Nova EJA Moderna – Matemática

Proposta pedagógica
  • Explorar temáticas relacionadas ao cotidiano dos estudantes para gerar interesse dos mesmos pelo aprendizado;
  • Auxiliar no processo de avaliação diagnóstica para adequar o ensino ao nível de cada estudante;
  • Apresentar propostas de trabalho interdisciplinar, favorecendo o desenvolvimento da leitura e de conhecimentos;
  • Fornecer listas de atividades e situações problema para facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes.
Compartilhar:
Código do Obra: 0005P260102213000
Compartilhar:
Código do Obra: 0005P260102213000
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

Nova EJA MODERNA – Matemática – 2º segmento – Volume 1

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1 – p. 12

 

UNIDADE 1 – Identidade e pluralidade – p. 18

 

CAPÍTULO 1 – Números naturais e operações – p. 20

Os números e suas funções – p. 21

Números naturais – p. 26

Adição e subtração com números naturais – p. 29

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Organizar dados em quadros e tabelas – p. 33

Multiplicação com números naturais – p. 35

Divisão com números naturais – p. 39

Múltiplos e divisores – p. 41

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 1 – p. 45

MUNDO DIGITAL: A liberdade de expressão e o discurso de ódio – p. 47

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 1 – p. 50

 

CAPÍTULO 2 – Geometria – p. 53

Conceitos primitivos de Geometria e ângulo – p. 54

Figuras geométricas – p. 59

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Ler e interpretar gráficos de barras – p. 66

Padrões e regularidades – p. 68

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 2 – p. 70

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O que é educação financeira e por que ela é importante? – p. 71

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 2 – p. 74

 

UNIDADE 2 – Alimento e cultura – p. 76

 

CAPÍTULO 3 – Frações – p. 78

Números na forma de fração – p. 79

Fração de uma quantidade – p. 82

Frações equivalentes – p. 85

Adição e subtração de frações – p. 90

Porcentagem e frações – p. 94

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Ler e interpretar gráfico de setores – p. 98

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 3 – p. 100

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O nosso consumo – p. 103

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 3 – p. 105

 

CAPÍTULO 4 – Números decimais e medidas – p. 108

Números decimais – p. 109

Medidas – p. 112

Adição e subtração com números decimais – p. 118

Multiplicação e divisão com números decimais – p. 123

Porcentagem e decimais – p. 127

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Calculando aumentos percentuais – p. 132

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 4 – p. 134

MUNDO DIGITAL: Preços muito vantajosos na internet? Fique atento! – p. 137

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 4 – p. 139

PRÁTICA INTEGRADORA: A diversidade brasileira – p. 141

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2 – p. 145

 

UNIDADE 3 – Direitos e deveres do cidadão – p. 150

 

CAPÍTULO 5 – Figuras geométricas e isometrias – p. 152

Posições relativas entre duas retas no plano – p. 153

Triângulos – p. 157

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Interpretação de gráficos – p. 162

Quadriláteros – p. 164

Ladrilhamento e isometrias – p. 169

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 5 – p. 174

MUNDO DIGITAL: Essa informação é confiável? – p. 176

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 5 – p. 178

 

CAPÍTULO 6 – Medida do perímetro e medida da área – p. 182

Medida do perímetro – p. 183

Medida da área – p. 184

Medida da área de figuras planas – p. 191

Cálculo aproximado de medidas de área – p. 200

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 6 – p. 202

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Construção de tabelas e gráficos usando planilhas eletrônicas – p. 204

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Razão e emoção – p. 207

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 6 – p. 210

 

UNIDADE 4 – Saúde e qualidade de vida – p. 212

 

CAPÍTULO 7 – Números inteiros e números racionais – p. 214

Números inteiros – p. 215

Números racionais – p. 218

Adição e subtração de números inteiros – p. 221

Multiplicação e divisão – p. 226

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Média aritmética – p. 236

MUNDO DIGITAL: Narrativas e desinformação – p. 238

Potências de expoente natural – p. 240

Raiz quadrada – p. 243

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 7 – p. 246

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 7 – p. 249

 

CAPÍTULO 8 – Razão e proporção – p. 252

Razão – p. 253

Taxa percentual ou porcentagem – p. 259

Proporção – p. 261

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Gráficos – p. 264

Probabilidade – p. 268

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 8 – p. 271

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Custo de vida – p. 274

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 8 – p. 276

PRÁTICA INTEGRADORA: Cuidados com a saúde – p. 279

 

RESPOSTAS – p. 284

SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 296

TRANSCRIÇÕES DOS ÁUDIOS – p. 297

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 301

 

SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Imagem: Reciclagem – p. 33

Vídeo: Números primos e a criptografia – p. 43

Carrossel de imagens: Arte geométrica dos povos originários e dos quilombolas – p. 68

Carrossel de imagens: Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil – p. 78

Vídeo: Consumo de água – p. 135

Infográfico: A Geometria das abelhas – p. 169

Podcast: Artesanato e Geometria – p. 171

Podcast: Os pisos da cozinha – p. 184

Infográfico: Nas profundezas do mar – p. 215

Carrossel de imagens: Estação Antártica Comandante Ferraz – p. 218

Vídeo: Matemática com Libras – p. 219

Imagem: Densidade demográfica – p. 253

Podcast: Desconto – p. 260

Nova EJA MODERNA – Matemática – 2º segmento – Volume 2

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1 – p. 12

 

UNIDADE 1 – Brasil em foco – p. 18

 

CAPÍTULO 1 – Equações do 1° grau – p. 20

Expressões algébricas – p. 21

Equações – p. 24

Equações do 1º grau com uma incógnita – p. 30

Possibilidade e probabilidade – p. 33

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 1 – p. 38

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Diversidade e inclusão empresarial – p. 40

MUNDO DIGITAL: Conteúdos virais – p. 42

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 1 – p. 44

 

CAPÍTULO 2 – Números reais – p. 46

Números naturais, inteiros e racionais – p. 47

Números irracionais – p. 52

Números reais – p. 56

Radiciação – p. 61

Gráfico de setores – p. 64

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Dados sobre LGBTI+fobia no Brasil – p. 67

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 2 – p. 69

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Vamos falar de aposentadoria? – p. 70

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 2 – p. 72

 

UNIDADE 2 – Sociedade em movimento – p. 76

 

CAPÍTULO 3 – Grandezas e regra de três – p. 78

Grandezas e medidas – p. 79

Proporcionalidade – p. 80

Regra de três simples – p. 91

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Construção de gráfico de setores – p. 96

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 3 – p. 98

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Golpes financeiros:  o que são e como evitar – p. 100

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 3 – p. 102

 

CAPÍTULO 4 – Sólidos geométricos e volumes – p. 104

Sólidos geométricos – p. 105

Poliedros – p. 107

Volume de prismas – p. 110

Medida do volume de um cilindro – p. 119

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Construção de gráficos em planilha eletrônica – p. 122

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 4 – p. 125

MUNDO DIGITAL: Algoritmos, perfis digitais e representatividade – p. 127

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 4 – p. 129

PRÁTICA INTEGRADORA: Mudanças climáticas – p. 131

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2 – p. 135

 

UNIDADE 3 – Trabalho e tecnologia – p. 140

 

CAPÍTULO 5 – Matemática Financeira e Estatística – p. 142

Porcentagem – p. 143

Medidas de tendência central – p. 152

Amplitude total e ponto médio – p. 156

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Pesquisas estatísticas – p. 161

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 5 – p. 164

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Microempreendedor Individual (MEI) – p. 167

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 5 – p. 169

 

CAPÍTULO 6 – Equações – p. 171

Equações do 1° grau com duas incógnitas – p. 172

Sistemas de equações do 1° grau com duas incógnitas – p. 175

Equação do 2° grau com uma incógnita – p. 182

Produtos notáveis – p. 186

Resolução de uma equação do 2° grau completa – p. 189

Analisando as raízes de uma equação do 2° grau – p. 193

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Coleta e organização de dados – p. 194

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 6 – p. 196

MUNDO DIGITAL: A tecnologia e as mudanças no mercado de trabalho – p. 197

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 6 – p. 200

 

UNIDADE 4 – Desenvolvimento e sustentabilidade – p. 202

 

CAPÍTULO 7 – Funções – p. 204

Noção intuitiva de função – p. 205

Representação gráfica de uma função – p. 210

Função afim – p. 218

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Organização dos dados de uma pesquisa – p. 222

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 7 – p. 224

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Independência financeira: um caminho para a redução de violências – p. 227

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 7 – p. 229

 

CAPÍTULO 8 – Geometria – p. 231

Figuras semelhantes – p. 232

Teorema de Tales – p. 236

Triângulos semelhantes – p. 238

Teorema de Pitágoras – p. 244

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Analisar dados de gráficos para tirar conclusões – p. 253

ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 8 – p. 255

MUNDO DIGITAL: É tudo interessante? – p. 258

AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO 8 – p. 261

PRÁTICA INTEGRADORA: Para onde vai o lixo? – p. 264

 

RESPOSTAS – p. 269

SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 286

TRANSCRIÇÕES DOS ÁUDIOS – p. 287

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 292

 

SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Vídeo: Placa de automóvel – p. 36

Imagem: Post viral – p. 43

Podcast: Uma breve história do pi – p. 55

Podcast: Consolidação das Leis do Trabalho – p. 83

Infográfico: Desigualdade de gênero – p. 90

Carrossel de imagens: Embalagens – p. 116

Podcast: Finanças da família – p. 149

Imagem: Origem do Dia do Trabalho – p. 182

Vídeo: Equações do 2º grau – p. 189

Podcast: A fórmula é de Bhaskara? – p. 190

Imagem: Sustentabilidade na indústria têxtil – p. 217

Infográfico: Etanol ou gasolina? – p. 218

Carrossel de imagens: Câmara escura de orifício – p. 257

Infográfico: Microplástico – p. 265

Veja também