Apresentação
caro ou cara estudante,
Bem- vindo ou vinda a esta jornada que se inicia no estudo das linguagens artísticas. Para começar é preciso dizer que a arte não é uma linguagem que apenas poucos podem entender ou que só existe ou acontece em locais específicos: ela está presente na vida de todos nós, inserida em nosso cotidiano das fórmas mais variadas. E, embora tenhamos escolhido apresentar nesta obra alguns artistas e determinadas manifestações culturais, também convidamos você a trazer para a sala de aula as referências artísticas que certamente você já possui.
As quatro linguagens artísticas em foco na coleção são as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Apresentaremos diferentes aspectos de todas elas em cada um dos volumes. Assim, dos oito capítulos que compõem cada livro, há um voltado para cada linguagem. No primeiro e no último capítulo, as quatro linguagens dialogam sobre um mesmo tema. E, além desses, há ainda dois capítulos que abordam o encontro entre duas linguagens, ou apresentam outras modalidades artísticas, como o cinema e a performance.
Em todos os capítulos você conhecerá artistas, obras de arte, episódios históricos, manifestações culturais e será incentivado ou incentivada a desenvolver em grupo ou individualmente experimentações artísticas. Também são propostas atividades de pesquisa para que você possa, aos poucos, expandir seu repertório em relação ao mundo da arte.
Os autores
Conheça seu livro
A sua coleção de Arte é composta de quatro volumes, com oito capítulos cada um. Os capítulos apresentam as seguintes seções:
Abertura
As duas páginas da abertura introduzem o tema do capítulo. As imagens e as questões convidam você a acessar seus conhecimentos e a refletir e discutir sobre o que será trabalhado nas páginas seguintes.
Sobrevoo
Nesta seção, você vai conhecer e explorar obras de arte e produções artísticas e culturais de diferentes épocas e lugares que têm relação com o tema do capítulo. Você será convidado a fruir, analisar, experimentar, pesquisar, refletir e debater sobre diferentes práticas artísticas e assuntos apresentados.
Foco em reticências
Você vai conhecer mais sobre um artista, um grupo ou algum movimento artístico apresentado previamente no capítulo.
Foco no conhecimento
A seção apresenta diferentes fórmas de expressão, conceitos, técnicas e procedimentos artísticos que ajudarão você a realizar as propostas apresentadas na seção Processos de criação.
Processos de criação
Esta seção traz propostas de atividades práticas colaborativas, que envolvem pesquisa e experimentação em diferentes linguagens artísticas.
Organizando as ideias
É a seção que encerra o capítulo. Nela, o conteúdo é retomado de fórma breve e algumas questões convidam você a refletir sobre o que aprendeu ao longo do capítulo.
Para experimentar
Convida você a realizar atividades de experimentação e criação, individuais e em grupo, relacionadas com práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo.
Para pesquisar
Sugestões de pesquisas relacionadas às práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo complementam seu estudo. As pesquisas podem ser realizadas em sala de aula, em diferentes ambientes da escola ou fóra dela.
Foco na história
Apresenta uma contextualização histórica de algum dos assuntos abordados no capítulo.
No final do livro, você encontrará:
Sugestões de sites.
Referências bibliográficas comentadas.
Guia e transcrições de áudios.
Sumário
Foco na História: Banda de Pífanos de Caruaru 18
Para pesquisar: Ações humanas e o impacto no ambiente 23
Para experimentar: Exercitar o olhar 30
Para experimentar: Paisagem na janela 32
Foco na História: Arquitetura religiosa 35
Foco em... | Brasília: paisagem planejada 36
Para pesquisar: Capitais brasileiras 36
Para experimentar: Planejando uma cidade ideal 38
Foco no conhecimento | Desenho é linha 39
Como a música interage com a paisagem? 42
Sobrevoo | Música e paisagens: interações 44
Para experimentar: Fabricando um instrumento 46
Foco na História: Fabricação de instrumentos e ancestralidade 47
Para experimentar: Passeio de trem 49
Para pesquisar: Gênero musical baião 50
Foco em... | Cantos indígenas e conhecimento 53
Foco no conhecimento | Timbre e densidade 55
Sobrevoo | A natureza como arte 60
Para experimentar: Projeto de Land Art 61
Para pesquisar: Frans Krajcberg 63
Foco na História: Hydraulos, o órgão hidráulico grego 66
Para experimentar: Despertando os sentidos 68
Foco em... | Murray Schafer 69
Para pesquisar: Pesquisa sonora de uma paisagem 71
Foco no conhecimento | Intervenção artística 72
Sobrevoo | Em cada lugar, uma dança 78
Para experimentar: Criação de uma frase de movimento 81
Foco na História: Coreografia 82
Para experimentar: Espaço e som 84
Para pesquisar: Artistas de dança locais 87
Foco em... | Merce Cunningham 88
Foco no conhecimento | Dimensões espaciais 90
Espaço cênico: entre o real e o imaginário 94
Sobrevoo | As paisagens no teatro 96
Foco na História: William Shakespeare e o Globe Theatre 100
Para pesquisar: O teatro e a intervenção no cotidiano 102
Para pesquisar: Coletivos teatrais e sua relação com o espaço 105
Foco em... | Teatro Oficina 106
Para experimentar: Reorganizando o espaço 108
Foco no conhecimento | O espaço entre a ficção e a realidade 109
O corpo no espaço, o espaço no corpo 114
Sobrevoo | O corpo nas paisagens 116
Foco na História: A dança-teatro 117
Para experimentar: Mural de retratos 121
Para pesquisar: Mapeando histórias 124
Foco no conhecimento | Construção da dramaturgia 128
Paisagens em sons e imagens 132
Sobrevoo | As paisagens sonhadas e concretas do cinema 134
Foco na História: Os primeiros anos do cinema 138
Para experimentar: Criação de um roteiro 139
Para pesquisar: Escuta atenta a trilhas sonoras 140
Para experimentar: Criando uma animação 142