Mundo de Explorações – Língua Portuguesa

Código da Coleção: 0009P230101010010
Proposta pedagógica
  • Seção corpo em movimento: propostas de atividades lúdicas que exigem que os alunos trabalhem com o corpo.
  • Tem como base os pilares da educação para o século 21: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer.
  • Mobiliza a leitura de textos diversificados, em diálogo com diferentes campos da atuação social.
  • Seção de olho na fala: questões ligadas à oralidade e ao uso da fala.
  • Seções dedicadas à retomada de conhecimentos sobre o que foi estudado sobre o gênero antes da produção de textos.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

PARA INICIAR A TRAVESSIA – p. 10 

VIAGEM, FERNANDO PAIXÃO – p. 12 

PALAVRAS MÁGICAS, PEDRO BANDEIRA – p. 14 

 

TRILHA 1: COMO EU ME VEJO? – p. 20 

PRIMEIROS PASSOS – p. 20 

ESTAÇÃO DA LEITURA: NOME E IDENTIDADE – p. 21 

TEXTO & LEITOR: SÓ EU SOU EU – p. 22  

SÓ EU SOU EU, MARCELO JENECI – p. 22 

MUNDO DA LEITURA: CRIANÇAS COMO VOCÊ, BARNABAS E ANABEL KINDERSLEY – p. 24 

TEXTO & LINGUAGENS: CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO – p. 25 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 27 

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: LETRAS E LISTAS – p. 28 

DE OLHO NA ESCRITA – p. 29 

LISTA DE NOMES – p. 29 

TRAÇADO DAS LETRAS – p. 31 

ORGANIZANDO LISTAS – p. 32 

LETRAS VOGAIS – p. 33 

A E I O U, GRUPO TRIII – p. 33 

USO DO TIL – p. 42 

DE OLHO NA FALA – p. 43 

SOU EU MESMO – p. 43 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 46 

ESTAÇÃO CRIATIVA: SOMOS ASSIM! – p. 47 

OFICINA DO TEXTO – p. 48 

CARTAZ: EU ME VEJO ASSIM – p. 48 

CIRANDA DO TEXTO: NOSSA TURMA É ASSIM – p. 49 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 50 

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 51 

 

TRILHA 2: A ARTE DE BRINCAR – p. 52 

PRIMEIROS PASSOS – p. 52 

ESTAÇÃO DA LEITURA: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS – p. 53 

TEXTO & LEITOR: BRINQUEDO DE TODOS OS TEMPOS – p. 54 

BOLA DE GUDE, ROSEANA MURRAY – p. 54 

BRINCADEIRA DE OUTRO LUGAR – p. 56 

TUM TUM!, ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA – p. 56 

MUNDO DA LEITURA: UNIVERSO DO BRINCAR – p. 58 

TEXTO & LINGUAGENS: REGRAS DE BRINCADEIRAS – p. 59 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 62 

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: QUEM BRINCA APRENDE – p. 63 

DE OLHO NA ESCRITA – p. 64 

ENTRE BRINQUEDOS: LETRAS B, P, V – p. 64 

BRINCADEIRAS DIVERTIDAS: LETRAS F, T, D – p. 71 

DE OLHO NA FALA – p. 79 

BRINCADEIRAS CANTADAS – p. 79 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 81 

ESTAÇÃO CRIATIVA: VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA! – p. 82 

OFICINA DO TEXTO – p. 83 

BOLHAS DO BEM – p. 83 

AGENDA DO BRINCAR – p. 84 

CIRANDA DO TEXTO: GINCANA DAS FAMÍLIAS – p. 85 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 86 

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 87 

 

TRILHA 3: INFORMAÇÃO E IMAGEM – p. 88 

PRIMEIROS PASSOS – p. 88 

ESTAÇÃO DA LEITURA: CURIOSIDADES CIENTÍFICAS – p. 89 

TEXTO & LEITOR: COMO SERÁ QUE É… – p. 90 

METAMORFOSE, ANA MUNIZ – p. 90 

INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS – p. 92 

MUNDO DA LEITURA: CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS – p. 95 

TEXTO & LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E LEGENDA – p. 96 

MINHA PRIMEIRA ENCICLOPÉDIA, LAURA ACETI E MARCO SCUDERI – p. 97 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 98 

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: HORA DA PESQUISA – p. 99 

DE OLHO NA ESCRITA – p. 100 

EXPLORANDO O MUNDO ANIMAL: LETRAS M, N, L, R – p. 100 

EXPLORANDO O MUNDO ANIMAL: LETRAS Z, S, J, G – p. 109 

DE OLHO NA FALA – p. 118 

OBSERVANDO A NATUREZA – p. 118 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 119 

ESTAÇÃO CRIATIVA: GUIA DE CURIOSIDADES – p. 120 

OFICINA DO TEXTO – p. 121 

ANIMAIS DE JARDIM: VÍDEO DE CURIOSIDADES – p. 121 

CIRANDA DO TEXTO: GUIA DE CURIOSIDADES EM VÍDEO – p. 122 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 123 

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 124 

 

TRILHA 4: ESPAÇOS COLETIVOS: CONVIVÊNCIA E RESPEITO – p. 125 

PRIMEIROS PASSOS – p. 125 

ESTAÇÃO DA LEITURA: PLACAS E ESPAÇOS VERDES – p. 126 

TEXTO & LEITOR: INFORMAÇÃO TURÍSTICA – p. 127 

MUNDO DA LEITURA: OBSERVANDO A NATUREZA – p. 130 

TEXTO & LINGUAGENS: REGULAMENTAR E ORIENTAR – p. 131 

AÇÕES E CAMPANHAS EM PLACAS – p. 133 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 136 

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: SINALIZAÇÃO E CONVÍVIO – p. 137 

DE OLHO NA ESCRITA – p. 138 

PLACAS E LETREIROS DE CIDADES – LETRAS C, Ç, Q, X – p. 138 

PLACAS E LETREIROS DE CIDADES – LETRAS K, Y, W – p. 146 

AVISOS EM PLACAS: PICTOGRAMA E FRASE – p. 149 

DE OLHO NA FALA – p. 150 

ASSEMBLEIA: REGRAS COLETIVAS – p. 150 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 152 

ESTAÇÃO CRIATIVA: ESCOLA – UM ESPAÇO DE TODOS – p. 153 

OFICINA DO TEXTO – p. 153 

PROMOVENDO UMA AÇÃO NA ESCOLA – p. 154 

CIRANDA DO TEXTO: RECONHECENDO O BAIRRO – p. 155 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 156 

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 157 

 

TRILHA 5: CONTOS DE LENGA-LENGA – p. 158 

PRIMEIROS PASSOS – p. 158 

ESTAÇÃO DA LEITURA: DE NOVO, OUTRA VEZ? – p. 159 

TEXTO & LEITOR: HISTÓRIAS COM REPETIÇÃO – p. 160 

A BOLSA, A BOLSINHA E A BOLSONA, ROSANE PAMPLONA – p. 160 

MUNDO DA LEITURA: MAIS HISTÓRIAS COM REPETIÇÃO – p. 164 

TEXTO & LINGUAGENS: HISTÓRIAS COM ACUMULAÇÃO – p. 165 

O HOMEM-BOLO, GEORGIE ADAMS – p. 165 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 171 

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: REPETIR, ENUMERAR, ACUMULAR… – p. 172 

DE OLHO NA ESCRITA – p. 173 

RETOMANDO O ALFABETO – p. 173 

CANTILENA COM ENUMERAÇÃO: SOM NASAL – p. 176 

S E Z NO FINAL DE SÍLABAS – p. 179 

ACUMULAÇÃO EM POEMA: USO DO TIL – p. 180 

DE OLHO NA FALA – p. 182 

REPETIÇÃO NA CANTORIA – p. 182 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 183 

ESTAÇÃO CRIATIVA: VOCÊ É BOM DE MEMÓRIA? – p. 184 

OFICINA DO TEXTO – p. 185 

AS IMAGENS CONTAM UMA HISTÓRIA – p. 185 

CIRANDA DO TEXTO: RECONTANDO HISTÓRIAS EM FAMÍLIA – p. 187 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 188 

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 189 

 

TRILHA 6: ARTIMANHAS DA LINGUAGEM – p. 190 

PRIMEIROS PASSOS – p. 190 

ESTAÇÃO DA LEITURA: BRINCANDO COM AS PALAVRAS – p. 191 

TEXTO & LEITOR: TROPICA, TROPEÇA, TRAVA, DESTRAVA – p. 192 

TRAVA-LÍNGUA, WEM, GRUPO TIQUEQUÊ – p. 192 

MUNDO DA LEITURA: INSPIRAÇÃO POPULAR – p. 195 

TEXTO & LINGUAGENS: RITMO E RIMA NAS PARLENDAS – p. 196 

TANA CATANA, SÉRGIO CAPPARELLI – p. 196 

QUEM ADIVINHA? – p. 198 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 200 

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: ENROLA E DESENROLA – p. 201 

DE OLHO NA ESCRITA – p. 202 

LETRAS B, D, F, P, T, V – p. 202 

R OU L NO MEIO DA SÍLABA – p. 204 

USOS DO L – p. 205 

USOS DO R – p. 206 

ENCONTRO DE VOGAIS – p. 208 

DE OLHO NA FALA – p. 209 

DUELO DAS ADIVINHAS – p. 209 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 211 

ESTAÇÃO CRIATIVA: COLETÂNEA DIVERTIDA – p. 212 

OFICINA DO TEXTO – p. 213 

PARLENDAS ILUSTRADAS – p. 213 

ILUSTRAÇÃO E CAPA – p. 214 

CIRANDA DO TEXTO: RECITAL DE TRAVA-LÍNGUA – p. 215 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 216 

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 217 

 

TRILHA 7: REINO DO MARAVILHOSO – p. 218 

PRIMEIROS PASSOS – p. 218 

ESTAÇÃO DA LEITURA: IMAGINÁRIO POPULAR – p. 219 

TEXTO & LEITOR: ERA UMA VEZ – p. 220 

ERA UMA VEZ, ÁLVARO SOCCI – p. 220 

NO MUNDO DA FANTASIA – p. 222 

MUNDO DA LEITURA: PRIMEIROS CONTADORES E DIFERENTES VERSÕES – p. 224 

TEXTO & LINGUAGENS: UMA PERSONAGEM MUITO FAMOSA – p. 225 

CHAPEUZINHO VERMELHO, IRMÃOS GRIMM – p. 225 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 234 

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: UNIVERSO ENCANTADO – p. 235 

DE OLHO NA ESCRITA – p. 236 

RELEITURAS EM QUADRINHOS: RETOMANDO O ALFABETO – p. 236 

FALA DAS PERSONAGENS – p. 239 

CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS – p. 241 

LISTAS DE HISTÓRIAS – p. 242 

ELEMENTOS MÁGICOS – p. 243 

RETOMANDO LETRAS: M E N – p. 246 

RETOMANDO A LETRA Z – p. 247 

USOS DO S – p. 248 

RETOMANDO: USOS DE J, G, GU – p. 249 

ASSOCIANDO PALAVRAS – p. 250 

DE OLHO NA FALA – p. 251 

EXPRESSÃO ORAL E PONTUAÇÃO – p. 251 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 252 

ESTAÇÃO CRIATIVA: ALÉM DA IMAGINAÇÃO – p. 253 

OFICINA DO TEXTO – p. 254 

CRIANDO O FINAL DE UMA HISTÓRIA – p. 254 

CIRANDA DO TEXTO: SERÁ QUE É O LOBO? – p. 255 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 256 

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 257 

 

TRILHA 8: SAÚDE, ALEGRIA E MUITAS COMIDINHAS – p. 258 

PRIMEIROS PASSOS – p. 258 

ESTAÇÃO DA LEITURA: DA HORTA PARA O PRATO – p. 259 

TEXTO & LEITOR: O QUE É COMER BEM? – p. 260 

DA SEMENTE AO ALIMENTO – p. 264 

MÃOS NA TERRA: CULTIVAR O PRÓPRIO ALIMENTO – p. 265 

MUNDO DA LEITURA: PLANTAR, CULTIVAR, COMPARTILHAR – p. 268 

TEXTO & LINGUAGENS: MÃOS NA MASSA: PREPARANDO OS ALIMENTOS – p. 269 

UNIVERSO CULINÁRIO – p. 272 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 273 

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: QUITUTES CULTURAIS – p. 274 

DE OLHO NA ESCRITA – p. 275 

ENCONTRO NA PRACINHA: CULTURA E ALEGRIA – p. 275 

PALAVRAS DO UNIVERSO CULINÁRIO: USOS DO C, Ç, QU, H – p. 278 

LISTAS E PREPAROS: USOS DO X – p. 279 

DIFERENTES SABORES E ORIGENS: PALAVRAS E LETRAS K, Y, W – p. 280 

DE VOLTA AOS CONTOS DE FADAS: RECEITA DE ARREPIAR – p. 281 

DE OLHO NA FALA – p. 283 

CRIANÇA PODE COZINHAR? – p. 283 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 286 

ESTAÇÃO CRIATIVA: RECEITAS AFETIVAS – p. 287 

OFICINA DO TEXTO – p. 288 

RECEITA DE FAMÍLIA – p. 288 

CARDÁPIO SAUDÁVEL EM VÍDEO – p. 289 

CIRANDA DO TEXTO:  PIQUENIQUE COMUNITÁRIO – p. 290 

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 291 

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 292 

 

RETOMANDO A TRAVESSIA – p. 293 

PARA SEGUIR NO MUNDO DA LEITURA – p. 295 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 297 

RECORTES – p. 299 

 

 

Para iniciar a travessia – p. 10 

A raposa e a cegonha, Esopo – p. 14 

Hora da lição de casa, Pedro Bandeira – p. 20 

 

Trilha 1: Correio das crianças – p. 20 

Primeiros passos – p. 20 

Estação da leitura: Entre cartas – p. 21 

Texto & leitor: Cartas familiares – p. 22  

Dona Palavra, Ronald Claver – p. 22 

Carta animal – p. 27 

Viviana Rainha do Pijama, Steve Webb – p. 27 

Mundo da leitura: Cartas, bilhetes e histórias – p. 30 

Texto & linguagens: Cartas pessoais reais – p. 31 

Carta extraordinárias, Shaun Usher – p. 31 

Álbum de recordações – p. 33 

Estação da língua: Entre bilhetes e cartões – p. 34 

De olho na escrita – p. 35 

Uma carta maluquinha – p. 35 

HQ Menino Maluquinho, Ziraldo – p. 35 

Bilhetes cotidianos – p. 36 

Letra cursiva e nomes próprios – p. 37 

Outros tipos de correspondência – p. 40 

Volta ao mundo das letras – p. 43 

Letra, sílaba, palavra, frase – p. 45 

O caramujo e a saúva, versão de Daniel Ayres e Marina Pittier – p. 45 

Sinais de pontuação – p. 48 

De olho na fala – p. 49 

Anotações de pesquisa – p. 49 

Álbum de recordações – p. 50 

Estação criativa: Minha escola em postais – p. 51 

Oficina do texto – p. 52 

Cartão-postal – p. 52 

Ciranda do texto: Cartões de aniversário – p. 53 

Álbum de recordações – p. 54 

Mundo das palavras – p. 55 

 

