Contents

  1. Índice
  2.  Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda Capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. SUMÁRIO - página III
  8. APRESENTAÇÃO - página IV
    1. ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA COLEÇÃO - página V
    2. ENSINO DE ARTE – BREVE HISTÓRICO - página VI
      1. Fazer, apreciar e contextualizar - página VII
      2. O fazer artístico na coleção - página VIII
    3. BNCC E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA COLEÇÃO - página IX
      • Temas contemporâneos transversais - página X
    4. PRÁTICAS DE PESQUISA NA COLEÇÃO - página XII
      1. Ium – Revisão bibliográfica: estado da arte - página XII
      2. IIdois – Análise Documental: sensibilização para análise do discurso - página XIII
      3. IIItrês – Construção e uso de questionários - página XIII
      4. IVquatro – Estudos de recepção de obras de arte e de produtos da indústria cultural - página XV
      5. Vcinco – Observação, tomada de nota e construção de relatórios - página XVI
      6. VIseis – Entrevista - página XVII
      7. VIIsete – Análise de mídias sociais: métricas das mídias e sensibilização para análise de discurso multimodal - página XIX
    5. APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES - página XX
    6. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS - página XXI
      • Organização do espaço e preparação dos estudantes - página XXII
    7. AVALIAÇÃO - página XXIV
      1. Avaliação diagnóstica - página XXIV
      2. Avaliação formativa - página XXV
      3. Avaliação somativa - página XXV
      4. Avaliação e conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais - página XXVI
      5. Portfólio - página XXVII
    8. ORGANIZAÇÃO GERAL DA COLEÇÃO - página XXVIII
      1. Conheça o Livro do Estudante - página XXXII
      2. Manual do professor: orientações específicas - página XXXIII
      3. Anexos - página XXXIII
  9. REFERÊNCIAS COMENTADAS - página XXXIV
    1. Parte Geral - página XXXIV
    2. Parte específica - página XXXV
    3. Continuação – Referências comentadas - página XXXVI
    4. Continuação – Referências comentadas - página XXXVIII
  10. ANEXOS - página XL
    1. BNCC - página XL
    2. INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM - página XLIII
    3. PLANOS DE DESENVOLVIMENTO ANUAL - página LXIII
  11. Capa
  12. Frontispício
  13. Créditos - página 2
  14. APRESENTAÇÃO - página 3
  15. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  16. SUMÁRIO - página 6
  17. UNIDADE 1 Arte para ouvir e ver - página 10
    1. eu SEI - página 12
    2. eu vou APRENDER Capítulo 1 - página 14
      1. SONS E FONTES SONORAS - página 16
      2. ORQUESTRA E INSTRUMENTOS MUSICAIS - página 22
      3. ESCULTURAS - página 29
      4. VAMOS FAZER - página 34
        • INSTALAÇÃO - página 36
      5. ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA - página 38
    3. eu vou APRENDER Capítulo 2 - página 40
      • ARQUITETURA TEATRAL - página 41
      1. VAMOS CONHECER MAIS - página 46
      2. VAMOS FAZER - página 60
    4. eu APRENDI - página 62
    5. vamos COMPARTILHAR - página 64
  18. UNIDADE 2 Imagens, textos e sons nas artes - página 66
    1. eu SEI - página 68
      • Ficção ou realidade? - página 69
    2. eu vou APRENDER Capítulo 1 - página 70
      • VITRAIS GÓTICOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - página 72
      1. VAMOS FAZER - página 74
        1. MURALISMO MEXICANO - página 76
        2. ARTE ASTECA E MAIA - página 78
        3. BRINQUEDOS ÓPTICOS - página 80
      2. VAMOS FAZER - página 86
        • DO CINEMA ÀS ANIMAÇÕES - página 88
      3. VAMOS CONHECER MAIS - página 92
    3. eu vou APRENDER Capítulo 2 - página 94
      • NOTAÇÃO MUSICAL - página 96
      1. VAMOS CONHECER MAIS - página 99
      2. VAMOS FAZER - página 102
        1. NARRADORES E OUVINTES DE HISTÓRIAS - página 104
        2. TEXTO LITERÁRIO DRAMÁTICO - página 106
      3. VAMOS FAZER - página 108
      4. VAMOS FAZER - página 116
    4. eu APRENDI - página 118
    5. vamos COMPARTILHAR - página 120
  19. UNIDADE 3 Composição e coordenação nas artes - página 122
    1. eu SEI - página 124
    2. eu vou APRENDER Capítulo 1 - página 126
      • DESENHO, LINHA E FORMASfórmas - página 128
      1. VAMOS FAZER - página 129
      2. ARTE E GEOGRAFIA - página 134
      3. VAMOS FAZER - página 136
        • COMPOSIÇÃO, COR E MOVIMENTO - página 138
      4. ARTE E MATEMÁTICA - página 142
      5. VAMOS FAZER - página 151
      6. VAMOS FAZER - página 156
    3. eu vou APRENDER Capítulo 2 - página 158
      • A COORDENAÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL - página 160
      1. VAMOS CONHECER MAIS - página 164
      2. VAMOS FAZER - página 168
    4. eu APRENDI - página 170
    5. vamos COMPARTILHAR - página 172
  20. UNIDADE 4 As artes chegam ao público - página 174
    1. eu SEI - página 176
    2. eu vou APRENDER Capítulo 1 - página 178
      • TEATRO: DA PRODUÇÃO À APRESENTAÇÃO - página 180
      1. VAMOS FAZER - página 186
      2. VAMOS CONHECER MAIS - página 188
      3. VAMOS FAZER - página 190
    3. eu vou APRENDER Capítulo 2 - página 192
      • O ATELIÊ COMO ESPAÇO DE CRIAÇÃO - página 193
      1. VAMOS FAZER - página 196
        • MUSEUS - página 198
      2. VAMOS CONHECER MAIS - página 201
      3. VAMOS FAZER - página 202
        1. EXPOSIÇÕES DE ARTE E CURADORIA - página 212
        2. MERCADO DA ARTE - página 214
    4. eu APRENDI - página 216
    5. vamos COMPARTILHAR - página 218
  21. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - página 220
  22. TRANSCRIÇÃO DOS ÁUDIOS - página 222
  23. Terceira Capa
  24. Quarta Capa
  25. Lista de links
  26. Lista de créditos