Mundo de Explorações – Arte
Código da Coleção: 0029P230102000060
Proposta pedagógica
- Enfatiza obras contemporâneas, que facilitam a identificação da arte no cotidiano, tornando o conhecimento mais significativo.
- Evidencia as obras de mulheres e de artistas negros do brasil e do mundo.
- Incentiva a produção artística das crianças, com atividades que incluem desenho, pintura, colagem, atuação etc.
- Propõe, em cada capítulo, uma linguagem artística (teatro, dança, música, artes visuais), oferecendo propostas de artes integradas.
- Oferece reflexões, a partir da arte, sobre o mundo contemporâneo em diálogo com outras áreas do conhecimento, como história, língua portuguesa e educação física.
- Estimula a criação pela prática para que o aluno aprenda brincando, com flexibilidade para contextos diversos.
Conteúdo programático
AQUECIMENTO – p. 8
UNIDADE 1 – BRINCAR DE DANÇAR – p. 12
CAPÍTULO 1 – ONDE ESTÁ A DANÇA? – p. 14
O QUE É ESSA IMAGEM?: JOAN MIRÓ. CARNAVAL DE ARLEQUIM – p. 14
O QUE É ESSA IMAGEM?: JOAN MIRÓ. PESSOAS NA NOITE – p. 16
ZAZ: A DANÇA MALUCA – p. 18
ZUM!: O TEATRO BRINCANTE E AS CRIANÇAS – p. 19
A ARTE FAZ PENSAR – p. 20
EXPERIMENTE EM CASA – p. 21
VAMOS EXPERIMENTAR: BAILE DA FESTA NO CÉU – p. 22
O QUE É ESSA IMAGEM?: GABRIELA GIL. ILUSTRAÇÃO DE A FESTA NO CÉU – p. 22
CAPÍTULO 2 – TODOS PODEM DANÇAR JUNTOS – p. 24
O QUE É ESSA IMAGEM?: ANA MARIA DIAS. QUINTAL DA VOVÓ – p. 24
O QUE É ESSA IMAGEM?: MILTON DACOSTA. RODA – p. 26
ZAZ: DANÇA DAS CADEIRAS – p. 28
TÉCNICAS DA ARTE: DANÇANDO EM RODA – p. 29
VAMOS EXPERIMENTAR: CANTIGAS E DANÇAS DE RODA PARA BRINCAR – p. 30
ARTES INTEGRADAS: ONDE BRINCAR DE RODA? – p. 32
PROCESSO DE CRIAÇÃO – p. 33
CRIAR E REFLETIR – p. 34
UNIDADE 2 – BRINCAR COM OS SONS – p. 36
CAPÍTULO 3 – O QUE EU ESCUTO? – p. 38
O QUE É ESSA IMAGEM?: CANDIDO PORTINARI. FLORA E FAUNA BRASILEIRAS – p. 38
ZAZ: VOCÊ E SEUS COLEGAS PODEM ESCUTAR OS SONS… E TAMBÉM O SILÊNCIO! – p. 40
O QUE É ESSA IMAGEM?: APRESENTAÇÃO DO GRUPO BARBATUQUES – p. 41
ZAZ: VAMOS BRINCAR COM OS SONS DO CORPO – p. 42
TÉCNICAS DA ARTE: COMO É ESSE SOM? – p. 44
A ARTE FAZ PENSAR: MÚSICA OU BARULHO? – p. 47
VAMOS EXPERIMENTAR: UMA NOVA PAISAGEM – p. 48
CAPÍTULO 4 – TIRANDO UM SOM! – p. 50
O QUE É ESSA IMAGEM?: O TIMBRE – p. 50
OUTROS TIMBRES – p. 52
O QUE É ESSA IMAGEM?: HERMETO PASCOAL EM PERFORMANCE EM PORTO ALEGRE – p. 52
ZAZ: UMA GAITA MALUCA – p. 53
TÉCNICAS DA ARTE: INVENTANDO INSTRUMENTOS – p. 54
O QUE É ESSA IMAGEM?: INSTRUMENTOS MUSICAIS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES COM MATERIAIS RECICLÁVEIS – p. 55
VAMOS EXPERIMENTAR: XIQUE-XOQUE, CHOCALHO! – p. 56
ARTES INTEGRADAS: UM BRINQUEDO MUSICAL – p. 58
O QUE É ESSA IMAGEM?: PARQUE MUSICAL – p. 58
PROCESSO DE CRIAÇÃO: NOSSO PRÓPRIO BRINQUEDO MUSICAL! – p. 58
CRIAR E REFLETIR – p. 59
UNIDADE 3 – TEATRO E IMAGINAÇÃO – p. 60
CAPÍTULO 5 – IMAGINAR JÁ É CRIAR – p. 62
O QUE É ESSA IMAGEM?: ARTESANAL CIA. DE TEATRO. TATÁ – O TRAVESSEIRO – p. 62
BRINCANDO DE FAZ DE CONTA: E SE…? – p. 64
O QUE É ESSA IMAGEM?: CIA. TRUKS TEATRO DE BONECOS. ZOO-ILÓGICO – p. 64
ZAZ: FAZENDO UM ANIMAL COM OBJETOS – p. 65
ZUM!: TEATRO DE ANIMAÇÃO – p. 66
A ARTE FAZ PENSAR: COMO IMAGINAMOS O TEATRO? – p. 68
EXPERIMENTE EM CASA – p. 69
VAMOS EXPERIMENTAR: BRINCAR COM OBJETOS IMAGINÁRIOS – p. 70
CAPÍTULO 6 – CRIAR HISTÓRIAS COM BONECOS E SOMBRAS – p. 72
O QUE É ESSA IMAGEM?: CIA. LUMIATO. IARA, O ENCANTO DAS ÁGUAS – p. 72
ZAZ: BRINCAR COM AS SOMBRAS – p. 74
TEATRO COM BONECOS – p. 75
O QUE É ESSA IMAGEM?: VALDECK DE GARANHUNS. MAMULENGOS DO NORDESTE – p. 75
TÉCNICAS DA ARTE: DIVERSAS FORMAS DE BONECOS – p. 76
VAMOS EXPERIMENTAR: FAZER BONECOS COM MATERIAL RECICLÁVEL – p. 78
ARTES INTEGRADAS: OS BONECOS GIGANTES DO GRUPO DE TEATRO DE PERNAS PRO AR – p. 80
O QUE É ESSA IMAGEM?: DE PERNAS PRO AR. MIRA – p. 81
PROCESSO DE CRIAÇÃO: CONSTRUIR COLETIVAMENTE UM BONECO GIGANTE – p. 82
CRIAR E REFLETIR – p. 83
UNIDADE 4 – UM MUNDO FEITO DE LINHAS E MANCHAS! – p. 84
CAPÍTULO 7 – RISCAR O PAPEL, DESENHAR O ESPAÇO – p. 86
O QUE É ESSA IMAGEM?: TARSILA DO AMARAL. TRIGO – p. 87
O QUE É ESSA IMAGEM?: SANDRA CINTO. DETALHE DA INSTALAÇÃO NOTURNO – p. 88
ZAZ: UMA NOVA FORMA DE DESENHAR – p. 89
ZUM!: DESENHO E PAISAGISMO – p. 91
A ARTE FAZ PENSAR: O DESENHO E AS BRINCADEIRAS POPULARES – p. 92
VAMOS EXPERIMENTAR: UM DESENHO FEITO NO AR! – p. 94
O QUE É ESSA IMAGEM?: ALEXANDER CALDER. MÓBILES MUITO ONDULADO E SETE DISCOS HORIZONTAIS – p. 94
CAPÍTULO 8 – O GESTO E A PINTURA – p. 96
O QUE É ESSA IMAGEM?: DAVID HOCKNEY. TRAMPOLIM COM SOMBRA – p. 97
PINTURA E IMAGINAÇÃO – p. 98
O QUE É ESSA IMAGEM?: ANA PRATA. VACA – p. 98
ZAZ: PINTANDO COM O SOPRO! – p. 99
TÉCNICAS DA ARTE: PINTURA MURAL – p. 100
O QUE É ESSA IMAGEM?: FOTOGRAFIA DE ESTUDANTES PINTANDO OS MUROS DA ESCOLA – p. 100
VAMOS EXPERIMENTAR: UM MURAL DE SILHUETAS – p. 102
ARTES INTEGRADAS: ARTE PARA BRINCAR! – p. 104
O QUE É ESSA IMAGEM?: RASHEED ARAEEN. INFINITO – p. 104
COMO SE FAZ UMA OBRA DE ARTE PARA BRINCAR? – p. 105
PROCESSO DE CRIAÇÃO: CONSTRUINDO UM PARQUEDE BRINQUEDOS NA ESCOLA – p. 106
CRIAR E REFLETIR – p. 108
O QUE EU APRENDI – p. 109
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 112
Aquecimento – p. 8
Unidade 1 – Meu corpo, nossos corpos – p. 12
Capítulo 1 – Conhecer e acordar o corpo – p. 14
Perceber o próprio corpo – p. 14
ZAZ: Desenhar e conhecer o corpo – p. 15
Dançar faz bem – p. 16
O que é essa imagem?: Cristian Duarte. Jamzz – p. 16
Técnicas da arte: Sentidos, articulações, peso e apoios – p. 18
Vamos experimentar: Acordar o corpo brincando – p. 20
Capítulo 2 – Todos podem dançar – p. 22
Os corpos são diversos – p. 22
O que é essa imagem?: Edu O. Judite quer chorar, mas não consegue! – p. 23
Dançar junto – p. 24
O que é essa imagem?: Espetáculo Mazurca Fogo – p. 25
ZAZ: Manter o equilíbrio em dupla – p. 26
ZUM!: O contato e o improviso – p. 27
A arte faz pensar: Quanto espaço eu ocupo? Quanto espaço nós ocupamos? – p. 28
Experimente em casa – p. 29
Vamos experimentar: Improvisar mantendo o contato com o outro – p. 30
Artes integradas: Corpos no espaço! O trabalho visual de JR – p. 32
O que é essa imagem?: Colagem de JR – p. 32
Processo de criação: Criando um corpo comum – p. 33
Criar e refletir – p. 34
Unidade 2 – A música é nossa – p. 36
Capítulo 3 – Um mar de sons – p. 38
O que é essa imagem?: Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca – p. 38
Escutar para relembrar – p. 39
O que é essa imagem?: Maestrina Simone Menezes – p. 40
Qual é o pulso? – p. 41
ZAZ: Dançando com o pulso – p. 42
ZUM!: Uma orquestra diferente – p. 43
A arte faz pensar: Pedro e o lobo: os sons da orquestra – p. 44
Experimente em casa – p. 45
Vamos experimentar: Maestro, música! – p. 46
Capítulo 4 – Nossas cantigas – p. 48
O que é essa imagem?: Djanira. Ciranda – p. 48
O que é essa imagem?: Hoje é domingo – p. 50
ZAZ!: Na batida da parlenda! – p. 51
Técnicas da arte – p. 52
A melodia e seu ritmo – p. 52
Vamos experimentar – p. 54
Treinando com as cantigas – p. 54
Artes integradas – p. 56
Ensaiando um cortejo – p. 56
O que é essa imagem?: Cortejo de maracatu – p. 56
Processo de criação – p. 57
Criar e refletir – p. 58
Unidade 3 – “Eu” por dentro e por fora – p. 60
Capítulo 5 – Retrato e autorretratos – p. 62
O que é essa imagem?: Autorretrato – p. 63
O que é um autorretrato? – p. 64
O que é essa imagem?: Klaas Rommelaere. Retrato do Klaas – p. 64
ZAZ: Retrato sem olhar para o papel – p. 65
A arte faz pensar: Ubuntu: eu sou porque nós somos – p. 66
Técnicas da arte: Colagem – p. 68
O que é essa imagem?: Adriano Catenzaro. Gargralhando – p. 69
Vamos fazer uma colagem? – p. 69
Vamos experimentar: Montando autorretratos com objetos cotidianos – p. 70
Capítulo 6 – A arte dá forma para as emoções – p. 72
O que é essa imagem?: Emicida. E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas – p. 72
O que é essa imagem?: René Magritte. Retrato de Stephy Langui – p. 74
ZAZ: Desenhando um animal fantástico – p. 75
ZUM!: “O nome do medo” – p. 77
Vamos experimentar: Criando um pop-up – p. 78
Artes integradas: Uma fantasia com as nossas caretas! – p. 80
O que é essa imagem?: Rivane Neuenschwander e Guto Carvalhoneto. O nome do medo – p. 80
Processo de criação – p. 81
Criar e refletir – p. 82
Unidade 4 – E se eu fosse? – p. 84
Capítulo 7 – Onde tem teatro? – p. 86
O que é essa imagem?: Cia. Solas de Vento. Viagem ao centro da Terra – p. 86
ZUM!: Nas profundezas do oceano – p. 89
O que é essa imagem?: Cia. Delas. Mary e os monstros marinhos – p. 89
ZAZ: Vamos brincar de fundo do mar! – p. 90
ZUM!: A Cia. Solas de Vento – p. 91
ZAZ: Vamos virar outras coisas? – p. 91
A arte faz pensar: O Monstro Rosa – p. 92
O que é essa imagem?: Olga de Diós. Monstro Rosa – p. 92
Vamos experimentar: Viagem ao centro da Terra – p. 94
Experimente em casa – p. 94
Capítulo 8 – E se eu fosse? – p. 96
O que é essa imagem?: Cia. Teatro do Sesc Pompeia. Monstruário – p. 96
ZAZ: Que monstro sou eu? – p. 99
Técnicas da arte: O mágico “se” – p. 100
E se eu fosse… – p. 101
Vamos experimentar: O desfile dos monstros – p. 102
Artes integradas: Cortejo de seres fantásticos – p. 104
O que é essa imagem?: Hayao Miyazaki. A viagem de Chihiro – p. 104
Processo de criação – p. 105
Criar e refletir – p. 106
O que eu aprendi – p. 108
Referências bibliográficas comentadas – p. 112
Aquecimento – p. 8
Unidade 1 – Solta o som! – p. 12
Capítulo 1 – O som de que a gente gosta – p. 14
O que é essa imagem?: Gêneros musicais – p. 14
Experimente em casa – p. 15
O que é essa imagem?: Carybé. Roda de samba – p. 16
ZAZ: O ziriguidum do samba – p. 17
Técnicas da arte: Escrevendo o pulso – p. 18
Fórmula de compasso – p. 18
A arte faz pensar: O som de cada um – p. 20
Vamos experimentar: Da marchinha ao coco – p. 22
Capítulo 2 – Música, memória e tradição – p. 24
O que é essa imagem?: Afresco da tumba de Nebamun mostrando um banquete – p. 24
O que é essa imagem?: Dança tangará da etnia guarani – p. 26
ZAZ: Música para três momentos do dia – p. 27
ZUM!: Movimento manguebeat – p. 29
Vamos experimentar: O baque virado do maracatu – p. 30
Artes integradas: Um baile de tradições – p. 32
Processo de criação: Organizando o baile – p. 34
Criar e Refletir – p. 35
Unidade 2 – Dançar é uma festa – p. 36
Capítulo 3 – Dança e ancestralidade – p. 38
O que é essa imagem?: Luta do huka-huka no ritual Quarup – p. 38
Tradição quilombola – a umbigada – p. 41
O que é essa imagem?: Umbigada – p. 41
ZAZ: 1, 2, 3, umbigada! – p. 42
ZUM!: Inaicyra Falcão – p. 43
ZAZ: A dança dos gestos cotidianos – p. 43
A arte faz pensar: Histórias de festas e danças – p. 44
O que é essa imagem?: Viva – A vida é uma festa – p. 44
Experimente em casa – p. 45
Vamos experimentar: Dançar o jongo – p. 47
Capítulo 4 – Dançar histórias – p. 48
O que é essa imagem?: Bumba Meu Boi – p. 48
Boi-Bumbá ou Bumba Meu Boi? – p. 50
O que é essa imagem?: Festa do Boi-Bumbá em Parintins – p. 50
ZAZ: O auto do Boi-Bumbá – p. 51
Pesquisa em arte: Danças brasileiras de tradição – p. 52
Artes integradas: O nosso Boi de mamão – p. 54
Criar e Refletir – p. 57
Unidade 3 – Do popular ao pop – p. 58
Capítulo 5 – A cultura popular também é arte! – p. 60
O que é essa imagem?: Djanira da Motta e Silva. Folia do Divino – p. 60
Um saber transmitido a cada geração – p. 62
O que é essa imagem?: As carrancas de Ana das Carrancas – p. 62
ZAZ: Modelagem com argila – p. 63
A arte faz pensar: Patrimônio cultural material e imaterial – p. 64
Experimente em casa – p. 65
ZUM!: Bonecões de Carnaval – p. 66
Vamos experimentar: Balões de papel machê – p. 68
Capítulo 6 – Arte pop: uma explosão de cores! – p. 70
O que é essa imagem?: Nelson Leirner. Figurativismo abstrato – p. 70
Repetir e reproduzir as imagens – p. 72
O que é essa imagem?: Andy Warhol. Flores – p. 72
ZAZ: Estamparia de carimbos – p. 73
Técnicas da arte: Instalação – p. 75
Vamos experimentar: Uma instalação na sua escola! – p. 76
Artes integradas: Arte em movimento! – p. 78
O que é essa imagem?: Jesus Rafael Soto. Sphère Lutétia – p. 78
Processo de criação: Pratos do malabarista – p. 79
Criar e Refletir – p. 80
Unidade 4 – No teatro somos muitos – p. 82
Capítulo 7 – Criar com máscaras – p. 84
O que é essa imagem?: Festival Internacional de Máscaras e de Artes – p. 84
Máscaras no teatro – p. 86
O que é essa imagem?: Máscaras do teatro grego – p. 86
Técnicas da arte: Criando uma máscara – p. 87
Coro e corifeu – p. 89
Vamos experimentar: Coro e corifeu – p. 90
Capítulo 8 – A máscara do palhaço – p. 92
O que é essa imagem?: Palhaços de Folia de Reis – p. 92
Palhaços no teatro – p. 93
O que é essa imagem?: Circo di Sóladies. Estupenda – p. 93
ZAZ: Criando um palhaço – p. 94
ZUM!: Palhaças e palhaços brasileiros – p. 96
A arte faz pensar: Humor e preconceito – p. 98
Experimente em casa – p. 98
Vamos experimentar: Festa dos emojis – p. 100
Artes integradas: Respeitável público: a arte do circo! – p. 101
O que é essa imagem?: Circo da China. China esplêndida – p. 101
Processo de criação: Cantando e encenando um coro de bailarinas e bailarinos – p. 103
Criar e refletir – p. 104
O que eu aprendi – p. 107
Referências bibliográficas comentadas – p. 111
Aquecimento – p. 8
Unidade 1 – O corpo conta história – p. 12
Capítulo 1 – Todo corpo tem história – p. 14
Desenhos no corpo – p. 14
O que é essa imagem?: Arte kusiwa – p. 14
Roupa também é arte – p. 16
O que é essa imagem?: Isaac Silva – p. 16
ZAZ: Criando a moda! – p. 17
ZUM!: Ingrid Silva e a transformação das cores do balé – p. 18
A arte faz pensar: Consumir tudo o que está na moda? – p. 20
Experimente em casa – p. 21
Capítulo 2 – Toda história tem dança – p. 22
Poesia e movimento com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) – p. 22
O que é essa imagem?: Catharine Moreira e Cauê Gouveia. – Slam do corpo – p. 22
O que é a competição slam? – p. 23
ZAZ: Transformar palavras em dança – p. 24
Dança, história e capoeira – p. 24
O que é essa imagem?: Orun Santana. Meia-Noite – p. 25
A capoeira, o Mestre Meia-Noite e Orun – p. 25
Técnicas da arte: Coreografia: a arte de dizer pela dança – p. 27
Vamos experimentar: Coreografia improvisada – p. 29
Artes integradas: A dança-teatro – p. 30
O que é essa imagem?: Kurt Jooss. A mesa verde – p. 30
Pina Bausch. Nelken ……………………………………….31
Processo de criação: Criar e ensinar uma coreografia – p. 32
Criar e Refletir – p. 33
Unidade 2 – A arte conta histórias – p. 34
Capítulo 3 – Como as imagens contam histórias? – p. 36
O que é essa imagem?: Campus in Camps e Grupo Contrafilé. A árvore-escola – p. 36
Como ler as histórias que as imagens contam – p. 38
O que é essa imagem?: Gilvan Samico. Via Láctea – Constelação da serpente – p. 38
ZAZ: Isogravura – p. 39
Técnicas da arte: Xilogravura – p. 41
O que é essa imagem?: Gilvan Samico. Xilogravura – p. 41
A arte faz pensar: O passado e o presente da fotografia – p. 43
Experimente em casa – p. 44
Vamos experimentar: Enquadramento fotográfico – p. 45
O que é essa imagem?: Enquadramento fotográfico – p. 45
Capítulo 4 – Palavra e imagem – histórias em quadrinhos – p. 47
O que é essa imagem?: Rivane Neuenschwander. Zé Carioca no 12, O rapto da donzela – p. 47
Como se faz uma história em quadrinhos? – p. 48
O que é essa imagem?: Bill Watterson. Calvin e Haroldo – p. 49
ZAZ: Um personagem para a sua história em quadrinhos – p. 50
ZUM!: Mangás – p. 52
O que é essa imagem?: Mangás – p. 52
Vamos experimentar: Criação de histórias em quadrinhos – p. 53
Artes integradas: Storyboard ou roteiro em desenho para filmes – p. 55
Processo de criação: Desenhando uma cena de cinema! – p. 57
Criar e Refletir – p. 59
Unidade 3 – Histórias, da palavra ao som – p. 60
Capítulo 5 – A música das palavras – p. 62
O que é essa imagem?: Capa do disco Elvis Presley – p. 62
Um refrão para cantar junto – p. 64
ZAZ: Cantando as quadrinhas – p. 65
A arte faz pensar: A canção conta histórias – p. 66
Experimente em casa: A história da sua família – p. 68
Pesquisa em arte: A arte do improviso – p. 69
Vamos experimentar: A história que vira canção – p. 71
Capítulo 6 – As histórias que os sons contam – p. 73
O que é essa imagem?: Christopher Richard Wynne Nevinson. Quatro estações – p. 73
Cinema e som – p. 76
O que é essa imagem?: Sala de cinema com música ao vivo – p. 76
ZAZ: Caminhar conforme a música – p. 77
ZUM!: Sonoplastia: ruídos em cena – p. 78
Vamos experimentar: Uma história barulhenta – p. 79
Artes integradas: Um teatro de sons – p. 81
Criar e refletir – p. 82
Unidade 4 – Contar histórias – p. 84
Capítulo 7 – Quem conta histórias? – p. 86
O que é essa imagem?: Cia. da Revista. Cada qual no seu barril – p. 86
A história vai passando, e a gente vai contando – p. 88
O que é essa imagem?: Kiriku e a feiticeira – p. 88
ZAZ: Quem conta um conto aumenta um ponto! – p. 89
A arte faz pensar: De onde vêm as histórias? – p. 90
O que é essa imagem?: Jaider Esbell. A árvore de todos os saberes – p. 90
Experimente em casa – p. 93
Vamos experimentar: Contar histórias de vários jeitos – p. 94
Capítulo 8 – Dramaturgia – p. 96
O que é essa imagem?: Teatro Odeon. Os saltimbancos – p. 96
Os músicos de Bremen – p. 98
ZAZ: Cada bicho tem uma voz – p. 99
Técnicas da arte: Dramaturgia: a arte de escrever cenas – p. 100
Vamos experimentar: Do papel para o palco – p. 102
Artes integradas: Teatro musical: Os saltimbancos – p. 104
Criar e refletir – p. 106
O que eu aprendi – p. 108
Referências bibliográficas comentadas – p. 112
Aquecimento – p. 8
Unidade 1 – O teatro é de todos – p. 12
Capítulo 1 – Teatro e coletivo – p. 14
O que é essa imagem?: Teatro Faces. O beijo da lua e a vitória-régia – p. 14
Teatro de grupo é colaboração – p. 16
ZAZ: Gestos coletivos – p. 17
ZUM!: Mas… o que é um teatro? – p. 18
O que é essa imagem?: Epidauro – p. 18
Conheça outros tipos de teatro – p. 18
Experimente em casa: Como é o seu teatro? – p. 19
A arte faz pensar: Timol: teatro feito por crianças para as crianças! – p. 20
Vamos experimentar: Treinamento e pesquisa! – p. 22
Capítulo 2 – Teatro na rua – p. 24
O que é essa imagem?: Grupo de teatro Tá na Rua – p. 24
Uma relação com a cidade e a sociedade – p. 26
O que é essa imagem?: Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Caliban – p. 26
ZAZ: Cenas-estátua no espaço da escola! – p. 27
Técnicas da arte: Oficinas para explorar ideias – p. 28
Vamos experimentar: Explorar um texto com workshop – p. 30
Artes integradas: Performance: o corpo e o gesto – p. 33
Como organizar uma performance – p. 34
Criar e Refletir – p. 35
Unidade 2 – A dança está no mundo – p. 36
Capítulo 3 – Em todo lugar e para todos – p. 38
Não existe idade para dançar! – p. 38
O que é essa imagem?: Angel Vianna. Amanhã é outro dia – p. 38
Fernanda Bertoncello Boff. Pequenices: minipeça viajante de dança – p. 38
ZAZ: Entrevista sobre dança com pessoas mais velhas – p. 40
A dança está na praça e nas ruas – p. 42
O que é essa imagem?: Pessoas dançando na Plaza de la Ciudadela – p. 42
ZUM!: Dançando no espaço público: a história de Nelson Triunfo – p. 44
A arte faz pensar: Preservar o espaço da nossa escola – p. 46
Experimente em casa – p. 47
Vamos experimentar: Dançando na praça – p. 49
Capítulo 4 – A dança transforma o cotidiano – p. 51
Carteiros que dançam – p. 51
O que é essa imagem?: Grupo Zumb.boys. Dança por Correio – p. 51
Os caminhos do dia a dia – p. 53
O que é essa imagem?: Núcleo Tríade. Série Cartocoreográfica – p. 53
ZAZ: Marcando nossos trajetos na sala de aula – p. 54
Técnicas da arte: Intervenção artística: como se faz um flashmob? – p. 55
Vamos experimentar: Flashmob na escola – p. 57
Artes integradas: Coletividade, movimento e espaço: Divisor, de Lygia Pape – p. 58
O que é essa imagem?: Lygia Pape. Divisor – p. 58
Processo de criação: Recriando Divisor – p. 59
Criar e Refletir – p. 60
Unidade 3 – Onde estão as artes visuais? – p. 62
Capítulo 5 – Museus: um pedacinho da arte – p. 64
O que é essa imagem?: Jean-Michel Basquiat – p. 64
Como é uma exposição de arte? – p. 66
O que é essa imagem?: Museu de Arte de São Paulo (MASP) – p. 66
ZAZ: Como fazer uma coleção – p. 67
A arte faz pensar: Visitar um museu sem sair de casa – p. 69
O que é essa imagem?: Museu Casa de Portinari – p. 69
Experimente em casa – p. 69
Pesquisa em arte: Exposições e acervos digitais – p. 70
Vamos experimentar: Roteiro de visita a um espaço cultural – p. 72
Capítulo 6 – Arte em movimento: desenhos animados – p. 74
O que é essa imagem?: O menino e o mundo – p. 74
ZAZ: Flipbook ou folioscópio – p. 76
ZUM!: Stop motion na animação A fuga das galinhas – p. 77
Vamos experimentar: Criação de animações stop motion – p. 78
Artes integradas: Curadoria de artista – p. 80
O que é essa imagem?: Antonio Ballester, curadoria da 33ª Bienal de Arte de São Paulo – p. 80
Processo de criação: Uma curadoria de artista na escola – p. 82
Criar e Refletir – p. 83
Unidade 4 – Música por toda parte – p. 84
Capítulo 7 – Registrando a música – p. 86
O que é essa imagem?: Johann Sebastian Bach. Tocata e Fuga, trecho de partitura – p. 86
Partitura criativa – p. 89
O que é essa imagem?: Partitura criativa – p. 89
ZAZ: Criando a partitura – p. 90
Técnicas da arte – p. 91
O que é essa imagem?: Sessão de gravação em estúdio – p. 91
A história das gravações – p. 91
A arte faz pensar: Como Mc Fioti usou a flauta de Bach em produção caseira e virou aposta mundial – p. 93
Vamos experimentar: Experimentando a gravação – p. 95
Capítulo 8 – A música na sociedade – p. 97
O que é essa imagem?: Festival Internacional do Folclore, em Zagreb, Croácia – p. 97
ZAZ: Criação visual: “Tico-tico no fubá” – p. 99
ZUM!: Brô MC’s: o rap pela terra indígena – p. 101
Vamos experimentar: Expresse sua ideia! – p. 103
Artes integradas: Videoclipe: um registro interdisciplinar – p. 105
Criar e refletir – p. 107
O que eu aprendi – p. 108
Referências bibliográficas comentadas – p. 112
Compartilhar: