Araribá Conecta – Arte

Flávia Delalibera Iossi
Código da Coleção: 0011 P24 01 00 200 060
Proposta pedagógica
  • Estimular o protagonismo do estudante no processo de avaliação, com proposta de elaboração de um diário de bordo para que ele mesmo possa acompanhar seu desenvolvimento e autoavaliações ao final de cada unidade.
  • Valorizar as manifestações artísticas de matrizes africanas e indígenas e o protagonismo da mulher na arte e na cultura.
  • Articular o fazer artístico à leitura, à reflexão e à contextualização por meio de uma proposta baseada na Abordagem Triangular.
Compartilhar:
Código do Obra: 0011 P24 01 00 200 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0011 P24 01 00 200 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0011 P24 01 00 200 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0011 P24 01 00 200 060
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – ARTE E ESPAÇOS DE EXPRESSÃO – p. 10 

De olho na imagem – p. 11 

Artista e obra: Ananda Nahu – p. 12 

TEMA 1 – Paredes e muros como espaços de expressão – p. 13 

A pintura mural – p. 13 

Os murais egípcios – p. 14 

Foco na linguagem – p. 14 

Muralismo: Arte e política – p. 15 

Foco na linguagem – p. 15 

Muralismo mexicano – p. 16 

América hispânica, de José Orozco – p. 17 

Foco na linguagem – p. 17 

Arte e muito mais: Portinari e a pintura mural brasileira – p. 18 

Experimentações – p. 19 

TEMA 2 – Representações rupestres – p. 20 

Registros pré-históricos no Brasil – p. 20 

Foco na linguagem – p. 20 

Arte e muito mais: A Serra da Capivara – p. 21 

A arte rupestre – p. 22 

Mãos em negativo – p. 22 

As incisões rupestres – p. 23 

Arte rupestre é arte? – p. 23 

Experimentações – p. 24 

TEMA 3 – A arte do grafite – p. 25 

Crítica e humor – p. 25 

Foco na linguagem – p. 25 

Artista e obra: Banksy – p. 26 

A origem do grafite – p. 27 

Por dentro da arte: O grafite e o movimento hip-hop – p. 28 

Das ruas para as galerias – p. 29 

As relações entre arte e imagem – p. 29 

A arte do grafite no Brasil – p. 30 

Entre textos e imagens: Ver a cidade e as suas nuances – p. 31 

As mulheres e a arte de rua – p. 32 

Foco na linguagem – p. 32 

A obra de Criola – p. 33 

Experimentações – p. 34 

Pensar e fazer arte – p. 35 

Autoavaliação – p. 36 

 

UNIDADE 2 – UMA LINGUAGEM, MUITOS ELEMENTOS – p. 37 

De olho na imagem – p. 38 

Artista e obra: O grupo Vilavox – p. 39  

TEMA 1 – O teatro – p. 40 

Uma arte convivial – p. 40 

Por dentro da arte: A história da peça – p. 41 

Experimentações – p. 42 

Os elementos da linguagem teatral – p. 43 

Os elementos visuais – p. 43 

Os sons – p. 43 

O espaço – p. 44 

O corpo – p. 44 

Foco na linguagem – p. 44 

O teatro de rua – p. 45 

Ser Tão Teatro – p. 45 

Experimentações – p. 47 

TEMA 2 – As origens do teatro – p. 48 

O teatro primitivo – p. 48 

O teatro em diferentes culturas – p. 49 

A máscara e o sagrado – p. 50 

Foco na linguagem – p. 50 

Os diablos danzantes – p. 51 

As máscaras africanas – p. 52 

Experimentações – p. 53 

Por dentro da arte: Materialidade e visualidade – p. 54 

Foco na linguagem – p. 54 

Artista e obra: Calixte Dakpogan – p. 55 

Arte e muito mais: Os orixás – p. 55 

Experimentações – p. 56 

TEMA 3 – O teatro na Grécia antiga – p. 58 

O “berço” do teatro – p. 58 

Experimentações – p. 59 

As máscaras no teatro grego – p. 60 

A tragédia e a comédia – p. 61 

Os autores teatrais – p. 62 

Entre textos e imagens: Luiz Felipe Botelho – p. 63 

Arte e muito mais: Religião na Grécia antiga – p. 64 

Medeia – p. 65 

Pensar e fazer arte – p. 67 

Autoavaliação – p. 68 

 

UNIDADE 3 – DANÇA: EXPRESSÃO E CULTURA – p. 69 

De olho na imagem – p. 70 

Artista e obra: Cia. Oito Nova Dança – p. 71 

TEMA 1 – A criação do movimento – p. 72 

Os movimentos expressivos – p. 72 

Os movimentos funcionais – p. 73 

Foco na linguagem – p. 73 

Os movimentos funcionais nos espetáculos de dança – p. 74 

Por dentro da arte: Tempos modernos – p. 76 

Rudolf Laban e o estudo do movimento – p. 78 

Experimentações – p. 79 

TEMA 2 – As danças circulares – p. 81 

As origens da dança – p. 81 

A dança e o sagrado – p. 82 

Foco na linguagem – p. 82 

A dança odissi – p. 83 

A dança asteca – p. 84 

Arte e muito mais: O Códice Tovar – p. 84 

A formação circular – p. 85 

Experimentações – p. 86 

TEMA 3 – O formato circular nas manifestações culturais brasileiras – p. 87 

As festas juninas – p. 87 

A dança nas festas juninas – p. 88 

O baião, o xote, o xaxado e o forró – p. 89 

Por dentro da arte: Baião – p. 90 

Foco na linguagem – p. – p. 90 

A ciranda – p. 91 

As letras das cirandas – p. 92 

Experimentações – p. 93 

A capoeira – p. 93 

A roda de capoeira – p. 94 

Entre textos e imagens: Rainha Nzinga Mbandi – p. 95 

Questões – p. 95 

A música na capoeira – p. 96 

Pensar e fazer arte – p. 97 

Autoavaliação – p. 98 

 

UNIDADE 4 – MÚSICA: SOM E POESIA – p. 99 

De olho na imagem – p. 100 

Artista e obra: O quinteto Vento em Madeira – p. 101 

Foco na linguagem – p. 101 

TEMA 1 – O som – p. 102 

Os sons que nos rodeiam – p. 102 

Arte e muito mais: Música e inclusão – p. 103 

Foco na linguagem – p. 103 

As propriedades do som – p. 104 

Altura ou volume? – p. 104 

Foco na linguagem – p. 104 

A intensidade – p. 105 

A duração – p. 105 

O timbre – p. 105 

Entre textos e imagens: Como as notas musicais foram descobertas e nomeadas? – p. 106 

Questões – p. 106 

Experimentações – p. 107 

TEMA 2 – A linguagem musical – p. 108 

Das musas à música – p. 108 

Um dos primeiros instrumentos musicais – p. 109 

Experimentações – p. 109 

As flautas indígenas – p. 110 

Artista e obra: Djuena Tikuna – p. 111 

Os elementos da linguagem musical – p. 112 

O ritmo – p. 112 

Experimentações – p. 112 

A melodia e a harmonia – p. 113 

Experimentações – p. 113 

Entre textos e imagens: O ritmo na poesia – p. 114 

Questões – p. 114 

Experimentações – p. 115 

TEMA 3 – O instrumento vocal – p. 116 

A voz – p. 116 

A classificação das vozes – p. 117 

Foco na linguagem – p. 117 

Por dentro da arte: Teatro musical – p. 118 

Artista e obra: Gabriela, cravo e canela – p. 118 

Foco na linguagem – p. 119 

Arte e muito mais: Cuidados com a voz – p. 120 

Experimentações – p. 121 

TEMA 4 – Como nascem as canções – p. 122 

Música e letra – p. 122 

Foco na linguagem – p. 122 

A letra de canção – p. 123 

Foco na linguagem – p. 123 

Experimentações – p. 124 

Pensar e fazer arte – p. 125 

Autoavaliação – p. 125 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 126 

Guia dos áudios – p. 128 

 

 

 

 

UNIDADE 1 – DANÇA: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO – p. 10 

De olho na imagem – p. 11 

Artista e obra: Ivaldo Bertazzo – p. 12 

TEMA 1 – Dança e composição – p. 13 

A coreografia – p. 13 

Foco na linguagem – p. 13 

A influência da cultura indiana – p. 14 

Dança e música – p. 15 

Dança sem música – p. 16 

Experimentações – p. 16 

Por dentro da arte: O papel do coreógrafo – p. 17 

Artista e obra: Angel e Klauss Vianna – p. 18 

Os níveis espaciais – p. 19 

Foco na linguagem – p. 19 

Experimentações – p. 20 

TEMA 2 – O balé – p. 22 

A origem do balé – p. 22 

Foco na linguagem – p. 22 

O balé cortesão – p. 23 

Da corte para os palcos – p. 24 

O lago dos cisnes – p. 25 

Por dentro da arte: A dança e as artes visuais – p. 26 

Foco na linguagem – p. 27 

O figurino no balé – p. 28 

Os movimentos no balé – p. 29 

Arte e muito mais: Primeira companhia de balé profissional formada por bailarinas cegas faz sua  

estreia no Theatro Municipal de São Paulo – p. 30 

Experimentações – p. 32 

TEMA 3 – O intérprete na dança contemporânea – p. 34 

O intérprete-criador – p. 34 

Por dentro da arte: A dança contemporânea – p. 35 

Entre textos e imagens: Grande Sertão: veredas – p. 37 

Questões – p. 37 

A luz como elemento cênico – p. 38 

Luz e sombra – p. 38  

Foco na linguagem – p. 38 

Luz e criação – p. 39 

Experimentações – p. 39 

Pensar e fazer arte – p. 40 

Autoavaliação – p. 42 

 

UNIDADE 2 – O CORPO É UM INSTRUMENTO MUSICAL – p. 43 

De olho na imagem – p. 44 

Artista e obra: Barbatuques – p. 45 

TEMA 1 – A percussão corporal – p. 46 

Os instrumentos de percussão – p. 46 

Foco na linguagem – p. 46 

Arte e muito mais: Instrumentos de percussão nas culturas indígenas – p. 47 

Experimentações – p. 48 

A produção de sons com o corpo – p. 50 

Foco na linguagem – p. 50 

Stomp – p. 51 

Por dentro da arte: A percussão nos sons do sapateado – p. 52 

Experimentações – p. 53 

TEMA 2 – A voz e o canto – p. 54 

O corpo humano e a produção da voz – p. 54 

Arte e muito mais: A voz na adolescência: mudanças na voz de meninos e de meninas – p. 55 

Por dentro da arte: A “voz” da Terra – p. 56 

Experimentações – p. 57 

A voz na dublagem – p. 58 

Experimentações – p. 58 

O canto – p. 59 

Foco na linguagem – p. 59 

Ao som da viola – p. 60 

Foco na linguagem – p. 60 

O pioneirismo da dupla As Galvão – p. 61 

Artista e obra: Orquestra Paulistana de Viola Caipira – p. 62 

Foco na linguagem – p. 62 

A música sertaneja – p. 63 

Foco na linguagem – p. 63 

Do sertanejo raiz ao sertanejo universitário – p. 64 

Foco na linguagem – p. 64 

Entre textos e imagens: Invasão feminina na música sertaneja – p. 65 

Questões – p. 65 

Experimentações – p. 66 

TEMA 3 – A experiência do canto coletivo – p. 67 

O canto gregoriano – p. 67 

A monofonia e a polifonia – p. 68 

Foco na linguagem – p. 68 

O canto coral – p. 69 

Um coral misto – p. 70 

Foco na linguagem – p. 70 

Artista e obra: Dorit Kolling – p. 71 

A escrita musical – p. 73 

A partitura – p. 74 

Foco na linguagem – p. 74 

Artista e obra: Birds on the wires – p. 75 

Por dentro da arte: Pautas musicais ilustradas – p. 76 

Foco na linguagem – p. 76 

Experimentações – p. 77 

Pensar e fazer arte – p. 78 

Autoavaliação – p. 79 

 

UNIDADE 3 – O CORPO COMO EXPRESSÃO – p. 80 

De olho na imagem – p. 81 

Artista e obra: Cia. 2 de Teatro – p. 82 

TEMA 1 – Corpo e gestualidade – p. 83 

Teatro sem palavras – p. 83 

O corpo na criação teatral – p. 84 

Foco na linguagem – p. 84 

Espelunca – p. 85 

Por dentro da arte: O chorinho – p. 86 

O cinema mudo – p. 87 

Comediantes do cinema mudo – p. 87 

Experimentações – p. 88 

A construção da visualidade – p. 89 

Foco na linguagem – p. 89 

O cenógrafo, o figurinista e o aderecista – p. 90 

A proposta visual de Zigg & Zogg – p. 91 

Experimentações – p. 92 

TEMA 2 – A dramaturgia do corpo – p. 93 

Alegria de viver – p. 93 

Foco na linguagem – p. 93 

A proposta do grupo – p. 94 

Artista e obra: Deborah Moreira e George Mascarenhas – p. 95 

A mímica – p. 97 

A commedia dell’arte – p. 98 

A mímica na atualidade – p. 99 

Experimentações – p. 100 

TEMA 3 – A arte de fazer rir – p. 101 

A comédia – p. 101 

As aves – p. 102 

Foco na linguagem – p. 102 

A comédia satírica – p. 103 

O avarento – p. 104 

Artista e obra: Paulo Autran – p. 104 

A comédia de costumes – p. 105 

O texto teatral – p. 106 

Entre textos e imagens: O juiz de paz da roça – p. 107 

Questões – p. 108 

A comédia de costumes musicada – p. 109 

O cenário – p. 110 

Foco na linguagem – p. 110 

Pensar e fazer arte – p. 111 

Autoavaliação – p. 112 

 

UNIDADE 4 – REPRESENTAÇÕES VISUAIS DO CORPO HUMANO – p. 113 

De olho na imagem – p. 114 

Artista e obra: Giovani Caramello – p. 115 

Foco na linguagem – p. 115 

TEMA 1 – Obras que parecem ganhar vida – p. 116 

As fases da vida – p. 116 

Foco na linguagem – p. 116 

Reinterpretações da história da arte na obra de Giovani Caramello – p. 117 

Foco na linguagem – p. 117 

A linguagem tridimensional – p. 118 

Por dentro da arte: O processo de criação de Giovani Caramello – p. 119 

O hiper-realismo – p. 122 

Artista e obra: O trabalho de Ron Mueck – p. 123 

Arte e muito mais: A modelagem em 3D – p. 124 

Experimentações – p. 125 

TEMA 2 – A representação do corpo humano na arte – p. 127 

A Vênus de Willendorf – p. 127 

Foco na linguagem – p. 127 

Arte e muito mais: O corpo e a cultura – p. 128 

Por que se usa o termo Vênus? – p. 129 

Iconografias do corpo humano – p. 130 

Renascimentos na arte – p. 131 

Por dentro da arte: O renascimento do Harlem – p. 132 

Entre textos e imagens: Histórias afro-atlânticas – p. 133 

Questão – p. 134 

Experimentações – p. 134 

TEMA 3 – Surrealismo nas artes visuais – p. 135 

Entre textos e imagens: O Manifesto surrealista – p. 136 

Questão – p. 136 

Imagens além do real – p. 137 

Foco na linguagem – p. 137 

Técnicas surrealistas – p. 138 

Por dentro da arte: A psicanálise – p. 139 

Entre textos e imagens: O caligrama – p. 140 

Questão – p. 140 

Experimentações – p. 141 

TEMA 4 – Entre retratos e autorretratos – p. 142 

O retrato – p. 142 

Foco na linguagem – p. 142 

O retrato no dia a dia – p. 143 

Foco na linguagem – p. 143 

Artista e obra: Alexandre Sequeira – p. 144 

Autorretrato: uma imagem sobre mim – p. 145 

Foco na linguagem – p. 145 

Entre o autorretrato e a selfie – p. 146 

Foco na linguagem – p. 146 

Arte e muito mais: Autoexposição e redes sociais – p. 147 

Experimentações – p. 148 

Pensar e fazer arte – p. 149 

Autoavaliação – p. 150 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 151 

Guia dos áudios – p. 155 

 

UNIDADE 1 – UM OLHAR SOBRE O BRASIL – p. 10 

De olho na imagem – p. 11 

Artista e obra: O artista JR – p. 12 

TEMA 1 – Arte no Morro da Providência – p. 13 

Uma reflexão sobre a realidade – p. 13 

Arte e muito mais: O Morro da Providência – p. 14 

Mulheres são heroínas – p. 15 

Foco na linguagem – p. 15 

Casa Amarela Providência – p. 16 

Por dentro da arte: Documentário – p. 17 

Arte urbana: intervenção artística – p. 18 

Foco na linguagem – p. 18 

Arte de rua: lambe-lambe – p. 19 

Entre textos e imagens: Lambe-lambe – p. 20 

Questões – p. 20 

Experimentações – p. 21 

TEMA 2 – Paisagens e histórias do Brasil na arte – p. 23  

Frans Post – p. 23 

Foco na linguagem – p. 23 

A pintura de paisagem – p. 24 

Foco na linguagem – p. 24 

Artista e obra: Frans Post – p. 25 

Por dentro da arte: Audioguias: outras vozes na arte – p. 26 

Brasil no plural – p. 27 

Foco na linguagem – p. 27 

A pluralidade da arte indígena no Brasil – p. 28 

Foco na linguagem – p. 28 

Arte e muito mais: Vídeo nas aldeias – p. 29 

A expressão dos saberes regionais na arte popular – p. 30 

Foco na linguagem – p. 30 

Institucionalização da arte no Brasil – p. 32 

Da academia ao museu – p. 32 

Foco na linguagem – p. 32 

Por dentro da arte: Os museus de arte – p. 33 

Arte e muito mais: Museus criados por artistas e grupos sociais – p. 34 

Experimentações – p. 35 

TEMA 3 – O Modernismo e a identidade cultural brasileira – p. 36  

Anita Malfatti – p. 36 

Foco na linguagem – p. 36 

Uma nova proposta artística – p. 37 

Foco na linguagem – p. 37 

Entre textos e imagens: Ode ao burguês – p. 38 

Questões – p. 38 

Arte e muito mais: Arte e crítica social – p. 39 

A Semana de Arte Moderna de 1922 – p. 40 

As mulheres e o movimento modernista brasileiro – p. 41 

A estética da modernização e a influência cubista na arte – p. 42 

Foco na linguagem – p. 42 

Uma produção modernista – p. 43 

Experimentações – p. 44 

Pensar e fazer arte – p. 45 

Autoavaliação – p. 46 

 

UNIDADE 2 – TEATRO E SOCIEDADE – p. 47 

De olho na imagem – p. 48 

Artista e obra: Teatro Experimental de Arte – p. 49 

TEMA 1 – Uma dramaturgia moralizante – p. 50  

Auto da Compadecida – p. 50 

Artista e obra: Ariano Suassuna – p. 51 

Entre textos e imagens: Auto da Compadecida – p. 52 

Questões – p. 53 

Por dentro da arte: Adaptações de Auto da Compadecida – p. 54 

Outras adaptações – p. 55 

A origem do auto – p. 56 

O teatro de Gil Vicente – p. 57 

Por dentro da arte: Mesa dos pecados capitais – p. 58 

O auto como instrumento de catequização – p. 59 

Arte e muito mais: A arte missioneira – p. 60 

Experimentações – p. 61 

TEMA 2 – O teatro como retrato de uma época – p. 62  

O rei da vela – p. 62 

A montagem dos Parlapatões – p. 63 

Por dentro da arte: Direção musical e sonoplastia – p. 63 

Experimentações – p. 64 

Por dentro da arte: Oswald de Andrade e o teatro moderno – p. 65 

O texto de O rei da vela – p. 66 

A montagem do Teatro Oficina – p. 68 

Cinquenta anos depois – p. 69 

O diretor e encenador teatral – p. 70 

A concepção visual – p. 71 

Os figurinos – p. 72 

Por dentro da arte: O desenho como projeto – p. 72 

Experimentações – p. 73 

TEMA 3 – O teatro como ato político – p. 74 

Teatro e resistência – p. 74 

Por dentro da arte: A história contada por meio da fotografia – p. 75 

Roda viva – p. 76 

Entre textos e imagens: A canção-tema – p. 77 

Questões – p. 77 

O Teatro de Arena – p. 78 

Artista e obra: Augusto Boal – p. 79 

O sistema coringa – p. 80 

Arte e muito mais: O teatro de Bertolt Brecht – p. 80 

Augusto Boal e o Teatro do Oprimido – p. 81 

Experimentações – p. 81 

Pensar e fazer arte – p. 82 

Autoavaliação – p. 83 

 

UNIDADE 3 – MÚSICA E SOCIEDADE – p. 84 

De olho na imagem – p. 85 

Artista e obra: Carlos Gomes – p. 86 

TEMA 1 – A música e os temas nacionais – p. 87  

A identidade nacional na obra de Carlos Gomes – p. 87 

Foco na linguagem – p. 87 

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro – p. 88 

Foco na linguagem – p. 88 

O guarani – p. 89 

Arte e muito mais: O Romantismo na literatura – p. 90 

A ópera – p. 91 

Carmen – p. 92 

Foco na linguagem – p. 92 

A orquestra – p. 93 

Foco na linguagem – p. 93 

Os instrumentos de uma orquestra – p. 94 

TEMA 2 – A brasilidade de Heitor Villa-Lobos – p. 95  

Villa-Lobos – p. 95 

As viagens de Villa-Lobos – p. 96 

Foco na linguagem – p. 96 

Os Choros e as Bachianas Brasileiras – p. 97 

Entre textos e imagens: O ciclo das Bachianas Brasileiras – p. 98 

Questões – p. 98 

A música barroca – p. 99 

A obra de Bach – p. 100 

O cravo e o piano – p. 100 

Foco na linguagem – p. 100 

Experimentações – p. 101 

“Céu de Santo Amaro” – p. 102 

Foco na linguagem – p. 102 

Artista e obra: Flávio Venturini – p. 103 

Experimentações – p. 104 

TEMA 3 – Uma exaltação ao Brasil – p. 105  

“Aquarela do Brasil” – p. 105 

Foco na linguagem – p. 106 

Por dentro da arte: A trilha sonora de Alô, amigos – p. 106 

O samba-exaltação – p. 107 

Arte e muito mais: O rádio e a política – p. 107 

O rádio – p. 108 

Experimentações – p. 108 

O samba e suas origens – p. 109 

O samba de roda – p. 110 

Artista e obra: Edith do Prato – p. 111 

Foco na linguagem – p. 111 

O samba no Rio de Janeiro – p. 112 

O primeiro samba gravado – p. 113 

Experimentações – p. 114 

TEMA 4 – Uma “ópera” popular – p. 115  

As escolas de samba – p. 115 

O sambódromo do Rio de Janeiro – p. 116 

Experimentações – p. 116 

O encontro de muitas linguagens – p. 117 

O teatro e a dança – p. 118 

A música nos desfiles de escola de samba – p. 118 

A bateria – p. 119 

Pensar e fazer arte – p. 119 

Autoavaliação – p. 120 

 

UNIDADE 4 – DANÇA: MUDANÇAS E RUPTURAS – p. 121 

De olho na imagem – p. 122 

Artista e obra: Cia. Fusion de Danças Urbanas – p. 123 

TEMA 1 – Um convite à reflexão – p. 124  

O espetáculo Pai contra mãe – p. 124 

A proposta da companhia – p. 125 

Experimentações – p. 125 

Por dentro da arte: Bastidores – p. 126 

Foco na linguagem – p. 126 

A trilha sonora – p. 128 

Música, dança e criação – p. 129 

Arte e muito mais: Carolina Maria de Jesus – p. 130 

O espetáculo Rainha – p. 131 

Artista e obra: Laura Virgínia – p. 132 

Experimentações – p. 133 

TEMA 2 – A dança a partir do século XX – p. 134  

A dança moderna – p. 134 

As rupturas – p. 135 

Isadora Duncan – p. 136 

As mudanças no figurino – p. 137 

Loie Fuller – p. 138 

Por dentro da arte: Loie Fuller, a dançarina – p. 139 

Rudolf Laban – p. 140 

Artista e obra: Mary Wigman – p. 141 

Maria Duschenes – p. 142 

A dança coral – p. 142 

Experimentações – p. 143 

TEMA 3 – Dança e ruptura – p. 144  

O trabalho do Ballet Stagium – p. 144 

O Ballet Stagium e as trilhas musicais – p. 145 

Artista e obra: Milton Nascimento e as trilhas para espetáculos de dança – p. 146 

Kuarup ou a questão do índio – p. 147 

Arte e muito mais: O kuarup no Alto Xingu – p. 148 

Entre textos e imagens: Ballet Stagium leva Kuarup de volta ao Teatro Municipal quarenta anos depois da estreia – p. 149 

Questões – p. 149 

A dança-teatro – p. 150 

Artista e obra: O trabalho de Pina Bausch – p. 151 

Experimentações – p. 152 

TEMA 4 – A dança como manifesto – p. 153  

Terra – p. 153 

Foco na linguagem – p. 153 

Artista e obra: Grupo Grial de Dança – p. 154 

A proposta do espetáculo – p. 155 

Foco na linguagem – p. 155 

A visualidade – p. 156 

Arte e muito mais: Povos indígenas e preconceitos – p. 157 

“Demarcação já” – p. 159 

Uma trilogia – p. 161 

A barca – p. 161 

Travessia – p. 161 

Experimentações – p. 162 

Pensar e fazer arte – p. 163 

Autoavaliação – p. 164 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 165 

Guia dos áudios – p. 168 

 

UNIDADE 1 – MÚSICA: MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES – p. 10 

De olho na imagem – p. 11 

Artista e obra: Pitty – p. 12 

Foco na linguagem – p. 12 

TEMA 1 – O surgimento do rock – p. 13 

O rock – p. 13 

Artista e obra: Os Beatles – p. 14 

Instrumentos característicos do rock – p. 15 

Por dentro da arte: Do alaúde à guitarra elétrica – p. 16 

“Admirável chip novo” – p. 18 

Foco na linguagem – p. 18 

Arte e muito mais: O videoclipe – p. 19 

Experimentações – p.  20 

TEMA 2 – As influências da juventude na música brasileira – p. 21 

A Jovem Guarda – p. 21 

Por dentro da arte: Adoração (Altar para Roberto Carlos) – p. 22 

Foco na linguagem – p. 22 

A bossa nova – p. 23 

O Tropicalismo – p. 23 

As principais características do Tropicalismo – p. 24 

Foco na linguagem – p. 24  

Artista e obra: Rita Lee – p. 25 

Por dentro da arte: Rita Lee mora ao lado – p. 26 

Foco na linguagem – p. 26 

“São coisas nossas” – p. 27 

Foco na linguagem – p. 27  

Os festivais da canção – p. 28 

“Pra não dizer que não falei das flores” – p. 29 

Foco na linguagem – p. 29 

Chico Buarque e a censura – p. 30 

Foco na linguagem – p. 30 

“Apesar de você” – p. 31 

Foco na linguagem – p. 31 

O rock na década de 1980 – p. 32 

Barão Vermelho – p. 32 

Titãs – p. 32 

Os Paralamas do Sucesso – p. 33 

Legião Urbana – p. 33 

Foco na linguagem – p. 33 

A obra de Cazuza – p. 34 

Experimentações – p. 35 

TEMA 3 – Novas experiências – p. 36 

A possibilidade de gravar e reproduzir sons – p. 36 

Música e indústria – p. 37 

Foco na linguagem – p. 37 

Arte e muito mais: Quando as obras artísticas se tornam bens de consumo – p. 38 

Foco na linguagem – p. 39 

A música concreta – p. 40 

Hermeto Pascoal – p. 41 

Foco na linguagem – p. 41 

Entre textos e imagens: A poesia concreta – p. 44 

Questão – p. 44 

Foco na linguagem – p. 45 

A música eletroacústica – p. 46 

A música eletrônica – p. 47 

A música pop eletrônica – p. 48 

Foco na linguagem – p. 48 

Artista e obra: DJ Caio Moura – p. 49 

Música e pesquisa – p. 50 

Foco na linguagem – p. 50 

Entre textos e imagens: Trilhas: o som e a música no cinema – p. 51 

Questões – p. 51 

Experimentações – p. 52 

Pensar e fazer arte – p. 52 

Autoavaliação – p. 53 

 

UNIDADE 2 – A ARTE HOJE – p. 54 

De olho na imagem – p. 55 

Artista e obra: Cildo Meireles – p. 56 

Foco na linguagem – p.  56 

TEMA 1 – Arte, espaço e participação do público – p. 57 

Um espaço monocromático – p. 57 

Foco na linguagem – p. 57 

Impregnação – p. 58 

Entorno e Desvio – p. 59 

Por dentro da arte: As sensações despertadas pelas cores – p. 60 

Um convite à experimentação – p. 61 

O Neoconcretismo – p. 62 

Artista e obra: Lygia Clark e a série Bichos – p. 63 

As influências de Lygia Clark na obra de Marepe – p. 64 

O uso da tecnologia na arte – p. 65 

Foco na linguagem – p. 65 

Entre textos e imagens: Geração anual de lixo eletrônico passa de 40 milhões de toneladas – p. 66 

Questões – p. 66 

Arte e muito mais: Arte e meio ambiente – p. 67 

A videoarte – p. 69 

Artista e obra: Nam June Paik – p. 70 

A casa – p. 71 

Foco na linguagem – p. 71 

Experimentações – p. 72 

TEMA 2 – A arte ao alcance de todos – p. 73 

A arte pública – p. 73 

Foco na linguagem – p. 73 

Obras no espaço público – p. 74 

Baldosas – p. 75 

Arte e muito mais: Monumentos na cidade de São Paulo – p. 76 

As obras, o espaço e o público – p. 77 

Entre textos e imagens: Carlos Drummond e a crítica social brasileira – p. 78 

Questão – p. 78 

Intervenções artísticas – p. 79 

Arte e muito mais: Projeto Rios e Ruas – p. 80 

Projeções – p. 81 

Artista e obra: Roberta Carvalho – p. 82 

As projeções de Regina Silveira – p. 83 

Experimentações – p. 84 

TEMA 3 – Novos rumos – p. 85 

Performance – p. 85 

Foco na linguagem – p. 85 

Por dentro da arte: Performances e happenings – p. 86 

A artista está presente – p. 87 

Artista e obra: O trabalho de Berna Reale – p. 88  

Uma proposta contemporânea – p. 89 

O Atlas de Vik Muniz – p. 90 

Foco na linguagem – p. 90 

Por dentro da arte: Mona Lisa e a “citação” na arte contemporânea – p. 91 

Foco na linguagem – p. 91 

O ready-made – p. 92 

Experimentações – p. 93 

Pensar e fazer arte – p. 93 

Autoavaliação – p. 94 

 

UNIDADE 3 – TEATRO ALÉM DAS FRONTEIRAS – p. 95 

De olho na imagem – p. 96 

Artista e obra: Teatro da Vertigem – p. 97 

TEMA 1 – Novos espaços – p. 98 

O espaço teatral – p. 98 

O Teatro de Epidauro – p. 98 

Experimentações – p. 99 

As praças como palco – p. 100 

O palco italiano – p. 101 

Espaços não convencionais – p. 102 

Foco na linguagem – p. 102 

Por dentro da arte: Gaia Mother Tree – p. 103 

Foco na linguagem – p. 103 

Além dos cravos – p. 104 

Artista e obra: EmFoco Grupo de Teatro – p. 105 

A cidade como palco – p. 106 

Arte e muito mais: Artistas de rua: estátua viva – p. 107 

Experimentações – p. 107 

Entre textos e imagens: “Artista de rua não é camelô”, dizem profissionais de estátua viva – p. 108 

Questões – p. 108 

Experimentações – p. 109 

TEMA 2 – A participação do espectador – p. 110 

Uma experiência de convívio – p. 110 

Um espetáculo-encontro – p. 111 

Foco na linguagem – p. 111 

A proposta do Quatroloscinco – p. 112 

Experimentações – p. 112 

Por dentro da arte: Coreológicas Ludus – p. 113 

Foco na linguagem – p. 113 

Participação e diversão – p. 114 

Jogando no quintal – p. 115 

A improvisação – p. 116 

Artista e obra: Antropofocus – p. 117 

Experimentações – p. 118 

TEMA 3 – Processos de criação compartilhada – p. 120 

Teatro de grupo – p. 120 

O processo colaborativo – p. 121 

A Cia. São Jorge de Variedades – p. 122 

O processo de criação – p. 123 

Estudo e pesquisa – p. 124 

Artista e obra: A obra de Patativa do Assaré – p. 125 

Experimentações – p. 125 

Concerto de Ispinho e Fulô – p. 126 

O cenário – p. 127 

Pensar e fazer arte – p. 128 

Autoavaliação – p. 129 

 

UNIDADE 4 – A DANÇA NA ATUALIDADE – p. 130 

De olho na imagem – p. 131 

Artista e obra: Grupo Contemporâneo de Dança Livre – p. 132 

TEMA 1 – Novos espaços para a dança – p. 133 

O espaço da dança – p. 133 

As ruas como palco – p. 134 

Falta de ar – p. 135 

Solos de rua – p. 136 

Experimentações – p. 136 

Artista e obra: Luciana Bortoletto – p. 137 

Carcaça – p. 139 

Experimentações – p. 140 

TEMA 2 – Dança na rua ou dança de rua? – p. 141 

Dança de rua – p. 141 

Foco na linguagem – p. 141 

A cultura hip-hop – p. 142 

Por dentro da arte: O rap – p. 143 

Foco na linguagem – p. 144 

Entre textos e imagens: Manifestações culturais afro-brasileiras – p. 145 

Questões – p. 145 

O break – p. 146 

Experimentações – p. 146 

As batalhas – p. 147 

Os movimentos do break – p. 148 

Toprock e floor rocks – p. 149 

Experimentações – p. 149 

Arte e muito mais: Das ruas para os palcos – p. 150 

A rua como espaço de celebração – p. 151 

Arte e muito mais: Um bem do patrimônio cultural brasileiro – p. 152 

Experimentações – p. 153 

TEMA 3 – Dança e tecnologia – p. 155 

A dança e os recursos digitais – p. 155 

Corpo Projeção – p. 156 

Uma proposta multilinguagem – p. 157 

Artista e obra: Julia Viana – p. 158 

Pixel – p. 159 

O real e o virtual – p. 160 

Experimentações – p. 161 

A videodança – p. 162 

A videodança no Brasil – p. 163  

Experimentações – p. 163 

Pensar e fazer arte – p. 164 

Autoavaliação – p. 166 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 167 

Guia dos áudios – p. 170 

 

Veja também