Apresentação

“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.”

bréche

A arte está mais presente em nosso cotidiano do que imaginamos. Basta olharmos ao redor e perceberemos que ela faz parte do dia a dia, como na música que gostamos de ouvir, nas cores e nos modelos de roupas que vestimos, nos filmes e programas de televisão a que assistimos, em manifestações artísticas produzidas por meio de recursos tecnológicos e disponíveis em mídias digitais.

Neste livro, você vai consolidar e aprofundar seus conhecimentos sobre quatro linguagens artísticas – as artes visuais, a dança, o teatro e a música. Além de apreciar obras dessas quatro linguagens, terá a oportunidade de conhecer as produções de diferentes artistas e seus contextos. Vivenciará o fazer artístico, fará pesquisas, análises e reflexões sobre arte, experimentará processos de criação e trabalhará em grupo.

Esta obra foi elaborada de acôrdo com as habilidades e os objetos de conhecimento estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (Bê êne cê cê).

Esperamos que este livro desperte ainda mais seu interesse pelas artes e contribua para a formação de seu repertório cultural.

Bom trabalho!

Conheça seu livro

Este livro está estruturado em quatro Unidades.

Abertura de Unidade

Apresenta o título, uma imagem e os Temas que você estudará ao longo dessa Unidade.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para a Abertura da Unidade 3>

De olho na imagem

Esta seção reproduz a mesma imagem da abertura da Unidade e propõe questões de leitura dessa imagem com o objetivo de ativar a reflexão e seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos que serão abordados. Em alguns casos, a seção poderá trazer outras imagens relacionadas à imagem da abertura da Unidade.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para a seção De olho na imagem>

Artista e obra

Esta seção traz informações sobre ) ou o grupo criador ou os grupos criadores da obra reproduzida e o contexto de produção de suas obras.

Glossário

No glossário, você encontra explicação sobre palavras que aparecem nos Temas.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para as seções Artista e obra e Glossário>

Temas

As Unidades são organizadas em Temas que desenvolvem os conteúdos de modo claro e organizado.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para os Temas>

Arte e muito mais

Esta seção contém textos que ampliam o conhecimento e a reflexão sobre os temas estudados.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para a seção Arte e muito mais>

Foco na linguagem

Apresenta questionamentos sobre o assunto e a linguagem artística estudados no Tema.

Este ícone sinaliza o momento em que é possível trabalhar com o conteúdo disponível na coletânea de áudios.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para a seção Foco na linguagem>

Indicações

Sugestões de leituras, filmes, vídeos, sites, álbuns e visitas a instituições culturais.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para a seção Indicações>

Experimentações

As experimentações artísticas e pesquisas propostas aqui vão prepará-lo para as atividades que serão apresentadas na seção Pensar e fazer arte.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para a seção Experimentações>

Entre textos e imagens

Esta seção traz textos e questões que trabalham e desenvolvem a compreensão leitora.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para a seção Entre textos e imagens>

Pensar e fazer arte

Esta seção apresenta propostas para você se expressar, experimentar e refletir de modo crítico sobre os conteúdos que está estudando.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para a seção Pensar e fazer arte>

Por dentro da arte

Esta seção traz conteúdos da arte que vão ajudá-lo nas discussões sobre as linguagens que você está estudando.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para a seção Por dentro da arte>

Autoavaliação

Nesta seção, você poderá retomar as atividades realizadas ao longo da Unidade e refletir sobre seu processo de aprendizagem.

<Reprodução em miniatura da página do Livro do Estudante com destaque para a seção Autoavaliação>

Selos

Esses selos indicam que o conteúdo abordado está relacionado a um tema contemporâneo relevante para a sua formação como cidadão.

Ilustração. Ícone composto de uma faixa azul com o texto Cidadania e Civismo.Ilustração. Ícone composto de uma faixa verde-água com o texto Ciência e Tecnologia.Ilustração. Ícone composto de uma faixa verde com o texto Economia.Ilustração. Ícone composto de uma faixa laranja com o texto Meio ambiente.Ilustração. Ícone composto de uma faixa roxa com o texto Multiculturalismo.Ilustração. Ícone composto de uma faixa vermelha com o texto Saúde.

Diário de bordo

Sugere que você faça registros de atividades, que podem ser retomados posteriormente.

Ilustração em miniatura de um caderno aberto, que corresponde ao ícone do Diário de bordo.

Sumário

UNIDADE 1 DANÇA: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO 10

De olho na imagem 11

Artista e obra: Ivaldo Bertazzo 12

TEMA 1 – Dança e composição 13

A coreografia 13

Foco na linguagem 13

A influência da cultura indiana 14

Dança e música 15

Dança sem música 16

Experimentações 16

Por dentro da arte: O papel do coreógrafo 17

Artista e obra: Angel e Klauss Vianna 18

Os níveis espaciais 19

Foco na linguagem 19

Experimentações 20

TEMA 2 – O balé 22

A origem do balé 22

Foco na linguagem 22

O balé cortesão 23

Da corte para os palcos 24

O lago dos cisnes 25

Por dentro da arte: A dança e as artes visuais 26

Foco na linguagem 27

O figurino no balé 28

Os movimentos no balé 29

Arte e muito mais: Primeira companhia de balé profissional formada por bailarinas cegas faz sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo 30

Experimentações 32

TEMA 3 – O intérprete na dança contemporânea 34

O intérprete-criador 34

Por dentro da arte: A dança contemporânea 35

Entre textos e imagens: Grande Sertão: veredas 37

Questões 37

A luz como elemento cênico 38

Luz e sombra 38

Foco na linguagem 38

Luz e criação 39

Experimentações 39

Pensar e fazer arte 40

Autoavaliação 42

UNIDADE 2 O CORPO É UM INSTRUMENTO MUSICAL 43

De olho na imagem 44

Artista e obra: Barbatuques 45

TEMA 1 – A percussão corporal 46

Os instrumentos de percussão 46

Foco na linguagem 46

Arte e muito mais: Instrumentos de percussão nas culturas indígenas 47

Experimentações 48

A produção de sons com o corpo 54

Foco na linguagem 50

Stomp 51

Por dentro da arte: A percussão nos sons do sapateado 52

Experimentações 53

TEMA 2 – A voz e o canto 54

O corpo humano e a produção da voz 54

Arte e muito mais: A voz na adolescência: mudanças na voz de meninos e de meninas 55

Por dentro da arte: A “voz” da Terra 56

Experimentações 57

A voz na dublagem 58

Experimentações 58

O canto 59

Foco na linguagem 59

Ao som da viola 60

Foco na linguagem 60

O pioneirismo da dupla As Galvão 61

Artista e obra: Orquestra Paulistana de Viola Caipira 62

Foco na linguagem 62

A música sertaneja 63

Foco na linguagem 63

Do sertanejo raiz ao sertanejo universitário 64

Foco na linguagem 64

Entre textos e imagens: Invasão feminina na música sertaneja 65

Questões 65

Experimentações 66

TEMA 3 – A experiência do canto coletivo 67

O canto gregoriano 67

A monofonia e a polifonia 68

Foco na linguagem 68

O canto coral 69

Um coral misto 70

Foco na linguagem 70

Artista e obra: Dorit Kolling 71

A escrita musical 73

A partitura 74

Foco na linguagem 74

Artista e obra: Birds on the wires 75

Por dentro da arte: Pautas musicais ilustradas 76

Foco na linguagem 76

Experimentações 77

Pensar e fazer arte 78

Autoavaliação 79

UNIDADE 3 O CORPO COMO EXPRESSÃO 80

De olho na imagem 81

Artista e obra: Cia. 2 de Teatro 82

TEMA 1 – Corpo e gestualidade 83

Teatro sem palavras 83

O corpo na criação teatral 84

Foco na linguagem 84

Espelunca 85

Por dentro da arte: O chorinho 86

O cinema mudo 87

Comediantes do cinema mudo 87

Experimentações 88

A construção da visualidade 89

Foco na linguagem 89

O cenógrafo, o figurinista e o aderecista 90

A proposta visual de Zigg & Zogg   91

Experimentações 92

TEMA 2 – A dramaturgia do corpo 93

Alegria de viver 93

Foco na linguagem 93

A proposta do grupo 94

Artista e obra: Deborah Moreira e George Mascarenhas 95

A mímica 97

A commedia dell’arte 98

A mímica na atualidade 99

Experimentações 100

TEMA 3 – A arte de fazer rir 101

A comédia 101

As aves 102

Foco na linguagem 102

A comédia satírica 103

O avarento 104

Artista e obra: Paulo Autran 104

A comédia de costumes 105

O texto teatral 106

Entre textos e imagens: O juiz de paz da roça 107

Questões 108

A comédia de costumes musicada 109

O cenário 110

Foco na linguagem 110

Pensar e fazer arte 111

Autoavaliação 112

UNIDADE 4 REPRESENTAÇÕES VISUAIS DO CORPO HUMANO 113

De olho na imagem 114

Artista e obra: Giovani Caramello 115

Foco na linguagem 115

TEMA 1 – Obras que parecem ganhar vida 116

As fases da vida 116

Foco na linguagem 116

Reinterpretações da história da arte na obra de Giovani Caramello 117

Foco na linguagem 117

A linguagem tridimensional 118

Por dentro da arte: O processo de criação de Giovani Caramello 119

O hiper-realismo 122

Artista e obra: O trabalho de Ron Mueck 123

Arte e muito mais: A modelagem em 3D 124

Experimentações 125

TEMA 2 – A representação do corpo humano na arte 127

A Vênus de Willendorf 127

Foco na linguagem 127

Arte e muito mais: O corpo e a cultura 128

Por que se usa o termo Vênus? 129

Iconografias do corpo humano 130

Renascimentos na arte 131

Por dentro da arte: O renascimento do Harlem 132

Entre textos e imagens: Histórias afro-atlânticas 133

Questão 134

Experimentações 134

TEMA 3 – Surrealismo nas artes visuais 135

Entre textos e imagens: O Manifesto surrealista 136

Questão 136

Imagens além do real 137

Foco na linguagem 137

Técnicas surrealistas 138

Por dentro da arte: A psicanálise 139

Entre textos e imagens: O caligrama 140

Questão 140

Experimentações 141

TEMA 4 – Entre retratos e autorretratos 142

O retrato 142

Foco na linguagem 142

O retrato no dia a dia 143

Foco na linguagem 143

Artista e obra: Alexandre Sequeira 144

Autorretrato: uma imagem sobre mim 145

Foco na linguagem 145

Entre o autorretrato e a selfie 146

Foco na linguagem 146

Arte e muito mais: Autoexposição e redes sociais 147

Experimentações 148

Pensar e fazer arte 149

Autoavaliação 150

Referências bibliográficas comentadas 151

Guia dos áudios 155