Nova EJA Moderna – Ciências da Natureza
Proposta pedagógica
- Trabalhar as Ciências da Natureza de forma multidisciplinar, atrelando os conhecimentos às Ciências Humanas, Linguagens e Matemática;
- Garantir ao estudante o papel de protagonista apoiando sua autonomia no processo de aprendizagem;
- Apresentar temáticas relevantes ao cotidiano dos estudantes, valorizando suas vivências e experiências prévias.
Código do Obra: 0006P260102214000
Código do Obra: 0006P260102214000
BNCC
(Base Nacional Comum Curricular)
Conteúdo programático
Nova EJA MODERNA – Ciências da Natureza – 2º segmento – Volume 1
UNIDADE 1 – O mundo ao nosso redor – p. 13
CAPÍTULO 1 – Observar a natureza e investigar o céu – p. 14
As Ciências da Natureza e o fazer científico – p. 15
De olho no céu: do passado ao presente – p. 18
TEXTO COMPLEMENTAR: Por que cientistas dizem que a astrologia não funciona? – p. 22
Formato e movimentos da Terra – p. 25
A Lua – p. 32
MUNDO DIGITAL: Interrompendo o giro da desinformação sobre o mundo – p. 36
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 1 – p. 39
CAPÍTULO 2 – O planeta Terra – p. 43
Sistemas terrestres – p. 44
Terremotos, vulcões e tsunamis – p. 48
A estrutura da Terra – p. 51
As rochas – p. 53
Os fósseis – p. 56
O solo – p. 58
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 2 – p. 60
PRÁTICA INTEGRADORA: Nem tudo é como parece – p. 63
UNIDADE 2 – Diversidades e conexão – p. 69
CAPÍTULO 3 – Vida – p. 70
Muitas formas de vida – p. 71
Os seres vivos se adaptam – p. 73
Classificação dos seres vivos – p. 76
A origem da vida – p. 81
PRÁTICA EM GRUPO: Como classificar os seres vivos – p. 82
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 3 – p. 85
CAPÍTULO 4 – Ambiente e seres vivos: muitas relações – p. 89
Ecologia – p. 90
Relações ecológicas – p. 93
PRÁTICA EM GRUPO: Que relações os seres vivos estabelecem em um terrário? – p. 95
Ecossistemas em desequilíbrio – p. 98
TEXTO COMPLEMENTAR: Relatório aponta a importância da polinização para a agricultura brasileira – p. 100
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 4 – p. 102
UNIDADE 3 – Saúde e ambiente – p. 105
CAPÍTULO 5 – Saúde e cidadania – p. 106
O que é saúde? – p. 107
A saúde como direito – p. 109
A medicina é uma prática diversificada – p. 110
Tecnologia na área da saúde – p. 112
MUNDO DIGITAL: Prevenção e tratamento de doenças sem espaço para desinformação! – p. 116
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 5 – p. 118
CAPÍTULO 6 – Saneamento básico – p. 121
Tratamento de resíduos sólidos – p. 122
A participação da população – p. 127
Tratamento e abastecimento de água – p. 128
Coleta e tratamento do esgoto doméstico – p. 131
TEXTO COMPLEMENTAR: Fórum Itaboraí inaugura primeira unidade de saneamento ecológico no Quilombo Boa Esperança – p. 133
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 6 – p. 136
AVALIAÇÃO: Unidades 1 a 3 – p. 139
UNIDADE 4 – Pluralidade e identidade – p. 141
CAPÍTULO 7 – Biodiversidade – p. 142
Biodiversidade no Brasil e no mundo – p. 143
Ameaças à biodiversidade – p. 146
Biopirataria – p. 148
Proteção do meio ambiente – p. 149
PRÁTICA EM GRUPO: Como conhecer a biodiversidade sem ameaçá-la? – p. 152
TEXTO COMPLEMENTAR: Nobel alternativo: líder yanomami Davi Kopenawa é o sétimo brasileiro a ganhar o prêmio – p. 155
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 7 – p. 157
CAPÍTULO 8 – Quem somos nós? – p. 159
Seres humanos: seres únicos – p. 160
Ideias evolucionistas – p. 161
Seres humanos: seres diversos – p. 163
Promoção da igualdade – p. 164
A estrutura dos seres vivos – p. 165
TEXTO COMPLEMENTAR: Como funciona a lista de transplantes de órgãos no Brasil? – p. 169
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 8 – p. 172
PRÁTICA INTEGRADORA: Deslocamentos, diferenças e respeito – p. 175
UNIDADE 5 – Alimento e cultura – p. 181
CAPÍTULO 9 – Alimentação dos seres vivos – p. 182
Produtores – p. 183
Consumidores – p. 184
Decompositores – p. 185
Cadeias e teias alimentares – p. 186
PRÁTICA EM GRUPO: Como montar uma teia alimentar – p. 189
Obtenção de alimentos pelos seres humanos – p. 191
TEXTO COMPLEMENTAR: Indígenas yanomami mostram impactos sociais graves do garimpo ilegal – p. 192
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 9 – p. 195
CAPÍTULO 10 – Os alimentos e o corpo humano – p. 198
Composição dos alimentos – p. 199
Categorias de alimentos – p. 202
Rotulagem dos alimentos – p. 203
Hábitos alimentares ao longo da vida – p. 205
Conservação dos alimentos – p. 207
MUNDO DIGITAL: A saúde está na escolha consciente – p. 209
Órgãos e sistemas do corpo humano – p. 213
Digestão – p. 214
PRÁTICA EM GRUPO: Como a mastigação dos alimentos afeta a digestão? – p. 217
A saúde do sistema digestório – p. 219
TEXTO COMPLEMENTAR: Insegurança alimentar: “O número pode estar subestimado, porque é muito doloroso dizer que não tem o que comer” – p. 221
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 10 – p. 223
UNIDADE 6 – Qualidade de vida – p. 227
CAPÍTULO 11 – Vida saudável – p. 228
Hábitos alimentares e saúde – p. 229
Atividades físicas – p. 234
Execução de movimentos – p. 239
PRÁTICA EM GRUPO: Como funcionam as válvulas venosas? – p. 244
Importância da água para a saúde – p. 248
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 11 – p. 251
CAPÍTULO 12 – Doenças: informação é o melhor remédio – p. 254
Doenças transmitidas por insetos – p. 255
Doenças transmitidas por água, solo e alimentos – p. 260
TEXTO COMPLEMENTAR: “Achei que tinha alergia na pele, mas era hanseníase”, conta vendedor – p. 265
Doenças crônicas não transmissíveis – p. 267
MUNDO DIGITAL: Tabagismo e câncer – p. 273
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 12 – p. 276
AVALIAÇÃO: Unidades 4 a 6 – p. 280
SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 285
TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 292
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 300
SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS
Vídeo: Algumas evidências da esfericidade da Terra – p. 25
Carrossel de imagens: Tipos de eclipse – p. 33
Vídeo: Teoria da deriva continental – p. 51
Podcast: Está escrito nas rochas – p. 56
Carrossel de imagens: Diferentes camuflagens, diferentes vantagens – p. 73
Imagem: Predatismo – p. 93
Podcast: SUS: Sistema Único de Saúde – p. 109
Imagem: Tráfico de animais – p. 147
Podcast: Resex – p. 149
Carrossel de imagens: Painel da diversidade – p. 163
Infográfico: Cadeia alimentar aquática – p. 186
Infográfico: Guia para uma refeição equilibrada – p. 199
Imagem: Secagem de alimentos – p. 207
Podcast: Controle de mosquitos – p. 255
Nova EJA MODERNA – Ciências da Natureza – 2º segmento – Volume 2
UNIDADE 1 – Integração e participação – p. 13
CAPÍTULO 1 – Percebendo o mundo e cuidando de si – p. 4
Os cinco sentidos – p. 15
Visão – p. 15
Audição – p. 19
Cuidados com os órgãos da visão e da audição – p. 22
Tato – p. 24
Gustação e olfato – p. 25
TEXTO COMPLEMENTAR: Pacientes reabilitam olfato após Covid com aromas ligados à memória afetiva; cheiro de pão e chocolate são os ‘queridinhos’ – p. 27
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 1 – p. 30
CAPÍTULO 2 – Acessibilidade – p. 33
Problemas relacionados à visão – p. 34
Deficiência visual – p. 36
Deficiência auditiva – p. 39
Deficiência física – p. 41
Direitos e desafios das pessoas com deficiência – p. 42
PRÁTICA EM GRUPO: Todos podem acessar os lugares de que necessitam? – p. 44
TEXTO COMPLEMENTAR: Esporte paralímpico: tecnológico e inclusivo – p. 46
MUNDO DIGITAL: Comunicação com respeito às diferenças – p. 49
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 2 – p. 53
UNIDADE 2 – Proteção à vida – p. 57
CAPÍTULO 3 – Aplicações e implicações da Ciência na sociedade – p. 58
Ciência em debate – p. 59
Vacinação, epidemias e pandemias – p. 63
Como as vacinas agem no organismo? – p. 67
O direito à vacinação – p. 70
MUNDO DIGITAL: Vacinas e o combate à desinformação – p. 71
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 3 – p. 74
PRÁTICA INTEGRADORA: Impactos da pandemia no mundo do trabalho – p. 76
CAPÍTULO 4 – Diversidade, reprodução e família – p. 82
Sexualidade – p. 83
Sistemas genitais – p. 85
Fecundação – p. 89
Gestação e parto – p. 91
Planejamento familiar – p. 92
PRÁTICA EM GRUPO: O que é família? – p. 95
Infecções sexualmente transmissíveis – p. 100
Câncer e exames preventivos – p. 101
TEXTO COMPLEMENTAR: Assédio, importunação sexual e estupro: entenda a diferença entre cada um deles – p. 102
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 4 – p. 105
UNIDADE 3 – Brasil em foco – p. 108
CAPÍTULO 5 – Biomas brasileiros – p. 109
Biomas – p. 110
Mata Atlântica – p. 111
Amazônia – p. 112
Cerrado – p. 114
Caatinga – p. 115
Pantanal – p. 117
Pampa – p. 118
Ecossistemas aquáticos – p. 119
TEXTO COMPLEMENTAR: Pantanal em chamas: professores da UFF explicam os incêndios recentes e seus efeitos – p. 121
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 5 – p. 123
CAPÍTULO 6 – Energia no Brasil – p. 126
Tipos de energia – p. 127
Energia, inovação tecnológica e ambiente – p. 130
Consumo de energia elétrica – p. 137
TEXTO COMPLEMENTAR: Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil – p. 139
Temperatura e energia térmica – p. 142
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 6 – p. 143
AVALIAÇÃO: Unidades 1 a 3 – p. 146
UNIDADE 4 – Explorando o céu e a Terra – p. 148
CAPÍTULO 7 – Nosso lugar no Universo – p. 149
Pontos cardeais – p. 150
PRÁTICA EM GRUPO: Como maximizar o aproveitamento da luz solar? – p. 152
Do geocentrismo ao heliocentrismo – p. 154
O Sistema Solar – p. 155
Estrelas – p. 161
TEXTO COMPLEMENTAR: Universo: astrofísica Cecilia Payne inspira projeto no Brasil – p. 165
O Universo – p. 167
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 7 – p. 169
CAPÍTULO 8 – Recursos naturais – p. 171
O que são recursos naturais? – p. 172
Recursos naturais renováveis – p. 173
Recursos naturais não renováveis – p. 185
PRÁTICA EM GRUPO: Qual a importância da cobertura do – p. 190
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 8 – p. 191
UNIDADE 5 – Tecnologia e sustentabilidade – p. 194
CAPÍTULO 9 – Química e tecnologia no dia a dia – p. 195
Os materiais e a Química – p. 196
Separação das misturas – p. 199
A constituição da matéria – p. 201
PRÁTICA EM GRUPO: É possível descobrir o formato de um objeto dentro de uma caixa sem abri-la? – p. 203
Transformações físicas e químicas – p. 206
Química e tecnologia nas indústrias – p. 210
TEXTO COMPLEMENTAR: Inteligência artificial – IA – p. 213
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 9 – p. 216
CAPÍTULO 10 – Desenvolvimento sustentável – p. 220
Uso sustentável dos recursos naturais – p. 221
Desafios da sustentabilidade – p. 225
TEXTO COMPLEMENTAR: Aquecimento global – p. 230
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – p. 232
MUNDO DIGITAL: As armadilhas da comunicação sobre temas de sustentabilidade – p. 239
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 10 – p. 242
PRÁTICA INTEGRADORA: Inclusão digital, sim! Consumismo, não! – p. 245
UNIDADE 6 – Tecnologia e trabalho – p. 253
CAPÍTULO 11 – Máquinas e movimento – p. 254
Máquinas simples – p. 255
Movimento – p. 258
TEXTO COMPLEMENTAR: Gestão da velocidade para salvar vidas e tornar cidades mais saudáveis – p. 262
Os meios de transporte ao longo do tempo – p. 264
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 11 – p. 267
CAPÍTULO 12 – Segurança e saúde no trabalho – p. 270
Saúde do trabalhador – p. 271
Acidentes de trabalho – p. 272
Riscos ocupacionais – p. 274
Prevenção de acidentes – p. 283
MUNDO DIGITAL: Segurança na internet – p. 285
ATIVIDADES FINAIS DO CAPÍTULO 12 – p. 288
AVALIAÇÃO: Unidades 4 a 6 – p. 291
SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 293
TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 295
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 302
SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS
Podcast: Um olhar especial para o mundo – p. 36
Podcast: Importância da imunização – p. 63
Infográfico: Sexualidade humana – p. 83
Vídeo: Fertilização in vitro – p. 90
Podcast: Vivendo e convivendo com o HIV – p. 100
Vídeo: Floresta Amazônica – p. 112
Imagem: Veado-campeiro – p. 115
Vídeo: Sabores da Caatinga – p. 115
Podcast: Usinas de eletricidade no Brasil – p. 129
Vídeo: O uso do bagaço de cana como combustível – p. 134
Podcast: Marte – p. 155
Carrossel de imagens: Você sabe o que é cação? – p. 183
Carrossel de imagens: Exemplos de misturas – p. 197
Infográfico: Estados físicos da água – p. 206
Infográfico: Efeito estufa – p. 226
Podcast: Problemas ambientais e o papel das ONGs – p. 232
Imagem: Desertificação – p. 238
Podcast: Prós e contras da tecnologia – p. 253
Carrossel de imagens: Máquinas simples no cotidiano – p. 255
Infográfico: Ações de prevenção a acidentes domésticos – p. 272
Carrossel de imagens: Profissões e EPI – p. 283
Compartilhar: