Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. Apresentação - página 3
  8. Conheça seu livro - página 4
  9. Sumário - página 6
  10. Unidade 1 Música: mudanças e transformações - página 10
    1. De olho na imagem - página 11
    2. Artista e obra - página 12
      • Foco na linguagem - página 12
    3. Tema 1  O surgimento do rock - página 13
      1. O Rock - página 13
      2. Artista e obra - página 14
        • Instrumentos característicos do rock - página 15
      3. Por dentro da arte - página 16
        1. “Admirável chip novo” - página 18
        2. Foco na linguagem - página 18
      4. Arte e muito mais - página 19
        • Experimentações - página 20
    4. Tema 2  As influências da juventude na música brasileira  - página 21
      1. A jovem guarda - página 21
      2. Por dentro da arte - página 22
        • Foco na linguagem - página 22
      3. A bossa nova - página 23
      4. O Tropicalismo - página 23
        1. As principais características do Tropicalismo - página 24
        2. Foco na linguagem - página 24
      5. Artista e obra - página 25
      6. Por dentro da arte - página 26
        1. Foco na linguagem - página 26
        2. “São coisas nossas” - página 27
        3. Foco na linguagem - página 27
      7. Os festivais da canção - página 28
        1. “Pra não dizer que não falei das flores” - página 29
        2. Foco na linguagem - página 29
        3. Foco na linguagem - página 30
        4. “Apesar de você” - página 31
        5. Foco na linguagem - página 31
      8. O rock na década de 1980 - página 32
        1. Barão Vermelho - página 32
        2. Titãs - página 32
        3. Os Paralamas do Sucesso - página 33
        4. Legião Urbana - página 33
        5. Foco na linguagem - página 33
        6. A obra de Cazuza - página 34
        7. Experimentações - página 35
    5. Tema 3  Novas experiências - página 36
      1. A possibilidade de gravar e reproduzir sons - página 36
        1. Música e indústria - página 37
        2. Foco na linguagem - página 37
      2. Arte e muito mais - página 38
        • FOCO NA LINGUAGEM - página 39
      3. A música concreta - página 40
        1. Hermeto Pascoal - página 41
        2. Foco na linguagem - página 41
      4. Entre textos e imagens - página 44
        • Foco na linguagem - página 45
      5. A música eletroacústica - página 46
      6. A música eletrônica - página 47
        1. A música pop eletrônica - página 48
        2. Foco na linguagem - página 48
      7. Artista e obra - página 49
      8. Música e pesquisa - página 50
        • Foco na linguagem - página 50
      9. Entre textos e imagens - página 51
        • Experimentações - página 52
      10. Pensar e fazer arte - página 52
      11. Autoavaliação - página 53
  11. Unidade 2  A arte hoje - página 54
    1. De olho na imagem - página 55
    2. Artista e obra - página 56
      • Foco na linguagem - página 56
    3. TEMA 1 Arte, espaço e participação do público - página 57
      1. Um espaço monocromático - página 57
        1. Foco na linguagem - página 57
        2. Impregnação - página 58
        3. Entorno e Desvio - página 59
      2. Por dentro da arte - página 60
      3. Um convite à experimentação - página 61
        • O Neoconcretismo - página 62
      4. Artista e obra - página 63
        • As influências de Lygia Clark na obra de Marepe - página 64
      5. O uso da tecnologia na arte - página 65
        • Foco na linguagem - página 65
      6. Entre textos e imagens - página 66
      7. Arte e muito mais - página 67
        • A videoarte - página 69
      8. Artista e obra - página 70
        1. A casa - página 71
        2. Foco na linguagem - página 71
        3. Experimentações - página 72
    4. Tema 2  A arte ao alcance de todos - página 73
      1. A arte pública - página 73
        1. Foco na linguagem - página 73
        2. Obras no espaço público - página 74
        3. Baldosas - página 75
      2. Arte e muito mais - página 76
        • As obras, o espaço e o público - página 77
      3. Entre textos e imagens - página 78
      4. Intervenções artísticas - página 79
      5. Arte e muito mais - página 80
      6. Projeções - página 81
      7. Artista e obra - página 82
        1. As projeções de Regina Silveira - página 83
        2. Experimentações - página 84
    5. TEMA 3  Novos rumos - página 85
      1. Performance - página 85
        • Foco na linguagem - página 85
      2. Por dentro da arte - página 86
        • A Artista está presente - página 87
      3. Artista e obra - página 88
      4. Uma proposta contemporânea - página 89
        1. O Atlas de Vik Muniz - página 90
        2. Foco na linguagem - página 90
      5. Por dentro da arte - página 91
        1. Foco na linguagem - página 91
        2. Experimentações - página 93
      6. Pensar e fazer arte - página 93
      7. Autoavaliação - página 94
  12. Unidade 3   Teatro além das fronteiras - página 95
    1. De olho na imagem - página 96
    2. Artista e obra - página 97
    3. Tema 1  Novos espaços - página 98
      1. O espaço teatral - página 98
        1. O Teatro de Epidauro - página 98
          • Experimentações - página 99
        2. As praças como palco - página 100
        3. O palco italiano - página 101
      2. Espaços não convencionais - página 102
        • Foco na linguagem - página 102
      3. Por dentro da arte - página 103
        1. Foco na linguagem - página 103
        2. Além dos cravos - página 104
      4. Artista e obra - página 105
      5. A cidade como palco - página 106
      6. Arte e muito mais - página 107
        • Experimentações - página 107
      7. Entre textos e imagens - página 108
        • Experimentações - página 109
    4. Tema 2  A participação do espectador - página 110
      1. Uma experiência de convívio - página 110
        1. Um espetáculo-encontro - página 111
        2. Foco na linguagem - página 111
        3. A proposta do quatroloscinco - página 112
        4. Experimentações - página 112
      2. Por dentro da arte - página 113
        • Foco na linguagem - página 113
      3. Participação e diversão - página 114
        1. Jogando no quintal - página 115
        2. A improvisação - página 116
      4. Artista e obra - página 117
        • Experimentações - página 118
    5. TEMA 3  Processos de criação compartilhada - página 120
      1. Teatro de grupo - página 120
        1. O processo colaborativo - página 121
        2. A Cia.Companhia São Jorge de Variedades - página 122
        3. O processo de criação - página 123
      2. Estudo e pesquisa - página 124
      3. Artista e obra - página 125
        1. Experimentações - página 125
        2. Concerto de Ispinho e Fulô - página 126
        3. O Cenário - página 127
      4. Pensar e fazer arte - página 128
      5. Autoavaliação - página 129
  13. Unidade 4  A dança na atualidade - página 130
    1. De olho na imagem - página 131
    2. Artista e obra - página 132
    3. TEMA 1 Novos espaços para a dança - página 133
      1. O espaço da dança - página 133
        1. As ruas como palco - página 134
        2. Falta de ar - página 135
        3. Solos de rua - página 136
        4. Experimentações - página 136
      2. Artista e obra - página 137
        1. Carcaça - página 139
        2. Experimentações - página 140
    4. Tema 2 Dança na rua ou dança de rua? - página 141
      1. Dança de rua - página 141
        1. Foco na linguagem - página 141
        2. A cultura hip-hop - página 142
      2. Por dentro da arte - página 143
        • Foco na linguagem - página 144
      3. Entre textos e imagens - página 145
      4. O break - página 146
        1. Experimentações - página 146
        2. As batalhas - página 147
        3. Os movimentos do break - página 148
        4. Toprock e floor rocks - página 149
        5. Experimentações - página 149
      5. Arte e muito mais - página 150
      6. A rua como espaço de celebração - página 151
      7. Arte e muito mais - página 152
        • Experimentações - página 153
    5. Tema 3  Dança e tecnologia - página 155
      1. A dança e os recursos digitais - página 155
        1. Corpo Projeção - página 156
        2. Uma proposta multilinguagem - página 157
      2. Artista e obra - página 158
      3. Pixel - página 159
        1. O real e o virtual - página 160
        2. Experimentações - página 161
      4. A videodança - página 162
        1. A videodança no Brasil - página 163
        2. Experimentações - página 163
      5. Pensar e fazer arte - página 164
      6. Autoavaliação - página 166
  14. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS - página 167
  15. GUIA DOS ÁUDIOS - página 170
  16. Terceira capa
  17. Quarta capa
  18. Lista de links
  19. Lista de créditos