Buriti Mais – Arte

Código da Coleção: 0027P230102000060
Proposta pedagógica
  • Favorece a compreensão e o desenvolvimento da arte para a interdisciplinaridade.
  • Traz riqueza iconográfica e variedade de linguagens artísticas para exploração em sala de aula.
  • Valoriza o desenvolvimento do olhar estético para os objetos artísticos e culturais a partir das experiências das crianças.
  • Orienta o trabalho do professor como mediador.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

PARA COMEÇAR – p. 8 

CAPÍTULO 1 – BRINCAR É UMA ARTE – p. 10 

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS – p. 12 

BOLAS E BONECAS – p. 12 

BRINCADEIRAS – p. 14 

AMARELINHA – p. 15 

CIRANDA, CIRANDINHA – p. 16 

PULAR CORDA – p. 17 

CAMA DE GATO – p. 18 

TERRA-MAR – p. 19 

MÃOS À OBRA – p. 21 

ARTE NAÏF – p. 22 

LEGENDAS – p. 24 

COM A ARTE TAMBÉM SE BRINCA – p.  25 

MÃOS À OBRA – p. 25 

 

CAPÍTULO 2 – AS LINGUAGENS DA ARTE – p. 26 

LINGUAGENS DA ARTE – p. 28 

ARTES VISUAIS – p. 30 

MÚSICA – p. 32 

DANÇA – p. 34 

TEATRO – p. 36 

CONHEÇA O ARTISTA – p. 39 

MÃOS À OBRA – p. 40 

PAISAGEM SONORA – p. 41   

MUSICANDO – p. 43 

O SOM E A TECNOLOGIA – p. 45  

 

O QUE APRENDEMOS – p. 46 

 

CAPÍTULO 3 – O CIRCO CHEGOU – p. 48 

CIRCO – p. 50 

ARTE CIRCENSE – p. 51 

MÃOS À OBRA – p. 53 

O CIRCO NO BRASIL – p. 54 

CONHEÇA O ARTISTA – p. 58 

MÚSICA E CIRCO – p. 59 

MÃOS À OBRA – p. 60 

DE OLHO NA IMAGEM – p. 62   

PARA FAZER COM OS COLEGAS – p. 63 

 

CAPÍTULO 4 – UM MUNDO EM QUADRINHOS – p. 64 

UM POUCO DE HISTÓRIA – p. 66 

CONVERSANDO COM O AUTOR – p. 67 

TIRINHAS – p. 68 

HQs – p. 70 

ELEMENTOS DAS HQs – p. 73 

BALÕES – p. 73 

MÃOS À OBRA – p. 73 

LEGENDAS – p. 74 

MÃOS À OBRA – p. 74 

ONOMATOPEIAS – p. 75 

MÃOS À OBRA – p. 75 

MUSICANDO – p. 76 

MÃOS À OBRA – p. 77 

COMO AS HQs SÃO FEITAS – p. 78 

ROTEIRO – p. 78 

DESENHO – p. 78 

ARTE-FINAL – p. 79 

GIBITECA – p. 80 

MÃOS À OBRA – p. 80   

PARA FAZER COM OS COLEGAS – p. 81 

 

O QUE APRENDEMOS – p. 82 

PARA TERMINAR – p. 84 

VAMOS LER – p. 86 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 87 

 

 

 

Para começar – p. 8 

CAPÍTULO 1 – Entrando em cena – p. 10 

Teatro grego – p. 12 

Máscaras – p. 14 

Mãos à obra – p. 16 

Elementos do teatro – p. 18 

Texto teatral – p. 20 

Conheça o artista – p. 23 

Figurino e maquiagem – p. 24 

Mãos à obra – p. 25 

Mãos à obra – p. 26 

Sonoplastia e cenografia – p. 27 

Mãos à obra – p. 28   

Para fazer com os colegas – p. 29 

 

CAPÍTULO 2 – Bonecos e sombras – p. 30 

O espetáculo vai começar… – p. 32 

Como surgiu o teatro de sombras – p. 33 

O Quebra-Nozes – p. 35 

Conheça o artista – p. 35 

A luz em cena – p. 36 

Mãos à obra – p. 37 

De olho na imagem – p. 38 

Conheça o artista – p. 39 

Mãos à obra – p.  39 

Teatro de mamulengos – p. 41 

Mãos à obra – p. 42 

 

O que aprendemos – p. 44 

 

CAPÍTULO 3 – Lugar onde moramos – p. 46 

Moradias – p. 48 

Materiais de construção – p. 49 

Mãos à obra – p. 53 

Projetando moradias – p. 54 

Mãos à obra – p. 57 

Onde você mora? – p. 58 

Mãos à obra – p. 61 

Diálogos com a dança – p. 62 

De olho na imagem – p. 63 

Conheça o artista – p. 64 

Mãos à obra – p. 64 

 

CAPÍTULO 4 – Linhas e formas – p. 66 

Linhas – p. 68 

Mãos à obra – p. 70 

Figuras geométricas – p. 71 

Mãos à obra – p. 73 

A música inspira outras artes – p. 74   

Musicando – p. 76 

De olho na imagem – p. 77 

Conheça o artista – p. 78   

Para fazer com os colegas – p. 79 

 

O que aprendemos – p. 81 

Para terminar – p. 83 

Vamos ler – p. 85 

Referências bibliográficas comentadas – p. 86 

Para começar – p. 8 

CAPÍTULO 1 – Espaços culturais – p. 10 

A arte e seus espaços – p. 12 

Museus – p. 13 

Profissionais de um museu – p. 14 

Conectividade e cultura – p. 16 

Teatros – p. 17 

Teatro Municipal de Ouro Preto – p. 18 

Um teatro visto por dentro – p. 19 

Orquestra – p. 21 

No passado – p. 21 

No presente – p. 22 

Características da orquestra – p. 23 

Conheça o artista – p. 26   

Musicando – p. 27 

 

CAPÍTULO 2 – Instrumentos musicais – p. 30 

Instrumentos de uma orquestra – p. 32 

Cordas – p. 32 

Mãos à obra – p. 33 

Madeiras – p. 35 

Mãos à obra – p. 36 

Metais – p. 38 

Percussão – p. 39 

Mãos à obra – p. 41 

Distribuição de instrumentos na orquestra – p. 43 

Os instrumentos musicais no teatro – p. 44 

De olho na imagem – p. 45 

Conheça o artista – p. 45 

 

CAPÍTULO 3 – Arte nas ruas – p. 46 

Arte em espaços públicos – p. 48 

Grafite – p. 48 

Teatro de rua – p. 49 

Mãos à obra – p. 49 

Flash mob – p. 50 

Estátua viva – p. 51 

Mãos à obra – p. 51 

De olho na imagem – p. 52 

Conheça o artista – p. 52  

Para fazer com os colegas – p. 53 

 

O que aprendemos – p. 54 

 

CAPÍTULO 4 – Festas brasileiras – p. 56 

Lá vem o boi! – p. 58 

A cultura popular e as variações da festa do boi – p. 59 

Festival Folclórico de Parintins – p. 61 

Mãos à obra – p. 62 

Canções para boi dançar – p. 63   

Musicando – p. 64 

De olho na imagem – p. 65 

Conheça o artista – p. 65   

Para fazer com os colegas – p. 66 

 

CAPÍTULO 5 – Danças e ritmos brasileiros – p. 68 

Samba, fandango e outros ritmos – p. 70 

A origem do samba – p. 70 

As variações do samba – p. 71 

Mãos à obra – p. 73 

De olho na imagem – p. 74 

As variações do fandango – p. 75 

Outros ritmos e danças populares – p. 78   

Para fazer com os colegas – p. 81 

 

O que aprendemos – p. 82 

Para terminar – p. 84 

Vamos ler – p. 86 

Referências bibliográficas comentadas – p. 87 

Para começar – p. 8 

CAPÍTULO 1 – Um olhar para a natureza – p. 10 

Natureza-morta – p. 12 

O uso das cores – p. 15 

Mãos à obra – p. 16 

Círculo cromático – p. 17 

Mãos à obra – p. 18 

Mãos à obra – p. 20 

De olho na imagem – p. 22 

Conheça o artista – p. 22 

Marinha – p. 23 

Mãos à obra – p. 25 

Musicando – p. 26 

Mãos à obra – p. 27 

 

CAPÍTULO 2 – A transformação do espaço – p. 28 

Arte que vem da natureza – p. 30 

Mãos à obra – p. 33 

Os museus e as mídias – p. 34 

Arte em defesa do meio ambiente – p. 35 

As obras tridimensionais de Frans Krajcberg – p. 36 

Conheça o artista – p. 36 

Mãos à obra – p. 37 

Para fazer com os colegas – p. 38 

 

O que aprendemos – p. 40 

 

CAPÍTULO 3 – Arte pré-colombiana – p. 42 

As civilizações pré-colombianas – p. 44 

Maias, astecas e incas – p. 45 

Astronomia nas civilizações pré-colombianas – p. 49 

Instrumentos musicais pré-colombianos – p. 51 

Mãos à obra – p. 53 

 

CAPÍTULO 4 – Arte pré-colonial – p. 54 

Civilizações pré-coloniais – p. 56 

Parque Nacional Serra da Capivara – p. 57 

Tintas pré-coloniais – p. 60 

Mãos à obra – p. 61 

As civilizações pré-coloniais brasileiras – p. 63 

A cerâmica pré-colonial brasileira – p. 64 

A cerâmica marajoara – p. 65 

A cerâmica santarém – p. 67 

A magia dos sapos – p. 67 

Sapos na arte – p. 68 

Mãos à obra – p. 68 

Musicando – p. 69 

 

CAPÍTULO 5 – Arte indígena brasileira – p. 70 

Tradições culturais indígenas – p. 72 

Cerâmica – p. 72 

Cestaria – p. 73 

Arte plumária – p. 73 

Pintura corporal – p. 75 

Música e dança – p. 75 

Instrumentos musicais – p. 76 

Para fazer com os colegas – p. 77 

 

O que aprendemos – p. 78 

Para terminar – p. 80 

Vamos ler – p. 82 

Referências bibliográficas comentadas – p. 86 

Para começar – p. 8 

CAPÍTULO 1 – A fotografia – p. 10 

Como surgiu a fotografia – p. 12 

A imagem fotográfica – p. 13 

Do daguerreótipo à selfie – p. 14 

Mãos à obra – p. 16 

De olho na imagem – p. 17 

Conheça o artista – p. 19 

 

CAPÍTULO 2 – Histórias em movimento – p. 20 

O surgimento do cinema – p. 22 

Mãos à obra – p. 25 

Cinema de animação – p. 26 

Stop-motion – p. 27 

Griôs, os contadores de histórias – p. 30 

Os quilombos e a memória afro-brasileira – p. 32   

Para fazer com os colegas – p. 33 

 

O que aprendemos – p. 34 

 

CAPÍTULO 3 – O corpo em ação – p. 36 

Dança contemporânea – p. 38 

A arte de criar espetáculos – p. 39 

Mãos à obra – p. 42   

Musicando – p. 43 

 

CAPÍTULO 4 – Pintando retratos – p. 44 

Retrato e autorretrato – p. 46 

Mãos à obra – p. 48 

Outros retratos – p. 49 

Mãos à obra – p. 51 

Música para uma exposição de quadros – p. 52 

Conheça o artista – p. 53 

De olho na imagem – p. 54 

Conheça o artista – p. 55   

Musicando – p. 56 

 

CAPÍTULO 5 – A arte do cordel – p. 58 

A arte e a cultura popular – p. 60 

A gravura – p. 63 

Gravuras coloridas – p. 64 

Identificação das gravuras – p. 67 

Mãos à obra – p. 69 

Do Oriente ao Ocidente – p. 71 

Cordel cantado – p. 72 

Mãos à obra – p. 74   

Musicando – p. 75   

Para fazer com os colegas – p. 79 

 

O que aprendemos – p. 80 

Para terminar – p. 82 

Vamos ler – p. 84 

Referências bibliográficas comentadas – p. 85 

Veja também