Índice
Capa
Folha de Rosto Professor
Ficha Catalográfica Professor
Folha de Rosto Aluno
Ficha Catalográfica Aluno
Sumário
CAPA
INFORMAÇÕES DA QUARTA CAPA
INFORMAÇÕES DA SEGUNDA CAPA
INFORMAÇÕES DA TERCEIRA CAPA
PRESENTE MAIS - ARTE 4º ano
Sumário
Orientações gerais
Orientações gerais do livro de Arte¹ desta coleção
1. Visão geral da proposta desenvolvida no Livro do Estudante
2. Proposta teórico-metodológica adotada
2.1 Arte se aprende
2.2 A organização do ensino
2.3 Para trabalhar as dimensões do conhecimento da BNCC em Arte: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão
2.4 Desenvolvendo os fundamentos
2.5 Orientações didáticas
2.5.1 Interfaces do componente Arte
2.5.2 Para gostar de aprender
2.5.3 Dar destino à produção dos estudantes
3. Avaliação em Arte
3.1 Para avaliar em Arte: critérios e orientações
3.2 Instrumentos de avaliação
3.2.1 Diário reflexivo do professor
3.2.2 Registro em áudio, vídeo ou fotografia
3.2.3 Leitura e observação dos livros dos estudantes
3.2.4 Portfólio
4. Orientações e fundamentos das avaliações
4.1 Avaliação diagnóstica
4.2 Avaliação processual
4.3 Autoavaliação
4.4 Avaliação final do ano
5. Ficha de avaliação processual bimestral do professor
6. Estrutura do livro
7. Referências bibliográficas comentadas
8. Competências e habilidades da BNCC destacadas no 4º ano
PRESENTE MAIS - ARTE 4º ANO
Apresentação
Seu livro é assim
Sumário
O QUE EU JÁ SEI?
UNIDADE 1. Tradições do Brasil
1. A festa do boi
2. A tradição da argila
O QUE EU APRENDI?
3. Cantando e brincando
4. O Carnaval
O QUE EU APRENDI?
UNIDADE 2. Retratos e danças
1. O que é um retrato?
2. O retrato pode ser inventado
O QUE EU APRENDI?
3. Gente que dança
4. Inventando uma dança
O QUE EU APRENDI?
UNIDADE 3. Arte indígena e afro-brasileira
1. Arte plumária
2. A cerâmica da Amazônia
O QUE EU APRENDI?
3. A cultura afro-brasileira
4. Inspirações na cultura afro-brasileira
O QUE EU APRENDI?
UNIDADE 4. Espaço das artes e quadrinhos
1. Museus, instituições culturais, teatros e espaços de apresentação artística
2. Performances, happenings e ambientes
O QUE EU APRENDI?
3. Ler e estudar quadrinhos
4. Escrever e desenhar quadrinhos
O QUE EU APRENDI?
AVALIAÇÃO FINAL
Glossário
Indicações de leitura para os estudantes
Referências bibliográficas comentadas
Lista de links
Lista de créditos