Se Liga na Arte
Arthur Fuscaldo, Camila Bronizeski, Christiane Coutinho, Luiz Pimentel, Rejane Galvão Coutinho
Código da Coleção: 0012 P24 01 00 200 060
Proposta pedagógica
- Estruturar-se a partir da inter-relação dos conhecimentos dos campos artísticos respeitando cada uma das subáreas de conhecimento e incluindo as artes integradas de proposições híbridas, apresentando, também, ações interdisciplinares com outros campos de conhecimento.
- Propor estratégias de avaliações diagnósticas, processuais e finais ao longo de cada volume, instigando estudantes e professores a refletir e se aproximar do pensamento artístico e estético.
- Basear o ensino na Abordagem Triangular de Arte, que pressupõe a leitura do mundo através das obras de artes, a contextualização das produções artísticas e muitas propostas e estímulos de produções para estudantes.
Código do Obra: 0012 P24 01 00 200 060
Código do Obra: 0012 P24 01 00 200 060
Código do Obra: 0012 P24 01 00 200 060
Código do Obra: 0012 P24 01 00 200 060
Conteúdo programático
CAPÍTULO 1 – Onde está a arte na vida? – p. 11
Sobrevoo | Arte no cotidiano – p. 12
Para pesquisar: A longevidade e a arte – p. 13
Para pesquisar: Referências artísticas – Estado da arte – p. 25
Processos de criação | Diário de bordo – p. 26
Organizando as ideias – p. 27
CAPÍTULO 2 – Escutando a vida – p. 29
Sobrevoo | Sons da vida – p. 30
Para experimentar: Vamos fazer uma roda de sons corporais? – p. 31
Para experimentar: Engrenagem de sons – p. 34
Foco em… | Naná Vasconcelos – p. 36
Para experimentar: Vamos fazer chuva com as mãos? – p. 37
Para pesquisar: O que é o som? – p. 38
Foco no conhecimento | Ruído e poluição sonora – p. 39
Para pesquisar: Representações de sons e ruídos – p. 40
Foco na História: Novos sons na música do século XX – p. 41
Para pesquisar: Há poluição sonora ao seu redor? – p. 42
Processos de criação – p. 43
Organizando as ideias – p. 45
CAPÍTULO 3 – Viver e dançar – p. 47
Sobrevoo | Corpo, espaço e tempo – p. 48
Para experimentar: Vamos dançar e sentir o corpo? – p. 49
Para experimentar: Movimentar o corpo faz bem à saúde – p. 52
Para pesquisar: Contato improvisação – p. 53
Foco em… | Steve Paxton – p. 56
Para pesquisar: Brincadeiras de infância – p. 57
Foco na História: A dança e o sentido do movimento – p. 58
Foco no conhecimento | Ações corporais e cinesfera – p. 59
Processos de criação – p. 60
Organizando as ideias – p. 61
CAPÍTULO 4 – Improvisação: experimentando corpo e som – p. 63
Sobrevoo | Diferentes modos de improvisação – p. 64
Para experimentar: Vamos espiralar? – p. 65
Para pesquisar: Improvisando com videogames – p. 68
Para experimentar: Siga o mestre – p. 68
Foco na História: Duelos de versos desde a Antiguidade – p. 71
Para experimentar: Improviso com poesia – p. 72
Foco em… | Bobby McFerrin – p. 73
Para experimentar: Improvisar conversando – p. 74
Foco no conhecimento | Improvisação – p. 75
Processos de criação – p. 76
Organizando as ideias – p. 77
CAPÍTULO 5 – Brincar de ser – p. 79
Sobrevoo | Teatro: espaço de jogo e de imaginação – p. 80
Para experimentar: Jogo da careta – p. 82
Para experimentar: Contando uma história com objetos – p. 84
Foco na História: O teatro de sombras – p. 84
Foco na História: Mamulengo: Um teatro de bonecos brasileiro e popular – p. 86
Para pesquisar: Entrevista com grupos teatrais e artistas ao redor – p. 87
Foco em… | Teatro de animação – p. 88
Foco no conhecimento | Os jogos teatrais – p. 90
Para pesquisar: Jogos teatrais – p. 91
Processos de criação – p. 92
Organizando as ideias – p. 93
CAPÍTULO 6 – O que vejo quando me vejo – p. 95
Sobrevoo | Autorrepresentações – p. 96
Para pesquisar: Pintores além de seus autorretratos – p. 101
Para pesquisar: Autorretratos na arte brasileira – p. 101
Para experimentar: Intervenção sobre um autorretrato – p. 105
Foco em… | Vivian Maier – p. 106
Foco na História: Filme fotográfico – p. 108
Para pesquisar: A evolução da fotografia – p. 108
Para experimentar: Buscando meu reflexo em diferentes superfícies – p. 109
Foco no conhecimento | Técnicas fotográficas – p. 110
Para experimentar: Exercitando o olhar de fotógrafo – p. 111
Processos de criação – p. 112
Organizando as ideias – p. 113
CAPÍTULO 7 – Intervenções no mundo – p. 115
Sobrevoo | Intervenções no cotidiano – p. 116
Foco na História: Téspis: o primeiro ator de teatro – p. 117
Para experimentar: Recriando o convite para conversar – p. 122
Foco em… | Hélio Oiticica – p. 123
Para pesquisar: Elementos do meu entorno – p. 125
Foco em… | Flávio de Carvalho – p. 126
Foco no conhecimento | Performance e programa – p. 128
Processos de criação – p. 130
Organizando as ideias – p. 131
CAPÍTULO 8 – Arte e juventude – p. 133
Sobrevoo | Juventude na arte – p. 134
Para experimentar: Representando o local onde você vive – p. 136
Para experimentar: Movendo-se entre bolhas de sabão – p. 138
Para experimentar: Número circense – p. 141
Para experimentar: Percussão corporal para acompanhar um rap – p. 143
Processos de criação | Mostra de trabalhos de arte – p. 144
Organizando as ideias – p. 145
Sugestões de sites – p. 146
Referências bibliográficas comentadas – p. 148
Guia e transcrições de áudios – p. 151
CAPÍTULO 1 – O lugar da arte – p. 11
Sobrevoo | Arte e espaços – p. 12
Foco na História: Banda de Pífanos de Caruaru – p. 18
Para pesquisar: Ações humanas e o impacto no ambiente – p. 23
Processos de criação – p. 24
Organizando as ideias – p. 25
CAPÍTULO 2 – Paisagem construída – p. 27
Sobrevoo | A paisagem – p. 28
Para experimentar: Exercitar o olhar – p. 30
Para experimentar: Paisagem na janela – p. 32
Foco na História: Arquitetura religiosa – p. 35
Foco em… | Brasília: paisagem planejada – p. 36
Para pesquisar: Capitais brasileiras – p. 36
Para experimentar: Planejando uma cidade ideal – p. 38
Foco no conhecimento | Desenho é linha – p. 39
Processos de criação – p. 40
Organizando as ideias – p. 41
CAPÍTULO 3 – Como a música interage com a paisagem? – p. 43
Sobrevoo | Música e paisagens: interações – p. 44
Para experimentar: Fabricando um instrumento – p. 46
Foco na História: Fabricação de instrumentos e ancestralidade – p. 47
Para experimentar: Passeio de trem – p. 49
Para pesquisar: Gênero musical baião – p. 50
Foco em… | Cantos indígenas e conhecimento – p. 53
Foco no conhecimento | Timbre e densidade – p. 55
Processos de criação – p. 56
Organizando as ideias – p. 57
CAPÍTULO 4 – Arte e natureza – p. 59
Sobrevoo | A natureza como arte – p. 60
Para experimentar: Projeto de Land Art – p. 61
Para pesquisar: Frans Krajcberg – p. 63
Foco na História: Hydraulos, o órgão hidráulico grego – p. 66
Para experimentar: Despertando os sentidos – p. 68
Foco em… | Murray Schafer – p. 69
Para pesquisar: Pesquisa sonora de uma paisagem – p. 71
Foco no conhecimento | Intervenção artística – p. 72
Processos de criação – p. 73
Organizando as ideias – p. 75
CAPÍTULO 5 – Coreografia e espaço – p. 77
Sobrevoo | Em cada lugar, uma dança – p. 78
Para experimentar: Criação de uma frase de movimento – p. 81
Foco na História: Coreografia – p. 82
Para experimentar: Espaço e som – p. 84
Para pesquisar: Artistas de dança locais – p. 87
Foco em… | Merce Cunningham – p. 88
Foco no conhecimento | Dimensões espaciais – p. 90
Processos de criação – p. 92
Organizando as ideias – p. 93
CAPÍTULO 6 – Espaço cênico: entre o real e o imaginário – p. 95
Sobrevoo | As paisagens no teatro – p. 96
Foco na História: William Shakespeare e o Globe Theatre – p. 100
Para pesquisar: O teatro e a intervenção no cotidiano – p. 102
Para pesquisar: Coletivos teatrais e sua relação com o espaço – p. 105
Foco em… | Teatro Oficina – p. 106
Para experimentar: Reorganizando o espaço – p. 108
Foco no conhecimento | O espaço entre a ficção e a realidade – p. 109
Processos de criação – p. 111
Organizando as ideias – p. 113
CAPÍTULO 7 – O corpo no espaço, o espaço no corpo – p. 115
Sobrevoo | O corpo nas paisagens – p. 116
Foco na História: A dança-teatro – p. 117
Para experimentar: Mural de retratos – p. 121
Para pesquisar: Mapeando histórias – p. 124
Foco em… | Pina Bausch – p. 125
Foco no conhecimento | Construção da dramaturgia – p. 128
Processos de criação – p. 129
Organizando as ideias – p. 131
CAPÍTULO 8 – Paisagens em sons e imagens – p. 133
Sobrevoo | As paisagens sonhadas e concretas do cinema – p. 134
Foco na História: Os primeiros anos do cinema – p. 138
Para experimentar: Criação de um roteiro – p. 139
Para pesquisar: Escuta atenta a trilhas sonoras – p. 140
Para experimentar: Criando uma animação – p. 142
Processos de criação – p. 143
Organizando as ideias – p. 145
Sugestões de sites – p. 146
Referências bibliográficas comentadas – p. 148
Guia e transcrições de áudios – p. 151
CAPÍTULO 1 – A arte e o mundo imaterial – p. 11
Processos de criação – p. 12
Foco na História: Cultura Imaterial e Patrimônio – p. 13
Sobrevoo | Entre o visível e o invisível – p. 14
Para experimentar: Memórias de ensinar e aprender – p. 17
Para experimentar: Roda de sonhos – p. 19
Para pesquisar: Sonhos e xamanismo – p. 20
Organizando as ideias – p. 21
CAPÍTULO 2 – A arte e o sagrado – p. 23
Sobrevoo | O Barroco ontem e hoje – p. 24
Foco na História: Reforma, Contrarreforma e Barroco – p. 27
Para pesquisar: Pintura barroca – p. 28
Para experimentar: Criando uma cena barroca – p. 29
Foco em… | Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – p. 36
Foco no conhecimento | Instalação – p. 39
Processos de criação – p. 40
Organizando as ideias – p. 41
CAPÍTULO 3 – O imaterial na música – p. 43
Sobrevoo | Aspectos imateriais em práticas musicais – p. 44
Foco na História: Sons com funções semelhantes em épocas e culturas diferentes – p. 46
Para experimentar: Criação e improvisação rítmica – p. 48
Para pesquisar: Músicas e imaterialidade em outros sistemas musicais – p. 53
Foco em… | Cantos medievais e o desenvolvimento da escrita musical ocidental – p. 54
Foco no conhecimento | Tempo em música – p. 56
Para pesquisar: Músicas com os compassos estudados – p. 56
Processos de criação – p. 58
Organizando as ideias – p. 59
CAPÍTULO 4 – Mitologias e arte – p. 61
Sobrevoo | Mitologias e seus ensinamentos – p. 62
Foco na História: Mito de criação – p. 63
Para experimentar: Criando capas – p. 67
Para experimentar: Criação de um mundo fantástico – p. 70
Para pesquisar: Mitologia – p. 70
Foco em… | Mitologia nos heróis contemporâneos – p. 71
Para experimentar: Assim nascem heróis e heroínas – p. 74
Foco no conhecimento | Montagem no cinema – p. 75
Para pesquisar: Produção cinematográfica – p. 76
Processos de criação – p. 77
Organizando as ideias – p. 79
CAPÍTULO 5 – Tradição e aprendizado – p. 81
Sobrevoo | Tradição e transformação – p. 82
Para experimentar: Siga o mestre (I) – p. 84
Foco na História: Danças africanas e a dança moderna – p. 88
Para experimentar: Siga o mestre (II) – p. 91
Foco em… | Capoeira – p. 92
Para pesquisar: Aprendendo com os mestres – p. 94
Foco no conhecimento | O ritmo na dança – p. 95
Processos de criação – p. 96
Organizando as ideias – p. 97
CAPÍTULO 6 – Oralidade, memória e invenção – p. 99
Sobrevoo | O teatro é povoado de histórias – p. 100
Para experimentar: Improvisar uma história coletivamente – p. 101
Para pesquisar: Histórias que nos contam – p. 104
Foco na História: Sherazade e suas mil e uma noites – p. 106
Foco em… | Sotigui Kouyaté e a palavra do griot – p. 107
Foco no conhecimento | Os três tipos de história – p. 109
Processos de criação – p. 111
Organizando as ideias – p. 115
CAPÍTULO 7 – Tornar-se outro: corpo e transfiguração – p. 117
Sobrevoo | Mascarados, tradições, ritos e arte – p. 118
Foco na História: Máscara e sociedade – p. 119
Para pesquisar: As máscaras nas festas de diversos países – p. 121
Para experimentar: Criando figuras mascaradas – p. 124
Foco em… | Kazuo Ohno e o butô – p. 126
Foco no conhecimento | Máscaras, adereços, indumentárias e transfiguração – p. 128
Processos de criação – p. 130
Organizando as ideias – p. 131
CAPÍTULO 8 – Festas e celebrações – p. 133
Sobrevoo | Encontro entre o mundo material e o imaterial – p. 134
Foco na História: O fenômeno da morte: suas festas e rituais – p. 140
Para pesquisar: Celebrações ao redor do mundo – p. 143
Processos de criação – p. 144
Organizando as ideias – p. 145
Sugestões de sites – p. 146
Referências bibliográficas comentadas – p. 148
Guia e transcrições de áudios – p. 151
CAPÍTULO 1 – Arte e vida coletiva – p. 11
Sobrevoo | Coletividade – p. 12
Para experimentar: Criando um fórum cênico sobre os direitos do adolescente – p. 17
Foco na História: Teatro-fórum: a cena como espaço de debate e transformação social – p. 18
Para experimentar: Cantando na língua dos vizinhos latino-americanos – p. 21
Para pesquisar: Arte latina – p. 22
Processos de criação – p. 23
Organizando as ideias – p. 25
CAPÍTULO 2 – Transformações individuais, reflexos no coletivo – p. 27
Sobrevoo | Transformações cotidianas – p. 28
Para experimentar: Instruções – p. 29
Para pesquisar: Marcel Duchamp e os ready-mades – p. 31
Para experimentar: O cotidiano em uma dança – p. 34
