APRESENTAÇÃO

Na coleção de Arte que preparamos para você, vamos conhecer e estudar diferentes manifestações artísticas e culturais ocorridas no Brasil e no mundo. Você vai conhecer alguns costumes, práticas, tradições e manifestações artísticas do povo brasileiro, que são reflexos das diversidades culturais presentes em nosso país.

Vamos também entender que a Arte, como expressão do tempo, está em constante transformação. Para isso, conheceremos diversos artistas e suas obras, alguns movimentos artísticos, seus conceitos e sua relevância na sociedade.

Estudaremos ainda as possibilidades expressivas e criativas do corpo humano e como ele pode revelar sensações, emoções e pensamentos por meio de movimentos, gestos, ritmos, sons e palavras. Por isso, realizaremos pesquisas e atividades práticas sobre as diferentes linguagens artísticas, relacionadas com as Artes Visuais, a Dança, o Teatro e a Música e suas manifestações e interferências em nossa vida.

Nosso principal objetivo é proporcionar a compreensão e a experimentação dos conteúdos de Arte e seu diálogo com o nosso país e o mundo. Assim, esperamos que seus estudos possam viabilizar a apreciação das manifestações artísticas e a compreensão do mundo, de nós mesmos e de nossa atuação na comunidade e na sociedade de maneira prazerosa, ativa e consciente.

Vamos lá!

Os autores

CONHEÇA SEU LIVRO

Seu livro de Arte é composto de quatro unidades. Cada unidade, por sua vez, foi organizada em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi e Vamos compartilhar.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Na parte superior da primeira página, destaque para: UNIDADE 1 – Arte para ouvir e ver. Na sequência, há textos, ilustrações e a especificação dos objetivos das seções: EU SEI, EU VOU APRENDER, VAMOS COMPARTILHAR e EU APRENDI.

Abertura de unidade

Na abertura das unidades apresentamos a vocês, estudantes, o que será desenvolvido em cada uma das partes que as compõem.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção EU SEI. Na sequência, há textos, ilustrações e questões.

Eu sei

Privilegia os conhecimentos dos estudantes, o compartilhamento de informações e a formação de vocabulário básico sobre o tema.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção EU VOU APRENDER. Na sequência, há textos e fotografias.

Eu vou aprender

Composta de dois capítulos que desenvolvem propostas relacionadas com os temas, os conceitos, as competências e as habilidades fundamentais para os estudantes.

Cada capítulo é formado pelos conteúdos, pelas atividades e por diferentes seções:

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção ARTE E MATEMÁTICA. Na sequência, há textos, pintura e questões.

Arte e... Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências ou Matemática

Evidencia as relações da Arte com os outros componentes curriculares.

Trecho de página de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe: GLOSSÁRIO.

Glossário

Explora termos e palavras, identificando seus significados e conceitos.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção VAMOS FAZER; na sequência, há textos, fotografia e ilustração.

Vamos fazer

Desenvolve propostas de técnicas e procedimentos relacionados com os temas.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção VAMOS CONHECER MAIS. Na sequência, há textos, fotografias e questões.

Vamos conhecer mais

Amplia os conhecimentos e a investigação sobre artistas ou manifestações que se destacam no tema tratado.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção EU APRENDI. Na sequência, há textos, pinturas e questões.

Eu aprendi

Propõe atividades que buscam a fixação e a verificação dos conceitos tratados, além da reflexão sobre eles.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção VAMOS COMPARTILHAR. Na sequência, há textos e ilustração.

Vamos compartilhar

Propõe temas que buscam a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e a comunidade local e planetária.

Trecho de página de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe: PARA AMPLIAR; há um texto com fundo rosa.

Para ampliar

Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação dos temas e conteúdos tratados.

SUMÁRIO

 UNIDADE 1  - ARTE PARA OUVIR E VER 10

EU SEI: ONDE EU FAÇO ARTE? 12

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | SONS E ARTES VISUAIS 14

Sons e fontes sonoras 16

Intensidade, altura e timbre 18

Fontes sonoras e instrumentos musicais 20

Orquestra e instrumentos musicais 22

A orquestra 23

Orquestra: disposição dos instrumentos 24

Música e inclusão social 26

Esculturas 29

Esculturas e temas 30

Esculturas e emoções 31

Esculturas de diferentes materiais 32

Vamos fazer: Arte com materiais reutilizados 34

Instalação 36

Arte e Língua Portuguesa: Animais em instalação? 38

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | O LUGAR TEATRAL E O ESPAÇO CÊNICO 40

Arquitetura teatral 41

Teatro grego 42

Teatro romano 44

Vamos conhecer mais: Manifestações religiosas teatrais 46

Commedia dell’arte 48

Século de Ouro Espanhol (1492-1681) 50

Teatro elisabetano 51

Teatro no Renascimento 52

O teatro de Bayreuth 54

O teatro moderno e contemporâneo 56

Teatro Oficina: arrojado e moderno 58

Vamos fazer: Maquetes de espaços cênicos 60

EU APRENDI 62

VAMOS COMPARTILHAR: ESPAÇOS CULTURAIS AO ALCANCE DE TODOS 64

Ilustração. Silhueta em preto de um pássaro visto de lado. Ao fundo, um círculo alaranjado e, sobre ele, na diagonal, há notas musicais, alinhadas ao bico aberto do pássaro.

 UNIDADE 2  - IMAGENS, TEXTOS E SONS NAS ARTES 66

EU SEI: MÚSICAS QUE CANTAM HISTÓRIAS 68

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS 70

Vitrais góticos e histórias em quadrinhos 72

Narrativas e tiras 73

Vamos fazer: Mandala-vitral 74

Muralismo mexicano 76

Arte asteca e maia 78

Glifos maias 79

Brinquedos ópticos 80

Fenaquistoscópio 80

Zootrópio 82

Praxinoscópio 83

Imagens em movimento: flip book 84

Vamos fazer: Flip book 86

Do cinema às animações 88

Stop motion 90

Vamos conhecer mais: O menino e o mundo 92

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | CRIAÇÃO E REGISTRO TEXTUAL 94

Notação musical 96

Propriedades do som 98

Vamos conhecer mais: Canto gregoriano 99

Outras formas de registro musical 100

Vamos fazer: Partitura não convencional 102

Narradores e ouvintes de histórias 104

Contar histórias em cena 105

Texto literário dramático 106

Vamos fazer: Texto e encenação 108

Mudanças na concepção de dramaturgia 110

Dramaturgia moderna 112

A concepção da dramaturgia contemporânea 114

Texto literário dramático e texto cênico 115

Vamos fazer: Escrita e leitura dramática 116

EU APRENDI 118

VAMOS COMPARTILHAR: TEXTO CÊNICO E MEMÓRIA 120

Fotografia. Escultura em tons cinza e verde-claro retratando um homem sentado e em vista frontal. Ele tem o cabelo curto, barba; está sem camisa e usa uma veste longa da cintura para baixo. Sobre suas pernas, há um pergaminho aberto e uma caneta na mão direita apontada para ele

 UNIDADE 3  - COMPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO NAS ARTES 122

EU SEI: SIGA O LÍDER! 124

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | DESENHO E COMPOSIÇÃO NAS ARTES 126

Desenho, linha e formas 128

Vamos fazer: Desenhos com linhas e formas 129

Desenho artístico 130

Desenho e esboço 132

Picasso: estudos para Guernica 133

Arte e Geografia: Brasília 134

Vamos fazer: Diferentes formas de observar e desenhar 136

Composição, cor e movimento 138

Simetria 140

Arte e Matemática: Simetria 142

Equilíbrio 144

A cor 146

Círculo cromático 148

Vamos fazer: Pintura monocromática 151

Vamos fazer: Investigação: variação de luz 156

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | COORDENAÇÃO NAS ARTES CÊNICAS 158

A coordenação do espetáculo teatral 160

O ensaiador 160

O diretor 162

Vamos conhecer mais: O diretor Stanislavski 164

O encenador 166

Vamos fazer: Ação teatral 168

EU APRENDI 170

VAMOS COMPARTILHAR: ILUSTRANDO UM MOMENTO 172

Pintura. Em um quadro com moldura dourada, à direita, há uma mulher loira com cabelos presos para cima; ela veste blusa preta e saia branca. Está diante de uma mesa grande, arrumando-a. Sobre a mesa de toalha vermelha com detalhes azuis, há alguns frascos de bebidas, fruteiras e outros alimentos arredondados. A parede ao fundo tem a mesma estampa da mesa. Atrás da mulher, pode-se ver o encosto de uma cadeira marrom. Na parte inferior esquerda, uma cadeira de encosto marrom e estofado amarelo. Na parte superior esquerda, uma janela aberta e a vista de um jardim verde com árvores com folhagens brancas.

 UNIDADE 4  - AS ARTES CHEGAM AO PÚBLICO 174

EU SEI: DOS BASTIDORES À RECEPÇÃO DO PÚBLICO 176

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E MEDIAÇÃO NAS ARTES 178

Teatro: da produção à apresentação 180

Recepção da obra cênica pelo público 182

Ação cultural 184

Mediação e sensibilização artística 185

Vamos fazer: Projeto de ações culturais 186

Vamos conhecer mais: Mediação cultural em espetáculos cênicos 188

Vamos fazer: Entrevista com espectadores de obras cênicas 190

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | ESPAÇOS DE CRIAÇÃO, MEDIAÇÃO E MERCADO DAS ARTES 192

O ateliê como espaço de criação 193

Os materiais nos ateliês 194

A Casa Azul: lar, ateliê e museu 195

Vamos fazer: Um ateliê na escola 196

Museus 198

História dos museus 199

Vamos conhecer mais: Gabinete de curiosidades 201

Vamos fazer: Pequeno gabinete de curiosidades 202

Museus de arte no Brasil 204

Museus de arte contemporânea 207

Mediação em museus 208

Uso da tecnologia em museus e espaços culturais 209

Museus virtuais 210

Exposições de arte e curadoria 212

Mercado da arte 214

Quanto vale uma obra de arte? 215

EU APRENDI 216

VAMOS COMPARTILHAR: OBJETOS DE VALOR SIMBÓLICO 218

Referências bibliográficas 220

Transcrição dos áudios 222

Ilustração. Dispostos na diagonal, três triângulos verdes contornado por outro de fio rosa apontam para a direita.
Fotografia. Em formato horizontal, uma estante marrom desgastada dividida em três partes retangulares. Em cada uma, outras subdivisões menores onde estão expostos diversos objetos, especialmente diferentes tipos de pedras de cores, formatos e texturas diferentes.