Apresentação
caro ou cara estudante,
bem vindo ou bem vinda a esta jornada que se inicia no estudo das linguagens artísticas. Para começar é preciso dizer que a arte não é uma linguagem que apenas poucos podem entender ou que só existe ou acontece em locais específicos: ela está presente na vida de todos nós, inserida em nosso cotidiano das fórmas mais variadas. E, embora tenhamos escolhido apresentar nesta obra alguns artistas e determinadas manifestações culturais, também convidamos você a trazer para a sala de aula as referências artísticas que certamente você já possui.
As quatro linguagens artísticas em foco na coleção são as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Apresentaremos diferentes aspectos de todas elas em cada um dos volumes. Assim, dos oito capítulos que compõem cada livro, há um voltado para cada linguagem. No primeiro e no último capítulo, as quatro linguagens dialogam sobre um mesmo tema. E, além desses, há ainda dois capítulos que abordam o encontro entre duas linguagens, ou apresentam outras modalidades artísticas, como o cinema e a performance.
Em todos os capítulos você conhecerá artistas, obras de arte, episódios históricos, manifestações culturais e será incentivado ou incentivada a desenvolver em grupo ou individualmente experimentações artísticas. Também são propostas atividades de pesquisa para que você possa, aos poucos, expandir seu repertório em relação ao mundo da arte.
Os autores
Conheça seu livro
A sua coleção de Arte é composta de quatro volumes, com oito capítulos cada um. Os capítulos apresentam as seguintes seções:
ABERTURA
As duas páginas da abertura introduzem o tema do capítulo. As imagens e as questões convidam você a acessar seus conhecimentos e a refletir e discutir sobre o que será trabalhado nas páginas seguintes.
SOBREVOO
Nesta seção, você vai conhecer e explorar obras de arte e produções artísticas e culturais de diferentes épocas e lugares que têm relação com o tema do capítulo. Você será convidado a fruir, analisar, experimentar, pesquisar, refletir e debater sobre diferentes práticas artísticas e assuntos apresentados.
FOCO NO CONHECIMENTO
A seção apresenta diferentes fórmas de expressão, conceitos, técnicas e procedimentos artísticos que ajudarão você a realizar as propostas apresentadas na seção Processos de criação.
FOCO EM reticências
Você vai conhecer mais sobre um artista, um grupo ou algum movimento artístico apresentado previamente no capítulo.
PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Esta seção traz propostas de atividades práticas colaborativas, que envolvem pesquisa e experimentação em diferentes linguagens artísticas.
ORGANIZANDO AS IDEIAS
É a seção que encerra o capítulo. Nela, o conteúdo é retomado de fórma breve e algumas questões convidam você a refletir sobre o que aprendeu ao longo do capítulo.
PARA EXPERIMENTAR
Convida você a realizar atividades de experimentação e criação, individuais e em grupo, relacionadas com práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo.
FOCO NA HISTÓRIA
Apresenta uma contextualização histórica de algum dos assuntos abordados no capítulo.
PARA PESQUISAR
Sugestões de pesquisas relacionadas às práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo complementam seu estudo. As pesquisas podem ser realizadas em sala de aula, em diferentes ambientes da escola ou fóra dela.
NO FINAL DO LIVRO, VOCÊ ENCONTRARÁ:
Sugestões de sites.
Referências bibliográficas comentadas.
Guia e transcrições de áudios.
Sumário
Sobrevoo | Arte no cotidiano 12
Para pesquisar: A longevidade e a arte 13
Para pesquisar: Referências artísticas – Estado da arte 25
Processos de criação | Diário de bordo 26
Para experimentar: Vamos fazer uma roda de sons corporais? 31
Para experimentar: Engrenagem de sons 34
Foco em... | Naná Vasconcelos 36
Para experimentar: Vamos fazer chuva com as mãos? 37
Para pesquisar: O que é o som? 38
Foco no conhecimento | Ruído e poluição sonora 39
Para pesquisar: Representações de sons e ruídos 40
Foco na História: Novos sons na música do século XX 41
Para pesquisar: Há poluição sonora ao seu redor? 42
Sobrevoo | Corpo, espaço e tempo 48
Para experimentar: Vamos dançar e sentir o corpo? 49
Para experimentar: Movimentar o corpo faz bem à saúde 52
Para pesquisar: Contato improvisação 53
Foco em... | Steve Paxton 56
Para pesquisar: Brincadeiras de infância 57
Foco na História: A dança e o sentido do movimento 58
Foco no conhecimento | Ações corporais e cinesfera 59
Improvisação: experimentando corpo e som 62
Sobrevoo | Diferentes modos de improvisação 64
Para experimentar: Vamos espiralar? 65
Para pesquisar: Improvisando com videogames 68
Para experimentar: Siga o mestre 68
Foco na História: Duelos de versos desde a Antiguidade 71
Para experimentar: Improviso com poesia 72
Foco em... | Bobby McFerrin 73
Para experimentar: Improvisar conversando 74
Foco no conhecimento | Improvisação 75
Sobrevoo | Teatro: espaço de jogo e de imaginação 80
Para experimentar: Jogo da careta 82
Para experimentar: Contando uma história com objetos 84
Foco na História: O teatro de sombras 84
Foco na História: Mamulengo: Um teatro de bonecos brasileiro e popular 86
Para pesquisar: Entrevista com grupos teatrais e artistas ao redor 87
Foco em... | Teatro de animação 88
Foco no conhecimento | Os jogos teatrais 90
Para pesquisar: Jogos teatrais 91
Sobrevoo | Autorrepresentações 96
Para pesquisar: Pintores além de seus autorretratos 101
Para pesquisar: Autorretratos na arte brasileira 101
Para experimentar: Intervenção sobre um autorretrato 105
Foco na História: Filme fotográfico 108
Para pesquisar: A evolução da fotografia 108
Para experimentar: Buscando meu reflexo em diferentes superfícies 109
Foco no conhecimento | Técnicas fotográficas 110
Para experimentar: Exercitando o olhar de fotógrafo 111
Sobrevoo | Intervenções no cotidiano 116
Foco na História: Téspis: o primeiro ator de teatro 117
Para experimentar: Recriando o convite para conversar 122
Foco em... | Hélio Oiticica 123
Para pesquisar: Elementos do meu entorno 125
Foco em... | Flávio de Carvalho 126
Foco no conhecimento | Performance e programa 128
Sobrevoo | Juventude na arte 134
Para experimentar: Representando o local onde você vive 136
Para experimentar: Movendo-se entre bolhas de sabão 138
Para experimentar: Número circense 141
Para experimentar: Percussão corporal para acompanhar um rap 143
Processos de criação | Mostra de trabalhos de arte 144