Contents

  1. Índice
  2.  Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda Capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. SUMÁRIO - página III
  8. APRESENTAÇÃO - página IV
    1. ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA COLEÇÃO - página V
    2. ENSINO DE ARTE – BREVE HISTÓRICO - página VI
      1. Fazer, apreciar e contextualizar - página VII
      2. O fazer artístico na coleção - página VIII
    3. BNCCBê êne cê cê E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA COLEÇÃO - página IX
      • Temas contemporâneos transversais - página X
    4. PRÁTICAS DE PESQUISA NA COLEÇÃO - página XII
      1. I – Revisão bibliográfica: estado da arte - página XII
      2. II – Análise Documental: sensibilização para análise do discurso - página XIII
      3. III – Construção e uso de questionários - página XIII
      4. IV – Estudos de recepção de obras de arte e de produtos da indústria cultural - página XV
      5. V – Observação, tomada de nota e construção de relatórios - página XVI
      6. VI – Entrevista - página XVII
      7. VII – Análise de mídias sociais: métricas das mídias e sensibilização para análise de discurso multimodal - página XIX
    5. APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES - página XX
    6. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS - página XXI
      • Organização do espaço e preparação dos estudantes - página XXII
    7. AVALIAÇÃO - página XXIV
      1. Avaliação diagnóstica - página XXIV
      2. Avaliação formativa - página XXV
      3. Avaliação somativa - página XXV
      4. Avaliação e conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais - página XXVI
      5. Portfólio - página XXVII
    8. ORGANIZAÇÃO GERAL DA COLEÇÃO - página XXVIII
      1. Conheça o Livro do Estudante - página XXXII
      2. Manual do professor: orientações específicas - página XXXIII
      3. Anexos - página XXXIII
  9. REFERÊNCIAS COMENTADAS - página XXXIV
    1. Parte Geral - página XXXIV
    2. Parte específica - página XXXV
    3. Continuação – Referências comentadas - página XXXVI
    4. Continuação – Referências comentadas - página XXXVIII
  10. ANEXOS - página XL
    1. BNCCBê êne cê cê - página XL
    2. INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM - página XLIII
    3. PLANOS DE DESENVOLVIMENTO ANUAL - página LXIII
  11. Capa
  12. Frontispício
  13. Créditos - página 2
  14. APRESENTAÇÃO - página 3
  15. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  16. SUMÁRIO - página 6
  17. UNIDADE 1 O público e a arte - página 10
    1. eu SEI - página 12
    2. eu vou APRENDER Capítulo 1 - página 14
      • ARTE NO CONSTRUTIVISMO - página 16
      1. VAMOS CONHECER MAIS - página 21
        • INOVAÇÕES DO NEOCONCRETISMO - página 22
      2. VAMOS FAZER - página 32
        • O PÚBLICO NO TEATRO DE BRECHT - página 34
    3. eu vou APRENDER Capítulo 2 - página 36
      1. ARTE E HISTÓRIA - página 38
        • DA ARTE CONCEITUAL À ARTE CONTEMPORÂNEA - página 40
      2. VAMOS FAZER - página 46
        1. INSTALAÇÃO - página 48
        2. ARTE, TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE - página 50
      3. VAMOS CONHECER MAIS - página 57
        1. Performance ou happening? Flávio de Carvalho - página 57
        2. ATORES E ESPECTADORES EM CENA - página 58
        3. DANÇA CONTEMPORÂNEA - página 60
        4. PROPOSTAS ARTÍSTICAS HÍBRIDAS - página 63
    4. eu APRENDI - página 64
    5. vamos COMPARTILHAR - página 66
  18. UNIDADE 2 A cidade como cenário e palco - página 68
    1. eu SEI - página 70
    2. eu vou APRENDER Capítulo 1 - página 72
      1. MONUMENTOS PÚBLICOS - página 74
        1. Monumento e memória - página 76
        2. Preservação e educação patrimonial - página 77
      2. VAMOS CONHECER MAIS - página 78
        1. ARTE EM ESPAÇOS PÚBLICOS - página 79
          1. Grafite - página 80
          2. Brasileiros no grafite - página 82
          3. Intervenções urbanas - página 84
          4. As intervenções artísticas da dupla Christo e Jeanne-Claudejani clôd - página 86
          5. Lambe-lambe e sticker art - página 88
          6. Poesia na rua - página 90
          7. As polugrafias de Alexandre Orion - página 91
          8. Paisagem sonora e poluição sonora - página 92
      3. VAMOS FAZER - página 94
    3. eu vou APRENDER Capítulo 2 - página 96
      1. TEATRO DE RUA - página 98
        1. Origens históricas do teatro de rua - página 100
        2. Teatro de rua no Brasil - página 102
      2. VAMOS CONHECER MAIS - página 103
        • O coletivo no teatro de rua - página 104
      3. ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA - página 105
        • Teatro de rua a partir de 1970 - página 106
        1. ARTE COMO OBRA PÚBLICA - página 107
          1. Teatro site-specific - página 108
          2. Dança site-specific - página 110
          3. Grupo Lagartixa na Janela - página 111
          4. Performance e intervenções - página 112
          5. Intervenções artísticas em espaços públicos - página 113
          6. Performances em espaços públicos - página 114
      4. VAMOS FAZER - página 116
    4. eu APRENDI - página 118
    5. vamos COMPARTILHAR - página 120
  19. UNIDADE 3 Arte e resistência - página 122
    1. eu SEI - página 124
    2. eu vou APRENDER Capítulo 1 - página 126
      1. RETRATOS DE GUERRA - página 128
        • Guerra e paz - página 130
      2. ARTE DURANTE O REGIME CIVIL-MILITAR (1964-1985) - página 132
        1. Protesto e resistência - página 133
        2. Artes visuais no contexto da ditadura - página 134
        3. Música contra a repressão - página 136
        4. Tropicalismo - página 140
      3. HISTÓRIA EM QUADRINHOS E ATIVISMO - página 142
      4. VAMOS FAZER - página 144
        • TRABALHO E RESISTÊNCIA NA ARTE - página 146
    3. eu vou APRENDER Capítulo 2 - página 148
      1. ARTE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - página 150
      2. RESISTÊNCIA INDÍGENA NA ARTE - página 154
        • Arte indígena conectada - página 156
      3. ARTE E HISTÓRIA - página 158
        1. MULHERES NA ARTE - página 160
          1. As vantagens de ser uma artista mulher - página 161
          2. Mulheres artistas e suas obras - página 162
        2. ARTE NA PERIFERIA - página 164
          1. Cultura Hip-hop - página 166
          2. Mônica Nador e o Jamac - página 168
      4. VAMOS FAZER - página 170
        1. ORQUESTRA DE REFUGIADOS - página 172
          • Instrumentos musicais de resistência - página 174
    4. eu APRENDI - página 176
    5. vamos COMPARTILHAR - página 178
  20. UNIDADE 4 Arte e Meio Ambiente - página 180
    1. eu SEI - página 182
    2. eu vou APRENDER Capítulo 1 - página 184
      1. PAISAGENS INVENTADAS - página 186
        • Paisagens surreais - página 187
      2. ARTE E CIÊNCIAS - página 188
        1. NATUREZA EM ALERTA - página 190
        2. ARTE, MEIO AMBIENTE E ALIMENTAÇÃO - página 192
          • O alimento como proposta artística - página 193
        3. ARTE TÊXTIL E NATUREZA - página 194
      3. VAMOS FAZER - página 196
        • ORQUESTRA DE RECICLADOS - página 198
    3. eu vou APRENDER Capítulo 2 - página 200
      1. CONSUMO NA ARTE - página 202
        • Do plástico à arte - página 204
      2. CRISES AMBIENTAIS ATRAVÉS DE LENTES - página 206
        • Crimes ambientais sobre muros - página 208
      3. INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS ECOCONSCIENTES - página 210
        • Somos a natureza - página 212
      4. VAMOS FAZER - página 214
    4. eu APRENDI - página 216
    5. vamos COMPARTILHAR - página 218
  21. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - página 220
  22. TRANSCRIÇÃO DOS ÁUDIOS - página 222
  23. Terceira Capa
  24. Quarta Capa
  25. Lista de links
  26. Lista de créditos