Apresentação

Olá, estudante!

Seja muito bem vindo ou bem vinda a este livro!

Você pode estar iniciando o 7º ano com questões como: “Que novidades essa escola me traz?”; “O que ela espera de mim?”; “O que eu espero dela?”; “Quem são os ou as colegas com quem conviverei nessa jornada?”. Ou pode estar retornando à escola para o início de um ano letivo e se percebendo, cada vez mais, como parte dessa fase de transformações biológicas, sociais e culturais (quanta coisa, sabemos!), a chamada adolescência!

Muita gente trabalhou nesta obra para que ela fosse significativa para você, seus ou suas colegas, familiares e Então, acrescentamos: vindo ou vinda ao livro e ao grupo de pessoas que dará vida e sentido ao que é proposto nele!

Desejamos que você receba este material como quem recebe um roteiro de viagem: sabedor de que aqui mapeamos atividades para o seu aprendizado; caminhos que se concretizarão com o fazer conjunto de sua turma, com a mediação de seu mestre ou sua mestra. Bora lá fazer valer a sua viagem e saber como esse percurso está organizado?

O livro tem quatro unidades, organizadas em três capítulos cada uma:

  • o primeiro capítulo é voltado para você se aprimorar como leitor e produtor de textos de diferentes gêneros, produzidos com recursos de diferentes linguagens e mídias. Aqui elegemos temas que serão discutidos sob diferentes perspectivas culturais e com base nos quais você vai se posicionar, assumindo seu lugar de autoria.
  • o segundo é especialmente proposto para a fruição de textos do campo artístico-literário. Práticas com narrativas (conto, crônica, miniconto, romance juvenil), textos em poesia (poema, cordel, canção, lambe-lambe) e textos escritos para o teatro serão trabalhados de forma que você amplie seu gosto literário e também experimente se descobrir como autor ou autora de literatura!
  • o terceiro capítulo é destinado ao estudo e à reflexão sobre os recursos da nossa língua. Nesse capítulo discutiremos, por exemplo, o que é língua, o que é variedade linguística, o que é gramática de uma língua, além de conhecer um pouco sobre a gramática normativa.

animado ou animada com esse itinerário? Desejamos que ele seja pleno de sentidos, aprendizagens e realizações para você!

Estrutura da obra

Reprodução de página do livro. Destaque para a divisão do volume em unidades e capítulos.

Este volume está dividido em 4 unidades. Cada unidade apresenta três capítulos. O primeiro capítulo aborda leitura e produção. O segundo, práticas de literatura. O terceiro, estudos linguísticos e gramaticais.

Reprodução de páginas do livro. Página dupla. Destaque para o início de capítulo e apresentação dos boxes Antecipando a leitura com a turma e O que você poderá aprender.

Nos capítulos 1, 4, 7 e 10, é priorizado o trabalho com gêneros textuais relacionados aos campos de atuação na vida pública, de práticas de estudo e pesquisa e ao campo jornalístico-midiático.

Esses capítulos são iniciados com uma reflexão promovida pela observação de um texto construído com diferentes linguagens.

O boxe O que você poderá aprender foi elaborado para iniciar a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar.

O boxe O que você verá neste capítulo explica o percurso proposto para esse estudo.

Logo após o trabalho com a abertura, você vai fazer uma leitura. O boxe Antecipando a leitura com a turma vai ajudar você e os(as) colegas a conversar sobre o que já sabem a respeito do assunto e do gênero textual que vão ler.

Reprodução de página do livro. Destaque para  apresentação da seção Leitura.

Em seguida, é iniciada a seção Leitura, com uma sequência de atividades que orientam a exploração do texto sob diversos aspectos.

Reprodução de página do livro. Destaque para  apresentação da seção Produção de texto.

Uma outra seção dá início ao processo que levará você à produção de um novo texto. Por meio de uma sequência de atividades, algumas das características mais significativas do gênero em estudo serão estudadas.

Reprodução de páginas do livro. Destaque para  apresentação da subseção Produzindo o texto e o boxe Condições de produção.

Na subseção Produzindo o texto, são apresentadas as propostas de produção. O boxe Condições de produção destaca o gênero a ser produzido, para qual público e com qual intenção.

Reprodução de página do livro. Destaque para  apresentação de capítulo com textos do campo artístico-literário.

Nos capítulos 2, 5, 8 e 11, são apresentados textos canônicos e textos que estão à margem do cânone que pertencem ao campo artístico-literário. O objetivo do trabalho com esses textos é oferecer a você experiências estéticas significativas que podem abranger não só a literatura, mas também outras artes.

Nesses capítulos, o boxe O que você poderá aprender inicia a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar no capítulo.

Estrutura da obra

Reprodução de páginas do livro. Destaque para  apresentação de propostas de leitura e produção. Apresentação das subseções Primeiras impressões e O texto em construção.

São intercaladas propostas de leitura e de produção de acordo com as especificidades de cada grupo de textos estudados. Em Leitura, as subseções Primeiras impressões e O texto em construção exploram a compreensão global dos textos e a construção dos sentidos.

Reprodução de páginas do livro. Destaque para  apresentação de seção Oficina de leitura e criação.

Na seção Oficina de leitura e criação, você vai encontrar propostas de produção de textos que tanto podem preparar você para a leitura de um novo texto como podem levá-lo(a) à produção de um texto com base nas leituras já feitas.

Reprodução de páginas do livro. Destaque para  apresentação de Ficha de apoio à produção e à avaliação e o boxe O que levo de aprendizagens deste capítulo.

No final das seções Produzindo o texto e Oficina de leitura e criação, é oferecida a “Ficha de apoio à produção e à avaliação” para orientar você tanto na produção quanto na avaliação de seu texto.

Depois da ficha, você vai encontrar o boxe O que levo de aprendizagens deste capítulo, que retoma o diálogo iniciado no boxe O que você poderá aprender, no início do capítulo, e amplia a reflexão sobre a aprendizagem dos conteúdos abordados.

Reprodução de páginas do livro. Destaque para  apresentação da seção De olho na imprensa.

Ao final dos capítulos de leitura e produção, a seção De olho na imprensa apresenta proposta de verificação dos conteúdos que circulam no campo jornalístico-midiático.

Reprodução de páginas do livro. Destaque para  apresentação da seção Galeria.

Nos capítulos de práticas de literatura, você será convidado a construir uma Galeria, com registros de suas descobertas e experiências com a literatura e as artes.

Reprodução de páginas do livro. Destaque para  apresentação da seção Literatitudes.

E você fecha sua jornada no campo artístico-literário, compartilhando leituras com outros leitores, planejando e realizando, colaborativamente, eventos com a arte e a literatura, como cinedebate, saraus, rodas de leitura. É o seu espaço de protagonismo na difusão da literatura e das artes!

Estrutura da obra

Reprodução de páginas do livro. Destaque para  apresentação de capítulos de estudos linguísticos e gramaticais.

Nos capítulos 3, 6, 9 e 12, são apresentados conteúdos específicos para os estudos linguísticos e gramaticais. Os capítulos são subdivididos em tópicos e abordam os conhecimentos linguísticos de maneira leve, reflexiva e contextualizada. O boxe O que você poderá aprender cumpre a mesma função que nos capítulos anteriores.

Reprodução de páginas do livro. Destaque para  apresentação de boxe O que levo de aprendizagens deste tópico/capítulo e seção Atividades.

O boxe O que levo de aprendizagens deste tópico/capítulo retoma as questões iniciais e promove uma reflexão sobre o que foi estudado. Ao final de alguns capítulos, a seção Atividades oferece mais questões.

Reprodução de página do livro. Destaque para  apresentação de seção Anexo de textos de apoio.
Reprodução de página do livro. Destaque para  apresentação de seção Anexo de conhecimentos linguísticos.

No final de cada volume, você encontrará materiais complementares organizados em Anexo de textos de apoio e Anexo de conhecimentos linguísticos. No Anexo de textos de apoio, há textos variados relacionados aos capítulos de Leitura e Produção, sempre que pertinentes para o trabalho do capítulo. O Anexo de conhecimentos linguísticos complementa o estudo das regras da gramática normativa estudadas nos capítulos de Conhecimentos linguísticos. Também são revistas algumas regularidades ortográficas e é discutido o uso da pontuação. No fim do Anexo de conhecimentos linguísticos, são oferecidos esquemas para a retomada do que vem sendo estudado.

Sumário

SUMÁRIO

SUMÁRIO