Trilha 2: Arte em papel – p. 56 

Primeiros passos – p. 56 

Estação da leitura: Explorando o papel – p. 57 

Texto & leitor: Produzir papel reciclado – p. 58 

Almanaque do Manual do Mundo Mini, Iberê Thenório e Mariana Fulfaro – p. 58 

Mundo da leitura: O papel em diferentes mundos – p. 62 

Texto & linguagens: Produzir marcador de página – p. 63 

Almanaque do Manual do Mundo Mini, Iberê Thenório e Mariana Fulfaro – p. 63 

Tipos de frases – p. 66 

Singular e plural – p. 68 

Álbum de recordações – p. 69 

Estação da língua: Experiências e brincadeiras com papel – p. 70 

De olho na escrita – p. 71 

Brincar e aprender: relatório de observação – p. 71 

Letras D e T – p. 73 

Letras B e P – p. 75 

Letras F e V – p. 77 

Substantivos próprios e comuns – p. 80 

De olho na fala – p. 81 

Relato de experiência vivida – p. 81 

Descubra o que me inspira, Iberê Thenório – p. 82 

Álbum de recordações – p. 83   

Estação criativa: Teatro de sombras – p. 84 

Oficina do texto – p. 85 

Está pronto, seu Lobo? – p. 85 

Ciranda do texto: Preparar a apresentação – p. 87 

Álbum de recordações – p. 88 

Mundo das palavras – p. 89 

 

Trilha 3: Causas cidadãs – p. 90 

Primeiros passos – p. 90 

Estação da leitura:  Fazer o bem! – p. 91 

Texto & leitor: Cuidar de si – p. 92 

Folheto de campanha de conscientização sobre a importância da vacina – p. 92 

Cartaz de campanha nacional de vacinação – p. 94 

Campanha de prevenção da obesidade infantil – p. 96 

Mundo da leitura: Olhar para si e para o outro – p. 97 

Texto & linguagens: Cuidar do outro – p. 98 

Cartaz e peça da campanha Malu Moletom – p. 99 

Calor pra dar, André Caccia Bava – p. 100 

Álbum de recordações – p. 102 

Estação da língua: Defender o certo! – p. 103    

De olho na escrita – p. 104 

Cuidar de todos – p. 104 

Campanha Unicef para valorização da infância negra – p. 104 

Campanha Unicef contra a discriminação racial na infância – p. 105 

Campanha contra a discriminação de gênero – p. 106 

Escrita de palavras: C, QU, Ç – p. 107 

Escrita de palavras: G, GU, J – p. 109 

Explorando sons e letras – p. 111 

Fazer o certo, fazer o bem – p. 112 

Campanha contra o bullying – p. 112 

Vivam as diferenças! – p. 114 

Normal é ser diferente, Jair Oliveira – p. 114 

Listas de palavras: antônimos e sinônimos – p. 115 

De olho na fala – p. 117 

Assembleia: solidariedade e igualdade na escola – p. 117 

Álbum de recordações – p. 119   

Estação criativa: Escola de todos! – p. 120 

Oficina do texto – p. 121 

Ser diferente é bom! – p. 121 

Ciranda do texto: Diferenças que completam – p. 123 

Álbum de recordações – p. 124 

Mundo das palavras – p. 125 

 

Trilha 4: Em busca de poesia – p. 126 

Primeiros passos – p. 126 

Estação da leitura: Universo poético – p. 127 

Texto & leitor: Onde está a poesia? – p. 128 

Um poema para o que tem dentro das coisas, Lalau e Laurabeatriz – p. 129 

Mundo da leitura: Poesia para ser feliz! – p. 131 

Texto & linguagens: Na beleza da natureza – p. 132 

Cantiga do vento, Elias José – p. 132 

Nas letras e palavras… – p. 134 

Chuva, Fernando Paixão – p. 134 

Nas coisas inventadas – p. 136 

Gatarrinho, Sérgio Capparelli – p. 136 

Em importantes reflexões… – p. 137 

Paraíso, José Paulo Paes – p. 137 

Álbum de recordações – p. 139 

Estação da língua: Poesia de ontem e de hoje – p. 140 

De olho na escrita – p. 141 

Da parlenda ao poema – p. 141 

Bão-ba-la-lão, Elias José – p. 141 

Som nasal: M, N, til – p. 143 

Escrita de palavras: M ou N? – p. 145 

Escrita de palavras: antônimos – p. 146 

Escrita de palavras: diminutivo  e aumentativo – p. 148 

De olho na fala – p. 150 

Língua falada na poesia – p. 150 

À moda caipira, Elias José – p. 150 

Álbum de recordações – p. 154   

Estação criativa: Por dentro da poesia – p. 155 

Oficina do texto – p. 156 

Decalque de poema – p. 156 

Recital de poesia popular – p. 157 

Ciranda do texto: Evento na escola – p. 158 

Álbum de recordações – p. 159 

Mundo das palavras – p. 160 

 

Trilha 5: Investigar, observar e descobrir – p. 161 

Primeiros passos – p. 161 

Estação da leitura: Escutar, ler e anotar – p. 162 

Texto & leitor: Eu vejo o céu! – p. 163 

O céu, Nando Reis e Marisa Monte – p. 163 

Mundo da leitura: O que vejo da janela? – p. 167 

Texto & linguagens: Eu observo o vento – p. 168 

Como é formado o vento?, Tauana Marin – p. 168 

Vento, Britannica Escola – p. 171 

Faça uma biruta, Grandes ideias para pequenos cientistas: 365 experiências – p. 173 

Álbum de recordações – p. 174 

Estação da língua:  Pesquisa e curiosidades – p. 175 

De olho na escrita – p. 176 

Eu vejo o mar – p. 176 

Imensidão azul, Minas faz ciência – p. 176 

Acentos gráficos: agudo e circunflexo – p. 178 

Escrita de palavras: L e U – p. 179 

De volta ao fundo do mar – p. 181 

Escrita de palavras: H, NH, LH, CH – p. 182 

O que podemos encontrar no mar? – p. 184 

De olho na fala – p. 185 

O amor pelo mar – p. 185 

De onde vem a onda? – p. 187 

De onde vêm as ondas?, ep. 1, transcrição de animação do Youtube – p. 187 

Álbum de recordações – p. 189   

Estação criativa: Registro da pesquisa – p. 190 

Oficina do texto – p. 191 

Meu verbete de curiosidades – p. 191 

Do verbete ao podcast – p. 192 

Ciranda do texto: Experimento em família – p. 193 

Álbum de recordações – p. 194 

Mundo das palavras – p. 195 

 

Trilha 6: Histórias fabulosas – p. 196 

Primeiros passos – p. 196 

Estação da leitura: Entre bichos falantes – p. 197 

Texto & leitor: Fábulas em diferentes versões – p. 198 

A cigarra e as formigas, Esopo – p. 198 

As formigas e a cigarra, Ricardo da Cunha Lima – p. 200 

Mundo da leitura: Encontro com as fábulas – p. 202 

Texto & linguagens: Sequência narrativa – p. 203 

A lebre e a tartaruga, Esopo – p. 203 

O narrador e a fala das personagens – p. 205 

Caracterizando espaço e personagens – p. 206 

Da fábula ao provérbio – p. 207 

Fábula em quadrinhos – p. 208 

HQ Bidu Fábulas, Mauricio de Sousa – p. 208 

Álbum de recordações – p. 214 

Estação da língua: Confabulando – p. 215 

De olho na escrita – p. 216 

Usos da letra R – p. 216 

A gansa dos ovos de ouro, Esopo – p. 216 

Usos da letra S – p. 218 

O galo e a pérola, Esopo – p. 218 

O lobo e o cão, La Fontaine – p. 219 

As letras também falam – p. 220 

De olho na fala – p. 223 

Roda de histórias – p. 223 

Álbum de recordações – p. 224  

Estação criativa: Fabulistas fabulosos – p. 225 

Oficina do texto – p. 226 

Fábulas ilustradas – p. 226 

Ciranda do texto: Reconto fabuloso em família – p. 227 

Álbum de recordações – p. 228 

Mundo das palavras – p. 229 

 

Trilha 7: Jornalismo para crianças – p. 230 

Primeiros passos – p. 230 

Estação da leitura:  Revistas e jornais – p. 231 

Texto & leitor: Reportagem de capa – p. 232 

Perigos para os indígenas, Revista Qualé – p. 232 

Mundo da leitura: Jornal e literatura – p. 236 

Texto & linguagens: Primeira página de jornal – p. 237 

Primeira página Jornal da Criança – p. 237 

O leitor do jornal – p. 242 

Jornal Joca – p. 242 

Álbum de recordações – p. 244 

Estação da língua: Ler e ouvir notícias – p. 245 

De olho na escrita – p. 246 

Usos da letra Z – p. 246 

“A Caixa Mágica do Natal” estreia dia 6 no Teatro Amazonas, G1 – p. 246 

Sílabas: estrutura e separação – p. 248 

Títulos e foto-legendas em textos jornalísticos – p. 251 

Reorganizando títulos de notícias – p. 254 

De olho na fala – p. 255 

Notícias para ouvir – p. 255 

Álbum de recordações – p. 256   

Estação criativa: Extra! Extra! – p. 257 

Oficina do texto – p. 258 

Notícia de primeira página – p. 258 

Ciranda do texto: Podcast de notícias – p. 260 

Álbum de recordações – p. 261 

Mundo das palavras – p. 262 

 

Trilha 8: Histórias ancestrais – p. 263 

Primeiros passos – p. 263 

Estação da leitura: Narrativas de origem – p. 264 

Texto & leitor: Narrativas africanas – p. 265 

Como a zebra ficou listrada, Júlio Emílio Braz – p. 265 

Mundo da leitura: Mais narrativas folclóricas – p. 272 

Texto & linguagens: Lendas indígenas – p. 273 

A dança do arco-íris, recontada por João Anzanello Carrascoza – p. 273 

Álbum de recordações – p. 278 

Estação da língua: Contar e recontar histórias – p. 279 

De olho na escrita – p. 280 

Narrador e fala das personagens – p. 280 

As duas mulheres e o Céu, Ilan Brenman e Fernando Vilela – p. 281 

Descrição na narrativa – p. 282 

Por que os pescadores gostam do vento?, Maté – p. 282 

Usos da letra X – p. 286 

Desafio das palavras – p. 287 

Estrutura e separação silábica – p. 288 

De olho na fala – p. 290 

Expressão oral e pontuação – p. 290 

Roda de histórias – p. 291 

Álbum de recordações – p. 292   

Estação criativa: Guardião de histórias – p. 293 

Oficina do texto – p. 294 

Mural folclórico – p. 294 

Ciranda do texto: Encontros e recontos – p. 295 

Álbum de recordações – p. 297 

Mundo das palavras – p. 298 

 

Retomando a travessia – p. 299 

Para seguir no mundo da leitura… – p. 301 

Referências bibliográficas – p. 303 

 

 

Para iniciar a travessia – p. 10 

Fiapo de Trapo, Ana Maria Machado – p. 12 

 

Trilha 1: Fome de quê? – p. 20 

Primeiros passos – p. 20 

Estação da leitura: Cozinhar é afeto e cultura! – p. 21 

Texto & leitor: Receita e poema – p. 22 

A cesta de doces, Roseana Murray e André Murray – p. 22 

Bolo de fubá cremoso, Roseana Murray e André Murray – p. 23 

Mundo da leitura: Bom apetite! – p. 25 

Texto & linguagens: Receitas regionais do Brasil – p. 26 

Características da receita – p. 28 

Diário de bordo – p. 30 

Estação da língua: Cozinhar é alegria! – p. 31 

De olho na escrita – p. 32 

Alfabeto dos alimentos – p. 32 

Dicas culinárias: explorando a pontuação – p. 34 

Dicas da Turma do Sítio, Caderno de receitas do Sítio do Picapau Amarelo – p. 34  

Números, concordância e preparos em receitas – p. 36 

Universo culinário: escrita de palavras – p. 39 

De olho na fala – p. 41 

Receitas faladas em vídeos culinários – p. 41 

Língua falada e língua escrita: letras O/U e E/I – p. 44 

Diário de bordo – p. 46   

Estação criativa: Convidados especiais – p. 47 

Oficina do texto – p. 48 

Banquete da imaginação – p. 48 

Ciranda do texto: Receitas regionais nutritivas – p. 50 

Diário de bordo – p. 52 

Mundo das palavras – p. 53  

 

Trilha 2: A experiência da carta – p. 54 

Primeiros passos – p. 54 

Estação da leitura:  Cartas e comunicação – p. 55 

Texto & leitor: Pombo-correio, voa ligeiro! – p. 56 

Como fazíamos sem… CORREIO, Bárbara Soalheiro – p. 56 

A carta na história – p. 59 

Mundo da leitura: Cartas na literatura infantil – p. 61 

Texto & linguagens: Uma carta extraordinária! – p. 62 

Estrutura da carta pessoal – p. 66 

Envelopes e selos – p. 67 

Da carta ao e-mail – p. 69 

Diário de bordo – p. 70   

Estação da língua: Mais correspondências – p. 71 

De olho na escrita – p. 72 

Cartas da imaginação: diminutivo e aumentativo – p. 72 

Uso de pronomes – p. 75 

Substantivos próprios e comuns – p. 77 

Escrita das palavras:  G, GU e J – p. 78 

Mensagens e escrita das palavras:  X e CH – p. 79 

Escrita das palavras em bilhetes: C e Ç – p. 81 

De olho na fala – p. 82 

Desafio do bilhete ditado – p. 82 

Diário de bordo – p. 83   

Estação criativa: Cartas para a comunidade – p. 84 

Oficina do texto – p. 85 

Hora da carta! – p. 85  

Ciranda do texto: Enviar e receber cartas – p. 86 

Diário de bordo – p. 87 

Mundo das palavras – p. 88 

 

Trilha 3: Em cartaz: direitos e deveres das crianças – p. 89 

Primeiros passos – p. 89 

Estação da leitura:  Campanhas e causas sociais – p. 90 

Texto & leitor: Criança não trabalha: cartaz e folheto – p. 91 

Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar. Cartaz de campanha contra o trabalho infantil – p. 91 

Mundo da leitura: Direitos das crianças na literatura – p. 97 

Texto & linguagens: Banner digital e cartaz de divulgação – p. 98 

Diário de bordo – p. 101   

Estação da língua: Direitos e deveres das crianças – p. 102 

De olho na escrita – p. 103 

Criança tem direito! – p. 103 

Palavras derivadas e compostas – p. 107 

Som nasal: M, N, til – p. 110 

Direitos e deveres – p. 111 

Classificação das palavras – p. 113 

De olho na fala – p. 115 

Assembleia: estatuto da turma – p. 115 

Diário de bordo – p. 116   

Estação criativa: Mostra de animação – p. 117 

Oficina do texto – p. 118 

Estatuto animado – p. 118 

Cartazes de divulgação – p. 120 

Ciranda do texto: Mostra e bate-papo com as famílias – p. 121 

Diário de bordo – p. 122 

Mundo das palavras – p. 123 

 

Trilha 4: Memórias em palavras – p. 124 

Primeiros passos – p. 124 

Estação da leitura: Querido diário – p. 125 

Texto & leitor: Diário da ficção – p. 126 

Diário da Julieta, Ziraldo – p. 126  

Mundo da leitura: Universo dos diários – p. 129 

Texto & linguagens: Construção do relato em diários – p. 130 

O diário escondido da Serafina, Cristina Porto – p. 130  

Carta-diário – p. 134 

Diário de bordo – p. 137 

Estação da língua:  Experiências da vida – p. 138 

De olho na escrita – p. 139 

Adjetivos em relatos de blogs pessoais – p. 139 

Dicionário e ordem alfabética – p. 141 

Escrita e formação de palavras – p. 143 

Uso de pronomes – p. 146 

Usos de R e RR – p. 147 

Uso de S e SS – p. 148 

De olho na fala – p. 149 

Histórias da vida: depoimento oral – p. 149 

Histórias de família – p. 151 

Diário de bordo – p. 152 

Estação criativa: Vivências na escola – p. 153 

Oficina do texto – p. 154 

Diário de estudante – p. 154 

Ciranda do texto: Diário fotográfico virtual – p. 156 

Diário de bordo – p. 157 

Mundo das palavras – p. 158 

 

Trilha 5: Versos do povo – p. 159 

Primeiros passos – p. 159 

Estação da leitura: Poesia no varal – p. 160 

Texto & leitor: Personagem da cultura popular – p. 161 

Traquinagens de João Grilo, Marco Haurélio – p. 162 

Mundo da leitura: Aventuras em cordel – p. 165 

Texto & linguagens: Entre espertezas e proezas – p. 166 

Proezas de João Grilo, João Ferreira de Lima – p. 166 

Do cordel ao teatro – p. 168 

Auto da compadecida, Ariano Suassuna – p. 168 

Um clássico da literatura de cordel – p. 171 

O dinheiro ou o testamento do cachorro, Leandro Gomes de Barros – p. 171 

Diário de bordo – p. 175   

Estação da língua:  Mais poesia popular – p. 176 

De olho na escrita – p. 177 

Cordel e cantoria – p. 177 

Um cordel sobre o repente, César Obeid – p. 177 

Sílabas e separação silábica – p. 179 

Desafios ou pelejas – p. 182 

Desafio das palavras invertidas, César Obeid – p. 182 

Sílaba tônica e acentuação – p. 184 

De olho na fala – p. 187 

Hora da peleja! – p. 187 

Diário de bordo – p. 188   

Estação criativa: Feira de versos – p. 189 

Oficina do texto – p. 190 

Cordelteca virtual – p. 190 

Ciranda do texto: Cordel dramatizado – p. 192 

Diário de bordo – p. 193 

Mundo das palavras – p. 194 

 

Trilha 6: Descobertas científicas – p. 195 

Primeiros passos – p. 195 

Estação da leitura: Observar para compreender – p. 196 

Texto & leitor: Relato de experimento científico – p. 197 

Aprenda a fazer chuva artificial, Reinaldo Vargas – p. 197 

Mundo da leitura: Ciência e aprendizado – p. 201 

Texto & linguagens: Relato de experimento: recursos linguísticos – p. 202 

Faça cores desaparecerem, Rafaela Carvalho – p. 202 

Diário de bordo – p. 206 

Estação da língua: Pesquisar e compreender – p. 207 

De olho na escrita – p. 208 

O verbo e a estrutura da frase verbal – p. 208 

Tempo verbal em relato de experimento – p. 210  

Desafio da formação de palavras – p. 211 

Escrita das palavras: usos de C e QU – p. 212 

Escrita das palavras: usos de G e GU – p. 213 

De olho na fala – p. 214 

Vídeos de experimentos científicos – p. 214 

Pesquisa e exposição oral – p. 217 

Diário de bordo – p. 219 

Estação criativa: Pequenos cientistas – p. 220 

Oficina do texto – p. 221 

Construindo um terrário – p. 221 

Registrar e divulgar resultados – p. 223 

Ciranda do texto: Mensagem secreta para a família – p. 225 

Diário de bordo – p. 226 

Mundo das palavras – p. 227 

 

Trilha 7: Histórias populares do Brasil – p. 228 

Primeiros passos – p. 228 

Estação da leitura: Artimanhas e travessuras – p. 229 

Texto & leitor: Histórias de artimanha – p. 230 

Pedro Malasartes e a sopa de pedra, Ana Maria Machado – p. 230 

A esperteza feminina – p. 236 

O pescador, Sílvio Romero – p. 236 

Mundo da leitura: Mais histórias populares – p. 239 

Texto & linguagens: Histórias de animais – p. 240 

O urubu e o sapo, Sílvio Romero – p. 240 

Diferentes versões e formas de contar – p. 242 

Narrador e falas das personagens – p. 243 

O verbo e as falas das personagens – p. 245 

A esperteza em outras linguagens – p. 246 

Diário de bordo – p. 248 

Estação da língua: Explorando o conto popular – p. 249 

De olho na escrita – p. 250 

Verbos e substantivos na narrativa – p. 250 

Construção de parágrafos – p. 252 

Usos de C, Ç, S, SS – p. 254 

De olho na fala – p. 255 

Roda de histórias – p. 255 

Diário de bordo – p. 256 

Estação criativa: Meu reconto escrito – p. 257 

Oficina do texto – p. 258 

Coletânea de histórias populares – p. 258 

Ciranda do texto: Podcast folclórico – p. 260 

Diário de bordo – p. 261 

Mundo das palavras – p. 262 

 

Trilha 8: Opinando sobre fatos – p. 263 

Primeiros passos – p. 263 

Estação da leitura: Informação e opinião – p. 264 

Texto & leitor: Capa de revista e reportagem – p. 265 

Capa da revista Qualé, edição 11, 2020 – p. 265 

Mundo contra o racismo, Fabrícia Peixoto e Maria Clara Cabral – p. 267 

Mundo da leitura: Múltiplas cores – p. 271 

Texto & linguagens: Notícia de primeira página – p. 272 

Notícia na internet – p. 274 

Voz dos leitores: comentário e carta de leitor – p. 278 

Diário de bordo – p. 283   

Estação da língua: Do impresso ao falado – p. 284 

De olho na escrita – p. 285 

Verbo e frases em textos jornalísticos – p. 285 

Escrita de textos jornalísticos – p. 287 

De olho na fala – p. 288 

Telejornal: informação para ver e ouvir – p. 288 

Linguagem oral em telejornais – p. 290 

Diário de bordo – p. 292   

Estação criativa: Telejornal multicultural – p. 293 

Oficina do texto – p. 294 

Ler, analisar e comentar notícias – p. 294 

Ciranda do texto: Telejornal comunitário – p. 296 

Diário de bordo – p. 297 

Mundo das palavras – p. 298 

 

Retomando a travessia – p. 299 

Para seguir no mundo da leitura… – p. 301 

Referências bibliográficas – p. 303 

Para iniciar a travessia – p. 10 

A semente da verdade, conto folclórico recontado por Patrícia Engel Secco – p. 12 

 

Trilha 1: Palavra encantada – p. 20 

Primeiros passos – p. 20 

Estação da leitura: Entre rimas e ritmos – p. 21 

Texto & leitor: Poesia da natureza Canção da primavera, Mario Quintana – p. 22 

Vai e vem das estações, Paulo Tatit, grupo Palavra Cantada – p. 25 

A primavera endoideceu, Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski – p. 26 

Mundo da leitura: Ler e cantar, é só começar! – p. 28 

Texto & linguagens: Linguagem poética – p. 29 

Ciranda, Roseana Murray – p. 29 

Poema sem rima? – p. 31 

Rápido e rasteiro, Chacal – p. 31 

Diário de bordo – p. 32 

Estação da língua: Viagem poética – p. 33 

De olho na escrita – p. 34 

Tonicidade e acentuação – p. 34 

Musiquinha chata, Sérgio Capparelli – p. 34 

Uma viagem musical – p. 38 

Carimbador maluco, Raul Seixas – p. 38 

Usos de G e J  – p. 41 

De olho na fala – p. 43 

Jogral: poema em movimento – p. 43 

Playlist da turma – p. 44 

Diário de bordo – p. 46   

Estação criativa: Nossa antologia poética – p. 47 

Oficina do texto – p. 48 

Selecionando poemas – p. 48 

Releitura de poema visual – p. 51 

Ciranda do texto: Playlist para a comunidade – p. 52 

Diário de bordo – p. 53 

Mundo das palavras – p. 54 

 

Trilha 2: Pesquisar é aprender! – p. 55 

Primeiros passos – p. 55 

Estação da leitura: Passo a passo da pesquisa – p. 56 

Texto & leitor: Tema e materiais de referência – p. 57 

Reciclagem, Britannica Escola – p. 57 

Mundo da leitura: Ler para saber mais – p. 61 

Texto & linguagens: Definições, explicações e exemplos em verbete – p. 62 

Biodiversidade, Britannica Escola – p. 62 

Usos da vírgula: enumeração, exemplo, explicação – p. 66 

Esquema, mapa, tabela e gráfico – p. 67 

Apresentando resultados – p. 71 

Diário de bordo – p. 72 

Estação da língua: Verbetes, instruções e linguagem formal – p. 73 

De olho na escrita – p. 74 

Frase, verbo e concordância – p. 74 

Verbo e tempo verbal em verbetes – p. 76 

Concordância entre as palavras – p. 79 

Pauta de revisão: coesão e escrita de verbetes – p. 81 

De olho na fala – p. 83 

Reciclar e brincar: roteiro de análise de vídeo – p. 83 

Diário de bordo – p. 85   

Estação criativa: Manual da criança ecológica – p. 86 

Oficina do texto – p. 87 

Enciclopédia da reciclagem – p. 87 

Apresentando resultados – p. 89 

Ciranda do texto: Oficina de brinquedos sustentáveis – p. 90 

Diário de bordo – p. 91 

Mundo das palavras – p. 92 

 

Trilha 3: Histórias de muitas vozes – p. 93 

Primeiros passos – p. 93 

Estação da leitura: Narrativas maravilhosas – p. 94 

Texto & leitor: Uma história de As mil e uma noites – p. 95 

Ali Babá e os quarenta ladrões, conto de tradição oral recontado por Suely M. Brazão – p. 95 

Mundo da leitura: Viajando para lugares distantes – p. 107 

Texto & linguagens: Explorando o conto maravilhoso – p. 108 

Tempo e espaço no conto maravilhoso – p. 111 

Diário de bordo – p. 113 

Estação da língua: Por dentro da aventura – p. 114 

De olho na escrita – p. 115 

O narrador e as personagens – p. 115 

O verbo e as falas das personagens – p. 118 

Verbo e tempo verbal na narrativa – p. 119 

Pauta de revisão: coesão e escrita de narrativas – p. 120  

Pauta de revisão: a letra H inicial – p. 122 

De olho na fala – p. 123 

Viajando pelas mil e uma noites: roda de histórias – p. 123 

Diário de bordo – p. 124 

Estação criativa: Nossas vozes recontam histórias – p. 125 

Oficina do texto – p. 126 

Minha versão do texto – p. 126 

Ciranda do texto: Podcast das arábias – p. 128 

Diário de bordo – p. 129 

Mundo das palavras – p. 130 

 

Trilha 4: Entre notícias e entrevistas – p. 131 

Primeiros passos – p. 131 

Estação da leitura: Fatos e pontos de vista – p. 132 

Texto & leitor: Extra! Extra! Deu na primeira página! – p. 133 

Mundo da leitura: Em busca de informação – p. 135 

Texto & linguagens: Estrutura da notícia: fato ou opinião? – p. 136 

53% das casas brasileiras têm ao menos um animal de estimação, aponta pesquisa, jornal Joca – p. 136 

Entrevista radical – p. 139 

Skate pra meninas, sim, Maria Clara Cabral para revista Qualé – p. 139 

Coesão em textos jornalísticos – p. 142 

40% dos adultos brasileiros estão sedentários, diz IBGE, jornal Joca – p. 142 

Da enquete à notícia: texto e pontuação – p. 144 

Diário de bordo – p. 146 

Estação da língua: Entrevistar para descobrir – p. 147 

De olho na escrita – p. 148 

Capa de jornal: substantivos e adjetivos – p. 148 

Verbo na organização da frase – p. 150 

Pauta de revisão: acentuação de ditongo aberto e hiato – p. 151 

Pauta de revisão: alguns usos de X ou CH – p. 154 

De olho na fala – p. 156 

Entrevista que vira notícia – p. 156 

Diário de bordo – p. 158 

Estação criativa: Acontece na escola – p. 159 

Oficina do texto – p. 160 

Hora da notícia! – p. 160 

Ciranda do texto: Voz do leitor – p. 162 

Diário de bordo – p. 163 

Mundo das palavras – p. 164 

 

Trilha 5: Novas velhas histórias – p. 165 

Primeiros passos – p. 165 

Estação da leitura: O conto de roupa nova – p. 166 

Texto & leitor: No começo eram 3, agora são 33! – p. 167 

Os 33 porquinhos, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta – p. 167 

Mundo da leitura: Entre príncipes e fadas – p. 170 

Texto & linguagens: Era uma vez com representatividade… – p. 171 

Sacinderela, de José Roberto Torero – p. 172 

Diário de bordo – p. 178 

Estação da língua: Explorando releitura de conto – p. 179 

De olho na escrita – p. 180 

Coesão, concordância e pontuação no conto – p. 180 

Pauta de revisão: ÃO e AM – p. 184 

Pauta de revisão: formando palavras com S ou Z – p. 185 

Memorizando palavras: S ou Z? – p. 188 

De olho na fala – p. 189 

Pesquisa: releituras de contos de fadas – p. 189 

Diário de bordo – p. 190 

Estação criativa: Convenção de personagens – p. 191 

Oficina do texto – p. 192 

Nossas releituras – p. 192 

Ciranda do texto: Quem conta um conto… mistura as personagens! – p. 194 

Luz, câmera e ação! – p. 195 

Diário de bordo – p. 196 

Mundo das palavras – p. 197 

 

Trilha 6: Pequeno cidadão – p. 198  

Primeiros passos – p. 198 

Estação da leitura: Com a palavra, o cidadão – p. 199 

Texto & leitor: Carta de reclamação – p. 200 

Monção: Criança de 10 anos escreve carta à Presidente da Junta… que é a própria mãe!, rádio Vale do Minho – p. 200 

Mundo da leitura: Cidadão consciente – p. 204 

Texto & linguagens: Reclamações virtuais – p. 205 

Leitor não consegue reagendar exame médico para renovação de CNH, Renata Okumura para Estadão – p. 205 

Construindo argumentação: conectivos – p. 208 

Diário de bordo – p. 209 

Estação da língua: Com a palavra, o consumidor! – p. 210 

De olho na escrita – p. 211 

Consumidor mirim – p. 211 

Comprou, estourou, trocou, Criança Segura Safe Kids Brasil e outros – p. 211 

Os direitos do consumidor mirim, Procon Mirim – p. 213 

O direito de reclamar e ser atendido, Procon Mirim – p. 214 

Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos – p. 216 

O melhor de Calvin, Bill Watterson – p. 216 

Artigos e numerais – p. 218 

Manolito, Quino – p. 218 

Carnê, boleto e fatura – p. 219 

Pauta de revisão: uso de S, SS, C e Ç – p. 223 

Pauta de revisão: acentuação de paroxítonas e proparoxítonas – p. 225 

De olho na fala – p. 227 

Nossa assembleia: direitos e deveres da turma – p. 227 

Diário de bordo – p. 228 

Estação criativa: Boca no trombone! – p. 229 

Oficina do texto – p. 230 

Problema real a ser resolvido – p. 230 

Ciranda do texto: Reclamações visuais: intervenção artística na escola – p. 232 

Diário de bordo – p. 233 

Mundo das palavras – p. 234 

 

Trilha 7: Nas ondas do rádio – p. 235 

Primeiros passos – p. 235 

Estação da leitura: Em sintonia – p. 236 

Texto & leitor: Rádio, futebol e folclore – p. 237 

Seleção brasileira de monstros do futebol / Combinado mundial de craques sobrenaturais, Alexandre de Castro Gomes – p. 237 

Folclore de chuteiras, Alexandre de Castro Gomes – p. 238 

Mundo da leitura: Entre programas de rádio – p. 242 

Texto & linguagens: Programa infantil: do rádio para o podcast – p. 243 

Roteiro do Programa Maritaca, Mariana Piza – p. 244 

Diário de bordo – p. 249 

Estação da língua: Entre ouvintes e locutores – p. 250 

De olho na escrita – p. 251 

Os ouvintes do rádio – p. 251 

Vendo com os ouvidos, José Roberto Torero – p. 251 

Da fala para a escrita – p. 254 

De olho na fala – p. 255 

Narração esportiva: os locutores – p. 255 

Informação no rádio – p. 257 

Diário de bordo – p. 259 

Estação criativa: Nas ondas do folclore – p. 260 

Oficina do texto – p. 261 

Uma rádio lendária – p. 261 

Ciranda do texto: Sintonizando a comunidade – p. 263 

Diário de bordo – p. 264 

Mundo das palavras – p. 265 

 

Trilha 8: Talentos no palco – p. 266 

Primeiros passos – p. 266 

Estação da leitura: Espetáculo teatral – p. 267 

Texto & leitor: Texto para encenar – p. 268 

O caçador de borboletas, Maria Clara Machado – p. 268 

Mundo da leitura: Espetáculos em livros – p. 276 

Texto & linguagens: Organização do texto teatral – p. 277 

O corpo também fala – p. 280 

Diário de bordo – p. 281 

Estação da língua: Do roteiro às personagens – p. 282 

De olho na escrita – p. 283 

Conectivos e pontuação – p. 283 

Pauta de revisão: SC, SÇ, XC – p. 285 

De olho na fala – p. 287 

Hora do improviso: jogo teatral – p. 287 

Como produzir palitoches? – p. 288 

Tutorial: personagens de palitoches – p. 289 

Diário de bordo – p. 290 

Estação criativa:  Hora do espetáculo! – p. 291 

Oficina do texto – p. 292 

Reescrevendo roteiro de peça teatral – p. 292 

Ciranda do texto: Abrindo as cortinas! – p. 294 

Diário de bordo – p. 295 

Mundo das palavras – p. 296 

 

Retomando a travessia – p. 297 

Para seguir no mundo da leitura… – p. 301 

Referências bibliográficas – p. 303 

Para iniciar a travessia – p. 10 

Como os campos, Marina Colasanti – p. 12 

 

Trilha 1: Entre objetos culturais – p. 18 

Primeiros passos – p. 18 

Estação da leitura: Sou leitor ativo! – p. 19 

Texto & leitor: Entre livros: resenha do leitor – p. 20 

A casa na árvore com 13 andares, resenha de Luana S. para jornal Joca – p. 20 

Mundo da leitura: Pontos de vista… – p. 23 

Texto & linguagens: Recomendações culturais: brincadeiras e jogos – p. 24 

Diversão como antigamente, revista Qualé – p. 24 

Indicações tecnológicas: dica de jogo e tutorial – p. 27 

Minecraft no ensino de ciências, Lorena Tarcia – p. 27 

Como jogar Minecraft, Ronaldo Gogoni – p. 29 

Resenhas e tutoriais em vlogs – p. 30 

Transcrição do vídeo Livros infantojuvenis (para crianças, jovens e adultos), canal Ju Cirqueira – p. 30 

Diário de bordo – p. 32 

Estação da língua: Estratégias de avaliação – p. 33 

De olho na escrita: Descrição, avaliação e concordância – p. 34 

Exposição “Quadrinhos” entra em cartaz em São Paulo, jornal Joca – p. 34 

Estratégias de coesão – p. 37 

Trolls 2, sinopse no Jornal da Criança – p. 37 

Verbos em tutoriais de jogos – p. 39 

De quebrar a cabeça, revista Qualé – p. 39 

Tonicidade e acentuação das palavras – p. 41 

De olho na fala: Produzindo um vídeo: roteiro, gravação e edição – p. 43 

Diário de bordo – p. 46   

Estação criativa: Ludoteca virtual – p. 47 

Oficina do texto: Sinopse e roteiro de vídeo – p. 48 

Ciranda do texto: Editar, gravar e divulgar! – p. 50 

Diário de bordo – p. 51 

Mundo das palavras – p. 52 

 

Trilha 2: Poesia na vida e na arte – p. 53 

Primeiros passos – p. 53 

Estação da leitura: Muitas formas poéticas – p. 54 

Texto & leitor: A natureza em versos e estrofes – p. 55 

As formigas, Olavo Bilac – p. 55 

A poesia da natureza – p. 58 

Um poema bem feitinho, Lalau e Laurabeatriz – p. 58 

As formas da natureza em poema – p. 60 

Eu sou o olho do furacão, Sérgio Capparelli – p. 60 

Mundo da leitura: Universo poético – p. 62 

Texto & linguagens: Animais poéticos: palavra e imagem – p. 63 

Borboletra, Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski – p. 63 

Cotidiano animado – p. 66 

Torneira, Leo Cunha – p. 66 

Diário de bordo – p. 70 

Estação da língua: Poesia para refletir – p. 71 

De olho na escrita: Refletir sobre o mundo e sobre si – p. 72 

Super, Ulisses Tavares – p. 72 

Palavras compostas e derivadas – p. 74 

Pauta de revisão: acentuação de paroxítonas e hiatos – p. 76 

De olho na fala: Textos poéticos em debate – p. 78 

Meu crespo é de rainha!, bel hooks – p. 78 

Diário de bordo – p. 80 

Estação criativa: Ciranda ciberpoética – p. 81 

Oficina do texto: Coletânea de ciberpoesia – p. 82 

Ciranda do texto: Podcast poético – p. 84 

Diário de bordo – p. 85 

Mundo das palavras – p. 86 

 

Trilha 3: A arte de fazer rir – p. 87 

Primeiros passos – p. 87 

Estação da leitura: Universo do riso – p. 88 

Texto & leitor: Cartum, caricatura, charge – p. 89 

Cartum de Moisés e caricatura de Chris – p. 89 

História em quadrinhos – p. 92 

O boneco, Mauricio de Sousa – p. 92 

Mundo da leitura: Explorando o riso – p. 96 

Texto & linguagens: Crônica de humor: o riso no cotidiano – p. 97 

Conversinha sobre o pum, Ivan Angelo – p. 97 

“Chatear” e “encher”, Paulo Mendes Campos – p. 100 

Conversas cotidianas: marcas de oralidade e pontuação – p. 102 

Diário de bordo – p. 103 

Estação da língua: Recursos humorísticos – p. 104 

De olho na escrita: Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos – p. 105 

Pauta de revisão: usos de S e Z – p. 108 

Pauta de revisão: usos de X e CH – p. 110 

Pauta de revisão: escrita de palavras – p. 111 

De olho na fala: Rir é o melhor remédio – p. 113 

Piadas e anedotas: registrar e contar – p. 114 

Diário de bordo – p. 115   

Estação criativa: Festival da risada – p. 116 

Oficina do texto: Da tirinha para a crônica – p. 117 

Ciranda do texto: Stand-up em vlog – p. 119 

Diário de bordo – p. 120 

Mundo das palavras – p. 121 

 

Trilha 4: Da informação à opinião – p. 122 

Primeiros passos – p. 122 

Estação da leitura: Analisando e discutindo fatos – p. 123 

Texto & leitor: Em busca de informação – p. 124 

Produção jornalística em diferentes mídias – infográfico – p. 124 

Longe da desinformação – p. 126 

Capa da revista Qualé, edição 13 – p. 126 

Mentiras que voam, Fabrícia Peixoto para a revista Qualé – p. 127 

Mundo da leitura: De olho na informação – p. 133 

Texto & linguagens: Reportagem e construção do texto – p. 134 

Detetives: de olho nas fake news – p. 137 

Diário de bordo – p. 139 

Estação da língua: Fato e opinião – p. 140 

De olho na escrita: Do fato ao ponto de vista – p. 141 

Meninas que jogam futebol e meninos bailarinos falam sobre preconceito, Louise Soares para o jornal Folha de S.Paulo – p. 141 

Menina pode jogar futebol?, Rosely Sayão para o jornal Folha de S.Paulo – p. 144 

Frases verbais: estrutura, concordância e conectivos – p. 147 

De olho na fala: Construindo opinião:  hora do debate – p. 150 

Distribuição de tarefas, gráfico de Plan Brasil – p. 150 

Diário de bordo – p. 152   

Estação criativa: Meu ponto de vista – p. 153 

Oficina do texto: Do debate para o artigo de opinião – p. 154 

Ciranda do texto: Mural digital de opiniões – p. 156 

Diário de bordo – p. 157 

Mundo das palavras – p. 158 

 

Trilha 5: No universo das palavras – p. 159 

Primeiros passos – p. 159 

Estação da leitura: Palavras e sentidos – p. 160 

Texto & leitor: De olho nos sentidos – p. 161 

Esperança, Roseana Murray – p. 161 

Esperança – verbete, dicionário Houaiss – p. 161 

O que é um dicionário? – p. 163 

Página do dicionário Aurelinho, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira – p. 163 

Um dicionário para o sentir – p. 166 

Mundo da leitura: Para além das palavras – p. 169 

Texto & linguagens: Construindo um glossário de leitura – p. 170 

Como as diferentes mitologias explicam a origem da vida? – infográfico – p. 170 

Vocabulário e relações de sentido – p. 173 

Diário de bordo – p. 174 

Estação da língua: Vocabulário e pesquisa – p. 175 

De olho na escrita: Vocabulário: da arte ao cotidiano – p. 176 

Quixotesco – verbete, Dicionário Online de Português – p. 176 

Pauta de revisão: usos de -ice e -isse – p. 177 

Palavras e conceitos científicos: fonema – p. 178 

Pauta de revisão: fonema /s/ – p. 179 

De olho na fala: Tabular e analisar dados de pesquisa – p. 181 

Pontuação do Brasil no Índice Global de Generosidade, gráfico de Parceiros Voluntários – p. 181 

Pesquisa: o que é gentileza? – p. 183 

Diário de bordo – p. 186   

Estação criativa: Dicionário de gentilezas – p. 187 

Oficina do texto: Um dicionário para ser gentil – p. 188 

Ciranda do texto: Compartilhando gentilezas – p. 190 

Diário de bordo – p. 191 

Mundo das palavras – p. 192 

 

Trilha 6: Entre deuses e heróis – p. 193 

Primeiros passos – p. 193 

Estação da leitura: Diferentes mitologias – p. 194 

Texto & leitor: Um deus grego conta sua história – p. 195 

Posêidon e Medusa, meu amor impossível, Heloisa Prieto – p. 195 

Mundo da leitura: Deuses na literatura – p. 200 

Texto & linguagens: O herói no mito indígena – p. 201 

Bahira em busca do fogo, mito indígena recontado por Rosana Rios – p. 201 

Pontuação e falas das personagens – p. 205 

Escrita de narrativa: recursos coesivos – p. 206 

Diário de bordo – p. 207 

Estação da língua: Mito em diferentes linguagens – p. 208 

De olho na escrita: O mito nórdico no teatro – p. 209 

Passado, Presente, Futuro, Ruth Salles – p. 209 

Verbo e tempo verbal – p. 215 

De olho na fala: Galeria de heróis e super-heróis – p. 219 

Mulher-Maravilha e Aquaman, Márcio Jangarélli – p. 219 

Diário de bordo – p. 221   

Estação criativa: Esquete dos heróis – p. 222 

Oficina do texto: Releituras mitológicas – p. 223 

Ciranda do texto: Hora do show! – p. 225 

Diário de bordo – p. 226 

Mundo das palavras – p. 227 

 

Trilha 7: Somos repórteres – p. 228 

Primeiros passos – p. 228 

Estação da leitura: Textos e informação científica – p. 229 

Texto & leitor: Divulgação científica para crianças – p. 230 

Chá de sumiço, Milena F. Diniz e outros para Ciência Hoje das Crianças – p. 230 

Mundo da leitura: Explorando o universo científico – p. 234 

Texto & linguagens: Reportagem: informação, pesquisa e dados – p. 235 

Brasil tem mais de 3 mil espécies ameaçadas de extinção, revista Qualé – p. 235 

Fotorreportagem e informação científica – p. 240 

Estes animais já não existirão em 2050, Isabel Rubio para jornal El País – p. 240 

Diário de bordo – p. 244 

Estação da língua: Da reportagem escrita ao podcast – p. 245 

De olho na escrita: Construção de frases e parágrafos – p. 246 

Conectivos: preposição – p. 249 

Pauta de revisão: sinais de pontuação – p. 250 

Pauta de revisão: pesquisa e escrita de palavras – p. 251 

Pauta de revisão: alguns usos do hífen – p. 252 

De olho na fala: Reportagem em podcast – p. 253 

Pesquisa e produção jornalística – p. 254 

Transcrição de podcast da Radinho BdF – p. 254 

Diário de bordo – p. 257   

Estação criativa: Fotorreportagem digital – p. 258 

Oficina do texto: Roteiro para fotorreportagem digital – p. 259 

Ciranda do texto: Podcast: Vamos preservar! – p. 261 

Diário de bordo – p. 262 

Mundo das palavras – p. 263 

 

Trilha 8: Hora do arrepio! – p. 264 

Primeiros passos – p. 264 

Estação da leitura: História de assombrar – p. 265 

Texto & leitor: Em volta da fogueira… – p. 266 

Histórias de assombração, Adauto Santos e Wilie – p. 266 

Hora da assombração… – p. 268 

O baile do caixeiro-viajante, Reginaldo Prandi – p. 268 

Mundo da leitura: Histórias de arrepiar – p. 275 

Texto & linguagens: Narrador e tipos de discurso – p. 276 

Verbo e tempo verbal na narrativa – p. 278 

Diário de bordo – p. 279 

Estação da língua: Reconto, suspense e mistério – p. 280 

De olho na escrita: Minicontos e microcontos para corajosos – p. 281 

“Posso carregar o seu cesto?”, Alvin Schwartz – p. 281 

Outra viagem, Arthur Nestrovski – p. 282 

Estratégias coesivas em textos narrativos – p. 284 

Marcadores de tempo e lugar – p. 285 

Pauta de revisão: escrita de palavras – p. 286 

De olho na fala: Hora do susto! – p. 288 

“Por que você está aqui?”, Alvin Schwartz – p. 288 

Diário de bordo – p. 290   

Estação criativa: Vamos aterrorizar! – p. 291 

Oficina do texto: Minicontos de assombração – p. 292 

Ciranda do texto: De volta à fogueira – p. 294 

Diário de bordo – p. 295 

Mundo das palavras – p. 296 

 

Retomando a travessia – p. 297 

Para seguir no mundo da leitura… – p. 301 

Referências bibliográficas – p. 303 

Veja também