Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. APRESENTAÇÃO - página III
  8. SUMÁRIO - página VI
    1. I. A BNCCBê êne cê cê e esta coleção - página VIII
    2. II. Adolescência: esse universo complexo - página IX
      1. • Os conceitos de adolescência - página IX
      2. • O trabalho com projeto de vida com pré-adolescentes e adolescentes - página XII
        1. Refletir sobre quem somos para descobrir o que queremos ser - página XIII
        2. Formação identitária, atitudes e valores - página XVI
      3. • Saúde mental na adolescência - página XVIII
        1. Violência autoprovocada - página XVIII
        2. Bullying - página XX
      4. • Compreender para interferir na realidade — os TCTstê cê tês - página XXI
      5. • Experienciar o mundo - página XXIII
    3. III. O componente Língua Portuguesa - página XXV
      1. • Linguagem: esse objeto tão complexo - página XXV
      2. • Princípios teórico-metodológicos gerais - página XXVI
        1. Leitura/escuta - página XXVI
        2. Produção de textos - página XXXI
        3. Oralidade - página XXXIV
        4. Análise linguística e semiótica - página XXXV
      3. • Gêneros digitais - página XLI
      4. • Interdisciplinaridade — Arte - página XLIV
        1. Mais interdisciplinaridade - página XLV
        2. Modelos de trabalho interdisciplinar - página XLV
    4. IV. Práticas de ensino-aprendizagem - página XLVIII
      1. • A importância de avaliar - página XLVIII
        1. Avaliação e pandemia - página LVII
          1. 1. Eixo leitura/escuta — Domínio de vocabulário - página LVII
          2. 2. Eixo leitura/escuta — Compreensão de informações - página LVIII
          3. 3. Eixo leitura/escuta — Poemas - página LVIII
          4. 4. Eixo da leitura/escuta — Expressão de ideias - página LVIII
          5. 5. Eixo da produção de textos — Texto expositivo - página LVIII
          6. 6. Eixo da produção de textos — Apresentação oral - página LIX
        2. Grade de critérios relativos ao uso da língua - página LIX
      2. • Competências e habilidades - página LXI
      3. • Práticas de pesquisa - página LXIII
      4. • O estudante como protagonista de suas aprendizagens: as metodologias ativas - página LXV
        1. Metodologias ativas: aprofundamento - página LXV
          1. Sala de aula invertida (flipped classroom) - página LXVI
          2. Instrução por pares (peer instruction) - página LXVI
          3. Ensino sob medida (just-in-time teaching) - página LXVI
          4. Aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning — PBL) - página LXVI
          5. Painel integrado (jigsaw classroom) - página LXVII
          6. Gamificação - página LXVIII
      5. • Pensamento computacional - página LXVIII
    5. V. Estrutura geral da coleção - página LXXI
      1. • Seções - página LXXI
      2. • Boxes - página LXXIV
      3. • Outras orientações para o professor - página LXXV
    6. VI. Tempo de planejar - página LXXVI
      1. • Cronograma bimestral - página LXXVI
      2. • Cronograma trimestral - página LXXVI
      3. • Cronograma semestral - página LXXVI
      4. • Outros modos de apresentação e ordenação de conteúdos - página LXXVII
    7. VII. Orientações específicas - página FLXXVIII
      1. • Introdução - página FLXXVIII
        1. • Minha canção - página FLXXVIII
        2. • Capítulo 1 — Contar com pouco - página LXXIX
          • Proposta de produção de texto extra — Miniconto - página LXXX
        3. • Capítulo 2 — Contar com imagem - página LXXXI
          • Proposta de produção de texto extra — Roteiro de cinema - página LXXXII
        4. • Capítulo 3 — Direitos e deveres - página LXXXII
          • Proposta de produção de texto extra — Regulamento - página LXXXIV
        5. • Capítulo 4 – Investigar para aprofundar - página LXXXV
          • Proposta de produção de texto extra — Reportagem - página LXXXVI
        6. • Capítulo 5 — Um olhar atento e crítico - página LXXXVII
          • Proposta de produção de texto extra — Crônica reflexiva - página LXXXIX
        7. • Capítulo 6 — Opinar, mas com propriedade - página XC
          • Proposta de produção de texto extra — Artigo de opinião - página XCII
        8. • Capítulo 7 — Confronto respeitoso - página XCII
          • Proposta de produção de texto extra — Debate regrado - página XCIV
        9. • Capítulo 8 — Versos que posicionam - página XCIV
          • Proposta de produção de texto extra — Rap - página XCVI
    8. VIII. Referências bibliográficas comentadas - página XCVI
    9. IX. Sugestões de leitura - página CIV
  9. Capa
  10. Frontispício
  11. Créditos - página 2
  12. APRESENTAÇÃO - página 3
  13. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  14. SUMÁRIO - página 8
    1. Minha canção - página 12
    2. Capítulo 1 – Contar com pouco - página 16
      1. Leitura 1 MINICONTO - página 16
      2. Leitura 2 MINICONTO - página 18
      3. Textos em conversa - página 20
      4. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 21
      5. Se eu quiser aprender MAIS - página 29
      6. Meu miniconto NA PRÁTICA - página 31
      7. E se a gente…reticências - página 33
      8. Conversa com arte - página 37
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 41
    3. Capítulo 2 – Contar com imagem - página 42
      1. E se a gente…reticências - página 42
      2. Leitura 1 ROTEIRO DE CINEMA - página 47
      3. Leitura 2 ROTEIRO DE CINEMA - página 52
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 57
      5. Falando sobre a nossa língua - página 59
      6. Meu roteiro de cinema NA PRÁTICA - página 66
      7. Textos em conversa - página 69
      8. Conversa com arte - página 73
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 77
    4. Capítulo 3 – Direitos e deveres - página 78
      1. Leitura 1 ESTATUTO - página 78
      2. E se a gente…reticências - página 83
      3. Textos em conversa - página 87
      4. Leitura 2 REGULAMENTO - página 89
      5. Se eu quiser aprender MAIS - página 93
      6. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 95
      7. Preparando o terreno - página 104
      8. Nosso regulamento NA PRÁTICA - página 105
      9. Forafóra da caixa - página 108
    5. Capítulo 4 – Investigar para aprofundar - página 110
      1. Leitura 1 REPORTAGEM IMPRESSA - página 110
      2. Leitura 2 REPORTAGEM FILMADA - página 117
      3. Se eu quiser aprender MAIS - página 121
      4. Falando sobre a nossa língua - página 125
      5. Textos em conversa - página 131
      6. Preparando o terreno - página 136
      7. Nossa reportagem NA PRÁTICA - página 138
      8. E se a gente…reticências - página 141
      9. Fora da caixa - página 142
    6. Capítulo 5 – Um olhar atento e crítico - página 145
      1. Leitura 1 CRÔNICA REFLEXIVA - página 145
      2. Leitura 2 CRÔNICA REFLEXIVA - página 148
      3. Se eu quiser aprender MAIS - página 151
      4. Falando sobre a nossa língua - página 153
      5. Preparando o terreno - página 166
      6. Minha crônica reflexiva NA PRÁTICA - página 168
      7. Textos em conversa - página 171
      8. E se a gente…reticências - página 174
      9. Conversa com arte - página 176
      10. Biblioteca cultural em expansão - página 182
    7. Capítulo 6 – Opinar, mas com propriedade - página 183
      1. E se a gente…reticências - página 183
      2. Leitura ARTIGO DE OPINIÃO - página 186
      3. Textos em conversa - página 191
      4. Falando sobre a nossa língua - página 193
      5. Se eu quiser aprender MAIS - página 201
      6. Preparando o terreno - página 204
      7. Meu artigo de opinião NA PRÁTICA - página 206
      8. Fora da caixa - página 210
    8. Capítulo 7 – Confronto respeitoso - página 214
      1. Leitura DEBATE - página 214
      2. E se a gente…reticências - página 223
      3. Se eu quiser aprender MAIS - página 226
      4. Textos em conversa - página 229
      5. Falando sobre a nossa língua - página 233
      6. Preparando o terreno - página 242
      7. Nosso debate regrado NA PRÁTICA - página 244
      8. Fora da caixa - página 248
    9. Capítulo 8 – Versos que posicionam - página 250
      1. E se a gente…reticências - página 250
      2. Leitura 1 POEMA-SLAM  - página 252
      3. Leitura 2 POEMA-SLAM  - página 255
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 259
      5. Falando sobre a nossa língua - página 263
      6. Meu poema-slam NA PRÁTICA - página 270
      7. Textos em conversa - página 272
      8. Conversa com arte - página 276
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 279
    10. Minha canção - página 280
    11. Bibliografia comentada - página 285
  15. Terceira capa
  16. Quarta capa
  17. Lista de links
  18. Lista de créditos