Pitanguá Mais – Ciências Humanas

Código da Coleção: 0025P230101208366
Proposta pedagógica
  • Facilita o trabalho do professor na apresentação de assuntos que se complementam nos componentes curriculares geografia e história.
  • Permite mais flexibilidade de carga horária e currículo, priorizando o que é essencial.
  • Favorece a formação de um saber mais integrado, sem deixar de preservar as especificidades de cada ciência.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

O QUE VOCÊ JÁ SABE? – p. 8 

  1. 1. CONHECENDO QUEM EU SOU! – p. 12

1 – COMO EU SOU – p. 14          

ATIVIDADES – p. 16 

2 – O JEITO DE CADA UM – p. 18          

ATIVIDADES – p. 19 

CIDADÃO DO MUNDO: AS CRIANÇAS DO BRASIL – p. 20 

3 – OS LADOS DO CORPO – p. 22          

ATIVIDADES – p. 23 

PARA SABER FAZER: MAPA DO CORPO – p. 26          

ATIVIDADES – p. 28 

4 – MUDANÇAS NO CORPO – p. 30 

5 – AS FASES DA VIDA – p. 32          

ATIVIDADES – p. 33 

HÁBITOS COTIDIANOS EM TODAS AS FASES DA VIDA – p. 38   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 39 

 

  1. 2. MINHA CASA, MINHA FAMÍLIA… – p. 42

1 – MINHA FAMÍLIA É ASSIM… – p. 44          

ATIVIDADES – p. 45 

2 – AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES – p. 46          

ATIVIDADES – p. 48  

3 – MINHA MORADIA – p. 50          

ATIVIDADES – p. 51 

O LADO DE FORA DA MORADIA – p. 55 

CIDADÃO DO MUNDO: DIREITO À MORADIA – p. 56 

4 – AS MORADIAS SÃO DIFERENTES – p. 57 

AS MORADIAS INDÍGENAS – p. 60          

ATIVIDADES – p. 61 

VOCÊ CUIDA DA SUA MORADIA? – p. 62 

A DIVISÃO DAS TAREFAS DOMÉSTICAS – p. 63          

ATIVIDADES – p. 64 

5 – CONVIVÊNCIA FAMILIAR – p. 66 

AS FAMÍLIAS TÊM HISTÓRIA – p. 68 

RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE – p. 70          

ATIVIDADES – p. 72   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 75 

 

  1. 3. CONVIVENDO NA ESCOLA – p. 78

1 – OS DIFERENTES AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA – p. 80          

ATIVIDADES – p. 81 

2 – COMO É BOM ESTUDAR! – p. 82          

ATIVIDADES – p. 84 

TIPOS DE ESCOLA – p. 85 

CIDADÃO DO MUNDO: OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – p. 86          

ATIVIDADES – p. 88 

OS AMBIENTES DA ESCOLA – p. 90          

ATIVIDADES – p. 92  

CIDADÃO DO MUNDO: DIFERENTES ESCOLAS NO BRASIL – p. 94 

3 – ESCOLA: LUGAR DE CONVIVÊNCIA – p. 96          

ATIVIDADES – p. 98 

PARA CONVIVER MELHOR – p. 102          

ATIVIDADES – p. 104 

CONVIVER BEM TAMBÉM É CUIDAR – p. 106          

ATIVIDADES – p. 107 

REPRESENTANDO OS MATERIAIS ESCOLARES – p. 108          

ATIVIDADES – p. 109 

A HORA DO RECREIO – p. 110   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 111 

 

  1. 4. CONVIVENDO NA COMUNIDADE – p. 114

1 – VIVENDO EM COMUNIDADE – p. 116 

NOSSAS RESPONSABILIDADES – p. 118          

ATIVIDADES – p. 119 

ARTE NA COMUNIDADE – p. 120 

2 – FESTAS E COMEMORAÇÕES – p. 121 

CARNAVAL – p. 123          

ATIVIDADES – p. 124 

FESTAS JUNINAS – p. 125          

ATIVIDADES – p. 126 

3 – BRINCANDO NA COMUNIDADE – p. 127 

BRINCADEIRAS INDÍGENAS – p. 129          

ATIVIDADES – p. 130 

AS BRINCADEIRAS TAMBÉM TÊM REGRAS – p. 132          

ATIVIDADES – p. 133 

CIDADÃO DO MUNDO: BRINCAR FAZ BEM À SAÚDE – p. 134  

4 – AS BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA – p. 136 

5 – OS CAMINHOS QUE PERCORREMOS – p. 140          

ATIVIDADES – p. 142 

REGISTRANDO O CAMINHO – p. 144          

ATIVIDADES – p. 145 

DIFERENTES LUGARES, DIFERENTES CAMINHOS – p. 146 

CALOR OU FRIO, SOL OU CHUVA? – p. 147          

ATIVIDADES – p. 148 

COMO ESTÁ O TEMPO HOJE? – p. 149 

PARA SABER FAZER: REGISTRO DO TEMPO ATMOSFÉRICO – p. 150   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 151 

 

O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? – p. 154 

PARA SABER MAIS – p. 158 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 160 

O QUE VOCÊ JÁ SABE? – p. 8 

  1. 1. A MINHA ESCOLA! – p. 12

1 – NÓS, AS CRIANÇAS – p. 14          

ATIVIDADES – p. 15 

2 – ESCOLA: LUGAR DE APRENDER E ENSINAR – p. 16          

ATIVIDADES – p. 17 

3 – CONHECENDO MELHOR A ESCOLA – p. 18 

O ESPAÇO DA ESCOLA – p. 20          

ATIVIDADES – p. 21 

AS ESCOLAS SÃO DIFERENTES – p. 22          

ATIVIDADES – p. 23 

CIDADÃO DO MUNDO: ESCOLAS INDÍGENAS – p. 24 

4 – MEU LUGAR NA SALA DE AULA – p. 26 

A LOCALIZAÇÃO NA SALA DE AULA – p. 27          

ATIVIDADES – p. 28 

DIFERENTES PONTOS DE VISTA – p. 30          

ATIVIDADES – p. 31 

PARA SABER FAZER: A MAQUETE DA SALA DE AULA – p. 32 

DA MAQUETE À PLANTA DA SALA – p. 34          

ATIVIDADES – p. 35 

5 – CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS – p. 36          

ATIVIDADES – p. 38 

TODOS TEMOS GOSTOS E PREFERÊNCIAS – p. 40          

ATIVIDADES – p. 42   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 43 

 

  1. 2. MEU COTIDIANO – p. 46

1 – O DIA A DIA DAS CRIANÇAS – p. 48 

AS ATIVIDADES DO DIA A DIA – p. 50          

ATIVIDADES – p. 51 

2 – OS CAMINHOS DO NOSSO DIA A DIA – p. 54 

O USO DAS RUAS – p. 55 

AS RUAS SÃO DIFERENTES – p. 56 

O TRÂNSITO E SUAS REGRAS – p. 58          

ATIVIDADES – p. 59 

3 – LINHA DO TEMPO DA VIDA – p. 62          

ATIVIDADES – p. 64 

4 – TEMPO E HISTÓRIA DE VIDA – p. 66          

ATIVIDADES – p. 68 

5 – O TEMPO E O CALENDÁRIO – p. 69 

OS PRIMEIROS CALENDÁRIOS – p. 70 

O CALENDÁRIO ATUAL – p. 71          

ATIVIDADES – p. 72 

6 – O TEMPO E O RELÓGIO – p. 73 

PARA SABER FAZER: RELÓGIO DE SOL – p. 76          

ATIVIDADES – p. 78   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 79 

 

  1. 3. PENSANDO SOBRE O PASSADO – p. 82

1 – HISTÓRIAS DE HOJE E DO PASSADO – p. 84 

2 – A HISTÓRIA DA FAMÍLIA – p. 86          

ATIVIDADES – p. 90 

DOCUMENTOS PESSOAIS – p. 92  

ATIVIDADES – p. 92 

OUTROS DOCUMENTOS PESSOAIS – p. 93 

AS FUNÇÕES DOS DOCUMENTOS – p. 94 

PARA SABER FAZER: LIVRO DE MEMÓRIAS DA FAMÍLIA – p. 96 

3 – O BAIRRO E SUA HISTÓRIA – p. 98 

AS PESSOAS NA HISTÓRIA DO BAIRRO – p. 100          

ATIVIDADES – p. 102 

4 – DO QUARTEIRÃO AO BAIRRO – p. 104          

ATIVIDADES – p. 106 

OS BAIRROS SÃO DIFERENTES – p. 108   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 110 

 

  1. 4. COMUNIDADE E NATUREZA – p. 114

1 – TUDO É NATUREZA – p. 116 

O QUE É NATUREZA? – p. 118          

ATIVIDADES – p. 119 

CIDADÃO DO MUNDO: AS LENDAS INDÍGENAS SOBRE A NATUREZA – p. 120 

2 – UTILIZAMOS OS ELEMENTOS DA NATUREZA – p. 122 

AGRICULTURA – p. 122 

PECUÁRIA – p. 123 

EXTRATIVISMO – p. 124 

INDÚSTRIA – p. 125          

ATIVIDADES – p. 126 

3 – ESTAMOS RESPEITANDO A NATUREZA? – p. 128 

IMPACTOS DA EXTRAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS – p. 130          

ATIVIDADES – p. 131 

O QUE PODEMOS FAZER PELA NATUREZA? – p. 132          

ATIVIDADES – p. 133 

PARA SABER FAZER: VAMOS PLANTAR UMA ÁRVORE? – p. 134  

4 – A NOSSA COMUNIDADE – p. 136 

A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES NAS FAVELAS – p. 138          

ATIVIDADES – p. 139 

5 – A COMUNIDADE SE COMUNICA – p. 142 

TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO – p. 144 

CIDADÃO DO MUNDO: A INTERNET E A COMUNICAÇÃO – p. 145          

ATIVIDADES – p. 146 

6 – OS MEIOS DE TRANSPORTE NA COMUNIDADE – p. 147          

ATIVIDADES – p. 148   

O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 149 

 

O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? – p. 152 

PARA SABER MAIS – p. 156 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 159 

O que você já sabe? – p. 8 

  1. 1. Diferentes lugares, diferentes modos de vida – p. 12

1 – Os lugares do nosso dia a dia – p. 14 

Os lugares que frequentamos – p. 16          

Atividades – p. 17 

Gostar do lugar onde vivemos – p. 18 

2 – As ruas que frequentamos – p. 20 

Gostar do lugar é cuidar dele – p. 22          

Atividades – p. 23 

Cidadão do mundo: O lixo nas ruas – p. 24          

Atividades – p. 26 

Arte de rua e grafite – p. 28          

Atividades – p. 31 

3 – Os lugares e o dia a dia das pessoas – p. 32          

Atividades – p. 34 

4 – Diversidade de lugares e modos de vida – p. 36 

As populações ribeirinhas – p. 36 

As comunidades quilombolas – p. 38 

As comunidades indígenas – p. 41          

Atividades – p. 44   

O que você estudou? – p. 45 

 

  1. 2. As paisagens e suas transformações – p. 48

1 – Diferentes lugares, diferentes paisagens – p. 50 

As paisagens – p. 52          

Atividades – p. 53 

Como percebemos os elementos da paisagem – p. 54 

Os elementos da paisagem – p. 56   

Atividades – p. 58 

Desenhando a paisagem – p. 60          

Atividades – p. 61 

Criando uma legenda – p. 62 

2 – A transformação da paisagem – p. 64 

O ser humano transforma as paisagens – p. 66 

As paisagens ao longo do tempo – p. 68          

Atividades – p. 70 

3 – Transformações nas paisagens urbanas – p. 72          

Atividades – p. 74 

A vida no bairro em outros tempos – p. 76 

As pavimentações – p. 77 

A iluminação – p. 78          

Atividades – p. 79 

4 – A ação da natureza na transformação da paisagem – p. 80 

A ação das águas das chuvas – p. 80 

A ação das águas dos rios – p. 81 

A ação da água do mar – p. 81 

A ação dos ventos – p. 82          

Atividades – p. 83 

5 – Os municípios e suas paisagens – p. 84          

Atividades – p. 85 

Os bairros urbanos – p. 86 

Os espaços públicos e domésticos e as áreas de conservação – p. 88 

Áreas de conservação ambiental – p. 90          

Atividades – p. 91 

Cidadão do mundo: Cuidando do espaço público – p. 92 

Para saber fazer: Revitalização do espaço público – p. 94 

Os poderes públicos – p. 96          

Atividades – p. 97   

O que você estudou? – p. 99 

 

  1. 3. Trabalho – p. 102

1 – Trabalho e trabalhadores – p. 104 

Por que as pessoas trabalham? – p. 106          

Atividades – p. 107 

Cidadão do mundo: O trabalho voluntário – p. 108          

Atividades – p. 110 

O trabalho infantil e os direitos das crianças – p. 111 

Cidadão do mundo: Combatendo o trabalho infantil – p. 112          

Atividades – p. 113 

2 – As atividades e os produtos do campo – p. 114          

Atividades – p. 116 

Os produtos da agricultura – p. 118          

Atividades – p. 119 

Os produtos da pecuária – p. 120 

Os produtos do extrativismo – p. 121          

Atividades – p. 122 

Cidadão do mundo: O uso da tecnologia no campo – p. 126 

3 – As atividades da cidade – p. 128 

Indústria – p. 128 

Matéria-prima e produtos – p. 129          

Atividades – p. 130 

Comércio – p. 132 

Prestação de serviços – p. 132 

O trabalho e os produtos do nosso dia a dia – p. 133          

Atividades – p. 134 

4 – Trabalhadores do passado e do presente – p. 138 

Profissões da atualidade – p. 140          

Atividades – p. 141   

O que você estudou? – p. 143 

 

  1. 4. Cuidando da natureza – p. 146

1 – Os recursos naturais – p. 148          

Atividades – p. 150 

2 – Os problemas ambientais – p. 152 

Os problemas ambientais no campo – p. 153  

Atividades – p. 156 

Problemas ambientais nas cidades – p. 158          

Atividades – p. 160 

3 – A formação dos municípios e os patrimônios culturais – p. 162          

Atividades – p. 163 

Os patrimônios culturais – p. 164          

Atividades – p. 167 

4 – Consumo e meio ambiente – p. 168 

O que podemos fazer para conservar os recursos naturais? – p. 169 

A água em nosso dia a dia – p. 170          

Atividades – p. 172 

O lixo tem solução – p. 174 

Coleta seletiva e reciclagem – p. 176          

Atividades – p. 177 

Para saber fazer: Vamos fazer a coleta seletiva – p. 178  

O que você estudou? – p. 181          

 

O que você já aprendeu? – p. 184 

Para saber mais – p. 188 

Referências bibliográficas comentadas – p. 191 

O que você já sabe? – p. 8 

  1. 1. História da humanidade e origem da população brasileira – p. 12

1 – O que é história? – p. 14 

Conhecendo o passado – p. 14          

Atividades – p. 17 

Outras fontes históricas – p. 18 

Transformações e permanências – p. 20          

Atividades – p. 21 

2 – O surgimento da espécie humana – p. 25 

As populações nômades – p. 25          

Atividades – p. 26 

3 – O processo de sedentarização – p. 28 

As primeiras aldeias e cidades – p. 30          

Atividades – p. 31 

Cidadão do mundo: A invenção do comércio – p. 32 

Arte e História: Os registros rupestres – p. 34 

4 – Brasil, 500 anos? – p. 35 

As Grandes Navegações – p. 37 

O deslocamento de pessoas e de mercadorias – p. 38          

Atividades – p. 39 

5 – Os primeiros habitantes da América – p. 40 

As origens da população brasileira – p. 42          

Atividades – p. 46          

Atividades – p. 49 

Da África para o Brasil – p. 50          

Atividades – p. 55 

6 – A luta dos africanos e de seus descendentes – p. 56 

As comunidades quilombolas – p. 58          

Atividades – p. 59 

Cidadão do mundo: Brasil: uma mistura de culturas! – p. 60 

Para saber fazer: Exposição cultural – p. 62 

Arte e História: Máscaras africanas – p. 64          

Atividades – p. 65   

O que você estudou? – p. 66 

 

  1. 2. Aspectos naturais e o espaço do município – p. 68

1 – Clima e vegetação – p. 70 

O tempo atmosférico – p. 71 

Os climas do Brasil – p. 72          

Atividades – p. 74 

A vegetação natural e as paisagens – p. 75  

Cidadão do mundo: Alteração das formações vegetais brasileiras pelo ser humano – p. 80          

Atividades – p. 82 

2 – O relevo e suas formas – p. 84 

Relevo brasileiro – p. 86          

Atividades – p. 88 

As ações da natureza e do ser humano no relevo – p. 89 

Os rios e suas características – p. 92 

Os rios e as regiões hidrográficas brasileiras – p. 94 

Os rios e as formas de relevo – p. 95          

Atividades – p. 96 

Como os rios são transformados – p. 97 

Cidadão do mundo: Energia elétrica: dos rios até a nossa casa – p. 98          

Atividades – p. 100 

3 – O município e suas paisagens – p. – p. 101          

Atividades – p. 103 

Para saber fazer: Croqui da paisagem – p. 104 

Orientando-se pelo município – p. 106          

Atividades – p. 109 

4 – Município: espaço rural e espaço urbano – p. 111 

O município nos mapas – p. 112 

As paisagens rurais do município – p. 114 

As paisagens rurais e o meio natural – p. 115          

Atividades – p. 117 

As paisagens urbanas do município – p. 118 

As paisagens urbanas e o meio natural – p. 119          

Atividades – p. 121 

O trabalho no espaço rural – p. 122          

Atividades – p. 124 

Diferentes maneiras de produzir no campo – p. 126 

A importância das atividades do espaço rural – p. 127          

Atividades – p. 129 

Cidadão do mundo: A força da mulher no campo – p. 130 

O trabalho no espaço urbano – p. 132 

A importância das atividades do espaço urbano – p. 133 

O emprego nas cidades – p. 134          

Atividades – p. 135   

O que você estudou? – p. 136 

 

  1. 3. Brasil: território e migrações no passado e no presente – p. 140

1 – O Brasil no mundo – p. 142 

O Brasil na América – p. 143    

Atividades – p. 144 

O território brasileiro – p. 145 

As cinco grandes regiões – p. 147          

Atividades – p. 148 

2 – A administração do território – p. 149 

Estudando a administração do município – p. 150          

Atividades – p. 152 

A administração do município e os serviços essenciais – p. 153          

Atividades – p. 155 

Direitos e deveres do cidadão – p. 156 

Cidadão do mundo: Todos pagam pelos serviços públicos – p. 158          

Atividades – p. 159 

3 – De um lugar para o outro – p. 160 

A chegada dos imigrantes – p. 161          

Atividades – p. 164 

A vida nas fazendas de café e nas cidades – p. 165          

Atividades – p. 167 

Os imigrantes nas cidades – p. 168          

Atividades – p. 171 

4 – A imigração pelo Brasil – p. 172          

Atividades – p. 175 

Os imigrantes dos séculos 19 e 20 – p. 176          

Atividades – p. 179 

Cidadão do mundo: Refugiados no Brasil – p. 182          

Atividades – p. 184 

5 – Em busca de uma vida melhor – p. 185 

A migração de nordestinos e a extração do látex – p. 187 

Os nordestinos e a construção de Brasília – p. 188          

Atividades – p. 189 

Cidadão do mundo: Conservando a Amazônia – p. 190 

Um vai e vem de gente – p. 193 

Arte e História: O artesanato do Nordeste – p. 196          

Atividades – p. 198   

O que você estudou? – p. 200 

 

  1. 4. Integração entre os espaços e as pessoas – p. 204

1 – A integração entre o espaço rural e o espaço urbano – p. 206 

A cidade depende da produção do campo – p. 206 

O campo depende da produção da cidade – p. 207 

Atividades das cidades e do campo – p. 209          

Atividades – p. 210 

2 – Da matéria-prima ao consumidor – p. 212 

Cidadão do mundo: Repensando o consumo – p. 214 

Para saber fazer: Como fazer uma compra consciente – p. 216  

Atividades – p. 218 

3 – Espaços que se integram – p. 219 

Os meios de transporte – p. 219 

Os meios de comunicação – p. 221          

Atividades – p. 222 

Cidadão do mundo: O desenvolvimento das técnicas de navegação – p. 224          

Atividades – p. 229 

4 – As pessoas sempre se comunicaram – p. 230 

A tradição oral – p. 230 

A comunicação por meio de gestos – p. 231          

Atividades – p. 232 

O surgimento da escrita – p. 233          

Atividades – p. 234 

5 – Transformações nos meios de comunicação – p. 235 

Internet e tecnologias digitais de informação e comunicação – p. 238          

Atividade – p. 239 

Para saber fazer: Blog da turma – p. 240 

Cidadão do mundo: A exclusão digital – p. 242 

Arte e História: Charges sobre os meios de comunicação – p. 244   

O que você estudou? – p. 245          

 

O que você já aprendeu? – p. 154 

Para saber mais – p. 158 

Referências bibliográficas comentadas – p. 160 

O que você já sabe? – p. 8 

  1. 1. História dos povos e da população brasileira – p. 12

1 – Qual a importância do estudo do passado? – p. 14 

O trabalho dos historiadores – p. 15 

A construção do conhecimento histórico – p. 16          

Atividades – p. 17 

O tempo – p. 19 

A linha do tempo – p. 20 

Diferentes tipos de calendários – p. 22          

Atividades – p. 26 

2 – Cultura e memória dos povos – p. 27 

O processo de sedentarização – p. 27 

Cidadão do mundo: O modo de vida dos beduínos – p. 28          

Atividades – p. 31 

Natureza e religiões na Antiguidade – p. 33 

A diversidade religiosa – p. 35          

Atividades – p. 38 

O que é um Estado? – p. 40          

Atividades – p. 44 

3 – Formação da população e cultura brasileira – p. 45 

A diversidade étnica da população brasileira – p. 48          

Atividades – p. 49 

Cidadão do mundo: Cultura e folclore no Brasil – p. 50 

O crescimento da população brasileira – p. 52 

Serviços essenciais e a saúde da população – p. 56          

Atividades – p. 57 

A população brasileira está crescendo menos – p. 58          

Atividades – p. 60 

Composição e distribuição da população brasileira – p. 61          

Atividades – p. 66 

Onde vive a população brasileira – p. 68 

A ocupação do território brasileiro – p. 70          

Atividade – p. 72 

As migrações internas e o movimento da população pelo território – p. 73          

Atividades – p. 77   

O que você estudou? – p. 78 

 

  1. 2. Cidades brasileiras e os desafios dos cidadãos – p. 82

1 – Formação e crescimento das cidades – p. 84          

Atividades – p. 86 

O crescimento da população urbana – p. 87          

Atividades – p. 90 

2 – As cidades, suas características e formas – p. 92 

As cidades planejadas – p. 94 

As cidades e suas funções – p. 96 

Arte e História: A arte de Oscar Niemeyer em Brasília – p. 98          

Atividades – p. 99 

Estudando as cidades e suas diferenças – p. 101 

As cidades e suas relações – p. 104        

Atividades – p. 106 

3 – Vida em sociedade e cidadania – p. 108 

Quem é cidadão? – p. 111          

Atividades – p. 112 

Para saber fazer: Eleição na escola – p. 114 

4 – A noção de cidadania na Antiguidade – p. 116 

A democracia ateniense – p. 116 

A cidadania em Atenas – p. 117          

Atividades – p. 118 

Arte e História: A arquitetura na Grécia antiga – p. 119 

Mudanças na noção de cidadania – p. 120 

A Constituição dos Estados Unidos – p. 120 

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – p. 121 

Cidadão do mundo: A conquista do voto feminino – p. 122          

Atividades – p. 126 

Cidadania e Constituição – p. 127 

A Constituição Cidadã – p. 130          

Atividades – p. 131 

5 – O crescimento das cidades: gera novos desafios aos cidadãos – p. 132          

Atividades – p. 134 

Os problemas urbanos – p. 135          

Atividades – p. 138 

A luta continua…– p. 140          

Atividades – p. 143 

Para saber fazer: Horta urbana – p. 145 

Cidadão do mundo: Um lugar melhor para viver! – p. 146   

O que você estudou? – p. 148 

 

  1. 3. Comunicação e transportes ontem e hoje – p. 152

1 – Preservar a memória e transmitir conhecimentos – p. 154 

A tradição oral – p. 155 

Cidadão do mundo: Os griôs e a tradição oral – p. 156 

Para saber fazer: Contação de história – p. 158          

Atividades – p. 160 

2 – O surgimento da escrita – p. 163 

A escrita cuneiforme – p. 163 

Os hieróglifos egípcios – p. 164 

Os ideogramas chineses – p. 165 

A criação do alfabeto – p. 166 

Arte e História: A escrita maia – p. 168          

Atividades – p. 169 

Escrita e poder – p. 172          

Atividades – p. 175 

3 – Comunicação e transporte no Brasil – p. 176 

A evolução dos meios de comunicação no Brasil – p. 176 

A interligação das regiões brasileiras pelos meios de comunicação – p. 177 

O território brasileiro interligado pelos meios de transporte – p. 178 

Meios de transporte no Brasil ao longo do tempo – p. 180          

Atividades – p. 182   

O que você estudou? – p. 184 

 

  1. 4. Brasil: conhecer e cuidar do nosso patrimônio – p. 186

1 – O que são patrimônios? – p. 188 

A Unesco – p. 188 

Proteção do Patrimônio Mundial – p. 189 

Patrimônio Cultural Imaterial – p. 189 

Patrimônio Mundial – p. 190          

Atividades – p. 191 

Alguns patrimônios culturais pelo mundo – p. 194 

Cidadão do mundo: Patrimônio Mundial em Perigo – p. 196          

Atividades – p. 198 

2 – Patrimônio Mundial no Brasil – p. 200 

Patrimônio Mundial Natural no Brasil – p. 200 

Patrimônio Mundial Cultural no Brasil – p. 201 

Arte e História: A arte de Aleijadinho – p. 202          

Atividades – p. 204 

Sítio arqueológico Cais do Valongo – p. 206          

Atividades – p. 208 

3 – Brasil: país com muitas desigualdades – p. 209 

As desigualdades sociais no Brasil – p. 210 

Cidadão do mundo: Desigualdades sociais entre homens e mulheres no Brasil – p. 212          

Atividades – p. 214  

Os contrastes tecnológicos no espaço rural brasileiro – p. 215 

A distribuição desigual das terras no Brasil – p. 216          

Atividades – p. 217 

Cidadão do mundo: Desperdício de alimentos – p. 218 

Os contrastes no espaço urbano brasileiro – p. 220 

A indústria e o espaço brasileiro – p. 221 

A distribuição da indústria no Brasil – p. 222 

Os contrastes tecnológicos da indústria no Brasil – p. 223          

Atividades – p. 224 

Comércio e serviços – p. 226          

Atividades – p. 229 

4 – Energia e meio ambiente no Brasil: vamos conservar – p. 230 

De onde vem a energia? – p. 231 

A geração de energia – p. 232          

Atividades – p. 235 

Meio ambiente no Brasil – p. 237 

Todos pelo meio ambiente – p. 240 

Para saber fazer: Campanha pelo meio ambiente – p. 242          

Atividades – p. 243   

O que você estudou? – p. 245         

 

O que você já aprendeu? – p. 249 

Para saber mais – p. 253 

Referências bibliográficas comentadas – p. 255 

Veja também