Índice
Capa
Folha de Rosto Professor
Ficha Catalográfica Professor
Folha de Rosto Aluno
Ficha Catalográfica Aluno
Sumário
CAPA
INFORMAÇÕES DA QUARTA CAPA
INFORMAÇÕES DA SEGUNDA CAPA
INFORMAÇÕES DA TERCEIRA CAPA
PRESENTE MAIS - ARTE 2º ANO
Sumário
Orientações gerais
1. Visão geral da proposta desenvolvida no Livro do Estudante
2. Proposta teórico-metodológica adotada
2.1 Arte se aprende
2.2 A organização do ensino
2.3 Para trabalhar as dimensões do conhecimento da BNCC em Arte: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão
2.4 Desenvolvendo os fundamentos
2.5 Orientações didáticas
2.5.1 Interfaces do componente Arte
2.5.2 Para gostar de aprender
2.5.3 Dar destino à produção dos estudantes
3. Avaliação em Arte
3.1 Para avaliar em Arte: critérios e orientações
3.2 Instrumentos de avaliação
3.2.1 Diário reflexivo do professor
3.2.2 Registro em áudio, vídeo ou fotografia
3.2.3 Leitura e observação dos livros dos estudantes
3.2.4 Portfólio
4. Orientações e fundamentos das avaliações
4.1 Avaliação diagnóstica
4.2 Avaliação processual
4.3 Autoavaliação
4.4 Avaliação final do ano
5. Ficha de avaliação processual bimestral do professor
6. Estrutura do livro
7. Referências bibliográficas comentadas
8. Competências e habilidades da BNCC destacadas no 2º ano
PRESENTE MAIS - ARTE 2º ANO
Apresentação
Seu livro é assim
Sumário
O QUE EU JÁ SEI?
UNIDADE 1. Quem faz arte é artista!
1. Onde se faz arte
2. Onde se canta
O QUE EU APRENDI?
3. Onde se faz música
4. Onde se anima
O QUE EU APRENDI?
UNIDADE 2. Artistas de diferentes lugares do mundo
1. Costa do Marfim: a arte de Frédéric
2. Areias coloridas da Índia e do Brasil
O QUE EU APRENDI?
3. África do Sul: as formas geométricas de Francina Ndimande
4. Austrália: os trabalhos de John Mawurndjul
Como os artistas podem trabalhar de maneiras diferentes!
O QUE EU APRENDI?
UNIDADE 3. Arte que se multiplica
1. Frotagens
2. Carimbos e moldes
O QUE EU APRENDI?
3. Gravuras feitas com linhas
4. Músicas e objetos também se multiplicam
Música para ouvir a qualquer hora
O QUE EU APRENDI?
UNIDADE 4. A visão de mundo dos artistas
1. Arte e ciência
2. Arte e imaginação
O QUE EU APRENDI?
3. Arte e meio ambiente
4. Podemos transformar o mundo
O QUE EU APRENDI?
AVALIAÇÃO FINAL
Indicações de leitura para os estudantes
Referências bibliográficas comentadas
Lista de links
Lista de créditos