Apresentação

caro ou cara estudante,

Bem-vindo ou vinda a esta jornada que se inicia no estudo das linguagens artísticas. Para começar é preciso dizer que a arte não é uma linguagem que apenas poucos podem entender ou que só existe ou acontece em locais específicos: ela está presente na vida de todos nós, inserida em nosso cotidiano das fórmas mais variadas. E, embora tenhamos escolhido apresentar nesta obra alguns artistas e determinadas manifestações culturais, também convidamos você a trazer para a sala de aula as referências artísticas que certamente você já possui.

As quatro linguagens artísticas em foco na coleção são as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Apresentaremos diferentes aspectos de todas elas em cada um dos volumes. Assim, dos oito capítulos que compõem cada livro, há um voltado para cada linguagem. No primeiro e no último capítulo, as quatro linguagens dialogam sobre um mesmo tema. E, além desses, há ainda dois capítulos que abordam o encontro entre duas linguagens, ou apresentam outras modalidades artísticas, como o cinema e a performance.

Em todos os capítulos você conhecerá artistas, obras de arte, episódios históricos, manifestações culturais e será incentivado ou incentivada a desenvolver em grupo ou individualmente experimentações artísticas. Também são propostas atividades de pesquisa para que você possa, aos poucos, expandir seu repertório em relação ao mundo da arte.

Os autores

Conheça seu livro

A sua coleção de Arte é composta de quatro volumes, com oito capítulos cada um. Os capítulos apresentam as seguintes seções:

Abertura

As duas páginas da abertura introduzem o tema do capítulo. As imagens e as questões convidam você a acessar seus conhecimentos e a refletir e discutir sobre o que será trabalhado nas páginas seguintes.

Reprodução em miniatura de página dupla do Livro do Estudante com destaque para a Abertura.

Sobrevoo

Nesta seção, você vai conhecer e explorar obras de arte e produções artísticas e culturais de diferentes épocas e lugares que têm relação com o tema do capítulo. Você será convidado a fruir, analisar, experimentar, pesquisar, refletir e debater sobre diferentes práticas artísticas e assuntos apresentados.

Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Sobrevoo.

Foco emreticências

Você vai conhecer mais sobre um artista, um grupo ou algum movimento artístico apresentado previamente no capítulo.

Reprodução em miniatura de página dupla do Livro do Estudante com destaque para a seção Foco em...

Foco no conhecimento

A seção apresenta diferentes fórmas de expressão, conceitos, técnicas e procedimentos artísticos que ajudarão você a realizar as propostas apresentadas na seção Processos de criação.

Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Foco no conhecimento.

Processos de criação

Esta seção traz propostas de atividades práticas colaborativas, que envolvem pesquisa e experimentação em diferentes linguagens artísticas.

Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Processos de criação.

Organizando as ideias

É a seção que encerra o capítulo. Nela, o conteúdo é retomado de fórma breve e algumas questões convidam você a refletir sobre o que aprendeu ao longo do capítulo.

Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Organizando as ideias.

Para experimentar

Convida você a realizar atividades de experimentação e criação, individuais e em grupo, relacionadas com práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo.

Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Para experimentar.

Para pesquisar

Sugestões de pesquisas relacionadas às práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo complementam seu estudo. As pesquisas podem ser realizadas em sala de aula, em diferentes ambientes da escola ou fóra dela.

Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Para pesquisar e para o ícone de sugestão de áudios.

Foco na história

Apresenta uma contextualização histórica de algum dos assuntos abordados no capítulo.

Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Foco na história.
Reprodução dos ícones da coleção: Ilustração de um livro aberto com a legenda: Para ler Ilustração de um fone de ouvido com a legenda: Para ouvir Ilustração de óculos 3D com a legenda: Para assistir Ilustração de Ícones formados por faixas coloridas indicando os Temas Contemporâneos Transversais: CIDADANIA E CIVISMO, CIÊNCIA E ECNOLOGIA, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE, MULTICULTURALISMO e SAÚDE.

No final do livro, você encontrará:

Sugestões de sites.

Referências bibliográficas comentadas.

Guia e transcrições de áudios.

Sumário

CAPÍTULO 1

O lugar da arte10

Sobrevoo|Arte e espaços12

Foco na História: Banda de Pífanos de Caruaru18

Para pesquisar: Ações humanas e o impacto no ambiente23

Processos de criação24

Organizando as ideias25

Fotografia. Diversas esculturas de pessoas dispostas em um leito arenoso no fundo do mar, de águas azuladas e transparentes,  compondo uma multidão.

CAPÍTULO 2

Paisagem construída26

Sobrevoo|A paisagem28

Para experimentar: Exercitar o olhar30

Para experimentar: Paisagem na janela32

Foco na História: Arquitetura religiosa35

Foco em...|Brasília: paisagem planejada36

Para pesquisar: Capitais brasileiras36

Para experimentar: Planejando uma cidade ideal38

Foco no conhecimento|Desenho é linha39

Processos de criação40

Organizando as ideias41

Ilustração. Paisagem em uma janela retangular, onde há uma árvore em frente a dois edifícios e um céu azul. Há uma figura quadrada formada por faixas de fita crepe, representando um plástico transparente colado sobre a figura da árvore vista pela janela. Ao lado há o desenho de um braço com a mão direita traçando o contorno dessa árvore com um marcador permanente com tinta preta, sobre o plástico transparente.

CAPÍTULO 3

Como a música interage com a paisagem?42

Sobrevoo|Música e paisagens: interações44

Para experimentar: Fabricando um instrumento46

Foco na História: Fabricação de instrumentos e ancestralidade47

Para experimentar: Passeio de trem49

Para pesquisar: Gênero musical baião50

Foco em...|Cantos indígenas e conhecimento53

Foco no conhecimento|Timbre e densidade55

Processos de criação56

Organizando as ideias57

Fotografia em preto e branco. Homem vestindo camisa clara de mangas curtas, usando chapéu com abas levantadas decoradas e com fitas nas extremidades, preso por uma tira estreita em volta da cabeça, na altura da testa, e por outra tira que passa pelo pescoço, na altura do queixo. Ele canta em um microfone, enquanto segura uma sanfona; com a mão direita toca o teclado, que cobre todo o seu peito.

CAPÍTULO 4

Arte e natureza58

Sobrevoo|A natureza como arte60

Para experimentar: Projeto de Land Art61

Para pesquisar: Frans Krajcberg63

Foco na História: Hydraulos, o órgão hidráulico grego66

Para experimentar: Despertando os sentidos68

Foco em...|Murray Schafer69

Para pesquisar: Pesquisa sonora de uma paisagem71

Foco no conhecimento|Intervenção artística72

Processos de criação73

Organizando as ideias75

Ilustração. Diversas formas e notas musicais em tons de cinza, algumas em tons de vermelho, flutuando em um fundo branco.

CAPÍTULO 5

Coreografia e espaço76

Sobrevoo|Em cada lugar, uma dança78

Para experimentar: Criação de uma frase de movimento81

Foco na História: Coreografia82

Para experimentar: Espaço e som84

Para pesquisar: Artistas de dança locais87

Foco em...|Merce Cunningham88

Foco no conhecimento|Dimensões espaciais90

Processos de criação92

Organizando as ideias93

Ilustração. Três adolescentes. À esquerda, uma menina de cabelos pretos presos em rabo de cavalo, usando camiseta regata roxa, calça legging azul e meias azuis-claras. Ela está sentada de perfil, segurando com as duas mãos as bordas da meia do pé esquerdo, com a perna semiflexionada, e a outra perna estendida para a frente do corpo. Ao lado dela, em pé, há um menino de cabelos pretos, usando camiseta azul, calça marrom e sapatos verdes. Ele está em pé vestindo uma jaqueta verde. À direita, também em pé, um menino está de perfil, usando camiseta amarela com mangas laranja, calça verde-clara e meias azuis-escuras. Ele bebe a água de um copo que segura com a mão direita; o braço esquerdo está estendido ao longo do corpo.

CAPÍTULO 6

Espaço cênico: entre o real e o imaginário94

Sobrevoo|As paisagens no teatro96

Foco na História: William Shakespeare e o Globe Theatre100

Para pesquisar: O teatro e a intervenção no cotidiano102

Para pesquisar: Coletivos teatrais e sua relação com o espaço105

Foco em...|Teatro Oficina106

Para experimentar: Reorganizando o espaço108

Foco no conhecimento|O espaço entre a ficção e a realidade109

Processos de criação111

Organizando as ideias113

Fotografia. Trupe teatral em cena, em que os atores estão todos maquiados, com parte do rosto pintado de branco, e vestem figurinos de personagens circenses. Quase todos têm expressão sorridente. À esquerda,  um homem usando trajes brancos está deitado de bruços sobre uma estrutura retangular decorada com tecido estampado e vasos de flores, colocada no teto de um carro vermelho. Abaixo dele, fora do carro, uma mulher de cabelos presos usando um vestido branco longo tem os braços estendidos para os lados e a cabeça inclinada para cima. Ao lado dela, um homem usando um paletó amarelo  e pernas de pau toca violão à frente de uma escada. Atrás dele, no alto dessa escada, outro homem está sentado à frente de um guarda-sol colorido, e segura uma vara de bambu com uma figura de lua crescente pendurada na ponta. Ao fundo, na parte inferior, parte da plateia assiste ao espetáculo.

CAPÍTULO 7

O corpo no espaço, o espaço no corpo114

Sobrevoo|O corpo nas paisagens116

Foco na História: A dança-teatro117

Para experimentar: Mural de retratos121

Para pesquisar: Mapeando histórias124

Foco em...|Pina Bausch125

Foco no conhecimento|Construção da dramaturgia128

Processos de criação129

Organizando as ideias131

Fotografia. Apresentação de dança. Sob uma grande tenda, um grupo de bailarinos dança em uma área com piso coberto de areia, usando figurino composto de camisetas, algumas sem manga, e calças compridas brancas e pretas. Eles estão descalços e sorridentes, de frente em meio perfil, com as pernas semiflexionadas. Eles têm os braços afastados, estendidos para os lados do corpo; alguns bailarinos têm um dos braços semiflexionado. Ao fundo, à direita,  algumas pessoas da plateia estão sentadas.

CAPÍTULO 8

Paisagens em sons e imagens132

Sobrevoo|As paisagens sonhadas e concretas do cinema134

Foco na História: Os primeiros anos do cinema138

Para experimentar: Criação de um roteiro139

Para pesquisar: Escuta atenta a trilhas sonoras140

Para experimentar: Criando uma animação142

Processos de criação143

Organizando as ideias145

Fotograma. Imagem em preto e branco de filme cinematográfico antigo em que a Lua apresenta um rosto humano com expressão aborrecida porque está com uma cápsula espacial entalada dentro de um dos olhos.

Sugestões de sites146

Referências bibliográficas comentadas148

Guia e transcrições de áudios151