

Aplique suas estampas! – p. 73 

  1. Inspirações na cultura afro-brasileira – p. 74

Ler para ilustrar! – p. 76 

Ilustre o texto – p. 77   

  • O que eu aprendi? – p. 78 

  

Unidade 4. Espaços das artes e quadrinhos – p. 80 

  1. Museus, instituições culturais, teatros e espaços de apresentação artística – p. 82

Arte na escola! – p. 85 

  1. Performances, happenings e ambiente – p. 86

Vamos fazer um happening! – p. 89   

  • O que eu aprendi? – p. 90 
  1. Ler e estudar quadrinhos – p. 92

Jogo das onomatopeias – p. 96 

  1. Escrever e desenhar quadrinhos – p. 97

Vamos criar uma tirinha de três quadros! – p. 99   

  • O que eu aprendi? – p. 100 

 

  • Avaliação final – p. 102   
  • Glossário – p. 106 
  • Indicações de leitura para estudantes – p. 107   
  • Referências bibliográficas comentadas – p. 110 

O que eu já sei? – p. 8 

Unidade 1. Origens da pintura e da música – p. 10 

  1. Arte rupestre – p. 12

Vamos desenhar em uma pedra! – p. 13 

Imagine você brincando há 17 mil anos! – p. 14 

Veja como é fácil fazer tinta com terra – p. 16 

Vamos pintar usando tintas de terra! – p. 17 

  1. Origens da música – p. 18

Vamos fazer percussão corporal? – p. 21   

  • O que eu aprendi? – p. 22 
  1. Instrumentos musicais – p. 24

Projete e construa seu instrumento musical – p. 26 

  1. Uma maneira diferente de fazer música – p. 28

Vamos tocar garrafas plásticas? – p. 31   

  • O que eu aprendi? – p. 32 

  

Unidade 2. Dança e Teatro – p. 34 

  1. Articulações e apoios do corpo? – p. 36

Que tal brincar de boneco e mestre? – p. 36 

Dançando como robôs – p. 37 

Cruzar a roda – p. 39 

  1. Observar e fazer mímica – p. 40

Vamos inventar e copiar movimentos! – p. 43   

  • O que eu aprendi? – p. 44 
  1. Maquiagem e figurino – p. 46

Vamos maquiar rostos – p. 48 

Já pensou em ser figurinista? – p. 49 

  1. Máscaras – p. 50

Aprenda a fazer máscaras – p. 52 

Hora de contar histórias! – p. 54   

  • O que eu aprendi? – p. 56 

 

Unidade 3. A paisagem e a arte na cidade – p. 58 

  1. Pontos de vista – p. 60

Veja tudo por outro lado! – p. 61 

Invente um cartão-postal – p. 63 

  1. A paisagem sonora – p. 64

Os sons de sua escola – p. 65   

  • O que eu aprendi? – p. 66 
  1. Arte e comunidade – p. 68

Como fazer um estêncil? – p. 71 

  1. Arte nas ruas – p. 72

Vamos grafitar! – p. 79   

  • O que eu aprendi? – p. 80 

  

Unidade 4. Teatro e animação – p. 82 

  1. Teatro de sombras – p. 84

Movimente as sombras dos animais – p. 86 

  1. Teatro de bonecos – p. 88

Vamos fazer um mamulengo! – p. 89   

  • O que eu aprendi? – p. 92 
  1. A invenção do desenho animado – p. 94

Parece mágica! – p. 95 

Pesquise flip books – p. 96 

Anime seu desenho! – p. 97 

  1. Como animar objetos – p. 98

Que tal fazer uma animação? – p. 102   

  • O que eu aprendi? – p. 103 

 

  • Avaliação final – p. 103  
  • Glossário – p. 105 
  • Indicações de leitura para estudantes – p. 109  
  • Referências bibliográficas comentadas – p. 111 
Veja também