Apresentação
Olá, estudante!
Seja muito bem vindo ou bem vinda a este livro!
Você pode estar iniciando o 7º ano com questões como: “Que novidades essa escola me traz?”; “O que ela espera de mim?”; “O que eu espero dela?”; “Quem são os ou as colegas com quem conviverei nessa jornada?”. Ou pode estar retornando à escola para o início de um ano letivo e se percebendo, cada vez mais, como parte dessa fase de transformações biológicas, sociais e culturais (quanta coisa, sabemos!), a chamada adolescência!
Muita gente trabalhou nesta obra para que ela fosse significativa para você, seus ou suas colegas, familiares e Então, acrescentamos: vindo ou vinda ao livro e ao grupo de pessoas que dará vida e sentido ao que é proposto nele!
Desejamos que você receba este material como quem recebe um roteiro de viagem: sabedor de que aqui mapeamos atividades para o seu aprendizado; caminhos que se concretizarão com o fazer conjunto de sua turma, com a mediação de seu mestre ou sua mestra. Bora lá fazer valer a sua viagem e saber como esse percurso está organizado?
O livro tem quatro unidades, organizadas em três capítulos cada uma:
- o primeiro capítulo é voltado para você se aprimorar como leitor e produtor de textos de diferentes gêneros, produzidos com recursos de diferentes linguagens e mídias. Aqui elegemos temas que serão discutidos sob diferentes perspectivas culturais e com base nos quais você vai se posicionar, assumindo seu lugar de autoria.
- o segundo é especialmente proposto para a fruição de textos do campo artístico-literário. Práticas com narrativas (conto, crônica, miniconto, romance juvenil), textos em poesia (poema, cordel, canção, lambe-lambe) e textos escritos para o teatro serão trabalhados de forma que você amplie seu gosto literário e também experimente se descobrir como autor ou autora de literatura!
- o terceiro capítulo é destinado ao estudo e à reflexão sobre os recursos da nossa língua. Nesse capítulo discutiremos, por exemplo, o que é língua, o que é variedade linguística, o que é gramática de uma língua, além de conhecer um pouco sobre a gramática normativa.
animado ou animada com esse itinerário? Desejamos que ele seja pleno de sentidos, aprendizagens e realizações para você!
Estrutura da obra
![Reprodução de página do livro. Destaque para a divisão do volume em unidades e capítulos.](../resources/images/im_pdf1_074.jpg)
Este volume está dividido em 4 unidades. Cada unidade apresenta três capítulos. O primeiro capítulo aborda leitura e produção. O segundo, práticas de literatura. O terceiro, estudos linguísticos e gramaticais.
![Reprodução de páginas do livro. Página dupla. Destaque para o início de capítulo e apresentação dos boxes Antecipando a leitura com a turma e O que você poderá aprender.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42027.png)
Nos capítulos 1, 4, 7 e 10, é priorizado o trabalho com gêneros textuais relacionados aos campos de atuação na vida pública, de práticas de estudo e pesquisa e ao campo jornalístico-midiático.
Esses capítulos são iniciados com uma reflexão promovida pela observação de um texto construído com diferentes linguagens.
O boxe O que você poderá aprender foi elaborado para iniciar a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar.
O boxe O que você verá neste capítulo explica o percurso proposto para esse estudo.
Logo após o trabalho com a abertura, você vai fazer uma leitura. O boxe Antecipando a leitura com a turma vai ajudar você e os(as) colegas a conversar sobre o que já sabem a respeito do assunto e do gênero textual que vão ler.
![Reprodução de página do livro. Destaque para apresentação da seção Leitura.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42922.png)
Em seguida, é iniciada a seção Leitura, com uma sequência de atividades que orientam a exploração do texto sob diversos aspectos.
![Reprodução de página do livro. Destaque para apresentação da seção Produção de texto.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42924.png)
Uma outra seção dá início ao processo que levará você à produção de um novo texto. Por meio de uma sequência de atividades, algumas das características mais significativas do gênero em estudo serão estudadas.
![Reprodução de páginas do livro. Destaque para apresentação da subseção Produzindo o texto e o boxe Condições de produção.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42094.png)
Na subseção Produzindo o texto, são apresentadas as propostas de produção. O boxe Condições de produção destaca o gênero a ser produzido, para qual público e com qual intenção.
![Reprodução de página do livro. Destaque para apresentação de capítulo com textos do campo artístico-literário.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42163.png)
Nos capítulos 2, 5, 8 e 11, são apresentados textos canônicos e textos que estão à margem do cânone que pertencem ao campo artístico-literário. O objetivo do trabalho com esses textos é oferecer a você experiências estéticas significativas que podem abranger não só a literatura, mas também outras artes.
Nesses capítulos, o boxe O que você poderá aprender inicia a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar no capítulo.
Estrutura da obra
![Reprodução de páginas do livro. Destaque para apresentação de propostas de leitura e produção. Apresentação das subseções Primeiras impressões e O texto em construção.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42232.png)
São intercaladas propostas de leitura e de produção de acordo com as especificidades de cada grupo de textos estudados. Em Leitura, as subseções Primeiras impressões e O texto em construção exploram a compreensão global dos textos e a construção dos sentidos.
![Reprodução de páginas do livro. Destaque para apresentação de seção Oficina de leitura e criação.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42303.png)
Na seção Oficina de leitura e criação, você vai encontrar propostas de produção de textos que tanto podem preparar você para a leitura de um novo texto como podem levá-lo(a) à produção de um texto com base nas leituras já feitas.
![Reprodução de páginas do livro. Destaque para apresentação de Ficha de apoio à produção e à avaliação e o boxe O que levo de aprendizagens deste capítulo.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42376.png)
No final das seções Produzindo o texto e Oficina de leitura e criação, é oferecida a “Ficha de apoio à produção e à avaliação” para orientar você tanto na produção quanto na avaliação de seu texto.
Depois da ficha, você vai encontrar o boxe O que levo de aprendizagens deste capítulo, que retoma o diálogo iniciado no boxe O que você poderá aprender, no início do capítulo, e amplia a reflexão sobre a aprendizagem dos conteúdos abordados.
![Reprodução de páginas do livro. Destaque para apresentação da seção De olho na imprensa.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42449.png)
Ao final dos capítulos de leitura e produção, a seção De olho na imprensa apresenta proposta de verificação dos conteúdos que circulam no campo jornalístico-midiático.
![Reprodução de páginas do livro. Destaque para apresentação da seção Galeria.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42519.png)
Nos capítulos de práticas de literatura, você será convidado a construir uma Galeria, com registros de suas descobertas e experiências com a literatura e as artes.
![Reprodução de páginas do livro. Destaque para apresentação da seção Literatitudes.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42588.png)
E você fecha sua jornada no campo artístico-literário, compartilhando leituras com outros leitores, planejando e realizando, colaborativamente, eventos com a arte e a literatura, como cinedebate, saraus, rodas de leitura. É o seu espaço de protagonismo na difusão da literatura e das artes!
Estrutura da obra
![Reprodução de páginas do livro. Destaque para apresentação de capítulos de estudos linguísticos e gramaticais.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42686.png)
Nos capítulos 3, 6, 9 e 12, são apresentados conteúdos específicos para os estudos linguísticos e gramaticais. Os capítulos são subdivididos em tópicos e abordam os conhecimentos linguísticos de maneira leve, reflexiva e contextualizada. O boxe O que você poderá aprender cumpre a mesma função que nos capítulos anteriores.
![Reprodução de páginas do livro. Destaque para apresentação de boxe O que levo de aprendizagens deste tópico/capítulo e seção Atividades.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42756.png)
O boxe O que levo de aprendizagens deste tópico/capítulo retoma as questões iniciais e promove uma reflexão sobre o que foi estudado. Ao final de alguns capítulos, a seção Atividades oferece mais questões.
![Reprodução de página do livro. Destaque para apresentação de seção Anexo de textos de apoio.
Reprodução de página do livro. Destaque para apresentação de seção Anexo de conhecimentos linguísticos.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp7_le_f2_g24_group_42825.png)
No final de cada volume, você encontrará materiais complementares organizados em Anexo de textos de apoio e Anexo de conhecimentos linguísticos. No Anexo de textos de apoio, há textos variados relacionados aos capítulos de Leitura e Produção, sempre que pertinentes para o trabalho do capítulo. O Anexo de conhecimentos linguísticos complementa o estudo das regras da gramática normativa estudadas nos capítulos de Conhecimentos linguísticos. Também são revistas algumas regularidades ortográficas e é discutido o uso da pontuação. No fim do Anexo de conhecimentos linguísticos, são oferecidos esquemas para a retomada do que vem sendo estudado.
Sumário
- Unidade 1 13
- Capítulo 1:
- A diversidade cultural nas preferências musicais 14
- Leitura – Atividade 1: Preferências musicais e personalidade 16
Atividade 2: Leitura de textos jornalísticos e de divulgação e roda de conversa 20
- Texto para o grupo 1: Pluralidade cultural do Recife é exemplo de tolerância às diferenças 21
- Texto para o grupo 2: Conheça os ritmos típicos carimbó e tecnobrega, de Ana Beatriz Rosa 22
- Atividade 1: Por dentro da reportagem: a voz do repórter e a seleção das fontes das informações 24
- Atividade 2: Como as vozes aparecem nos textos jornalísticos 27
- Atividade 3: Observando os títulos e os modos de iniciar uma reportagem 30
- Reportagem 1: Pluralidade cultural do Recife é exemplo de tolerância às diferenças 30
- Reportagem 2: Até onde a mídia influencia na escolha do gosto musical?, de Leilane Andrade 30
- Reportagem 3: Quem são os Brô MC’s, primeiro grupo de rap indígena do Brasil, de Beatriz Montesanti 31
- Leitura – Atividade 1: Preferências musicais e personalidade 16
Atividade 2: Leitura de textos jornalísticos e de divulgação e roda de conversa 20
- Vida à vista – leitura e apreciação de reprodução de pintura, canção e crônica 37
- Leitura 1: Saudade de Itapoã, de Dorival Caymmi 38
- Leitura 2: Mar, de Rubem Braga 41
- Oficina de leitura e criação: Roda de leitura com outras crônicas de Rubem Braga 46
- Galeria 50
- LiTERatitudes 54
- Verbos: emprego e sentido dos tempos e modos verbais 56
- Conceito de verbo 56
- Tirinha de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson 56
- Flexão de número e de pessoa 57
- Mosquitinho, em As melhores piadas para crianças, organizado por Luiz Aviz 57
- Modos verbais 59
- Paraíso, de José Paulo Paes 59
- Tempos verbais 60
- Tirinha de Bugio, o pai 2, de Willian Raphael Silva 60
- Os tempos do indicativo 61
SUMÁRIO
- Furto de flor, de Carlos Drummond de Andrade 61
Unidade 2 74
- Capítulo 4:
- Direitos humanos nas diferenças 75
- Atividade 1: Conhecendo nossos direitos 77 Atividade 2: Conhecendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos 83
- Atividade 3: Leitura e roda de conversa sobre textos legais 86
- Texto 1: Estatuto da Juventude 87
- Texto 2: Estatuto da Igualdade Racial 89
- Texto 3: Estatuto da Criança e do Adolescente 91
- Texto 4: Estatuto do Idoso 93
- Conhecendo o gênero: cartaz 95
- Atividade 1: O que é um cartaz e para que ele serve? 95
- Atividade 2: As linguagens e a construção de sentidos nos cartazes 97
- Práticas com leitura de crônicas, canções e produção de crônicas por meio de paródias 105
- Leitura: Outro você, de Luis Fernando Verissimo 106
- Oficina de leitura e criação: Curadoria de canções da Bossa Nova para composição de playlist 111
- Leitura: O apagar da velha chama, de Luis Fernando Verissimo 113
- Oficina de leitura e criação: Crônicas com paródias de canções 117
- Galeria 120
- LiTERatitudes 122
- A construção da oração I: foco no sujeito 126
- Sujeito desinencial e sujeito indeterminado 130
Unidade 3 138
- Capítulo 7:
- Adolescência e consumo 139
- O direito de adolescentes à mesada, de Rui Rodrigues Aguiar 140
- Atividade 1: Leitura para estudo: Identidade parcelada, de Escola de jornalismo Énois 140
- Atividade 2: Leitura colaborativa: Consumismo e baixa autoestima formam círculo vicioso, de Helio Mattar 146
- Produção de texto 151
- Conhecendo o gênero: pôster ou painel 151
- Atividade 1: O que é um painel ou pôster, onde circula e para que serve? 151
- Atividade 2: Analisando o que pode compor um pôster ou painel 153
- Criança e consumo: discutindo a cultura infantil contemporânea, de Vanessa Pustai 153
- Atividade 3: Estudando mais as seções do pôster ou painel 155
- Atividade 4: Tabulando dados e produzindo gráficos e infográficos 156
- Produzindo o texto 158
- A poesia do cordel 167
- Leitura: Em versos singelos, de Alexandre Pavan 168
- Oficina de leitura e criação: Consulta a cordeltecas, curadoria e leitura de folhetos de cordel 172
- Leitura: O Rei do Mar-Sem-Fim, de Severino Borges Silva 176
- Galeria 181
- LiTERatitudes 182
- A construção da oração II: foco no predicado 185
SUMÁRIO
- Unidade 4 196
- Capítulo 10:
- Meio ambiente e participação política 197
- Leitura – Atividade 1: Ler para estudar: Aquecimento global como o grande problema ambiental 198
- De olho na imprensa 205
- Atividade 2 – Leitura: o caso do lixo no Brasil 208
- Brasil de vento em popa, de Benett 208
- Os números “malcheirosos” da gestão de lixo no Brasil, de Vanessa Barbosa 209
- Conhecendo o gênero: carta de solicitação e de reclamação 218
- Atividade 1: Reclamar ou solicitar: um direito do cidadão 218 Atividade 2: A argumentação em cartas de reclamação e de solicitação 222
- Atividade 3: A organização das cartas de solicitação e de reclamação 224
- Atividade 4: Organizando e “costurando” as partes do texto 225
- Atividade 5: Investigando e debatendo os problemas e encaminhando soluções 226
- Produzindo o texto 229
- O cordel vai ao teatro 231
- O Reino do Mar-Sem-Fim, de Severino Borges Silva 231
- Leitura: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna 234
- Oficina de leitura e criação: Brincadeiras com mamulengo 244
- Galeria 249
- LiTERatitudes 251
- Figuras de linguagem 253
- Metáfora 253
- Metonímia 254
- Personificação 256
- Hipérbole 257
- Sinestesia 258
- Ironia 259
- Atividades 261
- Anexo de conhecimentos linguísticos 274
- Referências bibliográficas comentadas 304