Pitanguá Mais – Ciências Humanas
Código da Coleção: 0025P230101208366
Proposta pedagógica
- Facilita o trabalho do professor na apresentação de assuntos que se complementam nos componentes curriculares geografia e história.
- Permite mais flexibilidade de carga horária e currículo, priorizando o que é essencial.
- Favorece a formação de um saber mais integrado, sem deixar de preservar as especificidades de cada ciência.
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
O QUE VOCÊ JÁ SABE? – p. 8
- 1. CONHECENDO QUEM EU SOU! – p. 12
1 – COMO EU SOU – p. 14
ATIVIDADES – p. 16
2 – O JEITO DE CADA UM – p. 18
ATIVIDADES – p. 19
CIDADÃO DO MUNDO: AS CRIANÇAS DO BRASIL – p. 20
3 – OS LADOS DO CORPO – p. 22
ATIVIDADES – p. 23
PARA SABER FAZER: MAPA DO CORPO – p. 26
ATIVIDADES – p. 28
4 – MUDANÇAS NO CORPO – p. 30
5 – AS FASES DA VIDA – p. 32
ATIVIDADES – p. 33
HÁBITOS COTIDIANOS EM TODAS AS FASES DA VIDA – p. 38
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 39
- 2. MINHA CASA, MINHA FAMÍLIA… – p. 42
1 – MINHA FAMÍLIA É ASSIM… – p. 44
ATIVIDADES – p. 45
2 – AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES – p. 46
ATIVIDADES – p. 48
3 – MINHA MORADIA – p. 50
ATIVIDADES – p. 51
O LADO DE FORA DA MORADIA – p. 55
CIDADÃO DO MUNDO: DIREITO À MORADIA – p. 56
4 – AS MORADIAS SÃO DIFERENTES – p. 57
AS MORADIAS INDÍGENAS – p. 60
ATIVIDADES – p. 61
VOCÊ CUIDA DA SUA MORADIA? – p. 62
A DIVISÃO DAS TAREFAS DOMÉSTICAS – p. 63
ATIVIDADES – p. 64
5 – CONVIVÊNCIA FAMILIAR – p. 66
AS FAMÍLIAS TÊM HISTÓRIA – p. 68
RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE – p. 70
ATIVIDADES – p. 72
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 75
- 3. CONVIVENDO NA ESCOLA – p. 78
1 – OS DIFERENTES AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA – p. 80
ATIVIDADES – p. 81
2 – COMO É BOM ESTUDAR! – p. 82
ATIVIDADES – p. 84
TIPOS DE ESCOLA – p. 85
CIDADÃO DO MUNDO: OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – p. 86
ATIVIDADES – p. 88
OS AMBIENTES DA ESCOLA – p. 90
ATIVIDADES – p. 92
CIDADÃO DO MUNDO: DIFERENTES ESCOLAS NO BRASIL – p. 94
3 – ESCOLA: LUGAR DE CONVIVÊNCIA – p. 96
ATIVIDADES – p. 98
PARA CONVIVER MELHOR – p. 102
ATIVIDADES – p. 104
CONVIVER BEM TAMBÉM É CUIDAR – p. 106
ATIVIDADES – p. 107
REPRESENTANDO OS MATERIAIS ESCOLARES – p. 108
ATIVIDADES – p. 109
A HORA DO RECREIO – p. 110
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 111
- 4. CONVIVENDO NA COMUNIDADE – p. 114
1 – VIVENDO EM COMUNIDADE – p. 116
NOSSAS RESPONSABILIDADES – p. 118
ATIVIDADES – p. 119
ARTE NA COMUNIDADE – p. 120
2 – FESTAS E COMEMORAÇÕES – p. 121
CARNAVAL – p. 123
ATIVIDADES – p. 124
FESTAS JUNINAS – p. 125
ATIVIDADES – p. 126
3 – BRINCANDO NA COMUNIDADE – p. 127
BRINCADEIRAS INDÍGENAS – p. 129
ATIVIDADES – p. 130
AS BRINCADEIRAS TAMBÉM TÊM REGRAS – p. 132
ATIVIDADES – p. 133
CIDADÃO DO MUNDO: BRINCAR FAZ BEM À SAÚDE – p. 134
4 – AS BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA – p. 136
5 – OS CAMINHOS QUE PERCORREMOS – p. 140
ATIVIDADES – p. 142
REGISTRANDO O CAMINHO – p. 144
ATIVIDADES – p. 145
DIFERENTES LUGARES, DIFERENTES CAMINHOS – p. 146
CALOR OU FRIO, SOL OU CHUVA? – p. 147
ATIVIDADES – p. 148
COMO ESTÁ O TEMPO HOJE? – p. 149
PARA SABER FAZER: REGISTRO DO TEMPO ATMOSFÉRICO – p. 150
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 151
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? – p. 154
PARA SABER MAIS – p. 158
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 160
O QUE VOCÊ JÁ SABE? – p. 8
- 1. A MINHA ESCOLA! – p. 12
1 – NÓS, AS CRIANÇAS – p. 14
ATIVIDADES – p. 15
2 – ESCOLA: LUGAR DE APRENDER E ENSINAR – p. 16
ATIVIDADES – p. 17
3 – CONHECENDO MELHOR A ESCOLA – p. 18
O ESPAÇO DA ESCOLA – p. 20
ATIVIDADES – p. 21
AS ESCOLAS SÃO DIFERENTES – p. 22
ATIVIDADES – p. 23
CIDADÃO DO MUNDO: ESCOLAS INDÍGENAS – p. 24
4 – MEU LUGAR NA SALA DE AULA – p. 26
A LOCALIZAÇÃO NA SALA DE AULA – p. 27
ATIVIDADES – p. 28
DIFERENTES PONTOS DE VISTA – p. 30
ATIVIDADES – p. 31
PARA SABER FAZER: A MAQUETE DA SALA DE AULA – p. 32
DA MAQUETE À PLANTA DA SALA – p. 34
ATIVIDADES – p. 35
5 – CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS – p. 36
ATIVIDADES – p. 38
TODOS TEMOS GOSTOS E PREFERÊNCIAS – p. 40
ATIVIDADES – p. 42
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 43
- 2. MEU COTIDIANO – p. 46
1 – O DIA A DIA DAS CRIANÇAS – p. 48
AS ATIVIDADES DO DIA A DIA – p. 50
ATIVIDADES – p. 51
2 – OS CAMINHOS DO NOSSO DIA A DIA – p. 54
O USO DAS RUAS – p. 55
AS RUAS SÃO DIFERENTES – p. 56
O TRÂNSITO E SUAS REGRAS – p. 58
ATIVIDADES – p. 59
3 – LINHA DO TEMPO DA VIDA – p. 62
ATIVIDADES – p. 64
4 – TEMPO E HISTÓRIA DE VIDA – p. 66
ATIVIDADES – p. 68
5 – O TEMPO E O CALENDÁRIO – p. 69
OS PRIMEIROS CALENDÁRIOS – p. 70
O CALENDÁRIO ATUAL – p. 71
ATIVIDADES – p. 72
6 – O TEMPO E O RELÓGIO – p. 73
PARA SABER FAZER: RELÓGIO DE SOL – p. 76
ATIVIDADES – p. 78
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 79
- 3. PENSANDO SOBRE O PASSADO – p. 82
1 – HISTÓRIAS DE HOJE E DO PASSADO – p. 84
2 – A HISTÓRIA DA FAMÍLIA – p. 86
ATIVIDADES – p. 90
DOCUMENTOS PESSOAIS – p. 92
ATIVIDADES – p. 92
OUTROS DOCUMENTOS PESSOAIS – p. 93
AS FUNÇÕES DOS DOCUMENTOS – p. 94
PARA SABER FAZER: LIVRO DE MEMÓRIAS DA FAMÍLIA – p. 96
3 – O BAIRRO E SUA HISTÓRIA – p. 98
AS PESSOAS NA HISTÓRIA DO BAIRRO – p. 100
ATIVIDADES – p. 102
4 – DO QUARTEIRÃO AO BAIRRO – p. 104
ATIVIDADES – p. 106
OS BAIRROS SÃO DIFERENTES – p. 108
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 110
- 4. COMUNIDADE E NATUREZA – p. 114
1 – TUDO É NATUREZA – p. 116
O QUE É NATUREZA? – p. 118
ATIVIDADES – p. 119
CIDADÃO DO MUNDO: AS LENDAS INDÍGENAS SOBRE A NATUREZA – p. 120
2 – UTILIZAMOS OS ELEMENTOS DA NATUREZA – p. 122
AGRICULTURA – p. 122
PECUÁRIA – p. 123
EXTRATIVISMO – p. 124
INDÚSTRIA – p. 125
ATIVIDADES – p. 126
3 – ESTAMOS RESPEITANDO A NATUREZA? – p. 128
IMPACTOS DA EXTRAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS – p. 130
ATIVIDADES – p. 131
O QUE PODEMOS FAZER PELA NATUREZA? – p. 132
ATIVIDADES – p. 133
PARA SABER FAZER: VAMOS PLANTAR UMA ÁRVORE? – p. 134
4 – A NOSSA COMUNIDADE – p. 136
A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES NAS FAVELAS – p. 138
ATIVIDADES – p. 139
5 – A COMUNIDADE SE COMUNICA – p. 142
TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO – p. 144
CIDADÃO DO MUNDO: A INTERNET E A COMUNICAÇÃO – p. 145
ATIVIDADES – p. 146
6 – OS MEIOS DE TRANSPORTE NA COMUNIDADE – p. 147
ATIVIDADES – p. 148
O QUE VOCÊ ESTUDOU? – p. 149
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? – p. 152
PARA SABER MAIS – p. 156
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 159
O que você já sabe? – p. 8
- 1. Diferentes lugares, diferentes modos de vida – p. 12
1 – Os lugares do nosso dia a dia – p. 14
Os lugares que frequentamos – p. 16
Atividades – p. 17
Gostar do lugar onde vivemos – p. 18
2 – As ruas que frequentamos – p. 20
Gostar do lugar é cuidar dele – p. 22
Atividades – p. 23
Cidadão do mundo: O lixo nas ruas – p. 24
Atividades – p. 26
Arte de rua e grafite – p. 28
Atividades – p. 31
3 – Os lugares e o dia a dia das pessoas – p. 32
Atividades – p. 34
4 – Diversidade de lugares e modos de vida – p. 36
As populações ribeirinhas – p. 36
As comunidades quilombolas – p. 38
As comunidades indígenas – p. 41
Atividades – p. 44
O que você estudou? – p. 45
- 2. As paisagens e suas transformações – p. 48
1 – Diferentes lugares, diferentes paisagens – p. 50
As paisagens – p. 52
Atividades – p. 53
Como percebemos os elementos da paisagem – p. 54
Os elementos da paisagem – p. 56
Atividades – p. 58
Desenhando a paisagem – p. 60
Atividades – p. 61
Criando uma legenda – p. 62
2 – A transformação da paisagem – p. 64
O ser humano transforma as paisagens – p. 66
As paisagens ao longo do tempo – p. 68
Atividades – p. 70
3 – Transformações nas paisagens urbanas – p. 72
Atividades – p. 74
A vida no bairro em outros tempos – p. 76
As pavimentações – p. 77
A iluminação – p. 78
Atividades – p. 79
4 – A ação da natureza na transformação da paisagem – p. 80
A ação das águas das chuvas – p. 80
A ação das águas dos rios – p. 81
A ação da água do mar – p. 81
A ação dos ventos – p. 82
Atividades – p. 83
5 – Os municípios e suas paisagens – p. 84
Atividades – p. 85
Os bairros urbanos – p. 86
Os espaços públicos e domésticos e as áreas de conservação – p. 88
Áreas de conservação ambiental – p. 90
Atividades – p. 91
Cidadão do mundo: Cuidando do espaço público – p. 92
Para saber fazer: Revitalização do espaço público – p. 94
Os poderes públicos – p. 96
Atividades – p. 97
O que você estudou? – p. 99
- 3. Trabalho – p. 102
1 – Trabalho e trabalhadores – p. 104
Por que as pessoas trabalham? – p. 106
Atividades – p. 107
Cidadão do mundo: O trabalho voluntário – p. 108
Atividades – p. 110
O trabalho infantil e os direitos das crianças – p. 111
Cidadão do mundo: Combatendo o trabalho infantil – p. 112
Atividades – p. 113
2 – As atividades e os produtos do campo – p. 114
Atividades – p. 116
Os produtos da agricultura – p. 118
Atividades – p. 119
Os produtos da pecuária – p. 120
Os produtos do extrativismo – p. 121
Atividades – p. 122
Cidadão do mundo: O uso da tecnologia no campo – p. 126
3 – As atividades da cidade – p. 128
Indústria – p. 128
Matéria-prima e produtos – p. 129
Atividades – p. 130
Comércio – p. 132
Prestação de serviços – p. 132
O trabalho e os produtos do nosso dia a dia – p. 133
Atividades – p. 134
4 – Trabalhadores do passado e do presente – p. 138
Profissões da atualidade – p. 140
Atividades – p. 141
O que você estudou? – p. 143
- 4. Cuidando da natureza – p. 146
1 – Os recursos naturais – p. 148
Atividades – p. 150
2 – Os problemas ambientais – p. 152
Os problemas ambientais no campo – p. 153
Atividades – p. 156
Problemas ambientais nas cidades – p. 158
Atividades – p. 160
3 – A formação dos municípios e os patrimônios culturais – p. 162
Atividades – p. 163
Os patrimônios culturais – p. 164
Atividades – p. 167
4 – Consumo e meio ambiente – p. 168
O que podemos fazer para conservar os recursos naturais? – p. 169
A água em nosso dia a dia – p. 170
Atividades – p. 172
O lixo tem solução – p. 174
Coleta seletiva e reciclagem – p. 176
Atividades – p. 177
Para saber fazer: Vamos fazer a coleta seletiva – p. 178
O que você estudou? – p. 181
O que você já aprendeu? – p. 184
Para saber mais – p. 188
Referências bibliográficas comentadas – p. 191
O que você já sabe? – p. 8
- 1. História da humanidade e origem da população brasileira – p. 12
1 – O que é história? – p. 14
Conhecendo o passado – p. 14
Atividades – p. 17
Outras fontes históricas – p. 18
Transformações e permanências – p. 20
Atividades – p. 21
2 – O surgimento da espécie humana – p. 25
As populações nômades – p. 25
Atividades – p. 26
3 – O processo de sedentarização – p. 28
As primeiras aldeias e cidades – p. 30
Atividades – p. 31
Cidadão do mundo: A invenção do comércio – p. 32
Arte e História: Os registros rupestres – p. 34
4 – Brasil, 500 anos? – p. 35
As Grandes Navegações – p. 37
O deslocamento de pessoas e de mercadorias – p. 38
Atividades – p. 39
5 – Os primeiros habitantes da América – p. 40
As origens da população brasileira – p. 42
Atividades – p. 46
Atividades – p. 49
Da África para o Brasil – p. 50
Atividades – p. 55
6 – A luta dos africanos e de seus descendentes – p. 56
As comunidades quilombolas – p. 58
Atividades – p. 59
Cidadão do mundo: Brasil: uma mistura de culturas! – p. 60
Para saber fazer: Exposição cultural – p. 62
Arte e História: Máscaras africanas – p. 64
Atividades – p. 65
O que você estudou? – p. 66
- 2. Aspectos naturais e o espaço do município – p. 68
1 – Clima e vegetação – p. 70
O tempo atmosférico – p. 71
Os climas do Brasil – p. 72
Atividades – p. 74
A vegetação natural e as paisagens – p. 75
Cidadão do mundo: Alteração das formações vegetais brasileiras pelo ser humano – p. 80
Atividades – p. 82
2 – O relevo e suas formas – p. 84
Relevo brasileiro – p. 86
Atividades – p. 88
As ações da natureza e do ser humano no relevo – p. 89
Os rios e suas características – p. 92
Os rios e as regiões hidrográficas brasileiras – p. 94
Os rios e as formas de relevo – p. 95
Atividades – p. 96
Como os rios são transformados – p. 97
Cidadão do mundo: Energia elétrica: dos rios até a nossa casa – p. 98
Atividades – p. 100
3 – O município e suas paisagens – p. – p. 101
Atividades – p. 103
Para saber fazer: Croqui da paisagem – p. 104
Orientando-se pelo município – p. 106
Atividades – p. 109
4 – Município: espaço rural e espaço urbano – p. 111
O município nos mapas – p. 112
As paisagens rurais do município – p. 114
As paisagens rurais e o meio natural – p. 115
Atividades – p. 117
As paisagens urbanas do município – p. 118
As paisagens urbanas e o meio natural – p. 119
Atividades – p. 121
O trabalho no espaço rural – p. 122
Atividades – p. 124
Diferentes maneiras de produzir no campo – p. 126
A importância das atividades do espaço rural – p. 127
Atividades – p. 129
Cidadão do mundo: A força da mulher no campo – p. 130
O trabalho no espaço urbano – p. 132
A importância das atividades do espaço urbano – p. 133
O emprego nas cidades – p. 134
Atividades – p. 135
O que você estudou? – p. 136
- 3. Brasil: território e migrações no passado e no presente – p. 140
1 – O Brasil no mundo – p. 142
O Brasil na América – p. 143
Atividades – p. 144
O território brasileiro – p. 145
As cinco grandes regiões – p. 147
Atividades – p. 148
2 – A administração do território – p. 149
Estudando a administração do município – p. 150
Atividades – p. 152
A administração do município e os serviços essenciais – p. 153
Atividades – p. 155
Direitos e deveres do cidadão – p. 156
Cidadão do mundo: Todos pagam pelos serviços públicos – p. 158
Atividades – p. 159
3 – De um lugar para o outro – p. 160
A chegada dos imigrantes – p. 161
Atividades – p. 164
A vida nas fazendas de café e nas cidades – p. 165
Atividades – p. 167
Os imigrantes nas cidades – p. 168
Atividades – p. 171
4 – A imigração pelo Brasil – p. 172
Atividades – p. 175
Os imigrantes dos séculos 19 e 20 – p. 176
Atividades – p. 179
Cidadão do mundo: Refugiados no Brasil – p. 182
Atividades – p. 184
5 – Em busca de uma vida melhor – p. 185
A migração de nordestinos e a extração do látex – p. 187
Os nordestinos e a construção de Brasília – p. 188
Atividades – p. 189
Cidadão do mundo: Conservando a Amazônia – p. 190
Um vai e vem de gente – p. 193
Arte e História: O artesanato do Nordeste – p. 196
Atividades – p. 198
O que você estudou? – p. 200
- 4. Integração entre os espaços e as pessoas – p. 204
1 – A integração entre o espaço rural e o espaço urbano – p. 206
A cidade depende da produção do campo – p. 206
O campo depende da produção da cidade – p. 207
Atividades das cidades e do campo – p. 209
Atividades – p. 210
2 – Da matéria-prima ao consumidor – p. 212
Cidadão do mundo: Repensando o consumo – p. 214
Para saber fazer: Como fazer uma compra consciente – p. 216
Atividades – p. 218
3 – Espaços que se integram – p. 219
Os meios de transporte – p. 219
Os meios de comunicação – p. 221
Atividades – p. 222
Cidadão do mundo: O desenvolvimento das técnicas de navegação – p. 224
Atividades – p. 229
4 – As pessoas sempre se comunicaram – p. 230
A tradição oral – p. 230
A comunicação por meio de gestos – p. 231
Atividades – p. 232
O surgimento da escrita – p. 233
Atividades – p. 234
5 – Transformações nos meios de comunicação – p. 235
Internet e tecnologias digitais de informação e comunicação – p. 238
Atividade – p. 239
Para saber fazer: Blog da turma – p. 240
Cidadão do mundo: A exclusão digital – p. 242
Arte e História: Charges sobre os meios de comunicação – p. 244
O que você estudou? – p. 245
O que você já aprendeu? – p. 154
Para saber mais – p. 158
Referências bibliográficas comentadas – p. 160
O que você já sabe? – p. 8
- 1. História dos povos e da população brasileira – p. 12
1 – Qual a importância do estudo do passado? – p. 14
O trabalho dos historiadores – p. 15
A construção do conhecimento histórico – p. 16
Atividades – p. 17
O tempo – p. 19
A linha do tempo – p. 20
Diferentes tipos de calendários – p. 22
Atividades – p. 26
2 – Cultura e memória dos povos – p. 27
O processo de sedentarização – p. 27
Cidadão do mundo: O modo de vida dos beduínos – p. 28
Atividades – p. 31
Natureza e religiões na Antiguidade – p. 33
A diversidade religiosa – p. 35
Atividades – p. 38
O que é um Estado? – p. 40
Atividades – p. 44
3 – Formação da população e cultura brasileira – p. 45
A diversidade étnica da população brasileira – p. 48
Atividades – p. 49
Cidadão do mundo: Cultura e folclore no Brasil – p. 50
O crescimento da população brasileira – p. 52
Serviços essenciais e a saúde da população – p. 56
Atividades – p. 57
A população brasileira está crescendo menos – p. 58
Atividades – p. 60
Composição e distribuição da população brasileira – p. 61
Atividades – p. 66
Onde vive a população brasileira – p. 68
A ocupação do território brasileiro – p. 70
Atividade – p. 72
As migrações internas e o movimento da população pelo território – p. 73
Atividades – p. 77
O que você estudou? – p. 78
- 2. Cidades brasileiras e os desafios dos cidadãos – p. 82
1 – Formação e crescimento das cidades – p. 84
Atividades – p. 86
O crescimento da população urbana – p. 87
Atividades – p. 90
2 – As cidades, suas características e formas – p. 92
As cidades planejadas – p. 94
As cidades e suas funções – p. 96
Arte e História: A arte de Oscar Niemeyer em Brasília – p. 98
Atividades – p. 99
Estudando as cidades e suas diferenças – p. 101
As cidades e suas relações – p. 104
Atividades – p. 106
3 – Vida em sociedade e cidadania – p. 108
Quem é cidadão? – p. 111
Atividades – p. 112
Para saber fazer: Eleição na escola – p. 114
4 – A noção de cidadania na Antiguidade – p. 116
A democracia ateniense – p. 116
A cidadania em Atenas – p. 117
Atividades – p. 118
Arte e História: A arquitetura na Grécia antiga – p. 119
Mudanças na noção de cidadania – p. 120
A Constituição dos Estados Unidos – p. 120
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – p. 121
Cidadão do mundo: A conquista do voto feminino – p. 122
Atividades – p. 126
Cidadania e Constituição – p. 127
A Constituição Cidadã – p. 130
Atividades – p. 131
5 – O crescimento das cidades: gera novos desafios aos cidadãos – p. 132
Atividades – p. 134
Os problemas urbanos – p. 135
Atividades – p. 138
A luta continua…– p. 140
Atividades – p. 143
Para saber fazer: Horta urbana – p. 145
Cidadão do mundo: Um lugar melhor para viver! – p. 146
O que você estudou? – p. 148
- 3. Comunicação e transportes ontem e hoje – p. 152
1 – Preservar a memória e transmitir conhecimentos – p. 154
A tradição oral – p. 155
Cidadão do mundo: Os griôs e a tradição oral – p. 156
Para saber fazer: Contação de história – p. 158
Atividades – p. 160
2 – O surgimento da escrita – p. 163
A escrita cuneiforme – p. 163
Os hieróglifos egípcios – p. 164
Os ideogramas chineses – p. 165
A criação do alfabeto – p. 166
Arte e História: A escrita maia – p. 168
Atividades – p. 169
Escrita e poder – p. 172
Atividades – p. 175
3 – Comunicação e transporte no Brasil – p. 176
A evolução dos meios de comunicação no Brasil – p. 176
A interligação das regiões brasileiras pelos meios de comunicação – p. 177
O território brasileiro interligado pelos meios de transporte – p. 178
Meios de transporte no Brasil ao longo do tempo – p. 180
Atividades – p. 182
O que você estudou? – p. 184
- 4. Brasil: conhecer e cuidar do nosso patrimônio – p. 186
1 – O que são patrimônios? – p. 188
A Unesco – p. 188
Proteção do Patrimônio Mundial – p. 189
Patrimônio Cultural Imaterial – p. 189
Patrimônio Mundial – p. 190
Atividades – p. 191
Alguns patrimônios culturais pelo mundo – p. 194
Cidadão do mundo: Patrimônio Mundial em Perigo – p. 196
Atividades – p. 198
2 – Patrimônio Mundial no Brasil – p. 200
Patrimônio Mundial Natural no Brasil – p. 200
Patrimônio Mundial Cultural no Brasil – p. 201
Arte e História: A arte de Aleijadinho – p. 202
Atividades – p. 204
Sítio arqueológico Cais do Valongo – p. 206
Atividades – p. 208
3 – Brasil: país com muitas desigualdades – p. 209
As desigualdades sociais no Brasil – p. 210
Cidadão do mundo: Desigualdades sociais entre homens e mulheres no Brasil – p. 212
Atividades – p. 214
Os contrastes tecnológicos no espaço rural brasileiro – p. 215
A distribuição desigual das terras no Brasil – p. 216
Atividades – p. 217
Cidadão do mundo: Desperdício de alimentos – p. 218
Os contrastes no espaço urbano brasileiro – p. 220
A indústria e o espaço brasileiro – p. 221
A distribuição da indústria no Brasil – p. 222
Os contrastes tecnológicos da indústria no Brasil – p. 223
Atividades – p. 224
Comércio e serviços – p. 226
Atividades – p. 229
4 – Energia e meio ambiente no Brasil: vamos conservar – p. 230
De onde vem a energia? – p. 231
A geração de energia – p. 232
Atividades – p. 235
Meio ambiente no Brasil – p. 237
Todos pelo meio ambiente – p. 240
Para saber fazer: Campanha pelo meio ambiente – p. 242
Atividades – p. 243
O que você estudou? – p. 245
O que você já aprendeu? – p. 249
Para saber mais – p. 253
Referências bibliográficas comentadas – p. 255
Compartilhar: