SuperAÇÃO! – Arte

Aparecida Mazão, Thiago Alexandre
Código da Coleção: 0013 P24 01 00 200 060
Proposta pedagógica
  • Desenvolver propostas e experiências artísticas que ampliem o debate em sala de aula e o espaço de reflexão no ambiente escolar, possibilitando o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem significativas e a formação de indivíduos autônomos, participativos, colaborativos, críticos e tolerantes, com compromisso social e ético.
  • Auxiliar o trabalho do professor ao possibilitar experiências que orientam os estudantes a fruir nas diferentes manifestações artísticas e culturais do Brasil e do mundo, de modo expressivo, relevante e crítico e, principalmente, desenvolvendo neles a sensibilidade e o gosto por arte.
  • Fornecer subsídios ao professor com um manual que reforce o fazer pedagógico de forma dinâmica, contextual e integrada ao livro do estudante e à construção do conhecimento e das aprendizagens em arte.
Compartilhar:
Código do Obra: 0013 P24 01 00 200 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0013 P24 01 00 200 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0013 P24 01 00 200 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0013 P24 01 00 200 060
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – COSTUMES, CULTURAS E HISTÓRIAS – p. 10 

EU SEI: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS – p. 12 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | POVOS E CULTURAS – p. 14 

Arte conectando povos – p. 15 

O que é cultura? – p. 16 

Várias culturas – p. 17 

Línguas e culturas – p. 18 

Costumes e tradições indígenas – p. 20 

Arte kusiwa – p. 22 

Pintura corporal em diferentes povos – p. 26 

Vamos fazer: Padrões gráficos indígenas – p. 28 

Vamos conhecer mais: Arte indígena anônima – p. 30 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | HISTÓRIAS E RITUAIS – p. 32 

Arte rupestre – p. 33 

Arte rupestre no Brasil – p. 34 

Arte e Língua Portuguesa: Pintores pré-históricos – p. 36 

O mágico e o sagrado na arte – p. 38 

Ritos e rituais – p. 40 

Ritos de passagem ou de iniciação – p. 41 

Ritos e máscaras – p. 42 

Vamos conhecer mais: Teatro Nô – p. 43 

Mitos – p. 44 

A origem do fogo na mitologia grega – p. 45 

A origem do fogo na mitologia guarani – p. 46 

Vamos fazer: Pesquisa sobre mitos – p. 48 

EU APRENDI – p. 50 

VAMOS COMPARTILHAR: DRAMATIZAÇÃO DOS MITOS – p. 52 

 

UNIDADE 2 – RITMO E IDENTIDADE – p. 54 

EU SEI: QUE PESSOA EU SOU? – p. 56 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | IDENTIDADE E AUTORRETRATO – p. 58 

O gênero autorretrato – p. 59 

Os autorretratos de Rembrandt – p. 60 

Autorretrato e emoções – p. 62 

Autorretrato de Frida Kahlo – p. 63 

Vamos fazer: Desenhando um autorretrato – p. 64 

Autorretrato no decorrer do século XX – p. 66 

Arte e História: Fotografia e autorretrato – p. 68 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | RITMO NAS ARTES – p. 70 

O ritmo e o tempo – p. 72 

O ritmo de cada pessoa – p. 73 

Ritmo e identidade – p. 74 

Ritmo no trabalho – p. 76 

O ritmo nas artes visuais – p. 79 

Ritmo nas artes e linguagens visuais – p. 80 

Vamos fazer: Colagem com ritmo – p. 82 

O ritmo na música – p. 84 

Ritmos musicais no Brasil – p. 85 

Vamos fazer: Pesquisa: outros ritmos musicais brasileiros – p. 86 

Ritmo e silêncio – p. 88 

Ritmo na dança, no teatro e no circo – p. 89 

Práticas de ritmo da dança e do teatro – p. 90 

Conhecendo a dança-teatro – p. 92 

Vamos conhecer mais: Pina Bausch – p. 94 

EU APRENDI – p. 96 

VAMOS COMPARTILHAR: RETRATANDO PESSOAS – p. 98 

 

UNIDADE 3 – CORPO E MOVIMENTO – p. 100 

EU SEI: COMO NOS MOVIMENTAMOS PELO ESPAÇO? – p. 102 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | EXPLORANDO O CORPO HUMANO – p. 104 

Movimento, corpo e emoções – p. 105 

Leonardo da Vinci e o corpo humano – p. 106 

O homem vitruviano – p. 107 

Homem como centro do Universo – p. 108 

Arte e Ciências: Anatomia – p. 109 

O corpo humano como instrumento musical – p. 110 

Música corporal – p. 111 

Vamos fazer: Voz e corpo como objeto sonoro – p. 112 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | MOVIMENTO NA ARTE – p. 114 

Movimento e dança – p. 116 

Origens do balé – p. 118 

Estilos de balé – p. 120 

Balé no Brasil – p. 122 

Vamos conhecer mais: Mercedes Baptista – p. 123 

O gesto na música – p. 124 

Orquestra e música de concerto – p. 126 

Orquestra de percussão – p. 127 

Artes visuais e o movimento – p. 128 

Degas, Muybridge e o movimento – p. 129 

O movimento futurista – p. 132 

Movimento e gesto na pintura – p. 133 

Jackson Pollock e a pintura de ação – p. 134 

Vamos fazer: Artes visuais no ritmo da música – p. 140 

EU APRENDI – p. 142 

VAMOS COMPARTILHAR: QUE EMOÇÕES MEU CORPO EXPRESSA? – p. 144 

 

UNIDADE 4 – EXPRESSÃO E EMOÇÃO – p. 146 

EU SEI: O QUE ME EMOCIONA? – p. 148 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | EXPLORANDO AS EMOÇÕES NA ARTE – p. 150 

Emoções de um sorriso – p. 152 

A expressão vocal e o timbre – p. 154 

Arte e experiências de vida: Kathe Kollwitz – p. 156 

Vamos conhecer mais: Lasar Segall – p. 158 

Expressionismo – p. 160 

A renovação artística de Anita Malfatti – p. 161 

Expressionismo e dança – p. 162 

O cinema expressionista – p. 164 

Vamos fazer: Retrato expressionista – p. 166 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | A EXPRESSÃO NO TEATRO, NO CIRCO E NA MÍMICA – p. 168 

Commedia dell’arte – p. 170 

As apresentações – p. 171 

Enredo e máscaras – p. 172 

Os personagens da Commedia dell’arte – p. 173 

Arte e Língua Portuguesa: Canção de Carnaval – p. 176 

A arte do palhaço – p. 177 

Palhaçaria na atualidade – p. 178 

Palhaços no cinema mudo – p. 180 

Mímica – p. 182 

Vamos fazer: Mímica – p. 183 

EU APRENDI – p. 184 

VAMOS COMPARTILHAR: ARTE QUE ME EMOCIONA – p. 186 

 

Referências bibliográficas – p. 188 

Transcrição dos áudios – p. 190 

UNIDADE 1 – ARTE E POVO BRASILEIRO – p. 10 

EU SEI: COMO É O NOSSO POVO? – p. 12 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE COMO RETRATO DO POVO – p. 14 

O Brasil dos artistas viajantes – p. 16 

Eckhout e a população brasileira – p. 17 

Arte e História: Pinturas que retratam o trabalho escravo – p. 18 

Retratos: registro visual – p. 20 

Vamos fazer: Retratos de observação – p. 21 

Artistas afrodescendentes nos séculos XVIII e XIX – p. 22 

As pinturas dos irmãos Timótheo da Costa – p. 24 

Rosana Paulino e a condição da mulher negra – p. 26 

O caipira de Almeida Júnior – p. 28 

Mazzaropi e a figura do caipira – p. 30 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ARTE E MODERNIDADE – p. 32 

Semana de Arte Moderna de 1922 – p. 34 

Vamos fazer: Escultura de rosto modernista – p. 36 

Música na Semana de 1922 – p. 38 

Vamos conhecer mais: Pixinguinha e a música brasileira na França – p. 40 

Dança e bailado nacional – p. 42 

Antecedentes do Teatro moderno no Brasil – p. 44 

Depois da Semana de 1922 – p. 46 

Abaporu e o movimento antropofágico – p. 48 

Vamos fazer: Recriando o Abaporu – p. 50 

EU APRENDI – p. 52 

VAMOS COMPARTILHAR: DJANIRA DA MOTTA E SILVA: A ARTE E O POVO – p. 54 

 

UNIDADE 2 – MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS – p. 56 

EU SEI: HOJE É DIA DE FESTA! – p. 58 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE POPULAR – p. 60 

Temas da arte popular – p. 61 

Vamos fazer: Peça de argila – p. 62 

Xilogravura e literatura de cordel – p. 64 

  1. Borges: mestre da xilogravura – p. 66

Vamos fazer: Gravura em EVA – p. 68 

Artesanato – p. 70 

Cestaria arumã – p. 71 

Arte e História: Herança das paneleiras de Goiabeiras – p. 72 

Rendeiras de Divina Pastora – p. 74 

Vamos fazer: Entrevista – p. 75 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA MÚSICA E NA DANÇA – p. 76 

O cururu e a viola de cocho – p. 77 

Carimbó – p. 78 

Frevo: uma manifestação artística do Carnaval – p. 80 

Samba de roda – p. 82 

Dança regional como expressão da comunidade – p. 84 

Danças dramáticas do Brasil – p. 86 

Congadas – p. 87 

Cavalhada – p. 88 

Bumba meu boi – p. 90 

Vamos fazer: Pesquisa sobre manifestação cultural – p. 92 

Vamos conhecer mais: Mário de Andrade – p. 94 

EU APRENDI – p. 96 

VAMOS COMPARTILHAR: GUIA INFORMATIVO E DE ENTRETENIMENTO – p. 98 

 

UNIDADE 3 – VISÕES DO MUNDO NAS ARTES – p. 100 

EU SEI: COMO EU VEJO O MUNDO? – p. 102 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | VISÕES DO MUNDO NA FOTOGRAFIA – p. 104 

Fotografia – p. 106 

Vamos fazer: Cartaz com fotografias – p. 107 

O surgimento da fotografia – p. 108 

Nasce a fotografia – p. 109 

Fotografia e imprensa – p. 110 

Padrões de beleza na mídia – p. 111 

Fotografia e artes visuais – p. 112 

Fotografia no Brasil – p. 114 

Fotografia: século XX e contemporaneidade – p. 116 

Vamos conhecer mais: Iolanda Huzak – p. 118 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | VISÕES DO MUNDO NO CINEMA E NO TEATRO – p. 120 

Vamos fazer: Fotografias em sequência – p. 122 

Cinema: uma nova linguagem – p. 124 

Vamos conhecer mais: O cinema de Georges Mèlies – p. 125 

Cinema no Brasil – p. 126 

Como se faz um filme – p. 128 

Enquadramentos e planos – p. 130 

Vamos fazer: Enquadramento em cena – p. 131 

Cinema e som – p. 132 

A palavra e os ruídos – p. 133 

Teatro: somos todos atores – p. 134 

William Shakespeare – p. 135 

Ariano Suassuna – p. 136 

Romeu e Julieta de Shakespeare e Suassuna – p. 137 

Vamos fazer: Reescrita de Romeu e Julieta – p. 138 

EU APRENDI – p. 140 

VAMOS COMPARTILHAR: CENAS: EXPRESSÃO E SENTIMENTO – p. 142 

 

UNIDADE 4 – ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – p. 144 

EU SEI: CRIAÇÕES ARTÍSTICAS E CIENTÍFICAS – p. 146 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE E CIÊNCIA – p. 148 

Arte e História: O Renascimento – p. 150 

Leonardo da Vinci e o conhecimento – p. 152 

Os estudos de Michelangelo – p. 154 

Perspectiva linear – p. 156 

Observação da perspectiva – p. 157 

Técnica da perspectiva em pinturas – p. 158 

Vamos fazer: Desenho em perspectiva – p. 160 

Perspectiva aérea – p. 162 

A técnica do sfumato – p. 164 

Vamos fazer: Desenho com sfumato – p. 165 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | TÉCNICAS E TECNOLOGIAS NAS ARTES – p. 166 

Encantar o público nas artes cênicas – p. 168 

Profissionais das artes cênicas – p. 169 

Adereços e figurinos – p. 170 

Maquinarias – p. 172 

O maquinista Nicola Sabbatini – p. 174 

Iluminação: história repleta de efeitos – p. 176 

Cenografia e cenários – p. 178 

Vamos conhecer mais: José Carlos Serroni – p. 180 

Vamos fazer: Maquete de cenário – p. 182 

EU APRENDI – p. 184 

VAMOS COMPARTILHAR: TECNOLOGIAS CÊNICAS – p. 186 

 

Referências bibliográficas – p. 188 

Transcrição dos áudios – p. 190 

UNIDADE 1 – ARTE PARA OUVIR E VER – p. 10 

EU SEI: ONDE EU FAÇO ARTE? – p. 12 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | SONS E ARTES VISUAIS – p. 14 

Sons e fontes sonoras – p. 16 

Intensidade, altura e timbre – p. 18 

Fontes sonoras e instrumentos musicais – p. 20 

Orquestra e instrumentos musicais – p. 22 

A orquestra – p. 23 

Orquestra: disposição dos instrumentos – p. 24 

Música e inclusão social – p. 26 

Esculturas – p. 29 

Esculturas e temas – p. 30 

Esculturas e emoções – p. 31 

Esculturas de diferentes materiais – p. 32 

Vamos fazer: Arte com materiais reutilizados – p. 34 

Instalação – p. 36 

Arte e Língua Portuguesa: Animais em instalação? – p. 38 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | O LUGAR TEATRAL E O ESPAÇO CÊNICO – p. 40 

Arquitetura teatral – p. 41 

Teatro grego – p. 42 

Teatro romano – p. 44 

Vamos conhecer mais: Manifestações religiosas teatrais – p. 46 

Commedia dell’arte – p. 48 

Século de Ouro Espanhol (1492-1681) – p. 50 

Teatro elisabetano – p. 51 

Teatro no Renascimento – p. 52 

O teatro de Bayreuth – p. 54 

O teatro moderno e contemporâneo – p. 56 

Teatro Oficina: arrojado e moderno – p. 58 

Vamos fazer: Maquetes de espaços cênicos – p. 60 

EU APRENDI – p. 62 

VAMOS COMPARTILHAR: ESPAÇOS CULTURAIS AO ALCANCE DE TODOS – p. 64 

 

UNIDADE 2 – IMAGENS, TEXTOS E SONS NAS ARTES – p. 66 

EU SEI: MÚSICAS QUE CANTAM HISTÓRIAS – p. 68 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS – p. 70 

Vitrais góticos e histórias em quadrinhos – p. 72 

Narrativas e tiras – p. 73 

Vamos fazer: Mandala-vitral – p. 74 

Muralismo mexicano – p. 76 

Arte asteca e maia – p. 78 

Glifos maias – p. 79 

Brinquedos ópticos – p. 80 

Fenaquistoscópio – p. 80 

Zootrópio – p. 82 

Praxinoscópio – p. 83 

Imagens em movimento: flip book – p. 84 

Vamos fazer: Flip book – p. 86 

Do cinema às animações – p. 88 

Stop motion – p. 90 

Vamos conhecer mais: O menino e o mundo – p. 92 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | CRIAÇÃO E REGISTRO TEXTUAL – p. 94 

Notação musical – p. 96 

Propriedades do som – p. 98 

Vamos conhecer mais: Canto gregoriano – p. 99 

Outras formas de registro musical – p. 100 

Vamos fazer: Partitura não convencional – p. 102 

Narradores e ouvintes de histórias – p. 104 

Contar histórias em cena – p. 105 

Texto literário dramático – p. 106 

Vamos fazer: Texto e encenação – p. 108 

Mudanças na concepção de dramaturgia – p. 110 

Dramaturgia moderna – p. 112 

A concepção da dramaturgia contemporânea – p. 114 

Texto literário dramático e texto cênico – p. 115 

Vamos fazer: Escrita e leitura dramática – p. 116 

EU APRENDI – p. 118 

VAMOS COMPARTILHAR: TEXTO CÊNICO E MEMÓRIA – p. 120 

 

UNIDADE 3 – COMPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO NAS ARTES – p. 122 

EU SEI: SIGA O LÍDER! – p. 124 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | DESENHO E COMPOSIÇÃO NAS ARTES – p. 126 

Desenho, linha e formas – p. 128 

Vamos fazer: Desenhos com linhas e formas – p. 129 

Desenho artístico – p. 130 

Desenho e esboço – p. 132 

Picasso: estudos para Guernica – p. 133 

Arte e Geografia: Brasília – p. 134 

Vamos fazer: Diferentes formas de observar e desenhar – p. 136 

Composição, cor e movimento – p. 138 

Simetria – p. 140 

Arte e Matemática: Simetria – p. 142 

Equilíbrio – p. 144 

A cor – p. 146 

Círculo cromático – p. 148 

Vamos fazer: Pintura monocromática – p. 151 

Vamos fazer: Investigação: variação de luz – p. 156 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | COORDENAÇÃO NAS ARTES CÊNICAS – p. 158 

A coordenação do espetáculo teatral – p. 160 

O ensaiador – p. 160 

O diretor – p. 162 

Vamos conhecer mais: O diretor Stanislavski – p. 164 

O encenador – p. 166 

Vamos fazer: Ação teatral – p. 168 

EU APRENDI – p. 170 

VAMOS COMPARTILHAR: ILUSTRANDO UM MOMENTO – p. 172 

 

UNIDADE 4 – AS ARTES CHEGAM AO PÚBLICO – p. 174 

EU SEI: DOS BASTIDORES À RECEPÇÃO DO PÚBLICO – p. 176 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E MEDIAÇÃO NAS ARTES – p. 178 

Teatro: da produção à apresentação – p. 180 

Recepção da obra cênica pelo público – p. 182 

Ação cultural – p. 184 

Mediação e sensibilização artística – p. 185 

Vamos fazer: Projeto de ações culturais – p. 186 

Vamos conhecer mais: Mediação cultural em espetáculos cênicos – p. 188 

Vamos fazer: Entrevista com espectadores de obras cênicas – p. 190 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ESPAÇOS DE CRIAÇÃO, MEDIAÇÃO E MERCADO DAS ARTES – p. 192 

O ateliê como espaço de criação – p. 193 

Os materiais nos ateliês – p. 194 

A Casa Azul: lar, ateliê e museu – p. 195 

Vamos fazer: Um ateliê na escola – p. 196 

Museus – p. 198 

História dos museus – p. 199 

Vamos conhecer mais: Gabinete de curiosidades – p. 201 

Vamos fazer: Pequeno gabinete de curiosidades – p. 202 

Museus de arte no Brasil – p. 204 

Museus de arte contemporânea – p. 207 

Mediação em museus – p. 208 

Uso da tecnologia em museus e espaços culturais – p. 209 

Museus virtuais – p. 210 

Exposições de arte e curadoria – p. 212 

Mercado da arte – p. 214 

Quanto vale uma obra de arte? – p. 215 

EU APRENDI – p. 216 

VAMOS COMPARTILHAR: OBJETOS DE VALOR SIMBÓLICO – p. 218 

 

Referências bibliográficas – p. 220 

Transcrição dos áudios – p. 222 

UNIDADE 1 – O PÚBLICO E A ARTE – p. 10 

EU SEI: COMO ARTISTAS E PÚBLICO SE RELACIONAM? – p. 12 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE EM CONSTANTE MOVIMENTO – p. 14 

Arte no Construtivismo – p. 16 

Concretismo no Brasil – p. 17 

Poesia concreta – p. 18 

Música concreta – p. 20 

Vamos conhecer mais: A música experimental de Hermeto Pascoal – p. 21 

Inovações do Neoconcretismo – p. 22 

A participação na obra de Lygia Clark – p. 24 

Bichos – p. 26 

O experimental em Hélio Oiticica – p. 28 

Parangolés – p. 30 

Vamos fazer: Bólide – p. 32 

O público no teatro de Brecht – p. 34 

Brecht no Brasil – p. 35 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ARTE CONTEMPORÂNEA E PÚBLICO – p. 36 

Arte e História: Beleza em diferentes épocas – p. 38 

Da arte conceitual à arte contemporânea – p. 40 

Arte Contemporânea: artistas e obras – p. 42 

A arte pode nos causar estranhamento? – p. 43 

A arte traduz quem somos? – p. 44 

A arte ativa nossas memórias? – p. 45 

Vamos fazer: Memórias afetivas – p. 46 

Instalação – p. 48 

Arte, tecnologia e interatividade – p. 50 

Arte e acessibilidade – p. 52 

Performance – p. 54 

Happening – p. 56 

Vamos conhecer mais: Performance ou happening? Flávio de Carvalho – p. 57 

Atores e espectadores em cena – p. 58 

Público atuante no teatro de Augusto Boal – p. 59 

Dança contemporânea – p. 60 

Propostas artísticas híbridas – p. 63 

EU APRENDI – p. 64 

VAMOS COMPARTILHAR: SALA DE MEMÓRIAS – p. 66 

 

UNIDADE 2 – A CIDADE COMO CENÁRIO E PALCO – p. 68 

EU SEI: ARTE NAS RUAS – p. 70 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | PROPOSTAS ARTÍSTICAS NA CIDADE – p. 72 

Monumentos públicos – p. 74 

Monumento e memória – p. 76 

Preservação e educação patrimonial – p. 77 

Vamos conhecer mais: As esculturas públicas de Tomie Ohtake – p. 78 

Arte em espaços públicos – p. 79 

Grafite – p. 80 

Brasileiros no grafite – p. 82 

Intervenções urbanas – p. 84 

As intervenções artísticas da dupla Christo e Jeanne-Claude – p. 86 

Lambe-lambe e sticker art – p. 88 

Poesia na rua – p. 90 

As polugrafias de Alexandre Orion – p. 91 

Paisagem sonora e poluição sonora – p. 92 

Vamos fazer: Adesivos poéticos – p. 94 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | PROPOSTAS ARTÍSTICAS NA RUA – p. 96 

Teatro de rua – p. 98 

Origens históricas do teatro de rua – p. 100 

Teatro de rua no Brasil – p. 102 

Vamos conhecer mais: Teatro Popular União e Olho Vivo – p. 103 

O coletivo no teatro de rua – p. 104 

Arte e Língua Portuguesa: Texto teatral coletivo – p. 105 

Teatro de rua a partir de 1970 – p. 106 

Arte como obra pública – p. 107 

Teatro site-specific – p. 108 

Dança site-specific – p. 110 

Grupo Lagartixa na Janela – p. 111 

Performance e intervenções – p. 112 

Intervenções artísticas em espaços públicos – p. 113 

Performances em espaços públicos – p. 114 

Vamos fazer: Performance coletiva – p. 116 

EU APRENDI – p. 118 

VAMOS COMPARTILHAR: MAPAS ARTÍSTICO-AFETIVOS – p. 120 

 

UNIDADE 3 – ARTE E RESISTÊNCIA – p. 122 

EU SEI: RESISTÊNCIA EM QUADRINHOS – p. 124 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | MEMÓRIAS DE RESISTÊNCIA NA ARTE – p. 126 

Retratos de guerra – p. 128 

Guerra e paz – p. 130 

Arte durante o regime civil-militar (1964-1985) – p. 132 

Protesto e resistência – p. 133 

Artes visuais no contexto da ditadura – p. 134 

Música contra a repressão – p. 136 

Tropicalismo – p. 140 

História em quadrinhos e ativismo – p. 142 

Vamos fazer: Música em quadrinhos – p. 144 

Trabalho e resistência na arte – p. 146 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | RESISTÊNCIA E REFLEXÃO PELA ARTE – p. 148 

Arte e relações étnico-raciais – p. 150 

Cores para todas as peles – p. 152 

Resistência indígena na arte – p. 154 

Arte indígena conectada – p. 156 

Arte e História: Debret – p. 158 

Mulheres na arte – p. 160 

As vantagens de ser uma artista mulher – p. 161 

Mulheres artistas e suas obras – p. 162 

Arte na periferia – p. 164 

Cultura Hip-hop – p. 166 

Mônica Nador e o Jamac – p. 168 

Vamos fazer: Estêncil afetivo – p. 170 

Orquestra de refugiados – p. 172 

Instrumentos musicais de resistência – p. 174 

EU APRENDI – p. 176 

VAMOS COMPARTILHAR: AÇÃO ARTIVISTA – p. 178 

 

UNIDADE 4 – ARTE E MEIO AMBIENTE – p. 180 

EU SEI: PENSAR EM SOLUÇÕES – p. 182 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | NATUREZA EM TRANSFORMAÇÃO – p. 184 

Paisagens inventadas – p. 186 

Paisagens surreais – p. 187 

Arte e Ciências: Ilustração botânica – p. 188 

Natureza em alerta – p. 190 

Arte, Meio Ambiente e alimentação – p. 192 

O alimento como proposta artística – p. 193 

Arte têxtil e natureza – p. 194 

Vamos fazer: Jardim de tecido – p. 196 

Orquestra de reciclados – p. 198 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ARTE E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA – p. 200 

Consumo na arte – p. 202 

Do plástico à arte – p. 204 

Crises ambientais através das lentes – p. 206 

Crimes ambientais sobre muros – p. 208 

Intervenções artísticas ecoconscientes – p. 210 

Somos a natureza – p. 212 

Vamos fazer: Produtos conscientes – p. 214 

EU APRENDI – p. 216 

VAMOS COMPARTILHAR: PROPAGANDA DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA – p. 218 

 

Referências bibliográficas – p. 220 

Transcrição dos áudios – p. 222 

Veja também