Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página III
SUMÁRIO
- página VI
I. A
BNCC
Bê êne cê cê
e esta coleção
- página VIII
II. Adolescência: esse universo complexo
- página IX
•
Os conceitos de adolescência
- página IX
•
O trabalho com projeto de vida com pré-adolescentes e adolescentes
- página XII
Refletir sobre quem somos para descobrir o que queremos ser
- página XIII
Formação identitária, atitudes e valores
- página XVI
•
Saúde mental na adolescência
- página XVIII
Violência autoprovocada
- página XVIII
Bullying
- página XX
•
Compreender para interferir na realidade — os
TCTs
tê cê tês
- página XXI
•
Experienciar o mundo
- página XXIII
III. O componente Língua Portuguesa
- página XXV
•
Linguagem: esse objeto tão
complexo
- página XXV
•
Princípios teórico-metodológicos gerais
- página XXVI
Leitura/escuta
- página XXVI
Produção de textos
- página XXXI
Oralidade
- página XXXIV
Análise linguística e semiótica
- página XXXV
•
Gêneros digitais
- página XLI
•
Interdisciplinaridade — Arte
- página XLIV
Mais interdisciplinaridade
- página XLV
Modelos de trabalho interdisciplinar
- página XLV
IV. Práticas de ensino-aprendizagem
- página XLVIII
•
A importância de avaliar
- página XLVIII
Avaliação e pandemia
- página LVII
1. Eixo leitura/escuta — Domínio de vocabulário
- página LVII
2. Eixo leitura/escuta — Compreensão de informações
- página LVIII
3. Eixo leitura/escuta — Poemas
- página LVIII
4. Eixo da leitura/escuta — Expressão de ideias
- página LVIII
5. Eixo da produção de textos — Texto expositivo
- página LVIII
6. Eixo da produção de textos — Apresentação oral
- página LIX
Grade de critérios relativos ao uso da língua
- página LIX
•
Competências e habilidades
- página LXI
•
Práticas de pesquisa
- página LXIII
•
O estudante como protagonista de suas aprendizagens: as metodologias ativas
- página LXV
Metodologias ativas: aprofundamento
- página LXV
Sala de aula invertida (
flipped classroom
)
- página LXVI
Instrução por pares (
peer instruction
)
- página LXVI
Ensino sob medida (
just-in-time teaching
)
- página LXVI
Aprendizagem baseada em problemas (
problem-based learning
— PBL
)
- página LXVI
Painel integrado (
jigsaw classroom
)
- página LXVII
Gamificação
- página LXVIII
•
Pensamento computacional
- página LXVIII
V. Estrutura geral da coleção
- página LXXI
•
Seções
- página LXXI
•
Boxes
- página LXXIV
•
Outras orientações para o professor
- página LXXV
VI. Tempo de planejar
- página LXXVI
•
Cronograma bimestral
- página LXXVI
•
Cronograma trimestral
- página LXXVI
•
Cronograma semestral
- página LXXVI
•
Outros modos de apresentação e ordenação de conteúdos
- página LXXVII
VII. Orientações específicas
- página FLXXVIII
•
Introdução
- página FLXXVIII
•
Minha canção
- página FLXXVIII
•
Capítulo 1 — Contar com pouco
- página LXXIX
Proposta de produção de texto extra — Miniconto
- página LXXX
•
Capítulo 2 — Contar com imagem
- página LXXXI
Proposta de produção de texto extra — Roteiro de cinema
- página LXXXII
•
Capítulo 3 — Direitos e deveres
- página LXXXII
Proposta de produção de texto extra — Regulamento
- página LXXXIV
•
Capítulo 4 – Investigar para aprofundar
- página LXXXV
Proposta de produção de texto extra — Reportagem
- página LXXXVI
•
Capítulo 5 — Um olhar atento e crítico
- página LXXXVII
Proposta de produção de texto extra — Crônica reflexiva
- página LXXXIX
•
Capítulo 6 — Opinar, mas com propriedade
- página XC
Proposta de produção de texto extra — Artigo de opinião
- página XCII
•
Capítulo 7 — Confronto respeitoso
- página XCII
Proposta de produção de texto extra — Debate regrado
- página XCIV
•
Capítulo 8 — Versos que posicionam
- página XCIV
Proposta de produção de texto extra —
Rap
- página XCVI
VIII. Referências bibliográficas comentadas
- página XCVI
IX. S
ugestões de leitura
- página CIV
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
A
PRESENTAÇÃO
- página 3
C
ONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
S
UMÁRIO
- página 8
Minha canção
- página 12
Capítulo 1 – Contar com pouco
- página 16
Leitura 1
MINICONTO
- página 16
Leitura 2
MINICONTO
- página 18
Textos em
conversa
- página 20
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 21
Se eu quiser aprender MAIS
- página 29
Meu miniconto NA PRÁTICA
- página 31
E se a gente
…
reticências
- página 33
Conversa com arte
- página 37
Biblioteca cultural em expansão
- página 41
Capítulo 2 – Contar com imagem
- página 42
E se a gente
…
reticências
- página 42
Leitura 1
ROTEIRO DE CINEMA
- página 47
Leitura 2
ROTEIRO DE CINEMA
- página 52
Se eu quiser aprender MAIS
- página 57
Falando sobre a
nossa língua
- página 59
Meu roteiro de cinema
NA PRÁTICA
- página 66
Textos em
conversa
- página 69
Conversa com arte
- página 73
Biblioteca cultural em
expansão
- página 77
Capítulo 3 – Direitos e deveres
- página 78
Leitura 1
ESTATUTO
- página 78
E se a gente
…
reticências
- página 83
Textos em
conversa
- página 87
Leitura 2
REGULAMENTO
- página 89
Se eu quiser aprender MAIS
- página 93
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 95
Preparando o
terreno
- página 104
Nosso regulamento NA PRÁTICA
- página 105
Fora
fóra
da caixa
- página 108
Capítulo 4 – Investigar para aprofundar
- página 110
Leitura 1
REPORTAGEM IMPRESSA
- página 110
Leitura 2
REPORTAGEM FILMADA
- página 117
Se eu quiser aprender MAIS
- página 121
Falando sobre a
nossa língua
- página 125
Textos em
conversa
- página 131
Preparando o
terreno
- página 136
Nossa reportagem
NA PRÁTICA
- página 138
E se a gente
…
reticências
- página 141
Fora da caixa
- página 142
Capítulo 5 – Um olhar atento e crítico
- página 145
Leitura 1
CRÔNICA REFLEXIVA
- página 145
Leitura 2
CRÔNICA REFLEXIVA
- página 148
Se eu quiser aprender MAIS
- página 151
Falando sobre a
nossa língua
- página 153
Preparando o
terreno
- página 166
Minha crônica reflexiva
NA PRÁTICA
- página 168
Textos em
conversa
- página 171
E se a gente
…
reticências
- página 174
Conversa com arte
- página 176
Biblioteca cultural em
expansão
- página 182
Capítulo 6 – Opinar, mas com propriedade
- página 183
E se a gente
…
reticências
- página 183
Leitura
ARTIGO DE OPINIÃO
- página 186
Textos em
conversa
- página 191
Falando sobre a
nossa língua
- página 193
Se eu quiser aprender MAIS
- página 201
Preparando o
terreno
- página 204
Meu artigo de opinião
NA PRÁTICA
- página 206
Fora da caixa
- página 210
Capítulo 7 – Confronto respeitoso
- página 214
Leitura
DEBATE
- página 214
E se a gente
…
reticências
- página 223
Se eu quiser aprender MAIS
- página 226
Textos em
conversa
- página 229
Falando sobre a
nossa língua
- página 233
Preparando o
terreno
- página 242
Nosso debate regrado
NA PRÁTICA
- página 244
Fora da caixa
- página 248
Capítulo 8 – Versos que posicionam
- página 250
E se a gente
…
reticências
- página 250
Leitura 1
POEMA-
SLAM
- página 252
Leitura 2
POEMA-
SLAM
- página 255
Se eu quiser aprender MAIS
- página 259
Falando sobre a
nossa língua
- página 263
Meu poema-
slam
NA PRÁTICA
- página 270
Textos em
conversa
- página 272
Conversa com arte
- página 276
Biblioteca cultural em
expansão
- página 279
Minha canção
- página 280
Bibliografia comentada
- página 285
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos