SuperAÇÃO! – Arte
Aparecida Mazão, Thiago Alexandre
Código da Coleção: 0013 P24 01 00 200 060
Proposta pedagógica
- Desenvolver propostas e experiências artísticas que ampliem o debate em sala de aula e o espaço de reflexão no ambiente escolar, possibilitando o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem significativas e a formação de indivíduos autônomos, participativos, colaborativos, críticos e tolerantes, com compromisso social e ético.
- Auxiliar o trabalho do professor ao possibilitar experiências que orientam os estudantes a fruir nas diferentes manifestações artísticas e culturais do Brasil e do mundo, de modo expressivo, relevante e crítico e, principalmente, desenvolvendo neles a sensibilidade e o gosto por arte.
- Fornecer subsídios ao professor com um manual que reforce o fazer pedagógico de forma dinâmica, contextual e integrada ao livro do estudante e à construção do conhecimento e das aprendizagens em arte.
Código do Obra: 0013 P24 01 00 200 060
Código do Obra: 0013 P24 01 00 200 060
Código do Obra: 0013 P24 01 00 200 060
Código do Obra: 0013 P24 01 00 200 060
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – COSTUMES, CULTURAS E HISTÓRIAS – p. 10
EU SEI: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | POVOS E CULTURAS – p. 14
Arte conectando povos – p. 15
O que é cultura? – p. 16
Várias culturas – p. 17
Línguas e culturas – p. 18
Costumes e tradições indígenas – p. 20
Arte kusiwa – p. 22
Pintura corporal em diferentes povos – p. 26
Vamos fazer: Padrões gráficos indígenas – p. 28
Vamos conhecer mais: Arte indígena anônima – p. 30
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | HISTÓRIAS E RITUAIS – p. 32
Arte rupestre – p. 33
Arte rupestre no Brasil – p. 34
Arte e Língua Portuguesa: Pintores pré-históricos – p. 36
O mágico e o sagrado na arte – p. 38
Ritos e rituais – p. 40
Ritos de passagem ou de iniciação – p. 41
Ritos e máscaras – p. 42
Vamos conhecer mais: Teatro Nô – p. 43
Mitos – p. 44
A origem do fogo na mitologia grega – p. 45
A origem do fogo na mitologia guarani – p. 46
Vamos fazer: Pesquisa sobre mitos – p. 48
EU APRENDI – p. 50
VAMOS COMPARTILHAR: DRAMATIZAÇÃO DOS MITOS – p. 52
UNIDADE 2 – RITMO E IDENTIDADE – p. 54
EU SEI: QUE PESSOA EU SOU? – p. 56
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | IDENTIDADE E AUTORRETRATO – p. 58
O gênero autorretrato – p. 59
Os autorretratos de Rembrandt – p. 60
Autorretrato e emoções – p. 62
Autorretrato de Frida Kahlo – p. 63
Vamos fazer: Desenhando um autorretrato – p. 64
Autorretrato no decorrer do século XX – p. 66
Arte e História: Fotografia e autorretrato – p. 68
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | RITMO NAS ARTES – p. 70
O ritmo e o tempo – p. 72
O ritmo de cada pessoa – p. 73
Ritmo e identidade – p. 74
Ritmo no trabalho – p. 76
O ritmo nas artes visuais – p. 79
Ritmo nas artes e linguagens visuais – p. 80
Vamos fazer: Colagem com ritmo – p. 82
O ritmo na música – p. 84
Ritmos musicais no Brasil – p. 85
Vamos fazer: Pesquisa: outros ritmos musicais brasileiros – p. 86
Ritmo e silêncio – p. 88
Ritmo na dança, no teatro e no circo – p. 89
Práticas de ritmo da dança e do teatro – p. 90
Conhecendo a dança-teatro – p. 92
Vamos conhecer mais: Pina Bausch – p. 94
EU APRENDI – p. 96
VAMOS COMPARTILHAR: RETRATANDO PESSOAS – p. 98
UNIDADE 3 – CORPO E MOVIMENTO – p. 100
EU SEI: COMO NOS MOVIMENTAMOS PELO ESPAÇO? – p. 102
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | EXPLORANDO O CORPO HUMANO – p. 104
Movimento, corpo e emoções – p. 105
Leonardo da Vinci e o corpo humano – p. 106
O homem vitruviano – p. 107
Homem como centro do Universo – p. 108
Arte e Ciências: Anatomia – p. 109
O corpo humano como instrumento musical – p. 110
Música corporal – p. 111
Vamos fazer: Voz e corpo como objeto sonoro – p. 112
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | MOVIMENTO NA ARTE – p. 114
Movimento e dança – p. 116
Origens do balé – p. 118
Estilos de balé – p. 120
Balé no Brasil – p. 122
Vamos conhecer mais: Mercedes Baptista – p. 123
O gesto na música – p. 124
Orquestra e música de concerto – p. 126
Orquestra de percussão – p. 127
Artes visuais e o movimento – p. 128
Degas, Muybridge e o movimento – p. 129
O movimento futurista – p. 132
Movimento e gesto na pintura – p. 133
Jackson Pollock e a pintura de ação – p. 134
Vamos fazer: Artes visuais no ritmo da música – p. 140
EU APRENDI – p. 142
VAMOS COMPARTILHAR: QUE EMOÇÕES MEU CORPO EXPRESSA? – p. 144
UNIDADE 4 – EXPRESSÃO E EMOÇÃO – p. 146
EU SEI: O QUE ME EMOCIONA? – p. 148
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | EXPLORANDO AS EMOÇÕES NA ARTE – p. 150
Emoções de um sorriso – p. 152
A expressão vocal e o timbre – p. 154
Arte e experiências de vida: Kathe Kollwitz – p. 156
Vamos conhecer mais: Lasar Segall – p. 158
Expressionismo – p. 160
A renovação artística de Anita Malfatti – p. 161
Expressionismo e dança – p. 162
O cinema expressionista – p. 164
Vamos fazer: Retrato expressionista – p. 166
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | A EXPRESSÃO NO TEATRO, NO CIRCO E NA MÍMICA – p. 168
Commedia dell’arte – p. 170
As apresentações – p. 171
Enredo e máscaras – p. 172
Os personagens da Commedia dell’arte – p. 173
Arte e Língua Portuguesa: Canção de Carnaval – p. 176
A arte do palhaço – p. 177
Palhaçaria na atualidade – p. 178
Palhaços no cinema mudo – p. 180
Mímica – p. 182
Vamos fazer: Mímica – p. 183
EU APRENDI – p. 184
VAMOS COMPARTILHAR: ARTE QUE ME EMOCIONA – p. 186
Referências bibliográficas – p. 188
Transcrição dos áudios – p. 190
UNIDADE 1 – ARTE E POVO BRASILEIRO – p. 10
EU SEI: COMO É O NOSSO POVO? – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE COMO RETRATO DO POVO – p. 14
O Brasil dos artistas viajantes – p. 16
Eckhout e a população brasileira – p. 17
Arte e História: Pinturas que retratam o trabalho escravo – p. 18
Retratos: registro visual – p. 20
Vamos fazer: Retratos de observação – p. 21
Artistas afrodescendentes nos séculos XVIII e XIX – p. 22
As pinturas dos irmãos Timótheo da Costa – p. 24
Rosana Paulino e a condição da mulher negra – p. 26
O caipira de Almeida Júnior – p. 28
Mazzaropi e a figura do caipira – p. 30
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ARTE E MODERNIDADE – p. 32
Semana de Arte Moderna de 1922 – p. 34
Vamos fazer: Escultura de rosto modernista – p. 36
Música na Semana de 1922 – p. 38
Vamos conhecer mais: Pixinguinha e a música brasileira na França – p. 40
Dança e bailado nacional – p. 42
Antecedentes do Teatro moderno no Brasil – p. 44
Depois da Semana de 1922 – p. 46
Abaporu e o movimento antropofágico – p. 48
Vamos fazer: Recriando o Abaporu – p. 50
EU APRENDI – p. 52
VAMOS COMPARTILHAR: DJANIRA DA MOTTA E SILVA: A ARTE E O POVO – p. 54
UNIDADE 2 – MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS – p. 56
EU SEI: HOJE É DIA DE FESTA! – p. 58
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE POPULAR – p. 60
Temas da arte popular – p. 61
Vamos fazer: Peça de argila – p. 62
Xilogravura e literatura de cordel – p. 64
- Borges: mestre da xilogravura – p. 66
Vamos fazer: Gravura em EVA – p. 68
Artesanato – p. 70
Cestaria arumã – p. 71
Arte e História: Herança das paneleiras de Goiabeiras – p. 72
Rendeiras de Divina Pastora – p. 74
Vamos fazer: Entrevista – p. 75
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA MÚSICA E NA DANÇA – p. 76
O cururu e a viola de cocho – p. 77
Carimbó – p. 78
Frevo: uma manifestação artística do Carnaval – p. 80
Samba de roda – p. 82
Dança regional como expressão da comunidade – p. 84
Danças dramáticas do Brasil – p. 86
Congadas – p. 87
Cavalhada – p. 88
Bumba meu boi – p. 90
Vamos fazer: Pesquisa sobre manifestação cultural – p. 92
Vamos conhecer mais: Mário de Andrade – p. 94
EU APRENDI – p. 96
VAMOS COMPARTILHAR: GUIA INFORMATIVO E DE ENTRETENIMENTO – p. 98
UNIDADE 3 – VISÕES DO MUNDO NAS ARTES – p. 100
EU SEI: COMO EU VEJO O MUNDO? – p. 102
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | VISÕES DO MUNDO NA FOTOGRAFIA – p. 104
Fotografia – p. 106
Vamos fazer: Cartaz com fotografias – p. 107
O surgimento da fotografia – p. 108
Nasce a fotografia – p. 109
Fotografia e imprensa – p. 110
Padrões de beleza na mídia – p. 111
Fotografia e artes visuais – p. 112
Fotografia no Brasil – p. 114
Fotografia: século XX e contemporaneidade – p. 116
Vamos conhecer mais: Iolanda Huzak – p. 118
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | VISÕES DO MUNDO NO CINEMA E NO TEATRO – p. 120
Vamos fazer: Fotografias em sequência – p. 122
Cinema: uma nova linguagem – p. 124
Vamos conhecer mais: O cinema de Georges Mèlies – p. 125
Cinema no Brasil – p. 126
Como se faz um filme – p. 128
Enquadramentos e planos – p. 130
Vamos fazer: Enquadramento em cena – p. 131
Cinema e som – p. 132
A palavra e os ruídos – p. 133
Teatro: somos todos atores – p. 134
William Shakespeare – p. 135
Ariano Suassuna – p. 136
Romeu e Julieta de Shakespeare e Suassuna – p. 137
Vamos fazer: Reescrita de Romeu e Julieta – p. 138
EU APRENDI – p. 140
VAMOS COMPARTILHAR: CENAS: EXPRESSÃO E SENTIMENTO – p. 142
UNIDADE 4 – ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – p. 144
EU SEI: CRIAÇÕES ARTÍSTICAS E CIENTÍFICAS – p. 146
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE E CIÊNCIA – p. 148
Arte e História: O Renascimento – p. 150
Leonardo da Vinci e o conhecimento – p. 152
Os estudos de Michelangelo – p. 154
Perspectiva linear – p. 156
Observação da perspectiva – p. 157
Técnica da perspectiva em pinturas – p. 158
Vamos fazer: Desenho em perspectiva – p. 160
Perspectiva aérea – p. 162
A técnica do sfumato – p. 164
Vamos fazer: Desenho com sfumato – p. 165
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | TÉCNICAS E TECNOLOGIAS NAS ARTES – p. 166
Encantar o público nas artes cênicas – p. 168
Profissionais das artes cênicas – p. 169
Adereços e figurinos – p. 170
Maquinarias – p. 172
O maquinista Nicola Sabbatini – p. 174
Iluminação: história repleta de efeitos – p. 176
Cenografia e cenários – p. 178
Vamos conhecer mais: José Carlos Serroni – p. 180
Vamos fazer: Maquete de cenário – p. 182
EU APRENDI – p. 184
VAMOS COMPARTILHAR: TECNOLOGIAS CÊNICAS – p. 186
Referências bibliográficas – p. 188
Transcrição dos áudios – p. 190
UNIDADE 1 – ARTE PARA OUVIR E VER – p. 10
EU SEI: ONDE EU FAÇO ARTE? – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | SONS E ARTES VISUAIS – p. 14
Sons e fontes sonoras – p. 16
Intensidade, altura e timbre – p. 18
Fontes sonoras e instrumentos musicais – p. 20
Orquestra e instrumentos musicais – p. 22
A orquestra – p. 23
Orquestra: disposição dos instrumentos – p. 24
Música e inclusão social – p. 26
Esculturas – p. 29
Esculturas e temas – p. 30
Esculturas e emoções – p. 31
Esculturas de diferentes materiais – p. 32
Vamos fazer: Arte com materiais reutilizados – p. 34
Instalação – p. 36
Arte e Língua Portuguesa: Animais em instalação? – p. 38
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | O LUGAR TEATRAL E O ESPAÇO CÊNICO – p. 40
Arquitetura teatral – p. 41
Teatro grego – p. 42
Teatro romano – p. 44
Vamos conhecer mais: Manifestações religiosas teatrais – p. 46
Commedia dell’arte – p. 48
Século de Ouro Espanhol (1492-1681) – p. 50
Teatro elisabetano – p. 51
Teatro no Renascimento – p. 52
O teatro de Bayreuth – p. 54
O teatro moderno e contemporâneo – p. 56
Teatro Oficina: arrojado e moderno – p. 58
Vamos fazer: Maquetes de espaços cênicos – p. 60
EU APRENDI – p. 62
VAMOS COMPARTILHAR: ESPAÇOS CULTURAIS AO ALCANCE DE TODOS – p. 64
UNIDADE 2 – IMAGENS, TEXTOS E SONS NAS ARTES – p. 66
EU SEI: MÚSICAS QUE CANTAM HISTÓRIAS – p. 68
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS – p. 70
Vitrais góticos e histórias em quadrinhos – p. 72
Narrativas e tiras – p. 73
Vamos fazer: Mandala-vitral – p. 74
Muralismo mexicano – p. 76
Arte asteca e maia – p. 78
Glifos maias – p. 79
Brinquedos ópticos – p. 80
Fenaquistoscópio – p. 80
Zootrópio – p. 82
Praxinoscópio – p. 83
Imagens em movimento: flip book – p. 84
Vamos fazer: Flip book – p. 86
Do cinema às animações – p. 88
Stop motion – p. 90
Vamos conhecer mais: O menino e o mundo – p. 92
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | CRIAÇÃO E REGISTRO TEXTUAL – p. 94
Notação musical – p. 96
Propriedades do som – p. 98
Vamos conhecer mais: Canto gregoriano – p. 99
Outras formas de registro musical – p. 100
Vamos fazer: Partitura não convencional – p. 102
Narradores e ouvintes de histórias – p. 104
Contar histórias em cena – p. 105
Texto literário dramático – p. 106
Vamos fazer: Texto e encenação – p. 108
Mudanças na concepção de dramaturgia – p. 110
Dramaturgia moderna – p. 112
A concepção da dramaturgia contemporânea – p. 114
Texto literário dramático e texto cênico – p. 115
Vamos fazer: Escrita e leitura dramática – p. 116
EU APRENDI – p. 118
VAMOS COMPARTILHAR: TEXTO CÊNICO E MEMÓRIA – p. 120
UNIDADE 3 – COMPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO NAS ARTES – p. 122
EU SEI: SIGA O LÍDER! – p. 124
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | DESENHO E COMPOSIÇÃO NAS ARTES – p. 126
Desenho, linha e formas – p. 128
Vamos fazer: Desenhos com linhas e formas – p. 129
Desenho artístico – p. 130
Desenho e esboço – p. 132
Picasso: estudos para Guernica – p. 133
Arte e Geografia: Brasília – p. 134
Vamos fazer: Diferentes formas de observar e desenhar – p. 136
Composição, cor e movimento – p. 138
Simetria – p. 140
Arte e Matemática: Simetria – p. 142
Equilíbrio – p. 144
A cor – p. 146
Círculo cromático – p. 148
Vamos fazer: Pintura monocromática – p. 151
Vamos fazer: Investigação: variação de luz – p. 156
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | COORDENAÇÃO NAS ARTES CÊNICAS – p. 158
A coordenação do espetáculo teatral – p. 160
O ensaiador – p. 160
O diretor – p. 162
Vamos conhecer mais: O diretor Stanislavski – p. 164
O encenador – p. 166
Vamos fazer: Ação teatral – p. 168
EU APRENDI – p. 170
VAMOS COMPARTILHAR: ILUSTRANDO UM MOMENTO – p. 172
UNIDADE 4 – AS ARTES CHEGAM AO PÚBLICO – p. 174
EU SEI: DOS BASTIDORES À RECEPÇÃO DO PÚBLICO – p. 176
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E MEDIAÇÃO NAS ARTES – p. 178
Teatro: da produção à apresentação – p. 180
Recepção da obra cênica pelo público – p. 182
Ação cultural – p. 184
Mediação e sensibilização artística – p. 185
Vamos fazer: Projeto de ações culturais – p. 186
Vamos conhecer mais: Mediação cultural em espetáculos cênicos – p. 188
Vamos fazer: Entrevista com espectadores de obras cênicas – p. 190
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ESPAÇOS DE CRIAÇÃO, MEDIAÇÃO E MERCADO DAS ARTES – p. 192
O ateliê como espaço de criação – p. 193
Os materiais nos ateliês – p. 194
A Casa Azul: lar, ateliê e museu – p. 195
Vamos fazer: Um ateliê na escola – p. 196
Museus – p. 198
História dos museus – p. 199
Vamos conhecer mais: Gabinete de curiosidades – p. 201
Vamos fazer: Pequeno gabinete de curiosidades – p. 202
Museus de arte no Brasil – p. 204
Museus de arte contemporânea – p. 207
Mediação em museus – p. 208
Uso da tecnologia em museus e espaços culturais – p. 209
Museus virtuais – p. 210
Exposições de arte e curadoria – p. 212
Mercado da arte – p. 214
Quanto vale uma obra de arte? – p. 215
EU APRENDI – p. 216
VAMOS COMPARTILHAR: OBJETOS DE VALOR SIMBÓLICO – p. 218
Referências bibliográficas – p. 220
Transcrição dos áudios – p. 222
UNIDADE 1 – O PÚBLICO E A ARTE – p. 10
EU SEI: COMO ARTISTAS E PÚBLICO SE RELACIONAM? – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE EM CONSTANTE MOVIMENTO – p. 14
Arte no Construtivismo – p. 16
Concretismo no Brasil – p. 17
Poesia concreta – p. 18
Música concreta – p. 20
Vamos conhecer mais: A música experimental de Hermeto Pascoal – p. 21
Inovações do Neoconcretismo – p. 22
A participação na obra de Lygia Clark – p. 24
Bichos – p. 26
O experimental em Hélio Oiticica – p. 28
Parangolés – p. 30
Vamos fazer: Bólide – p. 32
O público no teatro de Brecht – p. 34
Brecht no Brasil – p. 35
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ARTE CONTEMPORÂNEA E PÚBLICO – p. 36
Arte e História: Beleza em diferentes épocas – p. 38
Da arte conceitual à arte contemporânea – p. 40
Arte Contemporânea: artistas e obras – p. 42
A arte pode nos causar estranhamento? – p. 43
A arte traduz quem somos? – p. 44
A arte ativa nossas memórias? – p. 45
Vamos fazer: Memórias afetivas – p. 46
Instalação – p. 48
Arte, tecnologia e interatividade – p. 50
Arte e acessibilidade – p. 52
Performance – p. 54
Happening – p. 56
Vamos conhecer mais: Performance ou happening? Flávio de Carvalho – p. 57
Atores e espectadores em cena – p. 58
Público atuante no teatro de Augusto Boal – p. 59
Dança contemporânea – p. 60
Propostas artísticas híbridas – p. 63
EU APRENDI – p. 64
VAMOS COMPARTILHAR: SALA DE MEMÓRIAS – p. 66
UNIDADE 2 – A CIDADE COMO CENÁRIO E PALCO – p. 68
EU SEI: ARTE NAS RUAS – p. 70
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | PROPOSTAS ARTÍSTICAS NA CIDADE – p. 72
Monumentos públicos – p. 74
Monumento e memória – p. 76
Preservação e educação patrimonial – p. 77
Vamos conhecer mais: As esculturas públicas de Tomie Ohtake – p. 78
Arte em espaços públicos – p. 79
Grafite – p. 80
Brasileiros no grafite – p. 82
Intervenções urbanas – p. 84
As intervenções artísticas da dupla Christo e Jeanne-Claude – p. 86
Lambe-lambe e sticker art – p. 88
Poesia na rua – p. 90
As polugrafias de Alexandre Orion – p. 91
Paisagem sonora e poluição sonora – p. 92
Vamos fazer: Adesivos poéticos – p. 94
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | PROPOSTAS ARTÍSTICAS NA RUA – p. 96
Teatro de rua – p. 98
Origens históricas do teatro de rua – p. 100
Teatro de rua no Brasil – p. 102
Vamos conhecer mais: Teatro Popular União e Olho Vivo – p. 103
O coletivo no teatro de rua – p. 104
Arte e Língua Portuguesa: Texto teatral coletivo – p. 105
Teatro de rua a partir de 1970 – p. 106
Arte como obra pública – p. 107
Teatro site-specific – p. 108
Dança site-specific – p. 110
Grupo Lagartixa na Janela – p. 111
Performance e intervenções – p. 112
Intervenções artísticas em espaços públicos – p. 113
Performances em espaços públicos – p. 114
Vamos fazer: Performance coletiva – p. 116
EU APRENDI – p. 118
VAMOS COMPARTILHAR: MAPAS ARTÍSTICO-AFETIVOS – p. 120
UNIDADE 3 – ARTE E RESISTÊNCIA – p. 122
EU SEI: RESISTÊNCIA EM QUADRINHOS – p. 124
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | MEMÓRIAS DE RESISTÊNCIA NA ARTE – p. 126
Retratos de guerra – p. 128
Guerra e paz – p. 130
Arte durante o regime civil-militar (1964-1985) – p. 132
Protesto e resistência – p. 133
Artes visuais no contexto da ditadura – p. 134
Música contra a repressão – p. 136
Tropicalismo – p. 140
História em quadrinhos e ativismo – p. 142
Vamos fazer: Música em quadrinhos – p. 144
Trabalho e resistência na arte – p. 146
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | RESISTÊNCIA E REFLEXÃO PELA ARTE – p. 148
Arte e relações étnico-raciais – p. 150
Cores para todas as peles – p. 152
Resistência indígena na arte – p. 154
Arte indígena conectada – p. 156
Arte e História: Debret – p. 158
Mulheres na arte – p. 160
As vantagens de ser uma artista mulher – p. 161
Mulheres artistas e suas obras – p. 162
Arte na periferia – p. 164
Cultura Hip-hop – p. 166
Mônica Nador e o Jamac – p. 168
Vamos fazer: Estêncil afetivo – p. 170
Orquestra de refugiados – p. 172
Instrumentos musicais de resistência – p. 174
EU APRENDI – p. 176
VAMOS COMPARTILHAR: AÇÃO ARTIVISTA – p. 178
UNIDADE 4 – ARTE E MEIO AMBIENTE – p. 180
EU SEI: PENSAR EM SOLUÇÕES – p. 182
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | NATUREZA EM TRANSFORMAÇÃO – p. 184
Paisagens inventadas – p. 186
Paisagens surreais – p. 187
Arte e Ciências: Ilustração botânica – p. 188
Natureza em alerta – p. 190
Arte, Meio Ambiente e alimentação – p. 192
O alimento como proposta artística – p. 193
Arte têxtil e natureza – p. 194
Vamos fazer: Jardim de tecido – p. 196
Orquestra de reciclados – p. 198
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ARTE E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA – p. 200
Consumo na arte – p. 202
Do plástico à arte – p. 204
Crises ambientais através das lentes – p. 206
Crimes ambientais sobre muros – p. 208
Intervenções artísticas ecoconscientes – p. 210
Somos a natureza – p. 212
Vamos fazer: Produtos conscientes – p. 214
EU APRENDI – p. 216
VAMOS COMPARTILHAR: PROPAGANDA DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA – p. 218
Referências bibliográficas – p. 220
Transcrição dos áudios – p. 222
Compartilhar: