Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
C
réditos
- página II
Sumário
- página III
Orientações gerais
- página IV
A Coleção
- página IV
Arte e educação
- página VI
A Base Nacional Comum Curricular (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página VIII
Abordagens no ensino das artes visuais
- página XIII
A dança na escola
- página XV
Música e educação: pressupostos teórico-metodológicos
- página XVII
Uma abordagem para a experiência teatral
- página XIX
A avaliação em Arte: estratégias de verificação da aprendizagem
- página XXI
Propostas interdisciplinares
- página XXIV
Atenção a possíveis riscos na realização das atividades ou ao tratar de temas potencialmente sensíveis para os estudantes
- página XXIV
Culturas Juvenis e projeto de vida
- página XXV
Pensamento computacional e fundamentos éticos e científicos para a educação
- página XXV
Planejamento e Organização
- página XXVI
Leituras complementares
- página XLIII
Unidade 1
- página XLIII
Unidade 2
- página XLIV
Unidade 3
- página XLVI
Unidade 4
- página XLVI
Referências bibliográficas comentadas
- página XLVII
Capa
Frontispício
C
réditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Conheça seu livro
- página 4
Sumário
- página 6
Unidade 1
Dança: criação e interpretação
- página 10
De olho na imagem
- página 11
Artista e obra
- página 12
Tema 1
Dança e composição
- página 13
A coreografia
- página 13
Foco na linguagem
- página 13
A influência da cultura indiana
- página 14
Dança e música
- página 15
Dança sem música
- página 16
Experimentações
- página 16
Por dentro da arte
- página 17
Artista e obra
- página 18
Os
níveis
espaciais
- página 19
Foco na linguagem
- página 19
Experimentações
- página 20
Tema 2
O balé
- página 22
A origem do balé
- página 22
Foco na linguagem
- página 22
O balé cortesão
- página 23
Da corte para os palcos
- página 24
O lago dos cisnes
- página 25
Por dentro da arte
- página 26
Foco na linguagem
- página 27
O figurino no balé
- página 28
Os movimentos no balé
- página 29
Arte e muito mais
- página 30
Experimentações
- página 32
Tema 3
O intérprete na dança contemporânea
- página 34
O intérprete-criador
- página 34
Por dentro da arte
- página 35
Entre textos e imagens
- página 37
A luz como elemento cênico
- página 38
Luz e sombra
- página 38
Foco na linguagem
- página 38
Luz e criação
- página 39
Experimentações
- página 39
Pensar e fazer arte
- página 40
Autoavaliação
- página 42
Unidade 2
O corpo é um instrumento musical
- página 43
De olho na imagem
- página 44
Artista e obra
- página 45
Tema 1
A percussão corporal
- página 46
Os instrumentos de percussão
- página 46
Foco na linguagem
- página 46
Arte e muito mais
- página 47
Experimentações
- página 48
A produção de sons com o corpo
- página 50
Foco na linguagem
- página 50
Stomp
- página 51
Por dentro da arte
- página 52
Experimentações
- página 53
Tema 2
A voz e o canto
- página 54
O corpo humano e a produção da voz
- página 54
Arte e muito mais
- página 55
Por dentro da arte
- página 56
Experimentações
- página 57
A voz na dublagem
- página 58
Experimentações
- página 58
O canto
- página 59
Foco na linguagem
- página 59
Ao som da viola
- página 60
Foco na linguagem
- página 60
O pioneirismo da dupla As Galvão
- página 61
Artista e obra
- página 62
Foco na linguagem
- página 62
A música sertaneja
- página 63
Foco na linguagem
- página 63
Do sertanejo raiz ao sertanejo universitário
- página 64
Foco na linguagem
- página 64
Entre textos e imagens
- página 65
Experimentações
- página 66
Tema 3
A experiência do canto coletivo
- página 67
O canto gregoriano
- página 67
A monofonia e polifonia
- página 68
Foco na linguagem
- página 68
O canto coral
- página 69
Um coral misto
- página 70
Foco na linguagem
- página 70
Artista e obra
- página 71
A escrita musical
- página 73
A partitura
- página 74
Foco na linguagem
- página 74
Artista e obra
- página 75
Por dentro da arte
- página 76
Foco na linguagem
- página 76
Experimentações
- página 77
Pensar e fazer arte
- página 78
Autoavaliação
- página 79
Unidade 3
O corpo como expressão
- página 80
De olho na imagem
- página 81
Artista e obra
- página 82
Tema 1
Corpo e gestualidade
- página 83
Teatro sem palavras
- página 83
O corpo na criação teatral
- página 84
Foco na linguagem
- página 84
Espelunca
- página 85
Por dentro da arte
- página 86
O cinema mudo
- página 87
Comediantes do cinema mudo
- página 87
Experimentações
- página 88
A construção da visualidade
- página 89
Foco na linguagem
- página 89
O cenógrafo‚ o figurinista e o aderecista
- página 90
A proposta visual de
Zigg
&
Zogg
- página 91
Experimentações
- página 92
Tema 2
A dramaturgia do corpo
- página 93
Alegria de viver
- página 93
Foco na linguagem
- página 93
A proposta do grupo
- página 94
Artista e obra
- página 95
A mímica
- página 97
A
commedia dell’arte
- página 98
A mímica na atualidade
- página 99
Experimentações
- página 100
Tema 3
A arte de fazer rir
- página 101
A comédia
- página 101
As aves
- página 102
Foco na linguagem
- página 102
A comédia satírica
- página 103
O avarento
- página 104
Artista e obra
- página 104
A comédia de costumes
- página 105
O texto teatral
- página 106
Entre textos e imagens
- página 107
A comédia de costumes musicada
- página 109
O cenário
- página 110
Foco na linguagem
- página 110
Pensar e fazer arte
- página 111
Autoavaliação
- página 112
Unidade 4
Representações visuais do corpo humano
- página 113
De
olho
ôlho
na imagem
- página 114
Artista e obra
- página 115
Foco na linguagem
- página 115
Tema 1
Obras que parecem ganhar vida
- página 116
As fases da vida
- página 116
Foco na linguagem
- página 116
Reinterpretações da história da arte na obra de Giovani Caramello
- página 117
Foco na linguagem
- página 117
A linguagem tridimensional
- página 118
Por dentro da arte
- página 119
O hiper-realismo
- página 122
Artista e obra
- página 123
Arte e muito mais
- página 124
Experimentações
- página 125
Tema 2
A representação do corpo humano na arte
- página 127
A Vênus de
Willendorf
- página 127
Foco na linguagem
- página 127
Arte e muito mais
- página 128
Iconografias do corpo humano
- página 130
Renascimento na arte
- página 131
Por dentro da arte
- página 132
Entre textos e imagens
- página 133
Experimentações
- página 134
Tema 3
Surrealismo nas artes visuais
- página 135
Entre textos e imagens
- página 136
Imagens além do real
- página 137
Foco na linguagem
- página 137
Técnicas surrealistas
- página 138
Por dentro da arte
- página 139
Entre textos e imagens
- página 140
Experimentações
- página 141
Tema 4
Entre retratos e autoretratos
- página 142
O retrato
- página 142
Foco na linguagem
- página 142
O retrato no dia a dia
- página 143
Foco na linguagem
- página 143
Artista e obra
- página 144
Autorretato: uma imagem sobre mim
- página 145
Foco na linguagem
- página 145
Entre o autorretrato e a
selfie
- página 146
Foco na linguagem
- página 146
Arte e muito mais
- página 147
Experimentações
- página 148
Pensar e fazer arte
- página 149
Autoavaliação
- página 150
Referências bibliográficas comentadas
- página 151
Guia dos áudios
- página 155
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos