Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Crédito - página 2
  7. Apresentação - página III
  8. Sumário - página IV
  9. Orientações gerais - página V
  10. Capa
  11. Frontispício
  12. Créditos - página 2
  13. Apresentação - página 3
  14. Conheça seu livro - página 4
  15. Sumário - página 6
  16. CAPÍTULO 1 Onde está a arte na vida? - página 10
    1. SOBREVOO - página 12
      1. Arte no cotidiano - página 12
      2. Para pesquisar - página 13
      3. Para pesquisar - página 25
    2. Processos de criação - página 26
    3. Organizando as ideias - página 27
  17. CAPÍTULO 2 Escutando a Vida - página 28
    1. SOBREVOO - página 30
      1. Sons da vida - página 30
      2. Para experimentar - página 31
      3. Vamos fazer uma roda de sons corporais? - página 31
      4. Para experimentar - página 34
      5. Engrenagem de sons - página 34
    2. Foco em… - página 36
      1. Naná Vasconcelos - página 36
      2. Para experimentar - página 37
      3. Vamos fazer chuva com as mãos? - página 37
      4. Para pesquisar - página 38
    3. Foco no conhecimento - página 39
      1. Ruído e poluição sonora - página 39
      2. Para pesquisar - página 40
      3. Foco na História - página 41
      4. Novos sons na música do século XXvinte - página 41
      5. Para pesquisar - página 42
    4. Processos de criação - página 43
    5. Organizando as ideias - página 45
  18. CAPÍTULO 3 Viver e dançar - página 46
    1. SOBREVOO - página 48
      1. Corpo, espaço e tempo - página 48
      2. Para experimentar - página 49
      3. Vamos dançar e sentir o corpo? - página 49
      4. Para experimentar - página 52
      5. Movimentar o corpo faz bem à saúde - página 52
      6. Para pesquisar - página 53
    2. Foco em... - página 56
      1. Steve Paxtonpéquistan - página 56
      2. Para pesquisar - página 57
      3. Para pesquisar - página 58
      4. Foco na História - página 58
      5. A dança e o sentido do movimento - página 58
    3. Foco no conhecimento - página 59
      1. Ações corporais e cinesfera - página 59
    4. Processos de criação - página 60
    5. Organizando as ideias - página 61
  19. CAPÍTULO 4 Improvisação: experimentando corpo e som - página 62
    1. SOBREVOO - página 64
      1. Diferentes modos de improvisação - página 64
      2. Para experimentar - página 65
      3. Vamos espiralar? - página 65
      4. Para pesquisar - página 68
      5. Para experimentar - página 68
      6. Siga o mestre - página 68
      7. Foco na História - página 71
      8. Duelos de versos desde a Antiguidade - página 71
      9. Para experimentar - página 72
      10. Improviso com poesia - página 72
    2. Foco em... - página 73
      1. Bobby McFerrinbóbi méquiférin - página 73
      2. Para experimentar - página 74
      3. Improvisar conversando - página 74
    3. Foco no conhecimento - página 75
      1. Improvisação - página 75
    4. Processos de criação - página 76
    5. Organizando as ideias - página 77
  20. CAPÍTULO 5 Brincar de ser - página 78
    1. SOBREVOO - página 80
      1. Teatro: espaço de jogo e de imaginação - página 80
      2. Para experimentar - página 82
      3. Jogo da careta - página 82
      4. Para experimentar - página 84
      5. Contando uma história com objetos - página 84
      6. Foco na História - página 84
      7. O teatro de sombras - página 84
      8. Foco na História - página 86
      9. Mamulengo: Um teatro de bonecos brasileiro e popular - página 86
      10. Para pesquisar - página 87
    2. Foco em... - página 88
      1. Teatro de animação - página 88
    3. Foco no conhecimento - página 90
      1. Os jogos teatrais - página 90
      2. Para pesquisar - página 91
    4. Processos de criação - página 92
    5. Organizando as ideias - página 93
  21. CAPÍTULO 6 O que vejo quando me vejo - página 94
    1. SOBREVOO - página 96
      1. Autorrepresentações - página 96
      2. Para pesquisar - página 101
      3. Para pesquisar - página 101
      4. Para experimentar - página 105
      5. Intervenção sobre um autorretrato - página 105
    2. Foco em... - página 106
      1. Vivian Maiermér - página 106
      2. Foco na História - página 108
      3. Filme fotográfico - página 108
      4. Para pesquisar - página 108
      5. Para experimentar - página 109
      6. Buscando meu reflexo em diferentes superfícies - página 109
    3. Foco no conhecimento - página 110
      1. Técnicas fotográficas - página 110
      2. Para experimentar - página 111
      3. Exercitando o olhar de fotógrafo - página 111
    4. Processos de criação - página 112
    5. Organizando as ideias - página 113
  22. CAPÍTULO 7 Intervenções no mundo - página 114
    1. SOBREVOO - página 116
      1. Intervenções no cotidiano - página 116
      2. Foco na História - página 117
      3. Téspis: o primeiro ator de teatro - página 117
      4. Para experimentar - página 122
      5. Recriando o convite para conversar - página 122
    2. Foco em... - página 123
      1. Hélio Oiticica - página 123
      2. Para pesquisar - página 125
    3. Foco em... - página 126
      1. Flávio de Carvalho - página 126
    4. Foco no conhecimento - página 128
      1. Performance e programa - página 128
    5. Processos de criação - página 130
    6. Organizando as ideias - página 131
  23. CAPÍTULO 8 Arte e juventude - página 132
    1. SOBREVOO - página 134
      1. Juventude na arte - página 134
      2. Para experimentar - página 136
      3. Representando o local onde você vive - página 136
      4. Para experimentar - página 138
      5. Movendo-se entre bolhas de sabão - página 138
      6. Para experimentar - página 141
      7. Número circense - página 141
      8. Para experimentar - página 143
      9. Percussão corporal para acompanhar um rap - página 143
    2. Processos de criação - página 144
    3. Organizando as ideias - página 145
  24. Sugestões de sites - página 146
  25. Referências bibliográficas comentadas - página 148
  26. Guia e transcrições de áudios - página 151
  27. Terceira capa
  28. Quarta capa
  29. Lista de links
  30. Lista de créditos