![](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2434.png)
APRESENTAÇÃO
Na coleção de Arte que preparamos para você, vamos conhecer e estudar diferentes manifestações artísticas e culturais ocorridas no Brasil e no mundo. Você vai conhecer alguns costumes, práticas, tradições e manifestações artísticas do povo brasileiro, que são reflexos das diversidades culturais presentes em nosso país.
Vamos também entender que a Arte, como expressão do tempo, está em constante transformação. Para isso, conheceremos diversos artistas e suas obras, alguns movimentos artísticos, seus conceitos e sua relevância na sociedade.
Estudaremos ainda as possibilidades expressivas e criativas do corpo humano e como ele pode revelar sensações, emoções e pensamentos por meio de movimentos, gestos, ritmos, sons e palavras. Por isso, realizaremos pesquisas e atividades práticas sobre as diferentes linguagens artísticas, relacionadas com as Artes Visuais, a Dança, o Teatro e a Música e suas manifestações e interferências em nossa vida.
Nosso principal objetivo é proporcionar a compreensão e a experimentação dos conteúdos de Arte e seu diálogo com o nosso país e o mundo. Assim, esperamos que seus estudos possam viabilizar a apreciação das manifestações artísticas e a compreensão do mundo, de nós mesmos e de nossa atuação na comunidade e na sociedade de maneira prazerosa, ativa e consciente.
Vamos lá!
Os autores
![](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2434.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
Seu livro de Arte é composto de quatro unidades. Cada unidade, por sua vez, foi organizada em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi e Vamos compartilhar.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Na parte superior da primeira página, destaque para: UNIDADE 1 – Arte para ouvir e ver. Na sequência, há textos, ilustrações e a especificação dos objetivos das seções: EU SEI, EU VOU APRENDER, VAMOS COMPARTILHAR e EU APRENDI.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_1521.png)
Abertura de unidade
Na abertura das unidades apresentamos a vocês, estudantes, o que será desenvolvido em cada uma das partes que as compõem.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção EU SEI. Na sequência, há textos, ilustrações e questões.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_1523.png)
Eu sei
Privilegia os conhecimentos dos estudantes, o compartilhamento de informações e a formação de vocabulário básico sobre o tema.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção EU VOU APRENDER. Na sequência, há textos e fotografias.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_1527.png)
Eu vou aprender
Composta de dois capítulos que desenvolvem propostas relacionadas com os temas, os conceitos, as competências e as habilidades fundamentais para os estudantes.
Cada capítulo é formado pelos conteúdos, pelas atividades e por diferentes seções:
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção ARTE E MATEMÁTICA. Na sequência, há textos, pintura e questões.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_1536.png)
Arte e... Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências ou Matemática
Evidencia as relações da Arte com os outros componentes curriculares.
![Trecho de página de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe: GLOSSÁRIO.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2494.png)
Glossário
Explora termos e palavras, identificando seus significados e conceitos.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção VAMOS FAZER; na sequência, há textos, fotografia e ilustração.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_1539.png)
Vamos fazer
Desenvolve propostas de técnicas e procedimentos relacionados com os temas.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção VAMOS CONHECER MAIS. Na sequência, há textos, fotografias e questões.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2490.png)
Vamos conhecer mais
Amplia os conhecimentos e a investigação sobre artistas ou manifestações que se destacam no tema tratado.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção EU APRENDI. Na sequência, há textos, pinturas e questões.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_1534.png)
Eu aprendi
Propõe atividades que buscam a fixação e a verificação dos conceitos tratados, além da reflexão sobre eles.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção VAMOS COMPARTILHAR. Na sequência, há textos e ilustração.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_1529.png)
Vamos compartilhar
Propõe temas que buscam a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e a comunidade local e planetária.
![Trecho de página de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe: PARA AMPLIAR; há um texto com fundo rosa.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2492.png)
Para ampliar
Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação dos temas e conteúdos tratados.
![](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2434.png)
SUMÁRIO
UNIDADE 1 - ARTE PARA OUVIR E VER 10
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | SONS E ARTES VISUAIS 14
Intensidade, altura e timbre 18
Fontes sonoras e instrumentos musicais 20
Orquestra e instrumentos musicais 22
A orquestra 23
Orquestra: disposição dos instrumentos 24
Esculturas 29
Esculturas de diferentes materiais 32
Vamos fazer: Arte com materiais reutilizados 34
Instalação 36
Arte e Língua Portuguesa: Animais em instalação? 38
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | O LUGAR TEATRAL E O ESPAÇO CÊNICO 40
Teatro grego 42
Vamos conhecer mais: Manifestações religiosas teatrais 46
Século de Ouro Espanhol (1492-1681) 50
O teatro moderno e contemporâneo 56
Teatro Oficina: arrojado e moderno 58
Vamos fazer: Maquetes de espaços cênicos 60
EU APRENDI 62
VAMOS COMPARTILHAR: ESPAÇOS CULTURAIS AO ALCANCE DE TODOS 64
![Ilustração. Silhueta em preto de um pássaro visto de lado. Ao fundo, um círculo alaranjado e, sobre ele, na diagonal, há notas musicais, alinhadas ao bico aberto do pássaro.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2496.png)
UNIDADE 2 - IMAGENS, TEXTOS E SONS NAS ARTES 66
EU SEI: MÚSICAS QUE CANTAM HISTÓRIAS 68
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS 70
Vitrais góticos e histórias em quadrinhos 72
Vamos fazer: Mandala-vitral 74
Glifos maias 79
Zootrópio 82
Imagens em movimento: flip book 84
Stop motion 90
Vamos conhecer mais: O menino e o mundo 92
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | CRIAÇÃO E REGISTRO TEXTUAL 94
Vamos conhecer mais: Canto gregoriano 99
Outras formas de registro musical 100
Vamos fazer: Partitura não convencional 102
Narradores e ouvintes de histórias 104
Vamos fazer: Texto e encenação 108
Mudanças na concepção de dramaturgia 110
A concepção da dramaturgia contemporânea 114
Texto literário dramático e texto cênico 115
Vamos fazer: Escrita e leitura dramática 116
VAMOS COMPARTILHAR: TEXTO CÊNICO E MEMÓRIA 120
![Fotografia. Escultura em tons cinza e verde-claro retratando um homem sentado e em vista frontal. Ele tem o cabelo curto, barba; está sem camisa e usa uma veste longa da cintura para baixo. Sobre suas pernas, há um pergaminho aberto e uma caneta na mão direita apontada para ele](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2498.png)
UNIDADE 3 - COMPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO NAS ARTES 122
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | DESENHO E COMPOSIÇÃO NAS ARTES 126
Vamos fazer: Desenhos com linhas e formas 129
Desenho e esboço 132
Picasso: estudos para Guernica 133
Arte e Geografia: Brasília 134
Vamos fazer: Diferentes formas de observar e desenhar 136
Composição, cor e movimento 138
Simetria 140
Arte e Matemática: Simetria 142
Equilíbrio 144
A cor 146
Vamos fazer: Pintura monocromática 151
Vamos fazer: Investigação: variação de luz 156
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | COORDENAÇÃO NAS ARTES CÊNICAS 158
A coordenação do espetáculo teatral 160
O ensaiador 160
O diretor 162
Vamos conhecer mais: O diretor Stanislavski 164
O encenador 166
VAMOS COMPARTILHAR: ILUSTRANDO UM MOMENTO 172
![Pintura. Em um quadro com moldura dourada, à direita, há uma mulher loira com cabelos presos para cima; ela veste blusa preta e saia branca. Está diante de uma mesa grande, arrumando-a. Sobre a mesa de toalha vermelha com detalhes azuis, há alguns frascos de bebidas, fruteiras e outros alimentos arredondados. A parede ao fundo tem a mesma estampa da mesa. Atrás da mulher, pode-se ver o encosto de uma cadeira marrom. Na parte inferior esquerda, uma cadeira de encosto marrom e estofado amarelo. Na parte superior esquerda, uma janela aberta e a vista de um jardim verde com árvores com folhagens brancas.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2501.png)
UNIDADE 4 - AS ARTES CHEGAM AO PÚBLICO 174
EU SEI: DOS BASTIDORES À RECEPÇÃO DO PÚBLICO 176
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E MEDIAÇÃO NAS ARTES 178
Teatro: da produção à apresentação 180
Recepção da obra cênica pelo público 182
Ação cultural 184
Mediação e sensibilização artística 185
Vamos fazer: Projeto de ações culturais 186
Vamos conhecer mais: Mediação cultural em espetáculos cênicos 188
Vamos fazer: Entrevista com espectadores de obras cênicas 190
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | ESPAÇOS DE CRIAÇÃO, MEDIAÇÃO E MERCADO DAS ARTES 192
O ateliê como espaço de criação 193
A Casa Azul: lar, ateliê e museu 195
Vamos fazer: Um ateliê na escola 196
Museus 198
Vamos conhecer mais: Gabinete de curiosidades 201
Vamos fazer: Pequeno gabinete de curiosidades 202
Museus de arte contemporânea 207
Uso da tecnologia em museus e espaços culturais 209
Museus virtuais 210
Exposições de arte e curadoria 212
Mercado da arte 214
Quanto vale uma obra de arte? 215
VAMOS COMPARTILHAR: OBJETOS DE VALOR SIMBÓLICO 218
Referências bibliográficas 220
![Ilustração. Dispostos na diagonal, três triângulos verdes contornado por outro de fio rosa apontam para a direita.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2032.png)
![Fotografia. Em formato horizontal, uma estante marrom desgastada dividida em três partes retangulares. Em cada uma, outras subdivisões menores onde estão expostos diversos objetos, especialmente diferentes tipos de pedras de cores, formatos e texturas diferentes.](../resources/images/im_001_009_nas8_iniciais_f2_lp_g24_group_2503.png)