Apresentação

Olá, estudante!

Seja muito bem-vindo ou vinda a este livro!

Você pode estar iniciando o 9º ano com questões como: “Que novidades essa escola me traz?”; “O que ela espera de mim?”; “O que eu espero dela?”; “Quem são os ou as colegas com quem conviverei nessa jornada?”. Ou pode estar retornando à escola para o início de um ano letivo e se percebendo, cada vez mais, como parte dessa fase de transformações biológicas, sociais e culturais (quanta coisa, sabemos!), a chamada adolescência!

Muita gente trabalhou nesta obra para que ela fosse significativa para você, seus ou suas colegas, familiares e seus professores ou suas professoras. Então, acrescentamos: bem-vindo ou vinda ao livro e ao grupo de pessoas que dará vida e sentido ao que é proposto nele!

Desejamos que você receba este material como quem recebe um roteiro de viagem: sabedor de que aqui mapeamos atividades para o seu aprendizado; caminhos que se concretizarão com o fazer conjunto de sua turma, com a mediação de seu mestre ou sua mestra. Bora lá fazer valer a sua viagem e saber como esse percurso está organizado?

O livro tem quatro unidades, organizadas em três capítulos cada uma:

  • o primeiro capítulo é voltado para você se aprimorar como leitor e produtor de textos de diferentes gêneros, produzidos com recursos de diferentes linguagens e mídias. Aqui elegemos temas que serão discutidos sob diferentes perspectivas culturais e com base nos quais você vai se posicionar, assumindo seu lugar de autoria.
  • o segundo é especialmente proposto para a fruição de textos do campo artístico-literário. Práticas com narrativas (conto, crônica, miniconto, romance juvenil), textos em poesia (poema, cordel, canção, lambe-lambe) e textos escritos para o teatro serão trabalhados de fórma que você amplie seu gosto literário e também experimente se descobrir como autor ou autora de literatura!
  • o terceiro capítulo é destinado ao estudo e à reflexão sobre os recursos da nossa língua. Nesse capítulo discutiremos, por exemplo, o que é língua, o que é variedade linguística, o que é gramática de uma língua, além de conhecer um pouco sobre a gramática normativa.

animado ou animada com esse itinerário? Desejamos que ele seja pleno de sentidos, aprendizagens e realizações para você!

Estrutura da obra

Página de livro reproduzida em miniatura. Na lateral direita, destaque para: UNIDADE 1, dividida em CAPÍTULO 1, CAPÍTULO 2 E CAPÍTULO 3.

Este volume está dividido em 4 unidades. Cada unidade apresenta três capítulos. O primeiro capítulo aborda leitura e produção. O segundo, práticas de literatura. O terceiro, estudos linguísticos e gramaticais.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para os boxes O QUE VOCÊ PODERÁ APRENDER, O QUE VOCÊ VERÁ NESTE CAPÍTULO, ANTECIPANDO A LEITURA COM A TURMA. Ao longo das páginas, há tirinhas e HQs e atividades.

Nos capítulos 1, 4, 7 e 10, é priorizado o trabalho com gêneros textuais relacionados aos campos de atuação na vida pública, de práticas de estudo e pesquisa e ao campo jornalístico-midiático.

Esses capítulos são iniciados com uma reflexão promovida pela observação de um texto construído com diferentes linguagens.

O boxe O que você poderá aprender foi elaborado para iniciar a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar.

O boxe O que você verá neste capítulo explica o percurso proposto para esse estudo.

Logo após o trabalho com a abertura, você vai fazer uma leitura. O boxe Antecipando a leitura com a turma vai ajudar você e os(as) colegas a conversar sobre o que já sabem a repeito do assunto e do gênero textual que vão ler.

Página de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção LEITURA. Ao longo da página, há textos, atividades e boxe lateral.

Em seguida, é iniciada a seção Leitura, com uma sequência de atividades que orientam a exploração do texto sob diversos aspectos.

Página de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção PRODUÇÃO DE TEXTO. Ao longo da página, há textos, atividade e boxes laterais.

Uma outra seção dá início ao processo que levará você à produção de um novo texto. Por meio de uma sequência de atividades, algumas das características mais significativas do gênero em estudo serão estudadas.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a subseção PRODUZINDO O TEXTO e o boxe CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO. Ao longo das páginas, há textos e um  quadro.

Na subseção Produzindo o texto, são apresentadas as propostas de produção. O boxe Condições de produção destaca o gênero a ser produzido, para qual público e com qual intenção.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para o boxe O QUE VOCÊ PODERÁ APRENDER. Ao longo das páginas, há textos, atividades e outros boxes, inclusive lateral, e fotografias.

Nos capítulos 2, 5, 8 e 11, são apresentados textos canônicos e textos que estão à margem do cânone que pertencem ao campo artístico-literário. O objetivo do trabalho com esses textos é oferecer a você experiências estéticas significativas que podem abranger não só a literatura, mas também outras artes.

Nesses capítulos, o boxe O que você poderá aprender inicia a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar no capítulo.

Estrutura da obra

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para as subseções PRIMEIRAS IMPRESSÕES e O TEXTO EM CONSTRUÇÃO. Ao longo das páginas, há textos e atividades.

São intercaladas propostas de leitura e de produção de acordo com as especificidades de cada grupo de textos estudados. Em Leitura, as subseções Primeiras impressões e O texto em construção exploram a compreensão global dos textos e a construção dos sentidos.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO. Ao longo das páginas, há textos e boxes.

Na seção Oficina de leitura e criação, você vai encontrar propostas de produção de textos que tanto podem preparar você para a leitura de um novo texto como podem levá-lo(a) à produção de um texto com base nas leituras já feitas.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para o quadro FICHA DE APOIO À PRODUÇÃO E À AVALIAÇÃO e o boxe O QUE LEVO DE APRENDIZAGENS DESTE CAPÍTULO. Ao longo das páginas, há textos.

No final das seções Produzindo o texto e Oficina de leitura e criação, é oferecida a “Ficha de apoio à produção e à avaliação” para orientar você tanto na produção quanto na avaliação de seu texto.

Depois da ficha, você vai encontrar o boxe O que levo de aprendizagens deste capítulo, que retoma o diálogo iniciado no boxe O que você poderá aprender, no início do capítulo, e amplia a reflexão sobre a aprendizagem dos conteúdos abordados.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para as seções DE OLHO NA IMPRENSA e PRODUZINDO O TEXTO. Ao longo das páginas, há textos, ilustrações e atividades.

Ao final dos capítulos de leitura e produção, a seção De olho na imprensa apresenta proposta de verificação dos conteúdos que circulam no campo jornalístico-midiático.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção GALERIA. Ao longo das páginas, há textos, mapa e boxe.

Nos capítulos de práticas de literatura, você será convidado a construir uma Galeria, com registros de suas descobertas e experiências com a literatura e as artes.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção LITERATITUDES. Ao longo das páginas, há textos, boxe e ilustrações.

E você fecha sua jornada no campo artístico-literário, compartilhando leituras com outros leitores, planejando e realizando, colaborativamente, eventos com a arte e a literatura, como cinedebate, saraus, rodas de leitura. É o seu espaço de protagonismo na difusão da literatura e das artes!

Estrutura da obra

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a abertura do CAPÍTULO 6 e o boxe O QUE VOCÊ PODERÁ APRENDER. Ao longo das páginas, há textos, tirinha, outros boxes e atividades.

Nos capítulos 3, 6, 9 e 12, são apresentados conteúdos específicos para os estudos linguísticos e gramaticais. Os capítulos são subdivididos em tópicos e abordam os conhecimentos linguísticos de maneira leve, reflexiva e contextualizada. O boxe O que você poderá aprender cumpre a mesma função que nos capítulos anteriores.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para o boxe O QUE LEVO DE APRENDIZAGENS DESTE TÓPICO/CAPÍTULO e a seção ATIVIDADES. Ao longo das páginas, há textos, tirinha, ilustração, outros boxes e atividades.

O boxe O que levo de aprendizagens deste tópico/capítulo retoma as questões iniciais e promove uma reflexão sobre o que foi estudado. Ao final de alguns capítulos, a seção Atividades oferece mais questões.

Duas páginas de livro reproduzidas em miniatura.  Destaque para os materiais complementares intitulados ANEXO DE TEXTOS DE APOIO e ANEXO DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS. Ao longo das páginas, há textos.

No final de cada volume, você encontrará materiais complementares organizados em Anexo de textos de apoio e Anexo de conhecimentos linguísticos. No Anexo de textos de apoio, há textos variados relacionados aos capítulos de Leitura e Produção, sempre que pertinentes para o trabalho do capítulo. O Anexo de conhecimentos linguísticos complementa o estudo das regras da gramática normativa estudadas nos capítulos de Conhecimentos linguísticos. Também são revistas algumas regularidades ortográficas e é discutido o uso da pontuação. No fim do Anexo de conhecimentos linguísticos, são oferecidos esquemas para a retomada do que vem sendo estudado.

Sumário

Unidade 1  13

Capítulo 1:

A verdade e a mentira no jornalismo científico em tempos de fake news 14

Leitura 16

Atividade 1: Fake news e a “pós-verdade” 16

Texto: Genealogia da desinformação, de Vaza, Falsiane! 16

Produção de texto 24

Conhecendo o gênero: Reportagem 24

Atividade 1: A importância de construir conhecimento 24

Texto: Nem plana, nem redonda: definir a forma exata da Terra é um desafio, de Carla Madureira Cruz 24

Atividade 2: Confrontando pontos de vista 28

Texto: A “ciência” da Terra plana, de Superinteressante 28

Atividade 3: Construindo a reportagem de divulgação científica 35

De olho na imprensa – Observatório da imprensa 36

Produzindo o texto – Reportagem de divulgação científica 37

Capítulo 2:

Práticas com romance juvenil da literatura portuguesa contemporânea 42

Leitura 45

Texto 1: Prólogo, de Alice Vieira 45

Texto 2: Capítulo 3, de Alice Vieira 51

Galeria 59

Literatitudes 61

Capítulo 3:

Períodos compostos por subordinação I 65

Tópico 1: Período composto por coordenação e período composto por subordinação 65

Tópico 2: Orações subordinadas substantivas 67

Tópico 3: Oração subordinada substantiva subjetiva 68

Tópico 4: Oração subordinada substantiva predicativa 69

Tópico 5: Oração subordinada substantiva apositiva 70

Tópico 6: Oração subordinada substantiva objetiva direta 72

Tópico 7: Oração subordinada substantiva objetiva indireta 73

Tópico 8: Oração subordinada substantiva completiva nominal 73

Tópico 9: Oração subordinada substantiva reduzida 74

Atividades 76

SUMÁRIO

Unidade 2 79

Capítulo 4:

Adolescência e saúde sexual 80

Leitura 82

Atividade 1: Leitura para estudo: sexualidade e promoção de saúde entre os jovens 82

Direitos humanos, cidadania sexual e promoção de saúde: diálogos de saberes entre pesquisadores e adolescentes, de Helena Maria Campos et al. 82

Atividade 2: Leitura e roda de conversa: sexualidade e saúde 87

Texto 1: Gravidez na adolescência provoca danos maiores às jovens da periferia, de Beatriz de Oliveira 88

Texto 2: Adolescentes iniciam vida sexual cada vez mais cedo, de Jornal da USP 91

Texto 3: Baixa adesão à vacina contra HPV aumenta risco de câncer de útero, intestino e laringe, alerta infectologista da Unicamp, de Patrícia Teixeira 93

Produção de texto 97

Conhecendo o gênero: Seminário 97

Atividade 1: O que é seminário 97

Atividade 2: Resumindo textos: apagando e generalizando informações 98

Atividade 3: Sintetizando informações 99

Atividade 4: A apresentação oral no seminário 100

Produzindo o texto – Apresentação oral 104

Capítulo 5: 

Práticas de leitura com romance juvenil 109

Leitura 110

Texto 1: Capítulo 18, de Alice Vieira 110

Texto 1: Epílogo, de Alice Vieira 113

Oficina de leitura e criação – Produção de contos inspirados no estilo de Alice Vieira – Variações de Meia hora para mudar a minha vida 118

Galeria 122

Literatitudes 126

Capítulo 6:

Períodos compostos por subordinação II 128

Tópico 1 – Orações subordinadas adjetivas 128

Oração subordinada adjetiva explicativa e restritiva 129

Oração subordinada adjetiva reduzida 131

Tópico 2 – Oração subordinada adverbial 132

Oração subordinada adverbial temporal 133

Oração subordinada adverbial condicional 134

Oração subordinada adverbial proporcional 134

Atividades 135

Unidade 3 138

Capítulo 7:

Corrupção: o que é e como se combate? 139

Leitura 141

Atividade: Leitura colaborativa: ética e liberdade 141

Texto: Capítulo 3 – Faça o que quiser, de Fernando Savater 142

Produção de texto 148

Conhecendo o gênero: Artigo de opinião 148

Atividade 1: Artigo de opinião: o que é, para que serve e como se faz? 148

Atividade 2: Os movimentos argumentativos 152

Texto 1: Trote nas universidades deve ser proibido? Sim, de Antonio Almeida e Oriowaldo Queda 152

Texto 2: Trote nas universidades deve ser proibido? Não, de Víctor Gabriel Rodríguez 153

Atividade 3: A modalização no artigo de opinião 155

De olho na imprensa 157

Produzindo o texto 158

Capítulo 8:

Africanidades, poesia e ritmo na música brasileira 163

Leitura 1 165

Texto: Clementina de Jesus, de Museu Afro Brasil 166

Leitura 2 168

Texto 1: Canto II 170

Texto 2: Ponto de jongo 172

Oficina de leitura e criação: Produção de programa de rádio – Africanidades na música brasileira 174

Galeria 181

Literatitudes 184

Capítulo 9:

Períodos compostos por subordinação III 187

Tópico 1 – Orações subordinadas adverbiais 187

Oração subordinada adverbial comparativa 187

Oração subordinada adverbial consecutiva 188

Oração subordinada adverbial causal 189

Oração subordinada adverbial concessiva 190

Oração subordinada adverbial final 191

Oração subordinada adverbial conformativa 192

Tópico 2 – Orações subordinadas adverbiais reduzidas 193

Atividades 195

SUMÁRIO

Unidade 4 199

Capítulo 10:

Final do Ensino Fundamental – O que sabemos e queremos do Ensino Médio! 200

Leitura 202

Atividade 1: Conhecendo um pouco sobre o Ensino Médio 202

Texto: Novo Ensino Médio começa sob questionamentos e críticas, de Edison Veiga 202

Atividade 2: Leitura e roda de conversa: Desafios e possibilidades do Ensino Médio 206

Texto 1: Brasil tem 12,3 milhões de jovens que não estudam nem trabalham, de Renée Pereira 207

Texto 2: Ensino Médio deve visar, mais que vestibular, o gosto pelo saber, diz pesquisadora, de Lisandra Matias 209

Produção de texto 213

Conhecendo o gênero: Podcast 213

Atividade 1: Podcast: O que é e como se faz? 213

Atividade 2: Comparando dois formatos de podcasts 214

Texto 1: Braincast 284 – Tecnologia e o Futuro da Educação (transcrição do áudio) 214

Texto 2: Juventude, protagonismo e transformação social (transcrição do áudio) 219

Atividade 3: Da pauta ao roteiro de edição 222

Produzindo o texto – Série de podcasts – O que sabemos e queremos do Ensino Médio 227

Capítulo 11:

Novos leitores na barca medieval: práticas com Auto da barca do inferno 234

Leitura 237

Texto: Auto da barca do inferno, de Gil Vicente 237

Oficina de leitura e criação – Produção de pequenas cenas de humor (esquetes) inspiradas em autos vicentinos 244

Galeria 251

Literatitudes 256

Capítulo 12:

Figuras de linguagem 259

Tópico 1 – Aliteração e seus efeitos de sentido 259

Tópico 2 – Assonância e seus efeitos de sentido 261

Tópico 3 – Paronomásia e seus efeitos de sentido 262

Atividades 263

Anexo de Textos de apoio 265

Anexo de Conhecimentos linguísticos 280

Referências bibliográficas comentadas 297