Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos
  7. APRESENTAÇÃO - página III
  8. SUMÁRIO - página IV
  9. ORIENTAÇÕES GERAIS - página V
  10. Capa
  11. Frontispício
  12. Créditos - página 1
  13. Apresentação - página 3
  14. Conheça seu livro - página 4
  15. Sumário - página 6
  16. CAPÍTULO 1 O lugar da arte - página 10
    1. SOBREVOO - página 12
      1. Arte e espaços - página 12
      2. Foco na História - página 18
      3. Banda de Pífanos de Caruaru - página 18
      4. Para pesquisar - página 23
    2. Processos de criação - página 24
    3. Organizando as ideias - página 25
  17. CAPÍTULO 2 Paisagem construída - página 26
    1. SOBREVOO - página 28
      1. A paisagem - página 28
      2. Para experimentar - página 30
      3. Exercitar o olhar - página 30
      4. Para experimentar - página 32
      5. Paisagem na janela - página 32
      6. Foco na História - página 35
      7. Arquitetura religiosa - página 35
    2. Foco em... - página 36
      1. Brasília: paisagem planejada - página 36
      2. Para pesquisar - página 36
      3. Para experimentar - página 38
      4. Planejando uma cidade ideal - página 38
    3. Foco no conhecimento - página 39
      1. Desenho é linha - página 39
    4. Processos de criação - página 40
    5. Organizando as ideias - página 41
  18. CAPÍTULO 3 Como a música interage com a paisagem? - página 42
    1. SOBREVOO - página 44
      1. Música e paisagens: interações - página 44
      2. Para experimentar - página 46
      3. Fabricando um instrumento - página 46
      4. Foco na História - página 47
      5. Fabricação de instrumentos e ancestralidade - página 47
      6. Para experimentar - página 49
      7. Passeio de trem - página 49
      8. Para pesquisar - página 50
    2. Foco em...reticências - página 53
      1. Cantos indígenas e conhecimento - página 53
    3. Foco no conhecimento - página 55
      1. Timbre e densidade - página 55
    4. Processos de criação - página 56
    5. Organizando as ideias - página 57
  19. CAPÍTULO 4 Arte e natureza - página 58
    1. SOBREVOO - página 60
      1. A natureza como arte - página 60
      2. Para experimentar - página 61
      3. Projeto de Land Art - página 61
      4. Para pesquisar - página 63
      5. Foco na História - página 66
      6. Hydraulos, o órgão hidráulico grego - página 66
      7. Para experimentar - página 68
      8. Despertando os sentidos - página 68
    2. Foco em...reticências - página 69
      1. Murray Schafer - página 69
      2. Para pesquisar - página 71
    3. Foco no conhecimento - página 72
      1. Intervenção artística - página 72
    4. Processos de criação - página 73
    5. Organizando as ideias - página 75
  20. CAPÍTULO 5 Coreografia e espaço - página 76
    1. SOBREVOO - página 78
      1. Em cada lugar, uma dança - página 78
      2. Para experimentar - página 81
      3. Criação de uma frase de movimento - página 81
      4. Foco na História - página 82
      5. Coreografia - página 82
      6. Para experimentar - página 84
      7. Espaço e som - página 84
      8. Para pesquisar - página 87
    2. Foco em...reticências - página 88
      1. Merce Cunningham - página 88
    3. Foco no conhecimento - página 90
      1. Dimensões espaciais - página 90
    4. Processos de criação - página 92
    5. Organizando as ideias - página 93
  21. CAPÍTULO 6 Espaço cênico: entre o real e o imaginário - página 94
    1. SOBREVOO - página 96
      1. As paisagens no teatro - página 96
      2. Foco na História - página 100
      3. William ShakespeareXêiquispíer e o Globe Theatre - página 100
      4. Para pesquisar - página 102
      5. Para pesquisar - página 105
    2. Foco em... - página 106
      1. Teatro Oficina - página 106
      2. Para experimentar - página 108
      3. Reorganizando o espaço - página 108
    3. Foco no conhecimento - página 109
      1. O espaço entre a ficção e a realidade - página 109
    4. Processos de criação - página 111
    5. Organizando as ideias - página 113
  22. CAPÍTULO 7 O corpo no espaço, o espaço no corpo - página 114
    1. SOBREVOO - página 116
      1. O corpo nas paisagens - página 116
      2. Foco na História - página 117
      3. A dança-teatro - página 117
      4. Para experimentar - página 121
      5. Mural de retratos - página 121
      6. Para pesquisar - página 124
    2. Foco em... - página 125
      1. Pina Bausch - página 125
    3. Foco no conhecimento - página 128
      1. Construção da dramaturgia - página 128
    4. Processos de criação - página 129
    5. Organizando as ideias - página 131
  23. CAPÍTULO 8 Paisagens em sons e imagens - página 132
    1. SOBREVOO - página 134
      1. As paisagens sonhadas e concretas do cinema - página 134
      2. Foco na História - página 138
      3. Os primeiros anos do cinema - página 138
      4. Para experimentar - página 139
      5. Criação de um roteiro - página 139
      6. Para pesquisar - página 140
      7. Para experimentar - página 142
      8. Criando uma animação - página 142
    2. Processos de criação - página 143
    3. Organizando as ideias - página 145
  24. Sugestões de sitessáites - página 146
  25. Referências bibliográficas comentadas - página 148
  26. Guia e transcrições de áudios - página 151
  27. Terceira capa
  28. Quarta capa
  29. Lista de links
  30. Lista de créditos