![](../resources/images/im_001_009_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_2653.png)
APRESENTAÇÃO
Na coleção de Arte que preparamos para você, vamos conhecer e estudar diferentes manifestações artísticas e culturais ocorridas no Brasil e no mundo. Você vai conhecer alguns costumes, práticas, tradições e manifestações artísticas do povo brasileiro, que são reflexos das diversidades culturais presentes em nosso país.
Vamos também entender que a Arte, como expressão do tempo, está em constante transformação. Para isso, conheceremos diversos artistas e suas obras, alguns movimentos artísticos, seus conceitos e sua relevância na sociedade.
Estudaremos ainda as possibilidades expressivas e criativas do corpo humano e como ele pode revelar sensações, emoções e pensamentos por meio de movimentos, gestos, ritmos, sons e palavras. Por isso, realizaremos pesquisas e atividades práticas sobre as diferentes linguagens artísticas, relacionadas com as Artes Visuais, a Dança, o Teatro e a Música e suas manifestações e interferências em nossa vida.
Nosso principal objetivo é proporcionar a compreensão e a experimentação dos conteúdos de Arte e seu diálogo com o nosso país e o mundo. Assim, esperamos que seus estudos possam viabilizar a apreciação das manifestações artísticas e a compreensão do mundo, de nós mesmos e de nossa atuação na comunidade e na sociedade de maneira prazerosa, ativa e consciente.
Vamos lá!
Os autores
![](../resources/images/im_001_009_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_2653.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
Seu livro de Arte é composto de quatro unidades. Cada unidade, por sua vez, foi organizada em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi e Vamos compartilhar.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Na parte superior da primeira página, destaque para: UNIDADE 1 – Arte e povo brasileiro. Na sequência, há textos, fotografias e a especificação dos objetivos das seções: EU SEI, EU VOU APRENDER, VAMOS COMPARTILHAR e EU APRENDI.](../resources/images/im_001_005_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_1879.png)
Abertura de unidade
Na abertura das unidades apresentamos a vocês, estudantes, o que será desenvolvido em cada uma das partes que as compõem.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção EU SEI. Na sequência, há textos, fotografias e questões.](../resources/images/im_001_005_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_1887.png)
Eu sei
Privilegia os conhecimentos dos estudantes, o compartilhamento de informações e a formação de vocabulário básico sobre o tema.
![Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção EU VOU APRENDER, com o título ARTE POPULAR. Na sequência, há textos e fotos](../resources/images/im_001_005_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_1888.png)
Eu vou aprender
Composta de dois capítulos que desenvolvem propostas relacionadas com os temas, os conceitos, as competências e as habilidades fundamentais para os estudantes.
Cada capítulo é formado pelos conteúdos, pelas atividades e por diferentes seções:
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção ARTE E HISTÓRIA. Na sequência, há textos, fotografias e questões.](../resources/images/im_001_005_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_1896.png)
Arte e reticências Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências ou Matemática
Evidencia as relações da Arte com os outros componentes curriculares.
![Página de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe: GLOSSÁRIO; na sequência, há textos e um quadro com palavras e explicações.](../resources/images/im_001_005_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_1898.png)
Glossário
Explora termos e palavras, identificando seus significados e conceitos.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção VAMOS FAZER; na sequência, há textos e ilustrações.](../resources/images/im_001_005_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_1895.png)
Vamos fazer
Desenvolve propostas de técnicas e procedimentos relacionados com os temas.
![Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção VAMOS CONHECER MAIS. Na sequência, há textos e fotos.](../resources/images/im_001_005_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_1894.png)
Vamos conhecer mais
Amplia os conhecimentos e a investigação sobre artistas ou manifestações que se destacam no tema tratado.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção EU APRENDI. Na sequência, há textos, fotografias e questões](../resources/images/im_001_005_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_1893.png)
Eu aprendi
Propõe atividades que buscam a fixação e a verificação dos conceitos tratados, além da reflexão sobre eles.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção VAMOS COMPARTILHAR. Na sequência, há textos e ilustrações.](../resources/images/im_001_005_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_1889.png)
Vamos compartilhar
Propõe temas que buscam a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e a comunidade local e planetária.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe: PARA AMPLIAR; há um texto com fundo rosa.](../resources/images/im_001_005_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_1892.png)
Para ampliar
Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação dos temas e conteúdos tratados.
![](../resources/images/im_001_009_nas7_iniciais_f2_lp_g24_group_2653.png)
SUMÁRIO
UNIDADE 1 - ARTE E POVO BRASILEIRO 10
EU SEI: COMO É O NOSSO POVO? 12
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | ARTE COMO RETRATO DO POVO 14
O Brasil dos artistas viajantes 16
Eckhout e a população brasileira 17
Arte e História: Pinturas que retratam o trabalho escravo 18
Vamos fazer: Retratos de observação 21
Artistas afrodescendentes nos séculos XVIII e XIX 22
As pinturas dos irmãos Timótheo da Costa 24
Rosana Paulino e a condição da mulher negra 26
O caipira de Almeida Júnior 28
Mazzaropi e a figura do caipira 30
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | ARTE E MODERNIDADE 32
Semana de Arte Moderna de 1922 34
Vamos fazer: Escultura de rosto modernista 36
Vamos conhecer mais: Pixinguinha e a música brasileira na França 40
Antecedentes do Teatro moderno no Brasil 44
Abaporu e o movimento antropofágico 48
Vamos fazer: Recriando o Abaporu 50
EU APRENDI 52
VAMOS COMPARTILHAR: DJANIRA DA MOTTA E SILVA: A ARTE E O POVO 54
![Ilustração. Três crianças estão sentadas de joelhos no chão e ao redor de uma mesa retangular marrom onde há lápis coloridos e folhas brancas; eles estão desenhando nessas folhas.](../resources/images/im_006_009_nas7_sumario_f2_lp_g24_group_1547.png)
UNIDADE 2 - MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS 56
EU SEI: HOJE É DIA DE FESTA! 58
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | ARTE POPULAR 60
Vamos fazer: Peça de argila 62
Xilogravura e literatura de cordel 64
J. Borges: mestre da xilogravura 66
Vamos fazer: Gravura em EVA 68
Artesanato 70
Arte e História: Herança das paneleiras de Goiabeiras 72
Rendeiras de Divina Pastora 74
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA MÚSICA E NA DANÇA 76
O cururu e a viola de cocho 77
Carimbó 78
Frevo: uma manifestação artística do Carnaval 80
Dança regional como expressão da comunidade 84
Danças dramáticas do Brasil 86
Congadas 87
Cavalhada 88
Vamos fazer: Pesquisa sobre manifestação cultural 92
Vamos conhecer mais: Mário de Andrade 94
VAMOS COMPARTILHAR: GUIA INFORMATIVO E DE ENTRETENIMENTO 98
![Fotografia. Destaque para uma peça de argila centralizada na diagonal e retratando cinco pessoas que usam camisa, vestido e chapéus coloridos, carregam cestos na cabeça e seguram varas sobre o ombro esquerdo, nas quais há um saco na ponta.](../resources/images/im_006_009_nas7_sumario_f2_lp_g24_group_1545.png)
UNIDADE 3 - VISÕES DO MUNDO NAS ARTES 100
EU SEI: COMO EU VEJO O MUNDO? 102
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | VISÕES DO MUNDO NA FOTOGRAFIA 104
Fotografia 106
Vamos fazer: Cartaz com fotografias 107
O surgimento da fotografia 108
Padrões de beleza na mídia 111
Fotografia e artes visuais 112
Fotografia: século XX e contemporaneidade 116
Vamos conhecer mais: Iolanda Huzak 118
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | VISÕES DO MUNDO NO CINEMA E NO TEATRO 120
Vamos fazer: Fotografias em sequência 122
Cinema: uma nova linguagem 124
Vamos conhecer mais: O cinema de Georges Mèlies 125
Cinema no Brasil 126
Vamos fazer: Enquadramento em cena 131
Cinema e som 132
Teatro: somos todos atores 134
Ariano Suassuna 136
Romeu e Julieta de Shakespeare e Suassuna 137
Vamos fazer: Reescrita de Romeu e Julieta 138
VAMOS COMPARTILHAR: CENAS: EXPRESSÃO E SENTIMENTO 142
![Cena de filme. Enquadrados da cintura para cima, dois homens com cabelo escuro curto e barba rala estão sentados um ao lado do outro. Eles usam chapéus pendurados nas costas; um deles veste uma blusa cinza e o outro, uma marrom. Ao fundo há uma paisagem com vegetação seca em tons de cinza e marrom.](../resources/images/im_006_009_nas7_sumario_f2_lp_g24_group_1530.png)
UNIDADE 4 - ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA 144
EU SEI: CRIAÇÕES ARTÍSTICAS E CIENTÍFICAS 146
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | ARTE E CIÊNCIA 148
Arte e História: O Renascimento 150
Leonardo da Vinci e o conhecimento 152
Os estudos de Michelangelo 154
Técnica da perspectiva em pinturas 158
Vamos fazer: Desenho em perspectiva 160
Vamos fazer: Desenho com sfumato 165
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | TÉCNICAS E TECNOLOGIAS NAS ARTES 166
Encantar o público nas artes cênicas 168
Profissionais das artes cênicas 169
Maquinarias 172
O maquinista Nicola Sabbatini 174
Iluminação: história repleta de efeitos 176
Vamos conhecer mais: José Carlos Serroni 180
Vamos fazer: Maquete de cenário 182
VAMOS COMPARTILHAR: TECNOLOGIAS CÊNICAS 186
Referências bibliográficas 188
![Ilustração. Diversas pessoas segurando potes de pipocas e sentadas em poltronas vermelhas dispostas lado a lado em três fileiras.](../resources/images/im_006_009_nas7_sumario_f2_lp_g24_group_1543.png)
![](../resources/images/im_006_009_nas7_sumario_f2_lp_g24_group_818.png)