Buriti Mais – Ciências
Código da Coleção: 0021P230101207030
Proposta pedagógica
- Trabalha o ensino de ciências por meio da pesquisa e da investigação, com propostas de construção de modelos e experimentos, despertando a curiosidade e o comportamento ativo dos estudantes.
- Desenvolve competências e habilidades da BNCC associadas à área de ciências da natureza, por meio das seções didáticas e dos textos.
- Incentiva debates entre os alunos, fomentando o senso crítico e relacionando as ciências a temas relevantes do cotidiano.
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
PARA COMEÇAR – p. 8
UNIDADE 1 – QUEM EU SOU – p. 12
INVESTIGAR O ASSUNTO: COMO EU SOU? – p. 14
CAPÍTULO 1. COMO VOCÊ É? – p. 16
ATIVIDADE PRÁTICA – EXPERIMENTO: QUAL É O SER VIVO? – p. 19
ATIVIDADE PRÁTICA – EXPERIMENTO: TAMANHO DAS MÃOS – p. 22
CAPÍTULO 2. EU PERCEBO O AMBIENTE – p. 24
ATIVIDADE PRÁTICA – PESQUISA: QUADRO DE TEXTURAS – p. 28
ÁLBUM DE CIÊNCIAS: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TÊM DIREITO DE IR À ESCOLA – p. 29
CAPÍTULO 3. FASES DA VIDA – p. 30
O MUNDO QUE QUEREMOS: DIREITOS EM TODAS AS FASES DA VIDA – p. 32
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 34
UNIDADE 2 – CUIDAR DE MIM – p. 38
INVESTIGAR O ASSUNTO: O QUE EU POSSO FAZER PARA CUIDAR DE MIM? – p. 40
CAPÍTULO 1. CUIDADOS COM MEU CORPO – p. 42
ÁLBUM DE CIÊNCIAS: HERANÇA INDÍGENA – p. 46
ATIVIDADE PRÁTICA – EXPERIMENTO: MÃOS LIMPAS, MÃOS SUJAS – p. 48
CAPÍTULO 2. CUIDADOS COM MEU BEM-ESTAR – p. 50
O MUNDO QUE QUEREMOS: A BONECA E O BONECO – p. 54
CAPÍTULO 3. CUIDADOS COM O AMBIENTE – p. 56
ATIVIDADE PRÁTICA – BRINCADEIRA: VAMOS REUTILIZAR? – p. 60
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 61
UNIDADE 3 – O TEMPO PASSA – p. 64
INVESTIGAR O ASSUNTO: CABELEIRA DE ALPISTE – p. 66
CAPÍTULO 1. PERÍODOS DO DIA – p. 68
CAPÍTULO 2. AS MUDANÇAS NOS SERES VIVOS – p. 74
O MUNDO QUE QUEREMOS: CONVIVÊNCIA ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS – p. 78
CAPÍTULO 3. O TEMPO METEOROLÓGICO – p. 80
ÁLBUM DE CIÊNCIAS: BRINCADEIRAS COM SOL E BRINCADEIRAS COM CHUVA – p. 82
ATIVIDADE PRÁTICA – CONSTRUÇÃO DE MODELO: CONSTRUINDO UMA BIRUTA – p. 83
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 84
UNIDADE 4 – OS MATERIAIS AO MEU REDOR – p. 86
INVESTIGAR O ASSUNTO: BOLAS QUE QUICAM – p. 88
CAPÍTULO 1. MATERIAIS DO COTIDIANO – p. 90
CAPÍTULO 2. OS MATERIAIS DA ESCOLA – p. 96
ÁLBUM DE CIÊNCIAS: PAPEL – p. 98
ATIVIDADE PRÁTICA – CONSTRUÇÃO DE MODELO: ORIGAMI – p. 99
CAPÍTULO 3. OBTENÇÃO DOS MATERIAIS – p. 100
O MUNDO QUE QUEREMOS: MEU BRINQUEDO, SEU BRINQUEDO! – p. 102
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 104
PARA TERMINAR – p. 106
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 110
TABULEIRO – p. 111
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – Cuidar da saúde – p. 12
Investigar o assunto: Cuidados na infância – p. 14
Capítulo 1. O que é saúde? – p. 16
Capítulo 2. Cuidar da higiene – p. 18
Para ler e escrever melhor: Cuidar da saúde da boca a vida toda – p. 22
Atividade prática – Experimento: A cor dos materiais e o aquecimento causado pelo Sol – p. 26
Capítulo 3. Movimentar o corpo – p. 28
Atividade prática – Uso de instrumento: Medindo a pulsação – p. 32
Álbum de Ciências: Dicas para o uso da mochila – p. 35
O mundo que queremos: Brincadeira para todos – p. 36
Capítulo 4. Descanso e convivência – p. 38
Atividade prática – Pesquisa: Bullying – p. 41
O que você aprendeu – p. 42
UNIDADE 2 – O ambiente – p. 46
Investigar o assunto: Observação em campo – p. 48
Capítulo 1. O que há no ambiente? – p. 50
Capítulo 2. Elementos não vivos – p. 54
Álbum de Ciências: O começo e o fim do dia – p. 55
Atividade prática – Experimento: Sombras durante o dia – p. 58
Atividade prática – Experimento: A energia do Sol aquece os materiais igualmente? – p. 60
Capítulo 3. Os seres vivos – p. 62
Para ler e escrever melhor: Variedade de seres vivos – p. 64
Capítulo 4. As relações no ambiente – p. 66
Atividade prática – Construção de modelo: Terrário – p. 70
Capítulo 5. Cuidar do ambiente – p. 72
Álbum de Ciências: Você já ouviu falar em permacultura? – p. 75
O mundo que queremos: Importância das árvores – p. 76
O que você aprendeu – p. 78
UNIDADE 3 – As plantas – p. 82
Investigar o assunto: Horta – p. 84
Capítulo 1. Conhecendo as plantas – p. 86
Atividade prática – Experimento: As plantas e a luz – p. 88
Capítulo 2. Características das plantas – p. 90
Para ler e escrever melhor: Abelhas e polinização – p. 96
Capítulo 3. As plantas na alimentação – p. 98
Álbum de Ciências: As plantas e a arte – p. 100
Atividade prática – Pesquisa: Você sabe o que são PANCs? – p. 101
Capítulo 4. Outros usos das plantas – p. 102
Álbum de Ciências: Paisagismo – p. 105
O mundo que queremos: O conhecimento das plantas – p. 106
O que você aprendeu – p. 108
UNIDADE 4 – Os materiais – p. 112
Investigar o assunto: Faça seu boneco – p. 114
Capítulo 1. Os materiais do dia a dia – p. 116
Atividade prática – Experimento: Flutua ou afunda? – p. 118
Capítulo 2. Os estados físicos dos materiais – p. 120
Capítulo 3. Os materiais naturais – p. 122
Capítulo 4. Os materiais artificiais – p. 124
Para ler e escrever melhor: Transformando materiais em arte – p. 126
Capítulo 5. As pessoas criam e inventam – p. 128
Álbum de Ciências: A história dos livros impressos – p. 130
Atividade prática – Pesquisa: Acessibilidade para cadeirantes na escola – p. 131
O mundo que queremos: Tecnologia e saúde – p. 132
Capítulo 6. Cuidado com os materiais – p. 134
O que você aprendeu – p. 136
Para terminar – p. 140
Referências bibliográficas comentadas – p. 144
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – Os animais – p. 12
Investigar o assunto: Organização e classificação – p. 14
Capítulo 1. Características dos animais – p. 16
Álbum de Ciências: Cuidados com os filhotes – p. 25
Capítulo 2. A classificação dos animais – p. 26
Capítulo 3. Animais invertebrados – p. 28
Atividade prática – Pesquisa: A vida do mosquito-da-dengue – p. 32
Para ler e escrever melhor: O polvo – p. 34
Capítulo 4. Animais vertebrados – p. 36
Álbum de Ciências: Dimorfismo sexual – p. 39
Álbum de Ciências: Animais marinhos – p. 44
Atividade prática – Pesquisa: Visita ao zoológico – p. 46
O mundo que queremos: Abandono e adoção de animais – p. 48
O que você aprendeu – p. 50
UNIDADE 2 – Luz e som – p. 54
Investigar o assunto: A luz e a visão – p. 56
Capítulo 1. Os sentidos – p. 58
Álbum de Ciências: Jardins sensoriais – p. 62
Atividade prática – Divulgação: Cuidar dos órgãos dos sentidos – p. 63
Para ler e escrever melhor: O perigo das telinhas – p. 64
Capítulo 2. A luz – p. 66
Atividade prática – Experimento: A luz e os materiais – p. 68
Atividade prática – Uso de instrumento: Filtros de luz – p. 70
Capítulo 3. A luz e os corpos – p. 72
Capítulo 4. O som – p. 74
Atividade prática – Construção de modelo: Xilofone caseiro – p. 77
Atividade prática – Construção de modelo: Construir instrumentos musicais – p. 80
O mundo que queremos: Poluição sonora – p. 82
O que você aprendeu – p. 84
UNIDADE 3 – Ar, água e solo – p. 88
Investigar o assunto: Observação do solo – p. 90
Capítulo 1. Imagens e representações do planeta Terra – p. 92
Álbum de Ciências: A Terra à noite – p. 95
Atividade prática – Construção de modelo: Montagem de um globo terrestre – p. 96
Capítulo 2. Estamos rodeados por ar – p. 98
Atividade prática – Construção de modelo: Paraquedas de brinquedo – p. 100
Capítulo 3. A água no planeta – p. 102
O mundo que queremos: A água é um direito de todos – p. 104
Capítulo 4. As rochas e o solo – p. 106
Atividade prática – Experimento: A passagem da água através do solo – p. 110
Para ler e escrever melhor: Medidas que ajudam a evitar deslizamentos de terra – p. 112
O que você aprendeu – p. 114
UNIDADE 4 – O que vemos no céu? – p. 118
Investigar o assunto: Observar o céu – p. 120
Capítulo 1. Observando o céu de dia – p. 122
Álbum de Ciências: Arco-íris – p. 126
Atividade prática – Experimento: Vamos fazer um arco-íris? – p. 127
Capítulo 2. Observando o céu à noite – p. 128
Atividade prática – Experimento: Qual astro é maior? – p. 130
Para ler e escrever melhor: O que é isso no céu? – p. 132
Capítulo 3. Os dias e as noites – p. 134
Atividade prática – Experimento: Os dias e as noites – p. 136
O mundo que queremos: O olhar do indígena sob o céu brasileiro – p. 138
O que você aprendeu – p. 140
Para terminar – p. 144
Referências bibliográficas comentadas – p. 148
Recortes – p. 149
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – A vida que não vemos – p. 12
Investigar o assunto: O menor de todos – p. 14
Capítulo 1. A invenção do microscópio – p. 16
Álbum de Ciências: Microscópio óptico – p. 17
Capítulo 2. As células – p. 20
Álbum de Ciências: Composição do organismo – p. 23
Capítulo 3. Os vírus e as bactérias – p. 24
Capítulo 4. Os fungos e os protozoários – p. 30
Atividade prática – Experimento: Pão mofado – p. 32
Para ler e escrever melhor: O maior ser vivo do mundo – p. 34
Capítulo 5. Os microrganismos e a saúde – p. 38
Atividade prática – Exposição de arte: Pequenos seres vivos – p. 43
Atividade prática – Divulgação: Folheto educativo – p. 447
Capítulo 6. Tecnologia a favor da saúde – p. 46
O mundo que queremos: Calendário de vacinação – p. 52
O que você aprendeu – p. 54
UNIDADE 2 – Seres vivos e ecossistemas – p. 56
Investigar o assunto: Do que se alimentam os seres vivos – p. 58
Capítulo 1. Os animais se alimentam – p. 60
Álbum de Ciências: A mariposa-esfinge-de-morgan – p. 63
Capítulo 2. As plantas produzem seu próprio alimento – p. 64
Capítulo 3. A decomposição – p. 68
Álbum de Ciências: Preservação total – p. 71
Capítulo 4. Os ecossistemas – p. 72
Para ler e escrever melhor: Animais marinhos em diferentes ecossistemas – p. 76
Atividade prática – Brincadeira: Jogo da cadeia alimentar – p. 78
O mundo que queremos: A importância das algas – p. 80
Capítulo 5. Outras relações entre os seres vivos – p. 82
O que você aprendeu – p. 84
UNIDADE 3 – A matéria e suas transformações – p. 86
Investigar o assunto: Uma mistura que vira pão – p. 88
Capítulo 1. Reconhecer a matéria – p. 90
Álbum de Ciências: Laboratório de Ciências – p. 92
Capítulo 2. Transformações físicas da matéria – p. 94
Álbum de Ciências: Derretimento do gelo nos polos – p. 98
Capítulo 3. Misturas – p. 99
Atividade prática – Experimento: A solubilidade do sal em água – p. 101
Atividade prática – Experimento: Separar a tinta da água – p. 104
Para ler e escrever melhor: Destilação do petróleo – p. 106
Capítulo 4. Transformações químicas da matéria – p. 108
Atividade prática – Experimento: Transformação do leite em massa de modelar – p. 110
O mundo que queremos: Reciclagem de materiais – p. 112
O que você aprendeu – p. 114
UNIDADE 4 – Aprender com o céu – p. 118
Investigar o assunto: Amanhecer e entardecer – p. 120
Capítulo 1. As informações que estão no céu – p. 122
Para ler e escrever melhor: O astrônomo – p. 124
Capítulo 2. Os astros e a passagem do tempo – p. 126
Capítulo 3. Os calendários – p. 132
Álbum de Ciências: Diferentes culturas, diferentes calendários – p. 133
O mundo que queremos: Conhecendo alguns calendários – p. 134
Capítulo 4. Orientação no espaço e movimento – p. 136
Atividade prática – Experimento: Localizando os pontos cardeais – p. 138
Álbum de Ciências: Como os animais se orientam? – p. 140
Atividade prática – Construção de modelo: Construindo uma bússola – p. 144
O que você aprendeu – p. 146
Para terminar – p. 148
Referências bibliográficas comentadas – p. 152
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – Recursos naturais e meio ambiente – p. 12
Investigar o assunto: Conhecer o próprio lixo – p. 14
Capítulo 1. Recursos naturais – p. 16
Capítulo 2. Propriedades físicas dos materiais – p. 20
Atividade prática – Experimento: Testando os materiais – p. 22
Capítulo 3. Energia elétrica e magnética – p. 26
Álbum de Ciências: Consumo responsável de energia elétrica – p. 29
Atividade prática – Experimento: Construir circuito e testar materiais – p. 30
Atividade prática – Experimento: Como testar o magnetismo? – p. 34
Capítulo 4. Energia térmica – p. 36
Atividade prática – Experimento: Como preservar a temperatura? – p. 38
Capítulo 5. Consumo consciente – p. 40
Atividade prática – Pesquisa: Sucata eletrônica – p. 41
Para ler e escrever melhor: Ciclo de vida dos materiais – p. 44
Capítulo 6. Tecnologias sustentáveis – p. 46
O mundo que queremos: Populações tradicionais – p. 48
O que você aprendeu – p. 50
UNIDADE 2 – A água – p. 52
Investigar o assunto: Medindo a quantidade de chuvas – p. 54
Capítulo 1. A água no planeta – p. 56
Capítulo 2. Propriedades da água – p. 62
Atividade prática – Experimento: Diferenças entre a água salgada e a água doce – p. 64
Capítulo 3. O ciclo da água – p. 65
Atividade prática – Experimento: As plantas retiram água do ambiente? – p. 67
Atividade prática – Experimento: As plantas transpiram? – p. 69
Álbum de Ciências: O ciclo da água e os rios voadores – p. 70
Atividade prática – Experimento: A cobertura do solo – p. 73
Para ler e escrever melhor: Geração de energia e chuvas – p. 74
Capítulo 4. Usos da água – p. 76
Atividade prática – Experimento: Separação de misturas – p. 81
O mundo que queremos: Mudanças climáticas afetam o ciclo da água – p. 82
O que você aprendeu – p. 84
UNIDADE 3 – Funcionamento do corpo humano – p. 86
Investigar o assunto: Conhecer o corpo humano – p. 88
Capítulo 1. Alimentos e nutrientes – p. 90
Atividade prática – Experimento: Testando a presença de amido – p. 92
Atividade prática – Pesquisa: De olho nas embalagens dos alimentos – p. 98
Para ler e escrever melhor: Aproveitamento integral dos alimentos – p. 100
Atividade prática – Pesquisa: Cardápio equilibrado – p. 104
O mundo que queremos: Prevenção de distúrbios alimentares – p. 106
Capítulo 2. Alimentação e energia – p. 108
Capítulo 3. Transporte de gases e nutrientes – p. 112
Atividade prática – Construção de modelo: Modelo de pulmão – p. 114
Capítulo 4. Eliminação de resíduos – p. 118
Álbum de Ciências: Curiosidades do corpo humano – p. 120
O que você aprendeu – p. 122
UNIDADE 4 – O céu à noite – p. 124
Investigar o assunto: Pontos luminosos no céu noturno – p. 126
Capítulo 1. Movimentos da Terra – p. 128
Capítulo 2. A Lua – p. 133
Atividade prática – Observação: Observar e registrar as fases da Lua – p. 137
Capítulo 3. As constelações – p. 138
Álbum de Ciências: Bandeira do Brasil e as constelações – p. 141
Atividade prática – Pesquisa: Identificando constelações – p. 142
Para ler e escrever melhor: Aprenda a se orientar pelos astros – p. 144
Capítulo 4. Instrumentos de observação do céu – p. 146
Atividade prática – Construção de instrumento: Construindo uma luneta – p. 148
O mundo que queremos: As mulheres na Astronomia – p. 150
O que você aprendeu – p. 152
Para terminar – p. 154
Referências bibliográficas comentadas – p. 158
Cartas – p. 159
Compartilhar: