Buriti Mais – Ciências Humanas
Código da Coleção: 0024P230101208366
Proposta pedagógica
Integra os conteúdos de ciências humanas para mobilizar e valorizar as vivências, os saberes, os interesses e as curiosidades das crianças de forma natural e interconectada.- Favorece a educação em valores para problematizar e discutir questões do mundo moderno em que os alunos estão inseridos.
- Foco na prática e na contextualização para construir uma cultura avaliativa na escola.
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
PARA COMEÇAR – p. 8
UNIDADE 1 – QUEM É VOCÊ – p. 12
INVESTIGAR O ASSUNTO: COMO EU SOU – p. 14
CAPÍTULO 1. TUDO TEM NOME – p. 16
VAMOS FAZER: VARAL DAS MINHAS MEMÓRIAS – p. 24
O MUNDO QUE QUEREMOS: O RESPEITO A TODAS AS CRIANÇAS – p. 28
CAPÍTULO 2. CONHECENDO O CORPO – p. 30
VAMOS FAZER: QUADRO DE TEXTURAS – p. 39
PAINEL MULTICULTURAL: CRIANÇAS E BRINCADEIRAS PELO MUNDO – p. 48
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 50
UNIDADE 2 – A FAMÍLIA – p. 54
INVESTIGAR O ASSUNTO: MINHA FAMÍLIA – p. 56
CAPÍTULO 1. AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES – p. 58
VAMOS FAZER: ÁRVORE GENEALÓGICA – p. 64
CAPÍTULO 2. VIDA EM FAMÍLIA – p. 66
CAPÍTULO 3. LAZER EM FAMÍLIA – p. 78
O MUNDO QUE QUEREMOS: CUIDADOS NA PRAIA – p. 84
PAINEL MULTICULTURAL: O DIA A DIA DAS FAMÍLIAS – p. 86
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 88
UNIDADE 3 – LUGAR DE MORAR – p. 92
INVESTIGAR O ASSUNTO: COMO É A SUA MORADIA? – p. 94
CAPÍTULO 1. OS AMBIENTES DA MORADIA – p. 96
VAMOS FAZER: REPRESENTANDO UM CÔMODO DA MORADIA – p. 104
CAPÍTULO 2. CUIDADOS COM A MORADIA – p. 106
O MUNDO QUE QUEREMOS: EVITANDO O DESPERDÍCIO DE ÁGUA – p. 112
CAPÍTULO 3. AS MORADIAS NÃO SÃO IGUAIS – p. 116
VAMOS FAZER: OS PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO – p. 124
PAINEL MULTICULTURAL: LUGARES DIFERENTES, MORADIAS DIFERENTES – p. 130
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 132
UNIDADE 4 – LUGAR DE ESTUDAR – p. 136
INVESTIGAR O ASSUNTO: COMO É A SUA ESCOLA? – p. 138
CAPÍTULO 1. OS AMBIENTES DA ESCOLA – p. 140
VAMOS FAZER: A HISTÓRIA DA MINHA ESCOLA – p. 147
CAPÍTULO 2. QUEM FAZ PARTE DA ESCOLA? – p. 148
VAMOS FAZER: O TRABALHO NA ESCOLA – p. 154
CAPÍTULO 3. DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS ESCOLARES – p. 156
O MUNDO QUE QUEREMOS: O PLÁSTICO NOS BRINQUEDOS – p. 160
CAPÍTULO 4. A ROTINA NA ESCOLA – p. 164
PAINEL MULTICULTURAL: MERENDAS NO MUNDO – p. 174
O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 176
PARA TERMINAR – p. 180
SUGESTÕES DE LEITURA – p. 186
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 194
RECORTES – p. 199
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – Um dia depois do outro – p. 12
Investigar o assunto: Sombras durante o dia – p. 14
Capítulo 1. O dia e a noite – p. 16
Para ler e escrever melhor: Um dia na vida de Antônio – p. 24
Capítulo 2. Formas de perceber a passagem do tempo – p. 26
Vamos fazer: Crescimento do alpiste – p. 30
Vamos fazer: Quanto eu cresci? – p. 36
O mundo que queremos: Vamos doar! – p. 38
Painel multicultural: Relógios pelo Brasil – p. 48
O que você aprendeu – p. 50
UNIDADE 2 – As mudanças no ambiente – p. 54
Investigar o assunto: Observação de campo – p. 56
Capítulo 1. O que há no ambiente – p. 58
Vamos fazer: As plantas e a luz – p. 72
O mundo que queremos: O conhecimento das plantas – p. 76
Capítulo 2. Os seres humanos e o ambiente – p. 78
Para ler e escrever melhor: O seringueiro – p. 84
Painel multicultural: O ambiente nas obras de arte – p. 90
O que você aprendeu – p. 92
UNIDADE 3 – A vida no bairro – p. 96
Investigar o assunto: Passeio pelo bairro – p. 98
Capítulo 1. Bairro: lugar de convivência – p. 100
Vamos fazer: A maquete do bairro – p. 104
Para ler e escrever melhor: Receita de polenta – p. 114
Capítulo 2. Profissionais do bairro – p. 116
Vamos fazer: Os serviços públicos no bairro – p. 123
Capítulo 3. O vai e vem no bairro – p. 126
O mundo que queremos: Vá de bicicleta! – p. 134
Painel multicultural: Bairros no Brasil – p. 136
O que você aprendeu – p. 138
UNIDADE 4 – Os objetos do dia a dia – p. 142
Investigar o assunto: Faça seu boneco – p. 144
Capítulo 1. Diferentes materiais – p. 146
Vamos fazer: Flutua ou afunda? – p. 158
O mundo que queremos: Prevenindo acidentes domésticos – p. 160
Capítulo 2. Conhecendo os objetos – p. 162
Vamos fazer: Os objetos contam histórias – p. 172
Para ler e escrever melhor: O Museu Afro-brasileiro – p. 174
Painel multicultural: Artesanato brasileiro – p. 176
O que você aprendeu – p. 178
Para terminar – p. 182
Sugestões de leitura – p. 186
Referências bibliográficas – p. 190
Recortes – p. 193
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – O planeta Terra – p. 12
Investigar o assunto: Os astros vistos da Terra – p. 14
Capítulo 1. A observação do céu – p. 16
Para ler e escrever melhor: O astrônomo – p. 22
Capítulo 2. Conhecendo o planeta Terra – p. 24
O mundo que queremos: A água é um direito de todos – p. 34
Capítulo 3. Representações do planeta Terra – p. 36
Vamos fazer: Globo terrestre – p. 37
Vamos fazer: Elaboração de um mapa – p. 44
Painel multicultural: O dia e a noite nas obras de arte – p. 46
O que você aprendeu – p. 48
UNIDADE 2 – As paisagens da superfície terrestre – p. 52
Investigar o assunto: Fotografia mental – p. 54
Capítulo 1. A paisagem – p. 56
Vamos fazer: Planos da paisagem – p. 60
Capítulo 2. As paisagens são transformadas – p. 62
Vamos fazer: Folhetos de divulgação do patrimônio natural e cultural – p. 70
Para ler e escrever melhor: Casa de José de Alencar – p. 72
Capítulo 3. Paisagens diferentes, modos de vida diferentes – p. 74
Vamos fazer: Chocalhos e sons – p. 84
O mundo que queremos: Viva a diversidade! – p. 88
Painel multicultural: Festas e danças tradicionais do Brasil – p. 90
O que você aprendeu – p. 92
UNIDADE 3 – A paisagem e a vida no campo – p. 96
Investigar o assunto: Horta suspensa – p. 98
Capítulo 1. A atividade agrícola – p. 100
Vamos fazer: Observação do solo – p. 110
Para ler e escrever melhor: O que a fábrica produz com o milho? – p. 114
Capítulo 2. A criação de animais – p. 116
O mundo que queremos: Conservação ambiental no espaço rural – p. 122
Capítulo 3. As atividades extrativistas – p. 124
Capítulo 4. Problemas ambientais no campo – p. 132
Vamos fazer: Os animais em extinção – p. 134
Para ler e escrever melhor: Fertilizantes e agrotóxicos contaminam rios – p. 138
Painel multicultural: Frutas no Brasil – p. 140
O que você aprendeu – p. 142
UNIDADE 4 – A paisagem e a vida na cidade – p. 146
Investigar o assunto: Registros de memória – p. 148
Capítulo 1. Conhecendo a cidade – p. 150
Vamos fazer: O nome das ruas – p. 159
Capítulo 2. Viver na cidade – p. 160
O mundo que queremos: Diferentes olhares – p. 166
Capítulo 3. O trabalho na cidade – p. 168
Capítulo 4. Os problemas ambientais na cidade – p. 176
Vamos fazer: Será que o ar da nossa cidade é poluído? – p. 180
Para ler e escrever melhor: Abaixe o volume! – p. 188
Painel multicultural: Áreas verdes na cidade – p. 190
O que você aprendeu – p. 192
Para terminar – p. 196
Sugestões de leitura – p. 200
Referências bibliográficas – p. 204
Recortes – p. 207
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – Os seres humanos e a natureza – p. 12
Investigar o assunto: As intervenções humanas na natureza – p. 14
Capítulo 1. A natureza no Brasil – p. 16
O mundo que queremos: Água e saúde – p. 28
Capítulo 2. Os vestígios das atividades humanas – p. 30
Para ler e escrever melhor: Fontes materiais e imateriais – p. 36
Painel multicultural: Museus pelo mundo – p. 52
O que você aprendeu – p. 54
UNIDADE 2 – O comércio e as rotas – p. 58
Investigar o assunto: De onde vêm os alimentos que você consome? – p. 60
Capítulo 1. As primeiras cidades e civilizações – p. 62
O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários – p. 78
Capítulo 2. O comércio europeu – p. 80
Para ler e escrever melhor: As especiarias e seus usos – p. 82
Vamos fazer: Um gnômon – p. 88
Painel multicultural: A cultura portuguesa pelo mundo – p. 94
O que você aprendeu – p. 96
UNIDADE 3 – O território brasileiro – p. 100
Investigar o assunto: O município em foco – p. 102
Capítulo 1. A formação do território brasileiro – p. 104
Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas – p. 116
Capítulo 2. A organização do território brasileiro – p. 128
Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil – p. 132
Vamos fazer: Eleição na sala de aula – p. 138
Painel multicultural: Pontos turísticos no Brasil – p. 142
O que você aprendeu – p. 144
UNIDADE 4 – A cultura e a identidade brasileiras – p. 148
Investigar o assunto: Histórias de imigrantes – p. 150
Capítulo 1. A formação da população brasileira – p. 152
Para ler e escrever melhor: As colônias de imigrantes – p. 158
Capítulo 2. Diversidade cultural brasileira – p. 166
Para ler e escrever melhor: A história da pizza – p. 180
Painel multicultural: Cidades de imigrantes – p. 184
O que você aprendeu – p. 186
Para terminar – p. 190
Sugestões de leitura – p. 194
Referências bibliográficas – p. 198
Para começar – p. 8
UNIDADE 1 – Formas de organização do espaço e da sociedade – p. 12
Investigar o assunto: Tempo e sociedade – p. 14
Capítulo 1. Espaço e ocupação – p. 16
Para ler e escrever melhor: A mulher no Período Neolítico – p. 20
Capítulo 2. As primeiras cidades e civilizações – p. 32
Para ler e escrever melhor: Cidades antigas – p. 36
Painel multicultural: Arte em pedra e barro – p. 48
O que você aprendeu – p. 50
UNIDADE 2 – Cultura e patrimônio – p. 54
Investigar o assunto: Palavras de origem latina e grega – p. 56
Capítulo 1. O mundo grego – p. 58
Vamos fazer: Ações de cidadania – p. 64
Capítulo 2. Legados da Antiguidade – p. 66
Para ler e escrever melhor: Atenas – p. 73
Capítulo 3. História e memória: o patrimônio cultural – p. 77
Painel multicultural: Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade – p. 86
O que você aprendeu – p. 88
UNIDADE 3 – A cidade e a cidadania – p. 92
Investigar o assunto: Visões de cidade – p. 94
Capítulo 1. A população brasileira – p. 96
Vamos fazer: Censo da sala de aula – p. 101
Para ler e escrever melhor: Os direitos das mulheres no Brasil – p. 108
Capítulo 2. O espaço urbano – p. 110
O mundo que queremos: O direito das crianças à cidade – p. 122
Painel multicultural: Arte na rua – p. 124
O que você aprendeu – p. 126
UNIDADE 4 – A água, a tecnologia e a qualidade de vida – p. 130
Investigar o assunto: O uso e o desperdício de água – p. 132
Capítulo 1. Os usos da água – p. 134
Para ler e escrever melhor: O desmatamento e a extinção das espécies – p. 138
O mundo que queremos: Energia elétrica para todos, sem desperdício – p. 142
Capítulo 2. Tecnologia e trabalho – p. 144
Capítulo 3. O meio ambiente e a qualidade de vida – p. 154
Painel multicultural: O lixo em obras de arte – p. 160
O que você aprendeu – p. 162
Para terminar – p. 166
Sugestões de leitura – p. 170
Referências bibliográficas – p. 174
Compartilhar: