Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
SUMÁRIO
- página III
APRESENTAÇÃO
- página IV
ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA COLEÇÃO
- página V
ENSINO DE ARTE – BREVE HISTÓRICO
- página VI
Fazer, apreciar e contextualizar
- página VII
O fazer artístico na coleção
- página VIII
BNCC
Bê êne cê cê
E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA COLEÇÃO
- página IX
Temas contemporâneos transversais
- página X
PRÁTICAS DE PESQUISA NA COLEÇÃO
- página XII
I –
Revisão bibliográfica: estado da arte
- página XII
II –
Análise Documental: sensibilização para análise do discurso
- página XIII
III –
Construção e uso de questionários
- página XIII
IV –
Estudos de recepção de obras de arte e de produtos da indústria cultural
- página XV
V – O
bservação, tomada de nota e construção de relatórios
- página XVI
VI –
Entrevista
- página XVII
VII –
Análise de mídias sociais: métricas das mídias e sensibilização para análise de discurso multimodal
- página XIX
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES
- página XX
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
- página XXI
Organização do espaço e preparação dos estudantes
- página XXII
AVALIAÇÃO
- página XXIV
Avaliação diagnóstica
- página XXIV
Avaliação formativa
- página XXV
Avaliação somativa
- página XXV
Avaliação e conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais
- página XXVI
Portfólio
- página XXVII
ORGANIZAÇÃO GERAL DA COLEÇÃO
- página XXVIII
Conheça o Livro do Estudante
- página XXXII
Manual do professor: orientações específicas
- página XXXIII
Anexos
- página XXXIII
REFERÊNCIAS COMENTADAS
- página XXXIV
Parte Geral
- página XXXIV
Parte específica
- página XXXV
Continuação – Referências comentadas
- página XXXVI
Continuação – Referências comentadas
- página XXXVIII
ANEXOS
- página XL
BNCC
Bê êne cê cê
- página XL
INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM
- página XLIII
PLANOS DE DESENVOLVIMENTO ANUAL
- página LXIII
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
CONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
SUMÁRIO
- página 6
UNIDADE 1 O público e a arte
- página 10
eu SEI
- página 12
eu vou APRENDER
Capítulo 1
- página 14
ARTE NO CONSTRUTIVISMO
- página 16
VAMOS CONHECER MAIS
- página 21
INOVAÇÕES DO NEOCONCRETISMO
- página 22
VAMOS FAZER
- página 32
O PÚBLICO NO TEATRO DE BRECHT
- página 34
eu vou APRENDER
Capítulo 2
- página 36
ARTE E HISTÓRIA
- página 38
DA ARTE CONCEITUAL À ARTE CONTEMPORÂNEA
- página 40
VAMOS FAZER
- página 46
INSTALAÇÃO
- página 48
ARTE, TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE
- página 50
VAMOS CONHECER MAIS
- página 57
Performance
ou
happening
? Flávio de Carvalho
- página 57
ATORES E ESPECTADORES EM CENA
- página 58
DANÇA CONTEMPORÂNEA
- página 60
PROPOSTAS ARTÍSTICAS HÍBRIDAS
- página 63
eu APRENDI
- página 64
vamos COMPARTILHAR
- página 66
UNIDADE 2 A cidade como cenário e palco
- página 68
eu SEI
- página 70
eu vou APRENDER
Capítulo 1
- página 72
MONUMENTOS PÚBLICOS
- página 74
Monumento e memória
- página 76
Preservação e educação patrimonial
- página 77
VAMOS CONHECER MAIS
- página 78
ARTE EM ESPAÇOS PÚBLICOS
- página 79
Grafite
- página 80
Brasileiros no grafite
- página 82
Intervenções urbanas
- página 84
As intervenções artísticas da dupla Christo e
Jeanne-Claude
jani clôd
- página 86
Lambe-lambe e
sticker art
- página 88
Poesia na rua
- página 90
As
polugrafias
de Alexandre Orion
- página 91
Paisagem sonora e poluição sonora
- página 92
VAMOS FAZER
- página 94
eu vou APRENDER
Capítulo 2
- página 96
TEATRO DE RUA
- página 98
Origens históricas do teatro de rua
- página 100
Teatro de rua no Brasil
- página 102
VAMOS CONHECER MAIS
- página 103
O coletivo no teatro de rua
- página 104
ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA
- página 105
Teatro de rua a partir de 1970
- página 106
ARTE COMO OBRA PÚBLICA
- página 107
Teatro
site-specific
- página 108
Dança
site-specific
- página 110
Grupo Lagartixa na Janela
- página 111
Performance
e intervenções
- página 112
Intervenções artísticas em espaços públicos
- página 113
Performances
em espaços públicos
- página 114
VAMOS FAZER
- página 116
eu APRENDI
- página 118
vamos COMPARTILHAR
- página 120
UNIDADE 3 Arte e resistência
- página 122
eu SEI
- página 124
eu vou APRENDER
Capítulo 1
- página 126
RETRATOS DE GUERRA
- página 128
Guerra e paz
- página 130
ARTE DURANTE O REGIME CIVIL-MILITAR (1964-1985)
- página 132
Protesto e resistência
- página 133
Artes visuais no contexto da ditadura
- página 134
Música contra a repressão
- página 136
Tropicalismo
- página 140
HISTÓRIA EM QUADRINHOS E ATIVISMO
- página 142
VAMOS FAZER
- página 144
TRABALHO E RESISTÊNCIA NA ARTE
- página 146
eu vou APRENDER
Capítulo 2
- página 148
ARTE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
- página 150
RESISTÊNCIA INDÍGENA NA ARTE
- página 154
Arte indígena conectada
- página 156
ARTE E HISTÓRIA
- página 158
MULHERES NA ARTE
- página 160
As vantagens de ser uma artista mulher
- página 161
Mulheres artistas e suas obras
- página 162
ARTE NA PERIFERIA
- página 164
Cultura
Hip-hop
- página 166
Mônica Nador e o Jamac
- página 168
VAMOS FAZER
- página 170
ORQUESTRA DE REFUGIADOS
- página 172
Instrumentos musicais de resistência
- página 174
eu APRENDI
- página 176
vamos COMPARTILHAR
- página 178
UNIDADE 4 Arte e Meio Ambiente
- página 180
eu SEI
- página 182
eu vou APRENDER
Capítulo 1
- página 184
PAISAGENS INVENTADAS
- página 186
Paisagens surreais
- página 187
ARTE E CIÊNCIAS
- página 188
NATUREZA EM ALERTA
- página 190
ARTE, MEIO AMBIENTE E ALIMENTAÇÃO
- página 192
O alimento como proposta artística
- página 193
ARTE TÊXTIL E NATUREZA
- página 194
VAMOS FAZER
- página 196
ORQUESTRA DE RECICLADOS
- página 198
eu vou APRENDER
Capítulo 2
- página 200
CONSUMO NA ARTE
- página 202
Do plástico à arte
- página 204
CRISES AMBIENTAIS ATRAVÉS DE LENTES
- página 206
Crimes ambientais sobre muros
- página 208
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS ECOCONSCIENTES
- página 210
Somos a natureza
- página 212
VAMOS FAZER
- página 214
eu APRENDI
- página 216
vamos COMPARTILHAR
- página 218
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
- página 220
TRANSCRIÇÃO DOS ÁUDIOS
- página 222
Terceira Capa
Quarta Capa
Lista de links
Lista de créditos