Buriti Mais – Ciências Humanas

Código da Coleção: 0024P230101208366
Proposta pedagógica
Integra os conteúdos de ciências humanas para mobilizar e valorizar as vivências, os saberes, os interesses e as curiosidades das crianças de forma natural e interconectada.
  • Favorece a educação em valores para problematizar e discutir questões do mundo moderno em que os alunos estão inseridos.
  • Foco na prática e na contextualização para construir uma cultura avaliativa na escola.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

PARA COMEÇAR – p. 8 

UNIDADE 1 – QUEM É VOCÊ – p. 12 

INVESTIGAR O ASSUNTO: COMO EU SOU – p. 14 

CAPÍTULO 1. TUDO TEM NOME – p. 16 

VAMOS FAZER: VARAL DAS MINHAS MEMÓRIAS – p. 24 

O MUNDO QUE QUEREMOS: O RESPEITO A TODAS AS CRIANÇAS – p. 28 

CAPÍTULO 2. CONHECENDO O CORPO – p. 30 

VAMOS FAZER: QUADRO DE TEXTURAS – p. 39 

PAINEL MULTICULTURAL:  CRIANÇAS E BRINCADEIRAS PELO MUNDO – p. 48     

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 50 

 

UNIDADE 2 – A FAMÍLIA – p. 54 

INVESTIGAR O ASSUNTO: MINHA FAMÍLIA – p. 56 

CAPÍTULO 1. AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES – p. 58 

VAMOS FAZER: ÁRVORE GENEALÓGICA – p. 64 

CAPÍTULO 2. VIDA EM FAMÍLIA – p. 66 

CAPÍTULO 3. LAZER EM FAMÍLIA – p. 78 

O MUNDO QUE QUEREMOS: CUIDADOS NA PRAIA – p. 84 

PAINEL MULTICULTURAL: O DIA A DIA DAS FAMÍLIAS – p. 86 

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 88 

 

UNIDADE 3 – LUGAR DE MORAR – p. 92 

INVESTIGAR O ASSUNTO: COMO É A SUA MORADIA? – p. 94 

CAPÍTULO 1. OS AMBIENTES DA MORADIA – p. 96     

VAMOS FAZER: REPRESENTANDO UM CÔMODO DA MORADIA – p. 104 

CAPÍTULO 2. CUIDADOS COM A MORADIA – p. 106     

O MUNDO QUE QUEREMOS: EVITANDO O DESPERDÍCIO DE ÁGUA – p. 112 

CAPÍTULO 3. AS MORADIAS NÃO SÃO IGUAIS – p. 116     

VAMOS FAZER: OS PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO – p. 124     

PAINEL MULTICULTURAL:  LUGARES DIFERENTES, MORADIAS DIFERENTES – p. 130     

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 132 

 

UNIDADE 4 – LUGAR DE ESTUDAR – p. 136 

INVESTIGAR O ASSUNTO: COMO É A SUA ESCOLA? – p. 138 

CAPÍTULO 1. OS AMBIENTES DA ESCOLA – p. 140     

VAMOS FAZER: A HISTÓRIA DA MINHA ESCOLA – p. 147 

CAPÍTULO 2. QUEM FAZ PARTE DA ESCOLA? – p. 148     

VAMOS FAZER: O TRABALHO NA ESCOLA – p. 154 

CAPÍTULO 3. DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS ESCOLARES – p. 156     

O MUNDO QUE QUEREMOS: O PLÁSTICO NOS BRINQUEDOS – p. 160 

CAPÍTULO 4. A ROTINA NA ESCOLA – p. 164     

PAINEL MULTICULTURAL: MERENDAS NO MUNDO – p. 174     

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 176 

 

PARA TERMINAR – p. 180 

SUGESTÕES DE LEITURA – p. 186 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 194 

RECORTES – p. 199 

 

 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – Um dia depois do outro – p. 12 

Investigar o assunto: Sombras durante o dia – p. 14 

Capítulo 1. O dia e a noite – p. 16 

Para ler e escrever melhor: Um dia na vida de Antônio – p. 24 

Capítulo 2. Formas de perceber a passagem do tempo – p. 26 

Vamos fazer: Crescimento do alpiste – p. 30 

Vamos fazer: Quanto eu cresci? – p. 36 

O mundo que queremos: Vamos doar! – p. 38 

Painel multicultural: Relógios pelo Brasil – p. 48 

O que você aprendeu – p. 50 

 

UNIDADE 2 – As mudanças no ambiente – p. 54 

Investigar o assunto: Observação de campo – p. 56 

Capítulo 1. O que há no ambiente – p. 58 

Vamos fazer: As plantas e a luz – p. 72 

O mundo que queremos: O conhecimento das plantas – p. 76 

Capítulo 2. Os seres humanos e o ambiente – p. 78 

Para ler e escrever melhor: O seringueiro – p. 84 

Painel multicultural: O ambiente nas obras de arte – p. 90 

O que você aprendeu – p. 92 

 

UNIDADE 3 – A vida no bairro – p. 96 

Investigar o assunto: Passeio pelo bairro – p. 98 

Capítulo 1. Bairro: lugar de convivência – p. 100 

Vamos fazer: A maquete do bairro – p. 104 

Para ler e escrever melhor: Receita de polenta – p. 114 

Capítulo 2. Profissionais do bairro – p. 116 

Vamos fazer: Os serviços públicos no bairro – p. 123 

Capítulo 3. O vai e vem no bairro – p. 126 

O mundo que queremos: Vá de bicicleta! – p. 134 

Painel multicultural: Bairros no Brasil – p. 136 

O que você aprendeu – p. 138 

 

UNIDADE 4 – Os objetos do dia a dia – p. 142 

Investigar o assunto: Faça seu boneco – p. 144 

Capítulo 1. Diferentes materiais – p. 146       

Vamos fazer: Flutua ou afunda? – p. 158 

O mundo que queremos:  Prevenindo acidentes domésticos – p. 160 

Capítulo 2. Conhecendo os objetos – p. 162 

Vamos fazer: Os objetos contam histórias – p. 172 

Para ler e escrever melhor: O Museu Afro-brasileiro – p. 174 

Painel multicultural: Artesanato brasileiro – p. 176 

O que você aprendeu – p. 178 

 

Para terminar – p. 182 

Sugestões de leitura – p. 186 

Referências bibliográficas – p. 190 

Recortes – p. 193 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – O planeta Terra – p. 12 

Investigar o assunto: Os astros vistos da Terra – p. 14 

Capítulo 1. A observação do céu – p. 16 

Para ler e escrever melhor: O astrônomo – p. 22 

Capítulo 2. Conhecendo o planeta Terra – p. 24 

O mundo que queremos: A água é um direito de todos – p. 34 

Capítulo 3. Representações do planeta Terra – p. 36 

Vamos fazer: Globo terrestre – p. 37 

Vamos fazer: Elaboração de um mapa – p. 44 

Painel multicultural: O dia e a noite nas obras de arte – p. 46     

O que você aprendeu – p. 48 

 

UNIDADE 2 – As paisagens da superfície terrestre – p. 52 

Investigar o assunto: Fotografia mental – p. 54 

Capítulo 1. A paisagem – p. 56 

Vamos fazer: Planos da paisagem – p. 60 

Capítulo 2. As paisagens são transformadas – p. 62 

Vamos fazer: Folhetos de divulgação do patrimônio natural e cultural – p. 70 

Para ler e escrever melhor: Casa de José de Alencar – p. 72 

Capítulo 3. Paisagens diferentes, modos de vida diferentes – p. 74 

Vamos fazer: Chocalhos e sons – p. 84 

O mundo que queremos: Viva a diversidade! – p. 88 

Painel multicultural: Festas e danças tradicionais do Brasil – p. 90 

O que você aprendeu – p. 92 

 

UNIDADE 3 – A paisagem e a vida no campo – p. 96 

Investigar o assunto: Horta suspensa – p. 98 

Capítulo 1. A atividade agrícola – p. 100 

Vamos fazer: Observação do solo – p. 110 

Para ler e escrever melhor: O que a fábrica produz com o milho? – p. 114 

Capítulo 2. A criação de animais – p. 116 

O mundo que queremos: Conservação ambiental no espaço rural – p. 122 

Capítulo 3. As atividades extrativistas – p. 124 

Capítulo 4. Problemas ambientais no campo – p. 132 

Vamos fazer: Os animais em extinção – p. 134 

Para ler e escrever melhor: Fertilizantes e agrotóxicos contaminam rios – p. 138 

Painel multicultural: Frutas no Brasil – p. 140 

O que você aprendeu – p. 142 

 

UNIDADE 4 – A paisagem e a vida na cidade – p. 146 

Investigar o assunto: Registros de memória – p. 148 

Capítulo 1. Conhecendo a cidade – p. 150 

Vamos fazer: O nome das ruas – p. 159 

Capítulo 2. Viver na cidade – p. 160 

O mundo que queremos: Diferentes olhares – p. 166 

Capítulo 3. O trabalho na cidade – p. 168 

Capítulo 4. Os problemas ambientais na cidade – p. 176 

Vamos fazer: Será que o ar da nossa cidade é poluído? – p. 180 

Para ler e escrever melhor: Abaixe o volume! – p. 188 

Painel multicultural: Áreas verdes na cidade – p. 190 

O que você aprendeu – p. 192 

 

Para terminar – p. 196 

Sugestões de leitura – p. 200 

Referências bibliográficas – p. 204 

Recortes – p. 207 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – Os seres humanos e a natureza – p. 12 

Investigar o assunto: As intervenções humanas na natureza – p. 14 

Capítulo 1. A natureza no Brasil – p. 16 

O mundo que queremos: Água e saúde – p. 28 

Capítulo 2. Os vestígios das atividades humanas – p. 30 

Para ler e escrever melhor: Fontes materiais e imateriais – p. 36 

Painel multicultural: Museus pelo mundo – p. 52 

O que você aprendeu – p. 54 

 

UNIDADE 2 – O comércio e as rotas – p. 58 

Investigar o assunto: De onde vêm os alimentos que você consome? – p. 60 

Capítulo 1. As primeiras cidades e civilizações – p. 62 

O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários – p. 78 

Capítulo 2. O comércio europeu – p. 80 

Para ler e escrever melhor: As especiarias e seus usos – p. 82 

Vamos fazer: Um gnômon – p. 88 

Painel multicultural: A cultura portuguesa pelo mundo – p. 94 

O que você aprendeu – p. 96 

 

UNIDADE 3 – O território brasileiro – p. 100 

Investigar o assunto: O município em foco – p. 102 

Capítulo 1. A formação do território brasileiro – p. 104 

Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas – p. 116 

Capítulo 2. A organização do território brasileiro – p. 128 

Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil – p. 132 

Vamos fazer: Eleição na sala de aula – p. 138 

Painel multicultural: Pontos turísticos no Brasil – p. 142 

O que você aprendeu – p. 144 

 

UNIDADE 4 – A cultura e a identidade brasileiras – p. 148 

Investigar o assunto: Histórias de imigrantes – p. 150 

Capítulo 1. A formação da população brasileira – p. 152 

Para ler e escrever melhor: As colônias de imigrantes – p. 158 

Capítulo 2. Diversidade cultural brasileira – p. 166 

Para ler e escrever melhor: A história da pizza – p. 180 

Painel multicultural: Cidades de imigrantes – p. 184 

O que você aprendeu – p. 186 

 

Para terminar – p. 190 

Sugestões de leitura – p. 194 

Referências bibliográficas – p. 198 

Para começar – p. 8 

UNIDADE 1 – Formas de organização do espaço  e da sociedade – p. 12 

Investigar o assunto: Tempo e sociedade – p. 14 

Capítulo 1. Espaço e ocupação – p. 16  

Para ler e escrever melhor: A mulher no Período Neolítico – p. 20 

Capítulo 2. As primeiras cidades e civilizações – p. 32 

Para ler e escrever melhor: Cidades antigas – p. 36 

Painel multicultural: Arte em pedra e barro – p. 48 

O que você aprendeu – p. 50 

 

UNIDADE 2 – Cultura e patrimônio – p. 54 

Investigar o assunto: Palavras de origem latina e grega – p. 56 

Capítulo 1. O mundo grego – p. 58 

Vamos fazer: Ações de cidadania – p. 64 

Capítulo 2. Legados da Antiguidade – p. 66 

Para ler e escrever melhor: Atenas – p. 73 

Capítulo 3. História e memória: o patrimônio cultural – p. 77 

Painel multicultural: Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade – p. 86 

O que você aprendeu – p. 88 

 

UNIDADE 3 – A cidade e a cidadania – p. 92 

Investigar o assunto: Visões de cidade – p. 94 

Capítulo 1. A população brasileira – p. 96 

Vamos fazer: Censo da sala de aula – p. 101 

Para ler e escrever melhor: Os direitos das mulheres no Brasil – p. 108 

Capítulo 2. O espaço urbano – p. 110 

O mundo que queremos: O direito das crianças à cidade – p. 122 

Painel multicultural: Arte na rua – p. 124 

O que você aprendeu – p. 126 

 

UNIDADE 4 – A água, a tecnologia e a qualidade de vida – p. 130 

Investigar o assunto: O uso e o desperdício de água – p. 132 

Capítulo 1. Os usos da água – p. 134 

Para ler e escrever melhor: O desmatamento e a extinção das espécies – p. 138 

O mundo que queremos: Energia elétrica para todos, sem desperdício – p. 142 

Capítulo 2. Tecnologia e trabalho – p. 144 

Capítulo 3.  O meio ambiente e a qualidade de vida – p. 154 

Painel multicultural: O lixo em obras de arte – p. 160 

O que você aprendeu – p. 162 

 

Para terminar – p. 166 

Sugestões de leitura – p. 170 

Referências bibliográficas – p. 174 

Veja também