Buriti Mais – Ciências

Código da Coleção: 0021P230101207030
Proposta pedagógica
  • Trabalha o ensino de ciências por meio da pesquisa e da investigação, com propostas de construção de modelos e experimentos, despertando a curiosidade e o comportamento ativo dos estudantes.
  • Desenvolve competências e habilidades da BNCC associadas à área de ciências da natureza, por meio das seções didáticas e dos textos.
  • Incentiva debates entre os alunos, fomentando o senso crítico e relacionando as ciências a temas relevantes do cotidiano.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

PARA COMEÇAR – p. 8 

UNIDADE 1 – QUEM EU SOU – p. 12 

INVESTIGAR O ASSUNTO: COMO EU SOU? – p. 14 

CAPÍTULO 1. COMO VOCÊ É? – p. 16    

ATIVIDADE PRÁTICA – EXPERIMENTO: QUAL É O SER VIVO? – p. 19    

ATIVIDADE PRÁTICA – EXPERIMENTO: TAMANHO DAS MÃOS – p. 22 

CAPÍTULO 2. EU PERCEBO O AMBIENTE – p. 24    

ATIVIDADE PRÁTICA – PESQUISA: QUADRO DE TEXTURAS – p. 28    

ÁLBUM DE CIÊNCIAS: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TÊM DIREITO DE IR À ESCOLA – p. 29 

CAPÍTULO 3. FASES DA VIDA – p. 30    

O MUNDO QUE QUEREMOS: DIREITOS EM TODAS AS FASES DA VIDA – p. 32   

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 34 

 

UNIDADE 2 – CUIDAR DE MIM – p. 38 

INVESTIGAR O ASSUNTO: O QUE EU POSSO FAZER PARA CUIDAR DE MIM? – p. 40 

CAPÍTULO 1. CUIDADOS COM MEU CORPO – p. 42   

ÁLBUM DE CIÊNCIAS: HERANÇA INDÍGENA – p. 46   

ATIVIDADE PRÁTICA – EXPERIMENTO: MÃOS LIMPAS, MÃOS SUJAS – p. 48 

CAPÍTULO 2. CUIDADOS COM MEU BEM-ESTAR – p. 50   

O MUNDO QUE QUEREMOS: A BONECA E O BONECO – p. 54 

CAPÍTULO 3. CUIDADOS COM O AMBIENTE – p. 56   

ATIVIDADE PRÁTICA – BRINCADEIRA: VAMOS REUTILIZAR? – p. 60   

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 61 

 

UNIDADE 3 – O TEMPO PASSA – p. 64 

INVESTIGAR O ASSUNTO: CABELEIRA DE ALPISTE – p. 66 

CAPÍTULO 1. PERÍODOS DO DIA – p. 68 

CAPÍTULO 2. AS MUDANÇAS NOS SERES VIVOS – p. 74     

O MUNDO QUE QUEREMOS: CONVIVÊNCIA ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS – p. 78 

CAPÍTULO 3. O TEMPO METEOROLÓGICO – p. 80     

ÁLBUM DE CIÊNCIAS: BRINCADEIRAS COM SOL E BRINCADEIRAS COM CHUVA – p. 82     

ATIVIDADE PRÁTICA – CONSTRUÇÃO DE MODELO: CONSTRUINDO UMA BIRUTA – p. 83      

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 84 

 

UNIDADE 4 – OS MATERIAIS AO MEU REDOR – p. 86 

INVESTIGAR O ASSUNTO: BOLAS QUE QUICAM – p. 88 

CAPÍTULO 1. MATERIAIS DO COTIDIANO – p. 90 

CAPÍTULO 2. OS MATERIAIS DA ESCOLA – p. 96     

ÁLBUM DE CIÊNCIAS: PAPEL – p. 98    

ATIVIDADE PRÁTICA – CONSTRUÇÃO DE MODELO: ORIGAMI – p. 99 

CAPÍTULO 3. OBTENÇÃO DOS MATERIAIS – p. 100     

O MUNDO QUE QUEREMOS: MEU BRINQUEDO, SEU BRINQUEDO! – p. 102     

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 104 

 

PARA TERMINAR – p. 106 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 110 

TABULEIRO – p. 111 

 

 

 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – Cuidar da saúde – p. 12 

Investigar o assunto: Cuidados na infância – p. 14 

Capítulo 1. O que é saúde? – p. 16 

Capítulo 2. Cuidar da higiene – p. 18   

Para ler e escrever melhor: Cuidar da saúde da boca a vida toda – p. 22   

Atividade prática – Experimento: A cor dos materiais e o aquecimento causado pelo Sol – p. 26 

Capítulo 3. Movimentar o corpo – p. 28  

Atividade prática – Uso de instrumento: Medindo a pulsação – p. 32   

Álbum de Ciências: Dicas para o uso da mochila – p. 35   

O mundo que queremos: Brincadeira para todos – p. 36 

Capítulo 4. Descanso e convivência – p. 38  

Atividade prática – Pesquisa: Bullying – p. 41   

O que você aprendeu – p. 42 

 

UNIDADE 2 – O ambiente – p. 46 

Investigar o assunto: Observação em campo – p. 48 

Capítulo 1. O que há no ambiente?  – p. 50 

Capítulo 2. Elementos não vivos – p. 54   

Álbum de Ciências: O começo e o fim do dia – p. 55  

Atividade prática – Experimento: Sombras durante o dia – p. 58   

Atividade prática – Experimento: A energia do Sol aquece os materiais igualmente? – p. 60 

Capítulo 3. Os seres vivos – p. 62   

Para ler e escrever melhor: Variedade de seres vivos – p. 64 

Capítulo 4. As relações no ambiente – p. 66  

Atividade prática – Construção de modelo: Terrário – p. 70 

Capítulo 5. Cuidar do ambiente – p. 72   

Álbum de Ciências: Você já ouviu falar em permacultura? – p. 75   

O mundo que queremos: Importância das árvores – p. 76   

O que você aprendeu – p. 78 

 

UNIDADE 3 – As plantas – p. 82 

Investigar o assunto: Horta – p. 84 

Capítulo 1. Conhecendo as plantas – p. 86  

Atividade prática – Experimento: As plantas e a luz – p. 88 

Capítulo 2. Características das plantas – p. 90   

Para ler e escrever melhor: Abelhas e polinização – p. 96 

Capítulo 3. As plantas na alimentação – p. 98   

Álbum de Ciências: As plantas e a arte – p. 100  

Atividade prática – Pesquisa: Você sabe o que são PANCs? – p. 101 

Capítulo 4. Outros usos das plantas – p. 102   

Álbum de Ciências: Paisagismo – p. 105   

O mundo que queremos: O conhecimento das plantas – p. 106   

O que você aprendeu – p. 108 

 

UNIDADE 4 – Os materiais – p. 112 

Investigar o assunto: Faça seu boneco – p. 114 

Capítulo 1. Os materiais do dia a dia – p. 116  

Atividade prática – Experimento: Flutua ou afunda? – p. 118 

Capítulo 2. Os estados físicos dos materiais – p. 120 

Capítulo 3. Os materiais naturais – p. 122 

Capítulo 4. Os materiais artificiais – p. 124   

Para ler e escrever melhor: Transformando materiais em arte – p. 126 

Capítulo 5. As pessoas criam e inventam – p. 128   

Álbum de Ciências: A história dos livros impressos – p. 130  

Atividade prática – Pesquisa: Acessibilidade para cadeirantes na escola – p. 131   

O mundo que queremos: Tecnologia e saúde – p. 132 

Capítulo 6. Cuidado com os materiais – p. 134   

O que você aprendeu – p. 136 

 

Para terminar – p. 140 

Referências bibliográficas comentadas – p. 144 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – Os animais – p. 12 

Investigar o assunto: Organização e classificação – p. 14 

Capítulo 1. Características dos animais – p. 16     

Álbum de Ciências: Cuidados com os filhotes – p. 25 

Capítulo 2. A classificação dos animais – p. 26 

Capítulo 3. Animais invertebrados – p. 28   

Atividade prática – Pesquisa: A vida do mosquito-da-dengue – p. 32   

Para ler e escrever melhor: O polvo – p. 34 

Capítulo 4. Animais vertebrados – p. 36     

Álbum de Ciências: Dimorfismo sexual – p. 39   

Álbum de Ciências: Animais marinhos – p. 44   

Atividade prática – Pesquisa: Visita ao zoológico – p. 46     

O mundo que queremos: Abandono e adoção de animais – p. 48     

O que você aprendeu – p. 50 

 

UNIDADE 2 – Luz e som – p. 54 

Investigar o assunto: A luz e a visão – p. 56 

Capítulo 1. Os sentidos – p. 58     

Álbum de Ciências: Jardins sensoriais – p. 62   

Atividade prática – Divulgação: Cuidar dos órgãos dos sentidos – p. 63     

Para ler e escrever melhor: O perigo das telinhas – p. 64 

Capítulo 2. A luz – p. 66   

Atividade prática – Experimento: A luz e os materiais – p. 68   

Atividade prática – Uso de instrumento: Filtros de luz – p. 70 

Capítulo 3. A luz e os corpos – p. 72 

Capítulo 4. O som – p. 74   

Atividade prática – Construção de modelo: Xilofone caseiro – p. 77    

Atividade prática – Construção de modelo: Construir instrumentos musicais – p. 80     

O mundo que queremos: Poluição sonora – p. 82     

O que você aprendeu – p. 84 

 

UNIDADE 3 – Ar, água e solo – p. 88 

Investigar o assunto: Observação do solo – p. 90 

Capítulo 1. Imagens e representações do planeta Terra – p. 92     

Álbum de Ciências: A Terra à noite – p. 95    

Atividade prática – Construção de modelo: Montagem de um globo terrestre – p. 96 

Capítulo 2. Estamos rodeados por ar – p. 98   

Atividade prática – Construção de modelo: Paraquedas de brinquedo – p. 100 

Capítulo 3. A água no planeta – p. 102     

O mundo que queremos: A água é um direito de todos – p. 104 

Capítulo 4. As rochas e o solo – p. 106   

Atividade prática – Experimento: A passagem da água através do solo – p. 110    

Para ler e escrever melhor: Medidas que ajudam a evitar deslizamentos de terra – p. 112    

O que você aprendeu – p. 114    

 

UNIDADE 4 – O que vemos no céu? – p. 118 

Investigar o assunto: Observar o céu – p. 120 

Capítulo 1. Observando o céu de dia – p. 122     

Álbum de Ciências: Arco-íris – p. 126   

Atividade prática – Experimento: Vamos fazer um arco-íris? – p. 127 

Capítulo 2. Observando o céu à noite – p. 128   

Atividade prática – Experimento: Qual astro é maior? – p. 130    

Para ler e escrever melhor: O que é isso no céu? – p. 132 

Capítulo 3. Os dias e as noites – p. 134   

Atividade prática – Experimento: Os dias e as noites – p. 136     

O mundo que queremos: O olhar do indígena sob o céu brasileiro – p. 138     

O que você aprendeu   – p. 140 

 

Para terminar – p. 144 

Referências bibliográficas comentadas – p. 148 

Recortes – p. 149 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – A vida que não vemos – p. 12 

Investigar o assunto: O menor de todos – p. 14 

Capítulo 1. A invenção do microscópio – p. 16    

Álbum de Ciências: Microscópio óptico – p. 17 

Capítulo 2. As células – p. 20    

Álbum de Ciências: Composição do organismo – p. 23 

Capítulo 3. Os vírus e as bactérias – p. 24 

Capítulo 4. Os fungos e os protozoários – p. 30   

Atividade prática – Experimento: Pão mofado – p. 32   

Para ler e escrever melhor: O maior ser vivo do mundo – p. 34 

Capítulo 5. Os microrganismos e a saúde – p. 38   

Atividade prática – Exposição de arte: Pequenos seres vivos – p. 43   

Atividade prática – Divulgação: Folheto educativo – p. 447 

Capítulo 6. Tecnologia a favor da saúde – p. 46   

O mundo que queremos: Calendário de vacinação – p. 52   

O que você aprendeu – p. 54   

 

UNIDADE 2 – Seres vivos e ecossistemas – p. 56 

Investigar o assunto: Do que se alimentam os seres vivos – p. 58 

Capítulo 1. Os animais se alimentam – p. 60     

Álbum de Ciências: A mariposa-esfinge-de-morgan – p. 63 

Capítulo 2. As plantas produzem seu próprio alimento – p. 64 

Capítulo 3. A decomposição – p. 68     

Álbum de Ciências: Preservação total – p. 71 

Capítulo 4. Os ecossistemas – p. 72   

Para ler e escrever melhor: Animais marinhos em diferentes ecossistemas – p. 76   

Atividade prática – Brincadeira: Jogo da cadeia alimentar – p. 78   

O mundo que queremos: A importância das algas – p. 80 

Capítulo 5. Outras relações entre os seres vivos – p. 82   

O que você aprendeu – p. 84 

 

UNIDADE 3 – A matéria e suas transformações – p. 86 

Investigar o assunto: Uma mistura que vira pão – p. 88 

Capítulo 1. Reconhecer a matéria – p. 90    

Álbum de Ciências: Laboratório de Ciências – p. 92 

Capítulo 2. Transformações físicas da matéria – p. 94    

Álbum de Ciências: Derretimento do gelo nos polos – p. 98 

Capítulo 3. Misturas – p. 99    

Atividade prática – Experimento: A solubilidade do sal em água – p. 101    

Atividade prática – Experimento: Separar a tinta da água – p. 104   

Para ler e escrever melhor: Destilação do petróleo – p. 106 

Capítulo 4. Transformações químicas da matéria – p. 108    

Atividade prática – Experimento: Transformação do leite em massa de modelar – p. 110   

O mundo que queremos: Reciclagem de materiais – p. 112 

O que você aprendeu – p. 114     

 

UNIDADE 4 – Aprender com o céu – p. 118 

Investigar o assunto: Amanhecer e entardecer – p. 120 

Capítulo 1. As informações que estão no céu – p. 122   

Para ler e escrever melhor: O astrônomo – p. 124 

Capítulo 2. Os astros e a passagem do tempo – p. 126 

Capítulo 3. Os calendários – p. 132    

Álbum de Ciências: Diferentes culturas, diferentes calendários – p. 133   

O mundo que queremos: Conhecendo alguns calendários – p. 134 

Capítulo 4. Orientação no espaço e movimento – p. 136    

Atividade prática – Experimento: Localizando os pontos cardeais – p. 138    

Álbum de Ciências: Como os animais se orientam? – p. 140   

Atividade prática – Construção de modelo: Construindo uma bússola – p. 144 

O que você aprendeu – p. 146 

 

Para terminar – p. 148 

Referências bibliográficas comentadas – p. 152 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – Recursos naturais e meio ambiente – p. 12 

Investigar o assunto: Conhecer o próprio lixo – p. 14 

Capítulo 1. Recursos naturais – p. 16 

Capítulo 2. Propriedades físicas dos materiais – p. 20   

Atividade prática – Experimento: Testando os materiais – p. 22 

Capítulo 3. Energia elétrica e magnética – p. 26   

Álbum de Ciências: Consumo responsável de energia elétrica – p. 29   

Atividade prática – Experimento: Construir circuito e testar materiais – p. 30   

Atividade prática – Experimento: Como testar o magnetismo? – p. 34 

Capítulo 4. Energia térmica – p. 36   

Atividade prática – Experimento: Como preservar a temperatura? – p. 38 

Capítulo 5. Consumo consciente – p. 40   

Atividade prática – Pesquisa: Sucata eletrônica – p. 41   

Para ler e escrever melhor: Ciclo de vida dos materiais – p. 44 

Capítulo 6. Tecnologias sustentáveis – p. 46   

O mundo que queremos: Populações tradicionais – p. 48   

O que você aprendeu – p. 50   

 

UNIDADE 2 – A água – p. 52 

Investigar o assunto:  Medindo a quantidade de chuvas – p. 54 

Capítulo 1. A água no planeta – p. 56 

Capítulo 2. Propriedades da água – p. 62   

Atividade prática – Experimento: Diferenças entre a água salgada e a água doce – p. 64 

Capítulo 3. O ciclo da água – p. 65   

Atividade prática – Experimento: As plantas retiram água do ambiente? – p. 67   

Atividade prática – Experimento: As plantas transpiram? – p. 69   

Álbum de Ciências: O ciclo da água e os rios voadores – p. 70   

Atividade prática – Experimento: A cobertura do solo – p. 73   

Para ler e escrever melhor: Geração de energia e chuvas – p. 74 

Capítulo 4. Usos da água – p. 76   

Atividade prática – Experimento: Separação de misturas – p. 81   

O mundo que queremos: Mudanças climáticas afetam o ciclo da água – p. 82   

O que você aprendeu – p. 84 

 

UNIDADE 3 – Funcionamento do corpo humano – p. 86 

Investigar o assunto: Conhecer o corpo humano – p. 88 

Capítulo 1. Alimentos e nutrientes – p. 90   

Atividade prática – Experimento: Testando a presença de amido – p. 92   

Atividade prática – Pesquisa: De olho nas embalagens dos alimentos – p. 98   

Para ler e escrever melhor: Aproveitamento integral dos alimentos – p. 100   

Atividade prática – Pesquisa: Cardápio equilibrado – p. 104   

O mundo que queremos: Prevenção de distúrbios alimentares – p. 106 

Capítulo 2. Alimentação e energia – p. 108 

Capítulo 3. Transporte de gases e nutrientes – p. 112   

Atividade prática – Construção de modelo: Modelo de pulmão – p. 114 

Capítulo 4. Eliminação de resíduos – p. 118   

Álbum de Ciências: Curiosidades do corpo humano – p. 120   

O que você aprendeu – p. 122  

 

UNIDADE 4 – O céu à noite – p. 124 

Investigar o assunto: Pontos luminosos no céu noturno – p. 126 

Capítulo 1. Movimentos da Terra – p. 128 

Capítulo 2. A Lua – p. 133   

Atividade prática – Observação: Observar e registrar as fases da Lua – p. 137 

Capítulo 3. As constelações – p. 138   

Álbum de Ciências: Bandeira do Brasil e as constelações – p. 141   

Atividade prática – Pesquisa: Identificando constelações – p. 142   

Para ler e escrever melhor: Aprenda a se orientar pelos astros – p. 144 

Capítulo 4. Instrumentos de observação do céu – p. 146   

Atividade prática – Construção de instrumento: Construindo uma luneta – p. 148   

O mundo que queremos: As mulheres na Astronomia – p. 150   

O que você aprendeu – p. 152 

 

Para terminar – p. 154 

Referências bibliográficas comentadas – p. 158 

Cartas – p. 159 

Veja também