Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página II
Sumário
- página III
Orientações gerais
- página IV
A Coleção
- página IV
Arte e educação
- página VI
A Base Nacional Comum Curricular (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página VIII
Abordagens no ensino das artes visuais
- página XIII
A dança na escola
- página XV
Música e educação: pressupostos teórico-metodológicos
- página XVII
Uma abordagem para a experiência teatral
- página XIX
A avaliação em Arte: estratégias de verificação da aprendizagem
- página XXI
Propostas interdisciplinares
- página XXIV
Atenção a possíveis riscos na realização das atividades ou ao tratar de temas potencialmente sensíveis para os estudantes
- página XXIV
Culturas juvenis e projeto de vida
- página XXV
Pensamento computacional e fundamentos éticos e científicos para a educação
- página XXV
Planejamento e organização
- página XXVI
Leituras complementares
- página XLII
Unidade 1
- página XLII
Unidade 2
- página XLII
Unidade 3
- página XLIV
Unidade 4
- página XLV
Referências Bibliográficas Comentadas
- página XLVII
Capa
Frontispício
C
réditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Conheça seu livro
- página 4
Sumário
- página 6
Unidade 1
Arte e espaços de expressão
- página 10
De olho na imagem
- página 11
Artista e obra
- página 12
Tema 1
Paredes e muros como espaços de expressão
- página 13
A pintura mural
- página 13
Os murais egípcios
- página 14
Foco na linguagem
- página 14
Muralismo: arte e política
- página 15
Foco na linguagem
- página 15
Muralismo Mexicano
- página 16
América hispânica, de José Orozco
- página 17
Foco na linguagem
- página 17
Arte e muito mais
- página 18
Experimentações
- página 19
Tema 2
Representações rupestres
- página 20
Registros pré-históricos no Brasil
- página 20
Foco na linguagem
- página 20
Arte e muito mais
- página 21
A arte rupestre
- página 22
Mãos em negativo
- página 22
As incisões rupestres
- página 23
Arte rupestre é arte?
- página 23
Experimentações
- página 24
Tema 3
A arte do grafite
- página 25
Crítica e humor
- página 25
Foco na linguagem
- página 25
Artista e obra
- página 26
A origem do grafite
- página 27
Por dentro da arte
- página 28
Das ruas para as galerias
- página 29
As relações entre arte e imagem
- página 29
A arte do grafite no Brasil
- página 30
Entre textos e imagens
- página 31
As mulheres e a arte de rua
- página 32
Foco na linguagem
- página 32
A obra de Criola
- página 33
Experimentações
- página 34
Pensar e fazer arte
- página 35
Autoavaliação
- página 36
Unidade 2
Uma linguagem, muitos elementos
- página 37
De olho na imagem
- página 38
Artista e obra
- página 39
Tema 1
O teatro
- página 40
Uma arte
convivial
- página 40
Por dentro da arte
- página 41
Experimentações
- página 42
Os elementos da linguagem teatral
- página 43
Os elementos visuais
- página 43
Os sons
- página 43
O espaço
- página 44
O corpo
- página 44
Foco na linguagem
- página 44
O teatro de rua
- página 45
Ser Tão Teatro
- página 45
Experimentações
- página 47
Tema 2
As origens do teatro
- página 48
O teatro primitivo
- página 48
O teatro em diferentes culturas
- página 49
A máscara e o sagrado
- página 50
Foco na linguagem
- página 50
Os
diablos danzantes
- página 51
As máscaras africanas
- página 52
Experimentações
- página 53
Por dentro da arte
- página 54
Foco na linguagem
- página 54
Artista e obra
- página 55
Arte e muito mais
- página 55
Experimentações
- página 56
Tema 3
O teatro na Grécia antiga
- página 58
O “berço” do teatro
- página 58
Experimentações
- página 59
As máscaras no teatro grego
- página 60
A tragédia e a comédia
- página 61
Os autores teatrais
- página 62
Entre textos e imagens
- página 63
Arte e muito mais
- página 64
Medeia
medéia
- página 65
Pensar e fazer arte
- página 67
Autoavaliação
- página 68
Unidade 3
Dança: expressão e cultura
- página 69
De olho na imagem
- página 70
Artista e obra
- página 71
Tema 1
A criação do movimento
- página 72
Os movimentos expressivos
- página 72
Os movimentos funcionais
- página 73
Foco na linguagem
- página 73
Os movimentos funcionais nos espetáculos de dança
- página 74
Por dentro da arte
- página 76
Rudolf Laban e o estudo do movimento
- página 78
Experimentações
- página 79
Tema 2
As danças circulares
- página 81
As origens da dança
- página 81
A dança e o sagrado
- página 82
Foco na linguagem
- página 82
A dança
odissi
odici
- página 83
A dança asteca
- página 84
Arte e muito mais
- página 84
A formação circular
- página 85
Experimentações
- página 86
Tema 3
O formato circular nas manifestações culturais brasileiras
- página 87
As festas juninas
- página 87
A dança nas festas juninas
- página 88
O baião, o xote, o xaxado e o forró
- página 89
Por dentro da arte
- página 90
Foco na linguagem
- página 90
A ciranda
- página 91
As letras das cirandas
- página 92
Experimentações
- página 93
A capoeira
- página 93
A roda de capoeira
- página 94
Entre textos e imagens
- página 95
A música na capoeira
- página 96
Pensar e fazer arte
- página 97
Autoavaliação
- página 98
Unidade 4
Música: som e poesia
- página 99
De olho na imagem
- página 100
Artista e obra
- página 101
Foco na linguagem
- página 101
Tema 1
O som
- página 102
Os sons que nos rodeiam
- página 102
Arte e muito mais
- página 103
Foco na linguagem
- página 103
As propriedades do som
- página 104
Altura ou volume?
- página 104
Foco na linguagem
- página 104
A intensidade
- página 105
A duração
- página 105
O timbre
- página 105
Entre textos e imagens
- página 106
Experimentações
- página 107
Tema 2
A linguagem musical
- página 108
Das musas à música
- página 108
Um dos primeiros instrumentos musicais
- página 109
Experimentações
- página 109
As flautas indígenas
- página 110
Artista e obra
- página 111
Os elementos da linguagem musical
- página 112
O ritmo
- página 112
Experimentações
- página 112
A melodia e a harmonia
- página 113
Experimentações
- página 113
Entre textos e imagens
- página 114
Experimentações
- página 115
Tema 3
O instrumento vocal
- página 116
A voz
- página 116
A classificação das vozes
- página 117
Foco na linguagem
- página 117
Por dentro da arte
- página 118
Artista e obra
- página 118
Foco na linguagem
- página 119
Arte e muito mais
- página 120
Experimentações
- página 121
Tema 4
Como nascem as canções
- página 122
Música e letra
- página 122
Foco na linguagem
- página 122
A letra de canção
- página 123
Foco na linguagem
- página 123
Experimentações
- página 124
Pensar e fazer arte
- página 125
Autoavaliação
- página 125
Referências bibliográficas comentadas
- página 126
G
uia
dos áudios
- página 128
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos