Apresentação
Caro ou Caro Estudante,
Seja bem-vindo ou bem-vinda a esta coleção de livros didáticos de língua inglesa, especialmente pensada para você, estudante do século vinte e um.
Esta coleção está dividida em quatro volumes, um para cada ano da etapa final do Ensino Fundamental. Em cada um deles, você poderá compartilhar sua opinião sôbre assuntos relacionados ao lugar onde vive, seu contexto social, sua história de vida, entre outros, enquanto aprende sôbre crianças e adolescentes de outros países, que contam suas histórias e experiências em língua inglesa.
Você também vai conhecer mais sôbre a presença da língua inglesa no nosso país e compreender como ela pode ajudar você a interagir com outras pessoas e outros espaços, em contextos nos quais é utilizada por pessoas que falam outros idiomas, como você.
Imagens, áudios e textos escritos e produzidos em língua inglesa sôbre assuntos do seu interesse estão presentes nas unidades para demonstrar o uso da língua por falantes e escritores ou escritoras que divulgam suas ideias e compartilham suas histórias de vida e experiências em meios impressos e digitais. Ao longo da coleção, você também passa a fazer parte desse grupo de pessoas que produz em língua inglesa, e que pode ter alcance global justamente por se expressar nesse idioma.
Além disso, nossa coleção também convida você a refletir sôbre a cultura da paz e a colocá-la em prática no dia a dia. Vivemos tempos em que é importante valorizar o respeito às diferenças, conviver com as diversidades de maneira saudável e buscar ações que ajudem a construir uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva. Contamos com você nesta jornada!
Os organizadores
Conheça seu livro
FIRST INTERACTIONS
Esta seção apresenta os objetivos da unidade e introduz o tema a ser estudado por meio da exploração de imagens.
AGENTS OF CHANGE
Neste boxe, iniciam-se as reflexões sobre a Educação para a Paz relacionadas ao tema da unidade. Essas ideias introdutórias também serão exploradas na seção “Be an agent of change”.
GOING FURTHER
Este boxe possibilita que você vá além do conteúdo apresentado na unidade por meio de dicas culturais, explicações sobre termos ou expressões no texto, atividades de pesquisa, sugestões de leitura etc.
READING
Esta seção trabalha com diferente habilidades de leitura, explorando textos de diferentes gêneros relacionados com a temática da unidade.
SPEAKING
Esta seção propõe a produção de textos orais dentro da temática da unidade e em situações de interação.
USEFUL LANGUAGE
Neste boxe, é possível encontrar palavras ou expressões comumente utilizadas para a comunicação oral em situações reais de uso da língua inglesa, que podem auxiliá-lo em sua produção oral.
LISTENING
Nesta seção, você entrará em contato com textos orais, relacionados ao tema, para o desenvolvimento da compreensão oral.
ÁUDIO
Este ícone indica atividades com áudios.
LANGUAGE IN USE
Esta seção explora os conteúdos relacionados ao conhecimento linguístico que você precisa adquirir na unidade, isto é, vocabulário e gramática da língua inglesa contextualizados.
WRITING
Esta seção oferece elementos para a elaboração de textos escritos, com estratégias de escrita que levam em consideração o gênero e o tema da unidade.
PEACE CULTURE
Seção que propõe uma atividade reflexiva relativa à Educação para a Paz e ao tema da unidade, utilizando diferentes gêneros textuais.
SELF-CHECK
Esta seção permite a você avaliar seu próprio desempenho e aprendizagem, bem como refletir sobre formas de melhorar seu aprendizado e pensar em maneiras de ajudar os/as colegas.
Be an agent of change: Essa seção tem como objetivo expandir reflexões sôbre Educação para a Paz que foram apresentadas no boxe “Agents of change”, presente nas unidades.
Learning more: Nessa seção, você poderá ler textos relacionados a outros aspectos do tema da unidade e colocar em prática suas estratégias de leitura nas atividades de compreensão textual, expandir seu repertório lexical e discutir questões de caráter intercultural.
Language reference in context: Aqui, você pode consultar a sistematização gramatical dos tópicos trabalhados em cada unidade quando quiser estudar ou tirar dúvidas sôbre os assuntos tratados.
Interdisciplinary project: Nesta seção, você vai encontrar a proposta de um projeto feito em parceria com outras disciplinas que busca envolver a comunidade escolar.
Irregular verbs list: Nesse quadro, você vai encontrar o passado e a tradução de alguns verbos irregulares.
Explore: Aqui, você vai encontrar sugestões para ampliar os temas estudados nas unidades.
Glossary: Apresenta a tradução (inglês-português) de palavras-chave utilizadas no volume; auxilia você a descobrir o significado de itens lexicais que desconhece.
Transcripts: Aqui, você vai encontrar as transcrições de todos os áudios do volume. Você pode consultá-las sempre que julgar necessário.
Áudios: O livro didático contém 25 áudios.
Contents
- UNIT 1
- In the future 8
- First interactions 9
- Reading 10
- Microblog posts 10
- Language in use 1 – 14
- Future simple 14
- Language in use 2 – 16
- Expressions to talk about the future 16
- Listening 19
- What does the future hold? 19
- Speaking 21
- Predicting the future 21
- Writing 22
- A microblog post simulation 22
- Peace culture 23
- Self-check 23
- UNIT 2
- Health in focus 24
- First interactions 25
- Reading 26
- Personal story 26
- Language in use 1 – 30
- Some, any, many, much 30
- Language in use 2 – 32
- Affixes (prefixes and suffixes) 32
- Listening 34
- Talking about health issues 34
- Speaking 35
- Personal story 35
- Writing 36
- Personal story 36
- Peace culture 37
- Self-check 37
- Be an agent of change 38
- The healing power of laughter 38
- UNIT 3
- Time to celebrate! 40
- First interactions 41
- Reading 42
- Informational text 42
- Language in use 1 – 46
- Present simple (review) 46
- Language in use 2 – 48
- Months, ordinal numbers 48
- Listening 50
- Traditional folk music 50
- Speaking 52
- A brief history of some type of folk music 52
- Writing 54
- A scrapbook 54
- Peace culture 55
- Self-check 55
- UNIT 4
- Art 56
- First interactions 57
- Reading 58
- Informational text about artwork 58
- Language in use 1 – 61
- Comparative adjectives 61
- Language in use 2 – 64
- Kinds of art 64
- Listening 67
- Audio guides in museums 67
- Speaking 69
- Creating an audio guide 69
- Writing 70
- Comparing art 70
- Peace culture 71
- Self-check 71
- Be an agent of change 72
- Art for peace 72
- UNIT 5
- Lights, camera, action! 74
- First interactions 75
- Reading 76
- Movie synopsis and review 76
- Language in use 1 – 80
- Superlative adjectives 80
- Language in use 2 – 82
- Movie genres 82
- Listening 84
- Teen talk 84
- Speaking 85
- Discussion: favorite movies 85
- Writing 86
- Movie review 86
- Peace culture 87
- Self-check 87
- UNIT 6
- From cover to cover 88
- First interactions 89
- Reading 90
- A classic of literature 90
- Language in use 1 – 94
- Past simple vs. Past continuous (review) 94
- Language in use 2 – 97
- Literary genres 97
- Listening 98
- A novel summary 98
- Speaking 99
- Summarizing a book 99
- Writing 100
- Microfiction 100
- Peace culture 101
- Self-check 101
- Be an agent of change 102
- Safeguarding oral traditions 102
- UNIT 7
- Communication 104
- First interactions 105
- Reading 106
- Notes and letters 106
- Language in use 1 – 110
- Will vs. going to 110
- Language in use 2 – 113
- Ways of communication 113
- Listening 115
- Gestures in different cultures 115
- Speaking 117
- The future of communication 117
- Writing 118
- Writing about your dreams and plans 118
- Peace culture 119
- Self-check 119
- UNIT 8
- What’s (in the) news? 120
- First interactions 121
- Reading 122
- A news story 122
- Language in use 1 – 127
- Words used in the news industry 127
- Language in use 2 – 130
- Relative pronouns 130
- Listening 133
- A TV news story 133
- Speaking 135
- This is the news 135
- Writing 136
- A news story 136
- Peace culture 137
- Self-check 137
- Be an agent of change 138
- E-safety issues 138
- Learning more 140
- Language reference in context 156
- Interdisciplinary project 179
- Explore 181
- Irregular verbs list 183
- Glossary 184
- Transcripts 187
- References 191