Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Conheça seu livro
- página 4
Sumário
- página 6
Unidade 1
Um olhar sobre o Brasil
- página 10
De olho na imagem
- página 11
Artista e obra
- página 12
Tema 1
Arte no Morro da Providência
- página 13
Uma reflexão sobre a realidade
- página 13
Arte e muito mais
- página 14
Mulheres são heroínas
- página 15
Foco na linguagem
- página 15
Casa Amarela Providência
- página 16
Por dentro da arte
- página 17
Arte urbana: intervenção artística
- página 18
Foco na linguagem
- página 18
Arte de rua: Lambe-lambe
- página 19
Entre textos e imagens
- página 20
Experimentações
- página 21
Tema 2
Paisagens e histórias do Brasil na arte
- página 23
Frans
Post
pôst
- página 23
Foco na linguagem
- página 23
A pintura de paisagem
- página 24
Foco na linguagem
- página 24
Artista e obra
- página 25
Por dentro da arte
- página 26
Brasil no plural
- página 27
Foco na linguagem
- página 27
A pluralidade da arte indígena no Brasil
- página 28
Foco na linguagem
- página 28
Arte e muito mais
- página 29
A expressão dos saberes regionais na arte popular
- página 30
Foco na linguagem
- página 30
Institucionalização da arte no Brasil
- página 32
Da academia ao museu
- página 32
Foco na linguagem
- página 32
Por dentro da arte
- página 33
Arte e muito mais
- página 34
Experimentações
- página 35
Tema 3
O Modernismo e a identidade cultural brasileira
- página 36
Anita Malfatti
- página 36
Foco na linguagem
- página 36
Uma nova proposta artística
- página 37
Foco na linguagem
- página 37
Entre textos e imagens
- página 38
Arte e muito mais
- página 39
A Semana de Arte Moderna de 1922
- página 40
As Mulheres e o movimento modernista brasileiro
- página 41
A estética da modernização e a influência cubista na arte
- página 42
Foco na linguagem
- página 42
Uma produção modernista
- página 43
Experimentações
- página 44
Pensar e fazer arte
- página 45
Autoavaliação
- página 46
Unidade 2
Teatro e sociedade
- página 47
De olho na imagem
- página 48
Artista e obra
- página 49
Tema 1
Uma dramaturgia moralizante
- página 50
Auto da Compadecida
- página 50
Artista e obra
- página 51
Entre textos e imagens
- página 52
Por dentro da arte
- página 54
Outras adaptações
- página 55
A origem do auto
- página 56
O teatro de Gil Vicente
- página 57
Por dentro da arte
- página 58
O auto como instrumento de catequização
- página 59
Arte e muito mais
- página 60
Experimentações
- página 61
Tema 2
O teatro como retrato de uma época
- página 62
O rei da vela
- página 62
A montagem dos Parlapatões
- página 63
Por dentro da arte
- página 63
Experimentações
- página 64
Por dentro da arte
- página 65
O texto de O rei da vela
- página 66
A montagem do Teatro Oficina
- página 68
Cinquenta anos depois
- página 69
O diretor e encenador teatral
- página 70
A concepção visual
- página 71
Os figurinos
- página 72
Por dentro da arte
- página 72
Experimentações
- página 73
Tema 3
O teatro como ato político
- página 74
Teatro e resistência
- página 74
Por dentro da arte
- página 75
Roda viva
- página 76
Entre textos e imagens
- página 77
O Teatro de Arena
- página 78
Artista e obra
- página 79
O sistema coringa
- página 80
Arte e muito mais
- página 80
Augusto Boal e o Teatro do Oprimido
- página 81
Experimentações
- página 81
Pensar e fazer arte
- página 82
Autoavaliação
- página 83
Unidade 3
Música e sociedade
- página 84
De olho na imagem
- página 85
Artista e obra
- página 86
Tema 1
A música e os temas nacionais
- página 87
A identidade nacional na obra de Carlos Gomes
- página 87
Foco na linguagem
- página 87
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro
- página 88
Foco na linguagem
- página 88
O Guarani
- página 89
Arte e muito mais
- página 90
A ópera
- página 91
Carmen
- página 92
Foco na linguagem
- página 92
A orquestra
- página 93
Foco na linguagem
- página 93
Os instrumentos de uma orquestra
- página 94
Tema 2
A brasilidade de Heitor Villa-Lobos
- página 95
Villa-Lobos
- página 95
As viagens de Villa-Lobos
- página 96
Foco na linguagem
- página 96
Os Choros e as
Bachianas
Baquianas
brasileiras
- página 97
Entre textos e imagens
- página 98
A música barroca
- página 99
A obra de
Bach
bá
- página 100
O cravo e o piano
- página 100
Foco na linguagem
- página 100
Experimentações
- página 101
“Céu de Santo Amaro”
- página 102
Foco na linguagem
- página 102
Artista e obra
- página 103
Experimentações
- página 104
Tema 3
Uma exaltação ao Brasil
- página 105
“Aquarela do Brasil”
- página 105
Foco na linguagem
- página 106
Por dentro da arte
- página 106
O samba-exaltação
- página 107
Arte e muito mais
- página 107
O rádio
- página 108
Experimentações
- página 108
O samba e suas origens
- página 109
O samba de roda
- página 110
Artista e obra
- página 111
Foco na linguagem
- página 111
O samba no Rio de Janeiro
- página 112
O primeiro samba gravado
- página 113
Experimentações
- página 114
Tema 4
Uma “ópera” popular
- página 115
As escolas de samba
- página 115
O Sambódromo do Rio de Janeiro
- página 116
Experimentações
- página 116
O encontro de muitas linguagens
- página 117
O teatro e a dança
- página 118
A música nos desfiles de escola de samba
- página 118
A bateria
- página 119
Pensar e fazer arte
- página 119
Autoavaliação
- página 120
Unidade 4
Dança: mudanças e rupturas
- página 121
De olho na imagem
- página 122
Artista e obra
- página 123
Tema 1
Um convite à reflexão
- página 124
O espetáculo Pai contra mãe
- página 124
A proposta da companhia
- página 125
Experimentações
- página 125
Por dentro da arte
- página 126
Foco na linguagem
- página 126
A trilha sonora
- página 128
Música, dança e criação
- página 129
Arte e muito mais
- página 130
O espetáculo Rainha
- página 131
Artista e obra
- página 132
Experimentações
- página 133
Tema 2
A dança a partir do século XX
- página 134
A dança moderna
- página 134
As rupturas
- página 135
Isadora
Duncan
Dankãn
- página 136
As mudanças no figurino
- página 137
Loie Fuller
- página 138
Por dentro da arte
- página 139
Rudolf Laban
- página 140
Artista e obra
- página 141
Maria
Duschenes
Duchênis
- página 142
A dança coral
- página 142
Experimentações
- página 143
Tema 3
Dança e ruptura
- página 144
O trabalho do
Ballet
balé
Stagium
- página 144
O
Ballet
balé
Stagium
e as trilhas musicais
- página 145
Artista e obra
- página 146
kuarup
ou a
questão do índio
- página 147
Arte e muito mais
- página 148
Entre textos e imagens
- página 149
A dança-teatro
- página 150
Artista e obra
- página 151
Experimentações
- página 152
Tema 4
A dança como manifesto
- página 153
Terra
- página 153
Foco na linguagem
- página 153
Artista e obra
- página 154
A proposta do espetáculo
- página 155
Foco na linguagem
- página 155
A visualidade
- página 156
Arte e muito mais
- página 157
Uma trilogia
- página 161
A barca
- página 161
Travessia
- página 161
Experimentações
- página 162
Pensar e fazer arte
- página 163
Autoavaliação
- página 164
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
- página 165
Guia dos áudios
- página 168
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos