APRESENTAÇÃO
Na coleção de Arte que preparamos para você, vamos conhecer e estudar diferentes manifestações artísticas e culturais ocorridas no Brasil e no mundo. Você vai conhecer alguns costumes, práticas, tradições e manifestações artísticas do povo brasileiro, que são reflexos das diversidades culturais presentes em nosso país.
Vamos também entender que a Arte, como expressão do tempo, está em constante transformação. Para isso, conheceremos diversos artistas e suas obras, alguns movimentos artísticos, seus conceitos e sua relevância na sociedade.
Estudaremos ainda as possibilidades expressivas e criativas do corpo humano e como ele pode revelar sensações, emoções e pensamentos por meio de movimentos, gestos, ritmos, sons e palavras. Por isso, realizaremos pesquisas e atividades práticas sobre as diferentes linguagens artísticas, relacionadas com as Artes Visuais, a Dança, o Teatro e a Música e suas manifestações e interferências em nossa vida.
Nosso principal objetivo é proporcionar a compreensão e a experimentação dos conteúdos de Arte e seu diálogo com o nosso país e o mundo. Assim, esperamos que seus estudos possam viabilizar a apreciação das manifestações artísticas e a compreensão do mundo, de nós mesmos e de nossa atuação na comunidade e na sociedade de maneira prazerosa, ativa e consciente.
Vamos lá!
Os autores
CONHEÇA SEU LIVRO
Seu livro de Arte é composto de quatro unidades. Cada unidade, por sua vez, foi organizada em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi e Vamos compartilhar.
Abertura de unidade
Na abertura das unidades apresentamos a vocês, estudantes, o que será desenvolvido em cada uma das partes que as compõem.
Eu sei
Privilegia os conhecimentos dos estudantes, o compartilhamento de informações e a formação de vocabulário básico sobre o tema.
Eu vou aprender
Composta de dois capítulos que desenvolvem propostas relacionadas com os temas, os conceitos, as competências e as habilidades fundamentais para os estudantes.
Cada capítulo é formado pelos conteúdos, pelas atividades e por diferentes seções:
Arte e... Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências ou Matemática
Evidencia as relações da Arte com os outros componentes curriculares.
Glossário
Explora termos e palavras, identificando seus significados e conceitos.
Vamos fazer
Desenvolve propostas de técnicas e procedimentos relacionados com os temas.
Vamos conhecer mais
Amplia os conhecimentos e a investigação sobre artistas ou manifestações que se destacam no tema tratado.
Eu aprendi
Propõe atividades que buscam a fixação e a verificação dos conceitos tratados, além da reflexão sobre eles.
Vamos compartilhar
Propõe temas que buscam a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e a comunidade local e planetária.
Para ampliar
Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação dos temas e conteúdos tratados.
SUMÁRIO
- UNIDADE 1 - O PÚBLICO E A ARTE 10
- EU SEI: COMO ARTISTAS E PÚBLICO SE RELACIONAM? 12
- EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | ARTE EM CONSTANTE MOVIMENTO 14
- Arte no Construtivismo 16
- Concretismo no Brasil 17
- Poesia concreta 18
- Música concreta 20
- Vamos conhecer mais: A música experimental de Hermeto Pascoal 21
- Inovações do Neoconcretismo 22
- A participação na obra de Lygia Clark 24
- Bichos 26
- O experimental em Hélio Oiticica 28
- Parangolés 30
- Vamos fazer: Bólide 32
- O público no teatro de Brecht 34
- Brecht no Brasil 35
- EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | ARTE CONTEMPORÂNEA E PÚBLICO 36
- Arte e História: Beleza em diferentes épocas 38
- Da arte conceitual à arte contemporânea 40
- Arte Contemporânea: artistas e obras 42
- A arte pode nos causar estranhamento? 43
- A arte traduz quem somos? 44
- A arte ativa nossas memórias? 45
- Vamos fazer: Memórias afetivas 46
- Instalação 48
- Arte, tecnologia e interatividade 50
- Arte e acessibilidade 52
- Performance 54
- Happening 56
- Vamos conhecer mais: Performance ou happening? Flávio de Carvalho 57
- Atores e espectadores em cena 58
- Público atuante no teatro de Augusto Boal 59
- Dança contemporânea 60
- Propostas artísticas híbridas 63
- EU APRENDI 64
- VAMOS COMPARTILHAR: SALA DE MEMÓRIAS 66
- UNIDADE 2 - A CIDADE COMO CENÁRIO E PALCO 68
- EU SEI: ARTE NAS RUAS 70
- EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | PROPOSTAS ARTÍSTICAS NA CIDADE 72
- Monumentos públicos 74
- Monumento e memória 76
- Preservação e educação patrimonial 77
- Vamos conhecer mais: As esculturas públicas de Tomie Ohtake 78
- Arte em espaços públicos 79
- Grafite 80
- Brasileiros no grafite 82
- Intervenções urbanas 84
- As intervenções artísticas da dupla Christo e Jeanne-Claude 86
- Lambe-lambe e sticker art 88
- Poesia na rua 90
- As polugrafias de Alexandre Orion 91
- Paisagem sonora e poluição sonora 92
- Vamos fazer: Adesivos poéticos 94
- EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | PROPOSTAS ARTÍSTICAS NA RUA 96
- Teatro de rua 98
- Origens históricas do teatro de rua 100
- Teatro de rua no Brasil 102
- Vamos conhecer mais: Teatro Popular União e Olho Vivo 103
- O coletivo no teatro de rua 104
- Arte e Língua Portuguesa: Texto teatral coletivo 105
- Teatro de rua a partir de 1970 106
- Arte como obra pública 107
- Teatro site-specific 108
- Dança site-specific 110
- Grupo Lagartixa na Janela 111
- Performance e intervenções 112
- Intervenções artísticas em espaços públicos 113
- Performances em espaços públicos 114
- Vamos fazer: Performance coletiva 116
- EU APRENDI 118
- VAMOS COMPARTILHAR: MAPAS ARTÍSTICO-AFETIVOS 120
- UNIDADE 3 - ARTE E RESISTÊNCIA 122
- EU SEI: RESISTÊNCIA EM QUADRINHOS 124
- EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | MEMÓRIAS DE RESISTÊNCIA NA ARTE 126
- Retratos de guerra 128
- Guerra e paz 130
- Arte durante o regime civil-militar (1964-1985) 132
- Protesto e resistência 133
- Artes visuais no contexto da ditadura 134
- Música contra a repressão 136
- Tropicalismo 140
- História em quadrinhos e ativismo 142
- Vamos fazer: Música em quadrinhos 144
- Trabalho e resistência na arte 146
- EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | RESISTÊNCIA E REFLEXÃO PELA ARTE 148
- Arte e relações étnico-raciais 150
- Cores para todas as peles 152
- Resistência indígena na arte 154
- Arte indígena conectada 156
- Arte e História: Debret 158
- Mulheres na arte 160
- As vantagens de ser uma artista mulher 161
- Mulheres artistas e suas obras 162
- Arte na periferia 164
- Cultura Hip-hop 166
- Mônica Nador e o Jamac 168
- Vamos fazer: Estêncil afetivo 170
- Orquestra de refugiados 172
- Instrumentos musicais de resistência 174
- EU APRENDI 176
- VAMOS COMPARTILHAR: AÇÃO ARTIVISTA 178
- UNIDADE 4 - ARTE E MEIO AMBIENTE 180
- EU SEI: PENSAR EM SOLUÇÕES 182
- EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | NATUREZA EM TRANSFORMAÇÃO 184
- Paisagens inventadas 186
- Paisagens surreais 187
- Arte e Ciências: Ilustração botânica 188
- Natureza em alerta 190
- Arte, Meio Ambiente e alimentação 192
- O alimento como proposta artística 193
- Arte têxtil e natureza 194
- Vamos fazer: Jardim de tecido 196
- Orquestra de reciclados 198
- EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | ARTE E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA 200
- Consumo na arte 202
- Do plástico à arte 204
- Crises ambientais através das lentes 206
- Crimes ambientais sobre muros 208
- Intervenções artísticas ecoconscientes 210
- Somos a natureza 212
- Vamos fazer: Produtos conscientes 214
- EU APRENDI 216
- VAMOS COMPARTILHAR: PROPAGANDA DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA 218
- Referências bibliográficas 220
- Transcrição dos áudios 222