Se Liga na Arte

Arthur Fuscaldo, Camila Bronizeski, Christiane Coutinho, Luiz Pimentel, Rejane Galvão Coutinho
Código da Coleção: 0012 P24 01 00 200 060
Proposta pedagógica
  •  Estruturar-se a partir da inter-relação dos conhecimentos dos campos artísticos respeitando cada uma das subáreas de conhecimento e incluindo as artes integradas de proposições híbridas, apresentando, também, ações interdisciplinares com outros campos de conhecimento.
  • Propor estratégias de avaliações diagnósticas, processuais e finais ao longo de cada volume, instigando estudantes e professores a refletir e se aproximar do pensamento artístico e estético.
  • Basear o ensino na Abordagem Triangular de Arte, que pressupõe a leitura do mundo através das obras de artes, a contextualização das produções artísticas e muitas propostas e estímulos de produções para estudantes.
Compartilhar:
Código do Obra: 0012 P24 01 00 200 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0012 P24 01 00 200 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0012 P24 01 00 200 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0012 P24 01 00 200 060
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

CAPÍTULO 1 – Onde está a arte na vida? – p. 11 

Sobrevoo | Arte no cotidiano – p. 12 

Para pesquisar: A longevidade e a arte – p. 13 

Para pesquisar: Referências artísticas – Estado da arte – p. 25 

Processos de criação | Diário de bordo – p. 26 

Organizando as ideias – p. 27 

 

CAPÍTULO 2 – Escutando a vida – p. 29 

Sobrevoo | Sons da vida – p. 30 

Para experimentar: Vamos fazer uma roda de sons corporais? – p. 31 

Para experimentar: Engrenagem de sons – p. 34 

Foco em… | Naná Vasconcelos – p. 36 

Para experimentar: Vamos fazer chuva com as mãos? – p. 37 

Para pesquisar: O que é o som? – p. 38 

Foco no conhecimento | Ruído e poluição sonora – p. 39 

Para pesquisar: Representações de sons e ruídos – p. 40 

Foco na História: Novos sons na música do século XX – p. 41 

Para pesquisar: Há poluição sonora ao seu redor? – p. 42 

Processos de criação – p. 43 

Organizando as ideias – p. 45 

 

CAPÍTULO 3 – Viver e dançar – p. 47 

Sobrevoo | Corpo, espaço e tempo – p. 48 

Para experimentar: Vamos dançar e sentir o corpo? – p. 49 

Para experimentar: Movimentar o corpo faz bem à saúde – p. 52 

Para pesquisar: Contato improvisação – p. 53 

Foco em… | Steve Paxton – p. 56 

Para pesquisar: Brincadeiras de infância – p. 57 

Foco na História: A dança e o sentido do movimento – p. 58 

Foco no conhecimento | Ações corporais e cinesfera – p. 59 

Processos de criação – p. 60 

Organizando as ideias – p. 61 

 

CAPÍTULO 4 – Improvisação: experimentando corpo e som – p. 63 

Sobrevoo | Diferentes modos de improvisação – p. 64 

Para experimentar: Vamos espiralar? – p. 65 

Para pesquisar: Improvisando com videogames – p. 68 

Para experimentar: Siga o mestre – p. 68 

Foco na História: Duelos de versos desde a Antiguidade – p. 71 

Para experimentar: Improviso com poesia – p. 72 

Foco em… | Bobby McFerrin – p. 73 

Para experimentar: Improvisar conversando – p. 74 

Foco no conhecimento | Improvisação – p. 75 

Processos de criação – p. 76 

Organizando as ideias – p. 77 

 

CAPÍTULO 5 – Brincar de ser – p. 79 

Sobrevoo | Teatro: espaço de jogo e de imaginação – p. 80 

Para experimentar: Jogo da careta – p. 82 

Para experimentar: Contando uma história com objetos – p. 84 

Foco na História: O teatro de sombras – p. 84 

Foco na História: Mamulengo: Um teatro de bonecos brasileiro e popular – p. 86 

Para pesquisar: Entrevista com grupos teatrais e artistas ao redor – p. 87 

Foco em… | Teatro de animação – p. 88 

Foco no conhecimento | Os jogos teatrais – p. 90 

Para pesquisar: Jogos teatrais – p. 91 

Processos de criação – p. 92 

Organizando as ideias – p. 93 

 

CAPÍTULO 6 – O que vejo quando me vejo – p. 95 

Sobrevoo | Autorrepresentações – p. 96 

Para pesquisar: Pintores além de seus autorretratos – p. 101 

Para pesquisar: Autorretratos na arte brasileira – p. 101 

Para experimentar: Intervenção sobre um autorretrato – p. 105 

Foco em… | Vivian Maier – p. 106 

Foco na História: Filme fotográfico – p. 108 

Para pesquisar: A evolução da fotografia – p. 108 

Para experimentar: Buscando meu reflexo em diferentes superfícies – p. 109 

Foco no conhecimento | Técnicas fotográficas – p. 110 

Para experimentar: Exercitando o olhar de fotógrafo – p. 111 

Processos de criação – p. 112 

Organizando as ideias – p. 113 

 

CAPÍTULO 7 – Intervenções no mundo – p. 115 

Sobrevoo | Intervenções no cotidiano – p. 116 

Foco na História: Téspis: o primeiro ator de teatro – p. 117 

Para experimentar: Recriando o convite para conversar – p. 122 

Foco em… | Hélio Oiticica – p. 123 

Para pesquisar: Elementos do meu entorno – p. 125 

Foco em… | Flávio de Carvalho – p. 126 

Foco no conhecimento | Performance e programa – p. 128 

Processos de criação – p. 130 

Organizando as ideias – p. 131 

 

CAPÍTULO 8 – Arte e juventude – p. 133 

Sobrevoo | Juventude na arte – p. 134 

Para experimentar: Representando o local onde você vive – p. 136 

Para experimentar: Movendo-se entre bolhas de sabão – p. 138 

Para experimentar: Número circense – p. 141 

Para experimentar: Percussão corporal para acompanhar um rap – p. 143 

Processos de criação | Mostra de trabalhos de arte – p. 144 

Organizando as ideias – p. 145 

 

Sugestões de sites – p. 146 

Referências bibliográficas comentadas – p. 148 

Guia e transcrições de áudios – p. 151 

CAPÍTULO 1 – O lugar da arte – p. 11 

Sobrevoo | Arte e espaços – p. 12 

Foco na História: Banda de Pífanos de Caruaru – p. 18 

Para pesquisar: Ações humanas e o impacto no ambiente – p. 23 

Processos de criação – p. 24 

Organizando as ideias – p. 25 

 

CAPÍTULO 2 – Paisagem construída – p. 27 

Sobrevoo | A paisagem – p. 28 

Para experimentar: Exercitar o olhar – p. 30 

Para experimentar: Paisagem na janela – p. 32 

Foco na História: Arquitetura religiosa – p. 35 

Foco em… | Brasília: paisagem planejada – p. 36 

Para pesquisar: Capitais brasileiras – p. 36 

Para experimentar: Planejando uma cidade ideal – p. 38 

Foco no conhecimento | Desenho é linha – p. 39 

Processos de criação – p. 40 

Organizando as ideias – p. 41 

 

CAPÍTULO 3 – Como a música interage com a paisagem? – p. 43 

Sobrevoo | Música e paisagens: interações – p. 44 

Para experimentar: Fabricando um instrumento – p. 46 

Foco na História: Fabricação de instrumentos e ancestralidade – p. 47 

Para experimentar: Passeio de trem – p. 49 

Para pesquisar: Gênero musical baião – p. 50 

Foco em… | Cantos indígenas e conhecimento – p. 53 

Foco no conhecimento | Timbre e densidade – p. 55 

Processos de criação – p. 56 

Organizando as ideias – p. 57 

 

CAPÍTULO 4 – Arte e natureza – p. 59 

Sobrevoo | A natureza como arte – p. 60 

Para experimentar: Projeto de Land Art – p. 61 

Para pesquisar: Frans Krajcberg – p. 63 

Foco na História: Hydraulos, o órgão hidráulico grego – p. 66 

Para experimentar: Despertando os sentidos – p. 68 

Foco em… | Murray Schafer – p. 69 

Para pesquisar: Pesquisa sonora de uma paisagem – p. 71 

Foco no conhecimento | Intervenção artística – p. 72 

Processos de criação – p. 73 

Organizando as ideias – p. 75 

 

CAPÍTULO 5 – Coreografia e espaço – p. 77 

Sobrevoo | Em cada lugar, uma dança – p. 78 

Para experimentar: Criação de uma frase de movimento – p. 81 

Foco na História: Coreografia – p. 82 

Para experimentar: Espaço e som – p. 84 

Para pesquisar: Artistas de dança locais – p. 87 

Foco em… | Merce Cunningham – p. 88 

Foco no conhecimento | Dimensões espaciais – p. 90 

Processos de criação – p. 92 

Organizando as ideias – p. 93 

 

CAPÍTULO 6 – Espaço cênico: entre o real e o imaginário – p. 95 

Sobrevoo | As paisagens no teatro – p. 96 

Foco na História: William Shakespeare e o Globe Theatre – p. 100 

Para pesquisar: O teatro e a intervenção no cotidiano – p. 102 

Para pesquisar: Coletivos teatrais e sua relação com o espaço – p. 105 

Foco em… | Teatro Oficina – p. 106 

Para experimentar: Reorganizando o espaço – p. 108 

Foco no conhecimento | O espaço entre a ficção e a realidade – p. 109 

Processos de criação – p. 111 

Organizando as ideias – p. 113 

 

CAPÍTULO 7 – O corpo no espaço, o espaço no corpo – p. 115 

Sobrevoo | O corpo nas paisagens – p. 116 

Foco na História: A dança-teatro – p. 117 

Para experimentar: Mural de retratos – p. 121 

Para pesquisar: Mapeando histórias – p. 124 

Foco em… | Pina Bausch – p. 125 

Foco no conhecimento | Construção da dramaturgia – p. 128 

Processos de criação – p. 129 

Organizando as ideias – p. 131 

 

CAPÍTULO 8 – Paisagens em sons e imagens – p. 133 

Sobrevoo | As paisagens sonhadas e concretas do cinema – p. 134 

Foco na História: Os primeiros anos do cinema – p. 138 

Para experimentar: Criação de um roteiro – p. 139 

Para pesquisar: Escuta atenta a trilhas sonoras – p. 140 

Para experimentar: Criando uma animação – p. 142 

Processos de criação – p. 143 

Organizando as ideias – p. 145 

 

Sugestões de sites – p. 146 

Referências bibliográficas comentadas – p. 148 

Guia e transcrições de áudios – p. 151 

CAPÍTULO 1 – A arte e o mundo imaterial – p. 11 

Processos de criação – p. 12 

Foco na História: Cultura Imaterial e Patrimônio – p. 13 

Sobrevoo | Entre o visível e o invisível – p. 14 

Para experimentar: Memórias de ensinar e aprender – p. 17 

Para experimentar: Roda de sonhos – p. 19 

Para pesquisar: Sonhos e xamanismo – p. 20 

Organizando as ideias – p. 21 

 

CAPÍTULO 2 – A arte e o sagrado – p. 23 

Sobrevoo | O Barroco ontem e hoje – p. 24 

Foco na História: Reforma, Contrarreforma e Barroco – p. 27 

Para pesquisar: Pintura barroca – p. 28 

Para experimentar: Criando uma cena barroca – p. 29 

Foco em… | Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – p. 36 

Foco no conhecimento | Instalação – p. 39 

Processos de criação – p. 40 

Organizando as ideias – p. 41 

 

CAPÍTULO 3 – O imaterial na música – p. 43 

Sobrevoo | Aspectos imateriais em práticas musicais – p. 44 

Foco na História: Sons com funções semelhantes em épocas e culturas diferentes – p. 46 

Para experimentar: Criação e improvisação rítmica – p. 48 

Para pesquisar: Músicas e imaterialidade em outros sistemas musicais – p. 53 

Foco em… | Cantos medievais e o desenvolvimento da escrita musical ocidental – p. 54 

Foco no conhecimento | Tempo em música – p. 56 

Para pesquisar: Músicas com os compassos estudados – p. 56 

Processos de criação – p. 58 

Organizando as ideias – p. 59 

 

CAPÍTULO 4 – Mitologias e arte – p. 61 

Sobrevoo | Mitologias e seus ensinamentos – p. 62 

Foco na História: Mito de criação – p. 63 

Para experimentar: Criando capas – p. 67 

Para experimentar: Criação de um mundo fantástico – p. 70 

Para pesquisar: Mitologia – p. 70 

Foco em… | Mitologia nos heróis contemporâneos – p. 71 

Para experimentar: Assim nascem heróis e heroínas – p. 74 

Foco no conhecimento | Montagem no cinema – p. 75 

Para pesquisar: Produção cinematográfica – p. 76 

Processos de criação – p. 77 

Organizando as ideias – p. 79 

 

CAPÍTULO 5 – Tradição e aprendizado – p. 81 

Sobrevoo | Tradição e transformação – p. 82 

Para experimentar: Siga o mestre (I) – p. 84 

Foco na História: Danças africanas e a dança moderna – p. 88 

Para experimentar: Siga o mestre (II) – p. 91 

Foco em… | Capoeira – p. 92 

Para pesquisar: Aprendendo com os mestres – p. 94 

Foco no conhecimento | O ritmo na dança – p. 95 

Processos de criação – p. 96 

Organizando as ideias – p. 97 

 

CAPÍTULO 6 – Oralidade, memória e invenção – p. 99 

Sobrevoo | O teatro é povoado de histórias – p. 100 

Para experimentar: Improvisar uma história coletivamente – p. 101 

Para pesquisar: Histórias que nos contam – p. 104 

Foco na História: Sherazade e suas mil e uma noites – p. 106 

Foco em… | Sotigui Kouyaté e a palavra do griot – p. 107 

Foco no conhecimento | Os três tipos de história – p. 109 

Processos de criação – p. 111 

Organizando as ideias – p. 115 

 

CAPÍTULO 7 – Tornar-se outro: corpo e transfiguração – p. 117 

Sobrevoo | Mascarados, tradições, ritos e arte – p. 118 

Foco na História: Máscara e sociedade – p. 119 

Para pesquisar: As máscaras nas festas de diversos países – p. 121 

Para experimentar: Criando figuras mascaradas – p. 124 

Foco em… | Kazuo Ohno e o butô – p. 126 

Foco no conhecimento | Máscaras, adereços, indumentárias e transfiguração – p. 128 

Processos de criação – p. 130 

Organizando as ideias – p. 131 

 

CAPÍTULO 8 – Festas e celebrações – p. 133 

Sobrevoo | Encontro entre o mundo material e o imaterial – p. 134 

Foco na História: O fenômeno da morte: suas festas e rituais – p. 140 

Para pesquisar: Celebrações ao redor do mundo – p. 143 

Processos de criação – p. 144 

Organizando as ideias – p. 145 

 

Sugestões de sites – p. 146 

Referências bibliográficas comentadas – p. 148 

Guia e transcrições de áudios – p. 151 

CAPÍTULO 1 – Arte e vida coletiva – p. 11 

Sobrevoo | Coletividade – p. 12 

Para experimentar: Criando um fórum cênico sobre os direitos do adolescente – p. 17 

Foco na História: Teatro-fórum: a cena como espaço de debate e transformação social – p. 18 

Para experimentar: Cantando na língua dos vizinhos latino-americanos – p. 21 

Para pesquisar: Arte latina – p. 22 

Processos de criação – p. 23 

Organizando as ideias – p. 25 

 

CAPÍTULO 2 – Transformações individuais, reflexos no coletivo – p. 27 

Sobrevoo | Transformações cotidianas – p. 28 

Para experimentar: Instruções – p. 29 

Para pesquisar: Marcel Duchamp e os ready-mades – p. 31 

Para experimentar: O cotidiano em uma dança – p. 34 

Foco em… | Experimentações do Fluxus – p. 35 

Foco na História: Os manifestos artísticos – p. 38 

Foco no conhecimento | Arte efêmera – p. 40 

Processos de criação – p. 42 

Organizando as ideias – p. 43 

 

CAPÍTULO 3 – Dançar e pensar a sociedade – p. 45 

Sobrevoo | No encontro também aprendemos sobre nós mesmos – p. 46 

Para experimentar: Um encontro por meio da dança – p. 50 

Para pesquisar: Métrica das redes sociais – p. 52 

Foco na História: O início do movimento hip-hop – p. 56 

Foco em… | Hip-hop no Brasil – p. 58 

Foco no conhecimento | Estratégias para dançar em grupo – p. 60 

Processos de criação – p. 62 

Organizando as ideias – p. 63 

 

CAPÍTULO 4 – Arte que difunde ideais – p. 65 

Para pesquisar: Cartazes – p. 65 

Sobrevoo | Arte e transformação social – p. 66 

Para pesquisar: Artes gráficas – p. 67 

Foco na História: As vanguardas russas – p. 68 

Para experimentar: Pintura com estêncil – p. 71 

Foco em… | Alexander Rodchenko – p. 74 

Para experimentar: Experimentações do olhar – p. 77 

Foco no conhecimento | Fanzine – p. 78 

Processos de criação – p. 79 

Organizando as ideias – p. 81 

 

CAPÍTULO 5 – Coletividades que transformam: o teatro de grupo – p. 83 

Sobrevoo | Coletivos em criação e intervenção na sociedade – p. 84 

Para experimentar: Confiar no outro – p. 84 

Para experimentar: Movendo-se em coro – p. 89 

Foco na História: O Teatro Experimental do Negro – p. 93 

Para pesquisar: Teatro de grupo latino-americano – p. 94 

Foco em… | Teatro de grupo e transformação social – p. 95 

Foco no conhecimento | Criação coletiva e processo colaborativo – p. 97 

Para pesquisar: Teatro de grupo e processo criativo – p. 98 

Processos de criação – p. 99 

Organizando as ideias – p. 101 

 

CAPÍTULO 6 – Música e vida em transformação – p. 103 

Sobrevoo | Músicas e contextos – p. 104 

Para pesquisar: As músicas do álbum Tropicalia ou Panis et circencis – p. 110 

Foco na História: 1968 – Manifestação política e musical da juventude – p. 112 

Para experimentar: Criando versos – p. 114 

Foco em… | Nina Simone – p. 115 

Foco no conhecimento | Estruturas musicais – p. 118 

Processos de criação – p. 120 

Organizando as ideias – p. 121 

 

CAPÍTULO 7 – Entre a indústria cultural e a transformação social – p. 123 

Sobrevoo | Teatro, música e coletividade – p. 124 

Foco na História: Em busca de um teatro nacional e popular – p. 127 

Para experimentar: Criando uma cena a partir de uma música – p. 128 

Para pesquisar: Rap e construção narrativa – p. 133 

Foco em… | Teatro musical – p. 134 

Foco no conhecimento | Elementos do teatro musical – p. 137 

Processos de criação – p. 138 

Organizando as ideias – p. 139 

 

CAPÍTULO 8 – Práticas para estar juntos – p. 141 

Sobrevoo | Problematizando o coletivo do qual somos parte – p. 142 

Para experimentar: Representar um coletivo recriando a canção – p. 144 

Para experimentar: Customizar para se expressar – p. 146 

Para experimentar: Uma publicação teatral – p. 149 

Para experimentar: A letra da canção vira dança – p. 150 

Estrutura musical e pensamento computacional – p. 152 

Para experimentar: Reproduzindo padrões com a voz – p. 153 

Processos de criação – p. 154 

Organizando as ideias – p. 157 

 

Sugestões de sites – p. 158 

Referências bibliográficas comentadas – p. 160 

Guia e transcrições de áudios – p. 164 

Veja também