Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. Apresentação - página 3
  8. Conheça seu livro - página 4
  9. Sumário - página 6
  10. Unidade 1  Arte e espaços de expressão - página 10
    1. De olho na imagem - página 11
    2. Artista e obra - página 12
    3. Tema 1  Paredes e muros como espaços de expressão - página 13
      1. A pintura mural - página 13
        1. Os murais egípcios - página 14
        2. Foco na linguagem - página 14
      2. Muralismo: arte e política - página 15
        1. Foco na linguagem - página 15
        2. Muralismo Mexicano - página 16
        3. América hispânica, de José Orozco - página 17
        4. Foco na linguagem - página 17
      3. Arte e muito mais - página 18
        • Experimentações - página 19
    4. Tema 2  Representações rupestres - página 20
      1. Registros pré-históricos no Brasil - página 20
        • Foco na linguagem - página 20
      2. Arte e muito mais - página 21
      3. A arte rupestre - página 22
        1. Mãos em negativo - página 22
        2. As incisões rupestres - página 23
        3. Arte rupestre é arte? - página 23
        4. Experimentações - página 24
    5. Tema 3  A arte do grafite - página 25
      1. Crítica e humor - página 25
        • Foco na linguagem - página 25
      2. Artista e obra - página 26
      3. A origem do grafite - página 27
      4. Por dentro da arte - página 28
        1. Das ruas para as galerias - página 29
        2. As relações entre arte e imagem - página 29
      5. A arte do grafite no Brasil - página 30
      6. Entre textos e imagens - página 31
        1. As mulheres e a arte de rua - página 32
        2. Foco na linguagem - página 32
      7. A obra de Criola - página 33
        • Experimentações - página 34
      8. Pensar e fazer arte - página 35
      9. Autoavaliação - página 36
  11. Unidade 2  Uma linguagem, muitos elementos - página 37
    1. De olho na imagem - página 38
    2. Artista e obra - página 39
    3. Tema 1  O teatro - página 40
      1. Uma arte convivial - página 40
      2. Por dentro da arte - página 41
        • Experimentações - página 42
      3. Os elementos da linguagem teatral - página 43
        1. Os elementos visuais - página 43
        2. Os sons - página 43
        3. O espaço - página 44
        4. O corpo - página 44
        5. Foco na linguagem - página 44
        6. O teatro de rua - página 45
        7. Ser Tão Teatro - página 45
        8. Experimentações - página 47
    4. Tema 2  As origens do teatro - página 48
      1. O teatro primitivo - página 48
      2. O teatro em diferentes culturas - página 49
      3. A máscara e o sagrado - página 50
        1. Foco na linguagem - página 50
        2. Os diablos danzantes - página 51
        3. As máscaras africanas - página 52
        4. Experimentações - página 53
      4. Por dentro da arte - página 54
        • Foco na linguagem - página 54
      5. Artista e obra - página 55
      6. Arte e muito mais - página 55
        • Experimentações - página 56
    5. Tema 3  O teatro na Grécia antiga - página 58
      1. O “berço” do teatro - página 58
        1. Experimentações - página 59
        2. As máscaras no teatro grego - página 60
      2. A tragédia e a comédia - página 61
        • Os autores teatrais - página 62
      3. Entre textos e imagens - página 63
      4. Arte e muito mais - página 64
        • Medeiamedéia - página 65
      5. Pensar e fazer arte - página 67
      6. Autoavaliação - página 68
  12. Unidade 3  Dança: expressão e cultura - página 69
    1. De olho na imagem - página 70
    2. Artista e obra - página 71
    3. Tema 1  A criação do movimento - página 72
      1. Os movimentos expressivos - página 72
        1. Os movimentos funcionais - página 73
        2. Foco na linguagem - página 73
        3. Os movimentos funcionais nos espetáculos de dança - página 74
      2. Por dentro da arte - página 76
      3. Rudolf Laban e o estudo do movimento - página 78
        • Experimentações - página 79
    4. Tema 2  As danças circulares - página 81
      1. As origens da dança - página 81
        1. A dança e o sagrado - página 82
        2. Foco na linguagem - página 82
        3. A dança odissiodici - página 83
        4. A dança asteca - página 84
      2. Arte e muito mais - página 84
        1. A formação circular - página 85
        2. Experimentações - página 86
    5. Tema 3  O formato circular nas manifestações culturais brasileiras - página 87
      1. As festas juninas - página 87
        1. A dança nas festas juninas - página 88
        2. O baião, o xote, o xaxado e o forró - página 89
      2. Por dentro da arte - página 90
        • Foco na linguagem - página 90
      3. A ciranda - página 91
        1. As letras das cirandas - página 92
        2. Experimentações - página 93
      4. A capoeira - página 93
        • A roda de capoeira - página 94
      5. Entre textos e imagens - página 95
        • A música na capoeira - página 96
      6. Pensar e fazer arte - página 97
      7. Autoavaliação - página 98
  13. Unidade 4  Música: som e poesia - página 99
    1. De olho na imagem - página 100
    2. Artista e obra - página 101
      • Foco na linguagem - página 101
    3. Tema 1  O som - página 102
      1. Os sons que nos rodeiam - página 102
      2. Arte e muito mais - página 103
        • Foco na linguagem - página 103
      3. As propriedades do som - página 104
        1. Altura ou volume? - página 104
        2. Foco na linguagem - página 104
        3. A intensidade - página 105
        4. A duração - página 105
        5. O timbre - página 105
      4. Entre textos e imagens - página 106
        • Experimentações - página 107
    4. Tema 2  A linguagem musical - página 108
      1. Das musas à música - página 108
      2. Um dos primeiros instrumentos musicais - página 109
        1. Experimentações - página 109
        2. As flautas indígenas - página 110
      3. Artista e obra - página 111
      4. Os elementos da linguagem musical - página 112
        1. O ritmo - página 112
        2. Experimentações - página 112
        3. A melodia e a harmonia - página 113
        4. Experimentações - página 113
      5. Entre textos e imagens - página 114
        • Experimentações - página 115
    5. Tema 3  O instrumento vocal - página 116
      1. A voz - página 116
        1. A classificação das vozes - página 117
        2. Foco na linguagem - página 117
      2. Por dentro da arte - página 118
      3. Artista e obra - página 118
        • Foco na linguagem - página 119
      4. Arte e muito mais - página 120
        • Experimentações - página 121
    6. Tema 4  Como nascem as canções - página 122
      1. Música e letra - página 122
        1. Foco na linguagem - página 122
        2. A letra de canção - página 123
        3. Foco na linguagem - página 123
        4. Experimentações - página 124
      2. Pensar e fazer arte - página 125
      3. Autoavaliação - página 125
  14. Referências bibliográficas comentadas - página 126
  15. Guia dos áudios - página 128
  16. Terceira capa
  17. Quarta capa
  18. Lista de links
  19. Lista de créditos