Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página II
  7. Sumário - página III
  8. Orientações gerais - página IV
    1. A Coleção - página IV
    2. Arte e educação - página VI
    3. A Base Nacional Comum Curricular (BNCCBê êne cê cê) - página VIII
    4. Abordagens no ensino das artes visuais - página XIII
    5. A dança na escola - página XV
    6. Música e educação: pressupostos teórico-metodológicos - página XVII
    7. Uma abordagem para a experiência teatral - página XIX
    8. A avaliação em Arte: estratégias de verificação da aprendizagem - página XXI
    9. Propostas interdisciplinares - página XXIV
    10. Atenção a possíveis riscos na realização das atividades ou ao tratar de temas potencialmente sensíveis para os estudantes - página XXIV
    11. Culturas Juvenis e projeto de vida - página XXV
    12. Pensamento computacional e fundamentos éticos e científicos para a educação - página XXV
    13. Planejamento e Organização - página XXVI
  9. LEITURAS COMPLEMENTARES - página XLVI
    1. UNIDADE 1 - página XLVI
    2. UNIDADE 2 - página XLVIII
    3. UNIDADE 3 - página XLIX
    4. UNIDADE 4 - página LII
  10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS - página LIV
  11. Capa
  12. Frontispício
  13. Créditos - página 2
  14. Apresentação - página 3
  15. Conheça seu livro - página 4
  16. Sumário - página 6
  17. Unidade 1  Um olhar sobre o Brasil - página 10
    1. De olho na imagem - página 11
    2. Artista e obra - página 12
    3. Tema 1  Arte no Morro da Providência - página 13
      1. Uma reflexão sobre a realidade - página 13
      2. Arte e muito mais - página 14
        1. Mulheres são heroínas - página 15
        2. Foco na linguagem - página 15
        3. Casa Amarela Providência - página 16
      3. Por dentro da arte - página 17
        1. Arte urbana: intervenção artística - página 18
        2. Foco na linguagem - página 18
        3. Arte de rua: Lambe-lambe - página 19
      4. Entre textos e imagens - página 20
        • Experimentações - página 21
    4. Tema 2  Paisagens e histórias do Brasil na arte - página 23
      1. Frans Postpôst - página 23
        1. Foco na linguagem - página 23
        2. A pintura de paisagem - página 24
        3. Foco na linguagem - página 24
      2. Artista e obra - página 25
      3. Por dentro da arte - página 26
        1. Brasil no plural - página 27
        2. Foco na linguagem - página 27
        3. A pluralidade da arte indígena no Brasil - página 28
        4. Foco na linguagem - página 28
      4. Arte e muito mais - página 29
        1. A expressão dos saberes regionais na arte popular - página 30
        2. Foco na linguagem - página 30
        3. Institucionalização da arte no Brasil - página 32
        4. Da academia ao museu - página 32
        5. Foco na linguagem - página 32
      5. Por dentro da arte - página 33
      6. Arte e muito mais - página 34
        • Experimentações - página 35
    5. Tema 3  O Modernismo e a identidade cultural brasileira - página 36
      1. Anita Malfatti - página 36
        1. Foco na linguagem - página 36
        2. Uma nova proposta artística - página 37
        3. Foco na linguagem - página 37
      2. Entre textos e imagens - página 38
      3. Arte e muito mais - página 39
      4. A Semana de Arte Moderna de 1922 - página 40
        1. As Mulheres e o movimento modernista brasileiro - página 41
        2. A estética da modernização e a influência cubista na arte - página 42
        3. Foco na linguagem - página 42
        4. Uma produção modernista - página 43
        5. Experimentações - página 44
      5. Pensar e fazer arte - página 45
      6. Autoavaliação - página 46
  18. Unidade 2  Teatro e sociedade - página 47
    1. De olho na imagem - página 48
    2. Artista e obra - página 49
    3. Tema 1  Uma dramaturgia moralizante - página 50
      1. Auto da Compadecida - página 50
      2. Artista e obra - página 51
      3. Entre textos e imagens - página 52
      4. Por dentro da arte - página 54
        • Outras adaptações - página 55
      5. A origem do auto - página 56
        • O teatro de Gil Vicente - página 57
      6. Por dentro da arte - página 58
        • O auto como instrumento de catequização - página 59
      7. Arte e muito mais - página 60
        • Experimentações - página 61
    4. Tema 2  O teatro como retrato de uma época - página 62
      1. O rei da vela - página 62
        • A montagem dos Parlapatões - página 63
      2. Por dentro da arte - página 63
        • Experimentações - página 64
      3. Por dentro da arte - página 65
        • O texto de O rei da vela - página 66
      4. A montagem do Teatro Oficina - página 68
        1. Cinquenta anos depois - página 69
        2. O diretor e encenador teatral - página 70
        3. A concepção visual - página 71
        4. Os figurinos - página 72
      5. Por dentro da arte - página 72
        • Experimentações - página 73
    5. Tema 3  O teatro como ato político - página 74
      1. Teatro e resistência - página 74
      2. Por dentro da arte - página 75
        • Roda viva - página 76
      3. Entre textos e imagens - página 77
      4. O Teatro de Arena - página 78
      5. Artista e obra - página 79
        • O sistema coringa - página 80
      6. Arte e muito mais - página 80
        1. Augusto Boal e o Teatro do Oprimido - página 81
        2. Experimentações - página 81
      7. Pensar e fazer arte - página 82
      8. Autoavaliação - página 83
  19. Unidade 3  Música e sociedade - página 84
    1. De olho na imagem - página 85
    2. Artista e obra - página 86
    3. Tema 1  A música e os temas nacionais - página 87
      1. A identidade nacional na obra de Carlos Gomes - página 87
        1. Foco na linguagem - página 87
        2. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro - página 88
        3. Foco na linguagem - página 88
        4. O Guarani - página 89
      2. Arte e muito mais - página 90
      3. A ópera - página 91
        1. Carmen - página 92
        2. Foco na linguagem - página 92
      4. A orquestra - página 93
        1. Foco na linguagem - página 93
        2. Os instrumentos de uma orquestra - página 94
    4. Tema 2  A brasilidade de Heitor Villa-Lobos - página 95
      1. Villa-Lobos - página 95
        1. As viagens de Villa-Lobos - página 96
        2. Foco na linguagem - página 96
        3. Os Choros e as BachianasBaquianas brasileiras - página 97
      2. Entre textos e imagens - página 98
        1. A música barroca - página 99
        2. A obra de Bachbá - página 100
        3. O cravo e o piano - página 100
        4. Foco na linguagem - página 100
        5. Experimentações - página 101
        6. “Céu de Santo Amaro” - página 102
        7. Foco na linguagem - página 102
      3. Artista e obra - página 103
        • Experimentações - página 104
    5. Tema 3  Uma exaltação ao Brasil - página 105
      1. “Aquarela do Brasil” - página 105
        • Foco na linguagem - página 106
      2. Por dentro da arte - página 106
        • O samba-exaltação - página 107
      3. Arte e muito mais - página 107
        1. O rádio - página 108
        2. Experimentações - página 108
      4. O samba e suas origens - página 109
        • O samba de roda - página 110
      5. Artista e obra - página 111
        • Foco na linguagem - página 111
      6. O samba no Rio de Janeiro - página 112
        1. O primeiro samba gravado - página 113
        2. Experimentações - página 114
    6. Tema 4  Uma “ópera” popular - página 115
      1. As escolas de samba - página 115
        1. O Sambódromo do Rio de Janeiro - página 116
        2. Experimentações - página 116
      2. O encontro de muitas linguagens - página 117
        1. O teatro e a dança - página 118
        2. A música nos desfiles de escola de samba - página 118
      3. A bateria - página 119
      4. Pensar e fazer arte - página 119
      5. Autoavaliação - página 120
  20. Unidade 4  Dança: mudanças e rupturas - página 121
    1. De olho na imagem - página 122
    2. Artista e obra - página 123
    3. Tema 1  Um convite à reflexão - página 124
      1. O espetáculo Pai contra mãe - página 124
        1. A proposta da companhia - página 125
        2. Experimentações - página 125
      2. Por dentro da arte - página 126
        1. Foco na linguagem - página 126
        2. A trilha sonora - página 128
        3. Música, dança e criação - página 129
      3. Arte e muito mais - página 130
      4. O espetáculo Rainha - página 131
      5. Artista e obra - página 132
        • Experimentações - página 133
    4. Tema 2  A dança a partir do século XX - página 134
      1. A dança moderna - página 134
        • As rupturas - página 135
      2. Isadora DuncanDankãn - página 136
        • As mudanças no figurino - página 137
      3. Loie Fuller - página 138
      4. Por dentro da arte - página 139
      5. Rudolf Laban - página 140
      6. Artista e obra - página 141
        1. Maria DuschenesDuchênis - página 142
        2. A dança coral - página 142
        3. Experimentações - página 143
    5. Tema 3  Dança e ruptura - página 144
      1. O trabalho do Ballet baléStagium - página 144
        • O Balletbalé Stagium e as trilhas musicais - página 145
      2. Artista e obra - página 146
        • kuarup ou a questão do índio - página 147
      3. Arte e muito mais - página 148
      4. Entre textos e imagens - página 149
      5. A dança-teatro - página 150
      6. Artista e obra - página 151
        • Experimentações - página 152
    6. Tema 4  A dança como manifesto - página 153
      1. Terra - página 153
        • Foco na linguagem - página 153
      2. Artista e obra - página 154
        1. A proposta do espetáculo - página 155
        2. Foco na linguagem - página 155
        3. A visualidade - página 156
      3. Arte e muito mais - página 157
        1. Uma trilogia - página 161
        2. A barca - página 161
        3. Travessia - página 161
        4. Experimentações - página 162
      4. Pensar e fazer arte - página 163
      5. Autoavaliação - página 164
  21. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS - página 165
  22. Guia dos áudios - página 168
  23. Terceira capa
  24. Quarta capa
  25. Lista de links
  26. Lista de créditos