![](../resources/images/im_003_007_pea7_iniciais_f2_la_g24_group_12662.png)
Apresentação
Caro/Cara Estudante,
Seja bem-vindo/bem-vinda a esta coleção de livros didáticos de língua inglesa, especialmente pensada para você, estudante do século XXI.
Esta coleção está dividida em quatro volumes, um para cada ano da etapa final do Ensino Fundamental. Em cada um deles, você poderá compartilhar sua opinião sobre assuntos relacionados ao lugar onde vive, seu contexto social, sua história de vida, entre outros, enquanto aprende sobre crianças e adolescentes de outros países, que contam suas histórias e experiências em língua inglesa.
Você também vai conhecer mais sobre a presença da língua inglesa no nosso país e compreender como ela pode ajudar você a interagir com outras pessoas e outros espaços, em contextos nos quais é usada por pessoas que falam outros idiomas, como você.
Imagens, áudios e textos escritos e produzidos em língua inglesa sobre assuntos do seu interêsse estão presentes nas unidades para demonstrar o uso da língua por falantes e escritores/escritoras que divulgam suas ideias e compartilham suas histórias de vida e experiências em meios impressos e digitais. Ao longo da coleção, você também passa a fazer parte desse grupo de pessoas que produz em língua inglesa, e que pode ter alcance global justamente por se expressar nesse idioma.
Além disso, nossa coleção também convida você a refletir sobre a cultura da paz e a colocá-la em prática no dia a dia. Vivemos tempos em que é importante valorizar o respeito às diferenças, conviver com as diversidades de maneira saudável e buscar ações que ajudem a construir uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva. Contamos com você nesta jornada!
Os organizadores
![](../resources/images/im_003_007_pea7_iniciais_f2_la_g24_group_12145.png)
Conheça seu livro
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção FIRST INTERACTIONS e o boxe AGENTS OF CHANGE.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_007_PECM7_iniciais_f2_g24_group_12868-1.png)
FIRST INTERACTIONS
Esta seção apresenta os objetivos da unidade e introduz o tema a ser estudado por meio da exploração de imagens.
AGENTS OF CHANGE
Neste boxe, iniciam-se as reflexões sobre a Educação para a Paz relacionadas ao tema da unidade. Essas ideias introdutórias também serão exploradas na seção “Be an agent of change”.
SPEAKING
Esta seção propõe a produção de textos orais dentro da temática da unidade e em situações de interação.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção SPEAKING.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_007_PECM7_iniciais_f2_g24_group_13789.png)
READING
Esta seção trabalha com diferentes habilidades de leitura, explorando textos de diferentes gêneros relacionados com a temática da unidade.
GOING FURTHER
Este boxe possibilita que você vá além do conteúdo apresentado na unidade por meio de dicas culturais, explicações sobre termos ou expressões no texto, atividades de pesquisa, sugestões de leitura etc.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção READING e para o boxe GOING FURTHER.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_007_PECM7_iniciais_f2_g24_group_13797.png)
LANGUAGE IN USE
Esta seção explora os conteúdos relacionados ao conhecimento linguístico que você precisa adquirir na unidade, isto é, vocabulário e gramática da língua inglesa contextualizados.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção LANGUAGE IN USE.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_007_PECM7_iniciais_f2_g24_group_13805.png)
LISTENING
Nesta seção, você entrará em contato com textos orais, relacionados ao tema, para o desenvolvimento da compreensão oral.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção LISTENING.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_007_PECM7_iniciais_f2_g24_group_13161-2.png)
![](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_007_PECM7_iniciais_f2_g24_group_7582.png)
![Ícone Áudio.](../resources/images/im_icone_audio-4.png)
ÁUDIO
Este ícone indica atividades com áudios.
USEFUL LANGUAGE
Neste boxe, é possível encontrar palavras ou expressões comumente utilizadas para a comunicação oral em situações reais de uso da língua inglesa, que podem auxiliar você em sua produção oral.
![Reprodução de página de livro. Destaque para o boxe USEFUL LANGUAGE.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_007_PECM7_iniciais_f2_g24_group_13160-2.png)
WRITING
Esta seção oferece elementos para a elaboração de textos escritos, com estratégias de escrita que levam em consideração o gênero e o tema da unidade.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção WRITING.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_007_PECM7_iniciais_f2_g24_group_13163-2.png)
PEACE CULTURE
Seção que propõe uma atividade reflexiva relativa à Educação para a Paz e ao tema da unidade, utilizando diferentes gêneros textuais.
SELF-CHECK
Esta seção permite a você avaliar seu próprio desempenho e aprendizagem, bem como refletir sobre formas de melhorar seu aprendizado e pensar em maneiras de ajudar os/as colegas.
![Reprodução de página de livro. Destaque para as seções PEACE CULTURE e SELF-CHECK.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_007_PECM7_iniciais_f2_g24_group_13162-2.png)
Be an agent of change: Essa seção tem como objetivo expandir reflexões sobre Educação para a Paz que foram apresentadas nos boxes “Agents of change”, presentes nas unidades.
Learning more: Nessa seção, você poderá ler textos relacionados a outros aspectos do tema da unidade e colocar em prática suas estratégias de leitura nas atividades de compreensão textual, expandir seu repertório lexical e discutir questões de caráter intercultural.
Language reference in context: Aqui, você póde consultar a sistematização gramatical dos tópicos trabalhados em cada unidade quando quiser estudar ou tirar dúvidas sobre os assuntos tratados.
Interdisciplinary project: Nessa seção, você encontrará a proposta de um projeto feito em parceria com outras disciplinas que busca envolver a comunidade escolar.
Explore: Aqui, você encontrará sugestões para ampliar os temas estudados nas unidades.
Irregular Verbs list: Nesse quadro, você vai encontrar o passado e a tradução de alguns verbos irregulares.
Glossary: Apresenta a tradução (inglês-português) de palavras-chave utilizadas no volume; auxilia você a descobrir o significado de itens lexicais que desconhece.
Transcripts: Aqui, você vai encontrar as transcrições de todos os áudios do volume. Você pode consultá-las sempre que julgar necessário.
Áudios: O livro didático contém 25 áudios.
![](../resources/images/im_003_007_pea7_iniciais_f2_la_g24_group_12192.png)
CONTENTS
- UNIT 1 8
- Going online 8
- First interactions 9
- Reading 10
- Tutorial 10
- Language in use 1 – 14
- Present simple review 14
- Language in use 2 – 18
- Gadgets 18
- Listening 19
- Internet habits 19
- Speaking 21
- Presentation of a survey 21
- Writing 22
- Tutorial 22
- Peace culture 23
- Self-check 23
- UNIT 2
- Expressions 24
- First interactions 25
- Reading 26
- Poems 26
- Language in use 1 – 30
- Can/Can’t 30
- Language in use 2 – 34
- Kinds of expressions 34
- Listening 35
- Poetry slam 35
- Speaking 37
- Reciting poems 37
- Writing 38
- Haiku 38
- Peace culture 39
- Self-check 39
- Be an agent of change 40
- Be yourself 40
- UNIT 3 42
- Meet my culture! 42
- First interactions 43
- Reading 44
- An interview with an exchange student 44
- Language in use 1 – 48
- Wh- words, formation of questions, subject and object pronouns 48
- Language in use 2 – 51
- Clothes and accessories 51
- Listening 52
- An interview at an event 52
- Speaking 53
- Interviewing someone 53
- Writing 54
- Transcribing an interview 54
- Peace culture 55
- Self-check 55
- UNIT 4 56
- Food and nutrition 56
- First interactions 57
- Reading 58
- A recipe 58
- Language in use 1 – 63
- Imperatives, countable and uncountable nouns 63
- Language in use 2 – 66
- Adverbs of frequency and food vocabulary 66
- Listening 67
- Dietary Guidelines for the Brazilian Population 67
- Speaking 69
- Presenting a recipe 69
- Writing 70
- A recipe to share 70
- Peace culture 71
- Self-check 71
- Be an agent of change 72
- People who eat together stay together 72
- UNIT 5 74
- Entertainment 74
- First interactions 75
- Reading 76
- Important moments in TV history 76
- Language in use 1 – 79
- Past simple with regular verbs 79
- Language in use 2 – 82
- Old technology for entertainment 82
- Listening 85
- React to this! 85
- Speaking 87
- An interactive presentation about entertainment 87
- Writing 88
- A timeline of something related to entertainment 88
- Peace culture 89
- Self-check 89
- UNIT 6
- People and their stories 90
- First interactions 91
- Reading 92
- A biography 92
- Language in use 1 – 96
- Past simple with irregular verbs 96
- Language in use 2 – 100
- Connectors 100
- Listening 102
- An audiobook extract 102
- Speaking 105
- An audiobook featuring a short biography 105
- Writing 106
- A biography about a historic figure 106
- Peace culture 107
- Self-check 107
- Be an agent of change 108
- Once upon a real time… 108
- UNIT 7
- History is all around us 110
- First interactions 111
- Reading 112
- Encyclopedia entry 112
- Language in use 1 – 116
- Landmarks 116
- Language in use 2 – 119
- Past continuous 119
- Listening 121
- Immigration 121
- Speaking 123
- A narrative about people and their history 123
- Writing 124
- An encyclopedia entry 124
- Peace culture 125
- Self-check 125
- UNIT 8
- When I was a kid 126
- First interactions 127
- Reading 128
- Blog 128
- Language in use 1 – 132
- Past simple, past continuous and could 132
- Language in use 2 – 135
- Games and toys 135
- Listening 137
- What’s your favorite childhood memory? 137
- Speaking 139
- My childhood 139
- Writing 140
- Blog post about a childhood memory 140
- Peace culture 141
- Self-check 141
- Be an agent of change 142
- Moral of the story 142
- Learning more 144
- Language reference in context 160
- Interdisciplinary project 181
- Explore 184
- Irregular verbs list 185
- Glossary 186
- Transcripts 187
- References 191