Foco em… | Experimentações do Fluxus – p. 35
Foco na História: Os manifestos artísticos – p. 38
Foco no conhecimento | Arte efêmera – p. 40
Processos de criação – p. 42
Organizando as ideias – p. 43
CAPÍTULO 3 – Dançar e pensar a sociedade – p. 45
Sobrevoo | No encontro também aprendemos sobre nós mesmos – p. 46
Para experimentar: Um encontro por meio da dança – p. 50
Para pesquisar: Métrica das redes sociais – p. 52
Foco na História: O início do movimento hip-hop – p. 56
Foco em… | Hip-hop no Brasil – p. 58
Foco no conhecimento | Estratégias para dançar em grupo – p. 60
Processos de criação – p. 62
Organizando as ideias – p. 63
CAPÍTULO 4 – Arte que difunde ideais – p. 65
Para pesquisar: Cartazes – p. 65
Sobrevoo | Arte e transformação social – p. 66
Para pesquisar: Artes gráficas – p. 67
Foco na História: As vanguardas russas – p. 68
Para experimentar: Pintura com estêncil – p. 71
Foco em… | Alexander Rodchenko – p. 74
Para experimentar: Experimentações do olhar – p. 77
Foco no conhecimento | Fanzine – p. 78
Processos de criação – p. 79
Organizando as ideias – p. 81
CAPÍTULO 5 – Coletividades que transformam: o teatro de grupo – p. 83
Sobrevoo | Coletivos em criação e intervenção na sociedade – p. 84
Para experimentar: Confiar no outro – p. 84
Para experimentar: Movendo-se em coro – p. 89
Foco na História: O Teatro Experimental do Negro – p. 93
Para pesquisar: Teatro de grupo latino-americano – p. 94
Foco em… | Teatro de grupo e transformação social – p. 95
Foco no conhecimento | Criação coletiva e processo colaborativo – p. 97
Para pesquisar: Teatro de grupo e processo criativo – p. 98
Processos de criação – p. 99
Organizando as ideias – p. 101
CAPÍTULO 6 – Música e vida em transformação – p. 103
Sobrevoo | Músicas e contextos – p. 104
Para pesquisar: As músicas do álbum Tropicalia ou Panis et circencis – p. 110
Foco na História: 1968 – Manifestação política e musical da juventude – p. 112
Para experimentar: Criando versos – p. 114
Foco em… | Nina Simone – p. 115
Foco no conhecimento | Estruturas musicais – p. 118
Processos de criação – p. 120
Organizando as ideias – p. 121
CAPÍTULO 7 – Entre a indústria cultural e a transformação social – p. 123
Sobrevoo | Teatro, música e coletividade – p. 124
Foco na História: Em busca de um teatro nacional e popular – p. 127
Para experimentar: Criando uma cena a partir de uma música – p. 128
Para pesquisar: Rap e construção narrativa – p. 133
Foco em… | Teatro musical – p. 134
Foco no conhecimento | Elementos do teatro musical – p. 137
Processos de criação – p. 138
Organizando as ideias – p. 139
CAPÍTULO 8 – Práticas para estar juntos – p. 141
Sobrevoo | Problematizando o coletivo do qual somos parte – p. 142
Para experimentar: Representar um coletivo recriando a canção – p. 144
Para experimentar: Customizar para se expressar – p. 146
Para experimentar: Uma publicação teatral – p. 149
Para experimentar: A letra da canção vira dança – p. 150
Estrutura musical e pensamento computacional – p. 152
Para experimentar: Reproduzindo padrões com a voz – p. 153
Processos de criação – p. 154
Organizando as ideias – p. 157
Sugestões de sites – p. 158
Referências bibliográficas comentadas – p. 160
Guia e transcrições de áudios – p. 164
Compartilhar: